Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Álvaro diz que viagens de Wagner são públicas

Nenhum comentário

Álvaro diz que viagens de Wagner são públicas

Data: 10/06/2012
12:03:25
Um dos que rejeitaram o requerimento do deputado Luciano Simões (PMDB) para obter do governo informações sobre as viagens internacionais do governador Jaques Wagner, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB) disse que essa decisão não cabe à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
“As viagens do governador são noticiadas, os dados estão no Transparência Bahia e, ainda, qualquer cidadão pode solicitá-los com a Lei de Acesso à Informação", afirmou, acrescentando que “o papel da Mesa não pode ser reduzido com um requerimento que perdeu seu objeto. Há temas mais importantes a tratar”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Hélio Fernandes bate em Eike no retorno

Data: 10/06/2012
12:02:13
De volta ao batente na Tribuna de Imprensa digital, após a perda de dois filhos e do irmão Millôr, Hélio Fernandes escolhe como primeiro alvo o empresário Eike Batista, atacando-o no que talvez ele preze mais: a decantada capacidade empreendedora, que o leva a orgulhar-se de pagar R$ 670 milhões de imposto de renda.
Fernandes atribui a fortuna de Eike, que ele possuía “antes de nascer”, ao “enriquecimento colossal” de seu pai, Eliezer Batista, obtido com “irregularidades” em “prejuízo ao Brasil”. Explicitamente, o jornalista acusa o pai de Eike de “roubo das jazidas de manganês do Amapá”, que “controlava” como “eterno presidente da Vale”.
Sintetiza o velho, vibrante e inquebrantável Hélio, novamente na trincheira, sentenciando a eternidade da corrupção contra a exaustão irrecorrível das riquezas nacionais: “Quem nasce Batista se reproduz na riqueza de outro Batista. Só o manganês não se reproduz, dá apenas uma safra”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Marcha metropolitana

Data: 10/06/2012
11:59:58
O deputado Sargento Isidório e seus mais de mil internos da Fundação Dr. Jesus foram à praia em Madre de Deus no fim de semana, recarregando as energias para voltar a Salvador na terça-feira, quando o movimento deverá fazer seu protesto em frente à Rádio Metrópole.
Pelo menos foi o que ele anunciou quarta-feira, no encerramento da sessão da Assembleia Legislativa, ressaltando que isso não ocorrerá somente "não for a vontade de Deus".
O deputado, como se sabe, está revoltado com o radialista Mário Kertész, também candidato do PMDB a prefeito de Salvador, por ter acusado de prática de tortura a ONG, destinada ao tratamento de dependentes químicos.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Geilson vê falta de habilidade com greve

Data: 10/06/2012
11:57:30
Já esperando intensa polêmica para a semana que se inicia, com a assembleia-geral dos professores na terça-feira para decidir sobre a greve, o deputado Carlos Geilson (PTN) aponta como “inexplicável e inaceitável a falta de habilidade do governo no tratamento da questão”.
Recente incursão à mídia de deputados e dos secretários Jorge Solla e Robinson Almeida é, segundo Geilson, “uma tática que deu certo com a greve da Polícia Militar, mas o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O governo tem de negociar”.
Para o deputado, o governador Jaques Wagner, que “era habilidoso para conduzir greves como ativista, do outro lado mostra-se incapaz nessa briga que é intestina, porque, afinal, ele veio de lá, do sindicalismo”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Mais do mesmo

Data: 10/06/2012
11:54:37
Depois da ameaça de retorno do “inverno egípcio”, mesmo que por via eleitoral, teme-se com ansiedade a substituição, na Síria, de Bashar Al Assad por Baixar Al Sarraf.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Bruno pede TAC para reabrir Carnaíba

Data: 10/06/2012
11:53:49
O deputado Bruno Reis (PRP) incorpora-se ao esforço para reabertura do garimpo da Carnaíba, em Pindobaçu, e apela ao Departamento Nacional de Produção Mineral e à Delegacia do Trabalho em Juazeiro para firmar um Termo de Acordo e Compromisso nesse sentido.
“A exploração de esmeraldas na região tem autorização legal desde 1963 e representa a sobrevivência de vários municípios”, disse o parlamentar. Lamentando as duas recentes mortes na área, propôs que os órgãos fixem prazos e providências em favor da segurança “que os garimpeiros vão cumprir”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Lúcio agora é colega

Data: 10/06/2012
11:52:25
Aparentemente um pouco atrasado em relação a outros políticos, o deputado Lúcio Vieira Lima lança amanhã seu novo instrumento de comunicação com o eleitorado, o blog www.blogdolucio.com.br.
Os interessados encontrarão na página os projetos de lei do deputado, que também é presidente do PMDB baiano, notícias da Bahia e do Brasil e suas opiniões acerca dos temas mais importantes do cenário político nacional.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Estreia contra prefeito em Filadélfia

Data: 10/06/2012
11:51:15
Tentando sua primeira vitória eleitoral aos 23 anos, o estudante de Direito e empresário Barbosa Júnior (PDT) cita dois fatores a seu favor na disputa contra o prefeito João Luiz Maia (PSD), em Filadélfia: “uma coligação de nove partidos” e “a rejeição de 74% do prefeito”. Filho do ex-prefeito Barbosa Santos, ele anuncia como aliados PTB, PP, PSDB, PSB, PCdoB, PMN, PT e PV.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Convenção em Jaguaquara

Data: 10/06/2012
11:48:56
Dermeval Gama (PSDC) tentará este ano passar da condição de primeiro suplente à de vereador em Jaguaquara, onde seu partido faz convenção dia 17 para aprovar a candidatura a prefeita da Drª Sara Helen, com apoio do PPS.
O ato será na Cooperativa Agrícola de Jaguaquara, com a participação de duas lideranças do PR: o ex-prefeito Mirinho e o vereador Sirlei.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Depoimento

Data: 10/06/2012
11:48:01
Adversários do candidato do PMDB a prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, acusam-no de envolvimento em processo que investiga ações de Carlinhos Cachoeira.
Para tanto, encaminham o depoimento de 11 de novembro do ano passado, em que Arnaldo Ribeiro Júnior, ao depor na Polícia Federal de Goiás, o aponta como “representante em Goiânia da Fast Game”, empresa do ramo de caça-níqueis.
Arnaldo prestava esclarecimento, ao delegado Célio Delfino de Souza, sobre máquinas apreendidas em casa de sua propriedade, que pertenceriam à citada empresa. Ele se referiu a “Wilson Freire Moreira”, que é o nome civil de Cota, na página 58 da Informação nº 073/2011 da PF.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Polícia Legislativa foi debatida em Natal

Data: 10/06/2012
11:46:48
O processo de implantação das Polícias Legislativas – que já existem no Senado, Câmara dos Deputados e cinco Assembleias Legislativas – foi discutido em Natal, durante o IV Encontro Nacional da Unipol. “Nosso objetivo é criar condições para que todas as Assembleias do país tenham o policial legislativo”, disse o presidente da entidade, Geraldo Magela.
O novo presidente da Unale e o que o antecedeu no cargo, respectivamente os deputados Joares Ponticelli (SC) e José Luiz Tchê (AC), defenderam a institucionalização da segurança. “No Acre, a experiência deu certíssimo e temos uma brilhante polícia”, disse Tchê.
Ponticelli colocou a Unale à disposição da Unipol e deu seu foco para importância do assunto: “Falta contingente policial nas ruas, e os militares destacados para cuidar do policiamento dentro das Assembleias representa um efetivo importante”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Retranca no Supremo

Data: 09/06/2012
11:18:26
Se o Lewandowski do Brasil fosse tão rápido quanto o da Polônia, o mensalão já teria sido julgado.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Bahia precisa preparar futuras gerações

Data: 09/06/2012
11:17:50
Segurança, educação, saúde. Não é preciso muito esforço para constatar que estas são prioridades prometidas por qualquer candidato ou governante. No entanto, como se pode ver pelo caso baiano, o trinômio não está sendo devidamente contemplado.
Greves marcantes na Polícia Militar e na rede de ensino, com profundas e irremediáveis consequências, mostram um quadro que não poderia estar no roteiro de um governo que foi eleito deplorando o poder vigente há décadas, como autêntico – endossamos nós – subproduto da ditadura militar.
Se era mesmo prioridade a educação – e é, sim, ainda que alguns dos seus adoradores no íntimo façam pouco caso –, por que não dirigir o máximo possível de empenho e dinheiro para construir no Estado este que é o único e insubstituível caminho para o futuro?
Ter a juventude realmente preparada é uma condição que demandará gerações até ser alcançada plenamente, e daí em diante, com democracia de verdade, a cidade, o Estado, o país caminharão sozinhos. Mas não sem que se inicie essa trajetória.
Da segurança, não é preciso falar muito. Quando se torna um clamor popular, é porque tudo mais está dando errado. Segurança é o resultado de uma sociedade ancorada em princípios sólidos. Não pode ser arrancada a ferro.
Resta a saúde. Esquecendo a permanente carência de uma rede subdimensionada em estrutura e profissionais, além de desprovida de técnicas mais avançadas, o que se vê são discretos movimentos nos quadro de servidores que poderão, em tempo não muito distante, levar à falta até desses parcos meios.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Boas Festas

Data: 09/06/2012
11:15:00
Recebemos da vereadora Marta Rodrigues cartão com votos de próspero 2012. Só nos resta agradecer, desejando-lhe que continue norteando seu mandato pelas mais elevadas preocupações de interesse da sociedade.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

O que faltava

Data: 09/06/2012
11:14:09
Foi instituído concurso para escolher a expressão que melhor designa o possível ingresso do ex-secretário José Matos, como preposto do PP e do prefeito João Henrique, na chapa de Nelson Pelegrino (PT) à Prefeitura.
As mais votadas até o momento são pá de cal, abraço de afogado e tiro de misericórdia.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Mil cavalos contra um

Data: 09/06/2012
11:12:59
Parlamentar do PSD, que não quer seu nome vinculado a tal declaração, disse que “a oposição vai usar o discurso e o governador vai usar a máquina” na eleição para prefeito de Salvador.
E mais: “Se Wagner usar a máquina, ACM Neto vai ser mais uma vez um cavalo paraguaio” – aquele que, no folclore do turfe, larga na frente e sempre chega entre os últimos.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

BLAGUE NO BLOG - Versos que mordem

Data: 09/06/2012
11:12:06
Príncipe do Epigrama na Bahia, Lafaiete Spínola atirava para todo lado, mas tinha especial pontaria ao mirar profissionais que a seus olhos primavam mais pela incompetência.
Do livro “Lafaiete Spínola, um escritor baiano”, de Terezinha F. Spínola, mais algumas quadrinhas de tantas que o autor publicou, ao longo de anos, no extinto O Imparcial e em A Tarde.
A um médico:
Este doutor sabidório
A profissão leva a sério:
Abriu o seu consultório
Defronte do cemitério.
A um advogado:
Você, meu caro casmurro,
Tem na vida o seu papel:
Como bacharel, é burro,
Como burro, é bacharel.
A um escritor:
É grande a facilidade
Que ele tem como escritor,
Pois toda a dificuldade
Fica para o leitor.
A um jornalista:
É do jornal o baluarte,
Vai da fama pela mão.
Tem talento em toda parte,
Só não tem na Redação.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Que mal pergunte

Data: 09/06/2012
11:09:04
O governador Jaques Wagner desfilará no 2 de Julho ou, como os caboclos, este ano preferirá o recolhimento?
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Joacy luta pelo Baixio

Data: 09/06/2012
11:07:59
Embora desprovido, talvez momentaneamente, de mandato, o ex-deputado Joacy Dourado (PT) continua a todo vapor. De passagem pela Assembleia, revelou-se “alegre com a perspectiva de botar em funcionamento o Baixio de Irecê”.
Trata-se de um projeto de irrigação de 57 mil hectares, que vem sendo executado há décadas com investimento total previsto de R$ 850 milhões. Segundo Joacy, o superintendente da Codevasf, Elmo Vaz, anunciou a próxima publicação dos editais da habilitação das empresas que tocarão a próxima etapa.
“Com a seca em Irecê, o Baixio é a última esperança da região, onde ficam 20 municípios”, disse o ex-deputado, acrescentando a viabilidade até da transferência dos irrigantes do entorno da vazia Barragem de Mirorós para plantio nos 5 mil hectares já disponíveis.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Estamos aí

Data: 09/06/2012
11:04:46
Indagado sobre a referência a seu nome como possível candidato a líder do PT e, mais à frente, a presidente da Assembleia, o deputado Paulo Rangel esquivou-se risonhamente: “Não tem nada disso...”
Posto, então, ante a afirmativa de que estava fora dos dois processos, preocupou-se: “Não digo que não sou, pois todos os deputados têm direito”. E completou: “Sou qualquer coisa que Jaques Wagner quiser”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Por que se fala em voto secreto para parlamentar

Data: 08/06/2012
12:26:39
Volta a ser discutido, desta vez no Senado, onde irá a plenário quarta-feira, o fim do voto secreto nas casas legislativas para as decisões sobre cassação de mandato.
Este blog reafirma sua opinião – manifestada quando a deputada Luiza Maia apresentou projeto propondo a votação aberta na Assembleia Legislativa – de que o sigilo deve ser mantido nos casos previstos na Constituição, com o objetivo de garantir a liberdade de consciência do parlamentar.
Entretanto, é forçoso reconhecer que a deterioração dos costumes políticos no país, de que temos numerosos exemplos diários, contribui para que pessoas até bem intencionadas incorram no erro de defender a revogação de um princípio que é importante para a democracia.
Antes, em períodos moralmente mais elevados, votava-se sigilosamente para dar total independência a um deputado para cassar, sem constrangimento, um colega que tivesse infringido a lei ou o decoro.
Hoje, o voto secreto serve mais para que parlamentares preservem, solidariamente, o mandato de corruptos sem o risco individual do julgamento da opinião pública.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Nascimento em Feira

Data: 08/06/2012
12:24:44
O presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento, é presença anunciada domingo, em Feira de Santana, para participar da convenção municipal do partido, que começará às 14 horas, no espaço de eventos Garage.
A deputada Graça Pimenta comanda a festa, como maior expressão do PR na região. Não se espera surpresa: deverá ser formalizado apoio à reeleição do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), marido da parlamentar.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Hermeneuta de plantão

Data: 08/06/2012
12:23:46
Morubixaba da mídia provinciana acha que a frase de Wagner “conversa particular é território do imponderável”, a respeito do encontro Lula-Gilmar Mendes-Jobim, significa, “com mais elegância”, o mesmo conceito antigo segundo o qual conversa de mais de dois é comício.
Permitimo-nos discordar, mesmo porque o governador não tem andado muito elegante ultimamente. Na verdade, Wagner quis dizer o que disse mesmo: que não se pode ponderar – isto é, considerar, avaliar, examinar – o conteúdo daquele bate-papo, em que, afinal, de contas, é uma palavra contra outra.
O governador apenas afirmou que já se sabia: está com Lula e não abre.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Sem destino

Data: 08/06/2012
12:21:04
Pobre país das lutas inglórias e da enganação geral. Em Salvador, vereadores vão à Justiça contra a ilegalidade do aumento da tarifa de ônibus, que a população está pagando há quase uma semana. Em busca de uma decisão favorável que jamais saiu ou sairá.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Deus ajude

Data: 08/06/2012
12:20:19
Mantém a deputada Ivana Bastos (PSD) luta igualmente inglória contra a paralisação das obras do lote 4 da Ferrovia Oeste-Leste, trecho de Brumado, onde operários foram demitidos.
A deputada tem a esperança de que uma reunião com o chefe da Casa Civil, Rui Costa, resolva alguma coisa. Em julho, ela e os colegas parlamentares da comissão que acompanha as obras voltarão a Brasília para tentar desenrolar o problema com Ibama, Valec e TCU.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Cobrança pública

Data: 08/06/2012
12:18:59
O leitor José Humberto encaminha link do blog de Geraldo José, com a notícia de que uma fornecedora da Prefeitura de Juazeiro, Iriana Koch Tonin, da empresa catarinense Hidroluna Materiais para Saneamento, acorrentou-se no paço municipal para cobrar uma dívida.
“Prefeito, quem sobrevive com 15 meses de atraso no pagamento? “ – pergunta ela, em cartaz que exibe, ao prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), candidato à reeleição. A dívida seria de R$ 300 mil e já se estenderia por 15 meses.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Infiltração radical

Data: 08/06/2012
12:17:38
O deputado Rosemberg Pinto (PT) chamou pra briga. Disse que “quem dirige a greve dos professores são o PSOL e o PSTU, que não têm nenhum interesse em resolver por causa da disputa política com o governador Jaques Wagner”.
Os professores, segundo o parlamentar, “estão sendo utilizados para o debate político” e sua entidade sindical, a APLB, “não mais representa a categoria”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Jabes confirma Leão no páreo

Data: 08/06/2012
12:16:47
Indagado se a candidatura de João Leão a prefeito de Salvador é apenas “de fachada”, o secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, afirmou que “até agora o deputado é pré-candidato, salvo informação errada” que tenha chegado a seu conhecimento.
Ante a alegação de que Leão se referiu, em recente entrevista à Tribuna da Bahia, a “dificuldades financeiras” para a campanha, levando à interpretação de que desistiria, Jabes disse que “qualquer candidato tem essa preocupação, não é ‘privilégio’ dele”.
Sobre as possibilidades de composição com outros partidos, o secretário confirmou que está havendo entendimentos, mas não quis citar legendas: “Essa prospecção quem está fazendo é o próprio Leão”.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

PT é contra ou a favor de João?

Data: 08/06/2012
12:15:18
A dúvida sobre a candidatura de Leão tornou-se mais procedente com a perspectiva de aliança entre o PT de Nelson Pelegrino e o PP, após a saída do secretário José Matos.
Como a questão envolve também o prefeito João Henrique, convém esperar a decisão e não a dar como certa, do contrário veremos Pelegrino elogiando a gestão atual.
Imprimir Imprimir  Enviar por e-mail Enviar por e-mail

As viagens de Wagner

Data: 08/06/2012
12:14:20
O líder do PMDB, Luciano Simões, protocolou na Casa Civil requerimento de informações sobre as viagens internacionais do governador Jaques Wagner de 1º de janeiro de 2007 a 6 de junho último.
Invocando a recente Lei de Acesso à Informação Pública, o parlamentar quer saber, além da relação de todas as viagens, quem pagou as despesas, os acompanhantes, os objetivos para o Estado e o custo detalhado de cada deslocamento.
Simões tomou a deliberação depois que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa derrotou, por três votos a dois, proposta semelhante, de sua autoria, para que a Casa fizesse a inquirição. “É inexplicável. Mesmo tendo a função de fiscalizar o Executivo, o Parlamento se omite”, lamentou.

Nenhum comentário :