Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Mau tempo: ferry boat proíbe travessia de veículos pesados

Nenhum comentário
bahia

Mau tempo: ferry boat proíbe travessia de veículos pesados

A travessia de veículos pesados pelo sistema ferry-boat foi interrompida nesta terça-feira, devido ao mau tempo que atinge a capital baiana. Segundo a TWB, concessionária que administra o sistema, a interrupção no embarque de ônibus e caminhões foi uma medidas de segurança. Apesar das condições de navegação com mar ainda agitado, o transporte pelo sistema ferry boat acontece com regularidade para pedestres e vvaículos pequenos. Nesta manhã, o movimento é moderado nos Terminais Marítimos de São Joaquim e Bom Despacho, com vagas disponíveis para atender a demanda prevista ao longo do dia. Passageiros que viajam a pé ou de carro embarcam com facilidade nesta terça-feira, podendo ter acesso imediato. (Tribuna)
bahia
22 de maio de 2012, 12:20

Pais de alunos dão prazo para acordo entre governo e professores

Cerca de 50 pais e alunos do Colégio Rafael Serravale, na Pituba, se reuniram, nesta terça-feira, em assembleia na unidade de ensino para discutir a greve dos professores estaduais, que completa 42 dias hoje. Eles deram um prazo até 30 de maio para um acordo entre o governo e os docentes, de acordo com Antônio Daltro Moura, pai de dois alunos de 13 e 16 anos. Ele teme que o ano letivo seja prejudicado pela greve. Os pais de alunos ameaçam ocupar a Governadoria caso o movimento continue. O grupo decidiu procurar o Ministério Público Estadual (MP-BA) para cobrar uma medida emergencial para finalizar o movimento. No sul da Bahia, os professores fizeram um panelaço na Avenida Cinquentenário, a principal de Itabuna (a 447 km de Salvador). Os docentes querem que o governo aprove o reajuste de 22,22%. De acordo com o presidente da APLB (sindicato da categoria) em Itabuna, João Rodrigues, 90% dos 1.200 docentes da região aderiram ao movimento, prejudicando 30 mil alunos. (A Tarde)
brasil
22 de maio de 2012, 12:09

Maia: PEC do Trabalho Escravo será votada hoje, com ou sem acordo


Presidente da Câmara, deputado Marco Maia
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, afirmou há pouco que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo será votada nesta terça-feira pelo Plenário mesmo que não haja acordo. “A minha intenção é colocar em votação em sessão extraordinária. Concordo que precisamos definir melhor o que é trabalho escravo e o que é desrespeito à legislação trabalhista”, afirmou o presidente. Segundo ele, as posições radicais a favor e contra o texto atual não vão adiar a data da votação. (Blog do Claudio Humberto)
bahia
22 de maio de 2012, 12:00

Luciano Simões critica governo estadual por crise na saúde

O líder do bloco parlamentar PMDB/PR na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões, afirmou na tarde desta segunda-feira, no plenário da Casa, que, de acordo com as pesquisas realizadas pelo PMDB na capital e no interior da Bahia, a saúde hoje é o maior problema que aflige o povo baiano. O parlamentar destacou que o índice de queixas relacionadas ao atendimento à saúde varia entre 35 a 40%. Segundo Simões, a pesquisa ainda revelou que o segundo item mais criticado e mais carente, com base nas informações obtidas, diz respeito ao abastecimento de água, variando de 25 a 30% das reclamações. “Notem que o governo vem, de forma leviana e ímproba, trazer propaganda mentirosa ao povo da Bahia. Os números apresentados são falaciosos e a seca é o retrato da ineficiência do governo. Nenhuma obra estruturante de abastecimento de água foi realizada na Bahia, as últimas foram feitas pelo governo passado”, afirmou o deputado.
bahia
22 de maio de 2012, 11:57

Alimentos e carros-pipa começam a chegar a municípios da Bahia atingidos pela estiagem

Duas mil toneladas de feijão e mil toneladas de arroz começaram a ser distribuídas esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a municípios baianos afetados pela estiagem – a maior dos últimos 30 anos. Até o momento, 242 cidades decretaram estado de emergência e a estimativa é que cerca de 2,7 milhões de pessoas tenham sido afetadas. De acordo com o governo da Bahia, na unidade de Irecê, foram disponibilizadas 1,8 mil toneladas de feijão e 900 toneladas de arroz. Em Ribeira do Pombal, estão à disposição dos municípios cadastrados 200 toneladas de feijão e 100 toneladas de arroz. A meta é que sejam carregados até 12 caminhões por dia (120 toneladas), cada um destinado a uma prefeitura diferente. Para que os itens sejam retirados nas unidades da Conab, a cidade precisa fazer o agendamento, por telefone, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. O arroz é produzido pela agricultura familiar do estado do Tocantins e o feijão já fazia parte do estoque da Conab.
bahia
22 de maio de 2012, 11:55

Caculé: Vereador é preso com carro roubado

Um ex-vereador do município de Caculé, no Centro-Sul da Bahia, foi preso nesta segunda-feira, com um carro roubado. Segundo a polícia, Milton Augusto de Oliveira foi flagrado com um Fiat/Strada, placa JQX-1591, furtado em Salvador. O ex-parlamentar foi liberado mediante pagamento de fiança, mas vai responder por receptação de mercadoria roubada. As informações são do blog do Anderson.
brasil
22 de maio de 2012, 11:45

Carlinhos Cachoeira está ‘tranquilo’ em ‘momento crítico’, diz advogada

Foto: Mariana Zoccoli / G1

A advogada Dora Cavalcanti na saída da Penitenciária da Papuda após visitar Carlinhos Cachoeira
A advogada Dora Cavalcanti, que defende o bicheiro Carlinhos Cachoeira, afirmou nesta terça-feira que seu cliente vive um “momento crítico”, mas está “tranquilo” para o depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito nesta tarde. Ao ser perguntada sobre se ele ficará calado na sessão, ela respondeu que dependerá “da dinâmica da CPI”. “Ele está tranquilo e nosso conselho, enquanto defesa, é que ele use o direito de permanecer em silêncio. [...] É um momento crítico, difícil, ele completou 81 dias de prisão, mas vai ser respeitoso na CPI”, disse a advogada, que falou com a imprensa na saída da Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde o bicheiro está preso. Cachoeira foi preso em Goiás no fim de fevereiro e transferido posteriormente para o presídio federal de Mossoró. Em 18 de abril, ele foi transferido para a Papuda. Leia mais no G1.
brasil
22 de maio de 2012, 11:41

Código Florestal: Secretário de Agricultura diverge de Wagner e é contra veto presidencial

Foto: Manu Dias/SECOM

Eduardo Salles, secretário estadual de Agricultura
O secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), encaminhou manifesto à presidenta Dilma Rousseff solicitando que ela não vete o Código Florestal. Salles considera o veto um retrocesso e pede que a presidenta deixe para debates posteriores a discussão de pontos polêmicos como a questão da anistia das multas e a recuperação das APPs. O posicionamento de Salles é divergente da opinião do governador Jaques Wagner (PT), que, durante o Fórum Empresarial de Comandatuba, defendeu o veto presidencial (veja aqui). “Acho razoável o veto. Vai abrir mais espaço para o debate e possibilitar a busca do consenso. Não gosto do código como está”, opinou o governador na oportunidade. (Thiago Ferreira)
bahia
22 de maio de 2012, 11:39

Ibirapuã: PSB diz que vereador acusado de estupro não é da legenda


Vereador teve prisão decretada ontem
O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia divulgou nota informando que o vereador Anderson Amaral, do município de Ibirapuã, não é filiado à nossa legenda desde o final de 2011. O Vereador teve prisão decretada ontem pelo juiz Ricardo Costa, a pedido do Ministério Público. Ele é acusado de torturar, espancar, estuprar e humilhar a própria esposa.
Leia mais: Ibirapuã: vereador é acusado de espancar, estuprar e torturar a esposa
bahia
22 de maio de 2012, 11:28

Una: Pescador some depois de cair em mar durante princípio de naufrágio

Um pescador está desaparecido desde o fim da tarde de segunda-feira na praia de Itapororoca, situada na cidade de Una, na região sul da Bahia. A vítima havia saído para pescar com outros três colegas, quando a embarcação de pesca indicou princípio de naufrágio, provocada por ventos fortes, de acordo com o delegado Israel Fiterman, responsável pela unidade de Canavieiras, cidade vizinha onde foi registrado o caso. “Caíram três no mar, apenas um conseguiu controlar o barco. Ele conseguiu resgatar dois deles, mas o rapaz ficou”, descreve o delegado. O acidente aconteceu no local conhecido como “Barra de Comandatuba”, caracterizado pelo encontro do rio com o mar. De acordo com Fernando Benjamim, que trabalhou na região e diz conhecê-la bem, há formação de ondas fortes naquela maré. “Dependendo da quantidade de vento, o mar se torna revolto”, relata. Um grupo de pescadores, segundo o delegado, realiza buscas no mar da região na manhã desta terça. “Também já comunicamos à guarda costeira e aos órgão da região praiana. O rapaz é pescador, acredito que ele possa estar com vida”, avalia Israel Fiterman. A Marinha do Brasil já foi acionada. (G1)
salvador
22 de maio de 2012, 11:16

Homem é baleado em saidinha bancária em São Caetano

Um homem foi baleado na noite desta segunda-feira no bairro de São Caetano em uma saidinha bancária. Segundo informações da polícia, Cristiano Soares de Carvalho, 32 anos, foi atingido na perna esquerda. O crime aconteceu na rua Padre Luis, quando Cristiano chegou de carro com um amigo, estacionou na frente de um banco e sacou dinheiro. Ao retornar para o veículo, ele foi abordado por dois homens que o assaltaram. Ao tentar fugir, Cristiano foi atingido por um dos tiros disparados pelos bandidos, que fugiram em seguida. Ele foi socorrido pelo amigo e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado. O caso será investigado pela 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano). (Correio)
brasil
22 de maio de 2012, 11:01

Ausência de testemunha prejudica Demóstenes, diz relator


Senador Humberto Costa (PT-PE)
O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo no Conselho de Ética que investiga as relações entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), afirmou que a ausência do advogado Ruy Cruvinel, arrolado como testemunha de defesa de Demóstenes, prejudica o senador. O depoimento estava marcado para a manhã desta terça, mas o advogado comunicou por meio de ofício ao conselho que não viria. O ofício foi lido pelo presidente do conselho, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)no início da reunião desta manhã. “A justificativa [para a ausência] é por razões pessoais e familiares, e ele não gostaria de se expor. O que vamos fazer daqui para a frente é dar continuidade ao processo. Em verdade, termina gerando um prejuízo para o senador Demóstenes, a medida que ele era uma das testemunhas de defesa”, avaliou o relator. Leia mais no G1.
bahia
22 de maio de 2012, 10:54

Lídice reafirma pré-candidatura de Sargento Isidório em Candeias


Senadora Lídice da Mata (PSB)
A senadora Lídice da Mata (PSB) reafirmou a pré-candidatura  do deputado estadual Sargento Isidório à prefeitura de Candeias, nas  eleições de outubro. “Temos um líder político com grande votação na cidade que pontua bem  em todas as pesquisas: em Candeias, o candidato do PSB é o Sargento  Isidório”, declarou a senadora. A declaração foi feita ontem, durante entrevista à Rádio Baiana FM. Segundo  Lídice , as alianças dependem das  circunstâncias. “No caso de Candeias nossa candidatura segue em  frente,  estamos trabalhando para viabilizar a candidatura de Isidório  unindo a base do governo em torno dela para enfrentar a atual  administração municipal”, ressaltou. Este leque de opções reflete-se na decisão que o partido  tomará em sua  convenção municipal de Salvador, mês que vem. “Tanto podemos ter  candidatura própria como podemos apoiar o PT com Pelegrino ou o PCdoB  com Alice Portugal”.
brasil
22 de maio de 2012, 10:48

Afastamento de procuradora abre polêmica no MPF

Eduardo Militão, Congresso em Foco
Suspeita de contrabando, dois meses fora do trabalho sem autorização dos superiores, uso de cópias de despachos para processos diferentes, distribuição de assinaturas em etiquetas para utilização em procedimentos diversos, falsificação de rubricas e gastos exagerados na conta do celular funcional, que chegou a acumular despesas acima de R$ 8 mil em apenas três meses.Essas foram algumas das acusações que embasaram a decisão do Conselho Superior do Ministério Público Federal de exonerar a procuradora da República Gisele Bleggi Cunha. Trata-se de fato raro. Em geral, uma vez aprovados em concurso público, os membros do Ministério Público Federal (MPF) atravessam olimpicamente o período de dois anos denominado estágio probatório. É a fase pela qual o servidor público concursado passa antes de começar a usufruir todos os direitos inerentes ao cargo, ou, como se costuma dizer, ser “efetivado”. Leia mais no Congresso em Foco.
bahia
22 de maio de 2012, 10:46

Polícia prende foragido da justiça na BR-324

Em boletim divulgado à imprensa, nesta terça-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou, que agentes da Delegacia de Simões Filho prenderam, nesta segunda-feira, um traficante, de 21 anos, foragido da justiça portando droga e dinheiro na BR-324. A ação ocorreu por volta das 10h, durante fiscalização no Km 619, região da Brasilgás. Ao abordar o veículo, de marca Renaut Clio, e consultar os dados do condutor, os policiais constataram que ele possuía mandado de busca e apreensão por ser fugitivo da Penitenciária Lafaiete Coutinho. Com o acusado, foram encontrados 100 gramas de maconha e R$ 500, em dinheiro, que seriam utilizados para compra de droga em Salvador. Além disso, o carro que ele dirigia era clonado. O jovem, que cumpria pena no presídio por assalto e tráfico de drogas, foi encaminhado à Polícia Judiciária Local. (A Tarde)
brasil
22 de maio de 2012, 10:36

Vaccarezza explicará na CPI mensagem para Cabral, diz petista


Cândido Vaccarezza (PT-SP)
O deputado e ex-líder do PT na Câmara Paulo Teixeira (SP) disse ao iG que seu correligionário Cândido Vaccarezza (PT-SP) se antecipará a possíveis questionamentos na sessão de hoje da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira e explicará a troca de mensagens com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Ex-líder do governo na Câmara, Vaccarezza foi flagrado na sessão da última quinta-feira enviando torpedo no celular para Cabral, em meio à votação de requerimentos de convocação, que sugeriria uma estratégia de “blindagem” ao governador. “A relação com o PMDB vai azedar na CPI, mas não se preocupe, você é ´nosso´ e nós somos ´teu’”, dizia a mensagem. O flagrante gerou críticas a Vaccarezza dentro do partido, e chegou-se a comentar nos bastidores que os próprios petistas teriam pedido a substituição do parlamentar na CPI. (Último Segundo)
salvador
22 de maio de 2012, 10:36

Imbassahy se interna em São Paulo para fazer desobstrução coronariana


Imbassahy está sob os cuidados de Kalil Filho, o médico das celebridades políticas
O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) encontra-se em São Paulo para a realização de uma desobstrução no sistema cardiovascular. O problema foi identificado durante a ralização de exames preventivos. Sob os cuidados do médico cardiologista Roberto Kalil Filho, o parlamentar se submeterá a um procedimento de correção nesta terça-feira, 22, no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. Sua expectativa é a de retomar logo as atividades parlamentares.
brasil
22 de maio de 2012, 10:35

Após compromissos pessoais em Porto Alegre, Dilma volta a Brasília


Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff deixa Porto Alegre na manhã desta terça-feira, depois de visitar familiares e o ex-marido e ex-deputado Carlos Araújo. Ela passou a noite no Hotel Plaza São Rafael, no Central, de onde saiu às 9h35 para iniciar viagem a Brasília. Na capital federal, cumprirá compromissos oficiais. De acordo com a agenda do Planalto, a presidente se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, às 15h, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, às 17h. Dilma desembarcou em Porto Alegre às 17h40 de segunda-feira, após participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da ponte de Laguna (SC), na BR-101. No deslocamento do comboio presidencial do Aeroporto Salgado Filho até o centro da cidade, um acidente envolveu um dos batedores que fazia a escolta. (G1)
exclusivas
22 de maio de 2012, 10:34

EXCLUSIVO! EXCLUSIVO: PSC fecha apoio a Pelegrino e indica Ibametro e outros cargos nos governos federal e estadual

Raul Monteiro

Eliel Santana, que costurou o apoio, queria ser candidato a vice de Pelegrino, mas não deixaram
Numa reunião ocorrida na semana passada da qual o governador Jaques Wagner (PT) participou ativamente à distância, o PSC fechou o apoio à pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador e o ingresso na base governista estadual.
Em troca, a legenda vai poder indicar a presidência do Ibametro, duas diretorias da Junta Comercial da Bahia (Juceb), uma diretoria de um importante órgão federal no Estado, além de um número razoável de cargos menores na estrutura do governo.
A expectativa é de que o anúncio ocorra até a próxima semana. Trata-se do segundo partido de porte que apóia a candidatura de Pelegrino. O primeiro foi o PSD, do vice-governador Otto Alencar. Legendas nanicas, como o PRP, o PTC e o PTdoB, também já fecharam aliança com o petista.
No início das tratativas, conduzidas diretamente pelo presidente do PSC, Eliel Santana, o partido tentou empurrar seu nome para a vice de Pelegrino, mas o PT e o governo bloquearam a intenção até segunda ordem.
Apesar de ter eleito cinco deputados à Assembleia nas eleições de 2010, quando participou da campanha ao lado do então candidato peemedebista Geddel Vieira Lima, o partido mantém apenas dois parlamentares na Casa, um dos quais o polêmico Targino Machado, que o governo teve que engolir no pacote, já que é considerado figura “intratável” tanto por governistas como oposicionistas.
A celebração do acordo com o PSC, por meio da entrega de vários cargos no governo estadual e num órgão federal, é a primeira prova concreta de que Jaques Wagner resolveu arregaçar as mangas para eleger Pelegrino, num momento em que as oposições se dispersam com candidaturas próprias.
salvador
22 de maio de 2012, 10:18

Travessia Salvador-Mar Grande está suspensa nesta terça

A travessia de lancha entre Salvador e Mar Grande está suspensa nesta terça-feira por conta dos fortes ventos e mar agitado na Baía de Todos-os-Santos. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a operação pode ser retomada ainda hoje caso as condições de navegação melhorem. O “Passeio às Ilhas” de escuna pela Baía de Todos os Santos também está suspenso. (A Tarde)
economia
22 de maio de 2012, 10:08

Prévia da inflação tem alta em maio e índice acumula 2,39% no ano

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,51% em maio, após subir 0,43% em abril. O resultado, divulgado nesta terça-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo AE Projeções, que esperavam inflação entre 0,45% e 0,63%, com mediana de 0,56%. Com o resultado anunciado hoje, o IPCA-15 acumula taxas de 2,39% no ano e de 5,05% em 12 meses até maio. (Agência Estado)
bahia
22 de maio de 2012, 10:06

Lúcio questiona compra de imóvel por Wagner a dono da Mastermed


Deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB)
Deu no Blog do Claudio Humberto: “O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB) estranha que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tenha comprado luxuoso apartamento (no Corredor da Vitória, área nobre de Salvador) de familiares de César Santana, suposto mandante do assassinato do um sindicalista, Paulo Colombiano, “enquanto o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), paga caro por ter vendido casa ao sobrinho de Cachoeira.”
salvador
22 de maio de 2012, 09:57

Imóvel ameaça cair e terra invade casas no Rio Vermelho

Dois deslizamentos de terra e uma ameaça de desabamento de imóvel foram registrados na manhã desta terça-feira, no bairro Rio Vermelho, pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo o órgão, as ocorrências têm nível de gravidade. Não há informação de feridos. Os deslizamentos ocorrem nas ruas Belmonte e Arquibaldo Baleeiro. A ameaça de queda de imóvel foi registrada na avenida Cardeal da Silva. Além dessas ocorrências, moradores relatam a queda de um barranco na rua Macaúbas, ainda no Rio Vermelho, que atingiu duas casas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura varia entre 20ºC e 26ºC. (G1)
brasil
22 de maio de 2012, 09:56

Chalita critica cessão de terreno para Instituto Lula

Felipe Frazão, Agência Estado
Pré-candidato em São Paulo, o deputado Gabriel Chalita (PMDB) criticou nesta segunda a doação de um terreno de R$ 20 milhões, na Luz, ao Instituto Lula: “Isso não vai revitalizar o centro”. A cessão do imóvel para a construção de um Memorial da Democracia partiu do prefeito Gilberto Kassab (PSD). “Não precisava. Já que foi aprovado pela Câmara, né? Se fizer um belo instituto para a população usufruir como área cultural, está feito.” Na sexta-feira, Chalita havia dito que, como Fernando Haddad, também era candidato de Lula e da presidenta Dilma Rousseff. (Estadão)

“Gatos” são alvo de ação contra roubo de água

Juscelino Souza, A Tarde
Em abril, uma operação da Embasa desativou sistemas clandestinos de captação em rios e barragens em Seabra (a 49 5 km de Salvador) e Vitória da Conquista (a 509 quilômetros da capital). Agora, a empresa vai focar a fiscalização em lava-jatos, empresas e residências suspeitos de furtar água por meio da prática conhecida como “gato”. A data da operação ainda não foi definida, mas um dos alvos será o município de Vitória da Conquista, onde, somente nos últimos três meses, foram desativadas 200 ligações de água feitas à revelia da Embasa. Segundo levantamento do Sindicato do Empreendedor Individual, o município tem 25o empresas ligadas ao setor de autoposto e todos possuem reservatórios e cisternas. “Não pode se descartar, entretanto, que algum clandestino, alguém näo ligado à nossa base, faça captação ilegal de água por meio de ‘gato’”, acentua Altemar Campelo, representante sindical. A Embasa não adiantou detalhes das operações, mas segundo a assessoria de comunicação da empresa não há registro de fornecimento de água para postos de lavagem veicular, o que não descarta a fiscalização, já que pode haver captação clandestina. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
brasil
22 de maio de 2012, 09:39

Deputado critica cessão de terreno para Instituto Lula

Pré-candidato em São Paulo, o deputado Gabriel Chalita (PMDB) criticou nesta segunda a doação de um terreno de R$ 20 milhões, na Luz, ao Instituto Lula: “Isso não vai revitalizar o centro”. A cessão do imóvel para a construção de um Memorial da Democracia partiu do prefeito Gilberto Kassab (PSD). “Não precisava. Já que foi aprovado pela Câmara, né? Se fizer um belo instituto para a população usufruir como área cultural, está feito.” Na sexta-feira, Chalita havia dito que, como Fernando Haddad, também era candidato de Lula e da presidente Dilma Rousseff. (Agência Estado)
bahia
22 de maio de 2012, 09:35

Governador fura FIFA e anuncia Salvador na Copa das Confederações

Foto: Adelson Carvalho

Wagner durante entrevista ao apresentador Raimundo Varela
O governador Jaques Wagner furou o anúncio oficial da FIFA e garantiu que Salvador vai sediar os jogos da Copa das Confederações em 2013. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira, no Balanço Geral, da Record Bahia. O anúncio oficial será feito hoje, em Zurique, na Suíça. Na terça-feira passada, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o canteiro de obra, acompanhado do governador e afirmou que as obras da Arena Fonte Nova estão adiantadas. (Emerson Nunes)
bahia
22 de maio de 2012, 09:22

Fim de semana chuvoso traz esperança ao sudoeste e a Chapada

Juscelino Souza e Míriam Hermes, A Tarde
Há previsão da continuação de chuva na região de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. A informação é da Estação Meteorológica da Universidade Estadual do doeste da Bahia (Uesb). Além de Vitoria da Conquista, no final de semana choveu em parte dos municípios vizinhos como Barra do Choça, Itambé, Anagé e Itapetinga. A possibilidade de que chova 26 milímetros no decorrer da semana reanimou os produtores de abacaxi de Itaberaba ( a 285 km de Salvador), na Chapada Diamantina. “A falta de chuva frustrou a safra deste ano e retardou o plantio para 2013″, o presidente do sindicato rural, Alfredo Bezerra. Em Rio do Pires e Paramirim choveu do último dia 17 até a madrugada de domingo. A estação da EBDA registrou 54 milímetros no primeiro município e 28, no segundo. A frente fria que atingiu o litoral baiano chegou sem força no oeste do Estado. Em Muquém do São Francisco (a 720 km de Salvador) de acordo com o secretário do Agricultura, Gilmar Correia, durante o final de semana o céu chegou a ficar coberto, mas a chuva foi pouca. “Não deu para encher reservatórios, nem molheu a terra de modo a possibilitar um replantio. Apenas refrescou e clima, que já esquentou novamente”, disse. O mesmo aconteceu em Bom Jesus da Lapa ( 84o km de Salvador) que está em estado de emergência por causa da seca.
mundo
22 de maio de 2012, 09:21

Sobe para 25 mortos em acidente de trem na Índia

Um trem de passageiros bateu contra um trem de carga que estava parado e pegou fogo durante a madrugada desta terça-feira no sul da Índia, matando pelo menos 25 pessoas e deixando dezenas de feridos. As equipes de resgate trabalharam por cerca de seis horas para retirar cerca de 70 sobreviventes das ferragens. Sobreviventes traumatizados receberam atendimento médico, enquanto mães desesperadas pediam ajuda para encontrar os filhos desaparecidos. Testemunhas disseram ter visto vítimas em chamas. “Quando o trem parou, com um grande estrondo, eu desci e vi passageiros em chamas pedindo ajuda”, disse à Press Trust of India o executivo de marketing Munijayendra, de 25 anos, que usa apenas um nome. “O pior é que estávamos desamparados e o calor era insuportável”. Pelo menos 40 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos, sendo que dez delas estão em estado grave, informou o chefe da polícia local Charu Sinha. (Agência Estado)
economia
22 de maio de 2012, 09:16

Governo reduz IPI para compra de carros e negocia descontos e crédito


Ministro da Fazenda, Guido Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira medidas para incentivar o crescimento do país. O governo decidiu estimular o setor automobilístico e de bens de capital, com medidas financeiras e tributárias e negociou com as empresas descontos nos preços e maiores facilidades nos pagamentos. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis foi reduzido e, os carros populares, de até mil cilindradas, poderão ficar isentos do imposto, caso suas fabricantes estejam habilitadas ao regime automobilística brasileiro. Para as indústrias não habilitadas ao regime, a redução do IPI será de 37% para 30%. “A isenção atinge a maioria das montadoras instaladas no Brasil”, disse Mantega. Leia mais em O Globo.
salvador
22 de maio de 2012, 09:11

Motoristas e patrões fazem última reunião para evitar greve

Hieros Vasconcelos Rego, A Tarde
A última negociação para evitar uma greve de rodoviários em Salvador – prevista para começar a partir da oh desta quarta-feira – acontece às 16h de hoje no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps). Ontem, o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA) tentou, pela segunda vez, e sem sucesso, uma mediação entre a categoria e o patronato. Foi a 13ël rodada de negociação entre as partes. O MPT sugeriu a volta do pagamento do quinquênio e o reajuste salarial calculado com base no índice de inflação medido pelo Dieese (5,37%), mais 3% de ganho real, totalizando 8%. Os patrões recusaram, por causa da volta do quinquênio. Conforme o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Euvaldo Alves, o reajuste pedido inicialmente era de 14%, sendo 8% de ganho real. A categoria apresentou, ontem, uma contraproposta que também não foi aceita. “Diminuímos o pedido de ganho real para 5%, mais a volta do quinquênio, só que não fomos atendidos”, informou Alves.
bahia
22 de maio de 2012, 09:00

Deputados questionam critérios para aplicação de faltas na AL-BA


Deputado Targino Machado (PSC)
Os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Targino Machado (PSC) questionam o critério utilizado para dar faltas aos deputados em comissões da Assembleia Legislativa, documento ao qual a reportagem teve acesso para a matéria publicada no domingo. Rosemberg diz que defende os debates em comissões, mas que é injusto comparar faltas de deputados que fazem parte de seis comissões – como é seu caso – com os que só participam de duas. Muitas reuniões ocorrem no mesmo horário, afirmou. lá Targino diz que não faltou nove vezes nas comissões das quais titular, como diz o documento. (A Tarde)
mundo
22 de maio de 2012, 09:00

Otan sela acordo sobre retirar tropas do Afeganistão até 2014

Os chefes de Estado e de Governo do G8 (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Rússia), depois de dois dias de reuniões em Chicago, nos Estados Unidos, confirmaram o calendário para a retirada das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) do Afeganistão. O objetivo é que todos os militares deixem a região até o final de 2014. O presidente da França, François Hollande, pretende antecipar a retirada de seus homens do país para este ano. O G8 se comprometeu ainda a ajudar financeiramente o governo afegão. A ideia é que as autoridades do Afeganistão tenham condições de formar as próprias forças de segurança a fim de evitar o retorno dos talibãs. De acordo com as autoridades do G8, os primeiros militares deixarão o território afegão em meados de 2013. Segundo o documento, os 130 mil soldados da coalizão presentes no Afeganistão devem concluir a missão até o final de 2014.
brasil
22 de maio de 2012, 08:52

Testemunha chamada para defender Demóstenes se recusa a depor

O advogado de Goiás Ruy Cruvinel, arrolado como testemunha de defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), comunicou que não irá prestar depoimento nesta terça-feira no Conselho de Ética do Senado. Segundo informou ontem o presidente do colegiado, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o advogado alegou que quer “preservar a família”. “A defesa do senador Demóstenes havia classificado como imprescindível o depoimento dessa testemunha. Ocorre que nosso conselho não tem poder coercitivo de trazer testemunha”, disse. Demóstenes é suspeito de usar o mandato para favorecer o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro sob a acusação de comandar quadrilha de jogo ilegal e de corromper agentes públicos. Ao final do processo disciplinar, o Conselho de Ética pode recomendar a perda do mandato, se for constatada quebra de decoro parlamentar. A decisão final sobre a cassação cabe a todos os 81 senadores. (G1)
bahia
22 de maio de 2012, 08:49

Governo não acredita que movimento grevista hostiliza deputado Álvaro Gomes

Raio Laser, Tribuna
No governo, não colou a informação divulgada por figuras próximas ao deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) de que ele estaria sendo hostilizado por professores grevistas que batem ponto há mais de 30 dias na Assembleia Legislativa. A avaliação é de que Gomes tenta passar a ideia de que não está se relacionando bem com os grevistas para que não pareça que incentiva o movimento, liderado pela APLB, entidade comandada por seu partido. O problema é que o que as figuras próximas dele divulgam nunca foi refletido pelo deputado, por exemplo, num discurso, uma prova para o governo de que, no fundo, o parlamentar finge não apoiar o movimento, mas…
bahia
22 de maio de 2012, 08:48

Inquérito que contesta Louos deve resultar em ação de improbidade

João Pedro Pitombo, A Tarde
Os dois inquéritos instalados este mês pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para investigar a Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município (Louos) devem resultar em duas ações na Justiça – uma ação civil pública contra o município de Salvador e uma ação por ato de improbidade contra o prefeito João Henrique Carneiro (PP). As ações devem ser movidas da em junho deste ano. Os inquéritos do MP representam duas das três frentes de trabalho de contestação da Louos. A outra frente é a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), movida em março pelo procurador-geral do Estado, Wellington Lima o Silva, e pelo promotor Paulo Modesto, cujo teor foi divulgado no último domingo. Segundo o procurador-geral, as três iniciativas não se confundem e tem origem em instâncias distintas. Na avaliação da promotora Heliete Viana, do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público (Gepam), a gravidade das irregularidades cometidas pelo município e pela Câmara Municipal com a aprovação e sanção das Louos forçou o MP a acionar urna verdadeira “força-tarefa”, num trabalho que envolve seis promotorias da capital baiana. “Os inquéritos formalizam o procedimento de apuração que já haviam sido iniciados. O objetivo é adotar medidas mais concretas”, explica. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
bahia
22 de maio de 2012, 08:41

Sindicato diz que Nilo fez indicação de auditor por interesse

Biaggio Talento, A Tarde

Deputado Marcelo Nilo (PDT)
Depois de ter denunciado aos ministérios públicos do Estado e de Contas o auditor Inaldo da Paixão Araújo por supostamente acumular dois empregos públicos de forma irregular – o que Araújo nega com veemência -, o Sindicato dos Servidores dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios da Bahia vai divulgar nota pública hoje fazendo várias acusações e insinuando que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), e o conselheiro Antonio Honorato se articularam para a indicação do auditor como conselheiro, para ajudar na aprovação das contas da Assembleia Legislativa, que estão há cinco anos sem ser apreciadas pelo TCE. A desaprovação das contas deixaria Nilo inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Nilo, Honorato e Araújo rebateram ter havido qualquer acerto. Os dois últimos dizem que podem processar os diretores do Sindicontas a partir das acusações contidas na nota pública, que é assinada pelo presidente da entidade, Sidney Guilherme Chaves Júnior; o tesoureiro, Homero Faria da Matta Dourado; o diretor administrativo financeiro, Carlos Raimundo Moysés Garcia Rosa; o diretor de comunicações, Joselito Silva Mimoso; e o diretor social, Euvaldo Silva Caldas Neto. No documento, o Sindicontas apoia que a vaga de conselheiro seja ocupada por um membro do Ministério Público de Contas, contrariando a posição da Federação Nacional de Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc), que enviou ofício a Marcelo Nilo defendendo a indicação de Inaldo da Paixão. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
brasil
22 de maio de 2012, 08:40

Agenda da Anvisa mostra lobby de parlamentares em favor de indústrias

Jamil Chade, Estadão
Empresas farmacêuticas, laboratórios químicos e a indústria de alimentos usam políticos para tentar pressionar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na defesa de seus interesses. Um levantamento da própria agência reguladora constatou que, em 2011, 140 audiências foram pedidas por deputados, senadores e governadores com o diretor-presidente Dirceu Barbano a cúpula da entidade. A maioria pedia uma intervenção para defender a liberação da produção ou comercialização de um produto. O lobby veio à tona com o escândalo relacionado ao senador Demóstenes Torres. Em 21 de setembro de 2011, ele agendou uma reunião com Barbano e informou que o tema a ser tratado seria próstata. Na noite anterior, mudou a agenda e informou que falaria sobre o laboratório Vitapan. Mais tarde foi revelado que essa empresa pertencia ao empresário Carlos Cachoeira. Leia mais no Estadão.
brasil
22 de maio de 2012, 08:33

Marta Suplicy dá recado e causa desconforto em homenagem a Lula

Gustavo Uribe, O Globo
Foto: Michel Filho / O Globo

Senadora afirmou que "não basta o novo" na disputa municipal de São Paulo
Em mais uma demonstração de insatisfação com a condução da campanha eleitoral do PT em São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) deu na noite desta segunda-feira um recado público ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principal entusiasta da candidatura de Fernando Haddad à sucessão da capital paulista. Em discurso, em cerimônia de homenagem ao ex-presidente petista, a ex-prefeita de São Paulo afirmou que “não basta o novo” na disputa municipal, mas há a necessidade também de “um programa novo” para a capital paulista. O recado da senadora causou desconforto entre autoridades petistas presentes, que avaliaram o tom do discurso como uma alfinetada ao pré-candidato do PT, novato em disputas eleitorais e também presente ao evento. O PT tem adotado o discurso da renovação como slogan político na campanha eleitoral deste ano, em uma tentativa de se opor à candidatura de José Serra, que já foi prefeito de São Paulo. Leia mais em O Globo.
brasil
22 de maio de 2012, 08:26

Supremo nega liminar, e Cachoeira deve comparecer a depoimento nesta terça

Mariangela Gallucci, de O Estado de S. Paulo

Carlinhos Cachoeira
O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, terá de comparecer nesta terça-feira, 22, para depoimento marcado na CPI criada para investigar as relações dele com políticos. O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido dos advogados de Cachoeira para que a audiência fosse adiada pela segunda vez. Na segunda-feira, 21, à noite, porém, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que integra a defesa do contraventor, afirmou ao Estado que seu cliente ainda não havia decidido se irá ou não colaborar com a comissão. “Ele vai à CPI, mas não sei se vai depor”, afirmou o advogado. Segundo ele, a liminar do STF é explícita no sentido de que Cachoeira não é obrigado a responder as questões dos parlamentares e poderá permanecer calado. Originalmente a CPI deveria ter ouvido o contraventor na terça-feira da semana passada. Mas na véspera Celso de Mello autorizou Cachoeira a não comparecer à comissão. Leia mais no Estadão.
salvador
22 de maio de 2012, 08:20

Chuva não dá trega na manhã desta terça-feira

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou sobre as solicitações recebidas até as 8 horas, desta terça-feira. Até o momento, foram 13 solicitações de emergência, sendo quatro ameaças de desabamento de imóvel, um desabamento de muro, seis deslizamentos de terra, uma infiltração e uma pista rompida. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tempo deve permanecer nublado com chuvas esparsas. A temperatura deverá variar entre 20ºC a 26º. (Tribuna)
mundo
22 de maio de 2012, 08:15

Senado dos Estados Unidos reforça sanções ao Irã

O Senado dos Estados Unidos aprovou uma lei que estabelece novas sanções econômicas ao Irã, devido às suspeitas de irregularidades envolvendo o programa nuclear do país. A lei, que já foi aprovada pela Câmara dos Representantes, reforça as medidas adotadas pela Casa Branca, como a proibição de negócios com empresas vinculadas à Guarda Revolucionária iraniana. A nova lei também restringe ainda mais a concessão de vistos a iranianos ligados ao governo e inclui sanções aos indivíduos e empresas que forneçam tecnologia ou recursos para que Teerã possa usar a fim de reprimir seus cidadãos, como gás lacrimogêneo, balas de borracha e equipamentos de vigilância. A decisão dos parlamentares norte-americanos foi tomada às vésperas da reunião de alto nível entre os representantes do chamado P5+1 (Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China) e autoridades do Irã, em Bagdá, no Iraque, que ocorrerá de amanhã a quinta-feira.
brasil
22 de maio de 2012, 08:12

País têm poucas salas especiais para ouvir crianças vítimas de estupro

Foto: Divulgação/TJ-AC

Apesar de recomendação do CNJ, Brasil possui cerca de 70 salas
Apesar de recomendação de 2010 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para a instalação de salas especiais para ouvir crianças vítimas de abuso sexual, existem atualmente no país pouco mais de 70, segundo dados da organização Childhood Brasil obtidos pelo G1. O objetivo do depoimento especial é diminuir o trauma das crianças e adolescentes nos depoimentos nos processos judiciais sobre o abuso. Para isso, tribunais têm sido orientados a instalar as salas especiais, semelhantes a um quarto de criança. De acordo com a ONG, Minas Gerais e Rio de Janeiro ainda não possuem nenhuma sala. O Rio Grande do Sul, pioneiro na experiência no país, com a primeira sala especial instalada em 2003, ainda possui a maior parte: 50% do total. Segundo a recomendação 33 do CNJ, de novembro de 2010, os tribunais foram orientados a implementar “sistema de depoimento videogravado”, em ambiente separado da sala de audiência e com a participação de profissional especializado para atuar nessa prática. Leia mais no G1.
economia
22 de maio de 2012, 08:04

Taxa de desemprego entre jovens chega a 12,7% no mundo

Lucianne Carneiro, O Globo
Preocupante, sério e dramático são alguns dos adjetivos usados por especialistas para descrever a atual situação do desemprego juvenil no mundo. E os números divulgados ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) comprovam o cenário sombrio para os jovens e dão um recado ainda mais desolador: não há perspectiva de melhora nos próximos anos. A taxa de desemprego dos trabalhadores entre 15 e 24 anos foi de 12,6% no mundo em 2011 e deve ficar em 12,7% este ano, segundo a OIT. O desempenho é muito próximo dos 12,6% registrados em 2009, no ponto mais alto da crise econômica. A entidade prevê que a taxa se mantenha neste nível pelo menos até 2016. O quadro é mais grave quando se trata das economias desenvolvidas e da União Europeia. Hoje em 18%, esse desemprego deve ter apenas leve recuo até 2016, para 16%. Para a OIT, são “níveis dramáticos”. Em 2000, a taxa mundial era 12,7%, mas a dos países desenvolvidos e da Europa era muito inferior ao nível atual, de 13,5%. Leia mais em O Globo.
mundo
22 de maio de 2012, 07:55

Doze militares são mortos em ataque das Farc na Colômbia

Doze militantes morreram e quatro ficaram feridos nesta segunda-feira no nordeste da Colômbia, em um ataque de guerrilheiros esquerdistas aparentemente escondidos na Venezuela, no pior revés para as Forças Armadas nos últimos meses. O atentado, cometido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) com fogo de metralhadoras, fuzis e explosivos, aconteceu perto do município de Maicao, no departamento de La Guajira, quando as tropas do Exército realizavam uma patrulha pela zona. O comandanta do Exército Nacional, general Sergio Mantilla, disse que os guerrilheiros aparentemente realizaram o ataque de território venezuelano e que depois entraram na Venezuela para evitar a perseguição das tropas. – Foi um ataque muito forte de aproximadamente 80 indivíduos da organização terrorista Farc, presumivelmente do outro lado da fronteira – disse o oficial. Leia mais em O Globo.
salvador
22 de maio de 2012, 07:49

Chuva forte alaga condomínio de luxo e moradores têm que deixar casas

Alexandro Mota, Correio*
Foto: Evandro Veiga

Chuva fote alaga condomínio de luxo e moradores têm que deixar casas
A chuva também cai para todos, assim como os prejuízos que ela traz. Em Salvador, o bairro onde mais choveu na madrugada desta segunda foi Ondina (com 186mm de água, segundo o Inema). Mas foi em Jaguaribe que a chuva surpreendeu moradores de um condomínio de classe média alta. No residencial Jardim Gantois – onde há casas avaliadas a R$ 500 mil – os imóveis amanheceram alagados por conta da cheia do rio Passa Vaca. Segundo o Grupamento Marítimo do corpo de Bombeiros (Gmar), que ajudou no resgate dos condôminos ilhados, a água chegou a 1 metro de altura. “A noite foi terrível, pense você deitado na cama e a água do seu lado. É muito chato ver a nossa casa sendo invadida por essa água suja, cheia de galhos e folhas”, lamenta o síndico do condomínio,Humberto Jorge, 76 anos. Segundo Humberto o alagamento começou por volta das 2h de ontem. No inicio da manhã, moradores contam que usaram um barco de passeio para fazer o resgate, já pela tarde, após acionarem o Corpo de Bombeiros, outros moradores foram retirados ou ajudados a retornarem para buscar objetos em casa com o apoio de botes. Leia mais no Correio.
bahia
22 de maio de 2012, 07:40

Artista plástico barrado na Espanha protesta em frente a consulado na BA

O artista plástico Menelaw Sete, que foi impedido de seguir viagem com destino a Milão, na Itália, pelo setor de imigração da Espanha, protesta na manhã desta terça-feira em frente ao consulado do país, em Salvador. Menelaw expõe uma tela de 1,80m x 1,50m com o texto “Espanha proíbe brasileiro”, além de carregar uma bandeira do Brasil. Uma segunda bandeira, branca, também está com artista plástico, que pretende coletar mil assinaturas de baianos que sejam soilidários à causa. “Quero entregar essas assinaturas ao Itamaraty, para Dilma. Há coisas que passei que preciso contar a ela”, diz Menelaw. Leia mais no G1.
bahia
22 de maio de 2012, 07:37

Wagner reafirma acordo com montadora

Adriana Villela, Tribuna

Governador Jaques Wagner
O primeiro lote de mil carros da JAC Motors, importados da China, via Porto de Salvador, desembarcou ontem com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib. A distribuição dos automóveis, que até então era feita a partir do Espírito Santo, passa a ser feita na Bahia devido a um acordo feito com a montadora, responsável pela implantação de uma fábrica no estado, com inauguração prevista para 2014. “Eu estive na China visitando a fábrica da JAC Motors e este desembarque é uma confirmação das nossas negociações, faz parte do compromisso firmado”, afirmou o governador. Segundo ele, o terreno para a construção da fábrica já está definido, em Camaçari. A implantação receberá investimentos de R$ 900 milhões. A planta gerará 3.500 empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. A capacidade de produção será de 100 mil unidades. A Jac Motors anunciou ainda que criará no estado uma central de distribuição de veículos e um centro de peças. A central de distribuição terá investimento de R$ 20 milhões e será erguida no terreno da fábrica, em Camaçari, com previsão de inauguração no final de 2013. Leia mais na Tribuna.
mundo
22 de maio de 2012, 07:30

Irã demite diplomata suspeito de molestar meninas no Brasil

O governo do Irã afirmou nesta segunda-feira ter demitido o diplomata acusado de molestar quatro meninas, de idades entre 9 e 15 anos, na piscina de um clube em Brasília. O caso ocorreu em abril. O diplomata Hekmatollah Ghorbani chegou a ser detido e levado a uma delegacia sob acusação de estupro, mas foi libertado ao invocar sua imunidade diplomática. Em seguida, Ghorbani retornou a Teerã. O governo iraniano tentou minimizar o episódio, que classificou como um mal entendido gerado por diferenças culturais. Porém, o governo brasileiro pediu que o diplomata fosse punido com rigor. Os dois países mantêm boas relações diplomáticas. Segundo testemunhas, ele teria tocado as partes íntimas das meninas.Em um comunicado, a chancelaria iraniana afirmou que uma investigação interna determinou que o comportamento do suspeito é contrário a normas administrativas e à moralidade islâmica. (BBC Brasil)
brasil
22 de maio de 2012, 07:27

Base decide blindar Delta por temer novos escândalos

Eugênia Lopes, Agência Estado
O governo está decidido a blindar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira a Delta Construções, principal empreiteira de obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Uma reunião nesta segunda-feira à noite na casa do deputado Maurício Quintela (PR-AL) foi acertada para fechar o acordo entre os partidos aliados para não deixar as investigações atingirem a construtora nacionalmente. Capitaneados pelo PT da Câmara, os governistas pretendem reforçar a estratégia na CPMI para poupar a Delta. O temor é que a apuração da CPI acabe mostrando uma relação próxima de outros políticos com a empresa. Na semana passada, a CPI já havia evitado a convocação do empresário Fernando Cavendish, dono da Delta, e restringido as investigações apenas à seção Centro-Oeste da construtora. Cavendish é amigo do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB). Na mesma linha, os parlamentares já tinham dado sinais de que poupariam os governadores citados em investigações da PF nas operações Monte Carlo e Vegas – que mostraram os laços de Cachoeira com políticos.
bahia
22 de maio de 2012, 07:24

Lauro de Freitas: Rio Ipitanga transborda e provoca alagamentos

Foto: João Raimundo/Correio

Centro de Lauro de Freitas
As chuvas que caíram nos últimos dias não têm causado transtornos apenas em Salvador. Nesta segunda-feira, o rio Ipitanga transbordou e provocou alagamentos em ruas de Lauro de Freitas. A Avenida Beira Rio foi inundada e as ruas do Jardim do Jóquei também foram afetadas. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Cláudio Magalhães, uma das causas foi o transbordamento da Barragem do Jambeiro, que manteve o Rio Joanes com nível muito alto impedindo o escoamento dos rios Ipitanga e Sapato, que são seus afluentes. A prefeitura de Lauro de Freitas orienta os moradores de áreas próximas aos rios que se mantenham em alerta. Segundo a assessoria, não houve registro de ocorrências graves com o mau tempo. A Defesa Civil registrou 30 ocorrências ao longo do dia, entre alagamentos, ameaça de deslizamento de terra e de desabamento de imóveis. Não houve registro de vítimas. “Pedimos que ao primeiro sinal de perigo as pessoas saiam do local e acionem a Defesa Civil”, orienta Apio Vinagre, secretário de Governo e coordenador da Defesa Civil. O órgão orientou a população e distribuiu lonas. (Correio)
bahia
22 de maio de 2012, 07:21

Governo apresenta Porto Sul

O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, apresentou o novo arranjo institucional do empreendimento Porto Sul ao grupo de investidores de cargas que atuam no estado, na tarde de ontem, em Salvador. O novo arranjo da Sociedade de Propósito Específico (SPE) deverá ser apreciado pelo legislativo baiano e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Até o dia 30 de maio, as 13 empresas participantes, catalogadas na Secretaria de Indústria e Comércio (Sicm), manifestarão o tipo de interesse em participar do empreendimento. A partir das manifestações, o governo definirá o marco institucional e financeiro do porto. “O interesse é garantir que outros donos de cargas conheçam o projeto e participem como investidores, ou, até mesmo como usuários, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo governo para o desenvolvimento do estado”, disse o secretário. Ele ressaltou ainda que o nível de detalhamento dos estudos realizados garantirá, após a concessão das licenças ambientais, um ritmo acelerado da implantação do porto.
bahia
22 de maio de 2012, 07:16

PT abre caminho para a chegada do PR ao governo

Lilian Machado, Tribuna

Presidente estadual do PT, Jonas Paulo
As articulações entre o PR e o PT estadual podem estar mais próximas de acontecer. O PR, que se aliou novamente à composição do governo Dilma Rousseff (PT), tem sinal positivo confirmado para entrar na base do governo Wagner (PT). Pelo menos é o que tem sinalizado a cúpula petista no Estado. O presidente estadual da sigla, Jonas Paulo, acenou favoravelmente à resposta do presidente do PR baiano e atual vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, César Borges, que, em entrevista à Tribuna ontem, garantiu que “não havia dificuldade em conversar com qualquer setor político na Bahia, sobretudo com o governador Jaques Wagner”. A ida do PR para o governo deve impactar na Assembleia Legislativa, onde a bancada é dividida entre um possível apoio ao governo e a permanência na oposição. Conforme Jonas Paulo, a recomposição do PR à base nacional já facilita a negociação em âmbito local. O dirigente petista, como reforço, deixou claro ainda que já vem conversando com o PR antes mesmo da decisão nacional, que culminou com a ida de Borges para o grupo de comando do Banco do Brasil. Leia mais na Tribuna.
salvador
22 de maio de 2012, 07:14

Em campanha salarial, frentistas fazem assembleias nesta terça-feira

Os frentistas fazem nesta terça-feira uma mobilização em alguns postos de combustíveis da capital baiana como parte de uma campanha salarial da categoria. Acontecem manifestações no Posto 4 Rey (Pau da Lima), Posto Porto Seco Pirajá (BR-324), Posto GRL – Campinas (Largo de Campinas de Pirajá) e Posto São Caetano (ladeira do Camujipe, em São Caetano). Os manifestantes começam as assembleias no posto 4 e encerram meio dia no posto de São Caetano. (Correio)
brasil
22 de maio de 2012, 07:05

Ministros do STF querem foro privilegiado para crime de improbidade

Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo
Ministros do Supremo Tribunal Federal articulam-se para ampliar o alcance do foro privilegiado e tirar dos juízes de primeira instância as ações de improbidade contra agentes públicos suspeitos de enriquecimento ilícito. Os primeiros beneficiados seriam o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e réus do mensalão mineiro, como o ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e o publicitário Marcos Valério. Os ministros querem rediscutir nesta terça-feira, jurisprudência do próprio STF: ações de improbidade são julgadas na primeira instância, o réu tendo ou não foro privilegiado. A tese foi confirmada pelo STF em 2005. A decisão definirá onde as ações de improbidade devem ser julgadas. Apesar da decisão de 2005, a dúvida sobre quem deve processar esses casos levou o STF a suspender o inquérito que seria aberto contra o ministro Mantega por suspeita de improbidade. Leia mais no Estadão.
salvador
22 de maio de 2012, 06:54

Futuro político de Imbassahy segue indefinido

Lilian Machado, Tribuna

Antonio Imbassahy (PSDB)
O destino político do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) permanece incerto. Afastado das articulações pré-eleitorais dos últimos dias, o tucano ainda continua em silêncio, em relação ao posicionamento que tomará nas eleições municipais de Salvador, após a anunciada decisão de seu partido de apoiar o DEM, no projeto de condução do deputado federal ACM Neto ao Palácio Thomé de Souza. Partidos da base governista como o PSD e da base de oposição, a exemplo do PMDB, já sinalizaram que as portas estavam abertas para receberem o ex-prefeito, mas até o momento ele não disse de qual lado estará no pleito. Cogita-se que caso ele permaneça no PSDB, não se empenhará pela eleição do democrata, em retaliação à conduta do partido, que não apostou em seu nome para a disputa. Leia mais na Tribuna.
bahia
22 de maio de 2012, 06:51

Greve dos professores: governador ameaça com novo corte de salários

O governador Jaques Wagner declarou nesta terça que os professores grevistas podem passar mais um mês sem salário se não retornarem ao trabalho. Ele reforça que está no limite da Lei da Responsabilidade Fiscal e não cederá os 22% reivindicados pela categoria. “Se eu desse para os professores, teria que dar para todos os servidores. Aí, era melhor fechar o Estado e entregar a chave”. Hoje, a categoria se reúne às 9h no Centro Administrativo. (Correio)
bahia
22 de maio de 2012, 06:42

Envolvidos em acidentes de trânsito têm direito à seguro de até R$ 13.500

Henrique Mendes, A Tarde
Rodeados por engarrafamentos, buracos nas ruas e motoristas irresponsáveis, os condutores de aproximadamente dois milhões e novecentos mil veículos que circulam por toda a Bahia, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), travam uma batalha diária contra os acidentes automobilísticos. Apesar dos cuidados, nem sempre os motoristas conseguem evitar as lesões físicas e as perdas materiais que as mais diversas colisões podem causar. Entre janeiro e 15 de maio deste ano, por exemplo, já foram registrados na capital baiana, onde circula 27, 7% dos veículos automotores do Estado, 6.658 ocorrências. Conforme a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), deste total, 2.256 pessoas ficaram feridas e 87 morreram. Parte integrante da licença anual de veículos, o seguro de Danos Pessoais Causados por Automotores de Via Terrestres (DPVAT), que é de caráter obrigatório, garante que as pessoas envolvidas nestes acidentes possam ser ressarcidas financeiramente pelos prejuízos sofridos. Leia mais em A Tarde.
salvador
22 de maio de 2012, 06:37

Obras para conter encostas de Salvador estão paradas

George Brito, A Tarde
Foto: Raul Spinassé/Ag. A Tarde

Encosta no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário, é uma das que precisa de obra de contenção
No terceiro dia de chuva intensa na capital, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, até às 17h30 desta segunda, 21, 391 solicitações de emergência, mais de três vezes as 127 ocorrências do final de semana. Dentre os seis bairros mais afetados, dois (São Marcos e Sussuarana) estão, desde 2008, na lista de 18 localidades a serem contempladas com obras de contenção de encostas, hoje paradas. A paralisação se deve à falta de dinheiro. Após mais de três anos de assinado o convênio com o Ministério da Integração Nacional para a realização das 18 obras, a Prefeitura de Salvador conseguiu garantir apenas R$ 1,58 milhão (16,5%) de um total de R$ 9,6 milhões. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Setin), por meio da assessoria de comunicação, informou, sem detalhes, que houve um bloqueio de recursos “devido a pendências junto ao INSS”. Segundo a secretaria, os problemas já teriam sido sanados, os recursos liberados e as obras retomadas. O órgão não informou, no entanto, os locais das intervenções, nem os nomes das empresas responsáveis. A reportagem questionou o Ministério da Integração Nacional, que, até o fechamento desta matéria, não informou a situação de repasse dos recursos. Leia mais em A Tarde.
brasil
22 de maio de 2012, 06:30

Manchetes do dia

- A Tarde: Governo corta impostos e carro popular ficará 10% mais barato
- Correio*: Preço de carro 1.0 baixa até 2 mil
- Tribuna: Governo retira IPI e reduz IOF para compra de carro popular
- Globo: Governo tenta de novo conter queda do PIB pelo consumo
- Folha: Governo reduz impostos para estimular consumo
- Estadão: Como em 2008, governo corta IPI de carros e amplia crédito
- Correio: Carro fica até 10% mais barato a partir de hoje
- Valor: Governo corta IOF e reduz a zero juro real de máquinas
- Estado de Minas: Savassi apela para segurança privada
brasil
21 de maio de 2012, 22:50

PGR do Rio decreta sigilo em inquérito sobre venda da Delta

Vera Araújo, O Globo
A Procuradoria-Geral da República do Rio negou o pedido de vista da defesa do grupo J&F Participações LTDA, que assumirá o controle da Delta Construções, no procedimento administrativo aberto pelo Ministério Público Federal para apurar a compra da construtora, alegando riscos de o dinheiro do BNDES ser usado na operação.
O procedimento foi instaurado pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho que, além de não permitir que a advogada da J&F tivesse acesso ao procedimento, também decidiu pelo segredo de justiça das peças. O grupo J&F Participações é um frigorífico que tem 31,4% de suas ações sob o controle do BNDES.
Em sua decisão, o procurador da República defendeu a ideia de que “o sigilo vale para procedimentos que apuram possíveis irregularidades cometidas por agentes políticos, cujo dever de zelar pela aplicação correta da justiça lhe é ínsita ao cargo e, sobretudo, considerando que suas condutas devam ser alvo de constante vigilância pela sociedade, que possui direito de velar pela probidade de suas autoridades, o que se dirá do estabelecimento de segredo de justiça em outros procedimentos administrativos”.
brasil
21 de maio de 2012, 21:44

Prestação de contas de 2011 dos partidos está disponível no site do TSE

Desde o dia de hoje se tornou possível consultar a íntegra da prestação de contas dos 29 diretórios nacionais dos partidos políticos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também podem ser acessados on-line os documentos da prestação de contas dos diretórios estaduais e municipais dos partidos. A consulta pode ser feita no link “Demonstrativos Contábeis e Peças Complementares – prestação de contas dos partidos políticos 2011”, disponível na página “Partidos Políticos” > “Prestação de Contas”. A primeira tabela traz os demonstrativos dos órgãos estaduais e municipais. Logo abaixo, estão as tabelas dos diretórios nacionais dos partidos. Todos os diretórios nacionais prestaram contas do exercício financeiro de 2011 no prazo previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995).
bahia
21 de maio de 2012, 21:33

Rui Costa escolhe militante de corrente de Valmir para assessoria e recebe elogios de Suíca


Suíca: elogio à iniciativa que apontaria aproximação entre Rui e Valmir Assunção
O sindicalista Luiz Carlos Suíca, que é dirigente estadual da EPS, corrente interna do PT, parabenizou hoje o secretário chefe da Casa Civil do governo estadual, Rui Costa, pela nomeação de Roberta Sampaio para a assessoria da pasta. Segundo Suíca, Roberta, além de ser uma militante que compreende “na totalidade” o projeto político tocado pelo governador Jaques Wagner, tem grande capacidade técnica e contribuirá ainda mais com o governo petista. A indicação sinaliza um período de boas relações entre a EPS – que tem entre seus principais nomes o deputado federal Valmir Assunção – e o núcleo do governo. Ou o próprio Rui Costa.
brasil
21 de maio de 2012, 21:00

Segurança da Rio+20 terá cerca de 18 mil homens

Cerca de 18 mil homens serão diretamente empregados no esquema de segurança da Rio+20, que será realizada entre 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Neste total, estão incluídos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, e agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar do Estado do Rio, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal da capital. As Forças Armadas não vão repetir na Rio+20 a fórmula utilizada para garantir a segurança durante a Rio 92, quando tanques de guerra foram apontados para favelas dominadas pelo tráfico de drogas. Carros de combate serão utilizados, mas devem ficar longe dos olhos da maioria dos cariocas. “O cenário do Rio de 20 anos atrás é bem diferente do atual, no qual várias comunidades estão pacificadas. O patrulhamento será o necessário para garantir a segurança dos participantes do evento. O fato de a população não ver blindados nas ruas não quer dizer que não estejam usados”, explicou o coronel Saulo Chaves dos Santos, coordenador de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML). (Agência Estado)
bahia
21 de maio de 2012, 20:45

Homem morre após bater em carro dirigido por adolescente na BA-502

Um homem morreu na manhã desta segunda-feira em uma colisão frontal no Km 26 da BA-502, próximo do município de Conceição da Feira localizado a 119 km de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos veículos envolvidos era conduzido por um adolescente de 14 anos identificado como T.C.C. O jovem estava acompanhado de um parente de 12 anos, em um veículo Fiesta, placa NZH-8094, quando se chocou com um veículo Monza, placa LIM-3251, conduzido por Cosme dos Santos, 60 anos. T.C.C. e o segundo garoto tiveram ferimentos leves e foram socorridos pela população para hospitais de Feira de Santana. O estado de saúde dos adolescentes é desconhecido assim como o nome do hospital. Cosme também foi levado a uma unidade mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo durante o atendimento. (Correio)
salvador
21 de maio de 2012, 20:32

Frentistas continuam mobilização nos postos de combustíveis

A próxima mobilização dos frentistas acontece amanhã, a partir das 6h, nos postos de combustíveis, Posto 04 – Rey (Pau da Lima), Posto Porto Seco Pirajá (BR- 324), Posto GRL – Campinas (Largo de Campinas de Pirajá) e Posto São Caetano (ladeira do Camurujipe em São Caetano). Os manifestantes começam as assembleias no Posto 04-Rey e encerram, às 12h, no Posto São Caetano. A categoria já realizou um total de 11 assembléias nos postos de Salvador e região metropolitana. Na quinta-feira, será realizada mais uma reunião entre patrões e trabalhadores para definir os rumos da Campanha Salarial. Os trabalhadores lutam por valorização salarial, plano de assistência médica, cesta básica, entre outros benefícios.
bahia
21 de maio de 2012, 20:27

Azi diz que governo contrai empréstimo para pagar dívida com a União


Paulo Azi
O líder da oposição, deputado Paulo Azi (DEM), denunciou que os recursos provenientes da operação de crédito de US$ 700 milhões que seriam destinados a ações estruturantes para o fortalecimento do Programa de Inclusão e Desenvolvimento Sócio Econômico do Estado da Bahia – PROINCLUSÃO, serão “desviados para pagamentos da dívida do Estado com a União”. Azi informou que o governo encaminhou projeto de Lei à Assembleia Legislativa, propondo alteração na Lei 12.571 que autoriza o Executivo a contrair o empréstimo junto ao BIRD, incluindo a aplicação desses recursos para pagamento de dívida interna com a União. “ Isso é lamentável”, indignou-se o parlamentar, questionando se o governo federal, com medo de calote, teria obrigado o Estado a utilizar o empréstimo para pagamento da dívida. “Então o governo faz uma dívida para pagar outra? “, insistiu, lembrando que de 2007 a 2012 o montante de empréstimo tomado pelo governo da Bahia já soma R$ 5,6 bilhões.
bahia
21 de maio de 2012, 19:59

Carros-pipa vão garantir água para os municípios afetados pela seca

A população dos municípios baianos que se encontram em situação de emergência, devido aos efeitos da seca, vão receber a assistência de carros-pipa a partir desta semana. Para isso, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), assinou nos últimos dias termos de cooperação técnica com as prefeituras. Os recursos, com valor global inicial de R$ 12,8 milhões, são provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Integração, e foram disponibilizados para atender os municípios afetados pelo longo período de estiagem. De acordo com o assessor da diretoria executiva da CAR e coordenador do grupo de trabalho (GT)/SOS Seca, Roberto Freire, a empresa, responsável por projetos importantes de ampliação da oferta hídrica em 407 municípios da Bahia, a exemplo da construção de cisternas, sistemas de abastecimento de água e barragens, entra como executora no processo, garantindo o fornecimento de água potável via os carros-pipa.
brasil
21 de maio de 2012, 19:34

CNJ abre processo contra juízes do RN suspeitos de desviar R$ 10 milhões

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta segunda-feira, 21, abrir um processo administrativo disciplinar contra dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte suspeitos de envolvimento com um desvio de mais de R$ 10 milhões destinados ao pagamento de precatórios, que são dívidas decorrentes de decisões judiciais. O CNJ também resolveu determinar o afastamento administrativo dos magistrados durante a tramitação do processo. Antes do conselho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já tinha decidido afastar os dois. No STJ foi aberto um inquérito criminal contra os desembargadores Osvaldo Soares Cruz e Rafael Godeiro Sobrinho para apurar a suposta participação deles com as fraudes no pagamento de precatórios. Cruz e Godeiro presidiram o TJ de 2007 a 2010. (Agência Estado)
brasil
21 de maio de 2012, 19:25

Governo zera IPI de carro 1.0, reduz IOF do crédito e dá mais prazo para financiar

O governo cortou impostos e juros de carros, reduziu impostos para financiamentos e aumentou o prazo para comprar os veículos a prazo. As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) para tentar estimular a economia. O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros nacionais de até 1.000 cilindradas cai de 7% para zero. A redução vale até 31 de agosto deste ano. Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. As montadoras também se comprometeram a dar descontos no preço de tabela dos carros. Os automóveis de até 1.000 cilindrada, por exemplo, terão desconto de 2,5% sobre a tabela vigente. Esses descontos vão valer até 31 de agosto, como o corte do IPI. Leia mais no UOL.
salvador
21 de maio de 2012, 19:22

Trânsito lento e semáforos apagados nesta noite de segunda-feira

O motorista que está voltando para casa nesta noite de segunda-feira precisa ter paciência ao trafegar pelas principais vias da capital baiana. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o trânsito está lento nos dois sentidos da Av. Vasco da Gama e da Av. Paralela, assim como no Dique do Tororó sentido Bonocô. De acordo com o órgão de trânsito, a lentidão no trânsito começou mais tarde que o habitual. Há lentidão na Rua Silveira Martins, onde um caminhão caiu em um buraco e espalhou carga de farinha nesta tarde, e em direção ao Iguatemi através da Rótula do Abacaxi e do Lucaia. Também há lentidão na Av. Otávio Mangabeira. O trânsito não está complicado nas proximidades da Av. JJ seabra, que continua interditada após um imóvel desabar na região. (Correio)
bahia
21 de maio de 2012, 19:10

Jornal A Tarde é punido pelo Conar por oferecer promoção com uísque

O jornal A Tarde, o maior de Salvador, foi obrigado a suspender o anúncio Agora seu happy hour vai ter muito mais conteúdo. A promoção oferecia uma garrafa do uísque Ballantine’s para os leitores que fechassem um ano de assinatura do jornal. Segundo o Conar, a legislação brasileira proíbe promoção de bebidas com dose superior a 13° g/l. (Radar On-line/Veja)
salvador
21 de maio de 2012, 19:00

Defesa Civil registra 181 deslizamentos de terra nesta segunda

Até as 18h11 desta segunda-feira, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 181 deslizamentos de terra. Foram recebidas 401 solicitações de emergência, incluindo 70 ameaças de desabamento de imóvel, sete ameaças de desabamento de muro e 27 ameaças de deslizamento de terra. Também foram registrados cinco desabamentos de imóveis, oito desabamentos de muro, nove desabamentos parciais, 12 ameaças de queda de árvore, 12 árvores caídas, 13 avaliações de imóveis alagados dois galhos de árvores caídos, cinco infiltrações, oito orientações técnicas e uma pista rompida. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. (Correio)
brasil
21 de maio de 2012, 18:50

Dilma aproveita ida a Santa Catarina para passar a noite em casa, em Porto Alegre


Dilma Rousseff
A presidenta Dilma Rousseff vai aproveitar a visita ao estado de Santa Catarina, onde assina a ordem de serviço da construção da ponte sobre a Lagoa do Imaruí, para pernoitar em Porto Alegre. Ela só retorna amanhã para Brasília, quando fará uma série de reuniões com alguns de seus ministros. Há a expectativa que chame a ministra a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, para discutir os prováveis vetos ao novo Código Florestal. (Poder On-line/IG)
brasil
21 de maio de 2012, 18:46

Mantega anuncia redução de IPI para setor automotivo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no setor automotivo, em pacote de medidas de estímulo à área. O ministro afirmou que haverá redução de IPI até 31 de agosto para carros de até mil cilindradas. Mantega declarou ainda que o IPI cairá de 41% para 35,5% no caso de carros flex com mil a 2.000 cilindradas. A renúncia fiscal, acrescentou o ministro, é de R$ 1,2 bilhão. (Reuters)
salvador
21 de maio de 2012, 18:40

Chuvas derrubam árvore em Castelo Branco

Os moradores da Rua Aderval Alves Coqueiro, na terceira etapa, Castelo Branco, ficaram assustados com o barulho provocado com a queda de uma árvore em decorrência das fortes chuvas. Após muita insistência o comerciante Paulo Leal conseguiu fazer um contato com a Codesal, através do número 199 e comunicou o fato. A Codesal informou que está existindo um grande congestionamento em suas linhas, devido ao aumento significativo de chamas para o órgão. (Correio)
brasil
21 de maio de 2012, 18:31

PMDB em alerta com substituição de Temer por Campos em 2014

Gerson Camarotti, G1

Michel Temer e Dilma
Depois das declarações do ex-ministro Nelson Jobim de que o PMDB era apenas um homologador de decisões do PT, as preocupações cresceram no núcleo do partido neste fim de semana. Vários caciques da legenda já temem pela estratégia de substituição de Michel Temer pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE) como vice na chapa de Dilma em 2014. Por isso, a nova ordem no partido é intensificar desde já a campanha de Henrique Alves para a presidência da Câmara e garantir um nome do partido para a presidência do senado em 2013. Leia mais no G1.
brasil
21 de maio de 2012, 18:15

TCU identifica 191 obras com irregularidades em 2011

A fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) ao longo do ano passado resultou na identificação de 545 obras com algum tipo de irregularidade sendo que em 191 delas as irregularidades encontradas foram consideradas graves. A informação foi divulgada hoje pelo secretário de fiscalização de obras do TCU, José Ulisses Rodrigues Vasconcelos, durante evento sobre logística e transportes que se realiza em São Paulo. Desse total com irregularidades graves, 26 foram indicadas para paralisação, sendo seis obras bloqueadas após aprovação do Congresso, enquanto as demais tiveram os problemas corrigidos. O principal problema encontrado foi de superfaturamento ou sobrepreço (55% do total), seguido da elaboração inadequada de projeto básico (54%). No primeiro caso, Vasconcelos destacou a interligação do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional, a revitalização da BR-364 e a Refinaria Abreu e Lima. (Agência Estado)
mundo
21 de maio de 2012, 18:00

O primeiro triunfo de João Santana


João Santana
A vitória de Danilo Medina na República Dominicana nas eleições presidenciais de ontem, é também o triunfo de João Santana, marqueteiro de Dilma e Lula. Venceu a primeira das três difíceis batalhas eleitorais deste ano. A segunda e a terceira batalhas serão no início de outubro: Santana tentará (re-re) reeleger Hugo Chávez e – a mais difícil de todas – pôr Fernando Haddad na cadeira de prefeito de São Paulo. (Radar On-line/Veja)
brasil
21 de maio de 2012, 17:56

Ministra diz que Xuxa teve atitude de coragem ao revelar abuso na infância

Priscilla Mendes, G1

Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, elogiou, nesta segunda-feira, o depoimento dado pela apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, em entrevista ao “Fantástico”, em que revelou ter sido vítima de abuso sexual até os 13 anos de idade. Em nota da pela assessoria de imprensa da pasta, Rosário disse que a revelação foi uma “atitude de coragem” da apresentadora e que “representa importante apoio às pessoas que sofreram violência na infância”. Na entrevista, veiculada neste domingo, Xuxa contou que, na época, não teve coragem de revelar os fatos à mãe. “Eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada”. (G1)
bahia
21 de maio de 2012, 17:45

UFRB divulga lista de vagas oferecidas no vestibular 2012.2

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai oferecer 850 vagas no Processo Seletivo – Prosel 2012.2. A seleção ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas estão distribuídas em 16 cursos nas áreas de Artes, Humanidade e Letras; Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências da Saúde e Formação de Professores. Podem se inscrever no SiSU apenas os estudantes que fizeram o Enem 2011 e que possuam nota maior do que zero na redação. O MEC ainda não disponibilizou o cronograma do processo seletivo do SiSU para o segundo semestre de 2012. (Correio)
bahia
21 de maio de 2012, 17:44

Seplan e Seagri instituem grupo para efetivar o projeto da Cidade do Campo e da Música no Parque de Exposições

Em audiência realizada na manhã desta segunda-feira com o secretário do Planejamento (Seplan), José Sérgio Gabrielli, da qual participou também o chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Melo, o secretário estadual da Agricultura (Seagri), Eduardo Salles, solicitou à Seplan que viabilize o projeto da Cidade do Campo e da Música no Parque de Exposições de Salvador, avançando no processo de Manifestação de Interesse em projetos de Parcerias públicos-privadas. “Nós queremos disponibilizar para a população baiana um dos melhores locais para a realização de eventos do mundo”, disse o secretário, lembrando que uma comissão tripartite, composta por representantes da Seagri, dos criadores de animais e produtores musicais, criada há mais de seis meses, levantou as premissas básicas de cada segmento. “Agora buscamos a participação da Seplan, que é quem tem a expertise para realizar o processo de Manifesto de Interesse Público-Privado, como foi feito com a nova Arena da Fonte Nova e da mobilidade urbana de Salvador”, explicou Salles. Durante a audiência, Gabrielli assumiu tocar o projeto e propôs a criação de um Grupo de Trabalho, coordenado pela Seplan e composto pela Seagri, Sefaz, Setur, Casa Civil e PGE, que já se reúne na próxima quinta-feira para iniciar os trabalhos, seguindo as determinações do Decreto 12.653/2011, que regulamenta a matéria. Inicialmente, serão observados os estudos preliminares, que permitem a apreciação técnica do procedimento em relação a custos, benefícios, prazos e viabilidade.
mundo
21 de maio de 2012, 17:30

Equipe de Obama acusa Romney de ser o ‘oposto de Robin Hood’

A equipe de campanha de Barack Obama acusou nesta segunda-feira em uma peça publicitária o republicano Mitt Romney de ser o “oposto de Robin Hood”, pois tiraria dos pobres para dar aos ricos, colocando assim em dúvida a experiência do candidato republicano. Em um vídeo publicitário, a equipe do presidente voltou-se ao caso de uma fábrica de bens de escritório, a SCM, com sede em Indiana (norte) e comprada em 1994 pela empresa Ampad, propriedade da Bain Capital, a companhia de capital de risco fundada por Romney. Os 250 funcionários da companhia foram rapidamente demitidos, enquanto a Ampad acabou quebrando em 2000. Bain ganhou 100 milhões de dólares com a operação, afirma a propaganda. “Na minha opinião, Mitt Romney tira dos pobres e da classe média para dar aos ricos. É o oposto de Robin Hood”, afirma no vídeo o ex-funcionário da SCM Jerry Rayburn. (AFP)
brasil
21 de maio de 2012, 17:15

Senador convida Xuxa para ato de assinatura de lei contra pedófilos

As declarações de Xuxa no programa Fantástico, da TV Globo, no domingo, já está causando repercussão. A apresentadora, que admitiu ter sido vítima de pedófilos na adolescência, foi convidada pelo senador Magno Malta para falar na instalação da subcomissão de abusos contra crianças, da Comissão de Direitos Humanos. De acordo com o site oficial de Malta, o político ainda pretende solicitar à presidente Dilma Rousseff que Xuxa – junto à nadadora Joanna Maranhão – esteja presente no ato de assinatura da sanção da Lei Joanna Maranhão, que permitirá que adultos denunciem abusos sofridos durante a infância. “Quero aproveitar esta oportunidade para divulgar a nova lei e despertar o interesse de muitas vitimas que tiveram a alma sufocada na infância e agora podem soltar o grito de esperança no combate aos abusadores de crianças”, disse o senador e presidente da CPI da Pedofilia. (Terra)

Nenhum comentário :