Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Morre o ex-comissário Manoel Quadros

Nenhum comentário

Morre o ex-comissário Manoel Quadros

Data: 19/05/2012
12:41:08
A simples menção de seu nome inspirava terror nos anos 60, quando ele se tornou conhecido como chefe do esquadrão da morte na Bahia: o ex-comissário de polícia Manoel Chaves Quadros morreu anonimamente, aos 90 anos, e foi sepultado ontem no Jardim da Saudade.
Os crimes de quadros e da queadrilha que chefiava foram revelados no início da década de 70. Bandidos e desafetos, indiscriminadamente, eram mortos e enterrados às margens da Avenida Paralela, recém-inaugurada, cortando uma área na época inteiramente deserta da cidade e ainda sem iluminação.
Condenando em diversos processos, o comissário fugiu, levou muitos anos desaparecido, e não se sabe em que circunstâncias jurídicas voltou a viver em Salvador, não sendo molestado pelo seu passado. Voltaria à lembrança em janeiro de 2010, quando o filho, Carlos Quadros, que o acompanhava nas ações criminosas, foi morto por assaltantes.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Esclarecimento de crime é alento à cidadania

Data: 19/05/2012
11:41:34
Exceto na hipótese de ter sido um tiro n’água e eventualmente vier a ser comprovada a inocência dos indiciados, a ação da Polícia Civil, identificando e prendendo os responsáveis pela morte de Paulo Colombiano e Catarina Galindo, é um dos fatos mais positivos para a cidadania que poderiam ter ocorrido no Estado.
Há muito o que se louvar nesse acontecimento, a começar pelo trabalho técnico desenvolvido e pela pertinácia na sua realização, sem esquecer, se não a tranquilidade, pelo menos o conforto transmitido à sociedade, que se sente um pouco mais segura na medida em que potenciais criminosos têm consciência de que a impunidade não será um dado certo nos seus projetos.
Mas o que de mais expressivo se pode tirar do episódio é a resposta que o governo do Estado dá aos seus cidadãos com relação a um suposto desinteresse na investigação – tese que, na época, circulou nos bastidores –, pelo temor, ou certeza, de que o puxar de fio nessa meada resultasse num desastre dentro de sua base política, haja vista a disputa sindical entre partidos aliados.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

"Blog" errou e se satisfaz com isso

Data: 19/05/2012
11:39:58
Por Escrito faz o reconhecimento com o mesmo compromisso jornalístico demonstrado pela publicação de numerosas matérias de cobrança de esclarecimento do duplo homicídio.
Na nota “Daqui a 20 anos crime não passará de folclore”, de 05/02/11, este blog lembrou “crimes famosos dos quais nunca se soube os autores” ocorridos em Salvador desde a década de 40.
E concluiu, pelo que se vê, erradamente: “Hoje, sob a indiferença geral, o sacrifício de Colombiano e Catarina caminha para ser fato histórico”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Gabrielli e a Baía

Data: 19/05/2012
11:38:10
O secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, será o palestrante do painel que a Associação Comercial da Bahia promoverá terça-feira, às 17 horas, em sua sede, no Comércio.
O debate será sobre questões que envolvem a Baía de Todos os Santos, como investimentos, perspectivas e integração com a Região Metropolitana de Salvador, o que inclui a Ponte Salvador-Itaparica e o desenvolvimento sustentável da região.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Itabuna quer base de segurança

Data: 19/05/2012
11:37:14
Gostar-se-ia da saber o quão complexa é a instalação de uma Base Comunitária de Segurança para impedir Itabuna, quinto mais populoso município da Bahia, de ter uma com a urgência que a criminalidade por lá impõe.
O projeto já está em andamento, assegura o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e está prevista a implantação ainda este ano. Ou seja, o secretário esticou o prazo até dezembro, aquela tática para dizer que todos esperem sentados.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Não estou nem aí

Data: 19/05/2012
11:35:52
Enquanto o mundo desaba ao seu redor, o deputado Antonio Imbassahy (PSDB) convida para discussão sobre o “marco civil da internet”. Será no dia 25, às 14 horas, na Faculdade de Comunicação da Ufba, e servirá para “construção do projeto de lei que definirá os direitos e deveres de usuárias e provedores”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Tude dirá segunda o que pretende em Camaçari

Data: 19/05/2012
11:33:40
O ex-deputado e ex-prefeito José Tude estreia segunda-feira como presidente do PTN de Camaçari com almoço-entrevista em restaurante da capital em que o tema são “as propostas para o partido e sucessão municipal”.
Tude, como se sabe, era o candidato mais cotado nas pesquisas preliminares para a sucessão do prefeito Luiz Caetano (PT), até que, por artes das articulações, viu sem antigo partido, o PRP, bandear-se para o prefeito.
Caetano, por sua vez, depois de dois mandatos consecutivos, está investindo tudo, com resposta duvidosa, no seu candidato, Ademar Delgado (PT), tido como pesado e de passado pouco expressivo no jogo de cintura político.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Candidato de Caetano se empenha na TV

Data: 19/05/2012
11:30:56
Ainda esta semana, Delgado esteve no programa de Raimundo Varela na TV Itapoan, na condição de secretário de Relações Institucionais de Camaçari, falando sobre a excelência dos projetos municipais.
Foi, por sinal, uma entrevista amena, sem polêmica, com Varela um tanto desprovido de sua veemência habitual. O radialista só parecia estar com pressa: interrompeu a resposta do entrevistado duas vezes, uma delas para encerrar o papo.
Voltando a Tude, que desde sempre manifestou disposição de unir os oposicionistas “contra o PT”, tem agora a oportunidade de atuar “desinteressadamente” nisso. Entre as opções disponíveis, desponta o vereador Zé de Elísio (PP), bem situado nas aferições internas.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Partido reúne pré-candidatos em Salvador

Data: 19/05/2012
11:29:19
A propósito, os 108 pré-candidatos a vereador pelo PTN em Salvador passam o sábado reunidos no salão de convenções de um restaurante na orla marítima. Entre os pontos da programação está uma palestra do especialista em marketing político Marco Iten sobre planejamento de campanhas eleitorais.
O presidente regional do partido, João Carlos Bacelar, disse a este blog que o PTN disputará sozinho as eleições proporcionais na capital, saindo com uma chapa de 63 candidatos. Quanto ao pleito majoritário, Bacelar, que é secretário municipal da Educação, aguarda “orientação do prefeito João Henrique”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Otto recebe Ramon

Data: 19/05/2012
11:27:45
A descontração marcou o primeiro encontro entre o vice-governador Otto Alencar e seu correligionário no PSD Ramon Costa de Almeida Magalhães.
Otto contou histórias que viveu com o falecido senador Antonio Carlos Magalhães, avô do jovem advogado de 29 anos, irmão, por parte de pai, do deputado ACM Neto.
O vice-governador colocou-se à disposição de Ramon para apoiá-lo caso deseje concorrer a cargo eletivo este ano, mas ele quer tentar quando tiver “mais experiência”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Viva la revolución!

Data: 19/05/2012
11:26:41
O deputado Paulo Rangel (PT) voltou animado de Cuba, onde esteve nas comemorações do 1º de Maio. “Vi algo fantástico: 70 mil pessoas nas ruas, limpas, bem-vestidas e orgulhosas de serem cubanas”.
Os avanços na área educacional também foram citados pelo parlamentar, como o índice de 100% de alfabetização e 65% de formação universitária, além do fato de que todo estudante termina o segundo grau sabendo inglês.
Mas foi o sistema de saúde, “funcionando perfeitamente”, que encantou Rangel. O deputado Josias Gomes (PT), que o acompanhava, teve uma crise de hipertensão e “foi atendido sem fila na urgência, com quatro médicos o assistindo”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Heraldo preside o DEM-Salvador

Data: 17/05/2012
11:42:19
Embora permaneça como vice-presidente regional do DEM, o ex-deputado Heraldo Rocha assumirá amanhã a presidência municipal do partido em Salvador, abrindo mão da candidatura a vereador para conduzir o processo político e eleitoral da capital.
Nos seus planos está o estreitamento da relação com a cidade: “Pretendo estimular uma maior interação, criando núcleos do partido em diversos bairros", adiantou.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Nenhum comentário :