Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Para combater concorrência asiática, GM e Peugeot Citroën podem construir fábrica conjunta no Brasil

Nenhum comentário

Apagão deixa clientes do Shopping Barra no escuro

Um problema técnico no setor de distribuição de energia provocou um apagão no Shopping Barra, em Salvador, nesta segunda-feira (21). Segundo informações da assessoria de comunicação do centro comercial, a falta de energia atinge o segundo e o terceiro piso do shopping e somente lojas âncoras, como Americanas, Riachuelo e Renner, mantêm o funcionamento normal graças ao uso de geradores. Uma equipe trabalha no local para solucionar o problema, mas não há previsão para restabelecimento do fornecimento normal. Os técnicos não informaram se o apagão tem relação com as fortes chuvas que atingem a capital baiana desde o domingo (20). Informações do jornal Correio.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 11:00

Para combater concorrência asiática, GM e Peugeot Citroën podem construir fábrica conjunta no Brasil

Para combater concorrência asiática, GM e Peugeot Citroën podem construir fábrica conjunta no Brasil
Foto: Exame
A enxurrada de automóveis asiáticos no Brasil preocupa tanto as montadoras ocidentais que duas delas, a estadunidense GM e a francesa Peugeot Citroën, pensam em construir, juntas, uma fábrica no Brasil. Saiba quais estados podem receber o projeto e os valores do investimento na Coluna Mercado.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 10:44

Chuva causa buracos em via na Ribeira

Chuva causa buracos em via na Ribeira
A chuva que atinge a capital baiana nos últimos dias continua a causar danos. Fotos enviadas por uma leitora do Bahia Notícias mostram, por exemplo, problemas causados pela chuva na Avenida Porto dos Mastros, na Ribeira, em uma região em frente ao Clube de Remo do Vitória. As primeiras informações são de que a área passou recentemente por obras, o que não impediu a formação de grandes buracos no asfalto. De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador, foram registradas 128 ocorrências até as 9h40 desta segunda-feira (21), com 56 deslizamentos de terra, oito quedas de árvores, 16 ameaças de desabamento e 19 de alagamento de área.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 10:24

Internautas fazem campanha para que Eliana Calmon seja reeleita corregedora de Justiça

Internautas fazem campanha para que Eliana Calmon seja reeleita corregedora de Justiça
Campanha foi lançada pelo deputado federal Sérgio Barradas Carneiro
A conduta da ministra Eliana Calmon, que começou a discutir a abertura do Poder Judiciário brasileiro para uma maior transparência e revelou que há “bandidos de toga” nos tribunais de Justiça tem levado muitos internautas a apontar o nome da ministra para candidatura a diversos cargos políticos. O nome da ministra foi apontado como preferência para cargos como o de governadora da Bahia e para a Presidência da República. A última campanha feita nas redes sociais foi para que a ministra seja reeleita como corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A campanha foi lançada no Facebook pelo deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT), na última sexta-feira (18). Em seu perfil, o deputado afirma que “não há impedimento legal para que a ministra Eliana Calmon seja reeleita como Corregedora do CNJ”. Ele completa pedindo para usuário da rede faça o que for possível para dar a Calmon outro mandato “para passar o Poder Judiciário a limpo”. Para muitos usuários da rede social, a ministra “honrou todo o país” e é a “esperança de Justiça e honestidade em um país de muitos corruptos”. Calmon é corregedora nacional de Justiça desde setembro de 2010, quando substitui o ministro Gilson Dipp. Ela fica no cargo até setembro deste ano.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 10:04

Chuva provoca desabamento de muro na Faculdade de Comunicação da Ufba

Chuva provoca desabamento de muro na Faculdade de Comunicação da Ufba
Foto: Luana Oliveira/Facebook
As fortes chuvas que atingem a capital baiana provocaram o desabamento do muro do estacionamento situado atrás da Faculdade de Comunicação (Facom), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na manhã desta segunda-feira (21). Estudantes informaram que a área foi interditada por seguranças da própria instituição e que rachaduras e desnivelamentos no solo podem ser notados no local. A Defesa Civil de Salvador (Codesal), contatada pelo Bahia Notícias, informou que até as 9h45 a ocorrência não havia sido registrada, mas técnicos do órgão serão encaminhados à Facom para verificar o desabamento e os riscos de novos incidentes no local.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 10:00

Campanha contra o abuso sexual infantil traz cerveja e pizza fictícias

Campanha contra o abuso sexual infantil traz cerveja e pizza fictícias
Foto: Reprodução
A exploração infanto-juvenil, tema de diversas campanhas ao longo dos anos, ganhou atenção especial no último domingo (20), após Xuxa confessar que foi abusada. Antes mesmo do depoimento da apresentadora ir ao ar, no Fantástico, duas ações visam conscientizar a população sobre os perigos que crianças estão submetidas na sociedade. Os instrumentos da campanha são cervejas e pizzas fictícias. Confira mais detalhes na Coluna Mercado.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 09:44

Homicídios em Salvador e Região Metropolitana cresceram 27% em relação ao ano passado

Na última sexta-feira (18), o milésimo homicídio de 2012 foi registrado em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com reportagem do jornal Correio, o número atingido demonstra um aumento da violência, já que a mesma quantidade de assassinatos foi computada no ano passado mais de um mês depois em relação a este ano. Segundo a matéria, o crescimento da taxa de homicídios é de 27%, com 72,89 mortes por 100 mil habitantes em 2012 contra 57,63 em 2011 – com exclusão dos latrocínios (roubos seguidos de morte). O aumento da violência foi maior na Região Metropolitana, com 39,6% contra 21,6% registrados na capital. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) justifica os números com a greve da Polícia Militar ocorrida no início do ano. No entanto, se forem excluídas as estatísticas referentes aos dias de paralisação dos policiais, o número de homicídios teria sido de 65,27 por 100 mil habitantes, o que apontaria um crescimento de 13%.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 09:24

Travessia Salvador-Mar Grande continua suspensa nesta segunda

Os fortes ventos e o mar agitado inviabilizam as operações do sistema Salvador-Mar Grande nesta segunda-feira (21) e suspendem a travessia marítima realizada pelas oito lanchas entre os terminais de Vera Cruz e Náutico da Bahia. Sem condições de navegação na Baía de Todos os Santos, o atendimento está interrompido desde sábado (19). Segundo o presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, não há previsão para a retomada dos trabalhos. “Vamos aguardar o tempo melhorar, pois não podemos submeter os nossos usuários ao desconforto de uma viagem com mar agitado. Não há condições para uma navegação segura na baía. O usuário será informado com bastante antecedência quando o serviço voltará a atender normalmente”, explicou. Também por conta do mau tempo, a saída das escunas que fazem o tradicional “Passeio às Ilhas” foi interrompida e a linha Salvador-Morro de São Paulo opera com conexão em Itaparica.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 09:04

Pinheiro defende CPI de acusações de blindagem a governadores

por Rodrigo Aguiar
Pinheiro defende CPI de acusações de blindagem a governadores
Foto: Carolina Barreto / Tudo FM
O senador Walter Pinheiro (PT) classificou como diferente das demais a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do caso Cachoeira e defendeu o colegiado das críticas recebidas quanto à blindagem feita aos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Na última semana, a comissão decidiu não convidar nenhum dos três para prestar depoimento. “Se acharmos algo contra, algum elemento para isso, eu não tenho por que chamar governador para ouvir. Tenho que meter no STJ [Superior Tribunal de Justiça]”, opinou nesta segunda-feira (21) em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM. Ao comentar as características da CPI, o líder do PT no Senado comparou a atual investigação com apurações feitas anteriormente. “Nas outras, a gente começava para prender. Nessa, o principal ator está preso. Nas outras, a gente buscava informações. Nessa, há muitas informações coletadas pela Polícia Federal nas Operações Vegas e Monte Carlo”, avaliou. Pinheiro falou ainda sobre a comentada relação entre o jornalista Policarpo Júnior, da revista Veja, e o contraventor Carlinhos Cachoeira, que foi sua fonte para diversas reportagens. “Não há problema em buscar informações. Mas até que ponto o jornalista pode ajudar essa fonte a ganhar mais espaços? Eu não acredito que a relação de Cachoeira com Policarpo fosse de dinheiro, mas de poder”, opinou Pinheiro. Apesar de levantar suspeitas sobre a conduta do profissional, o petista defendeu que o dono da Editora Abril não precisa prestar depoimento. “Essa é minha divergência com o senador [Fernando] Collor. Ele quer que [Roberto] Civita vá depor”, comentou.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 08:50

'O que vi da vida': Xuxa diz que sofreu abuso sexual de vários homens

'O que vi da vida': Xuxa diz que sofreu abuso sexual de vários homens
A apresentadora Xuxa Meneghel foi a protagonista do quadro "O que vi da vida", do Fantástico deste domingo (20). Em um depoimento emocionante e corajoso, a rainha dos baixinhos falou sobre sua infância, carreira, amores e contou porque é tão ligada aos baixinhos e defende tanto a causa contra o abuso sexual."Isso me dá um embrulho no estômago porque eu consigo não só me colocar no lugar delas, como eu abracei essas causas todas porque eu vivi isso. Na minha infância até a minha adolescência", desabafa a loira, que se disse vítima do melhor amigo do seu pai, do marido da sua avó e, também de um professor. Confira o depoimento completo na Coluna Holofote!

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 08:45

Professores têm piores salários entre profissionais de nível superior no Brasil, diz IBGE

Apesar de o salário dos professores da educação básica no Brasil ter registrado, na década passada, ganhos acima da média dos profissionais com nível superior, o magistério continua a ser a carreira de pior remuneração no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda média de um docente do ensino fundamental equivalia, em 2000, a 49% do que ganhavam os demais trabalhadores também com nível superior. Dez anos depois, a relação aumentou para 59%. Entre professores do ensino médio, a variação foi de 60% para 72%. O censo revela que os cursos de graduação que levam ao magistério, como pedagogia, apresentam as piores promessas de remuneração. Em seguida, aparecem cursos da área de religião e licenciaturas em áreas disciplinares do ensino médio, como Língua Portuguesa, Matemática e Biologia. “O problema é que os bons alunos não querem ser professores no Brasil. Para atrair os melhores, é preciso ter salários mais atrativos”, defende Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, afirma que a carreira de professor atrai estudantes que não possuem desempenho suficiente para ingressar em outros cursos. “Sem salário, não há a menor possibilidade de qualidade. Agora, claro que é preciso mais do que isso: carreira, formação e gestão”, ponderou. Informações do jornal O Globo.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 08:25

Arrastão assusta clientes de restaurante no Caminho das Árvores

Clientes do restaurante Bella Napoli, localizado no Caminho das Árvores, em Salvador, viveram momentos de tensão na noite deste sábado (19), quando um homem armado entrou no estabelecimento lotado e anunciou o assalto. “Ele abordou logo de cara um casal que estava com um bebê de quatro meses e depois limpou todas as mesas localizadas mais para o fundo”, contou uma vítima, que teve bolsa, celular e todos os documentos roubados. Do lado de fora do restaurante, outros quatro criminosos esperavam o comparsa em um veículo e, segundo os clientes, houve troca de tiros com a polícia na hora da fuga. Apesar de algumas vítimas terem registrado queixa na 16ª Delegacia de Polícia (Pituba), o proprietário do restaurante, Gian Angelino, negou o assalto. “Eles só chegaram na porta e assim que viram a polícia, fugiram. Foi apenas um susto”, afirmou em entrevista ao jornal Correio. O major Izidro, comandante da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Iguatemi), confirmou que a quadrilha conseguiu escapar após o tiroteio, mas não precisou a quantia levada pelos criminosos.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 08:07

Mensalão e caso Cachoeira devem influenciar eleições, diz ministro

O julgamento do processo do mensalão e o caso Cachoeira influenciarão as eleições de outubro, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que é ex-secretário-geral do PT. “Um julgamento como o do mensalão será amplamente debatido, ao longo das eleições. Se vai atrapalhar ou ajudar, vamos aguardar. Pode ajudar uns, prejudicar outros. O mesmo pode valer para o caso Cachoeira e outras campanhas eleitorais, como por exemplo a de José Serra, caso as forças políticas que as apoiem estejam envolvidas no escândalo”, disse Cardozo em entrevista ao Estadão. Em São Paulo, o comando da campanha do petista Fernando Haddad deverá utilizar o caso Cachoeira para criticar o PSDB – um dos partidos que tem políticos ligados ao contraventor Carlinhos Cachoeira – e já se preocupa com o mensalão, que deve ser julgado no segundo semestre pelo Supremo Tribunal Federal (STF), próximo do pleito.

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 07:47

Presidente do BC sinaliza que taxas de juros continuarão a cair

Presidente do BC sinaliza que taxas de juros continuarão a cair
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a redução das taxas de juros no Brasil deve ser mantida. Em entrevista publicada em O Globo, ele declarou também que o país está preparado frente às turbulências externas. “Recentemente demos uma direção. Essa direção permanece válida em relação ao futuro da política monetária. Ao mesmo tempo, também indicamos que esse processo já tem acumulação de reduções de juros que vêm desde o fim de agosto”, disse o presidente do BC. Ao ser perguntado se os juros continuarão em movimento de queda, Tombini respondeu: “Esse processo no futuro tem de ser feito com parcimônia e cuidado. Isso está válido no momento”. Desde agosto, o Banco Central cortou a taxa de juros básica Selic em 350 pontos-base e sinalizou que poderia diminuí-la a mínimas históricas. Atualmente, a taxa está em 9%, somente 25 pontos-base acima da mínima recorde. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acontecerá no final do mês. 

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 07:30

Jovem é morto a facadas em Dias D´Ávila

Um jovem de 17 anos foi morto a facadas neste domingo (20) em Dias D´Ávila, de acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom). Segundo a 25ª DP de Dias D'Ávila, responsável por investigar o crime, L.C.S. teria sido levado por dois homens até uma área de consumo de drogas e partilha de furtos, onde foi assassinado. A polícia afirma que tanto a vítima como os autores do crime, os irmãos conhecidos como Gago e Beto, fazem parte de uma quadrilha que atua na cidade. Todos são acusados de crime contra o patrimônio, roubos e tráfico de drogas. Há suspeita de que a morte tenha sido motivada por um desentendimento na divisão de furtos e no tráfico de drogas. De acordo com o A Tarde, a polícia afirmou ainda que L.C.S já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio há três meses.  

Comentar
   
Segunda, 21 de Maio de 2012 - 07:14

Chuva causa soterramentos e deixa áreas alagadas

Chuva causa soterramentos e deixa áreas alagadas
A chuva que atinge Salvador e Região Metropolitana desde a madrugada de domingo (20) continua a causar estragos e alagamentos na manhã desta segunda-feira (21). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o deslizamento de um barranco no bairro de São Marcos deixou uma casa soterrada. Ainda não há informações sobre vítimas do caso, registrado às 6h36. A ocorrência mais grave até o momento foi o desabamento de uma casa em Saramandaia, com duas crianças feridas. O último balanço da Defesa Civil de Salvador, feito às 19h49 do domingo, aponta 83 solicitações de emergência, com 13 áreas de alagamentos e 10 ameaças de desabamento. Em função do acumulado das chuvas nos últimos dias, o trânsito é lento nas principais vidas de Salvador. O nível do rio que cruza o Vale do Canela também subiu e invade a pista. Informações do Correio.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 20:29

Bahia e Santos ficam zerados no Pituaçu

por Maurício Naiberg
Bahia e Santos ficam zerados no Pituaçu
Foto: Betto Jr. / Ag. Haack / Bahia Notícias
Debaixo de muita chuva, Bahia e Santos não saíram do zero na partida de estreia das duas equipes na Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a ótima condição do gramado do Pituaçu, tricolores e alvinegros, que criaram muitas chances de gols, ficaram com um ponto cada. Agora, o time baiano vai encarar o Grêmio, quinta-feira, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, no Olímpico. Confira!

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 18:10

Comissão da Verdade vai buscar apoio em comitês estaduais

A Comissão da Verdade quer trocar informações com os comitês estaduais de direito à memória e à verdade sobre os casos de violações de direitos humanos que ocorreram entre 1946 e 1988. De acordo com o advogado pernambucano e membro da comissão, José Cavalcante Filho, o grupo escolhido pela presidenta Dilma Rousseff não vai conseguir apurar todos os fatos sem ajuda. “Se a gente conseguisse que todos os estados fizessem isso [instalar comitês estaduais], a gente poderia ajudar. Quer quebrar sigilo? A gente ajuda. Se a gente conseguir conquistar a confiança deles, eles vão apurar e a gente só vai filtrar”, disse Cavalcante Filho. Atualmente, 25 estados brasileiros têm comitês de direito à memória e à verdade, no entanto, nem todos são ligados aos governos estaduais. Há algumas iniciativas de organizações da sociedade civil. Outro instrumento que deverá permitir a investigação dos fatos é a Rede dos Observatórios do Direito à Verdade, Memória e Justiça das Universidades Brasileiras. Criada no ano passado, a rede vai aprofundar as pesquisas acadêmicas sobre as lutas políticas ocorridas no Brasil entre 1964 e 1985. A rede conta com a parceria do Arquivo Nacional e é composta por universidades públicas e privadas do país.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 17:50

CNPq investiga denúncias de fraudes em pesquisas científicas

A Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai examinar, em junho, quatro denúncias de fraude em pesquisas científicas no país. Essa será a primeira reunião do grupo instituído no ano passado e que funcionará como auxiliar à diretoria executiva do CNPq. Os processos são  nalisados sob sigilo pelas áreas técnicas do Conselho. A comissão foi criada para apurar se ocorreram, em pesquisas conduzidas no país, casos de falsificação e invenção de dados, plágio e autoplágio (quando o autor repete texto escrito e publica como fosse inédito). Se for comprovado algum problema em parecer técnico apreciado pela comissão, poderá ser sugerida à direção do CNPq desde a advertência do autor e correção de erro até a suspensão de bolsas e financiamentos concedidos pelo conselho.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 17:30

Para Aldo Rebelo, só a imprensa se preocupa com as obras da Copa

Para Aldo Rebelo, só a imprensa se preocupa com as obras da Copa
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), fez, neste domingo (20) uma crítica à imprensa ao dizer que só os jornalistas se preocupam com os atrasos das obras da Copa 2014. Segundo o titular da pasta, a sociedade brasileira não desconfia do sucesso na realização do evento. "Vejo uma preocupação dos jornalistas, da imprensa em geral. Não vejo desconfiança da sociedade. Não acho que as pessoas estão duvidando que o Brasil não possa fazer uma Copa à altura das expectativas do mundo", acredita. O ministro estava em Barretos, interior de São Paulo, onde inaugurou um campo de futebol e participou de outros eventos. Aldo Rebelo deu a entender que a pauta da imprensa está baseada no interesse pela audiência. "Provavelmente, ninguém compraria jornal que tivesse manchete: está tudo bem, tudo normal, tudo tranquilo. Talvez, essas notícias não vendessem tanto se comparada a outras que informassem os defeitos, os problemas, as deficiências. Que existem, e precisam ser corrigidos", disse. Informações da Folha.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 17:20

Pontos enfrentam queda de energia elétrica em Salvador

Testemunhas relataram a falta de energia elétrica na emergência do Hospital Teresa de Lisieux, localizado na Avenida ACM, neste domingo. De acordo com informações do G1, a assessoria da Coelba afirmou que uma equipe foi encaminhada para o local e apura as causas do incidente. Uma queda de energia também foi registrada no sábado (19) à noite na região da Avenida Paralela e mediações, como parte do Cabula VI e Imbuí. Técnicos foram para o local e regularizaram a situação. A Coelba informa que 60% a mais do número habitual de funcionários que atuam no plantão trabalha neste fim de semana para atender à demanda.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 17:03

Mulher Melancia faz show de shortinho provocante em Salvador

Mulher Melancia faz show de shortinho provocante em Salvador
Mesmo em noite de muita chuva, a funkeira Andressa Soares, mais conhecida como Mulher Melancia, não se intimidou e vestiu seu melhor shortinho dourado e botas pink no melhor estilo piriguete. A carioca se apresentou na madrugada deste domingo (20) em Salvador para um público que foi à loucura - principalmente os homens. Depois de arrasar com a produção ousada, Melancia preferiu confortáveis tênis para dançar mais à vontade. Clique aqui e veja foto do evento na Coluna de Holofote.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 16:53

Bahia entra em campo com a Tudo FM

por Felipe Santana
Bahia entra em campo com a Tudo FM
O Bahia entra em campo na noite deste domingo (20) para mais uma partida cheia de emoções pelo Campeonato Brasilerio da Série A. E você, torcedor, poderá acompanhar todas as emoções desses confrontos com a equipe "Turma da Bola", na sua rádio TUDO FM 102.5, com nomes consagrados do jornalismo esportivo baiano, como Paulo Silva, Jota Carlos, Pedro Sento Se, João Sá, Jaílson Baraúna, Jorge Catugy, Maurício Naiberg e Felipe Santana. Acompanhe!

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 16:50

Sobe para seis o número de mortos em terremoto na Itália

Ao menos seis pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas por conta do terremoto registrado neste domingo (20) no norte da Itália e que alcançou os 6 graus de magnitude na escala Richter. O tremor foi sentido também em outras localidades, como Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino-Alto Ádige e Friuli Venezia Giulia. Um comunicado do Ministério do Património Cultural informou que a região do nordeste da Itália sofreu "danos significativos ao patrimônio cultural". O terremoto destruiu monumentos históricos da região de Ferrara, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1995.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 16:25

Chuva forte causa alagamento na Av. Sete Portas

A entrada da Av. Sete Portas, próximo a da Baixa de Quintas, sentido Aquidabã, está com um enorme alagamento que impede o fluxo normal de veículos no final da tarde deste domingo (20), segundo informações do Correio. O trânsito está lento e alguns carros já sobem no passeio para retornar e fugir da água. De acordo com boletim da Defesa Civil (Codesal), já foram registradas cinco ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de queda de árvore, uma árvore caída, uma avaliação de imóvel alagado, dois desabamentos parciais, oito deslizamentos de terra e duas infiltrações. O plantão 24 horas da Operação Chuva atende às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deverá variar entre 22ºC a 26º.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 16:03

Mick Jagger interpreta Steven Tyler em programa de humor

Mick Jagger interpreta Steven Tyler em programa de humor
O cantor Mick Jagger foi o convidado especial do último episódio da temporada de "Saturday Night Live", programa de humor americano que deve estrear versão brasileira sob comando de Rafinha Bastos, que também teve a participação das bandas Arcade Fire, Foo Fighters e do guitarrista Jeff Beck. O vocalista dos Rolling Stones interpretou personagens como um vendedor nerd de seguros, um banqueiro e até outra celebridade: Steven Tyler, líder do Aerosmith. E tudo isso ao vivo, sem cortes (o que explica o palavrão "shit" ao cantar com Beck). O programa é exibido aos sábados pelo canal pago Sony. Confira o vídeo na Coluna de Entretenimento

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 16:00

PT realiza prévias para candidato à prefeitura em Recife

Após mais de 10 anos no comando da prefeitura de Recife, o Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo dividido, realiza suas prévias neste domingo (20). A decisão acontece depois de dois meses de muita polêmica interna, até mesmo com agressões mútuas entre os seus principais líderes da sigla na capital sergipana. O prefeito do Recife, João da Costa (PT) busca o direito à reeleição, mesmo com altos índices de rejeição nas pesquisas. Do outro lado da disputa está o deputado federal Maurício Rands, ex-líder do governo Lula, que representa a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), do senador Humberto Costa, e defende a troca do gestor ante o temor de derrota iminente. Na campanha, Rands chamou Costa diversas vezes de “lerdo” e “concentrador”. Com informações do Blog de Jamildo, do Jornal do Commercio.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 15:52

BN Imóveis: Apartamento contíguo na Garibaldi à venda

BN Imóveis: Apartamento contíguo na Garibaldi à venda
Um espaço único com tamanho de dois apartamentos em frente à Avenida Garibaldi está à venda em nossa coluna especializada. Avaliada em R$ 283 mil, a residência fica no terceiro andar e possui 48,5 metros quadrados. Confira esta e outras promoções na Coluna BN Imóveis. 

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 15:40

Protesto a favor do veto ao Código Florestal reúne 1,5 mil em SP

Cerca de 1,5 mil pessoas se reuniram, na manhã deste domingo (20), nas proximidades do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, em um ato público a favor do veto ao novo Código Florestal. O protesto com o tema “#VetaTudoDilma” pediu que a presidente Dilma Rousseff recuse a sanção do novo estatuto, que já foi aprovado na Câmara no dia 25 de abril. Na próxima sexta-feira (25), Dilma terá de decidir vetar ou aprovar, total ou parcialmente, o Código Florestal. De acordo com informações da Polícia Militar, a manifestação foi pacífica e terminou por volta das 13h. A mobilização foi realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio dos comitês em Defesa das Florestas nacional e paulista. Informações do Estadão

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 15:20

Capotamento deixa mulher ferida na Av. ACM

Uma mulher ficou ferida após o veículo que dirigia, um Peugeot de placa NTM-3153, sofrer um acidente na Avenida ACM, próximo ao Hipermercado GBarbosa. A condutora, Mariana Rodrigues, foi atendida por uma equipe da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda no local. Não há informações sobre seu estado de saúde. De acordo com agentes de trânsito, o carro capotou após bater em um poste. Informações do A Tarde.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 15:03

Duas apostas levam prêmio de quase R$ 7 milhões, cada, da Mega-Sena

Duas apostas levam prêmio de quase R$ 7 milhões, cada, da Mega-Sena
Dois ganhadores da Mega Sena acertaram as seis dezenas do concurso 1.390, realizado no último sábado (19). Os números sorteados foram: 04 - 19 - 27 - 28 - 29 - 31 e cada aposta levou R$ 7 milhões. De acordo com a Caixa, 149 pessoas acertaram a Quina e receberão R$ 13.356,03; 7.924 apostadores acertaram a quadra e receberão R$ 358,77. O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 2 milhões e as apostas poderão ser feitas até quarta-feira (23). Fique informado sobre assuntos de economia na Coluna de Mercado.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 14:40

Morre líbio condenado por atentado de Lockerbie de 1988

Abdelbaset Ali Mohmet Al Megrahi, o único condenado pelo atentado de Lockerbie de 1988, que causou a morte de 270 pessoas, morreu neste domingo (20), em Trípoli, disse seu irmão às agências de notícias internacionais. "Morreu há uma hora", disse Abdelhakim Al Megrahi. Ele tinha 59 anos e morreu em casa, após uma longa batalha contra um câncer. Sua saúde estava se deteriorando rapidamente, segundo disse o parente. Abdelbaset Al Megrahi, hospitalizado no mês passado em estado "muito crítico", segundo sua família, foi condenado em 2011 à prisão perpétua por seu envolvimento na explosão de um avião da companhia aérea Pan Am, na pequena localidade escocesa de Lockerbie.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 14:22

BR-101: Protesto interdita trecho e causa congestionamento de 5 km

Em protesto às condições da BR-251, estrada de terra de cerca de 60 km que liga Ilhéus e Buerarema, moradores das cidades do sul do estado interditaram um trecho da BR-101 nesse domingo (20), segundo informações do A Tarde. O trânsito está congestionado nos dois sentidos cerca de 5 km. Agentes da Polícia Rodoviária Federal estão no local. Segundo os manifestantes, a rodovia BR-251 está intransitável. Produtores rurais reclamam da dificuldade para o escoamento da produção. Os populares organizados chegaram a ganhar, em primeira instância na Justiça Federal, uma ação que obriga o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a asfaltar a via, mas o órgão recorreu e alegou que a rodovia, apesar de ser federal, é estadualizada e, portanto, seria responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). Segundo o órgão estadual, uma equipe já trabalha na estrada, onde realiza o revestimento primário e a drenagem superficial. 

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 14:03

Divulgada capa da revista Sexy com a ex-BBB Monique

Divulgada capa da revista Sexy com a ex-BBB Monique
Foi divulgada neste fim de semana a capa da edição de junho da revista Sexy, que tem como estrela a ex-BBB Monique Amin. Vestindo apenas uma calça tipo legging que deixa o bumbum de fora, a estudante de administração passou recentemente por vários procedimentos estéticos - entre eles lipoaspiração e troca das próteses de silicone nos seios. Na última sexta-feira (18), Monique esteve em Salvador para a divulgação de uma marca de balas durante o show de Ensaios de São João das bandas Estakazero e Cangaia de Jegue. Quer saber como ficou? Confira a capa na Coluna de Holofote.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 14:00

Alvo da CPI de Cachoeira, Delta pode perder R$1,2 bi em contratos

Se for impedida de celebrar novos contratos com a União, a Delta Construções, investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira, pode deixar de receber R$ 1,2 bilhão oriundos de contratos em andamento. O valor equivale a parcela não paga de obras federais programadas para serem executadas até o final de 2015. Os dados são da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, a empreiteira mantém 108 contratos de obras com a União, grande parte com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes. A suspensão de contratos depende de análise caso a caso, feita pelos ministérios envolvidos, em parceria com a CGU. Com informações do Estadão.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 13:40

Caso Neylton: MP-BA pedirá reabertura do inquérito; promotor diz que apenas 50% do caso foi julgado

Caso Neylton: MP-BA pedirá reabertura do inquérito; promotor diz que apenas 50% do caso foi julgado
Servidor teria acesso a "dados sigilosos" da SMS
Mesmo após a condenação, neste sábado (19), dos vigilantes Josemar dos Santos e Jair Barbosa pela morte do servidor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Neylton Souto da Silveira, em 2007, o promotor de Justiça Davi Gallo afirmou, neste domingo (20), que o Ministério Público vai solicitar reabertura do inquérito policial. Conforme contou ao G1, a promotoria vai analisar ainda estratégias para solicitar documentos que comprovem os desvios de verba da SMS, que estariam na Controladoria da União. O objetivo é reunir provas para a reabertura do processo na Justiça. O MP-BA supõe que o crime esteja ligado à queima de arquivos. "Apenas 50% do crime foi julgado, muita coisa ainda ficou no ar. O homicídio pode se desdobrar em muitas outras vertentes. O MP vai ter que contar com o apoio da Polícia Judiciária. Nenhuma possibilidade foi descartada. Ele [Neylton] tinha acesso a dados sigilosos, que envolvem recursos de grandes montantes. Vamos atrás de provas, analisar inclusive se há interesse da União, porque se versou até sobre verbas federais. Por isso, não está decidido se vamos encaminhar o pedido à Polícia Civil ou Federal", justificou Davi Gallo, um dos promotores responsáveis pelo caso. 

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 13:20

Saramandaia: Duas crianças ficam feridas após desabamento

Duas crianças ficaram feridas após a casa em que estavam ser atingida pelos escombros do desabamento de parte deoutro imóvel, no bairro de Saramandaia na manhã deste domingo (20), de acordo com a Defesa Civil (Codesal). Segundo testemunhas, o garoto de 2 anos e a menina de 6 estavam na casa que fica em uma encosta na rua 12 de Outubro, um nível abaixo da que desmoronou. Os feridos foram retirados dos escombros por vizinhos e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE). Eles não correm risco de morte. Ambos os imóveis foram notificados pela Defesa Civil. Os moradores foram impedidos de retornarem às casas.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 13:03

Álbum 'Transa' ganha nova edição em comemoração de 40 anos

Álbum 'Transa' ganha nova edição em comemoração de 40 anos
Em comemoração aos 40 anos desde o lançamento, serão lançadas ainda este mês novas edições em álbum e vinil de "Transa", considerado por muitos fãs de Caetano Veloso o melhor trabalho do artista. Gravado em 1971, durante o exílio londrino do cantor baiano, "Transa" teve produção musical de Jards Macalé, participação de Gal Costa nos vocais e Angela RoRo tocando gaita. Com apenas sete faixas, a nova edição foi remasterizada no estúdio Abbey Road, famoso pelos álbuns dos Beatles, e traz projeto gráfico original de Álvaro Guimarães, batizado de "Discobjeto". Quer saber mais? Confira a Coluna de Entretenimento

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 12:03

Mark Zuckerberg se casa com namorada de longa data

Mark Zuckerberg se casa com namorada de longa data
Mark Zuckerberg, 28 anos, fundador do Facebook, se casou no último sábado (19) com Priscilla Chan, 27 anos, com quem namorava há sete anos, um dia depois da abertura do capital de ações (IPO, em inglês) da sua empresa. Zuckerberg e Chan se conheceram na universidade de Havard e já moravam juntos em Palo Alto, na Califórnia. Os 100 convidados para a cerimônia foram pegos de surpresa, já que o casal havia dito que seria uma festa de formatura para Priscilla. Saiba mais sobre o evento na Coluna de Mercado.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 12:00

Barreiras: Estiagem faz preço do feijão subir 227%

A estiagem é apontada como principal causa do aumento no preço do feijão tipo carioquinha, em 227,5%, na feira livre de Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo o A Tarde, nos últimos dias, os comerciantes compram a saca de 60 kg  por cerca de R$ 273, em média. Há um ano, a saca do produto custava R$ 120. Segundo a feirante Maria Lindaura, desde o aumento do preço do feijão, as compram menos. “Uns compram outros tipos, como o feijão-de-corda e o preto. Mas há quem só queira o carioquinha. Desses, poucos compram a mesma quantidade de antes. Não há como o comerciante não repassar o aumento ao consumidor”, afirmou.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 11:40

Assaltantes trapalhões roubam carro, batem em ônibus e fogem

Dois homens roubaram um veículo na Avenida Paralela, na manhã deste domingo (20), e bateram no fundo de um ônibus intermunicipal enquanto fugiam, na BR-324. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi até o local para verificar o acidente e confirmou que o carro era roubado. A dupla fugiu. De acordo com o Correio, o carro - uma Saveiro de cor vermelha - estava em alta velocidade e se chocou contra um ônibus da empresa Via Marte próximo ao supermercado Macro, sentido Feira de Santana. Uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) foi até o local para remover o veículo. A polícia não tem pistas dos dois homens.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 11:20

Rodoviários ameaçarão greve também se contrato com Mastermed não for desfeito

por José Marques
Além das reivindicações já feitas aos empresários do transporte público de Salvador  em rodadas de negociações nas últimas semanas, o Sindicato dos Rodoviários ameaçará iniciar greve da categoria caso o contrato com o plano de saúde Mastermed não seja suspenso. O dono da empresa, Claudomiro César Ferreira Santana, foi apontado, em investigação da Polícia Civil, como o responsável pela morte do tesoureiro da entidade de classe, Paulo Colombiano, e de sua mulher, Catarina Galindo, em 2010. “Nós, do núcleo da CTB [Central dos Trabalhadores do Brasil, ligada ao PCdoB] tomamos a decisão de suspender o contrato da Mastermed e apresentamos à diretoria do sindicato, que a aprovou. É uma bandeira que não vamos voltar atrás e, se o empresariado não contratar um outro plano que atenda às necessidades da categoria, vamos paralisar nossas atividades”, afirmou Hélio Ferreira, diretor financeiro do sindicato, ao Bahia Notícias. Ele pretende apresentar a proposta ao Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Setps) na reunião desta segunda-feira (21), mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que pode definir os rumos do incipiente movimento grevista.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 11:00

Caculé: Vereador preso com carro roubado

Caculé: Vereador preso com carro roubado
Foto: Aloísio Costa
Um vereador foi preso neste sábado (19), em Caculé, no sudoeste da Bahia, por ter receptado um veículo roubado. Railton Santana Santos (DEM), conhecido como “Pregão”, comprou um GM Zafira que havia sido roubado em Campinas, São Paulo. De acordo com o Blog do Anderson, a Polícia Civil interceptou o legislador após denúncias feitas contra ele. Na delegacia, Pregão confessou ter comprado o automóvel de um conhecido, mas disse não ter conhecimento de que o carro havia sido roubado, apesar de tê-lo comprado por R$ 8 mil, quando o valor de mercado de um Zafira do mesmo ano está em torno de R$ 26 mil. O democrata pagou 12 salários mínimos de fiança e responderá em liberdade pelo crime de receptação de produto roubado.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 10:40

Em reunião com ministros, Dilma discute veto ao Código Florestal

Os possíveis vetos ao novo texto do Código Florestal foi tema de reunião que presidente Dilma Rousseff teve até por volta das 19h30 deste sábado (19) com vários ministros, no Palácio da Alvorada. Ao longo da semana, Dilma e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já haviam se reunido três vezes para tratar do tema. Ela tem até o dia 25 para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – a matéria aprovada pela Câmara dos Deputados. No encontro do sábado, estiveram presentes as ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Comunicação Social, Helena Chagas; e os ministros Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário; Mendes Ribeiro, da Agricultura; e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 10:00

Governo federal liberará R$ 4,5 mi em financiamentos para turismo na Bahia

O Banco do Nordeste (BNB) anunciou, neste sábado (19) que o governo liberará R$ 4,5 milhões em financiamentos da linha BNBTur, para pessoas jurídicas interessadas na implantação ou remodelação de empreendimentos turísticos no estado até o final de 2012. Ao todo, serão oferecidos R$ 10 milhões em financiamentos da linha para todo o Nordeste. A informação foi divulgada pelo agente de desenvolvimento do banco, Ruberval Lima. "O turismo é uma das principais cadeias produtivas da Bahia e, por isso, merece a atenção do banco, que tem como objetivo desenvolver o Nordeste como um todo", afirmou, de acordo com o Correio. O crédito será liberado para a compra de equipamentos, máquinas e veículos para traslado de turistas, assim como para a construção de pousadas, restaurantes e hotéis no estado. Os prazos prometidos pelo banco variam entre 12 e 60 meses (de um a cinco anos), com carência de seis meses a um ano.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 09:40

Senado desbanca Câmara como mais favorável a Dilma

Senado desbanca Câmara como mais favorável a Dilma
Maior dor de cabeça de Luiz Inácio Lula da Silva durante sua gestão, o Senado está cada vez mais dilmista. A taxa média de governismo dos senadores cresceu em 2012 na mesma proporção que diminuiu a adesão dos deputados federais ao governo de Dilma Rousseff, de acordo com o Estadão. Em 13 votações abertas ocorridas no Senado em 2012, o governo conseguiu em média 84% dos votos. Na Câmara, no mesmo período, ocorreram 18 votações nominais e o governo obteve um resultado pior em 10 pontos porcentuais: capturou 74% dos votos dos deputados, em média. Em 2011 a situação era inversa. A taxa de governismo de 2011 no Senado foi de 78%, enquanto a da Câmara ficou em 80%. Dilma teve apenas uma derrota entre os senadores, em uma votação secreta, que rejeitou a recondução de Bernardo Figueiredo para ao comando da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Ao mesmo tempo, Dilma perdeu cinco votações na Câmara.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 09:20

Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por causa das chuvas

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande continua suspensa, neste domingo (20), por conta do mau tempo em Salvador. Desde as 7h deste sábado (19), a Associação dos Transportes Marítimos da Bahia (Astramab) paralisou o sistema, devido aos fortes ventos e mar agitado na Baía de Todos os Santos. Caso as chuvas diminuam nesta segunda-feira (21), as operações serão retomadas. Também não estão operando neste domingo as escunas que fazem o tradicional passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 09:00

Coluna A Tarde: A colonização do PSDB baiano

Coluna A Tarde: A colonização do PSDB baiano
O PSDB é um partido charmoso, como charmoso é o seu símbolo, o tucano. É uma legenda que abriga a aristocracia política paulista, onde comanda o governo Estado. Quase feudo. Aqui na Bahia, o PSDB é uma agremiação nanica, que se movimenta sob orientação paulista e não por seus integrantes regionais. Não cresce nem conseguirá fazê-lo até entender que, para ter votos baianos, o partido terá que funcionar também no Estado e não ficar dependente dos interesses paulistas, aos quais serve. Leia aqui a íntegra da coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde deste domingo (20).

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 08:40

Duas pessoas ficam feridas em acidente na Avenida Paulo VI

por José Marques
Um ônibus da empresa Praia Grande e um Renaut Clio colidiram, às 6h18 deste domingo (20), na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba.De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Transalvador), duas pessoas ficaram feridas, uma de cada veículo. Após o acidente, viaturas da Polícia Militar e ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) se dirigiram ao local para prestar socorro. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Comentar
   
Domingo, 20 de Maio de 2012 - 08:30

Processo do mensalão deve ser julgado às vésperas do período eleitoral

Mantido nas prateleiras e gabinetes do Supremo Tribunal Federal (STF) há quase sete anos, o processo do mensalão "furou" todos os prazos estimados pelos ministros da Corte e, agora, pode produzir um efeito que muitos queriam evitar: a combinação de seu julgamento com eleição. A agenda do julgamento depende do ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo. Somente quando ele terminar o voto, a ação estará pronta para ser julgada. O magistrado começou nessa semana a escrever seu voto com a ajuda de dez assessores. Concluirá o trabalho em meados de junho, o que permitirá o julgamento em agosto, às vésperas do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV - no dia 21 de agosto. Informações do Estadão.

Nenhum comentário :