Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Divulgação de salários causa revolta de servidores federais

Nenhum comentário


Divulgação de salários causa revolta de servidores federais

Os sindicatos de servidores reagiram com insatisfação à ordem da presidente Dilma Rousseff de autorizar a divulgação na internet dos salários dos ocupantes de cargos públicos no Executivo. Também houve protestos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e entidades do Judiciário. O decreto publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União deve constranger os Poderes Judiciário e Legislativo de todo o país e é valido para o Executivo federal. O assunto deve virar uma batalha judicial. Servidores federais já prometeram recorrer à Justiça contra a divulgação, de maneira individualizada, de salários, auxílios, ajudas de custo, jetons e “quaisquer vantagens pecuniárias” daqueles que preenchem cargos públicos. Na avaliação do secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Josemilton Maurício da Costa, a intimidade do servidor é exposta com a nova regra. “Transparência tem limite. O servidor já declara o seu imposto de renda, vai ter exposto o contracheque pra todo mundo ver? É no mínimo quebra de sigilo, é um desrespeito à intimidade do servidor e abre espaço para tudo que é mazela, sequestro relâmpago, má-fé”, opinou Costa. Informações do Estadão.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 08:20

Cachoeira pediu ajuda a Protógenes para impedir investigação, aponta PF

O grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira procurou o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB) para tentar impedir uma investigação contra a empreiteira Delta em Goiânia, no ano de 2009. Gravações da Polícia Federal (PF) apontam que o parlamentar, autor do requerimento que criou a CPI do Cachoeira, conversou com Cláudio Abreu, então diretor da empreiteira e aliado do contraventor. Em dia 22 de maio de 2009, Abreu teria relatado a Cachoeira uma conversa com Protógenes. “Ele é muito direto, muito correto”, opinou para, em seguida, acrescentar que o deputado prometeu empenhar-se para “resolver a situação”. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a sequência de diálogos inéditos gravados na Operação Vegas deixam o deputado em situação constrangedora, já que ele é o autor do pedido de CPI. Procurado pela reportagem, o parlamentar negou vinculação “direta ou indireta” com o bicheiro. “Como essas pessoas penetraram no Estado, é muito normal que aconteçam referências”, defendeu-se.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 08:04

BA-416: Jovens morrem após colisão entre moto e animal

Dois jovens morreram na noite desta quinta-feira (17) após uma colisão entre uma motocicleta e um animal no km 16 da BA-416, na divisa entre os municípios de São Domingos e Valente, no nordeste baiano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os dois rapazes, de 16 e 26 anos, viajavam em uma moto e não conseguiram desviar do bicho que atravessava a pista. Os dois chegaram a ser socorridos por uma equipe médica ainda no local do acidente, mas não resistiram aos ferimentos. A PRE não encontrou o animal envolvido na colisão. Informações do G1.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 07:49

Mau tempo provoca queda de árvores e alagamentos em Salvador

As fortes chuvas que atingem a capital baiana desde a madrugada desta sexta-feira (18) provocam quedas de árvores, alagamentos e congestionamentos nas vias da cidade. Na Avenida Centenário, próximo ao Habib’s, uma árvore caiu e causou a interdição de parte da pista. O mesmo aconteceu no bairro da Graça, onde uma árvore foi arrancada pela raiz, destruiu o passeio e ficou presa na fiação elétrica. Os dois acidentes não deixaram feridos. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), a chuva também danificou semáforos em diversas ruas e avenidas da capital, o que provoca engarrafamento na Garibaldi, Pinto de Aguiar e Paulo VI. O órgão de trânsito registra alagamentos nas avenidas ACM, Bonocô e Paralela, próximo às passarelas do Extra e Imbuí, na região do Comércio, Calçada, entre outros pontos. Até as 7h30 desta sexta, segundo a Transalvador, oito acidentes foram registrados na capital. Com informações do jornal Correio.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 07:30

Sancionada lei que proíbe alimentos gordurosos em escolas e faculdades de Salvador

Sancionada lei que proíbe alimentos gordurosos em escolas e faculdades de Salvador
A lei que proíbe a comercialização de lanches e bebidas “de alto teor calórico que contenham gordura trans” nas escolas e faculdades de Salvador foi sancionada pelo prefeito João Henrique (PP), segundo publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (17). A matéria enquadra na restrição guloseimas que costumam fazer a festa de crianças e adolescentes, como refrigerantes, salgadinhos, balas, chicletes, frituras em geral e biscoitos recheados. O projeto de autoria do vereador Alan Castro (PTN) foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador no mês de abril e vale para instituições de ensino públicas e privadas da capital baiana. Os estabelecimentos que não obedecerem à nova regra pagarão multa de R$ 3 mil e correm o risco de fechar as portas, pelo menos temporariamente. Informações do jornal A Tarde.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 07:16

CPI do Cachoeira: Vaccarezza promete proteção do PT a Cabral

O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi flagrado nesta quinta-feira (17), durante sessão da CPI do Cachoeira, ao garantir proteção do PT ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que corria risco de ser convocado para depor na comissão. As imagens da troca de mensagens de celular entre o petista e o governador foram registradas por um cinegrafista e exibidas no jornal SBT Brasil. “A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]”, escreveu Vaccarezza a Cabral. A convocação do peemedebista era defendida por parte dos integrantes da CPI e um requerimento chegou a ser redigido, mas, depois do acordo entre a base governista e a oposição, não foi votado. Também foram beneficiados pelo acordo os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Informações do jornal Folha de São Paulo.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 06:58

Bahia é vice em ranking de número de mortes por dengue no Brasil

A Bahia amarga a segunda posição no ranking dos estados que registraram o maior número de mortes confirmadas por dengue em 2012, atrás apenas do Rio de Janeiro. Segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS), foram 13 óbitos no estado, contra 17 no Rio. As mortes por dengue na Bahia ocorreram na capital baiana, em Camaçari, Jacobina, Itabuna, Conceição do Jacuípe e Guanambi. Na contramão do país, que apresentou queda de 44% na quantidade de casos da doença, a Bahia está entre os seis estados que tiveram alta nas taxas nos quatro primeiros meses de 2012, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril deste ano, foram 28.154 episódios de dengue na Bahia, contra 22.424 ocorrências em 2011, o que representa um aumento de 25%. Informações do jornal Correio.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 00:00

Alice Portugal defende continuação de inquérito: ‘Colombiano era rígido e incorruptível’

por Evilásio Júnior
Alice Portugal defende continuação de inquérito: ‘Colombiano era rígido e incorruptível’
Foto: Carolina Barreto / Tudo FM
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB), correligionária do ex-tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários, Paulo Colombiano, morto em junho de 2010, defendeu a continuidade das investigações que culminaram, nesta quinta-feira (17), na prisão de cinco pessoas. De acordo com a Polícia Civil, o mandante do assassinato do sindicalista e de sua mulher, Catarina Galindo, foi o empresário César Santana, proprietário da empresa Mastermed na Bahia, plano de saúde que presta serviço à entidade. Em entrevista ao Bahia Notícias, a parlamentar se disse agradecida ao empenho do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, do setor de inteligência da pasta e dos agentes envolvidos na investigação, que estaria "quase elucidada". “Nos sentimos mais confiantes de que a impunidade está ficando menos possível”, definiu Alice. Apesar disso, a comunista quer que outros aspectos sejam elucidados, a exemplo do suposto desvio nos pagamentos de FGTS, INSS e imposto de renda, bem como o alto volume de repasses do sindicato para o plano, estimados em aproximadamente R$ 106 milhões em sete anos. Muitas das irregularidades já haviam sido apontadas por Colombiano, pouco depois de assumir a tesouraria da organização. “É necessário que o processo continue para identificar quem mais se beneficiou e, principalmente, quem atirou. O Colombiano era uma pessoa rígida e incorruptível. Tentou corrigir o que estava errado no sindicato e pagou com a vida”, lamentou. No seguimento das apurações, conforme explicitou Barbosa na coletiva de imprensa, novas suspeitas poderão recair sobre o sindicato, controlado há 22 anos pelo PT. A deputada, entretanto, não quis opinar sobre uma possível ligação do crime com a política. “Não tem como achar nada em um processo desse. Nós aguardamos a ação policial. Não tenho condições de fazer nenhuma inferência”, esquivou-se. Colombiano ingressou na entidade de classe em 2009, na chapa encabeçada pelo atual presidente Manoel Machado – liderado assumidamente pelo deputado estadual J. Carlos (PT) –, em uma dobradinha inédita entre PT e PCdoB. Antes disso, as legendas brigavam pelo controle do sindicato.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 00:00

Prefeito de Ubatã acusa antecessor de contrair dívidas para o município

por David Mendes
Prefeito de Ubatã acusa antecessor de contrair dívidas para o município
Edson Neves assumiu o cargo há 5 meses |Foto: Bahia Notícias
O prefeito de Ubatã, Edson das Neves (PSD), negou nesta quinta-feira (17) as acusações feitas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e atribuiu os atuais problemas enfrentados pela administração municipal ao ex-gestor Agílson Muniz (PCdoB), cassado em novembro de 2011. O município do sul baiano vive uma instabilidade política-administrativa desde 2010, quando o comunista, eleito com a maioria dos votos, foi afastado do cargo em maio do mesmo ano. O ex-prefeito foi acusado de distribuir cestas básicas durante as eleições de 2008. Neves, segundo colocado do pleito, assumiu a prefeitura, mas deixou o cargo em junho de 2011, após recondução de Muniz. Cinco meses depois, outro recurso impetrado na Justiça recolocou Neves na cadeira de prefeito. Segundo o atual administrador, as dívidas foram contraídas durante o mandato do seu antecessor, mas, mesmo assim, a prefeitura já começou a quitá-las. “O Ministério Público foi induzido ao equívoco. Quando o juiz deu a liminar com a suspensão da micareta, não foi dada a oportunidade de esclarecer. Se nós tivéssemos a oportunidade de nos defender, eu tenho certeza de que existiria esse convencimento de ambas as partes, porque a prefeitura não foi ouvida para poder se defender antes de ser acusada e de ser dada a liminar”, afirmou. A ação civil pública movida pelo promotor de Justiça Iury Lopes de Mel, que solicitava o cancelamento do carnaval fora de época, foi acatada pelo juiz titular da Comarca, Carlos Antônio Maldonado Bertacco. Nela, o promotor solicita o condicionamento dos R$ 700 mil previstos para a realização da festa na quitação de débitos com a Coelba e a Embasa, no pagamento de salários em atraso dos servidores contratados, no enfrentamento dos problemas com a saúde pública municipal, além do pagamento de débitos com o comércio local.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 00:00

Ubatã: Prefeito garante que já começou a quitar dívidas e justifica realização da micareta

por David Mendes
Em visita à redação do Bahia Notícias, nesta quinta-feira (17), o prefeito de Ubatã, Edson Neves (PSD), informou que a dívida com a Coelba, que somada chega a R$ 264 mil, já foi negociada com a companhia de energia e o débito será pago em oito parcelas, debitadas mensalmente no 1º lote do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do município. Ainda segundo o gestor, a quitação com a Embasa já é realizada no mesmo processo citado anteriormente. Com relação aos salários do funcionalismo público, o alcaide garantiu que apenas alguns contratados da Secretaria Municipal de Saúde estão com problemas no pagamento. “Todos os servidores concursados e contratados estão com os salários rigorosamente em dia. Apenas uma parte dos contratados é que está sem receber os salários de abril e maio. Quando assumimos tinha servidores que estavam com três, quatro meses de salário atrasado. Então decidimos ir pagando esses atrasados”, explicou. Neves comentou também a falta de médicos plantonistas no hospital municipal. Segundo ele, em fevereiro deste ano, o contrato com a cooperativa responsável pela gerência da saúde no município foi cancelado, e outro processo licitatório foi iniciado. Um novo grupo venceu a licitação e assumiu este mês. “Por essa razão eu fiquei fevereiro e março sem poder contratar os médicos. Alguns conseguimos contratar e pagar através de um processo contábil. Agora, que está tudo regularizado, vamos contratar mais médicos”, garantiu. O prefeito comentou ainda a necessidade da realização do micareta que, segundo ele, é uma tradição de muitos anos na cidade. “Cerca de 80% de todas as despesas da festa já tinham sido empenhadas. Então, ao invés de beneficiar o município, essa decisão [cancelamento da micareta] iria prejudicá-lo, porque o dinheiro não seria devolvido. Um clima horrível foi instalado na cidade, porque muitos comerciantes e moradores pegaram dinheiro emprestado para comprar cerveja e refrigerante para revender na festa. Se essa decisão permanecesse, uma convulsão social iria ser instalada. O impacto seria muito grande. Mas isso foi reparado, a cidade volta à sua normalidade e os moradores poderão ganhar seu dinheiro", comemorou.

Comentar
   
Sexta, 18 de Maio de 2012 - 00:00

Chuva: Frente fria permanece na Bahia até sábado

por Aparecido Silva
Chuva: Frente fria permanece na Bahia até sábado
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Várias regiões da Bahia tiveram chuvas desde esta quarta-feira (16) e a previsão é a de que mais cidades sejam atingidas até sábado (19), segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Nas últimas 24 horas, entre as 11h de quarta e as 11h desta quinta-feira (17), as chuvas foram mais expressivas na faixa centro-sul do estado, nos municípios de Brumado (38 mm), Luis Eduardo Magalhães (40 mm) e em Lençóis (31 mm). Na região sudoeste, as chuvas acumuladas foram de 12 mm em Vitória da Conquista. Já nas últimas seis horas, entre as 5h e 11h desta quinta, os maiores acumulados ocorreram nos municípios de Ibotirama com 15 mm, Camaçari com 11 mm e Lençóis, onde a precipitação chegou 5 mm. De acordo com o serviço meteorológico, a frente fria que avança pelo litoral sul da Bahia, começa a perder força e se desloca para o Oceano Atlântico, mas, nos próximos dias, a frente ainda influenciará a condição do tempo, o que deve manter o céu encoberto e chuvoso em grande parte da Bahia. As chuvas mais expressivas estão previstas para a faixa centro-norte, região que abrange os municípios de Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Barra, Juazeiro, Irecê, Senhor do Bonfim, Serrinha e Paulo Afonso.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 23:03

Bahia é derrotado em casa na Copa do Brasil

por Maurício Naiberg
Bahia é derrotado em casa na Copa do Brasil
Foto: Max Haack / Bahia Notícias
Com um futebol bastante eficiente, o Grêmio explorou os erros defensivos do Bahia nesta noite de quinta-feira (17) e venceu o tricolor baiano, por 2 x 1, dentro do Pituaçu, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Com este resultado, os baianos precisam vencer por dois gols de diferença, na semana que vem, no Olímpico, para conseguir a classificação à próxima fase da competição. Confira!

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 21:50

Sento Sé: Bandidos explodem carro forte na BA-210

Um carro-forte foi explodido, na tarde desta quinta-feira (17), na BA-210, entre os povoados de Algodão e Retiro de Dentro, no município de Sento Sé, no norte baiano. Segundo informações da delegacia local, quatro homens armados com fuzil atiraram no veículo, que capotou e caiu em uma ribanceira. Os cinco seguranças que estavam dentro do carro-forte fugiram em direção a um matagal. Os criminosos explodiram a porta do veículo com dinamites e roubaram todo o dinheiro, além de quatro revólveres calibre 38 e duas escopetas. Em seguida, outros explosivos foram jogados dentro do veículo de transporte de valores e do automóvel utilizado pelos bandidos. A ação resultou na subtração de R$ 70 mil. O veículo havia abastecido os bancos do Brasil e Bradesco do município e retornavam para o local de origem. Até o momento ninguém foi preso. Os vigilantes tiveram ferimentos leves e foram socorridos pela Polícia Militar (PM) e populares para o Hospital Municipal de Sobradinho. O estado de saúde das vítimas não foi informado.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 21:20

Elucidação das mortes de Colombiano e Catarina é uma vitória, diz PCdoB

Militantes e dirigentes do PCdoB viram como uma vitória a elucidação do crime que resultou na morte dos colegas Paulo Colombiano, diretor do Sindicato dos Rodoviários, e sua esposa, Catarina Galindo. Nesta quinta-feira (17), a Secretaria Estadual de Segurança Pública apresentou as pessoas acusadas de participarem do crime ocorrido em 29 de junho do ano passado. Para o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, “esta apuração é muito importante para sinalizar que ninguém está acima da lei, que a impunidade não pode ser estímulo para outros crimes. E a investigação também  é importante, porque o Paulo Colombiano  e Catarina foram vítimas de criminosos que agem contra pessoas que denunciam o crime”, destacou.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 21:00

Prefeito sanciona lei que proíbe os “DJs de Buzu”

Prefeito sanciona lei que proíbe os “DJs de Buzu”
Na internet já existem campanhas em favor de fones de ouvido. Foto: Reprodução
Foi sancionada nesta quinta-feira (17) pelo prefeito João Henrique (PP) a lei que proíbe o uso de equipamentos sonoros em ônibus do transporte coletivo de Salvador. Com a medida, os conhecidos “DJs de buzu” não poderão usar celular ou caixa de som com volume em nível de altura que incomode os usuários dos ônibus.  O projeto de autoria dos vereadores Andrea Mendonça (PV) e Isnard Araújo (PR) foi aprovado pela Câmara Municipal no final de março deste ano.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 20:49

Caso Colombiano: Acusado de ser mandante do crime contrata advogado mais famoso da Bahia

Caso Colombiano: Acusado de ser mandante do crime contrata advogado mais famoso da Bahia
Gamil Föppel fará a defesa de César Santana | Foto: Bahia Notícias
O empresário César Santana, proprietário da seguradora de saúde Mastermed na Bahia e acusado pela Polícia Civil de ser o mandante da morte de Paulo Colombiano e Catarina Galindo, contratou nesta quinta-feira (17) o advogado Gamil Föppel, o criminalista mais famoso do estado, para fazer a sua defesa. Como é suspeito de crime hediondo, foi solicitada a sua prisão temporária por 30 dias. Além de conseguir colocar o seu plano como benefício dos trabalhadores do Sindicato dos Rodoviários, comandado pelo PT, ele levava uma vida de milionário e fazia questão de ostentar riqueza. Médico-cardiologista, Santana é herdeiro de um dos maiores centros atacadistas baianos e tem residência no luxuoso condomínio Morada dos Cardeais, no Campo Grande, onde mora ninguém menos que a cantora Ivete Sangalo. Só a sua família possui quatro apartamentos no empreendimento em que cada imóvel é avaliado em mais de R$ 3 milhões. Também tinha casas de praia em Guarajuba e Itaparica e carros importados. No início do governo Wagner, César Santana tentou, através de amigos, um cargo na máquina estadual.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 20:40

Sobradinho: Carro forte é explodido com dinamite, diz polícia

A polícia procura por dez homens suspeitos de terem explodidos as portas de um carro forte nesta quinta-feira (17) no município de Sobradinho, nas proximidades do povoado Pixarrão, no Vale do São Francisco. Segundo informações da polícia, o carro forte havia abastecido um banco na cidade de Sento Sé e foram seguidos pelos suspeitos que começaram a atirar no veículo. O motorista do carro forte teria perdido o controle da direção e o veículo desceu uma ladeira de ré e acabou caindo em uma ribanceira. Ao site G1, a polícia informou que cinco seguranças que estavam no carro forte tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para hospitais de Petrolina, em Pernambuco. Na ação, os suspeitos usaram dinamite para explodir as portas do carro forte, que em seguida pegou fogo. Não há informações se os bandidos levaram dinheiro do carro forte.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 20:20

Codesal registra 59 ocorrências por conta da chuva

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu até às 18h47min desta quinta-feira (17) 59 solicitações de emergência decorrente da chuva que atinge a capital baiana. Do total, três alagamentos de área, 15 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 14 ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, 18 deslizamentos de terra, uma infiltração, duas orientações técnicas e um desabamento de muro ocorrido no bairro Costa Azul. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 20:00

Azi: 'Os parlamentares baianos não estão sendo dignos do povo da Bahia'

Azi: 'Os parlamentares baianos não estão sendo dignos do povo da Bahia'
Líder oposicionista diz que AL-BA está muda com os problemas dos baianos
O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Paulo Azi (DEM), fez duras críticas, nesta terça-feira (17), aos colegas parlamentares pelo que chamou de “mudez da Casa” no enfrentamento a dois grandes problemas enfrentados pelos baianos atualmente. “Não se admite que diante de fatos tão graves e sérios quanto esses, esta Casa se mantenha silenciosa, calada, muda, quando deveria buscar soluções e debater com seriedade as questões”, reclamou. Durante o seu pronunciamento em plenário, o democrata criticou ainda a ausência dos secretários de Educação, Osvaldo Barreto, e de Meio Ambiente, Eduardo Salles, que não compareceram para prestar esclarecimentos sobre a greve dos professores da Rede Estadual de Ensino, que já dura 37 dias, e sobre a seca que afeta mais da metade da população baiana. O político atribui a ausência dos chefes das pastas a uma “manobra” articulada pela bancada governista. “O que será que estão temendo? Será que há algo de tão sério escondido que não possa ser alvo de discussão?”, questionou. Azi disse ser “injustificável” o silêncio e a “omissão” do Legislativo baiano, e afirmou que os "nobres" parlamentares não estão a ser "dignos do povo da Bahia". "Afinal de contas para que presta esse parlamento? Para o que fomos eleitos? Para que se gasta dinheiro público sustentando esse Poder, se no momento em que nós temos que cumprir nossa obrigação e dar resposta à sociedade essa Casa se omite? Essa omissão, esse silêncio, essa irresponsabilidade vão ficar marcados tristemente nessa sessão legislativa e nos mandatos de cada um de nós”, lamentou.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 19:40

Tucanos anunciam nesta sexta qual 'rota migratória' tomarão nas eleições de Salvador

Tucanos anunciam nesta sexta qual 'rota migratória' tomarão nas eleições de Salvador
Aposta é na dobradinha DEM-PSDB
Os tucanos baianos se reúnem nesta sexta-feira (17) para oficializar a decisão tomada para a eleição soteropolitana de outubro próximo. O anúncio será feito em uma entrevista coletiva à imprensa, às 15h, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, sede do PSDB da Bahia. Entre as possibilidades, o apoio ao pré-candidato e deputado federal ACM Neto (DEM), com a indicação do vice, é a mais provável, já que o DEM anunciou apoio a José Serra (PSDB), em São Paulo. Os democratas exigiam o apoio dos tucanos ao seu candidato em Salvador, em troca do apoio dos democratas ao seu postulante da capital paulista.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 19:20

Bancos de Salvador têm 15 dias para adaptar agências

Bancos de Salvador têm 15 dias para adaptar agências
Foto: Divulgação
As agências bancárias de Salvador terão um prazo de 15 dias, a partir desta sexta-feira (18) para se adaptarem às leis municipais que obrigam os bancos a aumentar a altura dos biombos de atendimento ao cliente nos caixas, além de instalar câmeras de monitoramento nas áreas internas e externas às agências. O prazo foi estipulado no encontro realizado nesta quinta-feira (17) entre o superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Cláudio Silva, e o secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Maurício Barbosa. “A instalação dos biombos vai evitar a visualização das movimentações financeiras dos clientes junto aos caixas. Acreditamos que essa ação, juntamente com outras medidas, irá auxiliar na prevenção de crimes como o de saidinha bancária”, explicou Barbosa. A Sucom atuará como parceira da SSP e ficará responsável por fiscalizar as agências que não cumprirem as leis no período estabelecido. Segundo Silva, os bancos que não se adaptarem às normas serão fechados. As leis municipais foram publicadas em 2011, mas não eram cumpridas pelas 314 agências de Salvador.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 19:00

Alagoinhas: Mau tempo faz frentistas suspenderem atividades

Alagoinhas: Mau tempo faz frentistas suspenderem atividades
Frentistas fazem assembleias nesta sexta-feira (18). Foto: Divulgação
Devido o mau tempo, as atividades nos postos de combustíveis de Alagoinhas, centro-norte baiano, foram suspensas nesta quinta-feira (17). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), nesta sexta-feira (18) serão realizadas assembleias nos postos de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A categoria está em campanha salarial e reivindica valorização salarial, plano de assistência médica, cesta básica, entre outros benefícios.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 18:40

Vereadores querem Arena Fonte Nova ativa após a Copa

Vereadores querem Arena Fonte Nova ativa após a Copa
Vereadores observam o projeto da Arena Fonte Nova. Foto: Divulgação
Vereadores da Câmara de Salvador visitaram as obras da Arena Fonte Nova nesta quinta-feira (17) e destacaram a importância do equipamento para a cidade, mas também demonstraram preocupação com o legado que ficará para a população após a Copa do Mundo de 2014. Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Realização das Obras da Copa, chamou a atenção para a necessidade de serem apresentados estudos de impacto ambiental e de vizinhança da região do entorno da Arena Fonte Nova. “Esse equipamento vai dar uma nova cara para a cidade, mas temos que avaliar todas as possibilidades com muito cuidado. Nenhum estudo foi apresentado”, salientou. Já Olívia Santana (PCdoB)  ressaltou a importância de reduzir a contrapartida do estado na construção da Fonte Nova. A edil cobrou celeridade na votação do projeto, em tramitação na Casa, que transforma a característica da área poligonal da arena de residencial para mista (comercial e residencial) para atrair fluxo de pessoas e movimentar economicamente a região, principalmente após a Copa do Mundo. Treze vereadores participaram da visita ao estádio, além do presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB).

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 18:20

Greve: Secretário diz que há uma tendência pelo fim do movimento

Greve: Secretário diz que há uma tendência pelo fim do movimento
Osvaldo Barreto diz que movimento concentra-se em poucas diretorias regionais
O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, afirmou nesta quinta-feira (17) que a greve dos professores, que já dura 37 dias, atinge atualmente poucos municípios baianos e há uma "tendência" pelo fim do movimento. Em entrevista a um programa de rádio, o chefe da pasta contabilizou mais de 700 unidades, das 1.450 existentes na Bahia, que não aderiram ao movimento ou que já retornaram às atividades. “Desde o início da greve tivemos 400 escolas que não aderiram à paralisação. Nós estamos acompanhando pelo Sistema de Gestão de Escolas e, inclusive, muitas estão colocando as notas normalmente. Mais de 200 escolas já colocaram as notas da primeira unidade. Outras 200 escolas retornaram ao trabalho. Só nos últimos sete dias, nós tivemos o retorno de 100 escolas. Então, há uma tendência de volta. A greve está localizada em algumas poucas diretorias regionais e está concentrada em alguns poucos municípios”, afirmou. Barreto ainda pediu tranquilidade às famílias baianas e aos mais de um milhão de estudantes que estão fora das salas de aula. “Nós da Secretaria de Educação estamos comprometidos com a construção de uma escola de qualidade no nosso estado. Nós estamos trabalhando diuturnamente para reorganizar o calendário escolar. As famílias podem ter a certeza, que trabalharemos fortemente para minimizar os prejuízos causados por essa greve. Aos alunos que estão no terceiro ano, eu posso tranquilizá-los e dizer que a secretaria está montando um esquema que brevemente eles irão ver que iremos oferecer uma oportunidade de eles acelerarem os estudos para que possam ter um desempenho muito bom no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e nos vestibulares”, disse. O secretário também fez um apelo aos docentes: “Estamos fazendo um apelo aos professores para que retornem às salas. Queremos negociar com eles um novo calendário, repor os salários e voltar ao diálogo. A greve foi decretada ilegal pela Justiça e, evidentemente, fica difícil para o governo dialogar com a greve ilegal”.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 18:00

Chuva: Motoristas devem redobrar a atenção ao dirigir, alerta Transalvador

Por conta da chuva que atinge a capital baiana, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) pede aos condutores que redobrem a atenção, pois o mau tempo deixa o fluxo de veículos ainda mais congestionado, além de comprometer a visibilidade. O órgão municipal destaca alguns cuidados que os motoristas deve ter como trafegar em velocidade reduzida; dirigir com cautela; manter uma distância segura em relação ao veículo da frente;  acender o farol baixo e não ligar o pisca-alerta quando estiver em movimento. A Transalvador ainda chama a atenção para o fato de que, em piso molhado, a freada brusca aumenta a velocidade do veículo em vez de pará-lo. Por último, o motorista não deve desafiar as inundações nas vias, pois as grandes poças provocam aquaplanagem e perda de controle do veículo. Alguns pontos da cidade já apresentam trânsito complicado, a exemplo, na Rótula do Abacaxi onde alagamentos dificultam o tráfego. Quem passar pela Avenida ACM desde a Rótula sentido Iguatemi encontra lentidão por conta de algumas poças d’água na pista nas proximidades do hipermercado G. Barbosa. Na Paralela, o fluxo tem bastante intensidade nos dois sentidos.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 17:40

Caso Colombiano: Barbosa diz que suspeitas de irregularidades recaem sobre Sindicato dos Rodoviários

por Rodrigo Aguiar
Caso Colombiano: Barbosa diz que suspeitas de irregularidades recaem sobre Sindicato dos Rodoviários
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Mesmo com o anúncio de que o assassinato de Paulo Colombiano e Catarina Galindo está praticamente elucidado, o Sindicato dos Rodoviários ainda será alvo de investigações a respeito de irregularidades encontradas pelo ex-tesoureiro, morto com sua esposa em junho de 2010. O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (17) que um novo inquérito foi aberto para apurar suspeitas de lavagem de dinheiro, peculato e desvio de recursos. Apesar de não citar nomes, Barbosa disse que as denúncias “recaem sobre a atual administração do sindicato, da qual Colombiano fazia parte”. “Não vamos dar nomes porque poderíamos cometer uma injustiça”, acrescentou.
Segundo o titular, o sindicalista questionava, por exemplo, pagamentos feitos a uma gráfica e a um posto de gasolina, enquanto dívidas grandes do sindicato com o pagamento de FGTS, INSS e Receita Federal permaneciam sem quitação. O secretário afirmou que novos documentos recolhidos serão analisados para a continuidade das investigações. Do lado de fora do prédio da SSP, um grupo de militantes do PCdoB se manifestou sobre o caso, aos gritos de “justiça, justiça”. Entre os presentes à sede da pasta, estavam os deputados Alice Portugal (federal) e Álvaro Gomes (estadual). 

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 17:30

Ministro dos Portos visita Terminal Contêiner de Salvador

O ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, visitou nesta quinta-feira (17) o Terminal Contêiner de Salvador e defendeu a parceria entre Estado e União para o desenvolvimento portuário. “A modernização na infra-estrutura portuária é viável se tiver o apoio e a participação do governo. E temos trabalhado para responder a essa demanda. Esses novos equipamentos adquiridos pelo Terminal de Contêiner, por exemplo, obtiveram redução fiscal como elemento facilitador para dar as condições para o terminal competir internacionalmente”, disse. O chefe da pasta foi recebido pelo diretor executivo do terminal, Demir Lourenço Jr., e conheceu o andamento das obras de ampliação, que tem conclusão prevista para o começo do segundo semestre. Na avaliação do ministro, com as novas obras, com o novo maquinário e com a estrutura que já possui até aqui, o espaço reúne condições de mais do que dobrar a sua capacidade produtiva a partir de agora.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 17:20

UFRB: Professores decidem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira

Os professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia decidiram em assembleia realizada nesta quinta-feira (17), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (21). A medida vai de encontro ao que a Associação de Professores Universitários da Bahia (Apub) publicou em nota recentemente em que nega qualquer indicativo de greve nas universidades e institutos federais da Bahia. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), os estudantes estão sem aula deste a última terça-feira (15), quando os professores decidiram aderir a greve por tempo indeterminado e acompanhar o movimento convocado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Informações do Correio.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 17:00

Morte de Paulo Colombiano está praticamente elucidada, diz secretário

por Rodrigo Aguiar
Morte de Paulo Colombiano está praticamente elucidada, diz secretário
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O assassinato do sindicalista Paulo Colombiano e de sua mulher Catarina Galindo foi praticamente elucidado, segundo afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira (17) na sede da pasta, no Centro Administrativo da Bahia. O titular da SSP relatou que, logo após o crime, cometido em junho de 2010, havia informações de que o caso estava relacionado à função de tesoureiro desempenhada por Colombiano no Sindicato dos Rodoviários e que buscas detectaram irregularidades na administração da entidade, inclusive no repasse excessivo de recursos ao plano de saúde Mastermed. “A principal [irregularidade] se referia ao plano contratado pelo sindicato. Entre 2005 e 2010, R$ 106 milhões haviam sido recolhidos e pagos à Mastermed. Desse valor, cerca de R$ 35 milhões eram referentes à taxa de corretagem. Colombiano estranhou e procurou os proprietários da Mastermed para a realização de ajustes ou extinção do contrato”, declarou Barbosa. Segundo o secretário, Colombiano foi morto pouco depois.
As investigações apontam que três dos presos Edilson Duarte de Araújo, Wagner Luís Lopes de Souza e Adaílton Araújo de Jesus – estiveram presentes à cena do crime e forneceram informações sobre a rotina de Colombiano aos dois motociclistas que efetuaram os disparos. Barbosa disse que há suspeitas sobre os autores dos tiros e que eles deverão ser detidos em breve. Na casa de Claudomiro César Ferreira Santana – apontado como mandante do crime – foram apreendidas duas pistolas, um revólver e uma escopeta. Parte das armas estava com a numeração raspada, em situação irregular. Oficial da reserva da Polícia Militar, ele foi escoltado por uma guarnição da PM no momento em que foi preso. 

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 16:40

Vaquejada poderá ser reconhecida como atividade esportiva

Vaquejada poderá ser reconhecida como atividade esportiva
Foto: Leandra Mesquita
A vaquejada, uma atividade considerada recreativa-competitiva, poderá se tornar uma atividade esportiva. O Projeto de Lei (PL), em tramitação na Câmara Federal, pretende regular e remunerar a atividade nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de peão de rodeio. A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração. A promotora do evento também é obrigada a contratar seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro. A apólice deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente no valor mínimo de R$ 100 mil, a ser atualizado a cada 12 meses com base na Taxa Referencial de Juros (TR). Deve-se prever ainda o pagamento de todas as despesas médicas e hospitalares causadas por acidentes de trabalho. A proposição também estabelece cuidados com a proteção dos animais envolvidos na competição. De acordo com o texto, a proteção à saúde e à integridade física dos animais compreenderá todas as etapas do evento, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria, “observadas as devidas precauções”. O deputado federal baiano Paulo Magalhães (PSD), autor da proposta, afirma que a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público “fiel e apaixonado” e inúmeros atletas. “As cidades onde são promovidas transformam-se em destinos turísticos”, afirmou. O PL será analisado pelas comissões de Turismo e Desporto, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Constituição e Justiça e de Cidadania. Em caso de aprovação nos colegiados, vai a plenário para ser votado.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 16:20

Postos de combustíveis e restaurantes de Salvador aderem a movimento contra alta carga tributária

A Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje) realizará manifestações em diversas cidades brasileiras em 25 de maio, para o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. Em Salvador, as ações serão lideradas pela Associação dos Jovens Empreendedores (AJE), que fará ações como venda de combustível com 53% de desconto, no posto Gameleira da BR-324. As atividades começam às 8h e terminam após abastecimento de 200 carros e 50 motos. Além disso, restaurantes como Munik, Ercolano, Ocho, Piola, Mariposa, Eu Vi, Villa do Bem e Cantina Garofani, organizarão cardápios 32% mais baratos, porcentual composto apenas de tributos pagos ao final da conta, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O valor será bancado no dia da ação pelos empresários donos dos estabelecimentos. Outras capitais participarão do movimento: Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), São Luis (MA), São Paulo (SP), e Vitória (ES).

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 16:08

Caso Neylton: Questionamento sobre possível motivação sexual deve pautar julgamento

Caso Neylton: Questionamento sobre possível motivação sexual deve pautar julgamento
Reprodução: TV Bahia
Além da hipótese mais repercutida de que o servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Neylton Solto da Silveira, foi assassinado por “queima de arquivo”, outra suspeita foi levantada e questionada durante o julgamento no Fórum Ruy Barbosa, na manhã desta quinta-feira (17). Em dado momento, a investigação apontou a possibilidade de que havia uma relação sexual entre Neylton e Jair Barbosa da Conceição, um dos acusados de sua morte, assunto que será tratado no decorrer do julgamento e promete ser um ponto polêmico do processo. No inquérito consta a possibilidade de a vítima ter feito sexo oral no réu antes do crime. A perícia também constatou que a parte do joelho da calça estaria suja, o que demonstraria que ele ficou ajoelhado por algum tempo. A delegada Dilma Leite Nunes, que presidiu o inquérito e foi relatora do caso, foi ouvida no final da manhã, como testemunha convocada pelo Ministério Público. Outro questionamento foi sobre o que poderia ter motivado Josemar dos Santos, o outro réu – que chegou a confessar e alegou ter sido contratado pela ex-subsecretária, Aglaé Amaral Sousa, e pela consultora Tânia Maria Pimentel Pedroso –, a negar a sua primeira versão. A defesa alegou que ele teria sido agredido e forçado a confessar o crime, o que o exame de corpo de delito não atestou. A próxima testemunha da promotoria que está sendo ouvida nesta tarde é o delegado Ricardo Gomes Barbosa.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 16:00

Brasil reduz em 84% o número de mortes por dengue em 2012

Um balanço que aponta a diminuição das mortes ocasionadas por dengue no Brasil foi divulgado, nesta quinta-feira (17), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento realizado em Brasília. De acordo com o documento, o número de óbitos pela doença caiu 84% nos quatro primeiros meses de 2012 quando comparado ao mesmo período de 2010. Há dois anos foram registradas 467 mortes entre janeiro e abril. Já no primeiro quadrimestre deste ano o número caiu para 74 falecimentos. O balanço da dengue em 2012 revela outros índices positivos no combate à doença. Houve diminuição de 91% nos casos graves, que passaram de 11.845 em 2010, para 1.083 registros em 2012. Já o número total de casos teve retração de 58% – foram 286.011 registros da enfermidade este ano, contra 682.130 em 2010.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:55

Caso Neylton: Nova proposição para instalar CEI foi enviada à Câmara hoje, diz Sandoval

por Cláudia Cardozo / Felipe Campos
Caso Neylton: Nova proposição para instalar CEI foi enviada à Câmara hoje, diz Sandoval
No dia que abre o julgamento do caso do assassinato do servidor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Neylton Souto da Silveira, o vereador Sandoval Guimarães (PDT), presente ao Fórum Ruy Barbosa na manhã desta quinta-feira (17), divulgou ao Bahia Notícias que já enviou à Câmara Municipal uma nova proposição para abrir a Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre o caso. “O que estamos vendo aqui é o julgamento das contradições e a pergunta mais pertinente sobre esse debate não é quem matou Neylton e, sim, porque Neylton foi morto. Desde o início a Câmara vem pressionando para que a discussão e as investigações fossem aprofundadas. Hoje já foi encaminhada uma nova proposição para abrir uma Comissão Especial de Inquérito que foi protocolada”, anunciou. A CEI de Neylton é um desejo antigo de edis que, em momentos distintos, tentaram criá-la. 

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:45

Jovem escritor baiano lança 'Talvez Não Tenha Criança no Céu'

Jovem escritor baiano lança 'Talvez Não Tenha Criança no Céu'
Em sua estreia na literatura, o jornalista baiano Davi Boaventura irá lançar a novela literária "Talvez Não Tenha Criança no Céu", na próxima segunda-feira (21), às 19h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. A trama é um relato realístico uma espécie de diário – dos desafios vividos por adolescentes que passam para a fase adulta sem muitas perspectivas. Saiba mais na Coluna Entretenimento.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:40

Tribunal de Justiça libera micareta de Ubatã

Tribunal de Justiça libera micareta de Ubatã
Agora, atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu
Quem se desprogamou para pular atrás do trio elétrico neste final de semana na micareta de Ubatã, pode se programar novamente. O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Mário Alberto Hirs, acatou, nesta quinta-feira (17), o pedido de suspensão de liminar impetrado pela prefeitura de Ubatã para a realização do carnaval fora de época do município do sul baiano. Na última terça (15), o juiz titular da comarca local, Carlos Antônio Maldonado Bertacco, cancelou a festa a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão alegou que a administração municipal deveria quitar todas as pendências financeiras, antes de investir cerca de R$ 700 mil com os festejos. Em sua decisão, Hirs afirmou que o Poder Judiciário “se imiscuiu em matéria diretamente vinculada ao poder discricionário da administração pública”, e feriu “de morte a autonomia dos poderes, princípio basilar no qual assenta a República Federativa do Brasil”. Ainda segundo o magistrado, a decisão anterior acarretava à municipalidade "sérios e irreparáveis" prejuízos, já que milhares de pessoas, ao tomarem conhecimento do cancelamento da micareta, deixariam de ir à cidade. "Sem falar nos próprios prejuízos suportados pela municipalidade que, reitere-se, já liquidou despesas referentes à festa em espeque e inclusive já efetuara adiantamento de contratos de atrações artísticas, salientando ainda o expressivo aumento de arrecadação tributária no período, que deixará de perceber com a concessão da indigitada liminar", disse Hirs.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:20

Lula nas redes sociais: Ex-presidente lança página oficial no Facebook

Lula nas redes sociais: Ex-presidente lança página oficial no Facebook
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente, na quarta-feira (16), sua página na rede social Facebook (www.facebook.com/lula). Já no lançamento, o endereço continha uma série de imagens e informações sobre o período em que Lula esteve à frente da presidência do Brasil. O petista aparece em fotos de lançamentos de programas como o Minha Casa Minha Vida e ao lado de líderes de outros países nas conferências internacionais. O Instituto Lula divulgou um vídeo para promover o site. "Queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo", afirmou o político. Além disso, ele também pede que os internautas "opinem, participem, divulguem informações" para ajudar ele e a presidente Dilma a, "juntos, melhorar a vida de milhões de pessoas do Brasil". "Curta a nossa página porque queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo", diz.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:17

Dono da Mastermed mandou matar Colombiano, diz Polícia Civil

por Evilásio Júnior / Rodrigo Aguiar
A investigação feita pela Polícia Civil da Bahia, que culminou na prisão de cinco pessoas nesta quinta-feira (17), aponta o proprietário da empresa Mastermed, Claudomiro César Ferreira Santana, como o mandante da morte do tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários, Paulo Colombiano, e de sua mulher, Catarina Galindo, em junho de 2010. O motivo do crime seria a descoberta de irregularidades na atuação da empresa, que fornece o plano de saúde da entidade. César Santana e o seu irmão, Cássio Antônio Ferreira Santana – que seria comparsa na ação –, foram detidos em sua residência, no Edifício Mansão Victory Tower, no Corredor da Vitória. Os demais presos são Edilson Duarte de Araújo – ex-funcionário da Mastermed e atual chefe de segurança de uma rede atacadista –, capturado no bairro da Liberdade; Wagner Luiz Lopes de Souza – ex-segurança do mercado –, encontrado em Dom Avelar, e Adailton Araújo de Jesus – também ex-vigilante do comércio –, preso em Plataforma. Uma perícia feita no sindicato identificou que a organização pagava R$ 700 mil mensais pela taxa de administração do seguro que, desde 2005, já tinha recebido repasses superiores a R$ 106 milhões. Colombiano, que considerava o plano uma “extorsão” aos trabalhadores, desvendou entretanto, logo após assumir a tesouraria, dívidas do sindicato com o pagamento de FGTS, INSS e imposto de renda. Ao todo, mais de 60 pessoas foram ouvidas na investigação. Nesta quinta, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, em que foram levados computadores e documentos, em diversas localidades de Salvador e Região Metropolitana, entre elas a sede da Mastermed, na Avenida Dom João VI, em Brotas.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:15

Bahia Depressão estreia na Coluna Holofote!

Bahia Depressão estreia na Coluna Holofote!
A partir desta quinta-feira (17), a Coluna Holofote do Bahia Notícias estreia a nova colunista Adrielle Coutinho, autora do perfil de humor em redes sociais "Bahia Depressão". Nossa jovem colaboradora irá escrever quinzenalmente com tema livre dentro do universo baiano. Com apenas 20 anos, a estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) já concedeu uma entrevista a este site, quando contou um pouco de sua breve,  mas bem-sucedida trajetória nas redes sociais.
 

A crítica afiada da garota (que já conta com mais 10 mil assinantes no Facebook) promete usar este espaço para esmiuçar o nosso meio cultural e as peculiaridades do comportamento desse povo que já gosta de rir de si mesmo e da vida alheia. Confira o seu texto de estreia!   

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 15:00

Seca: Municípios do sudoeste amanhecem com céu nublado e chuva fina

por David Mendes
Seca: Municípios do sudoeste amanhecem com céu nublado e chuva fina
Fenômeno vai até domingo, mas terá baixo volume de água |Foto: Somar
Alguns municípios do sudoeste baiano, castigados pela pior seca dos últimos 47 anos, amanheceram com céu nublado e clima mais frio nesta quinta-feira (17). A chegada da frente fria animou moradores de uma das regiões mais afetadas com a escassez de chuva. Mas, de acordo com a Somar Metereologia, apesar de trazer um pouco de alívio à população, o fenômeno não terá grandes volumes acumulados. Segundo o órgão, a frente fria deverá se estender até o domingo (17) com chuvas isoladas e baixo acumulado. Em entrevista ao Bahia Notícias, a metereologista da Somar, Patrícia Vieira, revelou que nas simulações climáticas realizadas pelo instituto, a previsão de chuva intensa no sudoeste da Bahia só acontecerá a partir de julho.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 14:49

Mari Antunes fala da expectativa de cantar no Babado e diz quem é sua musa inspiradora: Ivete ou Claudia? Confira!

Mari Antunes fala da expectativa de cantar no Babado e diz quem é sua musa inspiradora: Ivete ou Claudia? Confira!
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Babado, de novo, sim! E, desta vez, o grupo volta ao cenário do axé com toda força, leveza, carisma, beleza e suavidade de Mari Antunes. Tudo isso, somado ao vozeirão da moça de apenas 25 anos. Apresentada há pouco tempo à imprensa baiana, Mari está causando o maior rebuliço no meio e há quem diga que será a nova Claudia Leitte do Babado. Afinal, quem não lembra que foi lá que a loira do axé ganhou projeção? Confiante, Mari acredita que vai repetir a história de sucesso da musa e, consciente de que a comparação com Claudinha é inevitável, ela não se incomoda e até se sente lisonjeada. “Como é que eu vou me incomodar? Eu, começando agora e sendo comparada a uma estrela”, gaba-se a menina “nascida em Itapetinga e criada em Itabuna”. Ah! E a Coluna Holofote avisa, de antemão, aos rapazes que já estão babando na jovem: é casada! E o marido da moça não é bobo, largou tudo em Itabuna e veio acompanhar sua amada. Se ele vai virar marido de cantora? É a própria Mari quem responde: “Ele não é gigolô, não, minha gente. Ele é contador público”. Que tal conferir esse Babado de perto? A Coluna Holofote trouxe uma entrevista exclusiva para você. Deliciem-se...No bom sentido, rapazes! Confira a íntegra da entrevista!

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 14:40

Passageiro de ônibus é preso com 9kg de maconha próximo a Itabuna

Passageiro de ônibus é preso com 9kg de maconha próximo a Itabuna
Um homem de 49 anos foi preso com maconha, na manhã desta quinta-feira (17), por agentes da Polícia Rodoviária Federal de Camacan, no sul da Bahia. O acusado era passageiro de um ônibus interestadual que fazia a linha Porto Seguro/Itabuna. Durante a fiscalização da PRF, uma bolsa azul com oito barrotes da droga, com um total de 9,3 kg, foi encontrada com o passageiro. Segundo a polícia, o suspeito é morador da localidade de São João do Paraíso, município de Mascote, também no sul baiano, e levava o entorpecente para o município de Itabuna. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária local.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 14:20

Caso Cachoeira: CPI aprova quebra de sigilo de ex-diretor da Delta Construtora

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o caso Cachoeira aprovou, nesta quinta-feira (17), a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico do ex-diretor da empresa Delta Construtora na região centro-oeste, Cláudio Abreu. Os membros da comissão investigam as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. Investigado pela Operação Saint-Michel, da Polícia Civil do Distrito Federal, Abreu está preso, desde o final de abril. A ação é um desdobramento da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que, junto com a Operação Vegas, investigou o suposto esquema criminoso comandado por Cachoeira. Também foi aprovada nesta quinta a convocação do sobrinho de Cachoeira, Leonardo de Almeida Ramos, apontado no inquérito como comprador da casa do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 14:00

Governo da Bahia propõe acordo para fim da greve dos professores

Governo da Bahia propõe acordo para fim da greve dos professores
APLB já teria recusado proposta
A Secretaria Estadual de Educação (SEC) divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (17), que assegura o pagamento do salário do mês de maio dos professores da Rede Estadual de Ensino, além da remuneração suspensa referente a abril. Para que isso seja possível, os docentes, em greve há 37 dias, terão que retornar “imediatamente” às atividades. Na nota enviada à imprensa, a pasta afirmou ter encaminhado a proposta ao arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que auxilia na mediação. A administração baiana afirma ainda que a SEC irá criar, de forma conjunta com os educadores, um calendário especial de reposição de aulas para que os 200 dias de ano letivo sejam cumpridos. Mas, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, garante que a categoria só aceitará o acordo que contemple a principal pauta de reivindicação do movimento: o reajuste salarial de 22,22%. "A greve continua. Nós não iniciamos para devolver salário. É uma forma de intimidação. O governo confiscou o salário indevidamente", afirmou em entrevista ao G1.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 13:40

Governo autoriza concurso para contratar 3,4 mil soldados da PM

O governo baiano autorizou a abertura de um novo concurso público para o ingresso de 3,4 mil bombeiros militares até 2013. De acordo com informações da assessoria da instituição, a previsão é a de que dois mil soldados sejam contratados em agosto de 2012 e 1,4 mil um ano depois. O edital ainda está em fase de elaboração e estabelecerá as regras para a realização do processo seletivo. Segundo a PM-BA, assim que tiver finalizado será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda não há data prevista para a publicação.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 13:25

Chuva derruba muro próximo a hotel no Costa Azul

por Leonardo Martins
A chuva que atinge a capital baiana nesta quinta-feira (17) provocou o desabamento, no início da tarde, de um muro de um estabelecimento localizado no bairro do Costa Azul, na Rua Rodolfo Coelho Cavalcanti, em frente ao Hotel Tulip Inn. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), outras 25 ocorrências foram registradas na cidade, sendo três alagamentos de área, oito ameaças de desabamento de imóveis, sete deslizamentos, uma orientação técnica e cinco deslizamentos de terra nas localidades de Águas Claras, Fazenda Coutos, Cajazeira 10, Jardim Nova Esperança e Sussuarana.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 13:20

Ex-ministro interino do Trabalho é exonerado do cargo de secretário

O ex-ministro interino do Trabalho, Paulo Roberto Pinto, foi exonerado nesta quinta-feira (17) do cargo de secretário-executivo da pasta pela presidente Dilma Rousseff. A dispensa de Paulo Roberto foi publicada na edição desta quinta do Diário Oficial da União. O político havia comandado o ministério durante cinco meses, após a saída de Carlos Lupi (PDT) por suspeita de irregularidades. Além disso, foi assessor especial de Lupi durante o governo Lula. Em seu lugar, assume o economista Carlos Antonio Sasse, ex-secretário da Fazenda do governo de Anthony Garotinho (1999-2002) no Rio de Janeiro.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 13:00

Desvios de água chegam a 1,3 bilhão de litros, diz Embasa

A Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) identificou um desvio de mais de 1,3 bilhão de litros de água em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) durante o ano passado. O volume de água canalizada e tratada, capaz de abastecer a capital baiana por quase dois dias, foi alvo de ligações clandestinas e fraudes em hidrômetros. Em Salvador, os 31,7 mil casos registrados geraram um prejuízo de pelo menos R$ 9,5 milhões. A estimativa, segundo a Embasa, é a de que a perda seja ainda maior, já que nem toda a atividade fraudulenta é descoberta, mesmo com uma rotina de fiscalizações periódicas. O controle é feito através da observação de matrículas que apresentam consumo atípico, além da revisão de ligações inativas. Após a seleção, equipes do órgão realizam pesquisas para detecção de irregularidades. Imóveis construídos em áreas de ocupação irregular e lava-jatos clandestinos são alvos recorrentes das inspeções.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 12:47

André Lima fala em jogo difícil diante do Bahia

André Lima fala em jogo difícil diante do Bahia
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
O atacante André Lima, do Grêmio, se diz ciente das dificuldades que deve encontrar em Pituaçu, nesta quinta-feira (17), diante do Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil. De acordo com o atleta, a partida será definida nos detalhes e quem tiver mais garra e vontade será o vencedor. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.

Comentar
   
Quinta, 17 de Maio de 2012 - 12:40

Comissão da Igualdade promove Dia da África na Bahia

A Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) celebra nesta quinta-feira (17), pelo sexto ano consecutivo, o Dia da África na Bahia, com uma sessão especial no plenário da Casa, às 15h. Este ano as comemorações pelo 25 de maio, dia da libertação da África, têm como foco o diálogo com as instituições africanas sediadas na capital baiana. “As Casas de Angola, Nigéria e Benin desempenham um importante papel de fortalecer os laços entre nosso estado e suas nações africanas, promovendo intercâmbio cultural e contribuindo com a memória e construção da identidade do povo negro baiano”, afirmou o deputado Bira Corôa (PT), que preside o colegiado. A sessão especial desta quinta será o ponto máximo de uma série de atividades desenvolvidas ao longo do mês, entre elas sessões em câmaras municipais, debates em quilombos e escolas, capacitação de professores, exposições e exibições de vídeos nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Itanagra, Esplanada e Maracás.

Nenhum comentário :