Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Perillo está se sentindo abandonado pelo PSDB

Nenhum comentário
brasil

Perillo está se sentindo abandonado pelo PSDB

Ilimar Franco, O Globo
O governador Marconi Perillo (GO) está irritado com a tibieza do PSDB em fazer sua defesa no caso Cachoeira. Na terça-feira, dia 15, no apartamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Brasília, Marconi cobrou solidariedade ativa dos dirigentes tucanos. Ele fez amarga reclamação do senador Cyro Miranda, herdeiro de seu mandato, que se nega a defendê-lo. Marconi foi taxativo: se ele cair, as perdas não serão apenas regionais, mas afetarão os projetos e planos nacionais do partido.
brasil
19 de maio de 2012, 11:30

Governo prepara Plano Nacional de Saneamento focado mega obras

Nivaldo Souza e Adriano Ceolin, iG Brasília
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, reconhece que as obras do PAC do Saneamento estão aquém da execução esperada após cinco anos de investimento em 114 obras – das quais 60%estão atrasadas, conforme levantamento de dezembro passado elaborado pela ONG Trata Brasil. “Temos dificuldades na execução dessas obras”, afirma. O diagnóstico serve de pano de fundo para a elaboração de um novo Plano Nacional de Saneamento, em gestação no Ministério das Cidades, com foco em grandes obras e não mais em investidas menores e isoladas que travam na lentidão dos municípios em executá-las. “O plano vai estabelecer as diretrizes do saneamento como um todo. Tem algumas áreas com estrutura mais deficitária e outras com uma situação melhor. A ideia é que esse plano possa implementar as ações que são necessárias seja em esgotamento sanitário, drenagem ou abastecimento de água”, diz Ribeiro. Entre as mudanças na gestão do saneamento, previstas para este ano, o ministro indica que a União deixará a função de mera repassadora de recursos para uma posição na qual ela cobrará o andamento das obras sanitárias que serão incluídas no plano com a meta de “ter um resultado mais positivo”. No caso dos projetos de infraestrutura sanitários já incluídos no PAC, a supervisão ficará a cargo da nova Diretoria do PAC, criada em Cidades para acompanhar o andamento das obras previstas nos R$ 120,6 bilhões destinados pela União à segunda fase do programa de indução ao crescimento econômico. Leia mais no iG.
brasil
19 de maio de 2012, 11:17

MPF defende proteção policial a Cláudio Guerra

Wilson Lima, iG Brasília
Foto: Agência Porã

Claúdio Guerra, ex-delegado do DOPS
O procurador da República de Campos, no Rio de Janeiro, Eduardo Santos de Oliveira, defendeu que o Estado promova proteção policial urgente ao ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), responsável por revelações inéditas sobre o regime militar no livro “Memórias de uma guerra suja”, lançado no início deste mês. Oliveira é o responsável pelo procedimento investigatório criminal que apura a execução e incineração de pelo menos 10 militantes de esquerda na usina de açúcar Cambahyba, localizada no município de Campos, no Rio de Janeiro. O ato foi narrado por Guerra na publicação. Segundo o procurador, Guerra deve ser tratado como um arquivo vivo a ser preservado. “A proteção dele torna-se de interesse público. A integridade física do ex-delegado interessa diretamente ao Estado”, disse o procurador. Na quarta-feira última, o ex-delegado sofreu um suposto atentado em Vitória, por volta das 4h30. Segundo e-mail encaminhado por Guerra aos autores do livro (Rogério Medeiros e Marcelo Netto), ele estava na casa de repouso de idosos de Vitória, quando três homens começaram a discutir com o segurança do asilo. Um deles falou “eu vou pocar (atirar)” em referência ao ex-delegado. Leia mais no iG.
bahia
19 de maio de 2012, 11:09

Justiça defere pedido de prisão domiciliar de Marco Prisco

Foi deferido, nesta sexta-feira, o pedido de prisão domiciliar de Marco Prisco, líder de uma das maiores greves da Polícia Militar já vista no estado. O pedido deve ser publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira, mas Prisco adianta que a acusação para a punição deve ser por incitação à tropa, o que, segundo o ex-PM, não é verdade e já se articula para entrar com um pedido de habeas corpus. (Raio Laser/ Tribuna)
brasil
19 de maio de 2012, 10:45

Andes: 37 instituições federais aderem à paralisação do ensino superior

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), informou que o número de universidades que aderiram à greve no país chega a 37. Na sexta, quando foi deflagrada a paralisação, 33 instituições de ensino superior haviam decidido pelo movimento. Os docentes pedem a reestruturação do plano de carreira e melhoria das condições de trabalho nos novos campi que foram criados nos últimos anos por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O comando de greve da Andes informou que o atual plano de carreira não permite crescimento satisfatório do professor ao longo da carreira. O sindicato informou ainda que foram feitas mais de dez reuniões com o Ministério do Planejamento para revisão do documento, mas não houve avanço na negociação. O Ministério da Educação (MEC) disse em nota que tem confiança no diálogo e no zelo pelo regime de normalidade das atividades dos campi universitários federais. O governo ressalta que o aumento de 4% negociado em 2011 está garantido por medida provisória assinada no dia 11 de maio. O aumento será retroativo a março, conforme previsto no acordo firmado com os sindicatos. (Agência Brasil)
mundo
19 de maio de 2012, 10:37

Hollande diz que França sai do Afeganistão em 2012

Em seu primeiro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o novo chefe de Estado da França, François Hollande, confirmou nesta sexta-feira a retirada de todas tropas de seu país do Afeganistão até dezembro. Os apelos de Obama para a postergação desse prazo foram respondidos com a promessa de Hollande de prover um apoio “diferente” às forças da coalizão comandada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e por Washington no Afeganistão e com o argumento de ser a França uma “velha amiga” dos EUA, porém, “independente”. “Eu lembrei ao presidente Obama que fiz uma promessa ao povo francês que nossas tropas seriam retiradas do Afeganistão no final de 2012. Assim, nós vamos continuar a dar apoio ao Afeganistão de maneira diferente e tudo será feito em bom entendimento com nossos aliados da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf)”, afirmou, referindo-se à coalizão da Otan, comandada pelos EUA. “A França é um país independente e cuida de sua independência, mas mantém uma velha amizade com os EUA. Então, é com essa amizade e com essa independência que nossos dois países podem ser mais eficientes quando têm de lidar com nossos atuais desafios”, completou o presidente francês, no Salão Oval da Casa Branca, ao final de sua conversa com Obama. (Agência Estado)
bahia
19 de maio de 2012, 10:22

Ney Campello defende fim da greve dos professores


Ney Campello (PCdoB), secretário estadual da Copa
Indagado sobre a greve dos professores, que se arrasta por quase 40 dias, o secretário estadual da Copa, Ney Campello, declarou que, como educador, não pode assistir impassível aos prejuízos causados aos estudantes e, ainda que respeite o movimento sindical, acredita que os professores devem voltar às aulas, sobretudo depois do compromisso do governo em manter as negociações após o fim da greve. O secretário também observou que é prudente não apostar no caminho da “greve até a morte”. “Ninguém ganha com isso. Nem professores, nem alunos. E o nosso governo tem história de práticas democráticas e haverá de encontrar uma saída. Mas a hora é do bom senso e do fim da greve”, pontuou o secretário. (Raio Laser/ Tribuna)
brasil
19 de maio de 2012, 10:10

PP e PMDB querem dar troco em Dilma por mudanças na ANP e na Petrobras

Os partidos governistas — PP e PMDB à frente — ainda não engoliram a decisão de Dilma Rousseff de lhes tirar diretorias em estatais de porte (como na Petrobras) e em agências reguladoras (em especial na ANP ). Aliás, talvez não engulam nunca. Mas em conversas reservadas salivam falando sobre a hora do troco nas votações do Congresso. Tão cedo, contudo, essa reação não virá. Simplesmente, porque não há qualquer votação crucial para o governo na pauta pelo menos até as eleições — o que talvez tenha sido levado em conta por Dilma para fazer as mudanças. (Radar on-line/ Veja)
mundo
19 de maio de 2012, 09:55

A caminho da Itália, artista baiano é humilhado e barrado em aeroporto espanhol

Com destino à Itália, o artista plástico baiano Menelaw Sete, 47 anos, saiu de Salvador na quinta-feira levando nas malas tintas e pincéis. “Para colorir um pouco o continente que sempre me deu bons amigos e boas alegrias…”, escreveu ele no Facebook. Mas o baiano acabou barrado pela imigração na Espanha (onde faria conexão) e, após passar o dia detido em uma salinha, volta hoje ao Brasil com outra imagem do continente. O artista saiu daqui para incluir, na sua vasta lista de exposições internacionais, duas outras mostras: uma em Milão, na Itália, na terça-feira, e outra no Centro Dannemann, na Suíça – onde, inclusive, já expôs em 2011 -, em 8 de junho. (Correio)
salvador
19 de maio de 2012, 09:45

Caso Neylton: vigilantes são condenados por morte de servidor público

Foto: Arquivo/ Correio

Jair e Josemar: condenados a 14 anos de prisão pela morte de Neylton
Os vigilantes Josemar dos Santos e Jair Barbosa, acusados de matar, em 2007, o servidor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Neylton Souto da Silveira, foram condenados a 14 anos de prisão. O veredicto foi lido as 4h05 da manhã deste sábado. A defesa tem cinco dias para recorrer da decisão. Por enquanto, os réus respondem em liberdade. “Nós esperamos, diante do que nós já temos, que os autores intelectuais desse crime venham também a julgamento”, disse o promotor Davi Gallo. (A Tarde/ Correio)
brasil
19 de maio de 2012, 09:41

Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no país

O governo prepara uma política nacional de agroecologia e produção orgânica para ampliar para 300 mil, até 2014, o número de famílias envolvidas na produção de produtos agroecológicos, além de incentivar o consumo desses produtos pela população. Essas ações foram discutidas na quinta, no evento Diálogo Governo e Sociedade Civil. Para alcançar a meta, uma das ações previstas para ampliar a quantidade de famílias empregadas na produção de orgânicos, estimada atualmente em 200 mil, é a implantação de projetos agroecológicos em assentamentos de reforma agrária. Está previsto também o aumento da distribuição de sementes, qualificação dos produtores e da assistência técnica. A política busca ainda passar de 2% para 15% a participação de produtos orgânicos nas compras governamentais, também até 2014. Romeu Leite, presidente da Câmara Temática Nacional de Agricultura Orgânica, que é formada por governo e organizações da sociedade civil, citou a ampliação da pesquisa e o registro legal de insumos que substituem os agrotóxicos como lacunas que precisam ser preenchidas pela política. (Agência Brasil)
bahia
19 de maio de 2012, 09:24

Coité: PT lança pré-candidatura de Assis da Caixa

Victor Pinto
Foto: Paulo Marcos / Na Cangaia

Assis da Caixa (PT) e Alex Lopes (PMDB) são cotados para formar a chapa de oposição em C. do Coité
O PT da cidade de Conceição do Coité lançou, na noite de ontem, o pré-candidato que concorrerá a prefeitura local nas eleições deste ano. O nome escolhido foi o de Assis da Caixa, funcionário público, ex-vereador e que já tentou vaga ao Executivo coiteense em 2000 e 2008. O evento, realizado na quadra do Educandário Divino Mestre, reuniu, aproximadamente, mil pessoas. Estiveram presentes, além de lideranças regionais; a vice-presidente do PT estadual, Aldenira Sena e os deputados Neusa Cadore, Maria Del Carmem e Yulo Oiticica. Uma das presenças esperadas pelo público foi a de Alex Lopes, presidente municipal do PMDB e um dos nomes mais cotados para compor a chapa da oposição. Em sua fala, Alex enalteceu o histórico da oposição na cidade e disse que “a unidade é o caminho para a construção de uma boa administração municipal” e exemplificou com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB). Já Assis, além de lembrar de sua trajetória no partido e na política, convidou os militantes a “arregaçarem as mangas” e “unirem forças” para os próximos meses. Citou as ações dos governos federal e estadual em Coité e criticou determinados atos do grupo da situação.
brasil
19 de maio de 2012, 09:22

Brasil estuda estímulo à imigração de mão de obra qualificada

O secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, afirmou que um projeto de lei sobre imigração, que tramita há três anos no Congresso, pode incluir mecanismos para estimular a entrada de mão de obra qualificada no Brasil. As ferramentas de estímulo devem estar de acordo com políticas setoriais. “Diante da expansão do tráfego aéreo no país, o Brasil poderia, por exemplo, vir a precisar de controladores de voo em curto prazo e não encontrar profissionais em número suficiente no país com a rapidez necessária”, disse Abrão. “Estamos estudando a inclusão de cláusulas (no projeto de lei 5.655/2009) para atender a casos como este, que possam vir a ocorrer em função do crescimento econômico do país”. O Ministério do Trabalho e Emprego, por sua vez, já vem aumentando a concessão de vistos de trabalho para imigrantes. Segundo dados do Conselho Nacional de Imigração, ligado à pasta, em 2011 o Brasil concedeu 70.524 vistos de trabalho para estrangeiros. (BBC Brasil)
mundo
19 de maio de 2012, 09:18

Jornalista sequestrado no México é encontrado morto

As autoridades mexicanas acharam, nesta sexta-feira, o corpo do jornalista Marco Antonio Ávila García, de 39 anos, numa estrada no estado de El Sonora, no noroeste do país, confirmou à Agência Efe uma fonte oficial. O corpo foi achado com “sinais de tortura e com uma mensagem do narcotráfico”, afirmaram fontes da promotoria do estado, que evitaram fornecer mais detalhes sobre o ocorrido. Ávila García, repórter jornal “El Regional de Sonora”, foi sequestrado por pelo menos três homens “encapuzados e armados” quando se encontrava num lava-jato de carros na cidade de Obregón. A Comissão Nacional de Direitos Humanos do México disse hoje em comunicado que buscará os familiares do jornalista, assim como os diretores do jornal onde ele trabalhava para iniciar uma investigação. (Efe)
brasil
19 de maio de 2012, 09:08

Duda Mendonça contrata um dos advogados mais caros do País para defendê-lo no STF

Foto: Cristina Gallo/ BG Press

Duda Mendonça, publicitário
O publicitário Duda Mendonça contratou o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, para defendê-lo no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, Kakay apareceu na imprensa defendendo o senador Demóstenes Torres (Sem-partido/ GO), nas acusações de envolvimento do senador com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, e Carolina Dieckmann, no caso da divulgação de fotos nuas da atriz na internet. Acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, Duda está entre os réus que, se condenados, não teriam direito a penas alternativas, só à de prisão. É que, em seu caso, elas variariam de 8 a 32 anos – e a sanção alternativa é dada para período menor que quatro anos. Com informações da Folha/ Thiago Ferreira
mundo
19 de maio de 2012, 08:47

Ativista chinês cego e sua família partem da China rumo aos EUA

O ativista chinês Chen Guangcheng partiu neste sábado de Pequim junto a sua família rumo a Nova York (EUA) em um voo da companhia United Airlines às 17h47 locais (6h47 de Brasília), quase quatro horas após o esperado, segundo fontes aeroportuárias ouvidas pela agência de notícias EFE. As fontes disseram que o dissidente estava esperando o voo na área VIP do aeroporto junto a sua esposa Iuane Weijing e seus dois filhos (uma filha e um filho), e na companhia de oficiais americanos. Antes da viagem, Chen passou algumas horas no aeroporto à espera de passaporte e do voo. Mais cedo, o jornal ‘South China Morning Post’ havia divulgado uma declaração do ativista dada por telefone: ‘Estou no aeroporto. Não tenho passaporte. Não sei quando sairei. Acho que vou para Nova York’. (Efe)
bahia
19 de maio de 2012, 08:35

PT e PMDB, separados na capital e juntos no interior

Rômulo Faro, Tribuna
Mais uma vez, a possibilidade de união entre PT e PMDB em municípios baianos nas eleições deste ano volta à tona. Apesar de arqui-inimigos desde o rompimento do então ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima com o governador Jaques Wagner em 2009 para lançamento de sua candidatura, o PMDB é considerado uma das principais forças opositoras ao PT. Contudo, sob o argumento de que as articulações locais não interferem na situação em nível estadual, os líderes dos dois partidos admitem as negociações. O presidente do PMDB na Bahia, deputado federal Lúcio Vieira Lima, disse que ainda não sabe em quantas cidades os dois partidos poderão fazer alianças, mas afirma que os pedidos de autorização dos diretórios municipais já começaram a chegar para apreciação da cúpula peemedebista. “Estabelecemos que os diretórios municipais têm que nos consultar. Os pedidos já começaram a chegar, mas ainda não sabemos ao certo com quem vamos coligar. Vai depender também da composição em Salvador, que ainda não está definida”, afirmou Lúcio. Leia mais na Tribuna.
mundo
19 de maio de 2012, 08:24

Grupo republicano considera duro ataque contra Obama


Barack Obama: alvo de campanha citando o pastor Jeremiah Wright
Estrategistas republicanos estão trabalhando com um conservador bilionário em uma proposta para montar uma das campanhas mais provocativas da era Super PAC (comitês de ação política independentes que podem arrecadar e gastar quantias ilimitadas durante as campanhas) e atacar o presidente americano, Barack Obama, de maneiras que os republicanos até agora evitaram. Marcado para começar ao mesmo tempo em que a Convenção Nacional Democrata, em setembro, o plano prevê a veiculação de comerciais que ligam Obama a comentários incendiários de seu antigo conselheiro espiritual, o reverendo Jeremiah A. Wright Jr., cujos sermões sobre raça fizeram dele uma figura complicada na campanha de 2008. “O mundo está prestes a ver Jeremiah Wright e compreender as influências sobre Barack Obama pela primeira vez e de uma maneira que chamará atenção”, disse a proposta, que foi supervisionado por Fred Davis e encomendada por Joe Ricketts, o fundador da corretora TD Ameritrade. Ricketts tem investido cada vez mais seu dinheiro em política conservadora. (The New York Times)
bahia
19 de maio de 2012, 08:11

Michele Vieira é eleita presidente do CEJUVE

Representando a sociedade civil pela Pastoral da Juventude (PJ), Michele do Nascimento Vieira foi eleita presidente do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), nesta quinta-feira. A ex-assessora da frente parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia e atual secretária regional da Pastoral foi uma das responsáveis pela construção do Cejuve, em 2008. A presidência do Conselho é rotativa entre Poder público e sociedade civil.
brasil
19 de maio de 2012, 08:02

BNDES irá liberar R$ 50 milhões para obras estruturantes da seca

Após audiência pública realizada há duas semanas, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e os secretários dos estados do Nordeste, onde foi pleiteada a construção de barragens subterrâneas e superficiais, de biofábricas para produção de mudas e distribuição de kits de irrigação, o diretor do banco Guilherme Lacerda sinalizou ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), a liberação de R$ 50 milhões de recursos não reembolsáveis. Os recursos serão destinados a obras estruturantes que deverão minimizar os prejuízos causados pelas próximas estiagens e que vão além de carros-pipa e cestas básicas – ações emergenciais que os estados estão tomando. Salles informou que será realizada uma nova reunião com o BNDES onde serão definidos alguns critérios, a exemplo da metodologia de rateio entre os estados, com base no número de habitantes atingidos, anunciados os valores disponibilizados para cada projeto, prioridades dos estados, além da apresentação do projeto executivo básico das barragens.
bahia
19 de maio de 2012, 07:51

Entidades divulgam nota elogiando ida da Procuradoria Fiscal para PGE

A Procuradoria Fiscal do Estado Bahia passará a funcionar, a partir desta segunda, no prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) na 3ª Avenida do Centro Administrativo, nº 370 (em frente ao prédio da Fundação Luís Eduardo Magalhães – CAB). A iniciativa é saudada pelos procuradores que atuam naquela Procuradoria e também pela Associação dos Procuradores do Estado da Bahia (APEB). Resultante da Emenda Constitucional Nº 09/2003, que transfere a Procuradoria Fiscal, antes vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda, para a PGE que passou a ter competência tributária, a decisão é vista como fortalecimento da Procuradoria no âmbito estadual. Para o procurador Elder Verçosa, dirigente da APEB e procurador-Chefe da Procuradoria Fiscal, “a mudança para PGE significa um passo importante para a efetiva unificação da advocacia pública estadual”. Já o procurador Mário Lima, diretor de Divulgação da APEB e lotado na Procuradoria Fiscal, os procuradores fiscais não se sentiam incorporados à estrutura da PGE. “A mudança para a PGE tem simbologia de grande importância para todos nós procuradores, pois, de fato, passa a existir uma incorporação efetiva conforme prevista na Emenda Constitucional Nº 09/ 2003”.
brasil
19 de maio de 2012, 07:42

Com prestígio em baixa, Perillo tira R$ 20 mi de fundo desenvolvimento e repassa à publicidade

Foto: Agência Senado

Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás
Às voltas com o Cachoeiragate, o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, decidiu reforçar o caixa da Agência Goiana de Comunicação, autarquia vinculada à Casa Civil. Transferiu R$ 20,5 milhões de um fundo de investimentos para a área de “divulgação e veiculação das ações governamentais”. A migração da verba foi formalizada por meio de dois decretos (141 e 142). Assinados por Perillo em 14 de maio, foram publicados no Diário Oficial do Estado no dia 17, quinta-feira. Nove dias antes, o jornal ‘O Popular’ veiculara pesquisa que atribuíra à gestão de Perillo um índice de desaprovação de 48,9%. Num dos decretos do governador, foram transferidos para as arcas da agência que cuida da publicidade oficial R$ 5,5 milhões. Noutro, mais R$ 15 milhões. Nos dois casos, as verbas foram subtraídas do Fundes (Fundo de Fomento ao Desenvovimento Econômico e Social de Goiás). Entre a assinatura e a publicação dos decretos, Perillo anunciou, em 15 de maio, a destinação de R$ 18 milhões para reformar as 120 escolas de tempo integral de Goiás. Quer dizer: aplicou em estabelecimentos nos quais estudam 17 mil alunos R$ 2,5 milhões a menos do que o montante que tonificará a publicidade. Leia mais no Blog do Josias.
bahia
19 de maio de 2012, 07:32

Brejões: Vereadores aprovam projeto copiado de Caravelas

Os vereadores de Brejões, município do sertão (Vale do Jequiriçá), às margens da BR-116, próximo a Amargosa, aprovaram o orçamento de 2012 de forma quase normal. Só houve um probleminha: o projeto foi copiado de Caravelas (que fica no litoral, no extremo sul do Estado) e do jeito que veio foi para a Câmara, com o nome original e tudo. Os vereadores sequer se deram ao trabalho de ler. Aliás, tudo que vem do prefeito Allan Andrade (PCdoB) é aprovado assim. (A Tarde)
mundo
19 de maio de 2012, 07:28

Bomba explode em colégio italiano e mata estudante de 16 anos

Uma bomba explodiu neste sábado, diante do instituto profissional Morvillo Falcone, na localidade italiana de Brindisi, e causou a morte da estudante Melissa Bassi, de 16 anos, ferindo ainda outras sete pessoas, informou o funcionário da Defesa Civil regional Fabiano Amati. Outra estudante se encontra em estado muito grave, depois de ter sofrido queimaduras em todo o corpo e ferimentos no abdômen, e está sendo operada no hospital Perrino, em Brindisi, onde estão internados os demais feridos. Segundo os moradores da área, a explosão foi muito potente e destruiu os vidros do colégio e os dos edifícios contíguos em um raio de 200 metros. A explosão aconteceu às 7h45 locais (2h45 de Brasília) e, segundo os investigadores, os artefatos de fabricação caseira estavam unidos a dois bujões de gás escondidos em mochilas que foram colocadas em um contêiner diante do colégio. (Efe)
salvador
19 de maio de 2012, 07:17

PSDB confirma aliança com DEM com ausência de Neto e tucanos

O diretório do PSDB anunciou ontem à tarde o apoio à candidatura do deputado federal ACM Neto sem confirmar a articulação nacional entre democratas e tucanos. Foi publicado em diversos veículos de imprensa que o apoio do PSDB ao DEM em Salvador foi uma das condições para o apoio dos democratas aos tucanos na capital paulista. “(O acordo entre PSDB e DEM em São Paulo) Tem importância? Tem. Mas nós estávamos dispostos a caminhar com o PMDB e as conversas não avançaram. Não é um fator determinante para isso daí”, declarou o presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos. Além da ausência do deputado federal Antônio Imbassahy, também estavam ausentes do lado dos tucanos o presidente municipal, José Carlos Fernandes, o vereador Paulo Câmara e o deputado federal Jutahy Jr. O pré-candidato ACM Neto (DEM) também não participou da reunião, que contou com a presença maciça dos democratas. Dirigentes tucanos se esforçaram ainda em dizer que a ausência dos tucanos não representa um racha na legenda (com exceção de Jutahy Jr., os outros membros da legenda teriam ficado insatisfeitos) e que Imbassahy e outros peessedebistas se integrarão à campanha de Neto. “Na eleição de quatro anos atrás, não conseguimos fazer o que estamos fazendo hoje. (A decisão de apoiar) Não é unanimidade. Política não se faz com unanimidade. Como dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. (José Carlos Fernandes) ainda não está integrado à campanha”, argumentou Passos. (Thiago Ferreira)
bahia
19 de maio de 2012, 07:10

EXCLUSIVO: José Carlos Araújo também está de olho em coordenação da bancada federal baiana


José Carlos Araújo: disputa por coordenação da bancada federal deve esquentar
Não são só os deputados Josias Gomes (PT) e Luiz Argolo (PP) que estão de olho na sucessão de Nelson Pelegrino (PT) na coordenação da bancada baiana na Câmara dos Deputados, aproveitando o fato de Jaques Wagner (PT) ter sinalizado à base que não aceita a escolha do deputado federal comunista Daniel Almeida para o posto por causa do comportamento do PCdoB, considerado desleal por amigos do governador. O deputado federal José Carlos Araújo (PSD) é outro que está no páreo, sob o argumento de que sempre defendeu o rodízio na escolha do coordenador e seu partido é o segundo maior da bancada, depois do PT. “Estou no páreo. Estou na parada”, admite Araújo ao Política Livre.
brasil
19 de maio de 2012, 07:06

Manchetes do dia

- A Tarde: Prestação da casa própria fica até R$ 700 menor
- Correio*: Espanha humilha e barra artista baiano
- Tribuna: Bahia estreia sem time, sem dinheiro e sem perspectivas
Globo: Mensalão devera ir a julgamento em agosto
Folha: Índice do BC revela que a economia vai demorar a reagir
Estadão: PIB do BC cai de novo e aponta baixo crescimento
Correio: Brasília se indignou
Estado de Minas: A guerra dos vinhos
Jornal do Commercio: Menos exploração sexual nas estradas
Zero hora: Aperto do crédito eleva estoque de automóveis
brasil
18 de maio de 2012, 21:26

Discurso resgata PT para a História (Editorial)

O Globo
Os 27 anos ininterruptos em que o Brasil se mantém na democracia, o mais longo período desde a proclamação da República, longe de serem uma linha reta em ascensão, têm sido um trajeto de percalços, de altos e baixos.
Nenhuma novidade, porque os processos históricos são assim mesmo, nada lineares.
Importa que a tendência seja positiva — e é este o caso. Em todo este tempo, houve fatos marcantes, emblemáticos do avanço da sociedade no autoaprendizado na vida democrática, no exercício do convívio tolerante com ideias contrárias, na subordinação ao voto popular, no respeito às instituições.
O dia 16 de maio de 2012 contribui para esta já longa viagem com um destes fatos carregados de simbologia. A presidente Dilma Rousseff poderia dar posse à Comissão da Verdade numa cerimônia com a pompa merecida.
Teria seguido o manual dos cerimonialistas. Mas optou por algo mais, e terminou revestindo o evento de uma importância para além da própria comissão.
O discurso da presidente foi à altura da cerimônia, da qual participaram, convidados por ela, todos os ex-presidentes vivos. Os registros em foto e vídeo de Sarney, Collor, FH e Lula, juntos, servem de testemunho de que o Brasil subiu um patamar na sedimentação da maturidade política e do regime democrático.
Até agora, nas Américas, apenas os Estados Unidos podiam ostentar, em eventos, seus ex-presidentes, lado a lado, adversários ou não. Aconteceu quarta-feira em Brasília.
Leia a íntegra em Discurso resgata PT para a História
brasil
18 de maio de 2012, 21:20

A tragédia grega, por Miriam Leitão

Miriam Leitão, O Globo
Se a Grécia sair do euro, o primeiro afetado será o próprio poupador grego. Ele perderá parte do valor dos seus ativos financeiros, porque a taxa de conversão do euro para a dracma embutirá uma desvalorização.
Um calote total na dívida afetaria os bancos que recentemente deram um desconto nos títulos, além do FMI e do Banco Central Europeu. Sem reservas, o país teria dificuldades até de importar.
Não há cenário bom para a Grécia, mas há um pior que os outros. A saída desordenada certamente agravaria mais a situação econômica do país. O início da corrida bancária é o primeiro sinal de que os investidores gregos podem estar se perguntado a que taxa seus euros depositados hoje serão transformados em dracma.
O drama não é apenas grego. Os bancos perderiam ainda mais do que já perderam com a renegociação da dívida. A Europa como um todo perderia porque se quebraria o dogma de que a união monetária é irreversível.
O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, admitiu que poderá enfrentar dificuldades de rolagem da dívida se o país não cortar o déficit público.
O continente permanece suspenso no ar. O fato de a Grécia não ter conseguido formar um novo governo deixa a crise em compasso de espera. Novas eleições só daqui a um mês.
A corrida bancária não é grande para o total de ativos — cerca de 700 milhões foram sacados dos bancos gregos na segunda-feira — mas impressiona o movimento. Poderá se agravar se a perspectiva de sair do euro ficar mais forte.
Voltamos ao estágio de risco de calote grego, que parecia encerrado quando houve a negociação do acordo que distribuiu perdas para os bancos e compromissos de austeridade para a Grécia.
Leia a íntegra em Uma saída difícil
bahia
18 de maio de 2012, 20:01

Ilhéus: Ladrões são presos e carga avaliada em R$ 40 mil é recuperada

Quatro homens envolvidos no roubo de um caminhão na rodovia que faz a ligação entre os municípios de Una e Ilhéus, no Sul da Bahia, na última quinta-feira, foram presos por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Ilhéus na região de Olivença nesta sexta-feira. Uma carga com 21 toneladas de gêneros alimentícios como arroz, açúcar e charque, avaliada em R$ 40 mil, também foi recuperada com os bandidos. De acordo com informações da Polícia Civil, a carga será devolvida ao proprietário da empresa distribuidora, com sede em Jequié, após a apreensão dos alimentos. Sindoval Muniz Maia, dono de uma mercearia localizada no centro de Jequié, seu filho Sindoval Muniz Maia Filho, e os comparsas João Lucas Meira Guimarães e Mateus Silva Guimarães foram presos dentro do estabelecimento do comerciante, onde a polícia encontrou dez quilos de maconha armazenados numa mala e dois revólveres de calibres 38 e 32. (Correio)
brasil
18 de maio de 2012, 19:52

Vaccarezza mostra contrariedade com declarações de Pinheiro

O deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) disse ao blog que não vai pedir para deixar a CPI do Cachoeira e que não mudará de comportamento na comissão: “Vou chegar na CPI com os pés no peito”. Ele disse que até o momento não recebeu nenhum telefonema de qualquer petista pedindo para que deixasse a CPI. Houve forte constrangimento da cúpula do PT depois que ele foi flagrado enviando mensagens por telefone em que prometia blindagem para evitar depoimento do governador do Rio, Sérgio Cabral, na CPI. Ao blog, Vaccarezza demonstrou surpresa com a afirmação do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro, que pediu “bom senso” e fez um apelo para que o deputado petista avaliasse sua postura. Nos bastidores, petistas pressionam para que Vaccarezza deixe a CPI. “Não vou pedir para sair da CPI. Não estou sendo investigado. E não tem blindagem ao Cabral, até porque ele também não está sendo investigado. Agora, ninguém do PT falou comigo. Se eu fosse falar do Walter Pinheiro na imprensa, primeiro, teria telefonado para ele. Até agora, não recebi nenhum telefonema dele”, reagiu Vaccarezza. (Blog do Camarotti/ G1)
bahia
18 de maio de 2012, 19:43

EXCLUSIVO: José Carlos Araújo também está de olho em coordenação da bancada federal baiana


José Carlos Araújo: disputa por coordenação da bancada federal deve esquentar
Não são só os deputados Josias Gomes (PT) e Luiz Argolo (PP) que estão de olho na sucessão de Nelson Pelegrino (PT) na coordenação da bancada baiana na Câmara dos Deputados, aproveitando o fato de Jaques Wagner (PT) ter sinalizado à base que não aceita a escolha do deputado federal comunista Daniel Almeida para o posto por causa do comportamento do PCdoB, considerado desleal por amigos do governador. O deputado federal José Carlos Araújo (PSD) é outro que está no páreo, sob o argumento de que sempre defendeu o rodízio na escolha do coordenador e seu partido é o segundo maior da bancada, depois do PT. “Estou no páreo. Estou na parada”, admite Araújo ao Política Livre.
brasil
18 de maio de 2012, 19:36

Jornalista azeda relação entre PT e PMDB na CPI


João Roberto Marinho pediu que Policarpo Jr. não seja convocado pela CPI
O empresário João Roberto Marinho, das Organizações Globo, conversou com o vice-presidente Michel Temer, há poucos dias, sobre a posição do PMDB na votação de requerimentos de convocação de jornalistas ou proprietários de veículos para depor na CPI do Cachoeira. Marinho deixou bem claro sua discordância, evidente, sob a argumentação de que o fato abriria um precedente perigoso à liberdade de imprensa no país. Ele disse que esperava que Temer e o PMDB enfrentassem a fúria do PT nesta questão. Foi o que o PMDB fez. Não unicamente por causa do pedido, mas porque já havia decidido comprar essa briga com seu aliado. Mas o PT credita tudo à Globo. Inclusive, a mensagem de celular enviada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) ao governador Sérgio Cabral – flagrada pelo repórter-cinematográfico do SBT – dando conta que “a relação [do PT] com o PMDB vai azedar na CPI” teve exatamente esse pedido de Marinho como maior motivo. (Poder Econômico/ iG)
brasil
18 de maio de 2012, 19:25

“Perdeu a credibilidade”, diz comunista sobre Vaccarezza; Pinheiro quer que ele saia da CPI

Fechou o tempo para o lado de Cândido Vaccarezza na CPI mista do Cachoeira. Senadores que integram o bloco de apoio ao governo no Senado (composto por PT, PDT, PSB, PCdoB e PRB) estão falando cobras e lagartos do petista depois do flagrante da mensagem de celular enviada a Sérgio Cabral. Vanessa Grazziotin diz que Vaccarezza “perdeu a credibilidade” e constrangeu os colegas governistas que não compactuam com o esquema de blindagem vendido pelo petista a Cabral. Para a senadora, Vaccarezza tentou se cacifar, ficar bem na foto com Cabral, ao “vender um serviço que não tinha”. “O que o Vaccarezza fez foi de uma insensibilidade, criou uma confusão sem precedentes. Um membro da CPI não deve discutir essas coisas, porque vai perdendo a credibilidade. Ele tentou vender um serviço que ele não tinha e agora ele vai ter que dar explicações”. Os senadores se reúnem na noite de segunda-feira para discutir o que fazer com Vaccarezza. Walter Pinheiro (PT) já disse aos colegas do bloco que a atitude mais digna ao deputado petista, para não expor os colegas, seria pedir para deixar a CPI. Resta saber como está o humor dos outros sete integrantes do bloco. (Radar on-line/ Veja)
brasil
18 de maio de 2012, 19:09

Depois de ameaçar fundir-se ao PSB, o PSD agora aposta em vitória no TSE

Secretário-geral do PSD, o ex-deputado Saulo Queiroz diz ter “absoluta certeza” da vitoriosa, na semana que vem, quando o Tribunal Superior Eleitoral decide a ação em que a legenda cobra uma participação no Fundo Partidário proporcional à sua bancada na Câmara. Se perder a ação, o PSD perde também a possibilidade de obter um tempo na propaganda eleitoral do rádio e da TV equivalente ao tamanho de sua bancada. Antes, Saulo não estava tão otimista. Mas depois que ameaçou com a fusão do partido ao PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seu humor mudou completamente. (Poder On-line/Ig)
salvador
18 de maio de 2012, 19:08

Codesal registra 23 deslizamentos de terra nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 23 deslizamentos de terra. Até 17h30, o órgão recebeu 78 solicitações de emergência, incluindo seis alagamentos de área, 18 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro e 18 ameaças de deslizamento de terra. Também foram registrados um desabamento de muro, cinco árvores caídas, dois desabamentos parciais e três orientações técnicas. Não houve registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. (Correio)
brasil
18 de maio de 2012, 19:06

PMDB se queixa do socorro de Dilma a Haddad

A cúpula do PMDB está aborrecida com Dilma Rousseff. O desgosto é maior entre os integrantes do grupo mais fiel a Michel Temer. Nesse núcleo, a presidente é acusada de descumprir um compromisso que assumira com seu vice. No início do ano, Dilma dissera a Temer que não se envolveria na campanha para prefeito de São Paulo. Candidato do PMDB à prefeitura da capital paulista, o deputado Gabriel Chalita soltara fogos. Para a turma de Temer, ficara entendido que, onde houvesse mais de um candidato governista, a presidente não se meteria na disputa. De repente, Dilma pôs-se a servir de alavanca para Fernando Haddad, o candidato do PT. Leia mais no Blog do Josias.
salvador
18 de maio de 2012, 19:00

Juíza suspende audiência pública sobre atrasos em entregas de empreendimentos

Por conta de uma liminar deferida pela juíza Célia Maria Cardoso dos Santos Queiroz, a audiência pública para tratar os atrasos na entrega de empreendimentos a consumidores de construtoras em Salvador foi interrompida e suspensa, na manhã de hoje. O evento, coordenado pelos vereadores Sandoval Guimarães (PMDB) e Vânia Galvão (PT), tinha por objetivo sugerir a criação de uma lei que impedisse a emissão de alvarás e licenças, por parte da prefeitura, de novas unidades mobiliárias até que sejam regularizadas aquelas que estão atrasadas. A decisão do cancelamento da discussão deixou a vereadora Vânia Galvão transtornada. Ela considerou o ato um “descalabro” e salientou que a proibição da reunião era um censura, igual a dos tempos da ditadura militar.
salvador
18 de maio de 2012, 18:56

DEM assume discurso de oposição a JH e João Almeida manda recado para PMDB

Thiago Ferreira
Foto: Thiago Ferreira/ Política Livre

Reunião da oficialização do apoio do PSDB a ACM Neto
Durante a reunião de hoje em que o PSDB oficializou o apoio ao candidato do DEM, ACM Neto, os democratas assumiram um discurso de oposição ao governo do prefeito João Henrique (PP). Coube ao presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, dar o tom do discurso. “O deputado ACM Neto nem pensava em ser candidato. Vai sair candidato porque a cidade precisa de esperança. Cidade que está, no mínimo, estagnada. (…) A forma que Salvador e a Bahia têm decaído nos últimos seis, sete anos. É preciso mudar. E quem diz isso não sou eu não, são as pessoas na rua”, afirmou Aleluia. Questionado sobre a participação do DEM na administração João Henrique (PP), Aleluia disse que o partido só geriu o carnaval, através da Saltur, que foi presidida por Cláudio Tinôco, pré-candidato do DEM a vereador. ”Ajudamos no carnaval, uma das coisas bem sucedidas do prefeito João Henrique. Você só se desatrela o que está atrelado”, declarou Aleluia, dizendo ainda que o prefeito tem um candidato próprio, o deputado federal João Leão (PP).
Heraldo Rocha, presidente municipal  do DEM, colocou inclusive em suspeição a candidatura do governo, sem deixar claro se se referia a João Henrique ou a Nelson Pelegrino. “Deixo aqui para a reflexão. Será que o candidato que foi colocado pelo governo é o candidato do governo?”, questionou Rocha. Perguntado por este Política Livre se mantida a candidatura de Mário Kertész (PMDB) isso atrapalharia, já que havia uma avaliação de que sem a união de todos os partidos da oposição, a situação seria mais difícil para os oposicionistas, Passos disse que duas candidaturas “são administráveis”. ”Até porque oposição mesmo… Ser oposição é muito diferente de parecer oposição. Oposição mesmo está aqui”, provocou o vice-presidente nacional do PSDB, João Almeida, em referência indireta ao PMDB. DEM e PSDB não adiantaram ainda se as conversas evoluirão para uma aliança proporcional entre as duas legendas e nem que o acordo deste ano significará, automaticamente, uma união em 2014, apesar de concordarem que muito provavelmente estarão juntos.
brasil
18 de maio de 2012, 18:44

Wagner discute com governadores do Nordeste e presidentes do BID e BNB desenvolvimento da região

O governador Jaques Wagner encontra-se reunido no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará, em Fortaleza, com os demais governadores do Nordeste e com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Moreno, e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Vieira Santiago, para apresentação e discussão de projetos para o desenvolvimento da região Nordeste, a partir do Prodepro –– Programa de Desenvolvimento Produtivo do Nordeste, desenvolvido pelo BID e BNB em parceria com os governos estaduais. Na reunião, está sendo apresentado aos nove governadores nordestinos, pelo Banco do Nordeste, o Prodepro, programa desenvolvido para financiar obras de infraestrutura econômica da região e reduzir os custos de produção e logística, ampliar a atração de investimentos, fomentar as exportações e promover a geração de emprego. O programa é desenvolvido em parceria com o BID, e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão, a serem repassados para os estados. Atualmente, aproximadamente 50% dos financiamentos do Banco Interamericano estão localizados no Nordeste.
salvador
18 de maio de 2012, 18:20

Baía de Todos os Santos é tema de debate na Associação Comercial da Bahia

O Secretário Estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, será o palestrante do painel que a Associação Comercial da Bahia promove no próximo dia 22, terça-feira, às 17 horas, em sua sede na Praça Conde dos Arcos (Comércio), com debates sobre as questões que envolvem a “Baía de Todos os Santos: investimentos, perspectivas e integração com a Região Metropolitana de Salvador”, tais como a Ponte Salvador-Itaparica e o desenvolvimento sustentável da região. Participam o moderador, Adary Oliveira, vice-presidente da ACB e presidente do Conselho Administrativo do Instituto Miguel Calmon, e os debatedores Eduardo Athayde, diretor da ACB, Fernando Barbosa, presidente do Estaleiro Enseada do Paraguaçu; o empresário, advogado e escritor Joaci Góes, do Conselho Superior da ACB, e Lenise Miriam Ferreira, presidente da Associação Comercial de Vera Cruz. O presidente da ACB, Marcos de Meirelles Fonseca, afirma que o debate pretende “identificar as oportunidades que a Baía de Todos os Santos e região oferecem, e apontar soluções para enfrentar os problemas que travam nosso potencial de desenvolvimento e implementar uma economia inovadora e sustentável ambientalmente”.
salvador
18 de maio de 2012, 18:10

ACM Neto lembra aliança histórica e diz ser uma honra apoio do PSDB


ACM Neto
Quando soube que o PSDB decidiu apoiá-lo em sua pré-candidatura a prefeito de Salvador, o deputado ACM Neto (DEM) se disse entusiasmado com a opção dos tucanos. “Muito me honra e entusiasma ter o PSDB como aliado no enfrentamento deste grande desafio, que será a eleição para a prefeitura de Salvador. Neste momento, só tenho a agradecer a confiança depositada em mim e prometer retribuí-la com lealdade e todo o empenho para o sucesso do objetivo comum”, disse. O anúncio foi feito nesta tarde pelo presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, em entrevista coletiva à imprensa, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi. “Unidos novamente na primeira capital do Brasil, vamos protagonizar um novo momento histórico. Vamos lutar pela vitória nas eleições para assim recuperar e transformar Salvador num exemplo de eficiência em gestão pública, que resulte no resgate da autoestima da cidade e na volta da tranquilidade e alegria de nosso povo”, afirmou Neto.
salvador
18 de maio de 2012, 18:01

PSDB confirma aliança com DEM com ausência de Neto e tucanos

O diretório do PSDB anunciou hoje à tarde o apoio à candidatura do deputado federal ACM Neto sem confirmar a articulação nacional entre democratas e tucanos. Foi publicado em diversos veículos de imprensa que o apoio do PSDB ao DEM em Salvador foi uma das condições para o apoio dos democratas aos tucanos na capital paulista. “(O acordo entre PSDB e DEM em São Paulo) Tem importância? Tem. Mas nós estávamos dispostos a caminhar com o PMDB e as conversas não avançaram. Não é um fator determinante para isso daí”, declarou o presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos. Além da ausência do deputado federal Antônio Imbassahy, também estavam ausentes do lado dos tucanos o presidente municipal, José Carlos Fernandes, o vereador Paulo Câmara e o deputado federal Jutahy Jr. O pré-candidato ACM Neto (DEM) também não participou da reunião, que contou com a presença maciça dos democratas. Dirigentes tucanos se esforçaram ainda em dizer que a ausência dos tucanos não representa um racha na legenda (com exceção de Jutahy Jr., os outros membros da legenda teriam ficado insatisfeitos) e que Imbassahy e outros peessedebistas se integrarão à campanha de Neto. “Na eleição de quatro anos atrás, não conseguimos fazer o que estamos fazendo hoje. (A decisão de apoiar) Não é unanimidade. Política não se faz com unanimidade. Como dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. (José Carlos Fernandes) ainda não está integrado à campanha”, argumentou Passos. (Thiago Ferreira)
bahia
18 de maio de 2012, 17:53

Taperoá sedia encontro de cultura do estado

O Baixo Sul baiano será o cenário para o 5º Encontro do Fórum Estadual de Cultura, que acontece nos dias 7 e 8 de julho, no município de Taperoá. Música, poesia e dança são algumas manifestações culturais que os participantes poderão conhecer no encontro, que visa contribuir para a manutenção da cultura em todo o estado. No último encontro, realizado em São Francisco do Conde, no fim do mês de abril, estudantes, lideranças políticas e comunitárias, além de representantes da cultura no Território do Recôncavo, puderam prestigiar a apresentações de grupos de dança e música, a exemplo do Lindroamor Axé, com 40 anos de existência. Rodas de conversas sobre Culturas Populares, Elaboração de Projetos, Produção de Texto para Teatro, Literatura Negra, e Capoeiragem, também fizeram parte da programação.
salvador
18 de maio de 2012, 17:32

Menção ao carlismo gera desconforto em anúncio de apoio do PSDB a ACM Neto

Thiago Ferreira
Foto: Thiago Ferreira/ Política Livre

Carlismo gera desconforto em reunião de democratas e tucanos
Um momento de desconforto foi gerado hoje na reunião da sede do PSDB em Salvador. Um dos jornalistas presentes questionou se a candidatura do deputado federal ACM Neto representa o renascimento do carlismo. O primeiro a responder foi o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, que citou o fato de ter divergido do ex-senador e de nunca ter sido carlista, apesar de defender que ACM indicava “técnicos” para os cargos e que as pessoas querem que essa forma de administração retorne. “Eu fui diretor de Antônio Carlos, sem que ele me conhecesse”, afirmou.
O ex-deputado Heraldo Rocha (DEM) disse que as pessoas sentem falta da autoridade do ex-senador baiano. O presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, disse que o carlismo acabou. O mesmo foi dito pelo ex-deputado federal e vice-presidente nacional dos tucanos, João Almeida. “O carlismo passou. Já era. Já passou. Sem ele, não tem como voltar a existir”, disse o dirigente tucano. O PSDB foi da oposição ao carlismo e ao PFL, tendo se unido pela primeira vez aos democratas, no Estado, em 2010.
Foi então a vez do ex-deputado estadual Carlos Gaban (DEM) pedir a palavra e dizer que falaria como carlista. Após criticar o governo Jaques Wagner (PT), Gaban afirmou que as pessoas querem que renasça o “carlismo do trabalho”. “Se renascer o carlismo for colocar a Bahia no caminho certo; ver a Bahia se desenvolvendo, a gente quer que o carlismo renasça”, sendo aplaudido por pessoas que foram levadas pelo DEM para a reunião. Depois dos aplausos, Almeida voltou a dizer que isso não renasce e foi completado por uma ironia de Aleluia ao PT: “Seria como renascer o PT combativo que ia para as portas de escola apoiar a greve do professores, que financiou a greve dos policiais”.
salvador
18 de maio de 2012, 17:20

Claudio Tinoco entra com processo contra Varela


Tinoco e Varela
O ex-presidente da Saltur, Claudio Tinoco, através do seu advogado, apresentou representação criminal contra o apresentador da Record Bahia, Raimundo Varela. Segundo informações que chegaram a este Política Livre, no Balanço Geral dos dias 28 e 29 de março e do último dia 16, Varela havia chamado Tinoco de “alucinado” e teria sugerido mediante gestos que ele tinha “interesse em promover um aditivo contratual com a OCP em troca de benefício econômico”. Salientou ainda que o ex-presidente havia “dado calote” em terceiros no carnaval deste ano e que Tinoco teria causado um prejuízo de R$ 8 milhões para a capital do Estado. Conforme consta na representação, Varela poderá ser condenado por injúria e difamação.  Tinoco considera que tais atos foram eleitoreiros com o objetivo de atingir a sua imagem, pois é pré-candidato a vereador nas próximas eleições. (Victor Pinto)
bahia
18 de maio de 2012, 17:09

Marinho recebe representantes da Tribo Tuxá

O cacique Raimundo e o índio Aéssio, representantes da Comunidade Indígena Tuxá, das Margens do Rio São Francisco, em Rodelas, solicitaram ao deputado Márcio Marinho (PRB) que intermediasse, junto ao Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, a implementação do Projeto de Implantação do Condomínio Solidário para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura com Inclusão Social e Geração de Renda. Segundo os representantes, “desde 2008 aguardam retorno para que o projeto possa ser implantado na região, o que fomentará o desenvolvimento de cooperativas e demais formas associativas do setor pesqueiro, tornando sua atividade mais eficiente, reduzindo a dependência de intermediários na comercialização do pescado, valorizando o produto. Marinho comprometeu-se a levar a situação ao Ministro Crivella.
salvador
18 de maio de 2012, 17:00

Ecopa participa da Feira de Turismo ABAV Bahia 2012

O Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA (Ecopa) marca presença na II Feira de Turismo ABAV Bahia 2012, que acontece até amanhã, no Centro de Convenções da Bahia, juntamente com o Salão Baiano de Turismo. No evento, que tem como objetivo reunir os diversos segmentos da indústria do turismo em um mesmo local, o Ecopa instalou um stand, no qual presta esclarecimentos aos empresários, turistas e à população local sobre a preparação de Salvador para receber o Mundial em 2014. Hoje à tarde, está confirmada a presença do gestor do escritório, Leonel Leal e, à noite, do coordenador de Esportes, Emerson Ferretti.
salvador
18 de maio de 2012, 16:50

Secretário considera racista publicidade institucional do governo da Bahia

Carol Aquino, do jornal A Tarde
O vídeo de uma propaganda do governo da Bahia, comandado pelo PT, vem causando polêmica sobre um suposto caso de racismo na Bahia. Na peça, que divulga o programa Saúde em Movimento, uma idosa negra comemora o fato de poder voltar a enxergar após fazer cirurgia de catarata. Ela fica feliz por finalmente conhecer os bisnetos, também negros, a quem chama, aos risos, de “feinhos”. A publicidade já deixou de ser veiculada na televisão desde o dia 6 de maio mas ainda está disponível na internet. Mesmo assim, no último dia 11, o Secretário da Reparação da Prefeitura de Salvador (Semur), Ailton Ferreira, protocolou um ofício à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) pedindo a revisão do texto da peça publicitária achando que a frase da idosa não é politicamente correta. Segundo nota publicada no site da secretaria municipal “o mesmo não contribui pedagogicamente para combater o racismo e ajudar a elevar a auto-estima das crianças negras” e vai de encontro ao apoio que o município dá à campanha da Unicef de combate ao racismo infantil. Nenhuma resposta oficial foi dada à Ferreira. Leia mais em A Tarde.
salvador
18 de maio de 2012, 16:40

Frentistas realizam assembleias nas Avenidas Barros Reis e Bonocô nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Sindicato dos Frentistas realizará assembleias nos postos das Avenidas Barros Reis e Bonocô. A partir das 6h, as atividades começam no Posto Bonfim, depois seguem para o Posto Sol e Posto Peixe, todos na Avenida Barros Reis. O encerramento das atividades acontece no Posto Metrô, na Bonocô. No dia 24, será realizada uma nova reunião entre os sindicatos dos trabalhadores e dos patrões, na Superintendência Regional do Trabalho. Até lá, as assembleias continuam.
brasil
18 de maio de 2012, 16:30

Lula participa do “Programa do Ratinho” do SBT

Na próxima terça-feira, o ex-presidente Lula participará ao vivo do “Programa do Ratinho” no SBT, informou o UOL. O programa do SBT é o primeiro a receber Lula após sua recuperação. Entre os assuntos que serão discutidos no “Programa do Ratinho” estão a doença do ex-presidente, os planos políticos e a participação nas próximas eleições do ex-presidente brasileiro. (Portal Imprensa)
bahia
18 de maio de 2012, 16:15

EXCLUSIVO: Indignado com PCdoB, Wagner orienta veto a Daniel Almeida para coordenador de bancada

Raul Monteiro

Com seu PCdoB "desalmado", Daniel Almeida virou persona non grata
Irritadíssimo com o comportamento que seus amigos classificam como desleal do PCdoB, que lidera a greve dos professores estaduais e tem feito articulações com vistas à sucessão com adversários como o PMDB em vários municípios, o governador Jaques Wagner (PT) teria mandado mensagem à bancada federal baiana de que não aceita a escolha do deputado federal Daniel Almeida, presidente estadual dos comunistas, para líder do grupo.
Numa reação de vários deputados a uma nova indicação do PT para o posto, Almeida chegou a ser considerado favorito para suceder o colega petista Nelson Pelegrino, que vai deixar proximamente o posto de coordenador da bancada quando se licenciar do mandato para concorrer à Prefeitura de Salvador. O posicionamento adotado pelo governador com relação à sucessão na bancada teria, entretanto, revertido completamente o favoritismo do deputado comunista.
De olho na brecha aberta com a indignação manifesta de Wagner em relação a um representante do PCdoB, vários deputados, a exemplo de Josias Gomes (PT) e Luiz Argolo (PP), passaram a se animar com a hipótese de sucederem Nelson Pelegrino. “O quadro na bancada atualmente é de expectativa, mas tudo indica que Daniel Almeida pode desistir da disputa ou enfrentá-la contra a vontade do governador”, diz ao Política Livre um deputado baiano.
O PMDB também tem estimulado a concorrência, pedindo informalmente votos para Almeida, na expectativa de agregar eventuais insatisfações contra o governador na bancada. “Wagner pode estar realmente descontente com Almeida, mas este é o momento de a bancada fazer valer seu posicionamento, abrindo espaço para um tipo de relacionamento mais altivo com o governo baiano”, diz outro governista doido para trair na eleição para coordenador.
brasil
18 de maio de 2012, 16:10

Polícia prende oito dos dez vereadores de cidade do Alagoas

Pelo menos oito dos dez vereadores do município de Rio Largo, localizado na Grande Maceió, foram presos no início da noite desta quinta-feira, por policiais da Força Nacional de Segurança Pública, acusados de corrupção e desvio de dinheiro. A prisão, realizada por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital após denúncia do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual, foi realizada no momento em que os políticos participavam de sessão ordinária na Câmara Municipal. Os oito vereadores presentes no plenário tiveram a prisão decretada e foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, onde passam, neste momento, por exames de corpo de delito.
salvador
18 de maio de 2012, 16:00

MPT apresenta nova proposta a empresários e rodoviários para tentar evitar greve

O Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou em reunião de mediação nessa sexta-feira uma nova proposta para encerrar o impasse entre rodoviários e empresas de ônibus. Já foram 11 rodadas de negociação sem avanços. A reunião aconteceu pela manhã na sede do MPT, no Corredor da Vitória. Uma nova reunião foi marcada para a segunda-feira, às 9h, no mesmo local. Segundo o MPT, o patronato não apresentou uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores e, por isso, os procuradores resolveram fazer uma sugestão. “Detectamos que a negociação estava emperrada, sem a discussão de nenhum dos itens da pauta, e por isso optamos por propor um acordo que fosse razoável, a partir do que foi pedido pelos trabalhadores”, disse o procurador Pedro Lino de Carvalho Araújo. A proposta do MPT traz a volta do pagamento do quinquênio, benefício que os rodoviários tinham mas foi suspenso em dissídio coletivo. (Correio)
bahia
18 de maio de 2012, 15:43

Prejuízo com a seca na Bahia pode chegar a R$ 7,7 bi, aponta estudo

Um levantamento realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) aponta que a agricultura e o setor de serviços no Estado poderão amargar um prejuízo de até R$ 7,7 bilhões com a seca que assola o Nordeste. Isso ocorrerá caso não chova até o mês de outubro, completando o ciclo de um ano sem precipitações. Esta é a pior seca em décadas, e no Estado se fala na pior em 47 anos. O estudo levou em conta três possíveis cenários. No primeiro deles, o mais otimista, com chuvas até o início do mês de junho, o prejuízo agrícola chegaria a R$ 3,8 bilhões. No segundo cenário, mais moderado e considerando chuvas a partir de agosto, o déficit alcançaria R$ 5,7 bilhões. No terceiro e mais pessimista cenário, o prejuízo alcançaria R$ 7,7 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto) estadual. Segundo o IBGE, o último PIB consolidado da Bahia é de 2009 e somou R$ 137 bilhões. Leia mais no UOL.
economia
18 de maio de 2012, 15:32

O Facebook já vale uma Vale

Neste momento, poucas horas após o seu IPO, o Facebook, apesar das oscilações, já está valendo 115 bilhões de dólares. Mais do que uma Vale (106 bilhões de dólares). Quase um Bradesco (53 bilhões de dólares) e um Itaú (64 bilhões de dólares) somados. Ou ainda quase o valor de mercado de uma Petrobras, a maior empresa brasileira (134 bilhões de dólares). (Radar On-line/Veja)
exclusivas
18 de maio de 2012, 15:13

Imbassahy não aparece em evento do PSDB e DEM


Antônio Imbassahy viajou para o Paraná
Nome mais aguardado na reunião que a Executiva estadual do PSDB inicia neste momento para manifestar seu apoio ao pré-candidato do DEM a prefeito, ACM Neto, o ex-prefeito Antônio Imbassahy não apareceu e nem deverá aparecer. Segundo informações que circularam agora há pouco no Centro Empresarial Iguatemi, onde fica a sede tucana, Imbassahy se encontra, neste momento, no Paraná. Não se sabe por que motivo.
bahia
18 de maio de 2012, 15:05

Queda de galho de árvore interdita via na BR-110

A queda de um galho de uma árvore interditou parcialmente o tráfego de veículos na BR-110, por volta das 12h30 desta sexta-feira, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso aconteceu nas proximidades da empresa Isograma, antes da entrada do município de São Sebastião do Passé, localizado a 58 quilômetros de Salvador. O incidente teria sido provocada pela forte chuva na região, e como a pista da rodovia é mão única, a interditação teria causado um congestionamento no local. Ainda de acordo com a PRF, o galho da árvore já foi retirado da BR-110 e o trânsito voltou a circular normalmente na região. (Correio)
brasil
18 de maio de 2012, 14:54

Pinheiro comemora aumento do acesso à banda larga

De 2010 para 2011, a banda larga no Brasil cresceu quase 100%, segundo o senador Walter Pinheiro (PT). Ele disse ontem que, nesse período, o número de acessos subiu de 20,6 milhões para 41,1 milhões, segundo pesquisa da Consultoria Teleco. Para este ano, afirmou, a estimativa é 73 milhões de acessos em banda larga. Para 2014, a previsão é de que alcancem 124 milhões. Pinheiro lamentou, no entanto, que o Brasil ainda ocupe a 63ª posição no ranking de domicílios com acesso à internet, entre 154 nações. (Jornal do Senado)
mundo
18 de maio de 2012, 14:30

Aos 28 anos, Mark Zuckerberg é a pessoa mais influente da internet


Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg, cofundador e diretor-executivo (CEO, na sigla em inglês) da maior rede social do mundo, o Facebook, já figura entre as lendas do Vale do Silício antes mesmo de completar 30 anos. “A fortuna sorri para os audazes”, a famosa máxima de Virgílio, citada por Zuckerberg em sua página pessoal, parece refletir fielmente a trajetória de um rapaz que lançou sua companhia aos 19 anos e que nunca deixou a frente da empresa. Zuckerberg já faz parte dos 20 homens mais ricos do mundo e sua empresa passou a valer 104 bilhões de dólares após sua estreia em bolsa nesta sexta-feira. Desde 2010, ele tem sido eleito o “homem do ano” pelo semanário Time e o homem mais influente do “new establishment” por Vanity Fair. (AFP)

Nenhum comentário :