Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Oposição pede investigação de Lula, e base aliada defende ex-presidente

    brasil

    Oposição pede investigação de Lula, e base aliada defende ex-presidente

    Nathália Passarinho, G1
    Senadores da base aliada e da oposição debateram, na tribuna do Senado, as denúncias de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sugerido ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, para adiar o julgamento do mensalão em troca de “proteção” nas investigações da CPI do Cachoeira. O líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), disse que Lula tentou estabelecer um “cerco sobre o STF e a CPI”. Por sua vez, o senador Jorge Viana (PT-AC), defendeu o ex-presidente dizendo que ele sempre “respeitou as instituições” ao longo dos oito anos em que governou o país. Leia mais no G1.
    bahia
    28 de maio de 2012, 16:00

    Suspeito por assassinato de pai de santo é preso em Jacobina

    Um homem apontado como autor do assassinato do pai de santo Vitor de Jesus, o “Vitinho Pai de Santo”, de 61 anos, foi preso em casa, no povoado Paraíso, em Jacobina, a 330 km de Salvador. Na casa de Godoval Andrade de Oliveira, o “Godô”, 38, os investigadores da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin) apreenderam uma espingarda de fabricação artesanal. Ele já esteve preso por estupro no Presídio de Salvador. Vitor foi morto dentro de casa, com quatro tiros, em outubro do ano passado. O delegado Cleriston Jambeiro, titular da Delegacia Territorial de Jacobina, informou nesta segunda-feira que “Godô” teve a prisão decretada pela Justiça, mas nega participação no crime. (Correio)
    salvador
    28 de maio de 2012, 15:57

    PT continua paquera com PP em homenagem a José Mattos

    José Mattos, secretário municipal de Transportes
    O secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, será condecorado com a Medalha Thomé de Souza pela Câmara Municipal de Salvador em solenidade a ser realizada na noite de hoje. A condecoração será feita a pedido do vereador Henrique Carballal (PT) e está sendo interpretada nos meios políticos como mais um passo nas articulações para que o PP apoie o PT na eleição de outubro, ainda que os pepistas reafirmem a disposição de lançar a candidatura do deputado federal João Leão.
    Leia mais:
    Festa para condecoração de José Mattos na Câmara pode celebrar união entre PT e PP em Salvador
    EXCLUSIVO: Relação do PP com PT em Salvador será de “amigos, amigos, eleições à parte”
    bahia
    28 de maio de 2012, 15:45

    Estado concede medalha a Dom Murilo

    Dom Murilo Krieger
    O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger recebe na próxima terça-feira, 29 de maio, a Medalha Mérito da Segurança Pública. A honraria é o reconhecimento do Estado a notável e relevante contribuição do arcebispo para o engrandecimento da Segurança Pública da Bahia. A cerimônia de entrega será no Palácio Rio Branco (Praça Thomé de Souza, s/n, Centro), às 17h. (Pascom)
    brasil
    28 de maio de 2012, 15:27

    Segurança da Rio+20 terá atuação de 8 mil homens das Forças Armadas

    O Comando Militar do Leste (CML) informou, no início da tarde desta segunda-feira, que a segurança da Rio+20, será feita por 8 mil homens das Forças Armadas. Além disso, segundo o CML, outros 7 mil profissionais, entre policiais civis, militares, federais, bombeiros e guardas municipais também vão atuar no policiamento durante o evento, que acontece de 13 a 22 de junho e deve reunir cerca de cem chefes de Estado. No total, serão 15 mil agentes de segurança. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, recebe este nome por ocorrer vinte anos depois da Eco 92 (também conhecida como Rio 92), considerada a maior conferência sobre meio ambiente já realizada, que popularizou o conceito de “desenvolvimento sustentável”. (G1)
    mundo
    28 de maio de 2012, 15:20

    Imprensa da Grécia paralisa atividades em protesto contra cortes de empregos e salários

    Nesta segunda-feira, a imprensa da Grécia entrou em paralisação. Por causa de crise financeira e da recessão que atingem o país, jornalistas sofreram cortes de empregos e salários e, por isso, estão em uma greve de 24 horas, informou o Estado de S. Paulo. Emissoras de televisão e de rádio não estão transmitindo boletins de notícias, a principal agência do país, a ANA, deixou de publicar informações e sites jornalísticos não estão sendo atualizados. Os responsáveis pela greve foram alguns sindicatos trabalhistas, que têm poder para punir jornalistas que não aderirem à paralisação. Na greve, esses sindicatos estão pedindo novos acordos e medidas para que os empregos sejam protegidos em uma época de muitas demissões. Desde o início da crise na Grécia, em 2010, mais de 4 mil empregos foram excluídos no setor e a redução de alguns salários atingiu de 20% a 30%. (Portal Imprensa)
    brasil
    28 de maio de 2012, 15:06

    TSE realiza audiência sobre redistribuição do número de deputados

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, na tarde desta segunda-feira, audiência pública para debater a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no País. A audiência pode ser estendida até terça-feira. O encontro foi convocado a partir de pedido feito pela Assembleia Legislativa do Amazonas, que defende o aumento dos atuais oito para dez deputados federais. De acordo com a Constituição Federal, os Estados podem ter no mínimo oito e no máximo 70 deputados. É definido por lei também que a Câmara não exceda 513 parlamentares. Nesse caso, se o requerimento elaborado pela Assembleia do Amazonas for aprovado, algum Estado perderá vagas na Câmara. Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção das populações dos Estados. A relatora do processo que discutirá o assunto é a ministra Nancy Andrighi. A audiência desta segunda apenas ouvirá os prós e contras ao pedido. Depois, o processo segue para votação em plenário, ainda sem data prevista. De acordo com a legislação atual, o TSE tem até 5 de março do ano eleitoral para aprovar novas resoluções. Como o requerimento versa sobre deputados, a eleição correspondente é a de 2014. (Estadão/ Agência TSE)
    bahia
    28 de maio de 2012, 14:55

    Procon vai capacitar profissionais que atendem consumidores

    Lojistas, gerentes e demais profissionais que atuam diretamente com o atendimento aos consumidores, no comércio, serão capacitados pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em mais uma edição do Curso de Fornecedor. As inscrições serão realizadas desta segunda-feira até o dia 12 de junho. Para participar é preciso preencher ficha de inscrição, disponível no site da SJCDH, e encaminhá-la para o e-mail procondae@sjcdh.ba.gov.br. O curso, que será ministrado pela mestre em direito econômico e coordenadora de Estudos e Pesquisas do Procon, Flávia Marimpietri, abordará temas como direitos básicos do consumidor, responsabilidade civil dos fornecedores, prazos para troca de produtos, além de informações sobre vendas a vista e a prazo, entre outros. O curso será ministrado no dia 15 de junho, das 14 às 18h, no auditório da Secretaria da Justiça (4ª Avenida, n° 400, Térreo, Centro Administrativo da Bahia (CAB). Profissionais de setores como bancos já foram beneficiados em outras edições.
    salvador
    28 de maio de 2012, 14:40

    Leão nega recuo em candidatura

    João Leão e João Henrique
    Em nota enviada a este Política Livre, o deputado federal João Leão reafirmou sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador pelo PP. Leão disse que o jornal Tribuna da Bahia preferiu dar destaque ao aspecto da dificuldade de recursos para a campanha eleitoral, mas que isso não significa um recuo. “Essa é uma situação que todos os pré-candidatos estão vivendo. A questão precisa ser colocada porque há uma necessidade de se repensar as formas de financiamento das campanhas”, argumentou Leão. O deputado disse ainda que, “apesar de um certo ruído que a entrevista gerou, ela teve um efeito positivo”, pois “muitos amigos empresários ligaram dispostos a auxiliar nos custos com a campanha”. Na nota, Leão afirma também que o prefeito João Henrique (PP) foi um dos primeiros a ligar, dizendo que a “candidatura de Leão já não é só do PP, mas de toda a cidade de Salvador, e que por isso não pode haver mais recuo”.
    salvador
    28 de maio de 2012, 14:30

    Prefeito de Salvador recebe Medalha do Mérito de Segurança Pública

    Prefeito João Henrique
    O prefeito de Salvador, João Henrique, receberá amanhã, às 17h, no Palácio Rio Branco, a Medalha do Mérito de Segurança Pública, concedida pelo Governo do Estado da Bahia em reconhecimento a “notável e relevante contribuição para o engrandecimento da Segurança Pública no Estado da Bahia”. Segundo o prefeito, a Prefeitura contribui com ações como o Banho de Luz e a Guarda Municipal, que realiza a vigilância dos patrimônios públicos. “A iluminação pública é o serviço municipal melhor avaliado pela população em todas as pesquisas. Agora mesmo melhoramos sensivelmente a iluminação no Pelourinho e estamos desenvolvendo um novo projeto para a iluminação pública no Centro Histórico e entorno”, afirmou.
    salvador
    28 de maio de 2012, 14:20

    Após acordo, Setps pede aumento da tarifa de ônibus à Prefeitura de Salvador

    O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) encaminhou para a Prefeitura de Salvador um pedido de reajuste das tarifas de ônibus em caráter emergencial nesta segunda-feira. De acordo com nota enviada à imprensa, o pedido de “realinhamento tarifário” foi feito “após avaliação do impacto resultante do reajuste salarial e de benefícios concedidos pela Justiça do Trabalho, na sexta-feira, como resultado do julgamento do dissídio coletivo dos trabalhadores rodoviários”. No julgamento do dissídio, na sexta-feira, a desembargadora Maria das Graças Boness relatou que um conjunto formado por quatro desembargadores concedeu, após debate e votação, um aumento de 7,5% para a categoria, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além do aumento do tíquete-refeição, de R$ 10,60 para R$ 11,22, e o retorno do quinquênio – benefício concedido a cada cinco anos de trabalho na empresa. Segundo os empresários do setor, com a decisão de aumento salarial para os trabalhadores o custo da tarifa, por passageiro, subiu de R$ 2,96 para R$ 3,15, daí a necessidade de repassar o custo para os usuários do sistema de transporte coletivo. (Correio)
    lazer
    28 de maio de 2012, 14:10

    Câncer de mama é tema do TVE Debate desta terça

    O chamado “estilo de vida moderna” trouxe um frenético ritmo ao dia a dia, impactando, inclusive, na forma de muitas pessoas se alimentarem, na falta de tempo para atividades físicas e em outros fatores que incidem diretamente no organismo, inclusive desencadeando o câncer de mama, um dos mais frequentes nas mulheres. Esse é um alerta que muitos profissionais da área de saúde fazem e o TVE Debate desta terça, às 22h, traz como tema pra discussão. O oncologista Eduardo Moraes, a psicóloga Suzane Bandeira e o mastologista Rodrigo Barata Passos vão apontar mitos e verdades sobre o câncer de mama e debater possíveis desencadeadores da doença, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), tem até 90% dos casos associados a fatores ambientais, externos.
    brasil
    28 de maio de 2012, 14:00

    Brasil está em 11º lugar entre países onde jornalistas sofrem mais violência

    O coordenador da Comissão dos Jornalistas pela Integração Racial do Distrito Federal (Cojira-DF), Sionei Ricardo Leão, informou que o Brasil está em 11º lugar no ranking de países onde há mais violência contra profissionais de comunicação. A afirmação foi feita durante a audiência pública que debateu a violência contra os profissionais brasileiros e estrangeiros, nesta segunda-feira. Para o coordenador, o crime tem ameaçado a vida dos jornalistas que cobrem locais de risco. Ele lembrou o caso do jornalista Tim Lopes, que morreu há quase uma década, após investigar crimes. Em sua opinião, é preciso que o estado e a sociedade tenham um olhar diferenciado para essas situações e a preocupação de investigar e coibir crimes em locais de difícil acesso, em municípios e regiões afastadas e menos visadas. Sionei defendeu também a participação dos profissionais negros, que segundo informou, muitas vezes trabalham atrás das câmeras e não são vistos nem reconhecidos. “O Tim Lopes fazia o papel daquele profissional, característico de uma tradição na imprensa, dos pouco que nos temos e não vemos o rosto deles. Ele era produtor, fazia as reportagens, corria atrás das coisas e não aparecia”, ressaltou Sionei Leão. A audiência pública foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. (Jornal do Senado)
    brasil
    28 de maio de 2012, 13:45

    STJ: posto de gasolina não é responsável por assalto a clientes

    O dever de um posto de combustível de prestar segurança aos seus clientes diz respeito somente à qualidade do produto, ao correto abastecimento e à adequação das instalações. A decisão foi unânime pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e publicada nesta segunda-feira. Um assalto ocorrido nas dependências do posto não provocará indenização. A decisão acontece depois que dois clientes de um posto buscaram reparação civil frente ao estabelecimento depois que tiveram o carro levado por uma dupla de assaltantes, enquanto abasteciam o veículo. Para os autores, o posto teria dever de minimizar os riscos à segurança de seus clientes, com a manutenção de vigias e seguranças. A pretensão foi negada em todas as instâncias. No STJ, o ministro Massami Uyeda destacou que um posto de gasolina é local necessariamente aberto ao público, e um assalto nessas condições não está relacionado à prestação específica do serviço. “Ainda que fosse possível ao estabelecimento manter câmeras de vigilância ou cofres, a prevenção de delitos não se enquadraria em sua atividade própria”, afirmou. (Terra)
    salvador
    28 de maio de 2012, 13:30

    Dois homens ficam feridos em atentado em Água de Meninos

    Dois jovens ficaram feridos na madrugada desta segunda-feira em um atentado em Água de Meninos. Segundo informações da polícia, Anderson Costa da Silva, 27 anos, Elvis Pereira Dias Santos, 29 anos, foram baleados por dois homens ainda não identificados em um carro. O crime aconteceu na madrugada de hoje, por volta das 2h40, em via pública. Anderson foi atingido com um tiro na cabeça. Já Elvis foi baleado nas pernas e nas costas. Os dois foram socorridos por uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Geral do Estado (HGE). A motivação do crime não foi divulgada. (Correio)
    bahia
    28 de maio de 2012, 13:15

    Laje: Parceria determinou rejeição de contas

    Cristina Santos Pita, A Tarde
    A contratação do Idepe para fornecimento de mão de obra no município de Laje foi um dos determinantes para a rejeição das contas da prefeitura relativas ao ano financeiro de 2010, julgadas no final do ano passado. O contrato, firmado em 2009, repassou R$ 1,6 milhão para a Oscip para fornecimento de profissionais como médicos, dentistas e técnicos para atuar no Programa de Saúde da Família (PSF). No parecer, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) considerou o valor do contrato “exorbitante” e pontuou que a prefeitura repassou recursos à entidade sem apresentar as prestações de contas. O secretário de Administração de Laje, Geraulino Filho, justificou a contratação do Idepe sem licitação por esta ser uma entidade sem fins lucrativos. “A contratação da organização social é um processo menos oneroso para a prefeitura”, argumentou. Ex-secretário de Saúde do município e responsável pela assinatura do contrato, Ricardo Pereira afirma que o convênio firmado com o Idepe foi cancelado um ano depois de firmado. “Desde então, realizamos concurso para contratar a organização social que vai prestar o serviço. O Idepe até participou e não ganhou por não estar habilitado”, informou. O atual secretário de Saúde, Márcio Nunes Bittencourt, disse que não houve corte de recursos em consequência das irregularidades apontadas pelo TCM desde janeiro, quando assumiu a pasta.
    salvador
    28 de maio de 2012, 13:10

    Geraldo Júnior acusa Alice de oportunismo político

    Vereador Geraldo Júnior (PTN)
    A declaração da deputada Alice Portugal, pré-candidata do PC do B à sucessão municipal em Salvador, de que o “PDDU da Copa foi uma jogada” foi rebatida pelo vereador Geraldo Júnior (PTN). Ele ressaltou que as mudanças introduzidas no PDDU foram em comum acordo com o Governo do Estado, viabilizando inclusive as obras de construção da Fonte Nova. A deputada estaria assim, contrariando o governador Jaques Wagner, mesmo sem citar o seu nome. “Sem as alterações não teríamos estádio, nem a possibilidade de novos hotéis para atender a demanda proveniente da Copa”, explicou o vereador, que atribuiu as declarações da pré-candidata comunista a um “oportunismo político”, tentando atacar a Câmara e o prefeito, sem falar na interferência do governador, para não contraria-lo”.
    bahia
    28 de maio de 2012, 13:00

    Mobilidade Urbana será debatida na CTD

    Deputado federal José Rocha (PR)
    A Comissão de Turismo e Desporto realiza na quarta-feira reunião de Audiência Pública com o Ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro, com o objetivo de obter subsídios e esclarecimentos sobre o plano de investimentos e as obras em andamento voltadas à mobilidade urbana nas cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Autor do requerimento para a realização da reunião, o deputado José rocha (PR), presidente da CTD, justifica que o engajamento e o interesse da Comissão nessa temática se justifica na medida em que a realização desse grandioso evento envolve diversos aspectos afetos à política urbana, notadamente no que concerne à mobilidade e acessibilidade dos participantes e do público pelas cidades-sede e pelos locais das competições. Para ele, nesse contexto, o papel do Ministério das Cidades será fundamental. A reunião será as 14:30 no Plenário 5.
    salvador
    28 de maio de 2012, 12:45

    Estudantes da rede estadual fazem manifestação para pedir retorno às aulas

    Murilo Melo, A Tarde
    Cerca de 35 estudantes fazem uma manifestação em frente à Secretaria de Educação, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nesta segunda-feira. De acordo com o grupo, a mobilização acontece por causa do impasse entre o governo e os professores da rede estadual de ensino, que resulta em falta de aula há 48 dias. Os jovens, após protesto no CAB, saíram pela Avenida Paralela, em direção ao Iguatemi. No Facebook, mais de 600 jovens confirmaram a participação em uma lista de eventos. Os alunos pedem a volta às aulas e querem que o governo pague a todos os docentes o reajuste salarial de 22,22%, previsto em acordo assinado em novembro do ano passado.
    bahia
    28 de maio de 2012, 12:35

    Sete prefeituras baianas firmam contratos irregulares de R$ 33 mi com Oscip

    João Pedro Pitombo, A Tarde
    É numa pequena sala num centro comercial de Juazeiro, com uma mesa, uma secretária e o nome cravado na porta num simples papel ofício, que funciona a sede de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que movimenta contratos que chegam a R$ 33 milhões com pelo menos sete prefeituras baianas. Com contratos contestados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Controladoria Geral da União (CGU) e investigados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o Instituto de Desenvolvimento na Promoção de Emprego (Idepe) segue ativo e registrado como organização social junto ao Ministério da Justiça. As irregularidades identificadas pelos órgãos de controle foram constatadas na execução de contratos de prestação de serviços em Cachoeira, Mundo Novo, Ipirá, Barra do Choça, Laje, Cândido Sales e Valença, no período entre 2007 e 2011. Leia mais em A Tarde.
    brasil
    28 de maio de 2012, 12:26

    STJ rejeita recurso de Cachoeira que pedia indenização ao governo de GO

    Carlinhos Cachoeira
    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso apresentado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira no qual pedia indenização por danos morais ao estado de Goiás e ao ex-procurador-geral de Justiça de Goiás Saulo de Castro Bezerra. Cachoeira pedia reparação por declarações do ex-procurador veiculadas pela imprensa no final de 2005. Um juiz de Goias já havia negado o pedido sob a argumentação de que era “improcedente”. Cachoeira recorreu ao Tribunal de Justiça, que manteve a decisão de primeira instância. Ele tentou novo recurso no próprio TJ, mas não chegou a ser analisado e o contraventor, então, foi ao STJ. O ministro Castro Meira rejeitou recurso da defesa. A decisão impede que o mérito do recurso seja analisado sa Segunda Turma do tribunal, mas a defesa ainda pode questionar a decisão por outros meios. O contraventor foi preso em fevereiro pela Polícia Federal, durante a Operação Monte Carlo, e levado para a penitenciária de Mossoró (RN). Em abril, foi transferido para o presídio da Papuda, em Brasília. Cachoeira é apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás e tinha vínculo com autoridades públicas e parlamentares, segundo a investigação da PF. Leia mais no G1.
    bahia
    28 de maio de 2012, 12:11

    Funcionários da empresa Bomix encerram paralisação

    Após negociação com a diretoria da fábrica de plásticos Bomix, os funcionários suspenderam a paralisação por volta das 11h desta segunda-feira. De acordo o sindicato da categoria, o Sindiquímica, cerca de 400 trabalhadores aderiram ao movimento, que teve início às 8h, com o objetivo de protestar contra algumas atitudes da direção da empresa. Segundo Joaquim Bonfim Xavier, um dos diretores do sindicato, há denúncias de maus tratos e assédio moral. “Um trabalhador com estabilidade, foi suspenso por cinco dias sob alegação de responder a chefia. Além disso, a empresa cortou o dia de alguns trabalhadores que na sexta-feira chegaram fora do horário por conta da greve dos ônibus”, disse Xavier. Ainda segundo o sindicato, duas denúncias contra a empresa foram encaminhadas pelo sindicato ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) por prática antissindicais, assédio moral e também descumprimento da Convenção Coletiva do setor plástico. (Tribuna)
    bahia
    28 de maio de 2012, 11:56

    Em greve há 48 dias, professores fazem mobilizações pela cidade

    Murilo Melo, A Tarde
    Em greve há 48 dias, os professores da rede estadual de ensino da Bahia realizam diversas mobilizações em Salvador, na manhã desta segunda-feira, para protestar contra a falta de acordo com o governo. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, alguns professores fazem reuniões com pais de alunos no Colégio Luís Viana, localizado no bairro de Brotas. “Eles (os pais) estão participando, sim, das nossas mobilizações. Não querem que os filhos sejam prejudicados”, relatou o coordenador. Parte dos docentes, que ministram aulas em colégios localizados entre o Rio Vermelho e Boca do Rio, também participam da mobilização. Eles realizam um bazar na Praça da Piedade. No subúrbio ferroviário da capital baiana, pais, professores e alunos fazem passeata em Periperi. A manifestação conta com cartazes, carros de som e apitaço. Durante o movimento, os participantes dizem estar indignados com a situação da educação na Bahia. Em Feira de Santana e Itabuna, os professores bloqueiam a BR e as principais avenidas da cidade. Os professores realizam assembleia geral, nesta terça-feira, às 9h, na Assembleia Legislativa. Leia mais em A Tarde.
    brasil
    28 de maio de 2012, 11:39

    Polícia apreende menor suspeito de invadir site da Cetesb e colocar fotos de Dieckmann

    Foto: Fábiano Rocha
    Atriz Carolina Dieckmann
    A polícia apreendeu na manhã desta segunda-feira em Carapicuína, na região metropolitana de São Paulo, um menor suspeito de participar da invasão do site da Cetesb (companhia ambiental de São Paulo), na qual a página inicial da companhia foi trocada por fotos da atriz Carolina Dieckmann nua. O menor estava em uma escola de informática. No local, a polícia pode apreender equipamentos como parte da investigação. A invasão do site e divulgação das imagens da atriz aconteceu em 4 de maio deste ano e virou um dos assuntos mais comentados na web. O site voltou a funcionar no dia seguinte após a invasão dos hackers. A companhia informou que o banco de dados não foi afetado pelo ataque. A assessoria de imprensa do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado), órgão responsável pela apreensão, afirmou que não há ligação entre o menor e os hackers que roubaram as fotos de Carolina e a chantagearam. (R7/Fala Brasil)
    bahia
    28 de maio de 2012, 11:30

    Lauro de Freitas: Dois homens são mortos a tiros

    Dois homens foram mortos na madrugada desta segunda-feira, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Segundo informações da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Itinga), a primeira morte aconteceu no bairro de Portão, no final de Linha do Jambeiro. Segundo a polícia, o jovem que ainda não foi identificado, foi atingido por três tiros no rosto. Ele foi socorrido para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já no bairro de Itinga, um homem foi morto por volta das 4h30 próximo a uma chácara. O jovem foi socorrido por policiais militares para o hospital, mas já chegou morto na emergência. A polícia ainda não tem informações sobre a identidade da vítima, nem a autoria do crime. (Correio)
    bahia
    28 de maio de 2012, 11:17

    Obra de recapeamento causa congestionamento de 3km na BR-324

    Os motoristas que trafegam na BR-324 enfrentam um grande congestionamento na manhã desta segunda-feira. Segundo informações Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motivo é uma obra de recapeamento. O engarrafamento já passa dos 3 quilômetros. O congestionamento atinge uma das vias nos dois sentidos da rodovia, próximo ao posto da PRF, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. Ainda segundo informações da PRF, sentido mais atingido é o Salvador – Feira de Santana. (Correio)
    bahia
    28 de maio de 2012, 11:07

    Camaçari: Moradores protestam por melhorias em bairro

    Foto: Everaldo Lins/Arquivo Pessoal
    Moradores protestam por melhorias
    Moradores de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, realizam uma manifestação na manhã desta segunda-feira, nas proximidades do bairro do Limoeiro. Segundo as informações do 12º Batalhão de Polícia Militar, que atende à região, a manifestação foi iniciada por volta das 5h, quando moradores começaram a queimar pneus e entulhos no local. Eles pedem melhorias no bairro, tais como saneamento básico, mais segurança e saúde. Até as 9h30, o protesto continuava a ser realizado, segundo a polícia. Três viaturas foram encaminhadas para o local na tentativa de organizar a manifestação. O trânsito ficou congestionado da região do Limoeiro até o Parque das Palmeiras, segundo informa a PM. (G1)
    bahia
    28 de maio de 2012, 10:55

    Brumado: Viatura da PM capota após colisão com caminhonete

    Uma viatura da Polícia Militar de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, capotou após colidir com uma caminhonete na noite de domingo. Segundo as informações da polícia, a viatura da PM era usada na perseguição de dois suspeitos de assalto, que estavam a bordo de uma motocicleta, quando o policial perdeu o controle do carro, bateu em outra caminhonete e capotou. O acidente deixou quatro feridos, todos policiais que estavam na viatura. Desses, um teve um corte na cabeça e chegou a ficar em observação no hospital, mas já foi liberado, juntamente com os outros colegas, segundo as informações da Comando Independente de Policiamento Especializado (Cipe – Sudoeste). Na outra caminhonete estava um condutor e uma carona, que não sofreram ferimentos, também segundo a polícia. (G1)
    brasil
    28 de maio de 2012, 10:45

    Diário Oficial publica vetos e MPs referentes ao novo Código Florestal Brasileiro

    O Diário Oficial da União publica hoje, os vetos da presidenta Dilma Rousseff à lei que dispõe sobre o novo Código Florestal Brasileiro. Está publicada também a medida provisória que complementa o projeto. A MP vale por 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias. O anúncio das novas regras foi feito na sexta-feira, pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e pelos os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. A lei contém 84 artigos – foram vetados 12 artigos e introduzidas 32 modificações.
    brasil
    28 de maio de 2012, 10:40

    Jeito conciliador do mineiro Pimentel irrita Dilma

    A presidenta Dilma sempre dá bronca, mas gosta de Guido Mantega e até o prestigia, mas a incomoda o jeito “soberano” do auxiliar. Ela esperava que o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) atuasse como uma espécie de contraponto às decisões do ministro da Fazenda, contestando-as, discutindo-as internamente. Mas o perfil demasiado conciliador do mineiro Pimentel desaponta e irrita a presidenta. Dilma reclamou da atitude de Pimentel a várias pessoas. Até porque é com ele que ela conta, numa eventual substituição de Guido Mantega. Apesar do desapontamento, Dilma mantém fortes vínculos de amizade com Fernando Pimentel, incluindo-o em todas as viagens ao exterior. (Blog do Claudio Humberto)
    brasil
    28 de maio de 2012, 10:27

    A “indecência” de Lula, Gilmar e Jobim

    Ricardo Noblat
    De duas, uma. Ou Lula ainda está sob o efeito de remédios contra o câncer na laringe, o que compromete seu apurado tino político, ou então se rendeu à certeza de que é mesmo infalível.
    Para chegar bem ao seu final, a CPI de Cachoeira terá que dar em nada. E o encontro de Lula com o ministro Gilmar Mendes precisará ser esquecido rapidinho.
    É improvável que nada produza de relevante a CPI inventada por Lula para atazanar a vida de seus desafetos ligados a Cachoeira, e retardar o julgamento do mensalão. O que ela produzir poderá significar problema para Dilma. Esta semana, a CPI quebrará o sigilo das contas da Delta, a empreiteira favorita dos políticos que apoiam o governo.
    Quanto à memória coletiva, até que comece o julgamento dos mensaleiros em agosto não haverá tempo para que esqueça o encontro de Lula com Gilmar. Ele é simplesmente inesquecível.
    O celular de Gilmar tocou na última semana de abril último e ele ouviu o convite: “Lula virá aqui no dia 26. Quer conversar com você”.
    Leia mais no Blog do Noblat.
    mundo
    28 de maio de 2012, 10:24

    Novo bombardeio mata 41 na cidade síria de Hama, diz oposição

    Ativistas sírios disseram nesta segunda-feira que as forças do presidente Bashar al Assad mataram pelo menos 41 pessoas, incluindo oito crianças, durante ataques de artilharia nas últimas 24 horas contra a cidade de Hama. O relato, que não pôde ser verificado de forma independente, surge depois de o Conselho de Segurança da ONU ter condenado o massacre de pelo menos 108 civis, muitos deles crianças, na localidade síria de Hula, na sexta-feira, a despeito do cessar-fogo em vigor há seis semanas na Síria. Fontes da oposição disseram que tanques e blindados sírios abriram fogo no domingo em vários bairros de Hama, depois de ataques cometidos por rebeldes do Exército Sírio Livre contra bloqueios viários e outras posições do governo. Em nota, o Conselho da Liderança da Revolução em Hama disse que “disparos de tanques derrubaram vários edifícios. Seus moradores foram retirados dos escombros”. A nota disse que havia cinco mulheres entre os mortos. Leia mais no G1.
    bahia
    28 de maio de 2012, 10:08

    Movimento moderado na travessia de Mar Grande-Salvador

    A travessia Salvador-Mar Grande opera com bom movimento de passageiros, mas sem fila para embarque, nos terminais hidroviários de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio, na manhã desta segunda-feira. Oito embarcações estão em tráfego, fazendo horários de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, de acordo com a exigência da demanda. As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos e o percurso da travessia está sendo feito em tempo médio de 40 minutos. O sistema funcionará hoje até as 19h30, último horário saindo do Terminal Náutico, e 18h30, no sentido inverso. (A Tarde)
    brasil
    28 de maio de 2012, 09:53

    Governo federal busca alternativa para manter auxílio a grávidas

    Auxílio deslocamento já vem sendo concedido a 1.291 gestantes cadastradas
    Depois de irritar feministas, causar desconforto dentro do próprio governo e ser modificada para tentar reduzir a polêmica, a medida provisória que cria o cadastro de acompanhamento de gestantes perderá validade amanhã, terça-feira. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), avisou que o texto não será colocado em votação. Com o desfecho, o governo tenta agora encontrar alternativas para manter um programa contido na MP – e defendido pelo Ministério da Saúde – o auxílio de R$ 50 para deslocamento da gestante às consultas de pré-natal. O assunto vem sendo discutido na Casa Civil, com representantes da Saúde e da Secretaria de Políticas para Mulheres. Uma das alternativas seria incluir o benefício no texto de projetos que já estão em discussão no Congresso. Outra saída seria revogar a MP antes de ela caducar. Isso permitiria que o governo apresentasse uma nova MP prevendo o mesmo benefício – sem o risco do ressurgimento da polêmica do cadastro das gestantes. Leia mais na Folha Vitória.
    bahia
    28 de maio de 2012, 09:34

    Itororó: Oito presos fogem da delegacia

    Dois homens invadiram a delegacia do município baiano de Itororó, cidade localizada há mais de 500 quilômetros de Salvador, e libertaram oito presos que estavam na unidade prisional, na noite deste sábado, 26, por volta das 19 horas. A polícia começou a busca em toda a região, mas ainda não há informações sobre nenhum dos foragidos. Os nomes deles ainda não foram divulgados pela polícia. (A Tarde)
    economia
    28 de maio de 2012, 09:29

    Desvalorização do real pode derrubar Brasil em ranking de economias

    Diretor do BRICLab, Universidade de Columbia – Um dos principais símbolos da recente ascensão do Brasil no cenário econômico mundial pode estar ameaçado pela crise europeia. A avaliação é do economista brasileiro Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, que escreveu o artigo a seguir, a pedido da BBC: O Brasil é sem dúvida afetado pela crise do euro. É também uma vítima dos efeitos colaterais da aversão ao risco global. O impacto, no entanto, é limitado, graças à política macroeconômica conservadora dos governos tanto de Fernando Henrique Cardoso quanto de Luiz Inácio Lula da Silva, que colocou a situação financeira do Brasil em ordem. Privilegiou estabilidade sobre crescimento nos últimos 16 anos. Se o epicentro da crise atual fosse a China, e não a Europa, os efeitos no Brasil estariam sendo mais intensos. (BBC Brasil)
    bahia
    28 de maio de 2012, 09:25

    Feira de Santana: Por falta de atendimento, mulher tem filho na recepção de hospital

    A empregada doméstica Geane Eufrázio dos Santos passou por momentos de desespero na manhã de domingo, ao chegar ao Hospital da Mulher, em Feira de Santana, em trabalho de parto. Ela não conseguiu atendimento e acabou tendo o bebê na recepção do hospital. “Eu cheguei aqui sentindo muita dor, muita contração, tava lotado e não tive como ser atendida”, relata Geane. A sogra de Geane acompanhou toda a angústia dela, e conta que só depois do nascimento do bebê, mãe e filho foram admitidos no hospital, mas a nora ainda teve que ficar em uma maca no corredor. “Chamou um, chamou outro… ‘Ah, não posso fazer nada’, ‘Não tem enfermeira, não tem médico’, Eu disse não, chama o médico, e chamei um, chamei outro… Gritei e disse: ‘Vá acudir ela’. Foi que num instante apareceu enfermeiro, mas ela acabou de ganhar nenê só”, conta Dona Maria Edelzuíte de Jesus Santos, dona de casa. O bebê, que ganhou o nome de Wilson Júnior, nasceu saudável, com mais de três quilos, e passa bem. Leia mais no G1.
    bahia
    28 de maio de 2012, 09:13

    Juazeiro: Edson Tanuri pode aglutinar oposições

    Joseph Bandeira (PT) e Edson Tanuri (PTB) durante procissão de Santa Terezinha no distrito de Carnaíba
    Com a indefinição estabelecida no PT de Juazeiro, que pode inviabilizar a candidatura de Joseph Bandeira (PT), quem mais tem se movimentado para aglutinar as oposições é o petebista Edson Tanuri. O engenheiro conta com o apoio do ex-prefeito Misael Aguilar (PMDB), de quem foi secretário, de Jorge Khoury e Rivadávio Spinola, também ex-prefeitos. Tanuri cogita ainda o apoio de Joseph, caso o PT local impossibilite a sua candidatura.
    salvador
    28 de maio de 2012, 09:08

    SSP registra 31 homicídios em Salvador e RMS durante o final de semana

    A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/Ba) informou, em boletim divulgado nesta segunda-feira, que durante o final de semana, entre os dias 25, 26 e 27 de maio foram registrados 31 homicídios e 15 tentativas de assassinatos em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com a SSP, 31 carros foram roubados e outros três foram furtados. Dos registrados pela polícia, apenas 19 veículos foram encontrados. O órgão policial não informou os registros de roubos a coletivos e nenhuma ocorrência do dia. (A Tarde)
    salvador
    28 de maio de 2012, 08:55

    O PDDU da Copa foi uma jogada, diz Alice Portugal

    Biaggio Talento, A Tarde
    Foto: Rejane Carneiro/ Ag. A Tarde
    Ela nunca perdeu uma eleição e agora prepara-se para seu maior desafio, o pleito que vai escolher o novo prefeito de Salvador. A deputada Alice Portugal garante que mantém sua candidatura no primeiro turno e diz que, numa democracia, partidos da base de um governo precisam expor a cara. Leia entrevista copleta em A Tarde (para assinantes).
    brasil
    28 de maio de 2012, 08:47

    País tem 700 mil famílias em ‘extrema pobreza’

    Roldão Arruda, O Estado de S.Paulo
    Um ano atrás, o governo federal pôs em andamento uma operação para localizar os chamados miseráveis invisíveis do Brasil – aquelas famílias que, embora extremamente pobres, não estão sob o abrigo de programas sociais e de transferência de renda, como o Bolsa Família. Na época, baseado em dados do IBGE, o Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu como meta encontrar e cadastrar 800 mil famílias até 2013. Na semana passada, porém, chegou à mesa da ministra Tereza Campello, em Brasília, um número bem acima do esperado: só no primeiro ano de busca foram localizadas 700 mil famílias em situação de extrema pobreza e invisíveis. Considerando apenas o chefe da família, isso corresponde à população de João Pessoa (PB). Se for levada em conta toda a família, com a média de quatro pessoas, é uma Salvador inteira que estava fora dos programas. O resultado da operação, conhecida como busca ativa, também surpreende pelas características dessa população: 40% das famílias invisíveis estão em cidades com mais de 100 mil habitantes. Leia mais no Estadão.
    bahia
    28 de maio de 2012, 08:42

    Os gastos do governo

    O deputado Luciano Simões (PMDB) garante que o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), comprometeu-se a colocar em votação nesta quarta o requerimento solicitando informações sobre os gastos do governo da Bahia com as viagens internacionais de Jaques Wagner. Ele quer saber o motivo das idas ao exterior (39 desde 2007). O peemedebista diz que só vê gastos e não resultados. (Tempo Presente / A Tarde)
    salvador
    28 de maio de 2012, 08:35

    Linhas de trem são interditadas no Subúrbio

    As duas linhas dos trens que ligam Paripe até Estação Almeida Brandão, no bairro de Plataforma, estão interditadas devido a uma grande erosão que se formou no local em consequência das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Já o trecho Calçada-Lobato está funcionando normalmente. Porém, os moradores do subúrbio que dependem dos serviços reclamam que, além da demora no percurso, os micro-ônibus gratuitos que conduzem os passageiros até a próxima estação não param na plataforma, dificultando a locomoção de idosos e crianças. Com a interdição, os passageiros que saem de Paripe com destino à Calcada precisam descer na Estação do Lobato, pegar o ônibus gratuito, disponibilizado pela Prefeitura, que gasta 15 minutos para chegar até a Estação do Lobato. Leia mais na Tribuna.
    brasil
    28 de maio de 2012, 08:21

    PEC obriga divulgação de salário de servidor

    Foto: Divulgação
    Senador Roberto Requião (PMDB-PR)
    Em 16 de maio, o governo federal determinou que os salários e subsídios de todos os seus servidores deverão ser publicados mensalmente. Na semana passada, a Câmara e o Senado decidiram publicar seus contracheques também, e o Supremo Tribunal Federal entendeu, em reunião administrativa, que todos os ministros, ex-ministros e servidores também devem ter seus vencimentos publicados. Mas os servidores públicos prometem como reação uma batalha jurídica. Alegam que a decisão, consequência do início da vigência da Lei de Acesso às Informações Públicas é inconstitucional, por ferir a privacidade. Se o Congresso, porém, andar rápido, o argumento dos servidores para tentar a batalha jurídica cairá por terra. Uma proposta de emenda constitucional que tramita no Senado pretende reforçar o entendimento dos chefes dos três poderes após a Lei de Acesso e tornar obrigatória a publicação de todas as remunerações públicas. Leia mais no Congresso em Foco.
    arquivo
    28 de maio de 2012, 08:21

    Terremoto de 6,4 graus sacode a região norte da Argentina nesta 2ª-feira

    Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira, 28, parte da região norte da Argentina, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O abalo foi registrado às 2h07 (horário de Brasília), com epicentro a 589 quilômetros de profundidade, a uma distância de 52 quilômetros da localidade de Anatuya, em Santiago del Estero, cerca de 800 quilômetros a noroeste de Buenos Aires. Ainda não se sabe se o tremor causou danos pessoais ou materiais. (Estadão)
    bahia
    28 de maio de 2012, 08:13

    PCdoB deixa disputa em Conquista para apoiar o PT

    Parceiros do último pleito municipal, os comunistas vão repetir a aliança com os petistas em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. Conforme antecipado pela Tribuna, o PCdoB que apresentava o deputado estadual, Jean Fabrício como pré-candidato à prefeitura recuou do projeto e fechou o apoio ao PT para a reeleição do prefeito Guilherme Menezes. Diante do apoio, líderes do PCdoB cobram reciprocidade ao PT. A adesão foi anunciada em um jantar com a presença de lideranças das siglas no município. No jogo da negociação, há rumores de que o PCdoB estaria próximo de conseguir  mais espaço no poder no poder municipal, com a conquista de mais uma secretaria. Atualmente o partido comanda as pastas de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social. (Tribuna da Bahia)
    brasil
    28 de maio de 2012, 08:11

    Câmaras municipais não param de crescer

    Roberto Maltchik, O Globo
    A despeito do aperto orçamentário de grande parte dos municípios, o inchaço nas câmaras municipais não para de crescer. Balanço inédito das leis municipais aprovadas após o Censo de 2011 mostra um acréscimo de 3.672 novas vagas de vereadores em 1.083 cidades brasileiras. Essas vagas serão preenchidas após as eleições de outubro. O aumento foi possível porque o Congresso estipulou novos critérios para o limite das câmaras, com base na revisão da população feita pelo IBGE no ano passado. Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em 50 cidades do Rio de Janeiro revela que 32 elevaram o contingente de parlamentares. Em todo o Brasil, o número de vereadores crescerá 7,1% sobre o total de 51.748 eleitos em 2008, conforme mostram os dados recolhidos pela CNM ao longo dos últimos dez meses. Foram pesquisados 2.098 municípios de 2.153 que tinham margem legal para fazer a alteração. Leia mais em O Globo.
    bahia
    28 de maio de 2012, 08:00

    Convenção: PTN vira noiva cortejada

    João Carlos Bacelar assumiu definitivamente a direção do partido na Bahia
    Em meio a indefinição em torno das alianças rumo as eleições de 2012, ACM Neto (DEM), João Leão (PP) e Nelson Pelegrino (PT) participaram neste final de semana da convenção estadual do PTN, ao lado do prefeito João Henrique e do presidente estadual do PMDB Lúcio Vieira Lima. Na convenção, foi dada posse definitiva a primeira executiva estadual do PTN no país pelo presidente nacional do partido, José de Abreu. O deputado estadual e secretário municipal de Educação da prefeitura de Salvador, João Carlos Bacelar assumiu ainda definitivamente a direção do partido na Bahia. Contudo, a presença de três dos quatro pré-candidatos declarados à sucessão de João Henrique foi o fato que mais chamou atenção durante o ato.
    O PMDB foi representado pelo presidente estadual Lúcio Vieira Lima. E não parou por aí. Todos os prefeituráveis presentes ao evento ressaltaram que estão de namoro declarado com o PTN e que o querem como aliados preferenciais nas eleições municipais não apenas em Salvador, mas nas diversas cidades onde o partido já está constituído. Deixando claro que a largada já foi dada, João Leão, Nelson Pelegrino, ACM Neto e Lúcio Vieira Lima, não hesitaram em declarar que o PTN é hoje o partido que mais cresce no estado e que fará diferença nas eleições. (Tribuna da Bahia)
    brasil
    28 de maio de 2012, 07:56

    PSDB quer interpelar Lula sobre cerco ao STF

    Ex-presidente Lula
    PSDB estuda formas de interpelar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem, diretamente ou com ajuda de interlocutores, cobrando de ministros do Supremo Tribunal Federal o adiamento do julgamento dos acusados de envolvimento no escândalo do mensalão – que colocará no banco dos réus figuras de destaque do PT. Setores do partido discutem se a melhor formar de inquirir o petista é na Justiça ou convocando-o para depoir na CPI do Cachoeira. A estratégia será definida nesta segunda-feira, véspera da sessão da CPI em que pode ser decidida a convocação do governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB). A ofensiva de Lula foi revelada por reportagem de VEJA publicada neste fim de semana. Em um dos episódios, Lula abordou diretamente o ministro do STF Gilmar Mendes. Em um encontro em Brasília, ocorrido no escritório do ex-ministro de governo e também do Supremo Nelson Jobim, Lula afirmou a Mendes que detém o controlo político da CPI e, em seguida, propôs um acordo: o adiamento do julgamento do mensalão para 2013 em troca da blindagem do ministro na CPI. Leia mais na Veja.
    brasil
    28 de maio de 2012, 07:38

    Aliados X Dilma: líderes vêem ‘déficit de política’

    Josias de Souza
    Dilma Rousseff voltou a ser alvejada por críticas de líderes dos partidos que integram o condomínio governista. Acusam-na de negligenciar a articulação política. Os ataques são extensivos à ministra petista Ideli Salvatti. Nas palavras de um dos queixosos, há no Planalto “um déficit de política”. Articuladora de Dilma, Ideli costumava reunir-se com os líderes do PT e do PMDB às segundas-feiras. Nesses encontros, a ministra esboçava com os dois sócios majoritários da coalizão a estratégia da semana. Fixavam-se as prioridades do governo no Congresso. Sem nenhuma explicação, declarou outro líder, essas reuniões não acontecem há três semanas. A presidente também cultivava o hábito de promover reuniões semanais com o vice Michel Temer, os ministros palacianos, o titular da Fazenda Guido Mantega e auxiliares com poder de influência no Congresso. Também esses encontros não ocorrem há um mês. Leia mais no Blog do Josias.
    mundo
    28 de maio de 2012, 07:37

    Jornalista francês, em poder das Farc há um mês, pode ser libertado quarta

    O comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) informou ontem, que pode libertar na quarta-feira o jornalista francês Roméo Langlois, de 35 anos, sequestrado há um mês. Ele foi capturado pela guerrilha quando participava de uma operação militar contra o tráfico de drogas no Sul da Colômbia.  Há informações de que Langlois está com o braço ferido. O comunicado é assinado pela Frente 15 das Farc, ala da guerrilha que desde o início reivindica a autoria do sequestro. Langlois trabalha para a emissora de televisão France 24 e é colaborador do jornal Le Figaro. No texto, há orientações das Farc sobre a possibilidade de libertação no dia 30, as coordenadas do local onde Langlois está e a necessidade de uma missão humanitária encarregada de resgatar o jornalista.
    brasil
    28 de maio de 2012, 07:30

    Planalto publica nesta segunda vetos e MP que alteram Código Florestal

    Presidenta Dilma Rousseff
    As mudanças feitas pela presidente Dilma Rousseff no novo Código Florestal serão conhecidas, na íntegra, nesta segunda-feira. Anunciados parcialmente na última sexta, os 12 cortes e 32 modificações ao texto aprovado em abril na Câmara dos Deputados serão publicados no “Diário Oficial da União”, segundo informou o governo. O objetivo dos cortes e mudanças no texto aprovado no Congresso, de acordo com o governo, é evitar anistia a desmatadores, beneficiar o pequeno produtor e favorecer a preservação ambiental. Junto com a sanção da nova lei, nesta segunda, a publicação detalhará quais artigos foram vetados e a justificativa para os cortes. Conforme informou o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, será publicada também a medida provisória com as 32 modificações: sendo 14 para recuperar o texto do Senado Federal, cinco novos dispositivos e 13 adequações. Leia mais no G1.
    bahia
    28 de maio de 2012, 07:25

    Seagri e Sedir assinam termo de cooperação com Ceplac para incrementar desenvolvimento

    Vinte e quatro horas depois de pactuar com os Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil o compromisso de aprovação de 1.400 projetos para as regiões de Ilhéus e Gandu, trilhando o caminho para destravar o crédito, o governo baiano, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) e seus órgãos vinculados, e da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, (CAR), assinaram com o governo federal, através da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), termo de cooperação com o objetivo de conjugar esforços e ações articuladas de assistência técnica e extensão rural, além da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. As ações integradas envolvem assistência técnica, capacitação, comercialização da produção e orientação para obtenção de linhas de crédito junto ao Banco do Nordeste, Banco do Brasil e outras instituições financeiras. (Tribuna da Bahia)
    salvador
    28 de maio de 2012, 07:18

    Curto-circuito provoca incêndio em subestação da Coelba

    Henrique Mendes, A Tarde
    A explosão de um dos três transformadores da subestação de energia da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), localizada no bairro de São Cirstovão (região periférica de Salvador), causou um incêndio e deixou parte de 14 bairros da capital baiana sem energia elétrica neste domingo. A Coelba informou que um curto-circuito em um dos transformadores, que acabou explodindo, deu início às chamas na unidade. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), a explosão do equipamento foi comunicada ao Corpo de Bombeiros, por volta das 15h55, e as chamas foram completamente debeladas por volta das 17h. Ninguém ficou ferido. Segundo a Coelba, o fogo não se alastrou por outro equipamentos da subestação, mas a explosão causou uma temporária falta de energia em parte de alguns bairros próximos à concessionária, como Mussurunga, Stella Maris, Praia do Flamengo, Jardim das Margaridas, Piatã, Itapuã, Fazenda Grande III e IV, Boca da Mata, Cajazeiras e São Cristovão. Além disso, os problemas no fornecimento atingiu o bairro de Itinga, na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
    bahia
    28 de maio de 2012, 07:07

    Professores particulares começam greve nesta terça

    Professores da rede particular de ensino confirmam paralisação de 24h hoje, mesmo já tendo deflagrado greve para esta terça-feira. A categoria vai se reunir com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), nesta segunda-feira, às 14h, na sede da instituição, segundo o diretor do Sindicato dos Professores da Bahia (Sinpro-BA), Allysson Mustafa. Já nesta terça, às 8h, no Teatro Jorge Amado, na Pituba, os professores vão realizar uma assembleia para definir os rumos do movimento. “A greve independe da negociação”, frisa Mustafa. O diretor do Sinpro explica que a paralisação não pode ser vista como início da greve porque existem implicações jurídicas diferentes entre as duas que envolvem, inclusive, aviso prévio ao sindicato patronal e ao Estado. O presidente do Sinepe-BA, Natálio Dantas, porém, diz que isso não foi feito. “Vou me reunir com o conselho patronal, pela manhã, para decidir se vai haver a mesa de negociação à tarde, já que eles estão confirmando a greve. Os professores têm obrigação estatutária de nos avisar e eles não avisaram nada. Em greve a gente não se reúne”, disse Dantas. (Correio)
    salvador
    28 de maio de 2012, 07:02

    João Leão acena retirar candidatura

    Deputado federal João Leão (PP)
    Conhecido por suas declarações polêmicas, o deputado federal João Leão (PP), ex-secretário da Casa Civil, que se tornou fiel escudeiro do prefeito João Henrique, em entrevista exclusiva à Tribuna, já admite recuar da tão propagada pré-candidatura. A justificativa seria, conforme ele mesmo atesta, falta de recursos para uma grande campanha. O fato, inevitavelmente, dá brechas para a já ventilada possibilidade de negociação do PP com o PT, do governador Jaques Wagner, embora ele negue. João Leão, ainda que nas entrelinhas, acusa os ex-aliados de João Henrique, a exemplo do PMDB, de traição. Por fim, rasga elogios a Wagner, no entanto, afirma que: “o Partido Progressista tem pessoas que podem ter um governo tão bom ou melhor do que o do Partido dos Trabalhadores”. Leia entrevista comleta na Tribuna.
    salvador
    28 de maio de 2012, 06:52

    Diretor do Sindicato dos Rodoviários morre em acidente

    Caroline Aquino, A Tarde
    O diretor de base do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia (Sinttroba), Edson Damasceno dos Santos, de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo, na rodovia BR-324, nas proximidades da Brasilgás, ao voltar para casa, após um dia intenso de atividades sindicais. O corpo de Edson foi sepultado na tarde deste domingo, no cemitério do Bosque da Paz, bairro de Nova Brasília, e foi marcado por muita emoção. “Ele era da comissão de alimentação, levava comida para os companheiros na porta das garagens. Nesses dias de greve, ele praticamente não tinha dormido. Na hora em que voltava para casa, cochilou, o carro capotou e caiu em cima de um canteiro. Foi atirado para fora do carro, caiu e quebrou o pescoço. Morreu na hora”, disse Euvaldo Alves, vice-presidente sindical. Leia mais em A Tarde.
    bahia
    28 de maio de 2012, 06:45

    Candidatos se queixam do alto nível de quesitos na prova da OAB

    Hieros Vasconcelos, A Tarde
    Candidatos que realizaram neste domingo, o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) demonstraram surpresa com a dificuldade das questões e disseram que a prova se assemelhava a seleções de concurso público. Ao todo, no Brasil, cerca de 111 mil estudantes de Direito se inscreveram para o exame. Na Bahia, foram 4.764. Em Salvador, a prova começou às 14h, no Centro Universitário FIB (Stiep) e terminou às 19h. Quem passava pelo local encontrava um trânsito bem congestionado. “Achei difícil e com bastante questões de áreas especificas do Direito, como Tributário”, avaliou Ana Paula Vieira. O formando Felipe Sampaio Teixeira, 28, afirmou que as questões tinha uma aplicabilidade distante da prática do Direito. Leia mais em A Tarde.
    brasil
    28 de maio de 2012, 06:42

    Inscrições para o Enem 2012 serão abertas nesta segunda-feira

    Candidatos podem se inscrever pela internet a partir das 10h
    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão abertas às 10h desta segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35. O edital do Enem 2012 foi publicado na edição de sexta-feira do “Diário Oficial da União” (veja o arquivo em pdf). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012.
    brasil
    28 de maio de 2012, 06:30

    Manchetes do dia

    - A Tarde: Começam hoje as inscrições do Enem
    - Correio*: Explosão deixa sem energia 14 bairros
    - Tribuna: 14 milhões de famílias endividadas
    - Globo: Eleição de 2012 criará 3.672 vagas de vereador
    - Folha: STF votará regra que veta pagamento extra a juízes
    - Estadão: Governo vai simplificar tributos e pode subir alíquota
    - Correio: Brunelli garante cela só para ele
    - Valor: Varejo dependente de crédito cresce menos
    - Estado de Minas: Ladrão é preso, mas receptador fica livre
    - Jornal do Commercio: Estaleiro sob ameaça
    - Zero Hora: Justiça gaúcha sofre com excesso de casos e falta de servidores
    brasil
    27 de maio de 2012, 23:05

    Jobim diz que encontro de Lula com Gilmar foi ‘cordial’

    Blog do Noblat
    Em entrevista ao jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, que será publicada nesta segunda-feira, Nelson Jobim, anfitrião do encontro do último dia 26 de abril entre Lula e Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a repetir que “nada do que foi relatado pela VEJA aconteceu”.
    - Estranho que o encontro tenha acontecido há um mês e só agora Gilmar venha se dizer indignado com o que ouviu de Lula. O encontro foi cordial. Lula queria agradecer a colaboração de Gilmar com o seu governo – comentou Jobim, ex-ministro da Defesa do governo Lula, ex-colega de Gilmar no STF.
    brasil
    27 de maio de 2012, 23:02

    Celso de Melo: se fosse presidente, Lula seria passível de impeachment

    Blog do Noblat
    Entrevista-bomba de Celso de Melo, o ministro com mais tempo de casa no Supremo Tribunal Federal (STF), será pubicada ainda esta noite pelo site Consultor Jurídico.
    O que Celso de Melo diz sobre o encontro de Lula com Gilmar Mendes no último dia 26 de abril na casa em Brasília do ex-ministro Nelson Jobim:
    * Essa conduta do ex-presidente da República, se confirmada, constituirá lamentável expressão do grave desconhecimento das instituições republicanas e de seu regular funcionamento no âmbito do Estado Democrático de Direito. O episódio revela um comportamento eticamente censurável, politicamente atrevido e juridicamente ilegítimo.
    * Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que seria um chefe de poder tentando interferir em outro.
    * Tentar interferir dessa maneira em um julgamento do STF é inaceitável e indecoroso. Rompe todos os limites da ética. Seria assim para qualquer cidadão, mas mais grave quando se trata da figura de um presidente da República.
    * Ele mostrou desconhecer a posição de absoluta independência dos ministros do STF no desempenho de suas funções.
    * A Ação Penal será julgada por todos de maneira independente e isenta, tendo por base exclusivamente as provas dos autos. A abordagem do ex-presidente é inaceitável.
    * Sem falar no caráter indecoroso é um comportamento que jamais poderia ser adotado por quem exerceu o mais alto cargo da República.
    * A resposta do ministro Gilmar Mendes foi corretíssima e mostra a firmeza com que os ministros do STF irão examinar a denúncia na Ação Penal que a Procuradoria-Geral da República formulou contra os réus. É grave e inacreditável que um ex-presidente da República tenha incidido nesse comportamento.
    * Surpreendente essa tentativa espúria de interferir em assunto que não permite essa abordagem. Não se pode contemporizar com o desconhecimento do sistema constitucional do País nem com o desconhecimento dos limites éticos e jurídicos.
    * Episódio grave e inqualificável sob todos os aspectos. Um gesto de desrespeito por todo o STF.
    * Confirmado esse diálogo entre Lula e Gilmar, o comportamento do ex-presidente mostrou-se moralmente censurável. Um gesto de atrevimento, mas que não irá afetar de forma alguma a isenção, a imparcialidade e a independência de cada um dos ministros do STF.
    * Um episódio negativo e espantoso em todos os aspectos. Mas que servirá para dar relevo à correção com que o STF aplica os princípios constitucionais contra qualquer réu, sem importar-se com a sua origem social e que o tribunal exerce sua jurisdição com absoluta isenção e plena independência.
    * Será um julgamento em que se observará todos os parâmetros que a ordem jurídica impõe a qualquer órgão do Judiciário. Por isso mesmo se mostra absolutamente inaceitável esse ensaio de intervenção sem qualquer legitimidade ética ou jurídica praticado pelo ex-presidente da República que não guarda qualquer legitimidade ética ou jurídica. Um comportamento estranho e surpreendente.
    * A resposta do ministro Gilmar foi a que dele se esperava. Ele agiu com absoluta altivez. É um episódio anômalo na história do STF.
    * De qualquer maneira, não mudará nada. Esse comportamento, por mais censurável, não afetará a posição de neutralidade, absolutamente independente com que os ministros do STF agem. Nenhum ministro permitirá que se comprometa a sua integridade pessoal e funcional no desempenho de suas funções nessa Ação Penal.
    bahia
    27 de maio de 2012, 19:01

    Wagner quer virar personagem de Julio Verne, ironiza Heraldo Rocha

    Foto: Divulgação
    Heraldo Rocha, vice-presidente do DEM na Bahia, critica Wagner
    “Menos de um ano e meio de mandato e o governador Jaques Wagner parece até um personagem do escritor Julio Verne, dando a volta ao mundo em 78 dias. Quase 20% do atual mandato em viagens pelo exterior e qual foi o resultado disso para o povo baiano?”, questiona o vice-presidente estadual do Democratas, Heraldo Rocha, ao ler na imprensa nacional que o titular do governo baiano é o campeão em viagens oficiais “pagas com recursos públicos”. Depois de calcular e constatar que o governador Jaques Wagner passou quase um a cada cinco dias do segundo mandato viajando pelo exterior, a indignação toma conta de Heraldo Rocha. “Enquanto Wagner dá a volta pelo mundo, o povo baiano vê o estado que outrora foi tranqüilo e pacífico se transformar no mais violento do País, por falta de comando e gestão eficiente da segurança pública”, afirma Heraldo. Rocha repele o argumento de que as viagens internacionais do governador são para atrair investimentos ao estado. “Que investimento, que nada. O que se ver na realidade é o governador se ausentando em momentos cruciais, o que causa sérios prejuízos ao povo baiano, como o ocorrido na greve da Polícia Militar e, agora, no justíssimo movimento dos professores da rede estadual de ensino, quando um milhão de jovens estão sem aulas, porque Wagner não aceita cumprir um acordo firmado pelo seu próprio governo”.
    brasil
    27 de maio de 2012, 18:52

    Estratégia da defesa de Dirceu no mensalão: cada um por si

    Vera Magalhães, Folha de São Paulo
    A linha de defesa de José Dirceu no mensalão incomodou advogados do “núcleo político” do processo. Ao sustentar que o ex-ministro não sabia dos empréstimos contraídos pelo PT junto aos bancos Rural e BMG, nem tinha ingerência sobre o partido ou nas nomeações no governo, Dirceu reforça o papel de José Genoino, Delúbio Soares e Silvio Pereira nessas questões.
    “O presidente do PT, José Genoino, bem como os demais dirigentes partidários, Delúbio Soares e Silvio Pereira, exerciam a administração sem qualquer espécie de subordinação ao então ministro-chefe da Casa Civil”, dizem os advogados de Dirceu, nas alegações finais.
    Para refutar a afirmação do Ministério Público de que Delúbio recebia ordens de Dirceu, a defesa do ex-ministro sustenta que o ex-tesoureiro tinha “autonomia” para contrair empréstimos e repassar recursos.
    O título desse capítulo da defesa diz, em letras maiúsculas: “A comprovação de que José Dirceu não exercia controle e sequer tinha ciência das atividades do secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores”.
    Mesmo com o desconforto decorrente das estratégias conflitantes, os advogados estrelados do mensalão vão continuar agindo em conjunto em questões de interesse comum até o julgamento. O grupo foi apelidado de Liga da Justiça.
    brasil
    27 de maio de 2012, 18:50

    O aborto ao alcance de todos, por Elio Gaspari

    Elio Gaspari, O Globo
    Um levantamento do Ministério da Saúde revelou a existência de 359 sites que vendem ilegalmente na internet a droga abortiva Cytotec. Cobram R$ 350 pelo kit de cinco comprimidos.
    Enquanto a questão do aborto é mantida numa moldura teológica, a vida real ensina que ele está ao alcance de todas as mulheres que aceitam colocar sua saúde em risco, tomando a droga sem assistência médica. (A história da agulha de tricô é lenda, e nela acreditou até a doutora Dilma durante a campanha eleitoral.)
    Desde o final do século passado o problema dos médicos deixou de ser o atendimento a mulheres que buscam abortos clínicos. Na absoluta maioria dos casos, as pacientes chegam a eles com os efeitos adversos do Cytotec e só lhes resta dissuadir as jovens que veem na droga um anticoncepcional de última instância. Tomaram o primeiro, resolveram o problema e pretendem tomar o segundo.
    Todo mundo ganharia se, em vez de se discutir se o aborto deve ou não ser permitido, o assunto fosse tratado como uma coisa que está aí, ao alcance de todos (com R$ 350 no bolso), arriscando a saúde das mulheres, muitas vezes de adolescentes.
    brasil
    27 de maio de 2012, 18:49

    Perillo acha melhor ‘esclarecer tudo de uma vez’, por Dora Kramer

    Dora Kramer, O Estado de S.Paulo
    Convocado ou não, o governador Marconi Perillo está pronto para ir à CPMI que investiga as conexões público-privadas da organização Cachoeira e nesta terça-feira decide, além da quebra de sigilos da matriz da construtora Delta, se chama ou não para depor os governadores de Goiás, Brasília e Rio de Janeiro.
    Caso a comissão resolva não convocar os governadores, Perillo (GO) examina fortemente a hipótese de ainda assim se oferecer para depor. Contraria, nessa posição, a opinião de seu partido (PSDB) que considera sua ida arriscada por expor o governador a um massacre político patrocinado pelo PT.
    Marconi Perillo concorda em parte. Acha que é mesmo alvo de “uma CPMI que nasceu direcionada para atingir a imprensa, desmoralizar o procurador da República, enfraquecer a oposição e desviar o foco do julgamento do mensalão”.
    Por isso, em princípio não veria “razão objetiva” para ser convocado. Mas, segundo ele, as “razões subjetivas” existem e não podem ser ignoradas.
    Dos três governadores, reconhece, é o mais atingido. Portanto, melhor ir “e esclarecer tudo de uma vez” do que não ir e sangrar na opinião pública como suspeito.
    Uma espécie de contra-ataque no qual incluirá a apresentação de uma proposta para que se faça a CPI das Empreiteiras. “Aí se poderia obter um quadro bastante realista sobre financiamentos de campanhas eleitorais no Brasil.”
    O roteiro de Perillo na CPMI já está praticamente concluído: da exposição inicial – em que ressaltará a importância de instrumentos de fiscalização como comissões de inquérito – aos documentos que levará mostrando que os negócios da Delta em Goiás começaram no governo do PMDB e prosperaram também em administrações do PT.
    Leia a íntegra em Espalha brasa
    salvador
    27 de maio de 2012, 18:33

    Imbassahy recebe visita de Kassab em São Paulo

    Foto: Divulgação
    Kassab foi um dos políticos que visitou Imbassahy no hospital
    O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) tem previsão de alta médica para este domingo, 27, do hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele foi hospitalizado há uma semana, após realização de exames de preventivos que identificaram a necessidade de realização de uma angioplastia.  Durante o período em que passou internado, o parlamentar recebeu a visita de muitos amigos do meio político, entre eles o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (PSD), com quem conversou demoradamente. Por orientação médica, Imbassahy está evitando tratar de temas ligados à política.
    bahia
    27 de maio de 2012, 13:32

    ESPECIAL: Wagner foi pássaro ou piloto intergalático em outra encarnação, garante espírita

    Raul Monteiro (Especial do Centro Espírita)
    Reportagem publicada na edição de hoje de O Globo revela que o governador Jaques Wagner é um campeão. De viagens ao exterior. Entre 15 governadores pesquisados pelo jornal, ele é o que mais viajou ao exterior em menos de um ano e meio de mandato. O levantamento não levou em conta as viagens de Wagner para fora do país no mandato anterior. Tampouco seus vôos de helicóptero pela cidade e o interior – dizem as más línguas que o governador só faz deslocamentos terrestres quando vai a shows no Teatro Castro Alves, como na apresentação recente do cantor Chico Buarque.
    Caso esses dados tivessem sido computados, não seria difícil vaticinar que, se não fosse governador, Wagner poderia muito bem ter se tornado um piloto internacional. Ou co-piloto. Com aqueles olhos azuis, vestido com um quepe e um ray-ban, ficaria ainda mais irresistível para a classe política do que já é quando está de terno claro despachando na Governadoria. A pesquisa de O Globo é eloquente: desde janeiro de 2011, início de sua segunda gestão, o governador da Bahia passou 78 dias no exterior em 14 missões oficiais. É quase uma viagem por mês, segundo cálculos da publicação.
    São números incompatíveis com a agenda de um mortal ou político comum. Em outras palavras: Wagner só consegue tal proeza porque o cargo, curiosamente, lhe permite, o que, contraditoriamente, torna muito difícil asseverar que suas missões pela Europa, Ásia ou Estados Unidos são para desfrute exclusivamente político-profissional. A bem da verdade, segundo a reportagem, com as incursões internacionais, Wagner já conseguiu assegurar a realização de um campeonato internacional de Judô na Bahia, previsto para este ano. Ah, mas que luta!
    Wagner também voltou a Paris para divulgar o potencial do cacau baiano na 16ª edição do Salon du Chocolate e foi à China para reuniões com a JAC Motors, que está se instalando no Estado. O leitor faz aí um cálculo do custo-benefício dos empreendimentos externos do governador? Porque, para o governo – quem duvida? – é claro que eles só trazem benefícios para o Estado que banca o tour global de Wagner. Como tem sido cada vez mais difícil buscar explicações aqui na terra – que o diga o próprio Wagner – para o que se passa na Bahia e na cabeça do governador, este Política Livre tomou uma liberdade.
    Resolveu consultar um centro espírita em busca de respostas para a intensa programação internacional do primeiro mandatário. A equipe do site ficou impressionada com o que ouviu dos anjos que baixaram no terreiro. O mais assertivo deles assegurou que, em vidas passadas, Wagner ou foi um pássaro – infelizmente disse que uma dor de cabeça não lhe permitia revelar a espécie, a cor nem o tamanho do penoso – ou mesmo um comandante de aeronave desses que não páram em solo. Ante a questão levantada por um dos repórteres do site quanto à impossibilidade de, pela idade, Wagner poder ter sido um piloto em vida anterior, o médium complementou:
    - (Na outra encarnação) Ele (Wagner) não foi piloto de avião, não.
    - Mas foi de quê?, retrucou um dos repórteres da equipe, impacientando-se.
    - Mizifio, foi de…. foi de… foi de Disco Voador!
    Pois é… será que a obra mais notória de Wagner antes de se tornar governador, em vida passada, foi mesmo ter feito transporte intergalático?
    mundo
    27 de maio de 2012, 13:30

    Irã quer justificativa de agência nuclear para liberar visitas

    A agência da ONU encarregada da supervisão nuclear ainda não apresentou boas razões para visitar uma instalação iraniana onde existem suspeitas de que possam estar sendo desenvolvidas armas nucleares, disse a mídia iraniana. O complexo de Parchin está no centro da suspeita de países ocidentais de que o Irã esteja desenvolvendo bombas atômicas, apesar das repetidas negativas do governo iraniano de que tenha esse objetivo. Um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgado na semana passada afirmou que imagens de satélite mostraram “atividades extensas” em Parchin. Autoridades iranianas recusaram acesso ao complexo, situado a sudeste de Teerã, dizendo que se trata de uma instalação militar. (Reuters)
    economia
    27 de maio de 2012, 13:15

    Veículo é a principal razão do endividamento da classe C

    A compra do carro é a principal razão do alto endividamento da classe C. Despesas com a prestação do veículo e outros gastos (documentação, seguro e manutenção) representam 27,6% das compras a prazo dessa fatia da população, revela estudo da MB Associados, com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE. Em seguida, aparecem a compra de imóveis e gastos com reformas (18,5%). Nas classes D e E, há uma concentração dos gastos com itens de menor valor: 21,6% das despesas a prazo são com aquisição de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. A prestação do carro é a segunda principal despesa (13,4%), enquanto a construção dos “puxadinhos” na casa ficam em terceiro lugar (10,5%). Para esses brasileiros, a casa própria ainda é um sonho: a prestação do imóvel representa apenas 4,2% das despesas a prazo. A concentração das despesas a prazo com veículos na classe C ajuda a explicar o aumento da inadimplência, já que é no financiamento de automóveis que está concentrado o calote. A taxa de inadimplência na compra de veículos bateu o recorde de 5,9% em abril. (Estadão)
    salvador
    27 de maio de 2012, 13:00

    Vereadoras apresentam lei para garantir assistência técnica gratuita para habitações populares

    As vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Vânia Galvão (PT) fizeram um projeto de lei para que o município assegure assistência técnica gratuita de execução e planejamento de moradia para famílias que possuam renda mensal até três salários mínimos. De acordo com o texto da lei, engenheiros, arquitetos e urbanistas serão pagos pela prefeitura para acompanhar o processo de execução e regularização das habitações populares. A Lei 8287/2012 é uma sugestão do Sindicato dos Arquitetos e Engenheiros e vigora desde 17/5, data de sua sanção. “Nossa intenção é prevenir. Queremos evitar os riscos de desabamentos causados por construções feitas sem orientação técnica adequada. O município já possuía previsão orçamentária para assistência técnica habitacional, mas, já que não existia lei, o recurso não era utilizado”, explica a presidente da Comissão de Direitos do Cidadão da Câmara, vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
    brasil
    27 de maio de 2012, 12:55

    Planejamento autoriza realização de concursos para 1.775 vagas

    Foto: Wilson Dias/ ABr
    Miriam Belchior, ministra do Planejamento
    O Ministério do Planejamento autorizou, na última sexta-feira, a realização de dois concursos públicos. Um para preencher 200 vagas de auditor fiscal e 750 de analista tributário na Receita Federal. Outro para 825 postos de analista técnico de políticas sociais da carreira de desenvolvimento de políticas sociais. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Todos os cargos exigem nível superior. O preenchimento das vagas dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento e está condicionado à existência de vagas na data de nomeação e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. O edital de abertura dos concursos será publicado em até seis meses. (Agência Estado)
    brasil
    27 de maio de 2012, 12:45

    OAB realiza primeira etapa do Exame da Ordem Unificado neste domingo

    A OAB realiza, neste domingo, a primeira etapa do 7.º Exame de Ordem Unificado. Ao todo, estão inscritos 111.909 estudantes e recém-formados em Direito de todo o País. A prova objetiva tem 80 questões e deve ser resolvida em até cinco horas. Os locais de prova já podem ser consultados pelos candidatos no site da OAB (www.oab.org.br) ou nos endereços eletrônicos das seccionais da OAB e da Fundação Getulio Vargas (http://oab.fgv.br). As questões da etapa objetiva abrangem as disciplinas profissionalizantes obrigatórias que integram o currículo mínimo do curso de Direito. No mínimo 15% dos testes versam sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos. (Estadão)
    mundo
    27 de maio de 2012, 12:34

    Lucros de indústrias da China caem 1,6% de janeiro a abril

    Os lucros combinados de indústrias da China caíram 1,6% nos primeiros quatro meses de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, para 1,45 trilhão de iuans (228,6 bilhões de dólares), informou neste domingo o Escritório Nacional de Estatísticas. A queda ocorre após uma baixa de 1,3% nos três primeiros meses do ano, em linha com um crescimento econômico mais lento. O crescimento da China está pressionado num momento em que as exportações se desaceleram e a demanda interna luta para se recuperar, em parte devido à política de Pequim de conter o mercado imobiliário. A agência de estatísticas não informou o motivo da queda em comunicado publicado em seu site. Em abril, os lucros caíram 2,2% na comparação anual, para 407,600 bilhões de iuans. (Reuters)
    mundo
    27 de maio de 2012, 12:20

    Governo sírio nega envolvimento em massacre

    O governo da Síria negou, neste domingo, que suas tropas foram responsáveis pelo ataque a uma série de vilas que provocou um massacre, com mais de 90 mortes, afirmando que a culpa pelas mortes é de “centenas de homens armados” que também atacaram soldados na área. O ataque de sexta-feira em Houla, uma área a noroeste da cidade de Homs, foi um dos eventos mais sangrentos do conflito que ocorre na Síria, que se estende por 15 meses. A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que 32 crianças menores de 10 anos estão entre os mortos. A ONU e outras entidades internacionais culpam a Síria pelo ataque. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Jihad Makdissi, disse à repórteres em Damasco, que a Síria está sendo sujeitada a um “tsunami de mentiras” sobre Houla. “Nós categoricamente negamos a responsabilidade de forças do governo para o massacre”, disse Makdissi. (Agência Estado)
    salvador
    27 de maio de 2012, 12:16

    Fãs se aglomeram em frente do prédio de Ivete Sangalo pelos 40 anos da cantora

    Foto: Leitora do Política Livre
    Fãs de Ivete Sangalo
    Um grupo de fãs se aglomera na frente da Morada dos Cardeais, prédio onde mora a cantora Ivete Sangalo, desde as primeiras horas da manhã por causa dos 40 anos da cantora, completados hoje. A leitora do Política Livre enviou uma foto para ver se a cantora se sensibiliza e acena para o público. Ontem, Ivete Sangalo fez uma festa na capital baiana que durou até altas horas da manhã e reuniu artistas do País inteiro. (Thiago Ferreira)
    brasil
    27 de maio de 2012, 11:55

    Fernando Haddad encontra-se com militância do PSB em São Paulo

    O pré-candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT), em encontro neste sábado com a militância do PSB, ligada ao vereador socialista Juscelino Gadelha, cortejou a legenda. “Todas as vezes que eu for convidado para conversar com a militância do PSB, vou atender ao convite porque gosto da militância, da postura e de como o PSB aponta para o futuro”, afirmou. O evento estava marcado para ocorrer inicialmente no seminário organizado pela juventude do PSB em um hotel, no centro da cidade, mas acabou sendo transferido para uma churrascaria nas proximidades. A mudança ocorreu após integrantes da ala do partido contrária à coligação com o PT na capital paulista reclamarem do suposto uso político que Haddad faria indo ao evento formal do PSB. “Ele não foi convidado, é um seminário fechado do partido. Se ele vier não será recepcionado. Aqui não é local para discutir conjuntura política”, afirmou o secretário estadual da juventude socialista, Deivid Ramalho, por telefone. (Agência Estado)
    brasil
    27 de maio de 2012, 11:43

    Apesar da Lei de Acesso, órgão público resiste a dar informações

    Dez dias após a Lei de Acesso à Informação entrar em vigor, autoridades alojadas na Esplanada dos Ministérios recorrem a manobras e jogos de palavras para impedir a divulgação de dados públicos. Mesmo com a ordem da presidente Dilma Rousseff de que a transparência é regra e a fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), os ministérios têm negado informações, em especial de áreas sensíveis e que envolvam indícios de irregularidades nas pastas. A tensão dentro do governo aumentou com negativas, respostas incompletas e falta de empenho de alguns órgãos no cumprimento da nova legislação. Dos 189 pedidos feitos pela reportagem, apenas 24 foram respondidos. Cinco foram negados. Parte das respostas está incompleta e três estão em grau de recurso. A resistência no Executivo provocou manifestações da CGU. E-mail encaminhado pela diretora de Prevenção da Corrupção, Vânia Vieira, aos Serviços de Informações ao Cidadão (SICs) de órgãos e entidades federais indica os subterfúgios que algumas pastas estavam usando para não responder aos pedidos. “Não devemos confundir pedidos genéricos com pedidos complexos, extensos ou que exijam grande volume de informações ou levantamento e organização das informações”, censurou a representante do órgão de controle interno. (Agência Estado)
    mundo
    27 de maio de 2012, 11:35

    Saúde de Hugo Chávez causa boato de cisão no PSUV

    Foto: AP
    Hugo Chávez, presidente da Venezuela
    Desde a recaída no estado de saúde no presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em fevereiro, têm crescido os rumores sobre sua participação nas eleições de outubro. O líder bolivariano nunca designou sucessores e o discurso oficial do governo é o de que Chávez estará na disputa. Apesar disso, o vice Elías Jaua, o chanceler Nicolás Maduro e o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, despontam como candidatos. Cada um dos três representa uma facção do amálgama político que compõe o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Ex-professor universitário, Jaua é a base ideológica do chavismo. Foi ministro da Economia, mas não herdou os poderes do presidente, mesmo durante seu tratamento em Cuba. Maduro começou sua carreira no sindicalismo e é apontado por analistas como “pragmático”. Cabello, aliado de longa data de Chávez, que lhe devolveu o poder após o golpe de Estado frustrado de 2002, é ligado ao alto comando militar. (Agência Estado)
    brasil
    27 de maio de 2012, 11:28

    Planalto dá aval a ‘Casa Civil’ paralela

    Uma das maiores consultorias empresariais do mundo, a McKinsey & Company, ganhou acesso a dados produzidos por ministérios, submeteu servidores da Presidência a questionários sobre desempenho e vem atuando desde outubro do ano passado sob um manto de sigilo em duas salas do Palácio do Planalto. Tanto poder concentrado rendeu aos ocupantes das salas 101 e 103 do Anexo do Planalto o apelido de “Casa Civil do B”. O objetivo da consultoria, contratada por um grupo de empresários, é sugerir ferramentas de avaliação e monitoramento de políticas públicas. A atuação dos dez consultores destacados pela McKinsey para o trabalho reflete o estilo e ritmo que a presidente Dilma Rousseff tenta impor ao Executivo federal, segundo fontes palacianas. Por ordem da titular do Planalto, além da estrutura normal da Casa Civil, está em gestação um sistema de monitoramento em tempo real dos programas prioritários do governo. Mas as opções de Dilma não seguem o protocolo. A McKinsey não foi escolhida por concorrência pública, nem sequer aparece no Diário Oficial da União: a consultoria faz parte de um acordo de cooperação técnica da Casa Civil com o Movimento Brasil Competitivo (MBC). (Agência Estado)
    mundo
    27 de maio de 2012, 11:25

    Corte egípcia condena ex-assessor de Mubarak por corrupção

    Um tribunal criminal do Cairo sentenciou neste domingo o ex-chefe de gabinete do presidente deposto Hosni Mubarak a sete anos de prisão e o condenou a pagar uma multa de 36,4 milhões de libras egípcias (6 milhões de dólares) por ter obtido ganhos ilegais quando estava no cargo, informou a agência estatal Mena. Zakaria Azmi está preso deste abril de 2011 pela acusação de ter acumulado riqueza ilegalmente. Ele é um dos vários integrantes do governo de Mubarak detidos por corrupção e outras acusações. Mubarak, de 84 anos, está sendo investigado por corrupção, abuso de poder e por ter ordenado a matança de manifestantes durantes os 18 dias do levante que resultou na sua deposição do poder em 11 de fevereiro de 2011. O veredito está previsto para 2 de junho. (Reuters)
    bahia
    27 de maio de 2012, 11:24

    Central de Polícia registra 13 homicídios em Salvador e RMS em 24 horas

    Entre 10h de sábado e 10h deste domingo (27), a Central de Polícia registrou 13 homicídios em Salvador e Região Metropolitana. Na capital, os crimes ocorreram nos bairros de Tancredo Neves, Mata Escura, Fazenda Coutos, Nova Brasília, Bom Juá, Lapinha e Baixa do Fiscal. Por volta de 12h de sábado, Everton Santos Da Hora, 26 anos, foi baleado no rosto e na cabeça na rua das Palmeiras, em Tancredo Neves. A vítima chegou a ser socorrida por uma viatura da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Na Mata Escura, Lourival Araújo Costa, 23, também foi morto a tiros na rua Itair Pinto de Santana, na localidade do Bate Folha. Às 17h10, Leandro dos Santos Paulo morreu na rua 07, em Fazenda Coutos, após ser baleado em diversas partes do corpo. Já na Estrada Velha do Aeroporto, no bairro de Nova Brasília, a vítima foi um adolescente de 17 anos. Baleado, ele foi socorrido ao posto de emergência de São Marcos, mas não resistiu. O jovem morreu logo depois de dar entrada na unidade. (Correio)
    brasil
    27 de maio de 2012, 10:06

    Gilberto Kassab bate recorde de gasto com propaganda

    Gilberto Kassab (PSD), prefeito de São Paulo
    Os gastos da Prefeitura de São Paulo com contratos publicitários aumentaram 89% no segundo mandato de Gilberto Kassab (PSD), em valores corrigidos pela inflação, em relação ao primeiro mandato. Se comparados os cinco primeiros meses de 2011 e 2012, o acréscimo é de 70%. A ofensiva publicitária do governo conta até com distribuição de folheto mensal, cujo expediente vem com o endereço do gabinete do prefeito – Viaduto do Chá, número 15, centro. Do Alto de Pinheiros, na zona oeste, a São Miguel Paulista, na leste, contribuintes estão recebendo o material dentro de um plástico com o nome do dono da casa, a exemplo das revistas. No folheto informativo de maio, a notícia de capa traz uma “perspectiva artística” do Edifício Cineasta, na Avenida São João, reformado e restaurado. (Agência Estado)
    mundo
    27 de maio de 2012, 09:59

    Conservadores lideram intenções de voto na Grécia

    Os conservadores gregos estão em primeiro lugar em quatro pesquisas sobre as eleições que serão realizadas em junho, de acordo com quatro diferentes levantamentos divulgados neste domingo, com a diferença entre os conservadores e o radical de esquerda Syriza indo de 1,3% até 5,7%. O aumento do apoio para os conservadores da Nova Democracia cria a possibilidade de ser criada um governo com os socialistas Pasok, os dois partidos que deram suporte para o programa de resgate do país, depois de não conseguirem apoio nas eleições inconclusivas de 6 de maio. De acordo com uma pesquisa publicada no jornal To Vima, os conservadores da Nova Democracia estão com 25,8% dos votos, acima dos 18,1% mostrados na pesquisa anterior divulgada há duas semanas e meia. Syriza tem o apoio de 20,1% dos eleitores, ligeiramente abaixo dos 20,5% registrados anteriormente. A pesquisa foi realizada em dois dias a partir do dia 23. Apesar da pequena diferença separando os dois partidos, cerca de 60% dos eleitores esperam que a Nova Democracia cruza a linha de chegada em primeiro lugar nas próximas eleições, ante 27,8% que esperam que Syriza ganhe. (Agência Estado)
    salvador
    27 de maio de 2012, 09:48

    Duas pessoas assassinadas em Salvador nesta madrugada

    Duas pessoas foram assassinadas e outras duas sofreram tentativa de homicídio, na madrugada deste domingo,, em Salvador, segundo informações da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (Stelecom). As duas pessoas que morreram são homens, e foram feridas por disparos de arma de fogo. O primeiro homicídio ocorreu na Baixa do Fiscal, onde Marcus Vinicios Oliveira Santos, cuja idade não foi informada, foi morto meia-noite, na Rua Leolínio de Maris. Depois, por volta das 2 horas, a polícia registrou o assassinato de Washginton Luís de Jesus Souza, de 30 anos, no Largo da Lapinha, no bairro da Lapinha. As tentativas de homicídio ocorreram em Paripe, onde Reinaldo de Souza Costa, 20, foi ferido, e na Estrada Velha do Aeroporto, local onde Deyvison Santos Souza também foi ferido. As duas vítimas foram encaminhadas para o hospital. (A Tarde)
    brasil
    27 de maio de 2012, 09:26

    CPI mista do Cachoeira vai custar R$ 200 mil

    A CPMI do Cachoeira, criada para apurar as práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, custará, pelo menos, R$ 200 mil. Os gastos, referentes a compra de passagens, hospedagens e diárias, foram colocados à disposição dos integrantes da comissão, palco até agora de acordo entre partidos e do silêncio de investigados. Formada há cerca de um mês, a CPMI blindou governadores, resiste a quebrar os sigilos da construtora Delta e tomou o depoimento de apenas seis pessoas. Para alguns parlamentares, o trabalho da comissão pode ser inócuo diante da investigação já feita pela Polícia Federal. “Há uma disputa entre PT e PSDB que está travando a investigação e varrendo todas as acusações para debaixo do tapete”, afirmou a senadora Kátia Abreu (PSD-TO). Na semana passada, ela disse na comissão que os parlamentares faziam “papel de bobos” ao insistirem no depoimento do contraventor Carlinhos Cachoeira, que se manteve calado. (Agência Estado)
    mundo
    27 de maio de 2012, 09:15

    Gabrielli ganha prêmio de executivo que mais contribuiu nas relações Brasil-Japão em 2011

    Foto: Thiago Ferreira
    José Sérgio Gabrielli, secretário estadual do Planejamento
    O secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, recebe durante um evento realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Japão, o prêmio CCBJ Awards 2011, que o reconhece como executivo que mais se destacou nas relações comerciais e empresariais entre o Brasil e o Japão no ano passado. No mesmo evento, Gabrielli vai abordar as oportunidades de investimentos, negócios e parcerias com a Bahia nos segmentos de infraestrutura, logística, mineração e transportes.
    bahia
    27 de maio de 2012, 08:57

    Comissão da Verdade investiga caso baiano

    Patrícia França, A Tarde
    Transcorridos 42 anos de buscas incessantes pelo corpo de Jorge Leal Gonçalves Pereira, desaparecidos nos porões de do DOI-Codi do Rio de Janeiro durante a ditadura militar, a família do baiano ligado à Juventude Universitária Católica (JUC) e um dos fundadores da Ação Popular (AP) espera colocar um fim na via-crúcis para encontrar os restos mortais do engenheiro eletricista, formado na Escola Politécnica da Bahia. Jorge Leal, que na clandestinidade usava o codinome Hugo, é o primeiro desaparecido político baiano a ter sua história investigada pela recém-instalada Comissão Nacional Pela Verdade. O requerimento pela qual a família e o Comitê Baiano pela Verdade (CBV) pedem que o Exército informe o destino do corpo do militante e identifique os envolvidos na sua prisão, tortura e morte foi protocolado, esta semana, no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo sociólogo Joviniano Neto, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia e coordenador do CBV. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
    bahia
    27 de maio de 2012, 08:41

    Sete prefeituras baianas firmam contratos irregulares de R$ 33 mi com Oscip

    João Pedro Pitombo, A Tarde
    É numa pequena sala num centro comercial de Juazeiro com uma mesa, uma secretária e o nome cravado na porta num simples papel ofício, que funciona a sede de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que movimenta contratos de R$ que chegam a R$ 33 milhões com pelo menos sete prefeituras baianas. Com contratos contestados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Controladoria Geral da União (CGU) e investigados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Instituto de Desenvolvimento na Promoção de Emprego (Idepe) segue ativo e registrado como organização social junto ao Ministério da Justiça. As irregularidades identificadas pelos órgãos de controle foram constatadas na execução de contratos de prestação de serviços em Cachoeira, Mundo Novo, Ipirá, Barra do Choça, Laje, Cândido Sales e Valença, no período entre 2007 e 2011. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
    economia
    27 de maio de 2012, 08:23

    Bradesco negocia compra do Santander no Brasil

    Aguinaldo Novo, O Globo
    O Bradesco está próximo de fechar a compra das operações do Santander no Brasil. O negócio para o banco espanhol, que já se desfez de operações no Chile e na Colômbia, passou a ser imperativo em razão do agravamento da crise bancária na Espanha, que tem exigido novos aportes de capital para fazer frente ao aumento da inadimplência. O Bradesco não quis comentar a informação, e nenhum representante do Santander foi encontrado. Se confirmada, a operação catapultaria o Bradesco da terceira para a primeira posição no ranking dos maiores bancos de varejo do Brasil, ultrapassando de uma só vez o Itaú Unibanco e o Banco do Brasil (BB). Pelos números de março, Bradesco e Santander, juntos, somariam R$ 1,2 trilhão em ativos e R$ 108,4 bilhões em patrimônio líquido, contra R$ 896,8 bilhões e R$ 72,5 bilhões, respectivamente, do Itaú Unibanco. Já o BB fechou seu balanço no primeiro trimestre com R$ 1 trilhão em ativos (por ora, é a única instituição latino-americana a atingir essa marca) e R$ 60 bilhões de patrimônio líquido. Leia mais em O Globo.
    salvador
    27 de maio de 2012, 08:15

    ACM Neto se reúne com Juventude Democratas

    Foto: Divulgação
    Juventude do DEM e ACM Neto
    O pré-candidato democrata à prefeitura de Salvador, deputado federal ACM Neto, destacou a importância da juventude no processo de fortalecimento do partido, durante seminário de formação política, promovido pela Executiva Nacional da Juventude do DEM, no último sábado, em Salvador. No evento que reuniu militantes da capital, interior e até de outros estados, no auditório do Hotel America Towers, ACM Neto lembrou que o início de sua carreira política se deu militando na Juventude do DEM.
    salvador
    27 de maio de 2012, 08:01

    Rede particular de ensino está sob ameaça de greve

    Mariana Mendes, A Tarde
    Os professores da rede particular de ensino em Salvador prometem deflagrar greve a partir de terça-feira. Amanhã, a categoria já estará paralisada, segundo a diretora do Sindicato dos Professores da Bahia (Sinpro-BA), Cristina Souto, com o objetivo de definir os rumos da campanha reivindicatória 2012. Docentes de, pelo menos, 16 grandes escolas já estão parados, entre eles, os dos colégios Anchieta, Módulo, Marista, Portinari, Oficina, São Paulo e Isba. A decisão foi tomada na última sexta-feira, após não haver acordo na oitava rodada de negociações entre docentes e empresários. Nova assembleia está agendada para terça-feira, às 8h. Os professores reivindicam aumento de 10% no ganho real, mais 4,88% de correção da inflação pelo Índice Nacional de Preços (INPC), além de melhores condições de trabalho. Leia mais em A Tarde. (para assinantes)
    salvador
    27 de maio de 2012, 07:46

    Maurício Trindade quer ser candidato a prefeito pelo PR e ameaça apoiar ACM Neto

    A intenção do PR é apoiar Pelegrino em Salvador, mas há uma pedra no caminho. O deputado federal Maurício Trindade, um dos bons de voto na capital, comunicou à direção nacional que quer ser candidato a prefeito pela legenda. Argumenta que isso não atrapalha o acordo de César com Wagner porque vários partidos da base governista têm candidatos próprios. E já avisou: se não conseguir legenda, vai apoiar ACM Neto. (A Tarde)
    bahia
    27 de maio de 2012, 07:39

    Adesão do PR à base de Wagner é questão de tempo, diz A Tarde

    Está quase certa a integração do PR do ex-senador César Borges na base de apoio de Jaques Wagner. Dos quatro deputados estaduais do partido, Reinaldo Braga e Graça Pimenta vão acompanhá-lo. Sandro Régis e Elmar Nascimento, não. Reinaldo admite: “Nós demos carta branca a César. A decisão final é ele quem vai anunciar”. Mas todos já dizem: o apoio é questão de tempo. César não vai. Já foi. Com informações de A Tarde.
    bahia
    27 de maio de 2012, 07:29

    O Globo: Wagner é governador brasileiro que mais viaja ao exterior

    Foto: Thiago Ferreira
    Governador Jaques Wagner (PT)
    Menos de um ano e meio de mandato e governadores de 15 estados somam mais de 370 dias fora do país em viagens oficiais pagas com recursos públicos. Nesse período, cumpriram agenda em 23 países. Levantamento feito pelo jornal O Globo apontou o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), como o recordista em viagens internacionais no atual mandato. Desde janeiro de 2011, início da sua segunda gestão, o baiano passou 78 dias no exterior em 14 missões oficiais — quase uma viagem por mês, em média. Depois dele, Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais, e Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, são os chefes de Executivos estaduais que mais estiveram no exterior, com 35 dias cada um. Em quarto lugar está o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que ficou 34 dias fora do país. O governador do Rio, Sérgio Cabral, vem em seguida, com 29 dias. Depois, Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, 28 dias. Já o ranking das comitivas que mais custaram aos cofres estaduais é liderado por Minas (R$ 687 mil), seguido pelo Rio (R$ 342 mil). As viagens do governador baiano, que está nos Estados Unidos em sua 14ª missão oficial, custaram, até agora, R$ 285 mil. Leia mais em O Globo.
    brasil
    27 de maio de 2012, 07:19

    Perillo esboça defesa com advogado em Búzios

    Foto: Agência Senado
    Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás
    Prestes a ser convocado pela CPI do Cachoeira, Marconi Perillo, o governador tucano de Goiás, estrutura sua defesa no aprazível município de Armação dos Búzios –ou simplesmente Búzios, como é mais conhecido. Fica na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, a cerca de 165 quilômetros da capital. Perillo passa o final de semana na cidade. Seu advogado, Antonio Carlos de Almeida ‘Kakay’ Castro, o mesmo que defende o senador Demóstenes Torres, também voou de Brasília para Búzios. Juntos, repassam as acusações e alinhavam as respostas. Leia mais no Blog do Josias.
    brasil
    27 de maio de 2012, 07:09

    Manchetes do dia

    - A Tarde: Rodoviários atendem TRT e acabam greve
    - Correio*: Cabula e Pituba têm fila para alugar casa
    Globo: Previdência privada – Juros baixos vão dobrar gastos com aposentadoria
    Folha: Mantega dá um mês para banco privado cortar juros
    Estadão: Mais de 14 milhões de famílias no País estão superendividadas
    Correio: As regalias de Brunelli para se entregar
    Veja: Exclusivo – Fim do mistério
    Época: As mulheres (e o homem) de Avenida Brasil
    IstoÉ: Como vivem os astros da fé
    IstoÉ Dinheiro: A batalha do crescimento
    Exame: Especial imóveis: Hora de comprar ou de vender?
    brasil
    26 de maio de 2012, 22:19

    Jobim nega pressão de Lula sobre STF para adiar julgamento do mensalão

    O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim negou hoje que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha pressionado o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a adiar o julgamento do mensalão, usando como moeda de troca a CPI do Cachoeira. Reportagem da revista Veja publicada neste sábado relata um encontro de Lula com Gilmar no escritório de advocacia de Jobim, em Brasília, no qual o ex-presidente teria dito que o julgamento em 2012 é “inconveniente” e oferecido ao ministro proteção na CPI, de maioria governista. Gilmar tem relações estreitas com o senador Demóstenes Torres (sem partido, GO), acusado de envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. “O quê? De forma nenhuma, não se falou nada disso”, reagiu Jobim, questionado pelo Estado. “O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá. Não houve conversa sobre o mensalão”, reiterou. Leia mais no Estadão.
    bahia
    26 de maio de 2012, 20:41

    Diretores de Faculdade de Direito de Coimbra convidam presidente do TJ para visita à instituição

    Foto: Divulgação
    Diretores de faculdade secular portuguesa com Celso Castro e Mário Alberto Hirs
    O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Alberto Simões Hirs, recebeu ontem à tarde a visita da diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, professora Anabela Rodrigues, do sub-diretor para Relações Internacionais, professor João Leal Amado, e do professor criminalista José Farías Costa, da mesma instituição. Eles estavam acompanhados do diretor da Faculdade de Direito da UFBA, professor Celso Castro, e do professor Antônio Sá. A Faculdade de Direito de Coimbra é uma das mais antigas do mundo. Foi fundada em 1290, no século XIII, possuindo uma biblioteca de mais de três milhões de livros. Na oportunidade, foi discutida uma programação específica para o aperfeiçoamento de magistrados baianos na faculdade portuguesa. O grupo convidou o presidente do Tribunal de Justiça para uma visita à tradicional instituição.
    brasil
    26 de maio de 2012, 20:21

    Vinte anos após impeachment, ex-primeira-dama prepara biografia sobre abandono e conflitos com Collor

    Uma história de altos de baixos. Assim pode ser definida a vida da ex-primeira-dama Rosane Brandão Malta, 47. O glamour vivido no início dos 90, quando o então marido Fernando Collor de Mello assumiu a Presidência da República, deu lugar uma vida simples e solitária. Vinte anos após a saída do Palácio do Planalto, com Rosane vestida de tailleur rosa e segurando firme a mão do marido que acabara de renunciar à presidência (e que ainda teria os direitos políticos cassados), a vida da ex-primeira-dama é marcada por conflitos e pelo abandono do ex-marido –tudo fará parte de uma biografia que está sendo escrita pelo o biógrafo Fábio Fabrício Fabretti. O lançamento está previsto para o final deste ano ou início do ano que vem. O livro deve conter detalhes marcantes da convivência com o ex-presidente e atual senador pelo PTB de Alagoas. Contra a vontade da família Malta –uma das mais tradicionais de Alagoas–, Rosane casou-se aos 19 anos de idade com Collor, mais de dez anos mais velho. Enquanto estavam casados, ela dedicou-se a acompanhá-lo na vida política. Os dois viveram juntos até 2005, quando Collor saiu da mansão em que vivia com Rosane e nunca mais voltou. Leia mais no UOL.
    bahia
    26 de maio de 2012, 16:38

    Bacelar assume direção definitiva do PTN em convenção a que comparecem três pré-candidatos a prefeito de Salvador

    Pelegrino, Bacelar, João Henrique, Leão e ACM Neto em convenção do PTN
    ACM Neto (DEM), João Leão (PP) e Nelson Pelegrino (PT), todos pré-candidatos a prefeito de seus respectivos partidos, participam neste momento da convenção estadual do PTN, ao lado do prefeito João Henrique (PP) e do presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima. Na convenção, foi dada posse definitiva à primeira executiva estadual do PTN no país pelo presidente nacional do partido, José de Abreu. No evento, o deputado estadual e secretário municipal de educação de Salvador, João Carlos Bacelar, assumiu definitivamente a direção do partido na Bahia, em ato que contou com os deputados estaduais Bruno Reis (PRP), Carlos Geilson (PTN), Coronel Gilberto Santana (PTN), Pedro Tavares (PMDB), os vereadores de Salvador Alemão, Paulo Magalhães, Moisés Rocha, Pastor Luciano, Carlos Muniz, Alan Castro, Geraldo Junior, Pedrinho Pepê, Carballal, Jorge Jambeiro, os prefeitos Milton Rabelo (PTN de Nazaré) e João Gualberto (PSDB de Mata de São João) , além dos presidentes de diretórios municipais do PTN de 252 municípios baianos onde o partido vem atuando. A presença dos pré-candidatos a prefeito no evento do PTN é um sinal claro de que todos cortejam o apoio do partido nestas eleições, assunto sobre o qual a agremiação ainda não se debruçou.
    bahia
    26 de maio de 2012, 16:12

    Reajuste de rodoviários causa impacto de R$4 milhões na folha de pessoal, diz Setps

    O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) avalia em R$ 4 milhões o impacto do reajuste salarial e de benefícios concedidos pela Justiça do Trabalho como resultado do julgamento do dissídio coletivo dos trabalhadores rodoviários neste ano de 2012. E, mesmo empenhados em cumprir a decisão judicial, os empresários do setor alegam que, no atual cenário, são grandes as dificuldades para honrar esse compromisso. Somados aos 8% de reajuste da campanha salarial de 2011, os atuais 7,5% concedidos nesta sexta-feira pela Justiça representam quase 16% de reajuste salarial, em um ano, sem a contrapartida de realinhamento tarifário no mesmo período. Antes da decisão judicial, a mão de obra pesava 46% na composição de custos tarifários, tendo subido para 48%, segundo cálculos de técnicos do Setps. Além do reajuste de 7,5% nos vencimentos e de 4,86% no valor do tíquete refeição, a Justiça determinou o retorno do pagamento do quinquênio, acréscimo de 5% do salário base aos trabalhadores com cinco anos de serviços efetivos e contínuos na mesma empresa e que deve beneficiar cerca de 70% dos trabalhadores. Somente com o pagamento do quinquênio, as empresas calculam que um desembolso de pelo menos R$ 700 mil. Com as determinações da Justiça do Trabalho, o custo por passageiro que era de R$ 2,96, subiu para R$3,04.
    brasil
    26 de maio de 2012, 16:07

    Sogro de ex-secretário de Campinas ganhou 40 vezes na loteria

    Em audiência na tarde desta sexta-feira em Campinas, o agente do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Publico (MP), Henrique Romanini Subi, revelou que o sogro do ex-secretário de Segurança e Finanças, Carlos Henrique Pinto, o empresário Joaquim Argemiro Tinarelli, ganhou 40 vezes na loteria no começo dos anos 2000. De acordo como o agente, o Gaeco encontrou os dados na declaração de imposto de renda do empresário, enviada a Receita Federal e seria uma forma de justificar o aumento no seu patrimônio. A revelação irritou Pinto, que é acusado pelo MP de corrupção e formação de quadrilha e fazer parte do grupo que desviava dinheiro de contratos de licitações na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), em Campinas. Segundo o MP, Tinarelli seria proprietário da empresa Biguá Alimentos, que já foi fornecedora de arroz e feijão para a Secretaria de Educação de Campinas. Ele não foi localizado pelo Terra para dar sua versão. A audiência de instrução começou às 11h30 e ainda prosseguia no começo desta noite com a presença das seis testemunhas convocadas. Os réus foram convocados para acompanhar os depoimentos. Estiveram presentes também a ex-primeira-dama Rosely Nassin Jorge Santos, o ex-vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT), o ex-secretário de Comunicações Francisco de Lagos, o ex-diretor de Planejamento Ricardo Cândia e o ex-presidente da Sanasa Luiz Castrillon de Aquino. Leia mais no Terra.
    salvador
    26 de maio de 2012, 13:10

    Secretário diz que números do IBGE sobre infraestrutura mostram acerto de governo JH

    Secretário de Comunicação da Prefeitura, André Curvello
    Sobre a pesquisa do IBGE a respeito da infraestrutura das principais cidades brasileiras, o secretário de Comunicação da Prefeitura, André Curvello, procurou este Política Livre para destacar que Salvador está bem na média nacional. “Dos dez itens avaliados pelo IBGE, Salvador superou a média nacional em aprovação em seis itens pesquisados”, informou Curvello. De acordo com a pesquisa, enfatiza o secretário, Salvador supera a média nacional em pavimentação, bueiros, lixo acumulado (“coleta eficiente que supera a média nacional”), além de cobertura de esgotos, iluminação, identificação de ruas. A pesquisa mostra que Salvador ainda apresenta deficiência em meio-fio, calçada, rampa para cadeirantes e arborização. ”Estamos lutando para melhorar esses itens. O prefeito João Henrique tem uma atenção especial com os portadores de deficiência. E mesmo nos números negativos em alguns casos Salvador se aproxima da média.”, afirmou Curvello. “Acho o saldo da pesquisa positivo, para uma prefeitura em contigenciamento. Talvez o tratamento da informação devesse buscar um lado positivo, pois de dez itens Salvador se saiu bem em seis. Mas infelizmente ainda temos a cultura de que notícia boa não vende jornal”, finalizou.
    brasil
    26 de maio de 2012, 12:57

    Dilma faz reuniões para aplacar ira de quem era contra os vetos

    Presidenta Dilma Rousseff
    Na reunião com líderes e ministros nesta sexta-feira cedo, antes do anúncio dos vetos, a presidente Dilma Rousseff mostrou grande preocupação em explicar muito bem as mudanças do Código Florestal tanto para a opinião pública — e dizer por que não atendeu aos apelos da campanha “Veta tudo, Dilma” — quanto para o Congresso, onde a tramitação das medidas complementares pode encontrar resistências na própria base. Uma cartilha com todos os dados usados para subsidiar os vetos e alterações está sendo editada e será divulgada segunda-feira junto com a publicação das medidas. Na quinta-feira da próxima semana, ela reunirá o Conselho Político e ministros para dar todas as respostas a dúvidas que existirem, para pavimentar a tramitação no Congresso sem reação de ruralistas e ambientalistas. Leia mais em O Globo.
    bahia
    26 de maio de 2012, 12:45

    Governo estadual libera R$ 136 milhões para municípios afetados pela seca

    A Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) anunciou nesta sexta-feira que até a próxima semana mais R$ 136 milhões serão destinados para amenizar os efeitos da seca que atinge municípios baianos. De acordo como orgão, a liberação do recurso será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima semana. Ele será utilizado para captação de água destinada a produção agrícola. Na quinta feira, outros R$ 57 milhões foram publicados no Diário Oficial para construção de 27 mil cisternas para consumo humano. (Correio)
    mundo
    26 de maio de 2012, 12:28

    Após ‘massacre’, França exige ação sobre plano de paz da Síria

    A França apelou neste sábado para a implementação imediata do plano de paz de Kofi Annan para a Síria e disse que vai convocar uma reunião do grupo Amigos da Síria, depois que ativistas disseram que 90 pessoas foram mortas em bombardeios do regime da Bashar al-Assad. Condenando a violência na sexta-feira como um “massacre”, o chanceler francês Laurent Fabius disse que conversará com o mediador de paz da ONU Kofi Annan, no domingo. 90 mortos A ofensiva do regime sírio sobre a cidade de Hula, na província central de Homs, já deixou pelo menos 90 mortos, segundo informaram neste sábado os grupos da oposição síria. Em comunicado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (ODSH) assinalou que 25 dos 90 falecidos nos ataques das últimas 24 horas são menores de idade. (Reuters)
    bahia
    26 de maio de 2012, 12:14

    Monte Santo: Carona morre e motorista fica gravemente ferido em acidente na BA-220

    Um acidente no município de Monte Santo, a 352 km de Salvador, provocou a morte de Sirlei Almeida, 32 anos, na tarde de sexta-feira. Ela estava em um Fiat Strada que bateu no fundo de um caminhão. O acidente acontece no km 3 da BA-220. O condutor do veículo de passeio, identificado com Rudinei Santos Pinto, sofreu ferimentos graves e foi socorrido para um hospital da região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou 10 acidentes nas rodovias baianas com oito feridos nas últimas 24horas.
    bahia
    26 de maio de 2012, 12:01

    EXCLUSIVO: Políticos do PTN e do DEM acusam Hélder Almeida de fazer jogo duplo

    Helder Almeida: recebendo críticas de todos os lados
    Não foram bem recebidas no DEM nem no PTN as declarações do presidente do Democratas em Camaçari, Hélder Almeida, revelando hesitação quanto à aliança, já em estado bem avançado, entre as duas legendas para apoiar o pré-candidato Maurício Bacelar à Prefeitura local. Depois que o deputado federal ACM Neto (DEM) desautorizou Almeida ontem publicamente, neste site,  um político do DEM procurou hoje o Política Livre para dizer que o presidente do partido em Camaçari está de cabeça virada, “possivelmente por interesses que permanecem obscuros”. Um político do PTN insinuou que, no fundo, Almeida está querendo que o PTN apóie Nelson Pelegrino em Salvador. “Com esse comportamento, ele quer prestar algum tipo de serviço aos adversários. Só não sabemos ainda direito o que é. É o típico comportamento de quem faz jogo duplo”, afirmou.
    brasil
    26 de maio de 2012, 12:01

    Lula teria pedido ajuda a ministro para adiar julgamento do Mensalão, diz Veja

    Foto: Gustavo Miranda / Ag. O Globo
    Lula e Gilmar Mendes
    A edição desta semana da revista Veja descreve um encontro no qual o ex-presidente Lula teria tentado cooptar o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao plano alimentado por petistas de adiar o julgamento do Mensalão, previsto para o segundo semestre. A conversa teria ocorrido há um mês, no escritório do ex-presidente do STF e ex-ministro da Justiça Nelson Jobim. Mendes e Jobim confirmaram o encontro à revista. Com o adiamento do julgamento, muitos crimes prescreveriam e as eleições deste ano transcorreriam sem ser atingidas pelos estilhaços do julgamento dos 36 réus do mensalão. Na conversa, Lula teria deixado clara a intenção de agir junto a outros ministros do STF, como Cármen Lúcia e Ayres Britto. Além disso, no que teria sido o momento de maior constrangimento da reunião, teria, segundo a revista, oferecido proteção a Mendes na CPI do Cachoeira, cuja instalação foi municiada por petistas. Leia mais no Zero Hora.
    brasil
    26 de maio de 2012, 11:42

    Cachoeira plantou notícias na revista Época

    Carlinhos Cachoeira
    Reportagem da edição desta semana de CartaCapital, nas bancas a partir de sexta-feira 25, revela como o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira plantou notícias também em veículos das Organizações Globo para fragilizar adversários. É um exemplo de como a quadrilha abastecia jornalistas investigativos por meio de arapongas para sedimentar seus interesses. Assinada por Leandro Fortes, a reportagem mostra também como o vice-presidente Michel Temer se tornou, desde o início da crise, interlocutor do Planalto com cúpula das Organizações Globo. CartaCapital mostra como Idalberto Matias Araújo, o Dadá, considerado o braço direito de Cachoeira, negociou com o diretor da sucursal da revista Época em Brasília, Eumano Silva, a publicação de informações contra a empresa Warre Engenharia, uma concorrente da empreiteira Delta em Goiás. Por causa da reportagem plantada pelo grupo (“O ministro entrou na festa”), a Warre figurou na lista de suspeitas da Operação Voucher da Polícia Federal, que mais tarde resultou na queda do então ministro Pedro Novais (Turismo). A Warre acabou sendo inocentada. Leia mais no site da revista Carta Capital.
    brasil
    26 de maio de 2012, 11:35

    Governistas convocarão Perillo na CPI e PT pode rifar Agnelo

    Eugênia Lopes, Estadão.com.br
    Os partidos aliados aceleraram o fechamento de um acordo para aprovar apenas a convocação do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira, na reunião administrativa prevista para terça-feira. Diante do mal-estar e de ameaças do PMDB, os petistas concordaram em manter a blindagem ao governador do Rio, Sérgio Cabral. Por ora, a estratégia é tentar poupar o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), mas setores do PT já admitem deixá-lo à própria sorte se a oposição ameaçar paralisar a CPI. A alegação para poupar os governadores de partidos da base aliada é de que eles não aparecem envolvidos diretamente com o esquema ilegal do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Leia mais no Estadão.
    brasil
    26 de maio de 2012, 11:25

    Dilma queria vetar todo o texto do Código Florestal

    André Trigueiro, G1
    Se dependesse apenas da vontade da presidente Dilma, o texto do Código Florestal aprovado na Câmara seria vetado totalmente. Mais de um assessor próximo a ouviu expressar isso claramente, com irritação, depois da aprovação do texto do deputado Paulo Piau (PMDB) na Câmara. Dilma classificou de “traição” a manobra de pessoas próximas ligadas ao PMDB que implodiram de vez a já esgarçada “base aliada”. A expectativa do Palácio do Planalto era a de que as negociações no Senado definiriam o texto final que não deveria sofrer mudanças na Câmara e seria sancionado pela presidente. Não foi o que aconteceu. O enorme descontentamento do PMDB com a divisão de poder estabelecida pelo PT justificou o contragolpe da quase totalidade dos deputados peemedebistas (dos 74 parlamentares apenas 3 votaram contra o relatório). O governo se recusou a negociar novamente qualquer mudança e Dilma assumiu a responsabilidade pela solução final. Doze vetos e 32 modificações depois, o que sobrou do novo Código só fará sentido com o suporte de uma nova medida provisória que será anunciada segunda-feira. Caberá aos especialistas na área do Direito explicar se esse conjunto de remendos fará algum sentido, se garantirá segurança jurídica no campo e livrará o país de uma “batalha de liminares”.
    salvador
    26 de maio de 2012, 11:13

    Embaixadores de Cuba e Venezuela em Salvador conhecem o Pelourinho

    Visita aconteceu na última sexta-feira
    Em visita extra oficial à Bahia, os embaixadores de Cuba, Rafael Fidalgo Fernandez; e da Venezuela, Maximilien Arvelaoz, passaram a tarde desta sexta-feiraem visita ao Centro Histórico de Salvador, saboreando a tradic ional feijoada de Alaíde, no Pelourinho. Os dois diplomatas estavam acompanhados do deputado federal Valmir Assunção (PT) e do diretor do Bloco Olodum, João Jorge, e mesmo sob a forte chuva, aproveitaram o almoço para discutirem política. Temas como as relações do Brasil com os dois países, o intercâmbio cultural e econômico, movimentos sociais e, como não poderia deixar de ser, ante a presença de Valmir, os caminhos da reforma agrária no Brasil, fizeram parte do cardápio. – Os movimentos sociais no Brasil, principalmente os relacionados diretamente à reforma agrária, como o MST, são vistos lá fora como exemplos de mobilizaçãoe amadurecimento da sociedade na luta pela conquista dos seus direitos, disse Valmir. A visita dos dois emabaixadores ao Pelourinho atraiu ainda ao restaurante de Alaíde do Feijão representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras), sindicalistas e lideranças políticas de Salvador e do interior do Estado.
    bahia
    26 de maio de 2012, 10:54

    OAB-BA recebe homenagem na Assembleia Legislativa dia 28

    A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado da Bahia (OAB-BA) será homenageada pelo aniversário de 80 anos (completados em abril último), na próxima segunda-feira, às 9h30, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa. A homenagem é resultado de iniciativa do Deputado Estadual Capitão Tadeu (PSB).
    salvador
    26 de maio de 2012, 10:43

    Infraestrutura de Salvador é um das piores do país, aponta IBGE

    Victor Longo, Correio
    Ruas sem pavimentação, calçadas ou meios-fios, ausência de rampas para cadeirantes, poucos bueiros e baixa arborização. É o que mostram dados do censo de 2010 (IBGE) sobre a infraestrutura urbana no entorno dos domicílios do município. Na maioria dos quesitos avaliados, Salvador aparece entre as últimas posições na comparação com os outros 14 municípios que possuem mais de 1 milhão de habitantes. Goiânia e Belo Horizonte são as cidades em melhor situação, enquanto Belém, São Luiz e Fortaleza são as piores. Ao todo, 637 mil domicílios foram investigados na capital baiana, ficando de fora os 221 mil que ficam nos chamados aglomerados subnormais (invasões). “Como Salvador é a capital brasileira com maior proporção de domicílios nesses aglomerados, a posição do município seria ainda pior se esses locais fossem incluídos”, avalia o coordenador local de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues. Leia mais no Correio.
    bahia
    26 de maio de 2012, 10:25

    Rodoviários encerram greve na Bahia, diz Sindicato

    Lilian Marques, G1
    Decisão foi tomada na manhã deste sábado durante assembleia
    Os rodoviários da Bahia decidiram encerrar a greve da categoria em assembleia realizada na manhã deste sábado. “Decidimos cumprir a determinação judicial. Vamos voltar ao trabalho agora”, disse Manoel Machado, presidente do sindicato. De acordo com Manoel, a categoria aceitou o reajuste de 7,5% determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na sexta-feira. Segundo ele, a paralisação foi dada como encerrada em todo o estado. A greve durou quatro dias. Na sexta-feira, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps) informou em nota que houve reajuste de 4,8% no ticket alimentação dos rodoviários, que era de R$ 10,70 e determinação da Justiça de pagamento do quinquênio, benefício que havia sido extindo em 2006. Leia mais no G1.
    brasil
    26 de maio de 2012, 10:10

    STF rejeita pressão em julgamentos, adverte Ayres Britto

    Biaggio Talento, A Tarde
    Foto: Fernando Amorim /Ag. A Tarde
    Ministro e corregedora participam de Congresso Brasileiro de Direito do Estado
    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto disse, ontem, que os membros do STF são “vacinados” contra as pressões que vêm o correndo às vésperas do julgamento do mensalão e que os ministros são imunes a eventual “faca no pescoço” para julgar o caso. “Por mais emocional e até política que seja a ambiência de um determinado processo, nosso dever é julga-lo com isenção, imparcialidade, observando as normas técnicas regentes do tema. Para nós do Judiciário, nenhuma ‘faca no pescoço’ significará perda do foco, da objetividade, da tecnicalidade no nosso julgamento. Ainda está para aparecer alguém que ponha uma faca no pescoço dos ministros do STF para que eles julguem com isenção”, declarou, pouco antes de participar do encerramento do XII Congresso Brasileiro do Direito do Estado, realizado em Salvador. Britto explicou que o julgamento pode começar no dia 5 de junho. Depende do ministro revisor, Ricardo Lewandowski disponibilizar o processo para ser colocado na pauta da corte. Indagado como via o fato do ex-presidente Lula propagar a tese que o mensalão teria sido uma Britto disse: “Não sei se o presidente Lula tem essa opinião. Não parto desse pressuposto. O mensação vai demandar do Supremo a confirmação do que, historicamente, o Supremo tem feito, julgar com competência, isenção, desassombro, independência. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
    bahia
    26 de maio de 2012, 09:58

    Feira de Santana: Ônibus intermunicipais voltam a sair, diz Sindicato

    A maior parte dos ônibus intermunicipais que saem de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador, voltou a sair da rodoviária do município na manhã deste sábado, segundo informações do presidente do Sindicato dos Rodoviários na localidade, Alberto Nery. As linhas com destino a Salvador não voltaram a operar. As atividades dos rodoviários intermunicipais estavam suspensas em Feira de Santana desde o início da greve da categoria há quatro dias. Em Itabuna, na região sul do estado, as passagens para viagens em ônibus intermunicipais voltaram a ser vendidas, inclusive para Salvador, ainda na noite de sexta-feira. De acordo com informações da administração da rodoviária da cidade, os ônibus saem normalmente do local neste sábado. Leia mais no G1.
    brasil
    26 de maio de 2012, 09:48

    Caixa sorteia R$ 5 milhões da Mega-sena neste sábado

    A Caixa Econômia Federal (CEF) sorteia o prêmio de R$ 5 milhões do concurso 1.392 da Mega-Sena às 20h deste sábado. O caminhão da sorte está em Piracicaba (SP). Com o prêmio, o ganhador poderia comprar, por exemplo, 200 carros populares ou 25 casas no valor de R$ 200. Se aplicado na poupança, prêmio pode ter rendimento mensal de R$ 26 mil. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer uma das 11,2 mil lotéricas da CEF. A aposta mínima é de R$ 2. (Correio)

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728