Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Destaque: PDT monta comissão para negociar com Dilma e deixa Lupi de fora

Nenhum comentário


Salvador é capital com maior risco de infestação de dengue no Nordeste

Salvador é a capital do Nordeste com maior índice de infestação da dengue. É o que diz o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti Nacional (LIRAa) realizado entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, pelo Ministério da Saúde. Salvador apresentou Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,5%, ou seja, a cada 100 casas visitadas, 3,5 apresentaram larva do mosquito, o que coloca a capital em estado de alerta. Dos 561 municípios pesquisados pelo ministério, em parceria com as secretarias municipais de saúde, 48 estão em situação de risco, 236 em alerta e 277 apresentam índice satisfatório. Das cidades em risco de epidemia, quatro são da Bahia (Itabuna, Ilhéus, Simões Filho e Jequié). De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o estudo serve também para chamar a atenção dos gestores e orientar as ações de prevenção, que devem ser antecipadas com os resultados. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda. Ao contrário, devem intensificar suas ações. Já os municípios em situação de baixo risco podem migrar para uma grande epidemia”, alertou. (Correio)
Envie a um amigo Assinar feed  

Carlos Marighella é anistiado pelo Ministério da Justiça em Salvador

Manu Dias/SECOM
Wagner falou durante homenagem a Marighella nesta segunda-feira
Foi declarada nesta segunda-feira a anistia política do líder político baiano Carlos Marighella, morto durante a ditadura militar. Marighella, que completaria cem anos hoje, foi homenageado em cerimônia no Teatro Vila Velha, como parte da 53ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça. O governador Jaques Wagner esteve presente. Nascido em Salvador, Marighella foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) até 1967, quando foi expulso e fundou outro partido, a Aliança Libertadora Nacional (ALN), que defendia a luta armada contra a ditadura. Ele chegou a ser considerado o inimigo número um dos militares até 1969. Dois meses depois de participar do sequestro do embaixador dos EUA Charles Elbrick, Marighella sofreu uma emboscada em São Paulo e foi morto ao resistir à prisão. “Ele sempre deu a vida para mudar a situação do país. Acho que isso é um reconhecimento do povo baiano”, disse a viúva de Marighella, Clara Charf. (Correio)
Envie a um amigo Assinar feed  

Novos ministros mantém velhas práticas após faxina

O afastamento de seis ministros sob suspeita de corrupção no governo Dilma Rousseff não foi suficiente para mudar de forma profunda os procedimentos adotados nos ministérios atingidos pelas demissões. Análise feita pela Folha em processos de licitação, movimentação de pessoal e outros atos de pastas cujos titulares foram afastados na faxina executada por Dilma mostra que pouca coisa mudou na Esplanada dos Ministérios. O último a deixar o governo foi Carlos Lupi, que pediu demissão do Ministério do Trabalho no último domingo (4) após não conseguir explicar irregularidades em convênios assinados pela pasta. Dos 37 ministros, a presidente Dilma Rousseff já perdeu sete desde o início de seu governo, em janeiro, sendo seis acusados de irregularidades –além de Lupi, Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo), Antonio Palocci (Casa Civil) e Orlando Silva (Esportes). Outro a deixar o cargo, mas continuar no governo, foi Luiz Sérgio (Relações Institucionais), realocado no Ministério da Pesca. Ele foi substituído por Idelli Salvatti, antes titular da Pesca. (Folha)
Envie a um amigo Assinar feed  

Senadores aproveitam DRU para chantagear governo

Os aliados do governo no Congresso, como se sabe, podem ser a favor de tudo ou absolutamente contra qualquer outra coisa. Tudo depende das compensações. Na votação da DRU, alguns senadores realizam um ataque pragmático à hipocrisia. Em busca de resultados, abandonam os últimos resquícios de escrúpulos e prudidos. Expoentes da banda pragmática, os senadores Clésio Andrade (PR-MG) e Zezé Perrela (PDT-MG) estão entre os governistas que emprestaram suas assinaturas à oposição. A dupla rubricou emendas que o DEM e o PSDB tentam pendurar no projeto que dá a Dilma Rousseff poder para fazer o que quiser com R$ 62 bilhões do Orçamento. Acionada pelo Planalto, a turma do ‘deixa-disso’ tenta convencer Clésio e Perrela a retirar seus jamegões das peças oposicionistas. Leia mais no Blog do Josias.
Envie a um amigo Assinar feed  

Menina de 11 anos é baleada em tiroteio entre PM e bandidos na Fazenda Coutos

Uma criança de 11 anos foi baleada em uma troca de tiros entre a Polícia Militar e bandidos em Fazendas Coutos no domingo. A menina A.S.C. está internada no Hospital do Subúrbio e não corre risco de morrer – ela foi baleada nas costas e nas nádegas. A ocorrência foi registrada na 5ª Delegacia (Periperi), responsável pela região. Segundo os PMs, eles investigavam uma denúncia quando foram recebidos a tiro e reagiram para se defender. O tiroteio aconteceu na rua Cristóvão Barreto, na localidade do Lava Pé. A criança acabou ficando no meio da troca de tiros. Uma outra pessoa, Marcelo Santos, 20 anos, também foi baleado e a polícia investiga seu possível envolvimento no caso. Ele também foi levado ao Hospital do Subúrbio, mas não está mais internado. (Correio)
Envie a um amigo Assinar feed  

Oposição no Senado promete testar nova ministra do STF em sabatina

Divulgação/TST
Rosa Maria Weber
A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, indicada pela presidente Dilma Rousseff para substituir Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinada na manhã desta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Sem passado polêmico, ela não deverá enfrentar perguntas de caráter pessoal mas, segundo parlamentares da oposição, terá de demonstrar o conhecimento em direito constitucional e penal. Classificada como “tímida” por senadores aos quais se apresentou nas últimas semanas, a nova ministra sempre atuou na área trabalhista. “No Supremo Tribunal Federal, chegam questões de direito constitucional, evidentemente, e também matérias penais. Um ministro do Supremo não pode saber apenas de direito trabalhista, tem que ter saber jurídico em outras áreas. Queremos dar a ela a chance de demonstrar, comprovar esse conhecimento”, afirmou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Surgem novas dúvidas sobre ‘consultoria’ de Pimentel

Adensaram-se as dúvidas que rondam os serviços de consultoria do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Guindado à Esplanada na cota pessoal de Dilma Rousseff, o petista Pimentel frequenta o noticiário de ponta-cabeça desde domingo. Descobriu-se que, depois de deixar a prefeitura de Belo Horizonte e antes de virar ministro, o amigo de Dilma faturou cerca de R$ 2 milhões como consultor. A cifra foi amealhada em dois anos, entre 2009 e 2010. Insinuou-se que a remuneração decorria de serviços não prestados e de tráfico de influência. A pedido de Dilma, Pimentel achegou-se aos holofotes já na noite de domingo. Disse que trabalhou dentro da lei, prestou os serviços e recolheu os impostos. Nesta terça, os repórteres Thiago Herdy, Isabel Braga e Maria Lima noticiam novos e incômodos detalhes sobre as incursões de Pimentel no mercado das consultorias. Leia mais no Blog do Josias.
Envie a um amigo Assinar feed  

Caminhão de lixo e ônibus batem no Rio Vermelho, em Salvador

Um acidente envolvendo um caminhão de coleta de lixo e um ônibus ocorreu na Rua Conselheiro Pedro Luís, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, pouco antes das 6h desta terça-feira. De acordo com a Transalvador, o caminhão bateu na lateral do ônibus e deixou duas pessoas feridas. A ambulância do Samu prestou atendimento às vítimas, mas o estado de saúde delas não foi informado. Policiais militares acompanharam a situação. O acidente não provocou prejuízos ao trânsito. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Simões Filho: Justiça manda prefeitura nomear 95 professores

Quase 100 professores concursados na prefeitura de Simões Filho deverão ser nomeados, após cinco anos da realização das provas. Trata-se de decisão judicial, cuja sentença em caráter de mandado de segurança foi publicada na semana passada. O concurso, que previa 284 vagas, foi realizado em 2006, tendo a validade que vencia em 2008 estendida até o ano passado. De acordo com uma das candidatas, Maria José Souza Almeida, 45 anos, até então só haviam sido chamados 189 pessoas. Após expirado o prazo final, e não tendo sido convocados mais de 90 concursados, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Aplb) entrou com ação na Primeira Vara da Fazenda Pública de Simões Filho requerendo a nomeação dos professores nível I (Magistério), conforme o edital. Segundo a advogada da Aplb, Rita de Cássia Souza, mesmo que o município queira recorrer, o cumprimento da sentença terá de ser imediato, devido à natureza própria da ação. Apesar de ainda não ter recebido o mandado, o secretário da administração Sálvio Borges afirmou que não há interesse em entrar com recurso: “A prefeitura não vai contestar”. Leia mais em A Tarde.
Envie a um amigo Assinar feed  

Mais de 31 mil baianos caem na malha fina do IR

Marcello Casal Jr / Receita Federal
Joaquim Adir, supervisor do programa de IRPF, divulga os números do último lote de 2011
A Receita Federal informou nesta segunda, que 569.671 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2011 estão retidas na malha fina, sendo 31.813 na Bahia. São documentos de contribuintes que apresentaram algum de tipo de inconsistência no acerto de contas com o Leão e que ainda não foram retificadas. O total nacional representa apenas 2,2% do total de declarações entregues ao Fisco este ano (25,5 milhões) e segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, é o menor número já registrado para esta época do ano. Em 2010, a retenção em malha até o início de dezembro chegava a 700 mil declarações. Embora 1,533 milhão de declarações tenham caído na malha no início de 2011, mais contribuintes buscaram resolver pendências este ano. “Esse foi o maior volume de regularizações já registrado pela Receita num ano”, informou Adir.
Envie a um amigo Assinar feed  

Manchetes do dia

- A Tarde: Ivte Sangalo é internada com meningite no Hospital Aliança
- Correio: Ivete está internada no Aliança
- Tribuna: Meningite dá um susto em Ivete
- Globo: Crise europeia ameaça rebaixar até Alemanha
- Folha: Governo vai acabar com entrega de IR de empresa
- Estadão: Agência ameaça rebaixar zona do euro
- Correio: Pesadelo europeu
- Valor: Investimento de estatais fica longe do planejado
- Estado de Minas: Dengue liga o alerta
- Jornal do Commercio: Multidão na fila da Fiat
- Zero Hora: Reforma de Dilma abre disputa entre alia
Envie a um amigo Assinar feed  

Wagner diz que permissionários da Ceasinha podem ficar tranquilos

A pouco mais de um mês para o início das obras de requalificação da Ceasinha, o governador Jaques Wagner (PT) conversou com a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, Rubina Moraes, além de outros comerciantes que integram a diretoria da instituição. “Vocês podem ficar tranquilos, porque ninguém será prejudicado”, disse o governador. Rubina Moraes resolveu procurar pessoalmente o governador depois que a diretoria da Ebal se recusou a entregar uma cópia da minuta do contrato de ocupação do mercado provisório. “O nosso departamento jurídico analisou o contrato inicial e sugeriu algumas modificações. No entanto, a Ebal não quer nos entregar a cópia e, ainda por cima, pediu para o gerente da Ceasinha intimidar os permissionários a assinarem o novo contrato”, afirmou Rubina Moraes. No entanto, segundo a associação, mais de 85% dos atuais permissionários se recusaram a assinar o documento. “Nós apenas queremos analisar detalhadamente todas as cláusulas e passar a informação correta para os nossos associados”, disse o advogado da associação, Daniel Ribeiro. Os deputados federais Nelson Pelegrino, pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, e Amauri Teixeira, também prometeram aos permissionários que os direitos dos comerciantes estão garantidos no novo estabelecimento. “Nós, que estamos aqui há mais de 30 anos, queremos manter o mesmo espaço que temos hoje”, disse Rubina Moraes.
Envie a um amigo Assinar feed  

Após tratamento, Lula retorna à rotina de trabalho

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachou hoje pela primeira vez, desde a descoberta de um câncer na laringe, na sede no Instituto Lula, na capital paulista. O petista acatou recomendação da equipe médica, que, nas últimas semanas, vinha insistido para que ele saísse mais de casa, se distraísse mais e até despachasse no instituto. O ex-presidente, que se mostrava nos últimos dias avesso a essa ideia, decidiu aceitar o conselho médico. O petista chegou ao prédio do instituto por volta das 14 horas, tendo permanecido no local até o final de tarde. O ex-presidente, que tem se recuperado bem das sessões de quimioterapia, reuniu-se com a diretoria do Instituto Lula e recebeu o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Lula deverá retornar na próxima semana ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para a realização de um exame clínico com o objetivo de verificar se o tratamento a que está sendo submetido contra o câncer obteve os resultados esperados. A voz do ex-presidente, segundo os médicos, tem aos poucos voltado ao normal, não havendo mais a presença da rouquidão verificada após o primeiro ciclo de quimioterapia, no início de novembro. “O que sugere que a doença está regredindo”, avaliou um dos médicos, relatando também que o petista tem enfrentado melhor os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia, como fadiga e enjoo. (Estadão)
Envie a um amigo Assinar feed  

Manifestantes invadem Assembleia do PR e rasgam ordem do dia

Manifestantes ligados a sindicatos e movimentos estudantis invadiram nesta segunda-feira o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, durante votação de projeto que regulamenta a contratação de Organizações Sociais para gerir serviços públicos. O projeto, proposto pelo governador Beto Richa (PSDB), é classificado como “uma forma de privatizar o Estado” pelos sindicalistas e estudantes. O grupo, formado por cerca de 300 pessoas, invadiu o plenário no inicio da votação, por volta das 17h. Eles tomaram os assentos dos deputados, rasgaram a ordem do dia e jogaram os papéis sobre os deputados. (Folha)
Envie a um amigo Assinar feed  

Motociclista fica ferido em acidente no bairro de Pernambués

Um motociclista ficou ferido em um acidente no início da noite desta segunda-feira na rua Noma Pompílio Bittencourt localizada no bairro de Pernambués. Segundo informações da Central de Polícia e do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), a vítima identificada apenas como Gildázio, 33 anos, teve ferimentos leves. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o HGE, onde continua internado. O motociclista se chocou com um veículo por volta das 17h30. Um segundo acidente foi registrado pela Central de Polícia. Um pedestre foi atropelado nas proximidades da Estação Mussurunga por volta das 16h50. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez o atendimento e encaminhou a vítima para um hospital, de nome não divulgado. (Correio)
Envie a um amigo Assinar feed  

Relatório do Plano Nacional de Educação quer 8% do PIB para o setor

O deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR) apresentou, nesta segunda-feira, seu relatório ao projeto que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). Em seu relatório, o deputado sugeriu o aumento do investimento público em educação dos atuais 5% para pelo menos 8% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos. A proposta do governo previa o aumento para 7%. A partir de agora, os deputados têm um prazo de cinco sessões da Câmara para apresentarem emendas ao projeto. Vanhoni espera que a proposta seja votada em plenário ainda neste ano. Embora aumente a meta inicial do governo em investimentos, o relatório do deputado sofreu críticas da oposição. ”O deputado Vanhoni demorou tanto para apresentar o relatório do novo PNE e o resultado veio muito tímido. Apenas 8% do PIB para financiar o setor”, disse o deputado Ivan Valente (PSOL-RJ). (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Geddel entrevista FHC antes do Roda Viva

Reprodução/Twitter
Geddel com FHC

O ex-ministro Geddel Vieira Lima está em São Paulo entrevistando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o seu blog. Se Geddel for um bom repórter e postar hoje mesmo a entrevista, fura o programa Roda Viva, da TV Cultura. (Poder On-line/Ig)
Envie a um amigo Assinar feed  

Governo admite que novo Código Florestal poderá levar a desmatamento

O governo admitiu ontem pela primeira vez que o novo Código Florestal levará a um aumento na taxa de desmatamento. Numa entrevista coletiva na COP-17, a conferência do clima de Durban, África do Sul, o secretário nacional de Mudança Climática, Eduardo Assad, afirmou que há cenários possíveis em que o texto a ser votado hoje no Senado Federal leva a mais perda de floresta. “O código não foi votado ainda, então estamos discutindo suposições e cenários”, afirmou Assad. “Há áreas que serão reflorestadas e áreas que serão desmatadas”, prosseguiu. Ele diz, porém, que a versão atual, comparada à que foi aprovada na Câmara, é “muito positiva”. (Folha)
Envie a um amigo Assinar feed  

Participação do PSB cresce, afirma Rollemberg

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) registrou a realização do 12º congresso nacional do seu partido, sexta-feira passada, em Brasília. Ele ressaltou a presença crescente do PSB nos estados e celebrou os ideais cultivados por seus militantes. “Foram eleitos 6 governadores, 35 deputados federais, 4 ­senadores e 73 deputados estaduais”, afirmou. No Senado, além de Rollemberg, são do PSB Antonio Carlos Valadares (SE), Lídice da Mata e João Capiberibe (AP). (Jornal do Senado)
Envie a um amigo Assinar feed  

SSP vai usar jaulas para confinar “quem estragar festa” da Conceição da Praia

Quem passa em frente à Igreja da Conceição da Praia, na cidade baixa, em Salvador, observa dois grandes objetos feitos com grades de ferro. São duas celas, ou jaulas como ficaram popularmente conhecidas. Nelas a polícia pretende prender todos “aqueles que decidirem estragar” a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, a padroeira da Bahia, que acontecerá na próxima quinta-feira (8).
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as celas estão provisoriamente na frente da Igreja. Elas serão instaladas dentro de um módulo da polícia, que será montado no local especialmente para a celebração. Cada jaula mede 1 metro de largura por 2 metros de comprimento e comporta até 14 pessoas.
Segundo informações da SSP, quem for detido durante a festa permanecerá temporariamente nessas celas até ser encaminhado para a delegacia. Elas deverão funcionar como ponto de passagem para os detidos, que ficarão nelas por um tempo suficiente para que seja realizada a identificação e a documentação necessária para a oficialização do flagrante.
“Agora elas chamam a atenção porque a empresa contratada para a montagem do módulo ainda não concluiu os trabalhos. Mas, assim que o módulo estiver instalado elas não serão vistas. Esse é um trabalho rotineiro da polícia. Todo módulo dispõe de celas, faz parte da estrutura. O objetivo não é expor o preso”, informou a assessoria de imprensa do órgão.
Há dois anos, celas semelhantes apareceram no meio da rua dias antes do Carnaval e provocaram polêmica. O Ministério Público chegou a dizer que ficaria atento para que a estrutura não expusesse os presos, sob a justificativa de que os equipamentos poderiam atacar a dignidade dos presos. (UOL)
Envie a um amigo Assinar feed  

DEM confirma amanhã nome de Agripino à presidência do partido

Agência Senado
Agripino Maia
O DEM realiza, nesta terça-feira, em Brasília, sua Convenção Nacional. Na ocasião, o partido irá confirmar o nome do senador José Agripino (RN) para ocupar a presidência da legenda até dezembro de 2014. O evento ocorrerá na sede nacional do partido, no Senado, das 10h às 13h. No mesmo dia, será realizada também a Convenção Nacional da Juventude Democratas para eleger uma nova diretoria nacional. O evento também ocorrerá no Senado, no mesmo horário. Agripino assumiu o comando do partido em março deste ano, no lugar de Rodrigo Maia (RJ), para tentar conter a crise interna da sigla, ameaçada pela esperada desfiliação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A escolha do senador era uma das condições impostas por Kassab para permanecer na sigla, mas não foi suficiente para mantê-lo no partido. O prefeito deixou o DEM e fundou o PSD. (Folha)
Envie a um amigo Assinar feed  

Três incêndios atingem a Grande Salvador

O Corpo de Bombeiros acaba de controlar um incêndio em vegetação na Rua Luiz Regis Pacheco, no bairro do Uruguai, em Salvador, na tarde desta segunda-feira. As chamas, que começaram por volta de 16h20, ameaçavam atingir uma residência de três andares. De acordo com a Central de Telecomunicações (Stelecom), ainda não há informações sobre vítimas. Um outro incêndio, na Rua do Sodré, na encosta da Av. Contorno, perto do Colégio Ipiranga, ameaça atingir o Museu de Arte Sacra da Bahia. O Corpo de Bombeiros ainda não chegou ao local, de acordo com a Stelecom, e por isso não há mais informações sobre o caso. (A Tarde)
Envie a um amigo Assinar feed  

Homem é morto a tiros em frente a bar em Canabrava

Um homem foi morto a tiros em frente a bar no bairro de Canabrava, no final da manhã desta segunda-feira. Segundo informações da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM- Sete de Abril), José Carlos dos Santos Filho, 33 anos, era morador da rua Bem-te-vi, onde morreu baleado. José Carlos passava pela porta do Bar de Valdomiro quando um homem que estava dentro do estabelecimento atirou diversas vezes contra ele. A vítima morreu na hora e a polícia ainda faz buscas para identificar o autor dos disparos. As investigações estão sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (Correio)
Envie a um amigo Assinar feed  

Cientistas confirmam derretimento glacial no Himalaia

As geleiras no Himalaia diminuíram em um quinto em apenas 30 anos, afirmaram cientistas no primeiro relatório de confirmação dos efeitos das mudanças climáticas na região. As descobertas, publicadas em três relatórios do Centro Internacional pelo Desenvolvimento Integrado da Montanha, sediado em Katmandu, conhecido pela sigla em inglês Icimod, mostra que as geleiras do Nepal sofreram uma redução de 21%. No Butão, a redução chegou a 22% em 30 anos. O relatório, divulgado no domingo durante as negociações climáticas realizadas em Durban, na África do Sul, representa a mais abrangente avaliação sobre a extensão do degelo no Himalaia. (Agência Estado)
Envie a um amigo Assinar feed  

Justiça determina nomeação de 50 professores em Ribeira do Amparo

A prefeitura de Ribeira do Amparo será obrigada a nomear 50 professores da rede municipal de nível I que, mesmo tendo sido classificados em concurso público realizado no município em 2004, estavam sem trabalhar até hoje porque a ex-prefeita da cidade optou por contratar ilegalmente cerca de 90 profissionais. Prejudicados, os 50 professores resolveram entrar na Justiça em 2008 e, depois de 03 anos de espera, obtiveram decisão favorável. Com a sentença, a prefeitura de Ribeira do Amparo terá também que pagar os salários vencidos desde março de 2008, data em que foram feitas as contrações irregulares. Segundo Elaine Dantas, advogada do Dantas & Ferraz, escritório responsável pelo caso, apesar de ainda caber recurso, a decisão deve sim ser comemorada por todos. “O concurso ainda estava dentro do prazo de validade quando o Município resolveu contratar professores temporariamente, sem concurso algum. Tinha certeza que o Judiciário não iria compactuar com isso.” Afirmou a jurista. Na sentença, a Dra. Ana Gabriela Trindade, Juíza Titular e responsável pelo processo, registrou que “houve violação dos princípios norteadores da Administração Pública, porque os professores, devidamente submetidos e aprovados em concurso público, estão sendo preteridos por outros, contratados irregularmente”.
Envie a um amigo Assinar feed  

Desmatamento na Amazônia Legal cai 11%, diz Inpe

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, informou, nesta segunda-feira, que o desmatamento na Amazônia Legal atingiu área de 6.238 quilômetros quadrados entre agosto de 2010 e julho de 2011, uma queda de 11% na comparação com o período de agosto de 2009 a julho de 2010. Essa é a menor área desmatada no período desde que o sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal) começou a monitorar o desmatamento na região, em 1988, informou o Inpe. Os dados foram divulgados no Palácio do Planalto, em Brasília, após os ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e os presidentes do Inpe e do Ibama reunirem-se com a presidenta Dilma Rousseff. A Amazônia Legal compreende áreas de nove estados – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. (G1)
Envie a um amigo Assinar feed  

Líderes se reúnem com Ideli para medir clima para Emenda 29

Agência Brasil
Ministra Ideli Salvatti
O governo aproveitará uma reunião da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com líderes da base aliada nesta segunda-feira para medir a temperatura entre os governistas e decidir se aceita ou não colocar em votação no Senado a regulamentação da Emenda 29, que estabelece gastos mínimos para a saúde nos três níveis de governo. De acordo com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o encontro servirá para saber se o governo terá os votos para derrubar a proposta da oposição que obrigaria o governo a gastar 10% de sua receita na saúde. “Nós não vamos colocar a emenda para sair derrotados. O governo não tem como bancar 35 bilhões (de reais), seria impraticável dar este aumento este ano”, disse Jucá a jornalistas. (Reuters)
Envie a um amigo Assinar feed  

Embasa interrompe fornecimento de água em Itaparica e Vera Cruz nesta terça

Para possibilitar serviço de manutenção em adutora, o fornecimento de água será interrompido em Itaparica e Vera Cruz nesta terça-feira, a partir das 5h. O retorno está previsto para as 16h do mesmo dia e o abastecimento regularizado gradativamente, em até 24 horas, após o reparo. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que os efeitos da interrupção não serão sentidos em imóveis com reservação suficiente para o atendimento das necessidades diárias de consumo de água.
Envie a um amigo Assinar feed  

PDT monta comissão para negociar com Dilma e deixa Lupi de fora

A Executiva Nacional do PDT decidiu nesta tarde montar uma comissão para negociar com a presidente Dilma Rousseff o espaço do partido no governo. O ex-ministro Carlos Lupi está fora dessa comissão e permanecerá licenciado da presidência da legenda até janeiro do próximo ano. Ele deixou o Ministério do Trabalho no domingo, após uma série de denúncias. A comissão do PDT terá o presidente interino, deputado federal André Figueiredo (CE), o secretário-geral, Manoel Dias (SC), os líderes do partido na Câmara, Giovanni Queiroz (PA), e no Senado, Acir Gurgacz (RO), e o deputado Brizola Neto (RJ), vice-presidente do partido. Figueiredo fez questão de ressaltar que o partido apoia o governo Dilma mesmo sem cargos, mas o PDT espera um convite da presidente ainda esta semana para negociar o espaço da legenda na Esplanada. (Estadão)
Envie a um amigo Assinar feed  

Nenhum comentário :