Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Veja chafurda nos porões desde a ditadura

Nenhum comentário

Veja chafurda nos porões desde a ditadura

Data: 21/05/2012
14:48:19
A imprensa que procura ir além de sua função acha mesmo que pode influenciar decisivamente articulações e acontecimentos na política, por definição a área em que nasce e é exercido o poder. Já foi o tempo. A amplitude e a interpenetração das comunicações diluiu essa capacidade – não há um conglomerado capaz de ditar as normas e os caminhos da sociedade.
A revista Veja não enxergou assim e continuou, mesmo sob o avanço das liberdades no país, a ser o que sempre foi: a sucursal de um jornalismo partidário que não tem princípios, mas somente fins, invariavelmente consonantes com seus próprios interesses.
Suas coberturas, quando “necessário”, sempre tiveram o dom da parcialidade, como no caso do golpe militar que derrubou o presidente socialista do Chile Salvador Allende, em 1973, sabidamente preparado e financiado pelos Estados Unidos, via CIA.
Em apoio a textos distorcidos, uma foto foi antológica, mostrando Allende com cães de raça nos jardins de sua mansão em Santiago, e uma legenda maliciosa, apontando-o como “um homem rico” – para Veja, uma contradição com a sua postura ideológica.
Na época em que o comunismo era “uma ameaça” no Brasil, a revista era anticomunista, perfilando com os generais da ditadura. A esquerda de verdade era uma inimiga ideológica, de Leonel Brizola a João Pedro Stédile, este retratado numa montagem vulgar como pistoleiro. Diante de suas práticas atuais, sabe-se lá que tipo de contato tinha Veja com os porões do regime.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Record presta um serviço à democracia

Data: 21/05/2012
14:45:41
Não se pode deixar de reconhecer a colaboração da TV Record para a democracia e o jornalismo ao denunciar o uso político da Editora Abril, dona da Veja, atribuindo-o ao seu presidente, Roberto Civita.
A emissora defende abertamente o comparecimento de Civita à CPI que investiga as atividades de Carlinhos Cachoeira, enquanto toda grande mídia brasileira permanece calada, exceto por referências parcimoniosas de colunistas envergonhados, que, afinal, ficaram sabendo como é a “liberdade de imprensa” nos jornais onde trabalham.

É provável que a Record esteja atuando para preservar seus espaços, mas isso pouco importa agora. Mais vale o contraponto que faz ao “ensurdecedor silêncio” dos meios de comunicação, e não é a primeira vez, bastando recordar (sem trocadilho) o enfrentamento que fez à Globo tempos atrás, denunciando favores oficiais à rede dos Marinhos.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Uma paulada já deu

Data: 21/05/2012
14:32:27
É desprovida de qualquer fundamento a hipótese de Geddel Vieira Lima representar o PMDB na disputa da Prefeitura de Salvador, pois ele não cometeria duas vezes seguidas o mesmo erro. Deixa isso para Antonio Imbassahy, que é capaz de fazê-lo até três vezes. Ou Nelson Pelegrino, que tenta o tetra.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Movimentação de Campos tem pinta de campanha

Data: 21/05/2012
14:31:08
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), movimenta-se em várias direções, sinalizando para uma possível candidatura à presidência da República. Era uma perspectiva imaginável pelas ótimas avaliações de desempenho administrativo que vem obtendo nestes cinco anos e meio.
É visível a movimentação de Campos em busca de avanços no campo político. Seu partido, com seis governadores, tornou-se força nacional, e ele não se furtou de demonstrar a sua, pessoal, ao articular a escolha da mãe, deputada Ana Arraes, pela Câmara dos Deputados, para o Tribunal de Contas da União.
Campos costuma levar a Pernambuco deputados de outros Estados, como fez recentemente com uma delegação da Assembleia Legislativa da Bahia, para conhecer as maravilhas da Mauricéia, e pelo menos no caso baiano os visitantes voltaram deslumbrados com seu modo de governar.
Se, ainda assim, não se acreditasse nas intenções do governador pernambucano, eis que ele dá um passo definitivo para ter condições de se colocar no páreo de 2014, aceitando a reconciliação com o senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB, partido indispensável a uma boa aliança nacional, especialmente se prosperar o desconforto atual com o PT.
Campos derrotou Jarbas com mais de 80% dos votos na última eleição pernambucana. Foi um placar tão humilhante que agora é Jarbas, sabendo que mais humilhado não poderia ficar, quem procura o desafeto. Pragmaticamente, sabe que, apoiando o conterrâneo num corrida presidencial, será sua melhor chance de voltar ao Campo das Princesas. 
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Dilma pode imitar Fernando Henrique

Data: 21/05/2012
14:22:44
Naturalmente que os planos do governador estão vinculados ao futuro de governo Dilma Rousseff, cuja eleição apoiou e do qual é aliado. Somente na hipótese de um fracasso de atual estrutura de poder é que ele poderia apresentar seu nome – como opção dentro do próprio grupo ou fora dele, em caso de separação.
Entretanto, tudo indica que que será difícil o êxito do projeto. Ao contrário, a serem preservadas as condições atuais, o que é muito provável, a presidente Dilma alcançará uma proeza que nem seu padrinho Lula conseguiu realizar: a eleição do primeiro turno, façanha exclusiva, até agora e nas duas vezes, do ex-presidente Fernando Henrique.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Teleguiados

Data: 21/05/2012
14:20:54
Há na imprensa porta-vozes do prefeito João Henrique, que antes foram de Geddel, de ACM e de outros mais, aborrecidos somente porque apareceu um porta-voz para Imbassahy. Tipos assim, no início da corrida espacial e tecnológica, eram chamados de "teleguiados".
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

"Mamãe, eu quero ir a Cuba e quero voltar"

Data: 21/05/2012
14:19:27
O ex-deputado Ewerton Almeida estranha os “rasgados elogios à felicidade em que vivem os cubanos”, feitos “nesses visitas de turismo que os ditos esquerdistas fazem ao 'paraíso' de Cuba”, onde veem pessoas “bem vestidas, bem alimentadas e bem alegres”.
Para ele, muitos cubanos vivem na ilha “contra a vontade e sempre que têm oportunidade fogem de lá”. Um tanto radical, Almeida sugere aos defensores do “regime ditatorial que idolatram” que “peguem suas famílias e se mudem”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Postagem prejudicada

Data: 21/05/2012
13:37:43
A queda da rede de energia da Coelba elétrica na nossa região na noite de sábado, causando danos em equipamentos, e as fortes chuvas do fim de semana, que tiraram do ar o sinal de internet GVT, impediram as postagens dominicais de Por Escrito. Ainda em condições tecnicamente precárias, estamos reiniciando as emissões.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Nenhum comentário :