Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Bahia de todos os vices


    Charge do Borega


    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 13:07

    Escolas da rede municipal não funcionam por causa da greve de ônibus

    por Leonardo Martins
    Algumas escolas da rede municipal de ensino não funcionaram na manhã desta quarta-feira (23) em Salvador. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), a paralisação das aulas é consequência da greve dos rodoviários em conjunto com o difícil acesso dos funcionários de colégios públicos às instituições. Ainda segundo a Secult, a maioria dos alunos mora perto de suas respectivas escolas, mas a falta de profissional inviabiliza a realização de qualquer atividade nos locais. Embora admita a falta de aulas, a secretaria ressaltou que não houve nenhuma determinação oficial para a suspensão das lições, e contabiliza o número de unidades de ensino que não estiveram em funcionamento.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 12:57

    MPF deverá entrar com representação contra repórter do Brasil Urgente; Band terá que ceder gravação

    Após uma série de críticas de jornalistas e internautas que se indignaram com a exibição de uma reportagem do Brasil Urgente-Bahia (Band-BA), em que a repórter Mirella Cunha satiriza um preso suspeito de estupro, o Ministério Público Federal (MPF-BA) decidiu agir. A coordenação do Núcleo Criminal do MPF-BA fez uma representação à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), do próprio órgão, para que interceda, após o procurador Vladimir Aras, coordenador do núcleo, encontrar “indícios de abuso de autoridade, de ofensa a direitos da personalidade, bem como de descumprimento da Súmula Vinculante (SV) 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), que limita uso de algemas a casos excepcionais”. Aras também solicitou à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que informe se há algum regulamento infralegal quanto à proibição de exposição de presos a programas como o Brasil Urgente. Ele também pede uma cópia do auto de prisão em flagrante do homem entrevistado. A representação ainda foi encaminhada à Defensoria Pública da União e à produção do programa na Band (que já emitiu um comunicando em que condena a atitude da repórter), para que preserve a fita bruta (sem edição) e a encaminhe ao MPF em cinco dias.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 12:37

    Mesmo sem ônibus nas ruas, congestionamento toma conta de Salvador

    por Patrícia Conceição
    Mesmo sem ônibus nas ruas, congestionamento toma conta de Salvador
    Av. Tancredo Neves | Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
    Quem esperava encontrar trânsito livre nas ruas da capital baiana nesta quarta-feira (23), primeiro dia de greve de ônibus, se surpreendeu com congestionamentos em vários pontos da cidade. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), a chuva e a maior quantidade de veículos nas ruas provocaram engarrafamento durante toda a manhã em Águas Claras, Cidade Baixa, Iguatemi, Avenida Paralela, Bonocô, Dique do Tororó e BR-324. Apesar de a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes (Setps) ter assegurado que cumpriria a determinação da Justiça do Trabalho de colocar 40% da frota em circulação nos horários normais e 60% nos períodos de pico, nenhum coletivo foi visto em Salvador durante a manhã.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 12:19

    Produtora de games online lança cartão de débito pré-pago em pareceria com American Express

    Produtora de games online lança cartão de débito pré-pago em pareceria com American Express
    Foto: Reprodução
    Produtora de jogos do Facebook como FarmVille, a Zynga criou uma nova estratégia para distribuir prêmios virtuais para seus usuários. Em parceria com a American Express, a Zynga lançará um cartão de débito pré-pago. Confira mais na Coluna Mercado.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 12:17

    Agricultores invadem Ministério da Fazenda e reivindicam audiência com Mantega

    Agricultores ligados à Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) ocupam o prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília. O grupo quer uma audiência com o titular da pasta, Guido Mantega, para reivindicar dinheiro público para a reforma agrária. Os manifestantes chegaram à sede do ministério por volta das 6h desta quarta-feira (23). Os organizadores do movimento estimam que 300 pessoas participem do ato, mas a Polícia Militar diz que há 150 manifestantes. A segurança do prédio afirmou que os integrantes do grupo quebraram vidraças e forçaram a entrada. Os trabalhadores rurais só devem deixar o local depois que forem recebidos pelo ministro, de acordo com Ariolino Ferreira, um dos líderes do movimento. Informações do Estadão.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 11:57

    Manifestantes fecham Avenida Dorival Caymmi em protesto

    Manifestantes fecham Avenida Dorival Caymmi em protesto
    Foto: Juliana Santana
    Manifestantes realizam nesta quarta-feira (23) um protesto na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, na orla de Salvador. Eles colocaram fogo em vários materiais, o que impede o tráfego no local. As primeiras informações são de que as queixas têm relação com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e que os autores da manifestação reivindicam melhorias na infraestrutura da localidade. A polícia já chegou ao local para negociar a liberação da pista.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 11:50

    Seca na Bahia: Manifestantes ocupam sede da Codevasf em Juazeiro

    Seca na Bahia: Manifestantes ocupam sede da Codevasf em Juazeiro
    Foto: Gazzeta
    Após meses de estiagem e problemas no abastecimento de água, os moradores da região conhecida como Alto Salitre, na cidade de Juazeiro, no norte baiano, ocuparam nesta terça-feira (22) a sede da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A comunidade reclama que a distribuição com carros-pipa não é suficiente e reivindica a construção de uma adutora para levar água da barragem de Sobradinho para as famílias do Alto Salitre. “Falta água para consumo humano, animal e isso levou a gente a fazer esse movimento. A Codevasf tem o projeto dessa adutora que seria a solução. Já está na mão do superintendente”, conta o produtor rural Adenício Gonçalves. Após reuniões entre os manifestantes e representantes da superintendência regional, ficou definido que será agendada uma audiência no Ministério da Integração Nacional, com a presença do titular da pasta, Fernando Bezerra, para discutir o assunto. Informações do jornal Gazzeta do São Francisco.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 11:30

    Grupo A Tarde está perto de escolher novo diretor geral e membros da família Simões devem sair

    Grupo A Tarde está perto de escolher novo diretor geral e membros da família Simões devem sair
    Foto: Divulgação
    O grupo A Tarde deve anunciar em breve seu novo diretor-geral e o nome mais ventilado é o de Flávio Pestana, segundo o site Gente & Mercado. Pestana foi diretor-superintendente de veículos do grupo Folha, fez parte do conselho da Folha de S. Paulo, além de ter sido presidente do conselho do Uol e executivo-chefe dos impressos jornais Gazeta Mercantil e Valor Econômico. Sua participação mais curta recentemente foi no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro por apenas um mês, onde atuou como diretor-executivo comercial. Reuniões individuais devem ser marcadas para descobrir os problemas de cada setor e para definir os diretores de redação e administrativo-financeiro, o que pode fazer os membros da família Simões perderem os principais cargos, após quase 100 anos de fundação do jornal. 

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 11:10

    Manifestantes protestam contra greve dos metroviários em SP e polícia age para liberar avenida

    Manifestantes que protestavam contra a greve dos metroviários em São Paulo nesta quarta-feira (23) foram dispersados pela Polícia Militar, que utilizou bombas de efeito moral. Eles bloqueavam a Avenida Radial Leste, nos dois sentidos, na altura da Estação Corinthians-Itaquera. De acordo com o coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, comandante do Comando de Policiamento da PM na capital paulista, a ação para liberar a via aconteceu depois de tentativas frustradas de negociação para que os protestantes liberassem a pista. “Quando os policiais conversavam com os manifestantes, um grupo mais radical furou os pneus de ônibus municipais, o que é um crime de dano ao patrimônio público. Diante disso, não restou outra alternativa a PM senão a de agir. Foram disparadas bombas de gás, de efeito moral. Elas explodem e soltam uma cortina de fumaça para dispersar os manifestantes”, afirmou ao portal G1. O protesto foi por conta da greve dos funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que paralisa a maioria do funcionamento dos transportes por trilhos nas suas principais linhas.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 11:00

    Tuitando no BN – Parte 2

    por Samuel Celestino
    Educação, nada (está em greve); saúde, nada (está no fundo do poço); transporte, nada (está em greve); trabalho, nada (desemprego elevado); qualidade de vida, nada (não precisa explicar); segurança, nada (violência total). Enquanto isso, Salvador é só "paraíso" e paixão. Sabe de uma coisa, vou pegar o primeiro avião e descer no Recife.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 11:00

    Coluna BN Imóveis: Mandarim Salvador Shopping, 1, 2 e 3 quartos

    Coluna BN Imóveis: Mandarim Salvador Shopping, 1, 2 e 3 quartos
    Para quem procura um espaço moderno, versátil e inovador, o Salvador Shopping traz para você o Mandarim Salvador Shopping. Essência de moradia nos melhores lugares do mundo, o Residencial vem com infraestrutura diferenciada de lazer e serviços exclusivos, além de possuir um estilo único e arrojado. Confira esta e outras oportunidades na Coluna BN Imóveis.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 10:50

    Tempo melhora e travessia Salvador-Mar Grande volta a operar

    A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande voltou a operar normalmente nesta quarta-feira (23), após quatro dias de suspensão por conta do mau tempo na capital baiana. Com a melhoria das condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, que conta com ventos moderados e mar calmo esta manhã, o sistema voltou a funcionar com seis embarcações, com saídas a cada 30 minutos. A expectativa da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) é a de que as travessias ocorram até às 18h30. Já a linha marítima Salvador-Morro de São Paulo mantém a operação com conexão em Itaparica e as escunas de turismo do “Passeio às Ilhas” continuam paradas.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 10:30

    CNJ aposenta compulsoriamente o desembargador Rubem Dário

    CNJ aposenta compulsoriamente o desembargador Rubem Dário
    Desembargador do TJ-BA participava de esquema que beneficiava prefeitos
    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (22), por unanimidade, aposentar compulsoriamente o desembargador Rubem Dário Peregrino Cunha, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Para os conselheiros de Justiça, o desembargador praticou ato incompatível com a magistratura ao participar de um esquema que beneficiava prefeitos em processos em que era relator, em troca de vantagem financeira. Segundo o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o filho do desembargador, que é advogado, teria exigido, em nome de pai, R$ 400 mil para favorecer um ex-prefeito de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, em uma ação penal. Dário era relator do processo. O desembargador já tinha sido afastado do cargo em setembro de 2009, quando o Plenário do CNJ determinou a abertura do PAD para apurar as infrações. Dário será aposentado compulsoriamente e receberá proventos proporcionais ao tempo de serviço. A ministra Eliana Calmon se declarou impedida de analisar a matéria no julgamento.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 10:10

    Deputado quer liberação de transporte clandestino durante greve dos rodoviários

    por Evilásio Júnior / Patrícia Conceição
    Deputado quer liberação de transporte clandestino durante greve dos rodoviários
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    Na tentativa de amenizar os transtornos provocados pela greve dos rodoviários, deflagrada em todo o estado nesta terça-feira (22), o deputado estadual Ângelo Coronel (PSD) decidiu apelar para uma medida polêmica. O parlamentar protocolou um pedido na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), esta manhã, para que a Agerba, agência que regula o setor de transportes no estado, libere a atuação dos veículos que fazem transporte clandestino em Salvador enquanto durar a greve dos rodoviários. “Os empresários oferecem 4%, os rodoviários querem 9%, enquanto isso a população sofre para ir e voltar para casa. Temos que acabar com esse modismo de greve aqui na Bahia”, defendeu o deputado em entrevista ao Bahia Notícias. O vice-governador Otto Alencar, que acumula o cargo de titular da Seinfra e é presidente estadual do PSD, teria se mostrado simpático à ideia, segundo o próprio Coronel. A Agerba deverá dar uma resposta ao pleito ainda nesta quarta.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 10:00

    Num Só Ritmo: Brasil lança slogan oficial da Copa do Mundo no dia 30 de maio

    por Evilásio Júnior / Rodrigo Aguiar
    O Brasil lançará o slogan oficial da Copa do Mundo de 2014 no próximo dia 30 de maio, em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, segundo antecipou ao Bahia Notícias o secretário estadual da Copa, Ney Campello. Além de marcar o lançamento do slogan "Num só ritmo", o evento será voltado também para o anúncio da tabela de jogos e os horários das partidas da Copa das Confederações de 2013, que acontecerá entre 15 e 30 de junho do próximo ano. Nesta terça-feira (22), Salvador foi aprovada – ao lado de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife – como uma das cidades-sede da Copa das Confederações, após uma reunião do Comitê Executivo da Fifa na última segunda, em Budapeste.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 09:50

    Cachoeira repetiu 'não' 48 vezes em sessão da CPI

    O contraventor Carlinhos Cachoeira disse “não” 48 vezes nesta terça-feira (22) a senadores e deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga suas relações no Congresso, ao se recusar a responder às perguntas que lhe foram feitas. “Não vou falar. Pedimos para reavaliar nossa vinda aqui. Quem forçou para eu vir aqui foram os senhores”, avisou Cachoeira, depois dos cinco questionamentos feitos pelo relator da comissão, o deputado Odair Cunha (PT-MG). O bicheiro declarou que só falará depois de sua audiência, agendada para os dias 31 de maio e 1º de junho, na 11ª Vara de Justiça Federal, em Goiânia. A maior parte do tempo, Cachoeira adotou um tom irônico, que beirava o deboche. Em outros momentos, parecia impaciente e entediado. Quarenta perguntas depois e passada uma hora e meia, a CPI decidiu aceitar a sugestão da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e finalizar a sessão. “Estamos aqui perguntando a uma múmia. Não vou ficar aqui dando ouro para bandido”, protestou a parlamentar. Informações do Estadão.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 09:30

    Tuitando no BN - Parte 1

    por Samuel Celestino
    Tuitando no BN - Parte 1
    Foto: Tiago Melo | Bahia Notícias
    O deputado Antonio Imbassahy foi fazer um exame de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Com absoluto sucesso, colocou três stents. Todos batizados pela equipe médica. O primeiro foi batizado com a letra “A”, o segundo com a letra “C” e o terceiro com a letra “M”. Ao que se fala nos corredores do Sírio libanês, vem troco por aí.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 09:25

    Motociclista fica ferido em acidente na Avenida Magalhães Neto

    Um acidente na manhã desta quarta-feira (23) na Avenida Magalhães Neto deixou um motociclista ferido. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), a moto colidiu com um carro, modelo Celta, por volta das 6h20. O motociclista foi levado para um hospital da cidade por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já o motorista do veículo não sofreu ferimentos. Bastante destruído, o automóvel será encaminhado para o pátio da Transalvador. Informações do Correio.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 09:05

    Serra é multado em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada

    O pré-candidato a prefeitura de São Paulo, José Serra (PSDB), e o diretório estadual do partido foram condenados a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A representação movida pelo PT foi acatada pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Manoel Luiz Ribeiro, que considerou que o tucano fez propaganda “dissimulada” em programas que foram ao ar na TV em abril. “O PSDB exibiu em inserções televisivas [...] conteúdo que contribuiu para a promoção pessoal de José Serra, notório pré-candidato à eleição municipal”, escreveu. Para o magistrado, a infração à lei eleitoral, que só permite a propaganda de candidatos a partir de 6 de julho, foi “incontestável”. O advogado de Serra, Ricardo Penteado, alega não ter sido notificado da decisão, mas prometeu recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para pedir a anulação da sentença. Informações do jornal Folha de São Paulo.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 08:49

    Sem ônibus, população se arrisca em transporte clandestino

    Sem ônibus, população se arrisca em transporte clandestino
    Foto: Reprodução / TV Bahia
    Com a greve de ônibus deflagrada nesta terça-feira (22), moradores de Salvador recorrem a vans que fazem transporte clandestino para chegar ao trabalho esta manhã. Na Avenida Paralela, topics lotadas foram flagradas ao parar em pontos de ônibus e oferecer transporte pelo mesmo valor praticado pelos coletivos – R$ 2,50. Muita gente, no entanto, preferiu não se arriscar e dispensou os clandestinos. “Esperei por uma hora e não passava nada, só aqueles carros clandestinos, que são perigosos, e mesmo assim não tinha para todos os bairros. Liguei para a patroa e ela disse que não tinha como me buscar, para eu ficar em casa”, contou a empregada doméstica Noêmia Miranda, em entrevista à TV Bahia. A paralisação intermunicipal dos rodoviários foi anunciada nesta terça-feira (22), após uma reunião da categoria com empresários no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Uma nova rodada de negociação está prevista para segunda (28) e até lá a categoria deve manter a paralisação.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 08:45

    Samuel Celestino retoma atividades segunda, após procedimento cardíaco

    por Ricardo Luzbel
    O jornalista Samuel Celestino, diretor do Bahia Notícias, foi submetido a um cateterismo, nesta segunda-feira (21), no Hospital da Bahia, para a colocação de dois stents. A equipe que o atendeu foi conduzida pelos médicos-cardiologistas Jadelson Andrade e José Carlos Brito. Samuel teve uma excelente recuperação. Já na próxima segunda-feira (28) estará à frente normalmente das suas atividades jornalísticas. Até lá, aproveita para um pequeno repouso. O jornalista foi internado no último sábado (19) para realizar um exame de rotina e constatou-se a necessidade da colocação dos stents.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 08:35

    Advogados pedem que STF não julgue mensalão 'com faca no pescoço'

    Advogados pedem que STF não julgue mensalão 'com faca no pescoço'
    Dez advogados de réus do mensalão pediram ao ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que não julguem o caso “com a faca no pescoço”. “Embora nós saibamos disso, é preciso dar mostras a todos de que o Supremo Tribunal Federal não se curva a pressões e não decide 'com a faca no pescoço'”, afirma trecho de um documento anexado ao processo do mensalão assinado pelos profissionais, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. O texto faz referência a uma frase dita pelo ministro Ricardo Lewandowski, em um restaurante de Brasília, depois que a Corte recebeu a denúncia contra os acusados de integrar o esquema. “A correria para o julgamento, atiçada pela grita, já seria indício do contrário e é preciso que o Brasil não tenha essa percepção, que abalaria sua confiança num Poder Judiciário independente como o que temos”, continua a petição. Os advogados argumentam que enviaram o documento por estarem “preocupados com a inaudita onda de pressões deflagradas contra a mais alta corte brasileira”.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 08:20

    Índice de homicídios cresce 39% na RMS; tráfico é apontado como causa principal

    Delegados de cidades que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS) apontam o acirramento na disputa por espaços entre traficantes de drogas como o principal responsável pelo crescimento de 39% da taxa de homicídios este ano, em comparação a 2011. O município de Simões Filho lidera a taxa de assassinatos, com 146,8 casos por 100 mil habitantes. O delegado local, Antônio do Carmo, contesta o título de cidade mais violenta – “Temos território com vasta área deserta, que serve como desova. A gente conta homicídio para a gente” – e reclama da falta de estrutura da polícia, que teria “efetivo irrisório para a área”. Já São Francisco do Conde registrou o maior aumento proporcional no número de homicídios (234,8%). Lá, dez das 12 mortes tiveram motivação no crime organizado. “Houve no início do ano uma série de homicídios em disputa territorial. Já apuramos todos, temos autoria definida e alguns autores já possuem mandados de prisão”, explicou o delegado Bruno Oliveira, titular da 21ª Delegacia, em entrevista ao jornal Correio.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 08:03

    MP de Contas perde batalha judicial por vaga no TCE

    O Ministério Público de Contas (MPC) vê ficar mais distante a possibilidade de indicar o ocupante da vaga surgida no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a aposentadoria do conselheiro Manoel Castro. Nesta terça-feira (22), o juiz João Augusto de Oliveira Pinto indeferiu um pedido de liminar do órgão, que solicitava a reserva da vaga ao MPC. Ainda é possível interpor um agravo regimental contra a decisão, mas a entidade ainda avalia se adotará a medida. “A gente até se surpreendeu com a decisão, acreditávamos que fosse deferida já que pedimos apenas a reserva, não a nomeação. Estamos embasados pela Constituição mas o juiz entendeu que a tese não era razoável sequer para reservar a vaga”, declarou ao jornal A Tarde o procurador Maurício Caleffi. Nesta quarta (23), o servidor Inaldo da Paixão deverá ser confirmado como um dos integrantes do Conselho de Contas, após sabatina e votação na Assembleia. A disputa pela vaga no TCE já rendeu acusações de defesa de interesses pessoais e ameaças de processo.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 07:43

    PM erradica 4,2 mil pés de maconha em Curaçá

    PM erradica 4,2 mil pés de maconha em Curaçá
    Policiais militares da Cipe-Caatinga encontraram nesta terça-feira (22) uma plantação de aproximadamente 4,2 mil pés de maconha em Curaçá, no Vale do São Francisco baiano. Uma denúncia anônima fez a equipe chegar ao plantio, na localidade de Poço do Serrote, próximo ao povoado de Riacho Seco. Amostras da droga foram levadas para perícia na delegacia do município e o restante foi incinerado no local. Não foi localizada nenhuma pessoa no cultivo da roça.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 07:25

    Salvador amanhece sem ônibus

    Salvador amanhece sem ônibus
    Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
    Apesar de o Sindicato das Empresas de Transportes Geral (Setps) assegurar que cumpriria a determinação da Justiça do Trabalho de que 40% da frota estaria nas ruas de Salvador nos horários normais e 60% nos períodos de pico, não é esta a situação observada na capital baiana no início desta quarta-feira (22). Na maioria das vias da cidade, não é possível ver nenhum ônibus, enquanto a população lota os pontos para aguardar a frota mínima prometida. Em algumas regiões, vans de transporte clandestino circulam.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 07:05

    STF decide divulgar nomes e salários de ministros e servidores

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (22), de forma unânime, que divulgará, nominalmente, salários e vantagens recebidos pelos ministros e servidores da Corte. A resolução foi tomada em reunião administrativa e visa atender a Lei de Acesso a Informações, já em vigor desde a última quarta (16). Quando o tema foi trazido ao debate, os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello se mostraram preocupados com a liberação integral das informações, porque, de acordo com eles, isso poderia colocar em risco a segurança dos servidores. Porém, os dois concordaram com a maioria quando se formou o placar favorável à divulgação completa. Em um primeiro momento, a norma é válida somente para o STF e não será estendida a todos os tribunais. A decisão desta terça foi tomada para manter a coerência com uma anterior, de 2009. Há dois anos, os membros da Corte decidiram divulgar o salário e os nomes dos servidores municipais de São Paulo. Informações da Agência Brasil.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 00:00

    Greve de ônibus: Setps assegura que cumprirá determinação judicial de colocar 60% da frota nos horários de pico

    por Evilásio Júnior
    Greve de ônibus: Setps assegura que cumprirá determinação judicial de colocar 60% da frota nos horários de pico
    Foto: Andrei Amós / Bahia Notícias
    Com a greve de ônibus decretada nesta terça-feira (22), a diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes Geral (Setps) assegurou que cumprirá a determinação da Justiça do Trabalho de que 40% da frota tem que estar nas ruas de Salvador nos horários normais e 60% nos períodos de pico. Logo após a oficialização do movimento, o Sindicato dos Rodoviários alegou dificuldades para atender à deliberação, devido à possibilidade de veículos serem depredados pela população indignada com a pequena quantia de ônibus à disposição dos usuários. “Os empresários estão dispostos a botar os carros nas ruas. Não temos o que discutir. Decisão judicial não se discute, se cumpre. Esperamos que os rodoviários também estejam em seus postos de trabalho”, considerou o assessor de relações sindicais do Setps, Jorge Castro – negociador oficial da entidade com a categoria –, em entrevista ao Bahia Notícias. Caso a medida seja descumprida, a multa diária é de R$ 50 mil.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 00:00

    Populares relatam possíveis transtornos com greve dos rodoviários

    por Aparecido Silva
    Populares relatam possíveis transtornos com greve dos rodoviários
    Jamile Lima aguarda coletivo no ponto de ônibus. Foto: Aparecido Silva
    Com a greve dos rodoviários iniciada nesta quarta-feira (22), o Bahia Notícias foi às ruas saber dos usuários do transporte público quais os impactos da paralisação na rotina e o que eles acham do movimento grevista. Fabiane Lima, 30 anos, assistente de administração, diz que não poderá trabalhar, mas defende a reivindicação. “Eles estão fazendo o certo. De outra forma não vão ter aumento, não ser ouvidos”, opinou. A estudante de Direito, Jamile Lima, 20, lamenta a possível paralisação. “Estou fazendo um treinamento de emprego no Caminho das Árvores. Se pararem, eu vou perder, porque não terei como me deslocar, né?”, indagou. Jamile também acredita que a categoria deve lutar pelos direitos, mas o prejuízo será grande, pois “a cidade depende dos serviços deles”.
    Melício Damasceno, motorista de transporte complementar. Foto: Aparecido SIlva
    A paralisação pode trazer problemas para uns, mas ganho para outros. O motorista de transporte complementar, Melício Damasceno, 57, fala que vai atuar normalmente, apesar de “ter que enfrentar as dificuldades de engarrafamentos, pois aumenta o número de carros nas ruas”. A situação parece não atingir ainda alguns dos servidores públicos municipais. Antônio Brandão, 52, é agente de trânsito e diz que haverá carro da prefeitura para se deslocar ao seu posto e retornar para casa. “Para mim não altera nada”, definiu. Um usuário que aponta grande prejuízo é o office-boy Rodrigo Oliveira, 25, que não terá como se deslocar até a sua empresa. “Sem ônibus vai ficar complicado. Minha entrega de documentos e encomendas vai ser prejudicada”, avaliou. “O movimento é legítimo, apesar de que vai prejudicar muita gente. Mas, se tiver dentro dos direitos deles, não tem problema”, complementa Antônio César, 34, auxiliar técnico-administrativo.

    Comentar
       
    Quarta, 23 de Maio de 2012 - 00:00

    Proposta de estatuto para concursos municipais é apresentada a João Henrique

    Uma proposta de projeto de lei que regulamenta os concursos públicos de Salvador foi entregue, na última segunda-feira (21), ao prefeito João Henrique Carneiro. A medida prevê, entre outras determinações, a apresentação de um cronograma oficial de convocações, uma das principais reivindicações dos aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde. A requisição foi levada ao gestor pela pré-candidata a vereadora pelo PP, Luzi Pimentel. JH prometeu encaminhar o documento para análise da consultoria jurídica da prefeitura e, em seguida, para a Câmara Municipal de Salvador.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 22:00

    Deputado quer comissão extraordinária para acompanhar privatização dos cartórios

    Deputado quer comissão extraordinária para acompanhar privatização dos cartórios
    Foto: Bahia Notícias
    O deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) anunciou aos colegas da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (22), que pretende criar uma Comissão Extraordinária para acompanhar a privatização dos cartórios na Bahia, sem ônus algum para casa. Com a comissão, o parlamentar afirma que atenderá a solicitação da sociedade, que “ao longo dos anos sofre com a falta de agilidade no atendimento dos cartórios”, aponta. Negromonte Júnior também deseja acompanhar de perto a modernização e o aprimoramento da legislação acerca da matéria.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 21:40

    Targino garante que, mesmo se PSC aderir ao governo, não deixará a oposição

    Targino garante que, mesmo se PSC aderir ao governo, não deixará a oposição
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    Embora o presidente estadual do PSC, Eliel Santana, admita que esteja em conversa com o governo do Estado sobre uma possível adesão da legenda à base, o deputado estadual Targino Machado, filiado à sigla, garante que continuará na oposição até o fim do seu mandato. “Esse é o governo cara-de-pau. Ele até poderá cooptar o PSC, dependendo do quanto queira investir, mas não vão conseguir comprar Targino Machado, porque não estou à venda”, afirmou, em nota, nesta terça-feira (22). Ele disse que “não acredita” que Santana se aliaria à gestão baiana. Segundo ele, se as conversas seguirem para o caminho da adesão, o PSC terá que se decidir sobre as suas deliberações. “Aceitar minhas posições, coerentes com minhas ideias, ou me expulsar do partido”, avaliou.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 21:20

    PEC do Trabalho Escravo é aprovada na Câmara dos Deputados

    Após dez anos de tramitação no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo foi aprovada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), por 360 votos favoráveis, 29 contrários e 25 abstenções. A matéria agora volta ao Senado Federal para votações em dois turnos, onde terá a regulamentação feita por meio de um Projeto de Lei Complementar (PLC), que irá detalhar o que caracteriza o trabalho escravo, o que é atividade degradante e como será feita a punição de quem promove a irregularidade. A pena para os que foram flagrados utilizando mão-de-obra escrava pode chegar à expropriação dos imóveis urbanos e rurais.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 21:00

    Salvador terá Observatório Racial da Copa

    Foi anunciada nesta terça-feira (22), a criação do Observatório Racial da Copa, pelo secretário municipal da Reparação (Semur) e pelo gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Leonel Leal. Segundo a prefeitura de Salvador, o objetivo é continuar as ações municipais voltadas à promoção da igualdade e implementar políticas afirmativas no contexto da Copa do Mundo da Fifa. O observatório terá como atribuições mapear e sistematizar dados sobre a discriminação racial, a violência contra a mulher e a homofobia. Para Leal, será possível incentivar o sentimento de igualdade, além de prevenir conflitos que tenham origem no mero preconceito. "Queremos garantir o respeito de nosso povo para com os estrangeiros e brasileiros de outras partes do país que chegarão aqui, bem como o respeito por parte dos turistas", argumenta.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 20:46

    AL-BA aprova urgência de empréstimo de US$ 700 milhões ao governo estadual

    O governo do Estado deve contrair um novo empréstimo de US$ 700 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), ao alterar o artigo 1º da matéria aprovada em março pela Assembleia Legislativa da Bahia. Nesta terça-feira (22), a Casa aprovou a urgência da votação da nova operação de crédito do Executivo estadual. O projeto deve ser votado na próxima semana. Segundo o líder da maioria entre os deputados, Zé Neto (PT), o recurso tem o objetivo de fortalecer “programas estruturantes, o esforço da inclusão sócioprodutiva, o desenvolvimento de infraestrutura social, física e institucional para o crescimento sustentável do estado”. O montante será destinado ao Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado da Bahia (Proinclusão) e ao pagamento de dívida interna com a União. Como os últimos empréstimos, deve ser aprovado sem grandes entraves pelo plenário do Legislativo.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 20:40

    Alagoas: Prefeito é preso por vender terreno destinado a desabrigados pelas chuvas

    Alagoas: Prefeito é preso por vender terreno destinado a desabrigados pelas chuvas
    O gestor da cidade de Rio Largo, na grande Maceió, Antônio Lins de Souza Filho (PSB) se apresentou à Justiça e foi preso nesta terça-feira (22). O prefeito compareceu ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) acompanhado do advogado José Fragoso. Souza Filho foi ouvido pelo desembargador Otávio Leão Praxedes, e em seguida encaminhado para a academia da Polícia Militar, onde permanecerá detido em sela especial. O chefe do Executivo foi denunciado pelos crimes de apropriação de bem público, alienação ilegal de bem público, formação de quadrilha e dispensa ilegal de licitação. Segundo o Ministério Público Estadual de Alagoas, o prefeito teria desapropriado uma área de 252,4 hectares pertencente a uma usina de cana-de-açúcar e avaliada em R$ 21,4 milhões, com o objetivo de construir casas para as famílias atingidas pelas chuvas ocorridas em junho de 2010, que deixou centenas de desabrigados município. Entretanto, o prefeito teria negociado o terreno com uma construtora por R$ 700 mil, que construiu um condomínio particular no local. Tudo isso com anuência da Câmara de Vereadores do município, que teve sete edis presos na noite da última quinta-feira, 17. Informações do Estadão.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 20:20

    Câmara Federal aprova projeto que anistia candidatos com contas rejeitadas

    O Projeto de Lei que anistia candidatos com contas de campanhas eleitorais anteriores rejeitadas pela Justiça Eleitoral foi aprovado nesta terça-feira (22) pela Câmara dos Deputados. A proposta estabelece novas regras para a expedição da certidão de quitação eleitoral, que é exigida para que uma pessoa possa garantir sua candidatura a um cargo eletivo. O texto aprovado muda a interpretação dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a emissão da certidão de quitação eleitoral. De acordo com o projeto, os candidatos deverão apresentar à Justiça Eleitoral a prestação de contas de campanha eleitoral, ainda que as contas sejam desaprovadas. A medida ainda estabelece que o candidato pague a multa no valor equivalente ao das irregularidades detectadas, acrescida de 10 %. O projeto segue para aprovação do Senado Federal.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 19:40

    Cachoeira pode ser convocado a depor novamente, diz relator de CPI

    Cachoeira pode ser convocado a depor novamente, diz relator de CPI
    O bicheiro se calou no depoimento desta terça
    O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do bicheiro Carlinhos Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), não descartou a possibilidade de reconvocar o contraventor para prestar novo depoimento ao colegiado. As informações que devem ser prestadas por Cachoeira, no entanto, na avaliação do relator, não são fundamentais para que a CPI possa prosseguir investigando. "Há uma disposição manifesta dele e de seus advogados, de que ele pode vir depois do dia 1º de julho à CPI e colaborar com informações. Agora, não se pode esperar de um chefe de quadrilha, de um bandido, de um chefe de uma organização criminosa desse vulto, com essa força, que ele contribua com nossas investigações”, afirmou. Cachoeira se recusou a responder às perguntas feitas pelos integrantes da CPI. Ele alegou que respondia a um inquérito na Justiça, com audiência prevista para o fim deste mês. A orientação dos advogados, nesse contexto, era a de que o bicheiro usasse o direito constitucional de permanecer calado. Por duas horas e meia, ele ficou calado, atitude que irritou os integrantes da comissão, que decidiram suspender o depoimento.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 19:20

    Ibititá: Bandidos são mortos e polícia recupera dinheiro levado de lotérica

    Dois assaltantes foram mortos por investigadores da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). Erenilton Souza dos Santos, 25, e Vanderlino José de Queiroz Filho, 36, foram surpreendidos nas proximidades de um povoado no município de Uibaí, no noroeste baiano. Com a eles a polícia encontrou R$ 2.539 roubados de uma casa lotérica da cidade de Ibititá, cidade vizinha a Irecê. Segundo os agentes policiais, ao notar a chegada da equipe policial, Vanderlino, que estava na garupa de uma motocicleta, disparou contra a guarnição. Baleados na troca de tiros, ele e o colega não resistiram aos ferimentos e morreram. De acordo com o delegado Henrique José Silva Morais, coordenador da 14ª Coorpin, Erenilton tinha passagens pela polícia por furto, roubo e porte ilegal de arma nos municípios de Irecê, João Dourado e Central. Vanderlino é indiciado em vários inquéritos por roubo, homicídio, porte ilegal de arma, corrupção de menores formação de quadrilha, e acumulava também três mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pelas comarcas de Barreiras, Formosa do Rio Preto e Ibotirama.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 19:00

    Custo da transposição do São Francisco dobrou por reajustes contratuais e compensações ambientais, diz ministro

    Estimada em R$ 4,8 bilhões em 2007, o custo da obra de transposição do Rio São Francisco subiu para R$ 8,2 bilhões atualmente. Segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, os motivos foram reajustes contratuais, compensações ambientais e desapropriações. A explicação foi dada nesta segunda-feira (22) à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Segundo Bezerra, os reajustes contratuais significaram aumento de 30% entre 2007 e 2012, fruto dos indicadores previstos nos contratos. Os custos de compensações ambientais, que tinham estimativa de R$ 400 milhões no início da obra, passaram para cerca de R$ 1 bilhão. E a previsão de gastos com desapropriações, que era R$ 40 milhões, vai chegar a R$ 100 milhões. Cerca de 1,8 mil desapropriações já foram realizadas para a obra.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 18:56

    Band diz que atitude de jornalista ‘fere o código de ética’ da emissora e que tomará ‘medidas disciplinares’

    Band diz que atitude de jornalista ‘fere o código de ética’ da emissora e que tomará ‘medidas disciplinares’
    Em resposta à enxurrada de protestos de jornalistas e internautas após a circulação do vídeo de uma reportagem exibida pelo programa Brasil Urgente-Bahia, em que a repórter Mirella Cunha ridiculariza um rapaz preso suspeito de estupro, a Rede Bandeirantes emitiu uma breve nota. "A Band vai tomar todas as medidas disciplinares necessárias. A postura da repórter fere o código de ética do jornalismo da emissora".

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 18:40

    Itagibá: Petistas criticam posicionamento da direção estadual

    Os petistas de Itagibá, que lutam pelo palanque próprio nas eleições municipais de outubro próximo, criticaram nesta terça-feira (22) os comandos municipal e estadual do PT, que insistem em manter o apoio a um candidato do PCdoB. Em nota enviada à imprensa, os militantes acusam a presidente local, Marilu Neiva, de mudar a ata do encontro que aprovou a pré-candidatura do líder do Movimento dos Sem Terra (MST), Fulgêncio Novaes (PT). Os petistas itagibenses acusam ainda a executiva estadual da legenda de omissão, já que conhece o problema e não toeria tomado nenhuma providência e nem teria se pronunciado sobre o problema.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 18:31

    Jornalistas repudiam atitude da repórter da Band-BA carta aberta

    Jornalistas repudiam atitude da repórter da Band-BA carta aberta
    Um grupo de jornalistas divulgou uma carta em que se posiciona contra o jornalismo policial dito "sensacionalista" na Bahia. A iniciativa se deu após repercussão nacional da entrevista sobre um acusado de estupro, feita pela repórter Mirella Cunha no programa Brasil Urgente-Bahia, da Band, há duas semanas. Confira o vídeo e a íntegra da carta dos jornalistas na Coluna Holofote. 

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 18:18

    STJ decide manter prisão de Carlinhos Cachoeira

    Os ministros da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, por três votos a um, pela manutenção da prisão do bicheiro Carlinhos Cachoeira. O julgamento do habeas corpus começou na semana passada, mas foi interrompido por um pedido de vista do desembargador convocado Adilson Macabu, que alegou estar com “inquietações jurídicas”. Na ocasião, o placar já estava em três votos a zero pela manutenção da prisão de Cachoeira e havia poucas chances de algum ministro mudar de posição. Na retomada da sessão, na tarde desta terça-feira (22), Macabu disse que não há motivo para manter Cachoeira preso neste momento do processo. “A prisão é última medida a ser tomada antes da sentença final. Medidas alternativas não representam impunidade”, afirmou.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 17:50

    Passageiro se recusa a voar com piloto mulher e é expulso de avião da Trip

    Um homem foi expulso de um voo da companhia Trip Linhas Aéreas, na noite do último sábado (18), após fazer o maior escândalo dentro do avião e afirmar que não voaria com uma mulher no comando. O caso ocorreu no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a empresa, a comandante "convidou educadamente esse senhor a sair da aeronave". O comentário do homem e o "convite" da condutora provocaram tumulto e os passageiros chegaram a vaiar o ocupante. Em nota, a Trip informou que Polícia Federal (PF) escoltou o passageiro para as dependências do terminal e a companhia seguiu com a programação norma. “Todas as funcionárias são devidamente treinadas e qualificadas para desempenhar suas funções”, disse a empresa, que ainda afirmou "não tolerar comentários ou atitudes preconceituosas que constranjam seus funcionários ou passageiros, sob qualquer justificativa". O voo 5348 decolou para Palmas (TO), com escala em Goiânia (GO), com atraso de uma hora. Ele chegou ao destino sem problemas relatados.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 17:43

    Rodoviários decretam greve; Sindicato não deve cumprir decisão judicial de manter 40% da frota nas ruas

    por José Marques / Evilásio Jr.
    Rodoviários decretam greve; Sindicato não deve cumprir decisão judicial de manter 40% da frota nas ruas
    Foto: Andrei Amós / Bahia Notícias
    Sem chegar a um acordo com os empresários dos transportes públicos de Salvador na derradeira negociação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Sindicato dos Rodoviários decidiu conservar a greve da categoria a partir da 0h desta quarta-feira (23). De acordo com a assessoria de comunicação da entidade de classe, “dificilmente” será mantida uma frota mínima de 40% nas ruas, como determinou liminar da Justiça. O não cumprimento da medida implicará em multa diária de R$ 50 mil. A justificativa seria a possibilidade de os veículos serem depredados por uma população indignada com a pequena quantia de carros nas ruas. O Sindicato das Empresas de Transporte (Setps) ofereceu 4,88% de aumento salarial e no tíquete, enquanto os trabalhadores pediram 8,23% de reajuste e 21% no vale-alimentação. Ao Bahia Notícias, o negociador oficial do Setps, Jorge Casto, a foi taxativo: "Agora não tem mais o que discutir". O TRT considerou que os números estavam díspares e encerrou a reunião. Só na próxima segunda-feira (28), a Corte julgará o dissídio coletivo da categoria. Ou seja, a greve deverá ser mantida por pelo menos seis dias.

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 17:43

    Com edema na coxa, Morais vira desfalque no Bahia

    Com edema na coxa, Morais vira desfalque no Bahia
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    Substituído no início do segundo da partida contra o Santos, na estreia do Campeonato Brasileiro da Série A, o meia Morais, que se queixou de dores na coxa, está fora das duas próximas partidas do Bahia, contra o Grêmio, nesta quinta-feira (25), pela Copa do Brasil, e também diante do São Paulo, domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro. Saiba mais na Coluna Esportes

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 17:30

    Angical: Jovem de 14 anos mata adolescente da mesma idade por ciúmes do namorado de 17

    Angical: Jovem de 14 anos mata adolescente da mesma idade por ciúmes do namorado de 17
    População está revoltada com crime
    Uma jovem de 14 anos foi morta a facadas por outra adolescente da mesma idade, na noite desta segunda-feira (21), no município de Angelical, no oeste baiano. De acordo com a polícia, o crime foi motivado por ciúmes. A vítima teria se envolvido em um triângulo amoroso e estava apaixonada pelo namorado da assassina, um menor de 17 anos. Segundo informações do Blog Sigi Vilares, o adolescente estaria junto com a namorada e teria segurado a garota no momento da agressão. O casal foi apreendido, mas o titular da delegacia da cidade, Carlos Freitas, preocupado com uma possível reação dos moradores, transferiu o casal para o município vizinho de Barreiras. Os dois menores, que estão à disposição da Justiça, devem ser transferidos para Salvador nesta quarta (23).

    Comentar
       
    Terça, 22 de Maio de 2012 - 17:10

    Combate ao trabalho escravo envolve troca de experiência entre Bahia e Mato Grosso

    O Hotel Porto Bello, localizado no bairro da Ondina, em Salvador, será palco de um debate sobre o trabalho escravo, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia para o Trabalho Decente, nesta sexta-feira (dia 25), das 8h30 às 18h. Com o tema “Mato Grosso - Bahia: Troca de Experiências no Combate ao Trabalho Escravo”, o evento acontecerá na semana em que o Brasil está empenhado na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 438/2001, conhecida como a PEC do Trabalho Escravo. “Vale destacar que o Mato Grosso é referência nacional nas ações integradas e articuladas dos mais diversos órgãos e instituições para erradicação do trabalho escravo”, afirma Patrícia Lima, assessora especial da Setre e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O encontro será dirigido aos membros da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-Ba).

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728