Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Grupo quer cota racial em concursos para juízes e procuradores públicos


    Grupo quer cota racial em concursos para juízes e procuradores públicos

    A Frente de Luta Pró-Cotas Raciais no Estado de São Paulo se movimenta em diferentes direções. Acaba de lançar um abaixo-assinado, que será entregue às autoridades estaduais, reivindicando cotas nas universidades, nos concursos de acesso ao serviço público, incluindo processos de escolha de juízes, procuradores, cargos de confiança.  O texto do abaixo-assinado diz que “São Paulo é o Estado com maior população negra do Brasil, com cerca de 14,5 milhões de afro-brasileiros, que tiveram seus antepassados escravizados”. Isso representa 34,6% do total de 42 milhões de habitantes no território paulista. Por outro lado, ainda segundo o texto, os negros ganham menos para as mesmas funções, têm piores condições de vida e estão praticamente ausentes dos espaços de poder. Na avaliação da frente, as cotas sociais utilizadas na USP, Unicamp, Unesp e Fatec, não resolvem o problema da desigualdade entre negros e não negros. “Vários estudos apontam que a adoção de cotas raciais é o único meio capaz de mudar o perfil elitista de seus cursos”, afirma.
    exclusivas
    25 de maio de 2012, 12:58

    Lídice confirma possibilidade de candidatura, critica PT e responde Jonas Paulo

    Thiago Ferreira
    Foto: Thiago Ferreira/ Política Livre

    Senadora Lídice da Mata (PSB)
    A senadora Lídice da Mata confirmou agora há pouco, em entrevista ao Política Livre, que o PSB estuda a possibilidade de apresentar a sua candidatura à Prefeitura de Salvador. A senadora afirmou que conversou com o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos (PSB), que pediu a ela que avaliasse essa pretensão, e com o governador Jaques Wagner (PT), em que deixou claro a intenção de “apresentar um projeto partidário para a cidade”. Lídice disse ainda que o PSB tem se sentido livre pela falta de reciprocidade do PT em apoiar candidaturas socialistas em cidades importantes do País.
    “Veja bem. O que nós discutimos: Eduardo (Campos, governador de Pernambuco) considera que seria bom que o partido discutisse a possibilidade da minha candidatura. Conversei com o governador Jaques Wagner sobre apresentar um projeto partidário para a cidade. Isso se faz necessário. Em muitas cidades que nós estamos reivindicando o apoio do PT, isso não tem acontecido. O PSB está se sentindo livre. Há reivindicações inclusive em Pernambuco e Ceará, onde os governadores do partido têm sido convocados a apoiar o PT. Quem vai deliberar em última instância é o diretório municipal, mas tem essa indicação. Nós vamos tratar, no partido, localmente e nacionalmente. O partido vai continuar acompanhando as discussões”, disse.
    Questionada por este site sobre o que achava das declarações do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, que disse considerar “veleidades” possíveis candidaturas de outros partidos da base do governador Jaques Wagner (veja aqui). “Eu tenho muito respeito pelo presidente do PT, mas essa opinião é uma veleidade”, concluiu.
    economia
    25 de maio de 2012, 12:48

    Inadimplência do consumidor fica em 7,6% em abril, maior nível desde dezembro de 2009

    A inadimplência das famílias voltou a subir em abril, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje. De março para abril, a taxa subiu 0,2 ponto percentual, para 7,6%, atingindo o mesmo nível do início do ano. Esse patamar é o maior desde dezembro de 2009, quando ficou em 7,7%. O BC considera inadimplência o percentual do saldo em atraso acima de 90 dias em relação ao total. No caso das empresas, a inadimplência ficou estável em 4,1%. Já a taxa média de juros cobrada das famílias caiu 2,3 pontos percentuais para 42,1% ao ano. As empresas pagaram uma taxa média anual de 26,3%, com redução de 1,4 ponto percentual em relação a março. Com isso, a taxa geral (empresas e pessoas físicas) ficou em 35,3% ao ano em abril, queda de 2 pontos percentuais em relação a março. O spread, diferença entre a taxa de captação e a cobrada dos clientes, caiu 1,9 ponto percentual para pessoas físicas, ao ficar em 33,2 pontos percentuais. Para as empresas, houve edução de 0,9 ponto percentual, para 17,5 pontos percentuais.
    bahia
    25 de maio de 2012, 12:29

    Fundação José Silveira e Tribunal de Justiça firmam parceria

    O presidente da Fundação José Silveira (FJS), Geraldo Leite, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ), desembargador Mario Alberto Hirs, assinaram termo de cooperação técnica no Programa Ser. A partir de agora, a fundação se compromete a prestar atendimentos de saúde em suas unidades móveis e nas unidades fixas disponibilizadas pelo tribunal, e a promover ações sociais e de saúde, e auxiliar o TJ na realização de programas de qualidade de vida para os servidores. Fica sob a responsabilidade do TJBA, por sua vez, disponibilizar os locais a realização dos atendimentos e feiras de saúde, bem como controlar e acompanhar os atendimentos prestados. O principal objetivo da parceria é ampliar o atendimento de saúde em todo o Estado, beneficiando os servidores das comarcas baianas e a população carente, conciliando a agenda das Caravanas do Programa SER com a Feira de Saúde. Apenas no ano passado a Feira de Saúde, em conjunto com as unidades móveis, realizou mais de 1,5 milhão de atendimentos.
    mundo
    25 de maio de 2012, 12:25

    Hollande retirará tropas do Afeganistão até fim do ano


    François Hollande, presidente da França
    Todas as tropas de combate da França vão sair do Afeganistão até o fim deste ano, disse hoje em Cabul o novo presidente francês, François Hollande, em uma visita não anunciada ao país. Ele afirmou, no entanto, que alguns oficiais permanecerão a fim de dar apoio às forças de segurança do Afeganistão. Hollande disse que as tropas francesas cumpriram suas missões no Afeganistão e agora era hora de voltar, uma retirada antecipada que vai ser coordenada pelos EUA e outros aliados. “Não haverá tropas de combate” após o fim do ano, afirmou o presidente durante uma entrevista à imprensa conjunta com o presidente afegão, Hamid Karzai. O líder francês viajou ao Afeganistão para encontrar-se com as tropas e discutir com Karzai o plano para a retirada das forças de combate um ano antes do programado. A visita não foi anunciada por questões de segurança e Hollande deve deixar o país nas próximas horas. Leia mais no Estadão.
    salvador
    25 de maio de 2012, 12:12

    Professores da rede estadual fazem manifestação no Dique do Tororó

    Uma caminhada dos professores da rede estadual, em greve há 45 dias, causa congestionamento na região do Dique do Tororó, na manhã desta sexta-feira. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a manifestação começou por volta das 10h40, e os professores ocupam duas das três pistas da via, impedindo a circulação de veículos no local. A categoria exige que o governo pague aos professores da rede estadual o reajuste de 22,22% previsto em acordo assinado ano passado. Entretanto, o Executivo concedeu o aumento sugerido apenas para um quadro especial – que reúne os professores do chamado magistério. Os demais recebem 6,5%, igual a todos os servidores do estado. Mais de 1 milhão de estudantes estão sem aula em toda a Bahia, e a Secretaria de Educação estima que as escolas da rede estadual estão funcionando normalmente em 230 municípios baianos. (Correio)
    economia
    25 de maio de 2012, 12:03

    Inadimplência de veículos sobe a 5,9% e bate novo recorde

    Eduardo Cucolo e Fernando Nakagawa, da Agência Estado
    A inadimplência nos financiamentos para a compra de veículos por pessoas físicas bateu novo recorde em abril, informou nesta sexta-feira,25,  o Banco Central. A taxa de atrasos acima de 90 dias passou de 5,7% em março para 5,9% no mês passado. Desde dezembro, a inadimplência já subiu 0,9 ponto porcentual. O BC informou também que os empréstimos com atrasos entre 15 e 90 dias, indicador utilizado para antecipar a tendência da inadimplência, recuou de 8,6% em março para 8,5% em abril, ainda acima dos 7,6% registrados em dezembro do ano passado. Outra linha de crédito que registrou aumento da inadimplência em abril ante março foi o crédito pessoal, cuja taxa passou de 5,3% para 5,5%. Nos empréstimos para aquisição de bens, os atrasos também cresceram, de 12,9% para 13,4% na mesma base de comparação. Entre as linhas detalhadas pelo BC, apenas o cheque especial registrou queda na inadimplência, de 10,6% em março para 10% em abril, menor taxa desde outubro de 2011 (9,5%). (Estadão)
    brasil
    25 de maio de 2012, 11:52

    Homens ainda preferem as mulheres burras, diz pesquisa

    Nesses novos ares de emancipação sexual, de inclusão profissional e até do maior poder formal feminino, seria normal acreditar que essa nova mulher se valoriza na sociedade. Com certeza, sim, mas não para os homens: eles ainda preferem as burras. Segundo pesquisa da Universidade de Texas-Austin, os homens preferem mulheres com ar estúpido e sonolento. Num primeiro estágio, a pesquisa apurou que esse é o perfil ideal de mulher para relacionamentos casuais, de uma noite só. Mas numa segunda fase do estudo, apurou-se resultado semelhante para mulheres consideradas “para casar ou namorar”. Uma das explicações sobre o motivo dessa preferência é que mulheres inteligentes não demostram ter abertura para uma aproximação ou mesmo ceder às pressões de uma cantada. Com elas, o homem médio sente-se inseguro e impotente para convencê-la a ter encontros íntimos ou mesmo para ter um relacionamento de longo prazo. Se isso realmente se aplica aos homens médios, eles não sabem o que estão perdendo. (Revista Alfa)
    brasil
    25 de maio de 2012, 11:44

    PT e PMDB rejeitam acordo e só querem convocar governador tucano para CPI

    O comando do PSDB na CPI acenou para os governistas com o seguinte acordo: a aprovação por consenso, na próxima terça-feira, da convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Agnelo Queiroz (PT-DF). Mas o PT e o PMDB não aceitaram. Os dois partidos avaliam que têm votos suficientes para passar o trator sobre os tucanos. Colocadas em pauta as convocações, vão derrubar qualquer pretensão contra Cabral e Agnelo. E obrigarão apenas o tucano Marconi Perillo a depor na CPI. Daí porque o clima esquentou ontem no depoimento do ex-vereador Wladimir Garcez, do PSDB de Goiás. A sessão de votação sobre a presença dos governadores promete um clima ainda mais pesado. (Poder online/ iG)
    bahia
    25 de maio de 2012, 11:29

    Itamaraju: Engavetamento deixa 11 mortos na BR-101

    Solange Spigliatti, do Estadão
    Foto: Reprodução Facebook / Gustavo Souto

    Acidente grave aconteceu no km 816 da rodovia
    Onze pessoas morreram e várias ficaram feridas na manhã desta sexta-feira, 25, em um engavetamento envolvendo nove veículos na rodovia BR-101, em Itamaraju, na Bahia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações da PRF, a forte neblina que atingia a região, por volta das 10h, fez com que uma cegonheira reduzisse a velocidade, na altura do km 816 da rodovia, ocasionando a colisão traseira com um ônibus. Os passageiros do coletivo desceram e foram atropelados por outros ônibus aque vinham atrás e acabaram batendo ao tentar desviar, segundo a PRF. No total, seis ônibus que transportavam trabalhadores rurais, uma cegonheira, que fugiu do local do acidente, uma viatura da polícia militar e um veículo de passeio se envolveram na colisão. A PRF não soube informar quantas pessoas ficaram feridas e para onde foram encaminhadas. A rodovia continuava interditada por votla das 11h, segundo a PRF.
    bahia
    25 de maio de 2012, 11:08

    SSP coloca Tatiana Paraíso à disposição da Prefeitura

    A edição de hoje do Diário Oficial do Estado coloca à disposição da Prefeitura a funcionária da Secretaria Estadual de Segurança Pública Tatiana Paraíso. Tatiana é a primeira-dama do município e atual secretária municipal de Saúde. Comentário de um petista de quatro costados: “Depois ainda dizem que o governador Jaques Wagner e o Prefeito João Henrique não estão se entendendo!”.
    bahia
    25 de maio de 2012, 10:52

    Juazeiro: “Tenho pesquisas que me colocam em segundo lugar”, diz Roberto Carlos

    Foto: Emerson Nunes / Política Livre

    Deputado Roberto Carlos garante que está bem colocado em Juazeiro
    O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) garantiu que é pré-candidato a prefeito no município de Juazeiro e que vai levar o projeto até o fim. “Tenho pesquisas que me colocam em segundo lugar. Estou conversando alguns partidos que podem me apoiar”. O partido pretende avançar nas articulações municipais para as eleições de 2012 nos principais municípios baianos. “Juazeiro é uma cidade grande”, garantiu. (Emerson Nunes)
    salvador
    25 de maio de 2012, 10:36

    Homem é baleado em tentativa de assalto na Lapa

    Um homem ficou ferido em uma tentativa de assalto na Lapa, na madrugada desta sexta-feira, em Salvador. Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), Rogério Santos Conceição, 21 anos, tentou roubar uma pessoa, mas acabou sendo baleado pela vítima do assalto – que estava armada. O autor do disparo fugiu do local em seguida. Rogério foi socorrido para o HGE, onde permanece internado. Segundo informações da polícia, Rogério tem passagem pela polícia por roubo. O caso será investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris). (Correio*)
    brasil
    25 de maio de 2012, 10:34

    Campanha de Haddad pode incluir combate à homofobia

    Ricardo Chapola, Agência Estado
    Embora evasivo nas respostas, o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, sinalizou que pode agregar o combate à homofobia na plataforma de campanha. O ex-ministro recebeu um plano de propostas da militância gay do partido, apresentado durante uma reunião na quinta-feira, e que pede até a adoção de um kit anti-homofobia nas escolas. O material, criado por uma ONG na gestão de Haddad no Ministério da Educação, ainda gera polêmicas para o petista, especialmente na costura de alianças com alguns grupos religiosos, avessos ao tema. “Nós devemos lutar para que a comunidade LGBT tenha seus direitos assegurados. Que toda a forma de violência seja repudiada. Me parece ser uma direção muito correta”, declarou Haddad. Leia mais no Estadão.
    brasil
    25 de maio de 2012, 10:31

    Manual sobre a redação do Enem será divulgado em julho, diz ministro


    Ministro da Educação, Aloizio Mercadante
    O ministro da Educação, Aloizio Mercadante afirmou, nesta sexta-feira, que o MEC vai divulgar em julho o manual de orientação aos candidatos sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. “Em julho teremos o manual no portal do MEC”, afirmou Mercadante em entrevista ao programa Bom Dia Ministro. O edital com as regras do Enem foi publicado nesta sexta-feira no “Diário Oficial da União”. As inscrições começam na segunda-feira e vão até o dia 15 de junho. O manual servirá como guia para que os candidatos entendam as mudanças no sistema de correção da redação. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato. Leia mais no G1.
    salvador
    25 de maio de 2012, 10:27

    Em reunião do PDT, Holyfield garante que é candidato a vereador

    Foto: Emerson Nunes / Política Livre

    Candidato a vereador, Reginaldo Holyfield (PDT) diz que vai defender o esporte
    Quem aproveitou a presença do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ontem, em Salvador, foi o ex-pugilista Reginaldo Holyfield. Filiado ao PDT há pelo menos três anos, ele reafirmou que é pré-candidato a vereador pelo partido e que pretende defender o esporte durante a campanha. “É importante colocar esporte nas comunidades carentes de Salvador. A única salvação para combater as drogas é o esporte. Junto com educação e arte, dá para cuidar da saúde, deixando a mente boa e o corpo saudável”, garantiu. (Emerson Nunes)
    brasil
    25 de maio de 2012, 10:14

    CPI: ex-vereador contradiz Perillo sobre venda de casa

    Roberto Maltchik e Chico de Góis, O Globo
    O ex-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Wladimir Garcez (foto abaixo), contradisse a versão do governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) para explicar a venda de uma casa em condomínio de luxo, que serviu ao contraventor Carlinhos Cachoeira. Garcez afirmou à CPI do Congresso que comprou a casa por R$ 1,4 milhão, com dinheiro que pediu emprestado ao ex-diretor da Delta Centro-Oeste, Cláudio Abreu, e a Carlinhos Cachoeira. O governador sustenta que vendeu o imóvel para o empresário Walter Paulo, um dos homens mais ricos de Goiás, e que o ex-vereador serviu apenas de intermediário no negócio. “O governador me disse que estava vendendo sua casa. Eu conhecia a casa e queria adquiri-la. Eu não dispunha, na época, do dinheiro. Então, pedi ao Cláudio, meu patrão, e ao Carlinhos que me emprestassem R$1,4 milhão, para eu repassar ao governador”, afirmou Garcez à CPI. Leia mais em O Globo.
    brasil
    25 de maio de 2012, 10:13

    Dilma indica ao Senado nomes de ministros ao TST e STJ

    O “Diário Oficial da União” publicou nesta sexta-feira indicações de dois novos ministros ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e uma ministra para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O juiz do Tribunal Reginal do Trabalho da 4ª Região (RS) Hugo Carlos Scheuermann e o juiz do TRT da 1ª Região (RJ) Alexandre de Souza Agra Belmonte foram indicados para cargos de ministro. O STJ já havia confirmado na quinta que o presidente Ari Pargendler recebeu a informação de que a presidente Dilma Rousseff indicou a desembargadora Assussete Magalhães, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para ocupar uma vaga de ministra no tribunal, conforme antecipou o G1. As indicações ainda precisam ser ratificadas pelo Senado, onde os magistrados serão submetidos a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Depois, o plenário terá de votar a indicação. Leia mais no G1.
    brasil
    25 de maio de 2012, 10:05

    “Musa da CPI” pode ser cúmplice do companheiro Cachoeira

    Foto: Elza Fiúza/ABr

    Para senador Randolfe Rodrigues, Andressa "sabia a fundo" sobre os negócios do marido
    A “Musa da CPI do Cachoeira”, Andressa Mendonça, pode perder o título e ganhar outro: o de cúmplice de seu companheiro, o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o foco das investigações no Congresso que tentam desvendar uma rede de relações que envolvem jogo ilegal com governadores, parlamentares e empresários. Andressa, de 30 anos, roubou a cena na quarta-feira, quando seu companheiro foi interrogado na CPI. Com todos os holofotes voltados para ela, ganhou logo a etiqueta de musa. Acontece que gravações telefônicas vazadas recentemente mostram que ela conhecia a rede de negócios ilegais chefiada por Cachoeira. Por esta razão, alguns parlamentares já pensam em tirá-la da passarela para interrogá-la. O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) afirmou ao DF Record que Andressa “aparece em todas as gravações envolvendo o senhor Cachoeira”. (R7)
    brasil
    25 de maio de 2012, 09:53

    Ex-presidente do TJ-SP comprou bens ‘em valores desproporcionais’

    Fausto Macedo, de O Estado de S. Paulo
    O desembargador Vianna Santos, que presidiu o Tribunal de Justiça de São Paulo em 2010, adquiriu bens “em valores desproporcionais à evolução de seu patrimônio e de sua renda”, afirma a Procuradoria-Geral de Justiça. Em documento de 27 páginas, por meio do qual requereu judicialmente a quebra do sigilo bancário e fiscal de Vianna e de sua mulher, a advogada Maria Luiza Pereira, a Procuradoria revela que “sem a realização de qualquer empréstimo para tal fim” o casal adquiriu bens no montante global de R$ 2,273 milhões. A Procuradoria ressalta que o casal, embora no ano anterior tenha apresentado “involução patrimonial, bem como aumento das dívidas e ônus reais”, em 2010 adquiriu apartamento nos Jardins por R$ 1,4 milhão à vista, investiu R$ 500 mil na reforma do imóvel e comprou um Porsche Cayenne por R$ 373 mil. Leia mais no Estadão.
    brasil
    25 de maio de 2012, 09:51

    Rede de laranjas da Delta também atuava no Rio de Janeiro

    Cassio Bruno e Maiá Menezes, O Globo
    A rede de laranjas que alimentava, com o dinheiro da Delta Construções, o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira não é exclusiva de Goiás e se estendeu ao Rio, sede da empreiteira. Os sócios de duas empresas que sacaram dinheiro da Brava Construções — apontada como fantasma pela investigação da operação Monte Carlo, da Polícia Federal —, são moradores de áreas pobres da cidade e dizem desconhecer por que aparecem como donos das firmas. A Zuk Assessoria Empresarial e a Flexa Factoring Fomento Mercantil, de acordo com a Federal, têm o mesmo endereço, no Centro do Rio, onde há apenas um escritório. As duas empresas eram sediadas lá entre 2008 e 2011, mas nunca funcionaram de fato. Sacaram, juntas, R$ 521 mil. A auxiliar de serviço gerais Cristina Lacerda de Almeida, de 41 anos, aparece como sócia da Flexa Factoring, que recebeu da Brava Construções R$ 119.442,27. Moradora do Encantado, Zona Norte, Cristina disse ao GLOBO nunca ter ouvido falar da Flexa nem dos recursos. Leia mais em O Globo.
    brasil
    25 de maio de 2012, 09:41

    Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões neste sábado

    Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.391 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira em Piracicaba (SP). Com isso, o prêmio acumulou e pode pagar R$ 5 milhões no próximo sábado. Os números sorteados foram: 07 – 12 – 19 – 34 – 40 – 53. Outros 74 apostadores chegaram perto e fizeram a quina (cinco números), o que dará direito a um prêmio de R$ 17.006,16 para cada um. Ainda de acordo com a Caixa, 5.293 apostas acertaram a quadra (quatro números) e vão receber, cada uma, um valor de R$ 339,65. O prêmio para o próximo sorteio da Mega-Sena, o concurso 1.392, acontece neste sábado e está estimado em R$ 5 milhões. Quem quiser tentar a sorte tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas em qualquer uma das 11 mil casas lotéricas do país. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2. Ainda segundo a Caixa, as dezenas mais sorteadas na Mega-Sena são 05, 51, 33, 41, 53 e 54. Já os números que menos saem são 39, 21, 09, 45, 22 e 26. (R7)
    mundo
    25 de maio de 2012, 09:31

    Espanha defende deportação de artista plástico Menelaw Sete


    Segundo jornal espanhol La Vanguardia, Menelaw teria assinado uma declaração dizendo que estavam viajando a turismo
    O jornal espanhol La Vanguardia publicou nesta quinta em seu site que a Embaixada da Espanha no Brasil negou a versão apresentada pelo artista plástico Menelaw Sete para o motivo de ter sido barrado no aeroporto internacional de Barajas, em Madri no dia 18. Segundo a publicação, Menelaw e o amigo que lhe acompanhava, Paulo Coelho da Silva, teriam assinado uma declaração dizendo que estavam viajando a turismo e não mencionaram que o artista faria uma exposição na Itália. Houve então suspeita de que eles não estavam cumprindo requisitos de entrada no país. Segundo a Embaixada, eles só apresentaram 1020 euros e 100 dólares, não tinham cartão de crédito e nem apresentavam uma carta convite para irem à Europa. O artista plástico rebateu todas as declarações. “Eu falei que iria fazer uma pintura. Queriam que eu assinasse dizendo que voltaria por vontade própria e eu me recusei. A embaixada vai falar o que quiser. Aquilo lá é uma inquisição. É um governo franquista. Só mandam voltar latinos, negros e gays”, acusa. (Correio)
    brasil
    25 de maio de 2012, 09:20

    Crise: Dilma imita Lula e a procissão de bravatas recomeça

    Blog de Augusto Nunes
    Confrontado com sucessivas evidências de que a crise econômica americana provocaria estragos no mundo inteiro, o então presidente Lula decidiu proibi-la de entrar no Brasil.
    ”Um dia acordei invocado e liguei para o Bush”, gabou-se em 27 de março de 2008. “Eu disse: ‘Bush, meu filho, resolve o problema da crise, porque não vou deixar que ela atravesse o Atlântico”.
    Como Lula só fala português, Bush não deve ter entendido o recado do colega monoglota. Alheia ao perigo, o alvo da ameaça já rondava as praias do Brasil quando, quase seis meses depois do telefonema improvável, o chefe de governo voltou a tratar do assunto.
    “Que crise? Pergunte ao Bush”, recomendou em 17 de setembro a um jornalista preocupado com os sinais de que o problema americano não pouparia o País do Carnaval.
    “O Brasil vive um momento mágico”, emendou no dia 21. No dia 22, a ressalva entre vírgulas informou que o momento não era tão mágico assim: “Até agora, graças a Deus, a crise americana não atravessou o Atlântico”.
    Uma semana depois, a ficha começou a cair.
    Leia a íntegra no Blog de Augusto Nunes.
    mundo
    25 de maio de 2012, 09:18

    Africanos são perseguidos por multidão e agredidos em Israel

    Guila Flint, BBC Brasil
    Centenas de manifestantes israelenses depredaram lojas e veículos em Tel Aviv e atacaram imigrantes africanos originários do Sudão e da Eritreia após um comício contra a presença desses imigrantes na cidade. O comício, organizado por moradores de Tel Aviv contrários à presença dos africanos, contou com a participação de deputados do partido governista Likud, e de outros partido da aliança de governo.Durante o evento, a deputada do Likud, Miri Regev, chamou os imigrantes africanos de “câncer em nosso corpo” e outros oradores exigiram a “expulsão imediata dos sudaneses”. Os discursos inflamaram a multidão e ao final da manifestação ocorreram ataques a locais identificados com os imigrantes, como uma mercearia que vende produtos da Eritreia. A policia tentou conter a violência e 12 pessoas foram presas. Leia mais na BBC Brasil.
    mundo
    25 de maio de 2012, 09:11

    A foto mais querida da Casa Branca


    Imagem simboliza um tema importante e pouco citado por Obama: sua etnia
    Todo fotógrafo sabe quando tem uma foto única. Mas o repórter fotográfico oficial da Casa Branca, Pete Souza, não imaginava que a imagem do pequeno Jacob Philadelphia, de cinco anos, tocando a cabeça do presidente Barack Obama fosse cair nas graças dos funcionários e seguiria por tanto tempo nas paredes dos aposentos da Ala Oeste — uma tradição de décadas, em que fotografias do presidente no trabalho ou em momentos de diversão, ficam penduradas nas paredes. A cada nova imagem, a antiga foto deixa o local de destaque para dar lugar à próxima. Três anos depois de ser feita, no entanto, a foto de Pete Souza ainda está lá. O motivo é simbólico: além de ser terna, a foto consegue expor um dos temas de que poucas vezes falou o presidente negro: sua etnia. Sem ter uma qualidade espetacular — a cabeça do pai do pequeno Jacob, ex-empregado da Casa Branca, está cortada e seu irmão, Isaac, aparece desfocado — a imagem reflete o grande exemplo que Obama continua sendo para os americanos negros, segundo mostra reportagem do “New York Times”.
    bahia
    25 de maio de 2012, 09:01

    Braskem produzirá na Bahia fios para cabos do pré-sal

    Victor Longo, Correio
    A Braskem anunciou ontem que construirá uma nova fábrica no polo industrial de Camaçari para atender a duas demandas do governo federal nos próximos anos: a necessidade de tecnologia mais avançada para a exploração do pré-sal e a confecção de material para uso militar. Com tecnologia 100% brasileira, a nova planta produzirá a fibra de Utec (fio de polietileno de ultra-alto peso molecular), um material muito mais leve que o aço, mas com resistência semelhante. Com conclusão prevista para 2015 em um cenário otimista, o empreendimento marcará a entrada na indústria têxtil da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Na primeira e segunda fases do projeto, que incluíram o desenvolvimento inicial da tecnologia e a construção de uma planta piloto em Camaçari, já foram investidos aproximadamente R$ 35 milhões, com recursos da Braskem, bem como dos governos estadual e federal. De 2004 a 2009, na primeira fase do projeto, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação forneceu um aporte de R$ 600 mil, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Leia mais no Correio.
    economia
    25 de maio de 2012, 08:59

    Dólar acima de R$ 2 aperta o orçamento de turistas

    Na quinta-feira, a moeda à vista no balcão fechou em leve queda de 0,34%, a R$ 2,036. Já o dólar turismo ficou praticamente estável, a R$ 2,12. Na corretora Confidence Câmbio, uma das maiores casas de câmbio turismo do País, com mais de 80 filiais, o movimento não sofreu grande alteração nos últimos meses, apesar da alta acumulada do dólar de 6,82% no mês de maio e de 25,5% em 12 meses. “Tem gente que deixa de comprar, mas também tem gente que compra apostando na alta”, afirma o dono da empresa, Paulo Volpe. Especialista no assunto, ele mesmo não recomenda o dólar como investimento. “É uma opção de reserva para quem vai viajar, mas no longo prazo existem muitas outras opções mais seguras e rentáveis”, afirma. As informações são do Estadão.
    salvador
    25 de maio de 2012, 08:52

    Em protesto, posto vende gasolina com 53% de desconto

    Um posto de combustível de Salvador, situado na BR-324, oferece gasolina com 53% de desconto nesta sexta-feira, Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos. A ação é um protesto contra a carga tributária cobrada dos postos de combustíveis. Uma longa fila de carros e motos se forma nesta manhã no posto de combustível, que reservou uma de suas bombas para comercializar o litro da gasolina pelo valor de R$ 1,31. Os motociclistas podem abastecer até R$ 10, enquanto os motoristas de carro podem colocar até R$ 20. O motoboy José Neto descobriu que só poderia colocar R$ 10 quando estava na fila, mas ainda assim achou que valia a pena. “Já é alguma coisa, como já estou na fila, vou continuar esperando. Mas acho que por ser um protesto deveria acontecer em todas as bombas e as pessoas deveriam poder encher o tanque”, opina. O comerciante Joaquim Castro avalia que a manifestação é bastante válida. “Com R$ 20 deu para colocar 15 litros, já é uma boa economia”, afirma. O Sindicombustíveis Bahia aponta os impostos como os responsáveis por mais da metade do custo da gasolina e diz que os preços poderiam ser menores se a carga tributária não fosse elevada. Incidem sobre a gasolina os impostos CIDE, PIS, COFIS e ICMS. (G!)
    bahia
    25 de maio de 2012, 08:41

    Rodoviários já acumulam multa de R$ 150 mil em 3 dias

    Foto: Almiro Lopes / Correio*

    Sindicato dos Rodoviários já acumula multa de R$ 150 mil no 3º dia de greve
    O terceiro dia de greve dos rodoviários nesta sexta-feira, pode ser o dia do acordo entre empregados e patrões. Pelo menos, assim torce a população soteropolitana. O Tribunal Regional de Trabalho (TRT) julgará os dissídios de greve envolvendo os rodoviários de Salvador e intermunicipais  nesta sexta-feira. A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Graça Laranjeiras, decidiu antecipar o julgamento do dissídio coletivo, que estava previsto somente para a segunda-feira, diante dos transtornos provocados para a população. Também pelo terceiro dia, os rodoviários descumpriram a determinação da Justiça de pôr nas ruas 40% da frota de 2.742 ônibus nos horários habituais e 60% nos horários de pico. A multa para o não cumprimento é de R$ 50 mil, acumulando um total de R$ 150 mil. O sindicalista Euvaldo Alves afirmou que deverá recorrer da decisão. “Vamos apresentar nossa defesa, a culpa aí não é do sindicato”, assegurou. (Correio*)
    salvador
    25 de maio de 2012, 08:34

    Mesmo com ação da PM, rodoviários decidem manter paralisação total

    Leo Barsan e Rafael Rodrigues, Correio
    O carro da empresa passa na casa dos funcionários para fazer a apanha, mas eles se recusam a ir trabalhar. E, se vão para a companhia, ficam do lado de fora, junto com os colegas. A greve continua, mas a tática dos rodoviários mudou. Em paralisações anteriores, a categoria realizava operações-tartaruga, passeatas, fechavam ruas e avenidas ou os chamados corredores – locais onde funcionam as sedes das empresas de transportes. “A diferença desta greve para as outras é justamente essa. Não queremos prejudicar a população, mas tê-la como aliada. Hoje, não paramos corredor nenhum”, diz Ubirajara Sales, diretor administrativo do Sindicato dos Rodoviários da Bahia (Sintroba). Ele conta que a busca dos funcionários em suas residências tem acontecido com o acompanhamento da Polícia Militar. “A gente não proíbe ninguém de entrar. Os ‘apanhas’ estão voltando vazios, mesmo com os PMs participando de todo o processo”, acrescenta Ubirajara. Leia mais no Correio.
    brasil
    25 de maio de 2012, 08:34

    Pesquisa mostra redução de 21% na mortalidade materna no Brasil

    O Bom Dia Brasil antecipou dados de uma pesquisa sobre mortalidade materna que será divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, que apontam uma redução de 21% no número de óbitos entre 2011 e 2010. De acordo com o governo, foram 1.038 mortes de janeiro a setembro de 2011, uma redução de 21% na comparação com o mesmo período de 2010. Morte materna é aquela causada por complicações durante a gestação ou até 42 dias após o fim da gravidez, quando provocada por problemas de saúde como hipertensão, desprendimento prematuro da placenta ou doenças preexistentes, a exemplo das cardíacas, do câncer e do lúpus. Ao longo de duas décadas, a mortalidade materna no Brasil caiu 51%. A pesquisa apontou que de 1990 a 2010, o número de mortes diminuiu de 141 para 68 para cada 100 mil nascidos vivos. (G1)
    bahia
    25 de maio de 2012, 08:27

    Lauro de Freitas: PP lança Márcio Paiva

    Em mais uma importante cidade baiana, partidos aliados ao governo do estado se unem à oposição para enfrentar o candidato petista no pleito majoritário. Além de Camaçari (onde DEM, PMDB e PSDB cogitam a possibilidade de apoiar a candidatura do PP, que vai lançar o presidente da Câmara Municipal, Zé de Elísio), em Lauro de Freitas o PT também enfrenta dificuldade. Lá, o pré-candidato do PP, o vereador Márcio Araponga, garantiu a confirmação de apoio dos oposicionistas PR, PMDB, PTB, PV, PMN, DEM e PTN. Voltando à candidatura do PP, o deputado estadual oposicionista Augusto Castro (PSDB) participou do evento de lançamento da pré-candidatura de Dr. Márcio. (Tribuna da Bahia)
    brasil
    25 de maio de 2012, 08:15

    Dilma anuncia nesta sexta vetos parciais ao Código Florestal

    Demétrio Weber, Luiza Damé e Cristiane Jungblut, O Globo

    Dilma Rousseff
    A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta sexta-feira vetos parciais ao projeto que modifica o Código Florestal. O governo decidiu suprimir da lei trechos alterados pela Câmara e que desagradaram ao Palácio do Planalto. Para garantir eficácia da legislação por conta do número de vetos, Dilma vai editar uma medida provisória. O anúncio dos vetos deverá ser às 14h durante entrevista coletiva dos ministros Izabella Teixeira, Pepe Vargas e Mendes Ribeiro Filho, no Palácio do Planalto. Depois de um encontro com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), confirmou os vetos. – O que está claro é que aquilo que é consensual entre Câmara e Senado no texto aprovado nas duas Casas será mantido, mas aquilo que cria risco à segurança jurídica fará parte do veto. E se vai editar uma MP recuperando isso _ disse Eduardo Braga. Leia mais em O Globo.
    bahia
    25 de maio de 2012, 08:06

    Acidente grave entre dois ônibus e viatura da PM deixa mortos e feridos na BR-101

    Um grave acidente entre pelo menos dois ônibus que transportavam trabalhadorse rurais e uma viatura da Polícia Militar Ambiental deixou mortos e feridos por volta das 6h desta sexta-feira, na BR-101. O acidente ocorreu entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com a PRF, equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para o local do acidente para socorrer as vítimas. Há confirmação de mortos e feridos gravemente. Porém, a PRF ainda não sabe informar o número de vítimas. O acidente aconteceu entre os quilômetros 820 e 825. Segundo a PRF, ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente. Porém, segundo testemunhas, a neblina pode ter atrapadalhado a visão dos motoristas. (Correio)
    bahia
    25 de maio de 2012, 08:05

    Democratas oficializa nome de Zé Ronaldo hoje

    Foto: SisalNews

    Ex-prefeito de Feira, José Ronaldo (DEM)
    O Democratas avança em seu projeto de voltar ao comando de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, conhecida como a Princesa do Sertão. O partido d ve dar novo impulso às articulações para as eleições de outubro no município ao lançar hoje, em um evento que promete aquecer o clima pré-eleitoral, a pré-candidatura do ex-prefeito José Ronaldo. O ato de confirmação do nome do democrata, que já dirigiu a cidade por duas vezes, será realizado a partir das 10 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro da Princesa do Sertão. Segundo as lideranças do partido, o ambiente é “favorável” a Ronaldo, com boas perspectivas de crescimento no número de apoios. Já foi confirmada a presença de representantes de dez partidos, o que, conforme os democratas, “será uma demonstração de força do projeto, além do prestígio do pré-candidato, que tem grande popularidade não apenas em Feira, como em toda a região”. Participarão do encontro, o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, o deputado federal ACM Neto, pré-candidato do partido em Salvador, além de demais deputados estaduais e federais. (Tribuna da Bahia)
    brasil
    25 de maio de 2012, 07:56

    MPF pede abertura de ação contra ex-ministro Wagner Rossi


    Ex-ministro da Agricultura, Wagner Rossi
    O Ministério Público Federal do Distrito Federal entrou nesta quinta-feira com pedido de ressarcimento de cerca de R$ 3 milhões desviados do Ministério da Agricultura. A fraude, em setembro de 2010, foi empreendida em contrato firmado entre a pasta e a Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da PUC-SP, contratada sem licitação para capacitar servidores do ministério. A ação de improbidade atinge 12 pessoas, entre elas o ex-ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e o lobista Júlio Fróes. As denúncias contra Fróes davam conta de que o lobista teria um escritório clandestino dentro do prédio da Agricultura, e teria participado da elaboração de documento que justificou a contratação, sem licitação, da Fundasp. Entre os envolvidos na ação do MP estão professores da PUC e servidores do Mapa. Leia mais em O Globo.
    brasil
    25 de maio de 2012, 07:51

    PT quer Lula para empurrar candidatos

    Terminado o tratamento contra o câncer de laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a participar de forma mais ativa das articulações para as eleições municipais de outubro. Mas ao contrário do desejo das lideranças das capitais, o foco do petista será apenas em São Paulo, onde o partido tenta emplacar o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, como prefeito. Segundo o Instituto Lula, a agenda para os próximos meses não foi definida porque depende da recuperação, mas adianta que não está prevista nenhuma atividade de campanha fora do território paulista. Lideranças do partido consultadas pelo Terra consideram que a presença de Lula será fundamental em pelo menos outras três capitais onde o PT terá candidatos: Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Recife (PE). No entanto, o presidente da sigla, Rui Falcão, não quis detalhar como será a participação do ex-presidente nesses locais, onde o partido precisa superar candidaturas desconhecidas e disputas internas. (Terra)
    salvador
    25 de maio de 2012, 07:46

    Linha um do trem do subúrbio volta a funcionar, diz Setin

    A linha um do trem de Salvador voltou a funcionar na noite desta quinta-feira, informou a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin). O serviço foi suspenso na tarde desta quinta por medida de segurança, já que a linha dois do trem estava com o funcionamento suspenso por conta de uma erosão identificada em cerca de 80 metros da linha férrea entre as localidades de Almeida Brandão e Mocotó, no bairro de Itacaranha, no subúrbio. O terreno, que fica próximo a linha do trem está com várias rachaduras. O problema, segundo a Setin, foi causado pela forte chuva que caiu nos últimos dias. Funcionários da Secretaria de Transportes e Infraestrutura avaliam a situação para que o serviço da linha dois também volte a funcionar. (G1)
    brasil
    25 de maio de 2012, 07:36

    Conselho autoriza BNDES a emprestar mais dinheiro à mineradora Vale

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá emprestar mais dinheiro à mineradora Vale. O Conselho Monetário Nacional (CMN) suspendeu, até junho de 2015, o limite máximo de 25% do patrimônio de referência que o banco pode emprestar para a empresa. O órgão também prorrogou por três anos, o prazo para que o banco ultrapasse esse teto nos empréstimos à Petrobras e Eletrobras. Desde 2009, as estatais estão isentas da restrição, que acabaria em julho deste ano. De acordo com o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos, a suspensão dos limites foi necessária para que o BNDES cumpra a função de estimular o desenvolvimento. “Áreas estratégicas precisam ter alocação de recursos. Com a decisão, o BNDES terá mais liberdade para emprestar à mineradora”, disse o técnico do BC. Embora a Vale não seja uma empresa estatal, Odilon disse que a suspensão do limite de empréstimo é estratégica para o país.
    salvador
    25 de maio de 2012, 07:35

    Carro derrapa na pista e derruba poste na Av. Bonocô

    Um automóvel derrubou um poste após derrapar na pista na manhã desta sexta-feira, em Salvador. De acordo com as informações da Transalvador, o acidente aconteceu por volta das 5h30, na Avenida Bonocô. Consciente e sem ferimentos, o condutor do veículo contou que derrapou na pista por causa da chuva que cai no início da manhã desta sexta. Os agentes da Transalvador que estavam no local informaram que em dia de chuva, poças de água se formam na Avenida e o veículo pode ter aquaplanado, quando a água tira o contato do pneu com o solo. A Transalvador informa que até as 6h30 desta sexta-feira o trânsito flui sem retenções na capital baiana. Há apenas uma pequena lentidão na região do Cabula, por causa de um semáforo quebrado. (G1)
    brasil
    25 de maio de 2012, 07:31

    Receita anuncia medidas de transparência no atendimento ao contribuinte

    O subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, lança hoje, em Brasília relatório com dados sobre os atendimentos nos centros da instituição e no site. Será às 15h, no Ministério da Fazenda. O objetivo é oferecer transparência e permitir que a sociedade possa acompanhar os números e o desempenho da Receita na prestação de serviços ao cidadão. Os relatórios serão divulgados sistematicamente na página da instituição na internet. Occaso fará também um balanço das principais medidas tomadas pelo órgão para facilitar a vida dos contribuintes. Essas medidas fazem parte da programação da Receita para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado hoje, de acordo com a Lei 12.325 de 2010.
    bahia
    25 de maio de 2012, 07:26

    Professores da rede particular decidem sobre greve hoje

    Após a greve dos professores da rede estadual, os particulares ameaçam entrar em greve. Segundo o Sindicato dos Professores da Bahia (Sinpro-BA), professores de pelo menos 20 escolas particulares paralisam nesta sexta-feira as atividades. Eles participam às 8h de uma assembleia no Colégio Dois de Julho que decidirá o rumos do movimento. (Correio)
    mundo
    25 de maio de 2012, 07:16

    Retirada de franceses do Afeganistão será coordenada, diz Hollande

    Foto: Foto: Joel Saget / Pool / Reuters

    Presidente da França, François Hollande, se reúne com soldados franceses na base militar de Kapisa, no Afeganistão
    O presidente da França, François Hollande, que nesta sexta-feira faz uma visita surpresa ao Afeganistão, afirmou que a retirada das tropas francesas do país, antes do fim de 2012, acontecerá de maneira “ordenada e coordenada com os aliados”. Hollande fez essas declarações perante o contingente francês na base de Nijrab, província de Kapisa, ao nordeste de Cabul, aonde viajou em um helicóptero militar, informou a emissora “France Info”. “Também é preciso explicar às tropas que em breve sua missão estará terminada, e que, em ordem e com grande orgulho, vamos nos retirar e passar aos afegãos a gestão de seu território e a defesa de sua soberania”, disse o líder francês. A retirada das tropas francesas será feita “com bom entendimento com nossos aliados”, assegurou Hollande, antes de dizer, no entanto, que “é uma decisão soberana” e que “só a França pode comprometer a França”, informou a emissora. Segundo o presidente, “a ameaça terrorista que ameaçava nosso território e os de nossos aliados não desapareceu totalmente”, mas já está “em parte terminada.  (EFE)
    bahia
    25 de maio de 2012, 07:07

    Lauro de Freitas: PP lança Márcio Paiva

    Em mais uma importante cidade baiana, partidos aliados ao governo do estado se unem à oposição para enfrentar o candidato petista no pleito majoritário. Além de Camaçari (onde DEM, PMDB e PSDB cogitam a possibilidade de apoiar a candidatura do PP, que vai lançar o presidente da Câmara Municipal, Zé de Elísio), em Lauro de Freitas o PT também enfrenta dificuldade. Lá, o pré-candidato do PP, o vereador Márcio Araponga, garantiu a confirmação de apoio dos oposicionistas PR, PMDB, PTB, PV, PMN, DEM e PTN. Voltando à candidatura do PP, o deputado estadual oposicionista Augusto Castro (PSDB) participou do evento de lançamento da pré-candidatura de Dr. Márcio. “Estarei junto nesta luta, disse o deputado”. Dr. Márcio fez discurso emocionado. Apresentando sua história de vida e seu “compromisso com a cidade e com as pessoas”, ele fez o que chamou de balanço da sua atuação como vereador por dois mandatos e afirmou estar preparado para governar a cidade. Leia mais na Tribuna.
    bahia
    25 de maio de 2012, 07:03

    Produtores e usuários reclamam das condições da BA-225

    Prejuízos financeiros com a quebra de peças, mais tempo na estrada e aumento de frete, além do risco de acidentes e assaltos, são problemas enfrentados diariamente por motoristas e produtores rurais que trafegam pela BA-225 no município de Formosa do Rio Preto (a 1.050 km de Salvador). Os transtornos são causados pelos buracos espalhados em cerca de 50 dos 78 km da rodovia, que liga a região de Coaceral à BR-135. Cansados de arcar com os prejuízos, eles cobram do governo estadual a conclusão do tapa-buracos e aplicação de capa selante para dar maior durabilidade à pista – serviço previsto desde 2010. O produtor Eliceu Felipe Kuhn, por exemplo, protocolou denúncia na Ouvidoria do Estado e levou o problema ao Derba. Segundo ele, a situação da rodovia potencializa o perigo de acidentes e assaltos e faz com que carreteiros rejeitem as corridas para a região, encarecendo o frete em R$ 5 a tonelada, em média. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
    brasil
    25 de maio de 2012, 07:00

    PSB nacional apela para que Lídice entre na disputa

    Lilian Machado, Tribuna

    Senadora Lídice da Mata (PSB)
    Depois de ver os partidos aliados anunciarem um projeto de disputa ao Palácio Thomé de Souza, a exemplo do PT, PP e PDT, o Partido Socialista, PSB, que na Bahia tem a senadora Lídice da Mata no comando, deve se arriscar a também encarar as urnas. Um chamado do presidente nacional do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deve colocar um ponto final na suposta dúvida da senadora em enfrentar a briga pela prefeitura da capital baiana. Em conversa com a Tribuna ontem, a dirigente socialista e principal estrela do partido no Estado admitiu que o PSB nacional colocou a necessidade de uma candidatura própria na terceira maior capital do país e o seu nome como o mais viável para ser apresentado na sucessão. Em meio à novidade, o deputado estadual Capitão Tadeu, que desde o início do ano se colocou como pré-candidato, ressaltou o nome da senadora e até sugeriu: “Que Pelegrino saia como vice de Lídice, numa demonstração de reciprocidade, pois o PSB sempre apoiou o PT, sendo inclusive vice na candidatura de Pinheiro em 2008”. Leia mais na Tribuna.
    brasil
    25 de maio de 2012, 06:54

    Anteprojeto prevê que deixe de ser crime o não pagamento de imposto

    A Comissão de Juristas formada para elaborar proposta de um novo Código Penal aprovou, nesta quinta-feira, a previsão de que o não pagamento de tributos até o valor de R$ 20 mil deixe de ser enquadrado como crime. Pelo anteprojeto, que ainda será objeto de análise do Senado e da Câmara, será penalizado apenas quem praticar fraudes com a intenção de pagar menos ou se eximir de impostos ou contribuições sociais. Atualmente, são puníveis com 2 a 5 anos de prisão, além de pagar multa, ambas as situações. A fraude diferencia-se do não pagamento quando envolve, por exemplo, omissão de informação ou declaração falsa à Receita e falsificação de nota fiscal, entre outras práticas para burlar o fisco. Pela proposta, a mesma pena deixaria de ser aplicada para quem simplesmente deixar de recolher, dentro do prazo, os valores de tributo devido até o limite de R$ 20 mil. Nesses casos, a punição vai se limitar à esfera cível, como o pagamento de multas. O tempo de prisão para a fraude na proposta do novo Código Penal não foi alterado. Leia mais no G1.
    salvador
    25 de maio de 2012, 06:47

    Lojistas já contabilizam prejuízos de R$ 12 milhões

    Luana Almeida, A Tarde
    No segundo dia de paralisação dos rodoviários, o Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas) contabilizou prejuízo de cerca de R$ 12 milhões no comércio na capital baiana. Este valor representa queda de 80% no número de vendas durante o dia de quinta. De acordo com o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, em maio, o número de vendas estava em constante crescimento: em cerca de 13 dias antes da greve, o comércio chegou a arrecadar 400 milhões. “Após a greve, essa ascensão já pode ser considerada nula”, explicou. Os números da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador são mais otimistas. Para o presidente em exercício da CDL, Geraldo Cordeiro, estima-se uma queda de 55% nas vendas. No entanto, Cordeiro considera que o reflexo da greve no comércio é negativo e pode se agravar caso motoristas e patronato não cheguem a um acordo até a próxima semana.
    salvador
    25 de maio de 2012, 06:43

    Sem ônibus, população fica refém dos clandestinos

    Foto: Raul Spinassé / Ag. A Tarde

    Sem ônibus, Lapa virou playground para a meninada do entorno
    Apesar da determinação da Justiça de que 60% da frota de ônibus estivesse nas ruas no horário de pico (período de maior movimento das 5 às 8h e das 17 às 20h) e 40% nos demais horários, nenhum transporte coletivo circulou em Salvador nesta quinta, 24, no segundo dia de greve dos rodoviários, o que deixou a população refém do transporte clandestino como vans, carros de passeio e micro-ônibus. A manutenção de uma frota mínima de coletivos nas ruas da cidade foi determinada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Vânia Tanajura Chaves e vem sendo descumprida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado da Bahia. A multa é de R$ 50 mil por dia. Em função da paralisação, as estações de transbordo ganharam o aspecto de abandono, a exemplo da Lapa, onde uma das vias, antes ocupada por ônibus e passageiros, foi transformada em um campo improvisado de futebol. Enquanto isso, passageiros se arriscam indo ao trabalho em carros clandestinos. Durante o dia de quinta, agentes da Transalvador abordaram dez vans e recolheram uma delas cujo motorista não era habilitado para dirigir esse tipo de veículo e estava com documentação vencida. Leia mais em A Tarde.
    salvador
    25 de maio de 2012, 06:36

    Greve provoca suspensão de diversos eventos

    Naira Sodré, Tribuna
    A greve dos transportes e a previsão de chuvas para a cidade até o próximo domingo forçou o adiamento do Show de Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojiba). O show estava previsto para acontecer, dia 27, próximo domingo, a partir das 11 horas, como parte do programa do Projeto Música no Parque. Dentro deste contexto e segundo assessoria de comunicação, a próxima apresentação da orquestra Sinfônica Juvenil será no dia 22 de julho, no Anfiteatro Dorival Caymmi no Parque da Cidade, no mesmo horário, 11 horas. Ainda por conta da greve dos rodoviários, que não vêm cumprindo ordem judicial de manter circulando 60% da frota, outros eventos foram cancelados, como o seminário que aconteceria na Casa do Benin, no Pelourinho. O evento, que apresentaria o projeto piloto da Rede de Atendimento Psicossocial Álcool, Crack e outras Drogas, terá nova data a ser divulgada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, logo que seja regularizada a situação dos transportes na cidade. A greve entra hoje no seu terceiro dia e prejudica 1,3 milhão de pessoas em Salvador. Leia mais na Tribuna.
    brasil
    25 de maio de 2012, 06:30

    Manchetes do dia

    - A Tarde: Salvador vira paraíso dos transportes clandestinos
    - Tribuna: Professores particuilares também param
    - Globo: Delta e Cachoeira usaram laranjas também no Rio
    - Folha: Renda e emprego resistem à freada econômica do país
    - Estadão: Na CPI, assessor de Cachoeira complica governador tucano
    - Valor: União já executa o plano de construir usinas no Tapajós
    - Estado de Minas: Quantas vidas mais BH terá de perder?
    - Jornal do Commercio: PT marca nova prévia
    - Zero Hora: Caixa faz o primeiro feirão de imóveis da era do juro reduzido
    brasil
    24 de maio de 2012, 20:59

    Estados afetados por fim da ‘guerra dos portos’ terão crédito, diz Tesouro

    O Conselho Monetário Nacional (CMN) – formado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini -aprovou, nesta quinta-feira, a concessão de crédito para os estados que se dizem prejudicados pela unificação do ICMS interestadual nas importações – medida aprovada no fim do mês passado pelo Congresso Nacional que acabou com a chamada “guerra dos portos”. A informação é o assessor econômico do Tesouro Nacional, Mathias Lenz. Segundo ele, o crédito será de até R$ 7,5 bilhões e poderá ser buscado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) até 2016. “Vale para estados que apresentarem estudos demonstrando a expectativa de perda de receitas em 2013, frente ao ano de 2012. Os juros ainda vão ser definidos. O objetivo é gerenciar a necessidade de caixa destes estados e manter o nível de investimentos. Os valores não podem ser usados para despesas correntes, só para melhoria da infraestrutura”, declarou Lenz a jornalistas. (G1)
    brasil
    24 de maio de 2012, 20:43

    Ministro do STF derruba sigilo de investigações sobre ligação de bicheiro com Demóstenes

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou, nesta quinta-feira, o sigilo de grande parte dos documentos do inquérito que apura a ligação do senador Demóstenes Torres (sem partido–GO) com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Segundo a decisão, os únicos documentos que permanecem sob sigilo são os arquivos de escutas telefônicas. A decisão do ministro atende em parte o requerimento encaminhado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cachoeira, que queria o fim total do sigilo. Lewandowski decidiu também encaminhar à CPMI mais de mil horas de conversas telefônicas das apurações da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Os arquivos estão em nove DVDs que integram processo que corre na 11 ª Vara de Justiça de Goiânia. Esses arquivos só poderão ser acessados pelos parlamentares e pelos acusados. (Agência Brasil)
    mundo
    24 de maio de 2012, 20:38

    Brigitte Bardot pede que Dilma acabe com “genocídio de burros”

    A ex-atriz e modelo francesa Brigitte Bardot enviou nesta quinta-feira uma carta à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, para pedir um fim no “genocídio de burros” exportados à China para serem utilizados na indústria alimentícia e cosmética. “Eu, que tanto amei o Brasil e que deixei uma marca inapagável na minha passagem por Búzios, fico triste em ver que esse país colabora com a China para matar, a cada ano, 300 mil burros”, escreveu Bardot, que fundou uma associação protetora de animais com seu nome. O mito erótico dos anos 60 ainda falou que tal cenário não pode ser levada a diante. “Como presidenta, mulher e ser humano, Dilma não pode aceitar esta mancha na imagem do Brasil”, disse. (Efe)
    bahia
    24 de maio de 2012, 20:28

    Bahia é candidata à sede da Universidade de Segurança da ONU

    O subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Stelzer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon (STJ), e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, participam, na segunda-feira, da abertura do Fórum de Salvador, que vai discutir o projeto de criação, na Bahia, da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social. A abertura será às 9h30, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), e o fórum prossegue, no mesmo local, até quarta-feira. Representantes de 14 países estarão em Salvador para participar do fórum, que é organizado pelo MPE e Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Relações Internacionais (Serinter). O secretário da Serinter, Fernando Schmidt, preside o fórum e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, será um dos relatores. A partir da tarde do dia 28, as atividades serão reservadas às autoridades nacionais e internacionais, que, nos temas de criminologia, direito penal e defesa social, discutirão o projeto a ser proposto à ONU.
    mundo
    24 de maio de 2012, 20:17

    Votação no Egito termina e Irmandade Muçulmana diz liderar

    Milhões de egípcios votaram nesta quinta-feira, 24, no segundo e último dia do turno inicial da eleição presidencial, e a Irmandade Muçulmana disse que seu candidato está à frente de outros políticos islâmicos e de rivais que participaram do deposto regime de Hosni Mubarak. É o primeiro pleito presidencial livre na história do país, e não há pesquisas confiáveis. A apuração começou logo depois do fechamento das urnas, às 21h (16h em Brasília). Por meio do seu canal de TV, a Irmandade – grupo político mais organizado do Egito – disse que seu candidato Mohamed Mursi lidera as cifras preliminares em alguns distritos. Outros candidatos disseram estar à frente em áreas específicas, mas um quadro geral só deve se tornar mais claro no sábado. Se nenhum dos 12 candidatos obtiver maioria absoluta, haverá um segundo turno nos dias 16 e 17 de junho. Entre os candidatos laicos estão Amr Moussa, ex-chanceler e ex-chefe da Liga Árabe, e Ahmed Shafiq, último premiê de Mubarak. O esquerdista Hamdeen Sabahy corre por fora na disputa. Os egípcios parecem cada vez mais divididos entre os que querem evitar a todo custo a entrega da presidência para um ex-integrante da era Mubarak, e aqueles que temem um monopólio islâmico sobre as instituições de Estado. (Reuters)
    mundo
    24 de maio de 2012, 20:12

    Ex-presidente Lula diz que há ausência de “liderança no mundo”


    Lula
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revela preocupação com a ausência de liderança hoje no mundo. “(Barack) Obama (presidente dos EUA) pensa nos americanos, (Angela) Merkel (chanceler alemã) nos alemães, cada um no seu mandato. O mundo não está pensando de forma globalizada”, advertiu o petista, em entrevista exclusiva, concedida nesta semana, à documentarista portuguesa Graça Castanheira e reproduzida nesta quinta no site do jornal português O Público. Na entrevista, o ex-presidente diz que tem muito a agradecer a Deus por ter vivido oito anos de um mandato de muita intensidade. “Fizemos coisas extraordinárias, mais de 20 milhões saíram da miséria e 40 milhões passaram à classe média.” E argumentou que a presidente Dilma Rousseff, sua sucessora e afilhada política, tem condições de fazer muito mais e melhor. E que se sente gratificado em ter feito uma sucessora mulher, que tem tantos ou mais compromissos do que ele e pode “dar oito anos mais ao Brasil”. (Agência Estado)
    bahia
    24 de maio de 2012, 19:57

    Seca atinge 70% da Bahia e afeta 2,7 milhões de pessoas, diz Defesa Civil

    Regiões atingidas pela estiagem na Bahia contarão com mais R$ 193 milhões para amenizar os efeitos da seca. O valor faz parte de dois editais – um no valor de R$ 57 milhões, publicado no Diário Oficial do estado desta quinta-feira (24), e outro de R$ 136 milhões, a ser publicado até a próxima semana. Para o coordenador executivo da Defesa Civil do Estado, Salvador Brito, a situação da seca ainda é muito preocupante, uma vez que as chuvas que ocorreram em poucos municípios não foram suficientes para reverter o quadro. O coordenador informou que a “perspectiva é que chuvas fortes só ocorrerão no final do ano”. Ele disse ainda que já são 243 municípios em situação de emergência, com 2,7 milhões de pessoas atingidas numa extensão territorial de praticamente 70% do estado. (iBahia)
    brasil
    24 de maio de 2012, 19:47

    Chico Buarque declara apoio a Marcelo Freixo (PSOL) para a prefeitura do Rio

    Marcelo Gomes, Agência Estado
    Eleitor tradicional do PT, o cantor e compositor Chico Buarque declarou, na noite da última terça-feira, apoio à candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) à Prefeitura do Rio. A confirmação foi feita na casa do artista, no Leblon, Zona Sul da cidade, durante um encontro, organizado pelo também cantor e compositor Caetano Veloso, que já havia aderido à candidatura do PSOL. O PT não terá candidato próprio nas eleições de outubro. Porém, terá a vaga de vice na chapa do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) à reeleição. O vice de Paes será o vereador Adilson Pires, ex-sindicalista e atual líder do governo na Câmara Municipal. Segundo Freixo, Chico entrou “de cabeça” na campanha e aparecerá no horário eleitoral na televisão. “É esse tipo de aliança, com pessoas comprometidas com o futuro do Rio e do País, que eu busco. É melhor que fazer alianças espúrias para aumentar meu tempo no horário eleitoral na TV em troca de cargos públicos. Vamos ter pouco tempo de TV, mas temos as redes sociais e, sobretudo, a militância”, disse Freixo. Leia mais no Estadão.
    brasil
    24 de maio de 2012, 19:39

    Executiva Nacional do PT decide intervir em Recife e convoca novas prévias

    Ricardo Galhardo, iG
    A Executiva Nacional do PT decidiu nesta quinta-feira, em reunião extraordinária, na sede do partido em São Paulo, intervir no diretório de Recife e anular as prévias para definir o candidato do partido na disputa pela prefeitura da capital pernambucana, realizadas no último fim de semana e que deram a vitória ao atual prefeito João da Costa. O resultado abriu uma crise no PT local e o deputado Maurício Rands, adversário na disputa, se recusou a reconhecer a derrota. A nova prévia, agora sob coordenação da direção nacional do PT, foi marcada para dia 3 de junho com os mesmo dois pré-candidatos. Na reunião desta quinta-feira, não houve consenso na executiva nacional sobre a briga em Recife e, colocada em votação, a proposta por novas prévias venceu por 10 a 3. A decisão aconteceu mediante o compromisso dos dois pré-candidatos de aceitar o novo resultado. A direção nacional do PT irá mandar uma comissão com cinco pessoas para acompanhar o processo e ainda tentar um acordo para que não haja necessidade de prévias. João da Costa, que chegou ao encontro defendendo a manutenção do resultado da prévia, deixou a reunião sem falar com a imprensa. Já Maurício Rands elogiou a postura do partido: “Foi uma decisão equilibrada”, afirmou. Leia mais no iG.
    brasil
    24 de maio de 2012, 19:36

    PT e PSDB disputam o apoio de Paulo Maluf

    Julia Duailibi, Estadão
    Foto: Agência Estado

    Paulo Maluf (PP), deputado federal
    Dono do quarto maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito, o PP passou a ser cortejado por petistas e tucanos. O líder do partido no Estado, deputado Paulo Maluf, foi procurado há cerca de um mês tanto pelo pré-candidato do PSDB, José Serra, quanto pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que esteve na casa de Maluf, no Jardim Europa, com outros dois petistas. Os tucanos já dão como certo o apoio de Maluf a Serra. Nas tratativas, uma das sinalizações feitas pelos tucanos foi a Secretaria da Habitação (com a Cohab junto). Ontem, em jantar na casa do deputado Fabio Ramalho (PV-MG), vizinho de Maluf em Brasília, o líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, e os deputados Cândido Vaccarezza e Carlos Zarattini voltaram a insistir na aliança com o PT. O PP pretende anunciar a decisão em 15 de junho.
    salvador
    24 de maio de 2012, 19:18

    Moradores da Avenida Vasco da Gama realizam manifestação causando congestionamento

    Moradores da Avenida Vasco da Gama acabam de fechar os dois lados da via em protesto contra a falta de iluminação e de segurança no bairro. Nesse momento, o protesto causa congestionamento da Avenida Lucaia até a Juracy Magalhães.
    brasil
    24 de maio de 2012, 19:00

    Fazer cópia de CD ou livro para uso próprio deixará de ser crime

    A comissão de juristas que discute mudanças ao Código Penal aprovou nesta quinta-feira uma proposta que descriminaliza o ato de uma pessoa fazer uma cópia integral de uma obra para uso pessoal, desde que não tenha objetivo de lucro. Com a decisão, quem realizar a cópia deixa de ser enquadrado pelo crime, previsto no atual código, de “violação do direito autoral”. Dessa forma, a cópia de um CD de música ou de um livro didático para uso próprio deixaria de ser crime. Atualmente, a pena para os condenados pela conduta pode chegar a até quatro anos. O texto aprovado pela comissão ficou com a seguinte redação: “não há crime quando se tratar de cópia integral de obra intelectual ou fonograma ou videofonograma, em um só exemplar, para uso privado e exclusivo do copista, sem intuito de lucros direto ou indireto”. O colegiado tinha prazo até o final do mês para entregar o anteprojeto do novo código ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas os trabalhos foram prorrogados até o dia 25 de junho. As sugestões dos juristas poderão compor um único projeto ou serem incorporadas a propostas já em tramitação no Congresso. (Agência Estado)
    exclusivas
    24 de maio de 2012, 18:58

    Dilma deve acabar com espera e indicar membros do TRE nesta sexta

    Após aproximadamente dois anos de espera, a presidenta Dilma Rousseff (PT) vai indicar, nessa sexta-feira, os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de seis estados, incluídos aí os advogados que integram a lista do fim do mundo para a vaga de juiz do TRE baiano. A informação foi passada à presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, que havia se comprometido com os presidentes dos TREs no dia seguinte à sua posse. A questão foi tratada pela ministra Cármen Lúcia em reunião realizada há duas semanas com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. (Thiago Ferreira)
    Leia mais:
    Presidenta do TSE pede que Dilma faça as indicações dos TREs; O da Bahia está entre eles
    salvador
    24 de maio de 2012, 18:34

    Presidente do PT baiano chama candidaturas do PCdoB e PSB em Salvador de “veleidades”


    Jonas Paulo: recado indireto para PCdoB e PSB
    Em nota distribuída hoje pela assessoria do PT, o presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, afirmou que a candidatura de Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador é uma prioridade estadual e nacional da agremiação. “Estamos falando do palanque de Lula, da cúpula petista estadual e nacional”, enfatizou Jonas Paulo, que fez ainda uma referêncdia, indiretamente, ao surgimento de nomes à sucessão municipal no campo governista e de aliados dos petistas, a exemplo do PCdoB e até do PSB. “O enfrentamento aqui em Salvador é contra o DEM, numa disputa que tem contorno nacional. Portanto, não há espaço para veleidades”, opinou. Sobre o ritmo, a aceitação e a estruturação da campanha de Nelson Pelegrino, Jonas afirmou que “estamos bem posicionados. A nossa estratégia e estruturação para a campanha vem sendo detalhadamente elaborada. É claro que respeitamos toda e qualquer postulação, o que não podemos é tergiversar sobre o centro da disputa, que é estratégico para o nosso projeto nacional e estadual”, finalizou.
    bahia
    24 de maio de 2012, 18:30

    Embasa conclui obra emergencial no município de Jaguarari

    Aos 72 anos, dona Josefa Lima, moradora da Rua das Flores, no município de Jaguarari, agora se sente mais aliviada, após o fim da agonia de sete meses de escassez de água em sua cidade. Esta sensação foi restabelecida quando, finalmente, pôde receber água em quantidade suficiente para encher o seu tanque de cimento de 1,6 mil litros, após a conclusão de obra emergencial, ligando o sistema de abastecimento de água de Senhor do Bonfim ao sistema de Jaguarari. A obra teve um custo de aproximadamente R$ 3 milhões e possibilita que 18 litros por segundo passem a ser oferecidos a aproximadamente 13 mil habitantes da sede do município. “Agora, podemos lavar os pratos e roupa e tomar banho com mais tranquilidade. Antes, a coisa tava difícil”, disse a senhora, que já está recebendo água canalizada de três em três dias, bem diferente do regime de distribuição anterior – quinzenal -, porque o sistema de Jaguarari entrou em colapso devido à estiagem.
    brasil
    24 de maio de 2012, 18:20

    Ministério Público pede ação contra Wagner Rossi

    Felipe Recondo, Agência Estado

    Wagner Rossi (PMDB), ex-ministro da Agricultura
    O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a abertura de uma ação de improbidade contra o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi e contra outros 11 suspeitos de terem desviado R$ 3 milhões dos cofres públicos. De acordo com as investigações do MPF, Rossi teria se associado ao lobista Júlio Fróes para desviar recursos do programa de capacitação de servidores – Programa Anual de Educação Continuada (PAEC) – por meio de dispensa de licitação. Além de Rossi, responderão ao processo seu ex-chefe de gabinete, Milton Elias Ortolan, o então subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do ministério, Julio Cesar de Araújo Nogueira, o lobista Júlio Fróes, três professores da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) e assessores do ministério. No total, 12 pessoas responderão à ação de improbidade aberta na 8ª Vara Federal do DF. O Ministério Público requer, liminarmente, a indisponibilidade dos bens dos acusados, para assegurar a devolução do dano causado ao erário. Pede ainda a condenação dos envolvidos a sanções civis e políticas. (Agência Estado)
    salvador
    24 de maio de 2012, 18:11

    Pedetista garante que não há hipótese de PDT apoiar ACM Neto

    Uma fonte que participou hoje pela manhã da reunião em que o PDT discutiu com o seu presidente nacional, Carlos Lupi, a sucessão em Salvador garante que em nenhum hipótese o pedetista admitiu, no encontro, a hipótese de a legenda vir a apoiar o carlismo nesta campanha. Na reunião, ele teria dito, inclusive, que não nutria simpatia pelo ex-senador ACM, avô do pré-candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto. “O que Lupi disse com todas as letras é que o partido vai estar na chapa majoritária, quer indicando o candidato a prefeito, quer apresentando o nome do vice na chapa que apoiar”, garantiu a mesma fonte ao Política Livre. Ainda assim, Lupi e ACM Neto conversaram hoje por telefone e marcaram um encontro para a próxima semana.
    Leia também EXCLUSIVO: Lupi conversará com ACM Neto na próxima semana
    salvador
    24 de maio de 2012, 17:59

    Shopping tem obras paralisadas após morte de operário, diz sindicato

    As obras de construção do Shopping Bela Vista, no bairro do Cabula, em Salvador, permanecem paralisadas, nesta quinta-feira, em razão da morte de um operário durante realização de um serviço elétrico dentro da área de um restaurante do centro comercial na tarde de ontem. De acordo com informações de Florisvaldo Bispo, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA), as obras só serão retomadas depois da visita de uma equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que deve acontecer, nesta sexta-feira, em horário ainda não definido. Os técnicos da SRTE vão avaliar se ainda existe risco para a realização de atividades no local onde o ajudante de montagem Luciano Cardoso da Silva, de 27 anos, terceirizado da empresa Indamel, morreu vítima de um choque elétrico quando fazia o trabalho na área do restaurante Spoleto. Leia mais no Correio.
    brasil
    24 de maio de 2012, 17:47

    Mercadante anuncia mudanças no Enem 2012


    Aloizio Mercadante, ministro da Educação
    O ministro da educação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, anunciam agora mudanças para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital com todas as regras será publicado, na sexta-feira, e as inscrições para a edição de 2012 começam na próxima segunda-feira (28). Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35 e o último dia para pagá-la será dia 20 de junho. Os alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e o gabarito da prova será divulgado no dia 7 de dezembro. O resultado final estará disponível em 28 de dezembro. (iG)
    salvador
    24 de maio de 2012, 17:45

    Chuvas provocam 22 solicitações de emergência nesta quinta

    A forte chuva que caiu sobre a capital baiana na madrugada desta quinta-feira, provocou 22 solicitações de emergência, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal). O órgão registrou, até as 9h45 da manhã, três ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, uma ameaça de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, duas avaliações de imóveis alagados, três desabamentos de muro e 11 deslizamentos de terra. Apesar das ocorrências, não há registro de feridos durante as ocorrências. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuvas esparsas durante todo o dia. A temperatura deve variar entre 21ºC a 28º, em Salvador. (A Tarde)
    brasil
    24 de maio de 2012, 17:32

    Basômetro: Senadores da BA têm taxa de governismo superior a 90%


    Lídice, Pinheiro e João Durval
    O levantamento realizado pelo jornal Estado de S. Paulo, organizados na ferramenta Basômetro, mostra que os três senadores da Bahia têm uma taxa de governismo superior a 90%. Os senadores Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) têm o mesmo índice de fidelidade ao governo – 95% –, enquanto o senador João Durval (PDT) aparece com uma taxa de 91%. Em 65 votações, Pinheiro votou 56 vezes a favor, três contra e esteve ausente em seis votações. A senadora Lídice da Mata votou 55 vezes a favor do governo, duas vezes contra, se absteve uma vez e esteve ausente em sete votações. Já o senador João Durval, votou 32 vezes favoravelmente ao governo, três vezes contra, e esteve ausente em 30 votações. (Thiago Ferreira)
    salvador
    24 de maio de 2012, 17:16

    Sindicato convoca rodoviários para assembléia amanhã para avaliar resultado do dissídio

    O Sindicato dos Rodoviários está convocando toda a categoria para uma Assembléia amanhã, no Sinergia (Aquidabã), às 15h, para avaliar o resultado do dissídio coletivo que vai ser julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Nazaré, também nesta sexta-feira, às 14h. O julgamento estava marcado para o dia 28, mas foi antecipado. “A categoria é soberana e o que for decidido no Tribunal será levado para a assembléia”, destaca o presidente Manoel Machado. Hoje foi realizada mais uma tentativa frustrada de conciliação no TRT. A Comissão de Negociação dos Trabalhadores não aceitou a proposta da Abemtro, sindicato patronal do setor intermunicipal, fretamento e turismo, de reajustar os salários pelo INPC, índice menor que inflação medido pelo Dieese, que é de 5,37%. A categoria reivindica o índice do Dieese mais 8% de ganho real, retorno do qüinqüênio, fim das terceirizações, plano de saúde pago pelas empresas para titulares e dependentes, ticket de R$ 15,00 para 30 dias pago também nas férias.
    brasil
    24 de maio de 2012, 17:14

    Fazer cópia de CD para uso próprio deixará de ser crime

    A comissão de juristas que discute mudanças ao Código Penal aprovou nesta quinta-feira uma proposta que descriminaliza o ato de uma pessoa fazer uma cópia integral de uma obra para uso pessoal, desde que não tenha objetivo de lucro. Com a decisão, quem realizar a cópia deixa de ser enquadrado pelo crime, previsto no atual código, de “violação do direito autoral”. Dessa forma, a cópia de um CD de música ou de um livro didático para uso próprio deixaria de ser crime. Atualmente, a pena para os condenados pela conduta pode chegar a até quatro anos. O texto aprovado pela comissão ficou com a seguinte redação: “não há crime quando se tratar de cópia integral de obra intelectual ou fonograma ou videofonograma, em um só exemplar, para uso privado e exclusivo do copista, sem intuito de lucros direto ou indireto”. O colegiado tinha prazo até o final do mês para entregar o anteprojeto do novo código ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mas os trabalhos foram prorrogados até o dia 25 de junho. As sugestões dos juristas poderão compor um único projeto ou serem incorporadas a propostas já em tramitação no Congresso. (Agência Estado)
    salvador
    24 de maio de 2012, 17:03

    Imagens podem ajudar polícia a identificar assaltantes de joalheria do Mundo Plaza

    As câmeras de segurança do Condomínio Mundo Plaza flagraram, na manhã desta quinta-feira, uma tentativa de assalto à Soraya Joias, loja que fica no primeiro andar do estabelecimento, localizado na Avenida Tancredo Neves. As imagens já estão em poder da polícia e devem ajudar os investigadores a identificar os dois homens, que segundo profissionais do Condomínio, invadiram o local por volta das 10h40 – um vestido com fardamento da Polícia Militar e outro com paletó e gravata. Por meio de sua assessoria, a joalheria comentou que os bandidos fugiram do estabelecimento quando perceberam que joias estavam protegidas e que toda a ação estava sendo monitorada. Entretanto, a dupla não saiu de mãos vazias. O bandidos levaram dois relógios e um tablet, que pertenciam a um funcionário da loja, e objetos de clientes que estavam no mall do condomínio. Segundo testemunhas, toda a ação durou cerca de 10 minutos. Nenhum objeto da joalheria, nem de lojas vizinhas, foi roubado. (A Tarde)
    brasil
    24 de maio de 2012, 17:00

    Afonso Florence é escolhido vice-líder do PT na Câmara Federal


    Afonso Florence
    O novo vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, em Brasília, é o deputado federal baiano Afonso Florence. O paulista Jilmar Tatto continua na liderança. Florence é ex-secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e retornou ao Legislativo esse ano, pois desde o início do mandato assumiu o posto de ministro do Desenvolvimento Agrário, mas perdeu a vaga após a reforma ministerial.
    brasil
    24 de maio de 2012, 16:50

    Comissão de Direitos Humanos aprova união estável entre homossexuais

    Lisandra Paraguassú, Agência Estado
    A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou nesta quinta-feira, projeto de lei que inclui no Código Civil a união estável entre homossexuais e sua futura conversão em casamento. A proposta transforma em lei uma decisão já tomada por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2011, quando reconheceu a união estável de homossexuais como unidade familiar. A proposta, da senadora Marta Suplicy (PT-SP), ainda terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir a plenário e também terá que ser votada pela Câmara dos Deputados, onde deverá enfrentar muito mais resistência do que no Senado, especialmente por parte da chamada bancada evangélica. Em seu relatório sobre o PL, a senadora Lídice da Mata (PSB) defendeu a proposta lembrando que o Congresso está atrasado não apenas em relação ao STF, quanto em relação à Receita Federal e ao INSS, que já reconhecem casais do mesmo sexo em suas normas. A senadora lembra, no entanto, que a conversão de união estável em casamento não tem qualquer relação com o casamento religioso. Leia mais no Estadão.
    brasil
    24 de maio de 2012, 16:45

    Eike Batista anuncia chegada de novo sócio ao seu grupo e critica Gabrielli


    Eike Batista
    O Grupo EBX, do empresário Eike Batista, anunciará às 9h desta quinta-feira a chegada de um novo sócio. Trata-se de uma companhia industrial norte-americana, que adquiriu 0,8% da holding por 300 milhões de dólares. As informações são do próprio bilionário, que palestrou na noite desta quarta-feira na conferência “O Brasil no novo cenário global”, promovida pelo Ibmec no campus da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Durante a palestra, o empresário voltou a criticar o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. “Há cinco anos, quando eu chegava para minhas apresentações no exterior, o Gabrielli tinha acabado de sair dizendo que eu não iria tirar uma gota de petróleo. E ele errou”, disse Eike, gargalhando em seguida. Leia mais em Veja
    salvador
    24 de maio de 2012, 16:35

    Taxistas que desligarem o taxímetro serão punidos, afirma Transalvador

    A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, informa que a população deverá entrar em contato com o órgão e registrar ocorrência se os taxistas trabalharem com o taxímetro desligado. De acordo com a Transalvador, há indícios que alguns taxistas estão rodando com o equipamento que controla o valor da viagem desligado, ocasionando em cobranças abusivas por conta da greve dos rodoviários. A população deve entrar em contato através dos telefones 2109-3641 e 2109-3679 e comunicar o caso. É imprescindível ter em mãos o número do alvará e a placa do veículo. (Correio)
    brasil
    24 de maio de 2012, 16:25

    Para Lídice, 10% do PIB deve ir para o ensino público

    A senadora Lídice da Mata (PSB) propôs que o Brasil invista 10% do produto interno bruto (PIB) em educação básica. “Só assim sairemos do apagão de mão de obra e alcançaremos os países desenvolvidos no que diz respeito ao crescimento da educação pública”, afirmou a senadora. Ela defende que pelo menos 50% dos royalties do pré-sal sigam para a educação básica. (Jornal do Senado)
    exclusivas
    24 de maio de 2012, 16:10

    EXCLUSIVO: Lupi conversará com ACM Neto na próxima semana


    ACM Neto (DEM) e Carlos Lupi (PDT)
    De acordo com informações de pedetistas que participaram da reunião realizada hoje pelo partido, o PDT estuda a possibilidade de se aliar ao pré-candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto (DEM). Segundo fontes do Política Livre, o democrata ligou para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, combinando uma conversa sobre a eleição de Salvador na próxima semana. Com a decisão de hoje, de que terá um nome para a chapa majoritária, o PDT acena para a possibilidade de indicar o vice do deputado ACM Neto, se não tiver uma candidatura própria. Além disso, deixou a porta aberta também para indicar a vice em uma provável chapa do pré-candidato do PT, Nelson Pelegrino. Os nomes indicados pelo PDT para prefeito são os dos deputados federais Marcos Medrado e Félix Mendonça Jr. e do vereador Gilberto José. Se for decidido que indicará um nome para vice, o PDT oferecerá os nomes do presidente estadual da legenda, Alexandre Brust, ou o do vereador Gilberto José. (Thiago Ferreira)
    salvador
    24 de maio de 2012, 15:45

    Homem é assassinado a facadas durante cobrança de dívida em Pirajá

    O homem morto a facadas próximo à Estação Pirajá na manhã desta quinta-feira foi morto após ter uma dívida cobrada por um ajudante de frete que havia realizado um trabalho para ele, de acordo com informações do delegado Sérgio Schlang, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Jonhelton dos Santos Primo, de 31 anos, foi assassinado com 7 facadas, uma na cabeça, outra no pescoço e cinco nas costas. O autor das facadas conseguiu fugir após cometer o crime e continua sendo procurado por policiais do DHPP na região. Jonhelton trabalhava como motorista realizando fretes na capital baiana e teria atraso o pagamento do ajudante, segundo informações preliminares da polícia. De acordo com informações da Central de Polícia, este é o único homicídio registrado em Salvador e Região Metropolitana nesta quinta. (Correio)
    brasil
    24 de maio de 2012, 15:30

    Cid ignora petistas do Ceará e vai direto a Lula


    Cid Gomes (PSB), governador do Ceará
    A relação de Cid Gomes com os petistas do Ceará (leia-se Luizianne Lins e José Pimentel) anda tão complicada que Cid despencou de Fortaleza para São Paulo na terça-feira para conversar com Lula sobre as eleições na capital. Cid também passou por Brasília ontem para reunir a bancada cearense do Congresso em um café com o objetivo de discutir medidas contra a seca. Quase todos os parlamentares estavam presentes. Sabem quem faltou? Pimentel. (Radar On-line/Veja)
    bahia
    24 de maio de 2012, 15:27

    Cruz das Almas: Oposição anuncia candidatura única

    DEM, PMDB e PSDB vão anunciar, nessa sexta-feira, o nome do pré-candidato a prefeito de Cruz das Almas. A escolha está entre Jean Cavalcanti, mais conhecido como Dr. Jean (PMDB), e Ednaldo Ribeiro (PTC), e será anunciada no espaço Drib Eventos, a partir das 19h, com as presenças dos deputados federais ACM Neto (DEM) e Lúcio Vieira Lima (PMDB). Além do DEM, PMDB, PSDB e PTC, o nome escolhido já tem a garantia dos apoios do PR, PSC, PPS, PRTB, PSDC, PTdoB e PTN. “Claro que já sabemos quem será o candidato, mas preferimos manter o suspense”, afirmou Ednaldo Ribeiro. “O importante é que conseguimos unir as oposições e teremos uma candidatura bastante competitiva e que vai ganhar as eleições em outubro”, acrescentou.
    bahia
    24 de maio de 2012, 15:20

    Acidente suspende atendimento no SAC Lauro de Freitas por 48 horas

    O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, terá seu atendimento ao público suspenso nas próximas 48 horas. A suspensão ocorre em virtude de um acidente de trânsito envolvendo dois veículos – uma carreta e um carro de passeio – em frente ao Shopping Passeio Norte. O acidente aconteceu no início da manhã desta quinta-feira, na Estrada do Coco. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma caçamba amarela se chocou contra um Ford KA preto e os dois veículos acabaram derrubando um poste em frente ao shopping. Um vendedor ambulante foi atingido pelos fios de alta tensão e morreu eletrocutado. (Correio)
    bahia
    24 de maio de 2012, 15:10

    Assembleia ouvirá representantes da Via Bahia sobre obra na BR-324


    Assembleia Legislativa
    Duas audiências públicas aguardadas com muita expectativa pelos integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho tiveram suas datas confirmadas, na reunião ordinária de ontem, pela manhã. O presidente do colegiado, deputado Pedro Tavares (PMDB), confirmou para o próximo dia 5 a audiência com dirigentes e técnicos da Empresa Via Bahia, responsável, principalmente, pela administração da rodovia BR-324. Os parlamentares querem debater o balanço de melhoramentos nas rodovias concessionadas e, acima de tudo, conhecerem minuciosamente o projeto “Operação São João”, para evitar que a população que se desloca para o interior do Estado durante os festejos juninos, no próximo mês, volte a ter bastante desconforto e insegurança nessas estradas, como aconteceu no ano passado.
    salvador
    24 de maio de 2012, 15:06

    Polícia Federal prende suspeitos de roubos a carteiros em Salvador

    A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva contra suspeitos de assalto às encomendas dos Correios durante a operação “Carta na Manga 2″, iniciada, na segunda-feira, e encerrada nesta quinta-feira, em Salvador. De acordo com a PF, o grupo que foi desarticulado durante a operação é responsável por cerca de oito assaltos a veículos em entregas de encomendas dos Correios. Os assaltos teriam ocorrido entre os meses de fevereiro e abril deste ano, na região do bairro de São Caetano e Cidade Baixa. A ação ocorre em continuidade das investigações realizadas durante a “Operação Carta na Manga”, deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2011. Na ocasião, 28 foram presos integrantes de três grupos criminosos que praticavam assaltos a carteiros na região metropolitana de Salvador. (G1)
    mundo
    24 de maio de 2012, 14:56

    Presidente do Banco do Vaticano é destituído, confirma a Santa Sé

    O presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, foi destituído de seu cargo, informou, neasta quinta-feira, a assessoria de imprensa da Santa Sé. Questionado sobre a saída pela imprensa italiana, o italiano Tedeschi preferiu não falar. Em comunicado oficial, o Vaticano explicou que ele foi demitido “por não ter cumprido várias funções de prioritária importância”. A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria, segundo a nota. No cargo desde 2009, Tedeschi, simpatizandte da Opus Dei e por anos diretor do Banco Santander na Itália, havia sido investigado por ter cometido irregularidades e violado as leis italianas sobre lavagem de dinheiro. (G1 e agências internacionais)
    bahia
    24 de maio de 2012, 14:36

    Feira: Zé Ronaldo lança pré-candidatura ao lado de dez partidos

    Foto: Blog da Feira

    José Ronaldo, pré-candidato do DEM à Prefeitura de Feira de Santana
    Pelo menos dez partidos estarão representados no lançamento da pré-candidatura de José Ronaldo (DEM) à prefeitura de Feira de Santana. O evento, quando o democrata vai admitir publicamente que quer governar a cidade pela terceira vez, acontece nesta sexta, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no centro, a partir das 10h. “Estamos dialogando com diversos partidos e acreditamos que a aliança será ampla. Todos que querem o melhor para Feira estarão conosco”, disse Zé Ronaldo. ACM Neto (DEM) e outros deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região confirmaram presença no ato.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728