Header Ads

ad728
  • Breaking News

    CPI quer esclarecer repasse de contador de Cachoeira


    bahia

    Itabuna: Jonas Paulo diz que candidatura de Juçara Feitosa é prioridade do governo

    Juçara Feitosa, pré-candidata do PT à Prefeitura de Itabuna
    O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, afirmou, em entrevista à Rádio Difusora Sul da Bahia, de Itabuna, que a candidatura da petista Juçara Feitosa naquela cidade é uma prioridade do governo Jaques Wagner (PT). Segundo o dirigente petista, o Conselho Político do governo conclamou que seja estabelecido um consenso entre as forças governistas em torno de Juçara. Hoje, a petista tem o apoio do PSB, PSD, PTdoB, PHS, PRP e PPL. Ainda na base do governo, estão os pré-candidatos, Vane, do PRB, e Wencesláu Júnior, do PCdoB, sendo o segundo considerado o maior entrave para uma coligação entre todos os partidos da base do governador. Jonas Paulo declarou ainda que o real adversário do PT, em Itabuna, é o prefeito, Capitão Azevedo (DEM), que tem o apoio do PSDB, do PMDB e do PSDC. (Thiago Ferreira)
    brasil
    14 de junho de 2012, 17:30

    Suposto almoço de parlamentares com Cavendish em Paris é apurado

    O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) informou nesta quinta-feira, ao sair de sessão da CPI do Cachoeira, que protocolou requerimento para verificar suposto encontro de parlamentares com o ex-presidente da Delta Construções, Fernando Cavendish, em Paris. O deputado disse que recebeu a informação de outro parlamentar, que não seria componente da comissão. De acordo com o deputado, o encontro teria acontecido na época da Semana Santa. Os parlamentares, que então estariam em uma delegação a países africanos, especialmente a Uganda, teriam retornado ao Brasil via Europa e se reunido em um almoço com Cavendish em Paris. Teixeira explicou que o requerimento foi protocolado junto à mesa do Senado, para saber, primeiramente, se houve a viagem desta delegação. (G1)
    brasil
    14 de junho de 2012, 17:18

    CPI quer esclarecer repasse de contador de Cachoeira

    Carlinhos Cachoeira
    A CPI do Cachoeira aprovou nesta quinta-feira um pedido de esclarecimentos dirigido ao ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro. A comissão quer saber o motivo de o escritório de advocacia no qual Brindeiro é sócio ter recebido recursos de Geovani Pereira da Silva, contador do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O repasse, de R$ 161 mil, consta do inquérito da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Geovani é o único foragido desde a operação policial. Segundo o senador Pedro Taques (PDT-MT), autor do requerimento aprovado, a PF constatou cinco transferências ao escritório Morais, Castilho e Brindeiro. Até o momento, Brindeiro não se manifestou publicamente sobre o assunto. Taques também pede que o atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tome as providências para apurar o repasse a Brindeiro, ex-chefe do Ministério Público durante o governo Fernando Henrique Cardoso e atual subprocurador-geral da República. (Agência Estado)
    salvador
    14 de junho de 2012, 17:06

    PV oficializa aliança com DEM em Salvador e confirma nome de Célia Sacramento para vice

    O PV oficializou, nessa quinta-feira, em evento realizado no Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho, uma aliança com o DEM para a disputa pela Prefeitura de Salvador. Com isso, a vice do pré-candidato ACM Neto (DEM) será a professora Célia Sacramento (PV). Em pronunciamento, a verde afirmou que a aliança não significa que o partido esquece o passado. “O PV está apostando no novo, porque Neto é o candidato que está propondo efetivar as políticas de igualdade para a cidade. Neto assumiu um pacto municipal de política para as mulheres e das causas ambientais”, declarou Sacramento. ACM Neto assinou um documento proposto pelo PV com 43 pontos programáticos para as eleições desse ano, entre eles, a intolerância com a corrupção, a transparência e o livre acesso à informação dos gastos públicos e o desenvolvimento de uma economia criativa.
    salvador
    14 de junho de 2012, 17:00

    Assaltante é morto pela polícia após roubar comerciante na Barra

    Um assaltante morreu em confronto com policiais militares na Roça da Sabina, localizada entre os bairros do Chame Chame e da Barra, depois de praticar um assalto conhecido como “saidinha bancária” na tarde desta quinta-feira. Na companhia de outro homem, Fábio dos Anjos Souza, 32 anos, abordou um comerciante na saída do banco Bradesco do Edifício Vitória Center, na avenida Centenário. Na ação, R$ 4860 que a vítima havia sacado na agência foram roubados. (Correio)
    salvador
    14 de junho de 2012, 16:50

    Ipea e Sebrae oferecem curso gratuito de Economia para jornalista

    Profissionais de comunicação poderão participar de um Curso de Economia gratuito, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Sebrae, nos próximo dias 18, 19, 20 e 21 de junho. Criado em 2009 em comemoração aos 45 anos do Ipea, o curso tem objetivo de aprofundar e atualizar o conhecimento dos profissionais da comunicação sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: setorial, ambiental, urbana e regional, social, macroeconômica e internacional. Os participantes também poderão conhecer as principais questões sobre desenvolvimento e indicadores econômicos do seu Estado. O evento acontece no Hotel Pestana, na Rua Fonte do Boi, 216, Rio Vermelho, das 18h30 às 22h. Os interessados devem enviar um e-mail com nome, cargo, empresa onde trabalha e endereço para vanessa.camera@ba.sebrae.com.br. (Correio)
    salvador
    14 de junho de 2012, 16:40

    Mesa-redonda debate trabalho infantil nesta sexta-feira

    Uma mesa-redonda, nesta sexta-feira, das 9 às 12h, na sede do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, em Salvador, vai debater o trabalho infantil sob os recortes de gênero e raça. Esta será a primeira vez que o tema terá este tipo de abordagem, através dos palestrantes Marcos Rezende (historiador) e Daniele Costa (coordenadora da União Brasileira de Mulheres/Bahia). Participa ainda da programação, também como palestrante, a presidente do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa), Teresa Calabrich. O combate ao trabalho infantil tem sido tratado com atenção pelo Governo do Estado, que prioriza as ações, sendo um dos eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente lançada em 2007. Na legislação brasileira, o trabalho infantil é conceituado como toda a atividade econômica e/ou de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro e remuneração, executada por crianças e adolescentes menores de 16 anos.
    economia
    14 de junho de 2012, 16:30

    Brasil terá segundo menor crescimento na América do Sul, prevê Cepal

    O Brasil deve registrar a segunda menor taxa de crescimento na América do Sul, apontou nesta quinta-feira um novo relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). De acordo com o estudo, a economia brasileira crescerá somente 2,7% em 2012, à frente apenas da do Paraguai (-1,5%). Já quando se analisa a América Latina, com exceção do Caribe, o resultado brasileiro é ligeiramente melhor. O Brasil ocupa o antepenúltimo lugar entre os países com as menores taxas de crescimento, à frente apenas de El Salvador (2%) e do Paraguai (-1,5%). Nas primeiras posições, estão Panamá (8%), Haiti (6%), Peru (5,7%), Bolívia (5,2%) e Costa Rica (5%). Segundo a Cepal, o crescimento econômico inverteu nos três primeiros meses deste ano a tendência de queda verificada a partir do segundo semestre de 2011, apesar de “uma alta da incerteza e volatilidade no contexto externo”. Ainda assim, a entidade manteve estável sua perspectiva de crescimento da economia da região, de 3,7% para 2012, contra 4,3% no ano anterior. (BBC Brasil)
    bahia
    14 de junho de 2012, 16:18

    Comitiva baiana do PMDB acaba com estoque de salgadinhos de Temer

    Presidente do PMDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima, lotou ontem o gabinete de Michel Temer de pré-candidatos baianos. Liderança maior do PMDB no governo Dilma Rousseff, Temer não escapou de tirar fotos individuais com todos os aspirantes a prefeito. Como a sessão de fotos demorou, a fome bateu e não deu outra: todo o estoque de barrinhas de cereal, chocolates e salgadinhos da vice-presidência foi atacado pelos pré-candidatos. Ao sair do gabinete, o próprio Lúcio brincou ao ver os potes de guloseimas vazios: “É bom que tenha acabado tudo. Assim o Temer vê como tá a seca na Bahia e libera recursos pra gente”. (Radar on-line/ Veja)
    brasil
    14 de junho de 2012, 16:10

    Rio+20 terá internet 4G em caráter experimental

    A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) terá internet de quarta geração (4G) funcionando em caráter experimental. Uma parceria entre o Ministério das Comunicações e as empresas Vivo e Huawei possibilitará, pela primeira vez no Brasil, testes desse tipo de conexão, que funciona com velocidade 10 vezes maior do que a da terceira geração (3G). As empresas também ficarão responsáveis pela operação e manutenção do serviço durante o evento. A estrutura da rede será montada no Pavilhão do Riocentro. “Isso servirá de parâmetro para avaliar como será (o funcionamento da 4G) na Copa de 2014″, disse na manhã de hoje, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao anunciar a parceria.”Serão doados 400 modens wireless (sem fio) a membros das delegações estrangeiras para que acessem a rede”, acrescentou depois, durante coletiva de imprensa. Para tornar o teste possível, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização especial e temporária, já que a Vivo – uma das empresas vencedoras da licitação para operação de telefonia 4G – só terá autorização para ocupar a faixa de 2,5 GHz após a assinatura do contrato. (Agência Brasil)
    salvador
    14 de junho de 2012, 16:00

    Instituto Steve Biko nega que provável vice de ACM Neto seja ligada à entidade

    Célia Sacramento (PV), provável vice do deputado ACM Neto à Prefeitura de Salvador
    O Instituto Steve Biko divulgou uma nota ontem em seu site negando que a provável vice do deputado federal ACM Neto (DEM) à Prefeitura de Salvador, Célia Sacramento, do PV, seja ligada à entidade. “Cientes dessas informações inverídicas, declaramos que a senhora Célia Sacramento não é membro fundador e não faz parte do quadro diretivo do Instituto Cultural Steve Biko”, diz a nota assinada pela diretora-executiva do Steve Biko, Jucy Silva. A diretora critica ainda o fato do nome da entidade ter se vinculado ao DEM que, segundo ela, se posiciona “contra os avanços sociais da população negra, a exemplo das cotas raciais nas universidades públcias”. “Ademais, surpreende-nos e nos causa perplexidade, a tentativa de vinculação do legado de 20 anos de promoção de ações afirmativas do Instituto Cultural Steve Biko a projetos político-partidários que se posicionam contra os avanços sociais da população negra, a exemplo das cotas raciais nas universidades públicas”, afirma. Leia a nota na íntegra no site do Instituto. (Thiago Ferreira)
    bahia
    14 de junho de 2012, 15:45

    Uneb oferece curso gratuito sobre surdez e educação em Serrinha

    Surdez e educação inclusiva: alternativas metodológicas para a ação pedagógica. Esse é o tema do curso de extensão promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do Departamento de Educação (DEDC), do campus XI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Serrinha. A iniciativa é gratuita e está com inscrições abertas até o dia 18 de junho para três turmas, disponibilizando um total de 120 vagas. As aulas serão realizadas no departamento e têm início previsto para o dia 10 de julho. Os interessados devem se inscrever no Nupe, em horário comercial, ou pelos e-mails marajesu@gmail.com e mjesus@uneb.br. O curso é coordenado pela analista universitária Márcia Raimunda de Jesus e pela professora Andréa Batista.
    brasil
    14 de junho de 2012, 15:39

    Comissão da Câmara enviará para análise da ONU matéria da Band-BA que ridiculariza preso

    O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), afirmou, na última quarta-feira, que vai encaminhar reportagem da TV Bandeirantes para análise das comissões de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), informou o portal da Câmara. O deputado quer que os organismos internacionais avaliem o caso e tomem as providências necessárias. A decisão foi comunicada em audiência pública realizada pela comissão e foi proposta por Dutra e pelos deputados Luiz Alberto (PT), Padre Ton (PT-RO), Jean Wyllys (Psol-RJ), Luiz Couto (PT-PB), Erika Kokay (PT-DF) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL).
    Segundo os parlamentares, a reportagem do programa “Brasil Urgente”, da afiliada da Band na Bahia, expõe ao ridículo um jovem negro e analfabeto suspeito de ter praticado um estupro. O diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações Octavio Penna Pieranti informou na audiência que a emissora foi multada, recorreu da decisão, e o recurso está sendo analisado. Alberto sugeriu que as renovações de concessões de emissoras de rádio e TV sejam analisadas pela Comissão de Direitos Humanos, após o recebimento de denúncias sobre violações desses direitos pelas emissoras. Leia mais no Portal Imprensa.
    bahia
    14 de junho de 2012, 15:30

    Itaberaba: PSOL realiza sua convenção partidária

    Mesa da convenção
    Na noite desta quarta-feira aconteceu a Convenção do PSOL do município de Itaberaba. O evento partidário, no auditório da Câmara de Municipal de Vereadores, foi comandado pelo presidente do Diretório Municipal Renival Sampaio França, o popular Pinto, e contou com uma mesa de abertura composta pelo secretário geral do partido na Bahia, Ronaldo Santos. A convenção marcou o lançamento oficial da chapa Renival Pinto e Walmiro Pedreira, candidatos a prefeito e vice do município de Itaberaba, além de três candidatos a vereadores. “Estamos felizes por ter no quadro do partido no município pessoas honestas e batalhadoras. A perspectiva do nosso partido aqui em Itaberaba são as melhores possíveis, esperamos contar com a população e ao longo da campanha vamos mostrar para o povo as nossas propostas e ideias para construirmos uma Itaberaba melhor e sem corrupção”, declara o secretário-geral do partido, Ronaldo Santos. (Jornal da Chapada)
    brasil
    14 de junho de 2012, 15:30

    Convenções partidárias no Amazonas começam neste sábado

    O calendário das convenções partidárias no Amazonas terá início no próximo sábado quando serão definidos os candidatos a vereadores, prefeito e vice, além das coligações que vão ser formadas para as eleições municipais. O PPS inicia o período de convenções no próximo sábado a partir das 8hrs no Hotel Taj Mahal, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manausx. Já o Democratas também faz a sua convenção no sábado às 9hrs no Hotel Quality, na Avenida Mário Ypiranga, na Zona Centro-Sul da cidade. Na semana seguinte, é a vez de mais três partidos realizarem suas convenções: PSB, PCdoB e PP. Para o dia 30 de junho, última data estabelecida pela legislação eleitoral para a realização de convenções, cinco partidos vão definir seus rumos nas eleições 2012: PCB, PSDB, PT, PMDB, PDT. Consultadas pela reportagem, nenhuma dessas legendas precisou o local e o horário das convenções. (G1)
    brasil
    14 de junho de 2012, 15:20

    Assinatura Eletrônica para projetos de iniciativa popular é aprovada em comissão do Senado

    A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou parecer favorável ao projeto de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko, que abre a possibilidade de inclusão de assinaturas eletrônicas nos projetos de lei de iniciativa popular encaminhados à Câmara dos Deputados. Essas iniciativas devem contar com as assinaturas de, no mínimo, 1% dos eleitores brasileiros, distribuídos por pelo menos cinco estados, com não menos do que 0,3% dos eleitores de cada um deles. O projeto (PLS 129/2010) ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em decisão terminativa. Em seu voto favorável ao projeto, o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), recorda que já existem os instrumentos tecnológicos capazes de garantir a autenticidade das assinaturas eletrônicas. Por meio da inovação, sustenta ainda o relator, poderá se tornar mais frequente a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular. (Jornal do Senado)
    brasil
    14 de junho de 2012, 15:10

    CPI aprova convocação da mulher de Carlinhos Cachoeira

    Priscilla Mendes, G1
    A CPI do Cachoeira aprovou, nesta quinta-feira, a convocação da mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça. Cachoeira foi preso em fevereiro, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás. O jornalista Carlos Bordoni, que afirma ter recebido R$ 40 mil por serviços prestados na campanha eleitoral do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também foi convocado. Bordoni diz ter recebido da campanha de Perillo pagamento depositado na conta de sua filha por uma empresa apontada pela PF como uma das que abastecia o esquema de Cachoeira. A comissão aprovou ainda a quebra, desde 1º de janeiro de 2002, dos sigilos fiscal, bancário e telefônico da empresa de confecções Excitant. Leia mais no G1.
    brasil
    14 de junho de 2012, 15:00

    Com câncer extirpado, Lula deverá poupar a voz nos próximos dias

    Ex-presidente Lula
    A assessoria de comunicação do Instituto Lula acaba de divulgar uma nota sobre a situação do ex-presidente. De acordo com a nota, o câncer na laringe do ex-presidente retrocedeu, mas, devido aos exames, ele deverá poupar a voz nos próximos dias. “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado na última quarta-feira, dia 13 de junho, para retirada do cateter subcutâneo implantado há sete meses, por meio do qual recebeu o medicamento quimioterápico que fez parte do bem-sucedido tratamento para curar o câncer de laringe diagnosticado em outubro do ano passado. Foi submetido a exames e a uma biópsia, que confirmaram não haver mais nenhum vestígio da doença. Como a laringe passou pela sobrecarga dos exames locais feitos ontem, por determinação médica o ex-presidente deverá poupar a voz nos próximos dias. Em função disso, o ex-presidente reduzirá as atividades que demandem o uso contínuo da voz no Rio + 20 e cancelou a sua participação, no sábado, na inauguração da Arena Socioambiental. Sua prioridade, agora, é seguir as recomendações médicas para se restabelecer definitivamente dos efeitos colaterais do duro tratamento a que foi submetido nos últimos meses”, diz a íntegra da nota. (Thiago Ferreira)
    brasil
    14 de junho de 2012, 14:50

    Dilma abre arcas do BNDES a Estados: R$ 10 bi

    Blog do Josias
    Com o PIB submetido aos efeitos da crise financeira global, o governo comporta-se como um passageito que vê o avião caindo e procura a saída de emergência. Nesta sexta, em reunião no Planalto, a piloto Dilma Rousseff apontará para os 27 governadores a porta de acesso às arcas do BNDES. A exemplo do que fizera Lula em 2009, Dilma prepara o anúncio de uma linha de crédito que deve superar a cifra de R$ 10 bilhões. Afora o BNDES, também o Banco do Brasil entrou na roda –emprestou R$ 3,6 bilhões ao Rio de Sérgio Cabral (PMDB) e negocia outros contratos com cinco Estados.
    Ouvido pela repórter Lu Aiko Otta, o governador sergipano Marcelo Déda (PT) referiu-se ao encontro de Dilma com os executivos estaduais como “uma reunião para mobilizar os Estados e garantir a ampliação do investimento público como ferramenta anticíclica do governo para enfrentar a crise internacional”. A julgar pelo que diz o companheiro Déda, a expectativa é proporcional à crise: “Se faltar luz na hora da reunião, não vai haver problema, porque o brilho dos olhos dos governadores será suficiente para iluminar a sala.”
    bahia
    14 de junho de 2012, 14:50

    Ibotirama: Caminhoneiro morre e outro fica ferido em acidente

    Um caminhoneiro morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente na BR-242, no município de Ibotirama, localizado a 650 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira (13), na altura do km 573 da rodovia, quando dois caminhões Bitrens – um caminhão articulado com dois semi-reboques – se chocaram de frente durante uma ultrapassagem proibida. Depois da colisão, os dois veículos pegaram fogo na rodovia. O motorista de um caminhão da empresa Rodoviva ficou preso às ferragens e morreu carbonizado. Já o paranaense José Carlos de Lima Rodrigues, 56 anos, sofreu politraumatismos durante o acidente e foi socorrido para o Hospital de Ibotirama, antes de ser transferido para o Hospital de Barreiras. Ainda de acordo com a PRF, o estado de saúde da vítima é estável, e ele passa bem. (Correio)
    bahia
    14 de junho de 2012, 14:47

    Conquista: Galo indica ao governo implantação de bicicletários públicos

    O deputado estadual Marcelino Galo (PT) indicou, nesta quinta-feira, ao governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a implantação de dois bicicletários públicos para o município de Vitória da Conquista. “A frota municipal de veículos já confere à cidade problemas de trânsito compatíveis com aqueles de uma cidade de médio porte. O incentivo aos modos alternativos de mobilidade contribui com a mobilidade sustentável uma vez que reduz, significativamente, os gases poluentes emitidos no meio urbano”, avaliou.
    TV Política Livre
    14 de junho de 2012, 14:41

    Paródia de clipe da novela, feita por estudantes, critica governo por greve dos professores

    Três estudantes, com fardas de escolas estaduais, resolveram parodiar o clipe das empreguetes da novela Cheias de Charme, que ocupa a faixa das 19 horas da TV Globo, criticando o governador pela greve dos professores. Hoje, a greve completou o seu 66º dia.
    brasil
    14 de junho de 2012, 14:30

    STF: O presidente Joaquim

    Joaquim Barbosa
    Joaquim Barbosa só assume a presidência do STF no final do ano, mas, por causa de uma viagem de Ayres Britto, presidiu ontem pela primeira vez uma sessão completa do Supremo. (Radar On-line/Veja)
    brasil
    14 de junho de 2012, 14:28

    CPI do Cachoeira adia votação para convocar Pagot e Cavendish

    A CPI do Cachoeira decidiu em sessão administrativa nesta quinta (14) adiar as votações de requerimentos de convocação de Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta Construções, e de Luiz Antonio Pagot, ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Antes, os integrantes da CPI tinham aprovado a quebra de sigilo dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF). Nos casos do ex-presidente da Delta e do ex-diretor do Dnit, os parlamentares da comissão aprovaram por maioria de votos o “sobrestamento” dos requerimentos de convocação de Cavendish (16 votos a 13) e Pagot (17 a 13). Na prática, o “sobrestamento” adia a votação dos requerimentos até o surgimento de fatos novos que, do ponto de vista da comissão, justifiquem a convocação dos dois. Leia mais no G1.
    bahia
    14 de junho de 2012, 14:20

    Deputados discutem situação dos moradores de rua

    Uma sessão especial na Assembleia Legislativa que será realizada na sexta-feira (15), às 9h, vai debater a situação dos moradores de rua. O objetivo é discutir as possibilidades de inclusão da População em Situação de Rua nas diversas políticas públicas governamentais (PAC e MCMV), em articulação com a sociedade civil organizada, de modo a reconhecer esta parcela populacional como parte integrante dos cidadãos que têm direito à cidade e aos seus serviços. Um dos focos será o Programa Bahia Acolhe, uma recente ação do governo do Estado que pretende oferecer proteção social a este grupo populacional, instituído pelo decreto estadual 13.795/2012, que começa a se estruturar, no âmbito da assistência social, e precisa ser fortalecido para dar resultados significativos de promoção social dessas crianças, jovens, adultos e idosos, cujo último recurso para manutenção de suas vidas foi sobreviver nas ruas. Estarão presentes representantes da SEDES, SJCDH, SETAD, Defensoria Pública, Ministério Público e do Movimento de População em situação de Rua.
    brasil
    14 de junho de 2012, 14:10

    Internação faz Lula adiar participação na Rio+20

    A internação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, para reavaliar as condições da laringe e retirar um cateter fez com que sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), prevista para o próximo sábado, fosse adiada. Lula irá participar da Rio+20 na próxima quarta-feira, segundo o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. “O médico recomendou um pouco de repouso e ele não vai à Rio+20 no sábado, como iria. Foi adiado para a próxima semana, para quarta. Não tenho falado com ele [o ex-presidente Lula] nos últimos dias, mas ele está bem”, disse Gilberto Carvalho. No sábado, na Rio+20, o ex-presidente iria abrir a programação oficial da Arena Socioambiental com participação no painel sobre Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável.
    brasil
    14 de junho de 2012, 14:00

    CPI vai abrir os sigilos de Perillo e Agnelo desde janeiro de 2002

    Ricaro Brito, da Agência Estado
    A CPI do Cachoeira aprovou nesta quinta-feira, a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico, de mensagens de celular e de e-mail dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). A decisão ocorre um dia após Agnelo ter colocado, durante seu depoimento na CPI, seu sigilo à disposição da comissão, o que levou a Perillo a tomar a mesma iniciativa. Em votações unânimes, os integrantes da CPI decidiram abrir os sigilos dos dois governadores desde 1º de janeiro de 2002 até o presente momento. Inicialmente, a intenção era que o sigilo fosse quebrado apenas pelos últimos cinco anos. “Eu aceito um aditamento do meu requerimento para que seja de 10 anos”, afirmou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), autor de um dos dois requerimentos referentes a Perillo. Leia mais no Estadão.
    bahia
    14 de junho de 2012, 13:45

    Comissão da Mulher discute a efetivação da Lei Antibaixaria

    A Comissão dos Direitos da Mulher vai solicitar audiência com o governador Jaques Wagner. Em pauta, a regulamentação da Lei Antibaixaria, que foi sancionada, já está em vigor, mas ainda não foi regulamentada. A comissão, sob a presidência da deputada Luiza Maia (PT), autora do projeto que se transformou em lei, quer que o governo defina o órgão público que vai fiscalizar a aplicação da lei e das multas e para onde irá o dinheiro arrecadado com as penalidades. O artista que infringir a lei será multado em 50% sobre o valor do seu cachê e o agente público que assim o permitir pagará R$ 10 mil por infração. Outro assunto que mobiliza a comissão é a implantação do observatório desta lei. A ideia, adianta Luiza Maia, é criar-se na Bahia um instrumento semelhante ao Observatório para Implementação da Lei Maria da Penha, “uma instância autônoma, da sociedade civil, que funciona através de um consórcio formado por núcleos de pesquisa e organizações não-governamentais de todo o país, e tem por objetivo primordial acompanhar, a partir da coleta, análise e divulgação de determinadas informações, o processo de efetivação da lei”.
    brasil
    14 de junho de 2012, 13:30

    Erundina vai entusiasmar militância do PT, diz Carvalho

    Rafael Moraes Moura, de O Estado de S.Paulo
    Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho
    O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta quinta-feira que a ex-prefeita e deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) é um “excelente nome” para a vaga de vice na chapa do petista Fernando Haddad na corrida pela Prefeitura de São Paulo. “(Erundina) É um excelente nome, me entusiasma muito e vai entusiasmar muito a nossa militância toda. É sempre muito bem-vinda”, afirmou Carvalho a jornalistas, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto. Conforme informou o Estado nesta quinta-feira, o anúncio oficial da escolha de Erundina deverá ser feito nesta sexta, 15, em um hotel da capital paulista. O nome de Erundina encontrou resistências no PSB paulista – o nome dela foi apresentado pelo presidente do PSB, o governador Eduardo Campos, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva há mais de dois meses.
    salvador
    14 de junho de 2012, 13:15

    Sucom notifica moradores de Periperi para preservar o Rio Paraguari

    A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) notificou, nesta quarta-feira, sete proprietários de imóveis da Rua 1º de Abril, no bairro de Periperi, para que não construam novas edificações e nem realizem ampliações nas residências já existentes no local. A ação visa impedir a invasão do entorno do Rio Paraguari, preservando, assim, a água da região. As notificações expedidas informam que quem descumprir a ordem da superintendência estará sujeito às penalidades previstas em lei, como demolição sumária da edificação. A ação fiscal foi oriunda de uma solicitação do Sistema Integrado de Atendimento Regional (Siga) do bairro. Um trabalho similar ocorreu na semana passada na localidade de Cachoeirinha, no bairro do Cabula. Na ocasião, 15 famílias foram notificadas para não desenvolver nenhuma construção ou ampliação no entorno da represa do Rio Cachoeirinha. Os fiscais da autarquia ressaltaram aos moradores do local a importância de preservar a represa e do atendimento às determinações expedidas pelo órgão. (Tribuna)
    salvador
    14 de junho de 2012, 13:15

    Sucom notifica moradores de Periperi para preservar o Rio Paraguari

    A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) notificou, nesta quarta-feira, sete proprietários de imóveis da Rua 1º de Abril, no bairro de Periperi, para que não construam novas edificações e nem realizem ampliações nas residências já existentes no local. A ação visa impedir a invasão do entorno do Rio Paraguari, preservando, assim, a água da região. As notificações expedidas informam que quem descumprir a ordem da superintendência estará sujeito às penalidades previstas em lei, como demolição sumária da edificação. A ação fiscal foi oriunda de uma solicitação do Sistema Integrado de Atendimento Regional (Siga) do bairro. Um trabalho similar ocorreu na semana passada na localidade de Cachoeirinha, no bairro do Cabula. Na ocasião, 15 famílias foram notificadas para não desenvolver nenhuma construção ou ampliação no entorno da represa do Rio Cachoeirinha. Os fiscais da autarquia ressaltaram aos moradores do local a importância de preservar a represa e do atendimento às determinações expedidas pelo órgão. (Tribuna)
    bahia
    14 de junho de 2012, 13:00

    Caravana à Brasília incluirá consórcios da Fiol e Bamin

    A Comissão Especial da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), presidida pela deputada Ivana Bastos, decidiu incluir na caravana que os deputados estaduais farão à Brasília, os representantes dos consórcios responsáveis pela execução das obras da Fiol e da Bahia Mineração (BAMIN). Durante a viagem, que acontecerá no dia 18 de julho, os deputados voltarão a se reunir com os presidentes da Valec, Ibama e TCU, para discutir a aceleração das obras da Fiol. A Comissão observa que a paralisação total promovida pelo consórcio executante do Lote 4 (Brumado) pode se estender para outros lotes, a exemplo do Lote 1 (Ilhéus). O motivo seria a ausência de negociação entre as empresas executantes das obras e a Valec sobre as perdas ocorridas com as constantes paralisações das atividades. Assim, a Comissão pretende intermediar tais negociações, de modo a preservas a continuidade e a continuação das obras e, consequentemente, dos empregos gerados.
    bahia
    14 de junho de 2012, 12:50

    Oposição a Wagner se une em Barra do Choça

    Um total de nove partidos se uniram em Barra do Choça para enfrentar a candidatura à reeleição do atual prefeito, Oberdan Rocha (PP). No próximo dia 17, PMDB, DEM, PSD, PTB, PPS, PV, PTN e PTdoB oficializam, em convenção, o apoio à candidatura de Adiodato Araújo, que é do PRP. A convenção será realizada no Centro Educacional de Barra do Choça (CABC), a partir das 15h. “Conseguimos unir toda a oposição no município e isso fortaleceu o nosso projeto”, salientou Adiodato Araújo. O deputado federal ACM Neto (DEM) e o deputado estadual Bruno Reis (PRP) confirmaram presença no ato.
    salvador
    14 de junho de 2012, 12:46

    PMDB realiza convenção em Salvador e oficializa candidatura de Mário Kertész

    Mário Kertész será anunciado como candidato do PMDB
    O PMDB realiza, no próximo dia 29 de junho, a Convenção Municipal que homologará a candidatura de Mário Kertész à prefeitura de Salvador. O evento terá a presença das executivas estadual e municipal, do vice-presidente da República, Michel Temer, do presidente nacional da legenda, senador Valdir Raupp, dos ministros Garibaldi Alves, Moreira Franco e Mendes Ribeiro, dos senadores Pedro Simon e Roberto Requião, além de deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças de toda a capital. Para o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, este é um dia importante para o partido, pois vai mostrar que a candidatura de Mário Kertész será baseada em projetos eficazes para a capital baiana.“Vamos fazer uma grande festa para celebrar um novo momento em Salvador, com uma candidatura que vai simbolizar esperança para todos soteropolitanos. Salvador vai manifestar a sua confiança e esperança no candidato do PMDB”, ressaltou.
    salvador
    14 de junho de 2012, 12:45

    Presidente da Câmara ataca falta de atenção de auxiliares do prefeito a vereadores

    Pedro Godinho
    O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Pedro Godinho (PMDB), vai se reunir hoje com o prefeito João Henrique (PP) para externar a indignação “com a postura antidemocrática de integrantes do seu governo, que não têm dado a devida atenção ao Legislativo da capital”. Godinho diz que alguns secretários e superintendentes do município não atendem as ligações feitas pelos vereadores com o objetivo de repassar demandas recebidas das comunidades. “É importante que os auxiliares do prefeito entendam que a Câmara é um Poder independente e que deve ser tratado com respeito e seriedade, pois representa a população”, enfatizou o presidente da Câmara, ressaltando que, “ao agir dessa forma, os gestores prestam um desserviço à cidade”
    bahia
    14 de junho de 2012, 12:40

    Cartórios de Vitória da Conquista e Ubatã realizam reunião com partidos políticos

    A partir de hoje, os cartórios da 134° e 40° Zona Eleitoral (ZE) da Bahia se reúnem com representantes de partidos políticos, com o intuito de esclarecer questões sobre as eleições deste ano, que ainda deixam dúvidas aos candidatos e partidos. Temas como registro de candidaturas, propaganda eleitoral e convenções partidárias estarão em pauta no encontro. A reunião em Ubatã (134° ZE) acontece no dia 14 de junho, às 9h, no salão do Júri do Fórum Dr. Clériston Andrade e beneficiará também o município de Ibirapitanga. Na cidade de Vitória da Conquista (40°ZE) a reunião será no dia 15 de junho, às 14h40, na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral da cidade. Segundo Almir Vinhas, Chefe do Cartório Eleitoral da 134° ZE, a previsão é que cerca de 60 pessoas participem da reunião hoje. Já em Vitória da Conquista, “foram convidados 27 partidos, dentre eles, dois representantes de cada agremiação deverão comparecer ao evento”, explica a chefe do cartório da cidade, Sônia Rangel da Silva. (Tribuna)
    bahia
    14 de junho de 2012, 12:30

    Pastor Isidório é novo Presidente do PSB de Candeias

    Pastor Sargento Isidório é o novo presidente do PSB de Candeias
    O pré-candidato à Prefeitura de Candeias, Pastor Sargento Isidório, é o novo presidente do PSB no município. Ele assume o comando do partido, já convidando os filiados que pretendem disputar eleições para vereador a discutir as possibilidades de coligações. “Para mim, foi mais uma batalha vencida. Eu agradeço a Deus. Agora é fazer acordo com o povo, o verdadeiro proprietário de Candeias, que, vem sofrendo muito por conta das negociatas ocultas”, diz.
    bahia
    14 de junho de 2012, 12:18

    Jaguarari: Wagner inaugura sistema de abastecimento de água emergencial

    O governador Jaques Wagner participa da inauguração do sistema de abastecimento de água emergencial para a cidade de Jaguarari, que vai beneficiar 17 mil habitantes. Foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões para as obras emergenciais de ampliação da oferta de água para a região, em razão da prolongada estiagem que castiga o semi-árido baiano.  Além da inauguração, Wagner também assinou autorização de obras de urbanização que beneficiarão a sede do município, no norte da Bahia, que somam aproximadamente R$ 900 mil. “Estamos priorizando obras que ampliem o abastecimento de água das regiões mais castigadas pela seca sem descuidar do atendimento à população mais carente que vem sofrendo diretamente os efeitos da longa estiagem”, disse o governador.
    brasil
    14 de junho de 2012, 12:14

    Presidente da CPI rejeita requerimento que convocava Dilma

    Marina Marquez, do R7
    Presidenta Dilma Rousseff
    O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), rejeitou, na manhã desta quinta-feira, o requerimento que pedia a convocação da presidente da República Dilma Rousseff. O pedido foi apresentado pelos deputados do PSDB na última quarta. Vital disse que o requerimento era um “atentado à Constituição” e que a presidência tomava conhecimento dele durante a sessão e imediatamente o rejeitava. O pedido de convocação de Dilma foi apresentada uma semana depois do pedido de convocação do candidato a prefeitura de São Paulo, José Serra. Eles fazem parte de um conjunto de 248 requerimentos e mostram mais uma preparação dos parlamentares para um embate entre PT e PSDB. O requerimento que convoca José Serra foi apresentado pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PA) no último dia 6 de junho. Ele argumenta que é necessário convocar o tucano pois durante a empresa Delta teria começado a firmar contratos com a capital paulista durante a gestão de Serra, em 2005. Leia mais no R7.
    bahia
    14 de junho de 2012, 12:04

    Juazeiro: PDT decide apoiar Joseph Bandeira

    Foto: Emerson Nunes / Política Livre
    Deputado Roberto Carlos (PDT) apoia candidatura de Joseph Bandeira (PT)
    O Diretório Municipal do PDT de Juazeiro, depois de muitas conversações dos filiados e militantes, resolveu por decisão unânime, não ter candidatura própria e apoiar Joseph Bandeira, do PT, à Prefeitura de Juazeiro, nesta eleição de 2012. “É natural que eu permaneça onde sempre estive. Joseph é um velho parceiro, um companheiro de muitas lutas. No momento, sem desdouro para qualquer outro candidato, de qualquer outro partido, é Joseph quem melhor representa a esperança da comunidade juazeirense na urgente transformação econômica, social e política de nossa terra.” o deputado Roberto Carlos definiu a posição do seu partido, acrescentando que fará todo o esforço necessário junto ao Governador Jaques Wagner e ao Conselho Político do Governo, para que seja, o quanto antes, assegurada ao PT de Juazeiro a candidatura própria à Prefeitura, já que os petistas têm o nome de Joseph como símbolo de uma luta de mais de 20 anos contra as forças reacionárias do Estado, em Juazeiro e em toda a região.
    salvador
    14 de junho de 2012, 11:59

    Homem é preso por agredir filha com mordida

    O auxiliar de serviços gerais desempregado, Maurício Procópio de Souza, 18 anos, foi preso na madrugada desta quinta-feira, no bairro Morada da Lua, em Barreiras, 858 km de Salvador, por ter invadido a casa da família da ex-companheira, arrebentando uma porta e uma janela, e agredido a filha de um ano e nove meses com uma mordida no rosto. Ele, que foi autuado pela Lei Maria da Penha e por lesão corporal, permanece na carceragem do Complexo Policial. O rapaz, que estava completamente descontrolado, conforme o registro no Boletim de Ocorrência, confirmou os fatos relatados na denúncia e alegou que estava bêbado e apenas queria ver a ex-companheira. “Ela disse que ia ficar comigo, mas não foi”, disse, para justificar os atos. A criança foi encaminhada para exame de corpo delito no Departamento de Policia Técnica. De acordo com o delegado Joaquim Rodrigues, o caso foi encaminhado para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e, além das agressões físicas, ele deve responder pelos danos causados na residência da família da ex-companheira. (A Tarde)
    economia
    14 de junho de 2012, 11:46

    Petrobras lança plano de investimentos em cinco anos

    Leila Coimbra, da Reuters
    A Petrobras divulgou seu novo plano de negócios para o período entre 2012 e 2016 de 236,5 bilhões de dólares, valor 5,25 por cento maior que os 224,7 bilhões de dólares previstos no plano anterior (2011 a 2015), de acordo com comunicado divulgado ao mercado nesta quinta-feira. A área de exploração e produção de petróleo e gás natural concentrará o maior volume de investimentos, de 141,8 bilhões de dólares, equivalente a 60 por cento do total. No plano anterior estavam destinados 127,5 bilhões de dólares. O segmento de refino, que tem causado prejuízos à estatal, terá 65,5 bilhões de dólares, ou 27,7 por cento do total. Nos próximos 5 anos, a média de investimento anual da Petrobras será de 47,3 bilhões de dólares, segundo o comunicado. O novo plano de investimentos foi aprovado na noite da quarta-feira pelo conselho de administração da estatal, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Leia mais.
    brasil
    14 de junho de 2012, 11:45

    Lula se recupera de procedimento para retirada de cateter

    Ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva
    O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva se recupera de procedimento feito na manhã desta quinta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento já estava pré-agendado para a retirada de um cateter implantado para o tratamento de um câncer na laringe, detectado em outubro do ano passado. O equipamento servia para que ele tomasse a medicação prescrita pelos médicos. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o ex-presidente passou pelo procedimento por volta das 9h da manhã desta quinta e, no momento, devido ao efeito da anestesia, está dormindo. Ainda de acordo com a assessoria, o procedimento ocorreu bem e Lula não está acompanhado de nenhum familiar. Lula estará no próximo sábado na abertura da conferência Rio +20, no Rio de Janeiro. (R7)
    economia
    14 de junho de 2012, 11:26

    Prazo de cobrança de IOF sobre empréstimos no exterior volta a ser dois anos

    O governo decidiu alterar a medida que elevou para cinco anos a cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide em empréstimos no exterior. Com isso, o prazo volta a ser dois anos. O Decreto 7.751 foi publicado no Diário Oficial da União de hoje.A expectativa é que a mudança reduza a pressão sobre a cotação do dólar, que vinha aumentando nos últimos dias e chegou a ultrapassar R$ 2,05. Em março, o governo havia feito duas alterações no prazo: a primeira ampliou para três anos a cobrança de 6% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas liquidações de operações de câmbio contratadas a partir dessa data, para ingresso de recursos no país (empréstimos externos). A segunda aumentou esse prazo para cinco anos. Agora, na prática, significa que o dinheiro poderá ficar menos tempo no país para evitar a taxação.
    salvador
    14 de junho de 2012, 11:26

    Moradores fazem manifestação na av. Gal Costa e em Cajazeiras VIII

    Maíra Côrtes, Tribuna
    Moradores do entorno da avenida Gal Costa estão bloqueando os dois sentidos da via nesta manhã de quinta-feira (14). Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Translavador), eles estão fechando as pistas com pneu e lixo. De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), uma viatura já está a caminho para negocviar a liberação das pistas. A Centel informou também que uma outra manifestação ocorre no bairro de Cajazeiras VII neste momento, mas, assim como a avenida Gal Costa, ainda não há informações sobre o motivo dos protestos. Leia mais na Tribuna.
    bahia
    14 de junho de 2012, 11:14

    Barreiras: Professores da Ufba fazem ato público

    Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) do campus de Barreiras fazem um ato público nesta quinta-feira na praça Castro Alves, em Barreiras (a 898 km de Salvador). O grupo, que está em greve desde 30 de maio, explica a população sobre as motivações da paralisação. A categoria pede equiparação salarial com os técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Plano de Carreira e mais recurso para os campus novos da Ufba, como o de Barreiras, de acordo com Antônio Lobo, coordenador do movimento grevista. Alguns alunos participam do ato e apoiam os docentes. O estudante do 5º semestre de História, Alessio Tavares Júnior, concorda com a reivindicação de mais infraestrutura para a universidade. Ele reclama que não há livro específico de história na biblioteca e que os alunos dependem do material disponibilizado pelos professores. Os docentes do campus de Salvador da Ufba não aderiram à greve nacional dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior, deflagrada no dia 17 de maio. (A Tarde)
    bahia
    14 de junho de 2012, 11:02

    “Maior greve de professores da história está matando sonhos dos jovens”, diz Léo Prates

    Léo Prates (DEM)
    Em entrevista ao vivo concedida hoje ao apresentador Jorge Ribeiro, da Rádio Excelsior FM, Léo Prates, integrante do DEM e pré candidato do partido de ACM Neto a vereador, afirmou que é surpreendente a inabilidade do governador Jaques Wagner perante “a maior greve dos professores da história da Bahia. Esta falta de diálogo está matando os sonhos dos nossos jovens, que já estão há dois meses sem aula. Os alunos que precisam ingressar na universidade já estão irremediavelmente prejudicados. Mas os professores têm todo o direito de lutar por salários e condições dignas de trabalho. O que surpreende é a negativa reiterada por parte do governador ao apelo dos docentes baianos para ele se sentar na mesa com a categoria. Aconteceu a mesma coisa durante a greve da PM. Com esta atitude, estranha para um ex-sindicalista, Wagner se isola e esquece dos compromossos que ele tem com a população em relação à educação e segurança, por exemplo”, frisa Léo Prates.
    economia
    14 de junho de 2012, 10:59

    Vendas no varejo avançam 0,8% em abril, aponta IBGE

    As vendas no comércio varejista brasileiro seguiram em alta em abril, registrando crescimento de 0,8%, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira. No ano, o indicador tem alta de 9,2% e, em 12 meses, de 7,2%. Na comparação com abril do ano passado, o varejo cresceu 6,0%. Esse é o segundo mês seguido de alta. Em março, o aumento havia sido de 0,2%. Em abril, a receita nominal de vendas avançou 0,6% na comparação com o mês anterior. Sobre o mesmo período do ano passado, a alta é de 7,5%. Já no ano, o indicador acumula aumento de 12,2% e, em 12 meses, de 11,4%. Dos dez ramos pesquisados pelo IBGE, oito mostraram aumento no volume de vendas em abril, sobre março. Os melhores resultados partiram de combustíveis e lubrificantes (2,5%); material de construção (1,8%); móveis e eletrodomésticos (1,5%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,3%) e tecidos, vestuário e calçados (1,1%). Na contramão, as vendas tiveram queda em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-2,9%). Leia mais no G1.
    bahia
    14 de junho de 2012, 10:55

    Professores estaduais realizam ato de alerta no Iguatemi

    Os professores estaduais continuam mobilizados e realizam algumas atividades pela cidade com o objetivo de chamar atenção para a causa. Nesta manhã, eles já estão aglomerados em frente ao Iguatemi, mas, segundo informações da Transalvador, não pretendem fazer passeata ou manifestação, apenas panfletagem de material informativo sobre o movimento grevista. Amanhã, a categoria fará novas atividades na Praça da Piedade. A próxima assembleia está marcada para a próxima terça-feira. Porém, se o governo apresentar alguma proposta, uma reunião extraordinária será marcada. (Metro 1)
    bahia
    14 de junho de 2012, 10:52

    Fazendários prometem manifestação no Centro Administrativo nesta sexta

    Os fazendários prometem realizar uma manifestação nesta sexta-feira, em frente ao Prédio-Sede da Secretaria da Fazenda, no Centro Administrativo. O movimento “Por Novos Avanços na Sefaz” é um alerta ao governo do Estado para retomar imediatamente as negociações em torno da pauta de reivindicações da categoria. “Não é mais possível postergar as respostas aos nossos pleitos, quando outras categorias estão tendo incremento salarial”, diz Rubens Santiago, diretor de Imprensa do Sindsefaz, que representa auditores, agentes de tributos e técnicos administrativos, ativos e aposentados. A entidade quer resolução de três questões: instituição da carreira específica dos técnicos administrativos, uma pendência que já dura 21 anos; a instituição do teto constitucional para acabar com o estorno salarial imposto hoje a 700 auditores fiscais e a concessão imediata das Promoções do Fisco relativas a 2011, ainda não efetivadas.
    brasil
    14 de junho de 2012, 10:48

    Dilma: Bazófia! Ou impostura, fanfarrice, prosápia, fanfarronice, paparrotada!, por ex-Blog de César Maia

    Ex-Blog do César Maia
    1. (El País, 13) A presidente Dilma do Brasil criticou, nesta terça (12), o resgate ao qual se submeteu a Espanha com ajuda aos bancos por 100 bilhões de euros e perguntou –até quando se vai servir esta medicina. A mandatária brasileira insistiu que a solução para a Espanha e para a Europa em geral, é investir mais. Recordou que o Brasil já viveu crise semelhante e que só uma política de investimentos pode tirar um país da crise.
    2. (Ex-Blog) E o PROER, que consumiu 2,5% do PIB (uns 120 bilhões de reais hoje) do Brasil e salvou o sistema financeiro brasileiro e que Lula e ela surfaram na estabilidade e apoio dos grandes bancos? E o Brasil, que é o país em desenvolvimento de economia intermediária que tem a menor relação entre Investimentos e PIB –algo como 18% neste momento? E a economia brasileira, que durante os dois primeiros anos do governo dela crescerá menos de 2% ao ano, o pior resultado da América Latina?
    bahia
    14 de junho de 2012, 10:43

    Luís Eduardo Magalhães: Empresários caem no ‘golpe da lista telefônica’

    Dezoito empresários da cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, caíram no mesmo golpe. Eles assinaram contratos para divulgar produtos na lista telefônica pensando que seria de graça, mas logo depois vieram as contas altas. Treze vítimas procuraram a delegacia da cidade para registrar o caso. A empresária Leandra Oliveira foi uma das vítimas. Ela conta que recebeu um telefonema no dia 16 de maio de uma pessoa oferecendo espaço de graça para anúncio de publicidade nas páginas amarelas da lista telefônica. Ela assinou o contrato que chegou por fax e carimbou com dados da loja. Dias depois, veio a cobrança de 12 parcelas de R$ 300 cada uma. “No momento que eles fizeram a cobrança foi que eu me dei conta que era um golpe. Até então, a gente não tinha percebido nada. Não tínhamos observado o contrato. São letras muito minúsculas”, relata a empresária. Leia mais no G1.
    bahia
    14 de junho de 2012, 10:29

    Rede Bahia nega venda da emissora e afirma saída de César Mata Pires do grupo

    Após desavenças, César Mata Pires não faz mais parte da Rede Bahia
    A Rede Bahia encaminhou nota à imprensa informando que finalizou o processo de reorganização societária com a entrada do grupo EPTV, que adquiriu a cota de ações (33%) que pertencia ao empresário César Mata Pires no controle das empresas de mídia e eventos do grupo, que é o maior do Norte e Nordeste. Segundo a nota, a entrada da EPTV fortalece a vocação de comunicação e mídia da Rede Bahia, que agora tem como acionistas: as famílias Antonio Carlos Magalhães Junior (33%), Luis Eduardo Magalhães Filho (33%) e a EPTV (33%). Em função de cláusula contratual de sigilo, o valor da operação não poderá ser divulgado. Portanto, a informação de que o grupo EPTV teria comprado a TV Bahia (emissora de televisão localizada em Salvador) não corresponde à realidade.
    brasil
    14 de junho de 2012, 10:26

    Após frustração com governadores, CPI deve mirar contratos da Delta

    Após depoimentos de dois governadores na CPI do Cachoeira classificados como “frustrantes” por alguns de seus integrantes, a comissão deve focar as investigações na empreiteira Delta e, finalmente, os parlamentares poderão se debruçar sobre documentos que ainda não foram usados para analisar que relações Carlinhos Cachoeira tinha com políticos e empresas. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) resumiu, em parte, o sentimento dos demais membros da comissão já quase no final do depoimento do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que foi ouvido nesta quarta-feira. — Estamos numa sequência de frustrações com depoimentos. Um dia antes, na terça, o governador de Goiás, Marconi Perillo, compareceu à CPI e, assim como Agnelo, negou ter relações com Cachoeira. Na avaliação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o “jogo terminou um a um”, fazendo referência ao embate entre PT e PSDB. Os depoimentos serviram pelo menos para que a comissão conseguisse o compromisso dos dois governadores de liberar seus sigilos bancário, fiscal e telefônico para a CPI, que deve votar hoje um requerimento que abre formalmente o acesso a estes dados. Leia mais no R7.
    bahia
    14 de junho de 2012, 10:20

    EXCLUSIVO: Primeira-dama municipal seria mais nova vítima da língua ferina de Solla

    Solla: Falta de tolerância histórica com os secretários de Saúde de João Henrique
    Aonde chega, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, não tem poupado a secretária municipal de Saúde, Tatiana Paraíso, também primeira-dama de Salvador, de críticas e ironias. No último evento a que estiveram presentes, o mínimo que Solla disse sobre a mulher do prefeito João Henrique (PP) é que trata-se de uma figura deslumbrada. Apesar de não censurar publicamente o secretário estadual, quem o conhece o tem achado inconveniente na postura com relação à primeira-dama municipal. Solla é também considerado arrogante em setores da área médica e um chato pela maioria dos jornalistas que tentam entrevistá-lo. Curioso é que Tatiana não é a primeira vítima do todo-poderoso secretário de Jaques Wagner. Ele bateu de frente com o antecessor dela, o vereador Gilberto José, que deixou o posto praticamente sem falar com o colega da área estadual. Para quem circula na área da Saúde, o mau humor com que Solla trata os colegas de Salvador deve decorrer da obsessão que o PT tem para assumir o controle das normalmente abastadas secretarias municipais de Saúde.
    brasil
    14 de junho de 2012, 10:11

    Militares protestam contra placa comemorativa

    Tânia Monteiro, Agência Estado
    Militares da ativa e da reserva estão em nova rota de colisão com a Secretaria de Direitos Humanos, chefiada pela ministra Maria do Rosário, que quer instalar uma placa na Academia Militar da Agulhas Negras (Aman), a escola de formação de oficiais do Exército, em memória de um cadete que teria sido torturado em sessão de treinamento, em 1990. A causa da morte, encampada pelo Grupo Tortura Nunca Mais, foi apontada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos como resultante de maus-tratos e tortura baseada em alegações – isto é, sem provas cabais -, apesar de a Justiça Militar brasileira, após a realização de Inquérito Policial Militar, não incriminar ninguém. Em função de um acordo, a Secretaria de Direitos Humanos reconheceu responsabilidade do Estado pela violação dos direitos à vida e à segurança da pessoa. Tal reconhecimento ocorrerá em cerimônia pública, na Aman, e contará com a presença de autoridades federais e de convidados, ainda neste semestre, como apurou o Grupo Estado. Leia mais no Estadão.
    economia
    14 de junho de 2012, 10:09

    Nível de desemprego na Grécia chega a 22,6% e atinge o recorde histórico

    Clarissa Mangueira, da Agência Estado
    A taxa de desemprego da Grécia subiu para 22,6%, nível recorde, no primeiro trimestre deste ano, de 20,7% no trimestre anterior, afirmou a agência de estatísticas do país. No mesmo período do ano passado, a taxa de desemprego foi de 15,9%. Mais de 52% do grupo de pessoas com entre 15 e 24 anos estavam procurando emprego no primeiro trimestre, ante 39,6% no primeiro trimestre do ano passado. A taxa de desemprego no grupo de pessoas com entre 25 e 29 anos alcançou 35,7%. A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 26,5% no primeiro trimestre, ante 19,7% entre os homens. Leia mais no Estadão.
    brasil
    14 de junho de 2012, 09:56

    Ministério Público vasculha casa e empresa de ex-diretor de Kassab

    Sonia Racy, O Estadão
    O Ministério Público está agora fazendo cumprindo mandados de busca e apreensão na casa e na empresa de Hussain Aref Saab, ex-diretor afastado do setor de aprovação de prédios da Prefeitura de São Paulo. A ex-diretora financeira da BGE, Daniela Gonzalez, acusou Aref e o vereador Aurélio Miguel (PR) de recebem R$ 1,6 milhão em propina para liberação de obras irregulares nos shoppings Higienópolis e Paulista. (Direto da Fonte)
    economia
    14 de junho de 2012, 09:52

    Rio+20 busca alternativa ‘sustentável’ para indicadores econômicos

    Richard Black, BBC News
    O PIB não mede os custos dos danos ambientais gerados por determinadas atividades econômicas
    Um tema em discussão já há bastante tempo por diversos economistas, o uso do PIB (Produto Interno Bruto) como principal indicador econômico estará no topo da agenda da Rio+20. A qualquer aumento do PIB, por menor que seja, espera-se que todos comemorem – a economia está crescendo e tudo vai bem no mundo. Se ele cai, a economia está encolhendo, e os sinos da ruína começam a badalar. Mas diversos economistas há muito questionam se o PIB mede algo significativo. E, em anos recentes, esses questionamentos foram ouvidos por um número suficiente de governos para que o assunto entrasse em pauta. O texto base de um acordo – que poderá ser aprovado ou não, obviamente – diz: “Nós reconhecemos as limitações do PIB como uma medida de bem-estar e desenvolvimento sustentável”. “Como complemento do PIB, nós resolvemos desenvolver métodos rigorosos e com base científica para medir desenvolvimento sustentável, riqueza natural e bem-estar social, incluindo a identificação de indicadores apropriados para medir progresso (…) e usá-los de maneira eficaz nos nossos sistemas nacionais de tomada de decisões, para melhor informar sobre decisões e políticas.” Leia mais na BBC Brasil.
    bahia
    14 de junho de 2012, 09:40

    Casa própria para servidor público pode ficar R$ 5 mil mais barata com promoções

    Luciana Rebouças, Correio
    Descontos de R$ 2 mil no preço final do imóvel, um ano de IPTU e de condomínio grátis. São estes os benefícios que a construtora Consil e a Viva Imobiliária começaram a oferecer nesta quarta para todos os servidores públicos do estado da Bahia. A promoção vai até o dia 31 de julho. Considerando uma média de R$ 30 mensais de IPTU e R$ 200 de condomínio, o diretor comercial da Consil, Fabiano Lebran, calcula que os descontos podem chegar a R$ 2.760 na soma dos dois benefícios. Ou seja, quase R$ 5 mil, se somado também o desconto no preço final do imóvel. O programa é uma parceria da Consil, da Viva Imobiliária e do Clube de Desconto do Servidor – mantido pela Secretaria da Administração (Saeb). Empreendimentos Estão sendo oferecidas mais de 300 unidades da construtora. São nove diferentes empreendimentos, em Brotas, Paralela, Alphaville e São Cristóvão (confira a lista completa ao lado). Os interessados vão encontrar imóveis na planta ou já prontos para morar. Segundo o diretor da Viva Imobiliária, Carlos Couto Júnior, os compradores têm procurado mais os imóveis prontos, mas o critério mais importante na hora de decidir é mesmo o preço. Leia mais no Correio.
    salvador
    14 de junho de 2012, 09:34

    Falta de quórum impossibilita julgamento de ação contra a Louos

    A ação direta de inconstitucionalidade que questiona a Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Louos), movida pelo procurador-geral Wellington Lima e do promotor Paulo Modesto, do Ministério Público do Estado, não foi julgada hoje porque 15 desembargadores titulares do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) faltaram. Para que a ação fosse julgada seriam necessários os votos de pelo menos 26 dos 40 desembargadores, mas apenas 24 estavam presentes. Com informações do A Tarde.
    salvador
    14 de junho de 2012, 09:31

    Irmãos vão a júri popular por morte de jovem há 7 anos

    Dois irmãos vão a júri popular na manhã desta quinta-feira, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, sete anos após a morte violenta de uma jovem de 23 anos, que era namorada de um dos acusados. O crime ocorreu no dia dos namorados do ano de 2005, quando ela foi morta asfixiada, além de ter sofrido agressões. O corpo foi encontrado por policiais em São Tomé de Paripe, subúrbio de Salvador. As investigações apontam que a vítima foi morta após assinar um seguro de vida no valor de R$ 120 mil, que beneficiava o namorado. Ele ficou preso por quatro anos, mas responde em liberdade por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. O irmão dele é acusado de ajudar a matar a jovem. O júri popular ocorre no salão do 2º Tribunal do Júri, Fórum Ruy Barbosa, no centro de Salvador. (G1)
    brasil
    14 de junho de 2012, 09:19

    Delta poderá perder obras atrasadas

    João Domingos Lu Aiko Otta, Agência Estado
    O governo fará uma devassa nos 103 contratos que tem com a Delta Construções S.A., declarada inidônea pelo ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU). Nessa “operação pente-fino” vai ser analisado se as obras estão atrasadas ou paralisadas. Nesse caso, os contratos poderão ser suspensos. Nenhum novo contrato com a Delta poderá ser assinado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A saída da empresa da cena não deve trazer problemas de continuidade. Se as obras estiverem bem encaminhadas, a opção será por seguir com o serviço, para não prejudicar o andamento dos investimentos. No caso, o governo leva em conta que os contratos quase sempre são tocados por consórcios que incluem outras empresas – e estas poderão assumir o resto da tarefa. Leia mais no Estadão.
    salvador
    14 de junho de 2012, 09:11

    PTN vai aguardar prefeito para definir rumo dos partidos

    Vereador Geraldo Júnior (PTN)
    O PTN adiou para amanhã, a reunião que vai definir os rumos do partido durante as eleições municipais. Em entrevista concedida à rádio Tudo FM na manhã desta quinta-feira, o vereador Geraldo Júnior, presidente municipal do PTN, afirmou que vai aguardar o posicionamento do prefeito João Henrique. “Ainda não há sinalização de preferência por Neto ou Pelegrino. Mas o partido tomará uma dessas duas direções”.
    brasil
    14 de junho de 2012, 09:02

    FGTS: projeto quer fim dos 10% em casos de demissão sem justa causa

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto que extingue para o empregador o pagamento de 10% cento sobre o montante do FGTS nos casos de demissões sem justa causa. A mudança não tem qualquer relação com a multa de 40% paga pelos patrões aos empregados nas demissões sem justa causa, como previsto pela legislação brasileira. No caso dos 10 %, os recursos são destinados ao fundo e não ao trabalhador. O pagamento foi criado em 2001 para corrigir o saldo do fundo, mas o projeto acaba com a cobrança com o argumento de que as contas já foram sanadas – por isso não deve ser mantida. Relator do projeto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que desde 2010 as contas do fundo estão equilibradas, motivo que justifica a extinção da multa. Leia mais no Correio.
    economia
    14 de junho de 2012, 08:58

    Refeição a R$ 30: preço da comida na Rio+20 incomoda estrangeiros

    Os preços cobrados pelos alimentos na Conferência Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) estão sendo considerados insustentáveis por várias delegações, principalmente as de países mais pobres, que frequentam o Riocentro e o vizinho Parque dos Atletas. Embora a variedade de opções seja enorme, para atender a todos os gostos e bolsos, quem quiser sair do lanche rápido e partir para um prato de comida vai gastar pelo menos R$ 30 por um estrogonofe de frango com arroz e batata palha, por exemplo. Se o apetite for por carne vermelha de primeira, o preço sobe ainda mais, podendo chegar a R$ 48, por um medalhão de filé. Um sanduíche misto especial, com presunto e queijo brie, sai a R$ 30. Se o sanduíche for de salmão, o valor é R$ 33. Para comemorar acordos em alto estilo, a pedida pode ser uma garrafa de vinho nacional ou importado, a partir de R$ 46, ou uma garrafa de espumante importado a R$ 95. Leia mais.
    brasil
    14 de junho de 2012, 08:47

    Câmara aprova fim da prisão especial para conselheiro

    A intenção da proposta é padronizar os conselhos
    A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que acaba com o direito à prisão especial para conselheiros tutelares e estende a eles benefícios trabalhistas. A proposta unifica a data de eleição dos conselheiros, amplia os mandatos de três para quatro anos e determina que o Executivo encaminhe uma proposta para promover a unificação de calendário das eleições dos órgãos nos municípios, o que pode levar à prorrogação de mandatos em algumas cidades. O projeto segue para análise do Senado Federal. A intenção da proposta é padronizar os conselhos. Atualmente, os municípios têm mais liberdade para regulamentar o funcionamento do órgão. Agora, em todo o País os conselheiros passariam a ter direito à cobertura previdenciária, férias, licença-maternidade, licença-paternidade e gratificação natalina. Em contrapartida, eles perdem o direito à prisão especial que tinham em casos de crime comum antes do julgamento definitivo. Em relação à eleição, foi fixada que a escolha se dará em todo o território nacional no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. O ponto mais polêmico da proposta era a possibilidade de prorrogação de mandatos para promover a unificação da eleição. Por acordo durante a votação, decidiu-se que caberá ao Executivo propor critérios para essa unificação. (Folha Vitória)
    brasil
    14 de junho de 2012, 08:44

    Decisão sobre Protógenes é adiada, mas PT indica que irá salvá-lo

    O Conselho de Ética adiou a decisão sobre a abertura de processo contra o deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP, foto abaixo). O parlamentar foi flagrado em interceptações telefônicas da Polícia Federal em convresas com Idalberto Matias Araújo, o Dadá, um dos integrantes do esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira. Apesar de o relatório do deputado Amauri Teixeira (PT-BA) ser pela abertura de processo, o líder do partido, Jilmar Tatto (SP), compareceu à reunião para dizer que o PT é favorável ao arquivamento do processo. A votação não aconteceu porque o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) pediu vistas. A reunião foi marcada pela mobilização da base aliada em favor de Protógenes. Sibá Machado (PT-AC) tentou protocolar um voto em separado pedindo a absolvição, mas o regimento do Conselho impede este instrumento. Leia mais no Estadão.
    brasil
    14 de junho de 2012, 08:36

    Erundina pode ajudar PT a suprir ausência de Marta

    Sérgio Roxo, O Globo
    Os petistas se entusiasmaram com a indicação da deputada federal Luiza Erundina para ser a vice da candidatura do ex-ministro Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Uma das qualidades destacadas da ex-prefeita é o fato de ela ser popular na periferia da cidade, o que pode ajudar a atenuar a ausência da senadora Marta Suplicy na campanha. A expectativa é que o anúncio da escolha de Erundina seja feito na sexta-feira, em um evento em São Paulo, que contará com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PSB indicou ao PT a deputada, na semana passada. Leia mais em O Globo.
    brasil
    14 de junho de 2012, 08:26

    Justiça condena político por pagar ‘show erótico’ com cheque sem fundos de prefeitura: R$ 1.160

    Ex-prefeito da cidade alagoana de Jundiá, Beroaldo Rufino da Silva (PDT) tornou-se um político ‘ficha suja’. Em sessão plenária, o Tribunal de Justiça de Alagoas condenou-o por unanimidade. Deu-se no julgamento de processo que envolveu uma causa inusitada. Beroaldo foi sentenciado a prestar serviços comunitários –três anos e três meses— por ter utilizado um cheque da prefeitura para pagar despesas na Amanda’s Night Clube Shows, uma casa de apresentações eróticas. Coisa de R$ 1.160. O inacreditável teve uma pitada de inaceitável. Por mal por pecados, o cheque não tinha fundos. Foi devolvido uma vez. Reapresentado, voltou uma segunda vez. Ao inaceitável somou-se um quê de injustificável. A despesa criminosa foi feita em 10 de outubro de 1998. A condenação chega 13 anos e oito meses depois. Leia mais no Blog do Josias.
    brasil
    14 de junho de 2012, 08:17

    Receita Federal realiza paralisação na segunda

    Roberta Cerqueira, Tribuna
    A liberação de mercadorias e a entrada de visitantes estrangeiros nos portos e aeroportos devem ficar comprometidas. Os auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) param as atividades na próxima segunda-feira. Ontem, servidores de Salvador e Camaçari se reuniram para definir os rumos do movimento. O protesto ocorre em todo o Brasil e foi decidido durante assembleia nacional no dia 30 de maio, quando a categoria aprovou a realização de operação-padrão nas zonas primárias e crédito zero nas secundárias, além de não acessar os sistemas da RFB. Segundo Luiz Fernando Nogueira, presidente da Delegacia Sindical de Salvador do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), depois de tantas tentativas, os trabalhadores não tinham outra opção a não ser a paralisação. Leia mais na Tribuna.
    salvador
    14 de junho de 2012, 08:06

    Alunos carentes de escolas municipais são diplomados no projeto “Conhecendo Minha Cidade”

    Diplomação aconteceu no Centro Cultural da Câmara de Vereadores
    O vice-prefeito Edvaldo Brito e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), Pedro Galvão, diplomaram ontem 120 alunos da rede municipal de ensino que concluíram o curso de monitores mirins no projeto “Conhecendo Minha Cidade”. Os estudantes foram selecionados levando em consideração o bom aproveitamento nas matérias e ter renda familiar de até três salários mínimos. A diplomação aconteceu durante um café da manhã no Centro Cultural da Câmara de Vereadores. Durante três meses, adolescentes com idades entre 14 e 16 anos tiveram aulas sobre História da Bahia, noções de inglês e espanhol, arte, cultura afro e apresentação pessoal, além de visitarem pontos turísticos, museus, monumentos históricos e fortes. Com o conhecimento adquirido, eles editaram o guia Olha aí, Salvador. O projeto é uma parceria da ABAV e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, e tem entre os parceiros Petrobrás, Sebrae e Banco do Nordeste.
    brasil
    14 de junho de 2012, 08:05

    STF cassa liminar que mantinha juízes aposentados em seus cargos

    Anselmo Carvalho Pinto, O Globo
    O Supremo Tribunal Federal cassou nesta quarta-feira, por unanimidade, as liminares que mantinham na ativa dez magistrados de Mato Grosso que haviam sido aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles agora deverão deixar o cargo. O grupo havia recebido a pena máxima prevista pelo CNJ em razão da acusação de montar um esquema dentro do Tribunal de Justiça a fim de beneficiar a Loja Maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Investigações de uma auditoria interna constataram que os magistrados que dirigiam o Tribunal de Justiça fizeram pagamentos indevidos a colegas com a condição de que auxiliassem, com dinheiro, uma cooperativa de crédito ligada à maçonaria e em vias de falir. A decisão do CNJ havia aposentado compulsoriamente três ex-presidentes do Tribunal – José Ferreira Leite, Mariano Travassos e José Tadeu Cury – além de sete juízes. Leia mais em O Globo.
    brasil
    14 de junho de 2012, 07:53

    CPI vota nesta quinta-feira quebra de sigilo de governadores do DF e Goiás

    A CPI que investiga a relação do contraventor Carlinhos Cachoeira com autoridades e empresas marcou para esta quinta-feira, 14, a votação dos pedidos de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos governadores de Goiás, o tucano Marconi Perillo, e do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz. Os requerimentos serão votados um dia após Agnelo ir à CPI e assinar documento no qual consente a quebra de seus sigilos. A permissão dada nesta quarta-feira, 13, pelo petista ocorreu depois de o tucano ter recusado pôr seus sigilos à disposição da CPI. Na tentativa de minimizar sua atitude, Perillo telefonou para o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo, para anunciar que também concordava com a abertura de suas contas. Agnelo assinou o papel para quebra de seu sigilo depois de o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) o acusar de fazer “propaganda enganosa”. “Pode ser só uma jogada de sua parte. O senhor não entregou nenhum documento para termos a transferência de sigilo”, observou. Escoltado pelo PT e pelo PMDB, Agnelo depôs nesta quarta por cerca de nove horas na CPI. Negou conhecer Cachoeira e ter contatos com dirigentes da Delta. Leia mais no Estadão.
    bahia
    14 de junho de 2012, 07:52

    Polícia deixou de concluir 8,5 mil investigações de homicíios na Bahia

    A Bahia tem mais de 8.500 investigações ainda abertas, sem serem encaminhadas à Justiça, de homicídios ou tentativas de homicídios ocorridos até o final de 2007. Esse número, que releva o alto grau de impunidade no estado, poderia ser ainda mais alto se não fosse a campanha Meta 2: A impunidade como alvo, promovida pelos conselhos nacional do Ministério Público e de Justiça e do próprio Ministério da Justiça. Quando foi iniciada, em fevereiro do ano passado, o número de investigações registradas até 2007 que não tinham sido encaminhadas à Justiça era de 11.536. Com a campanha, foram concluídos 2.994 inquéritos. Destes, 2.228 foram arquivados, 165 foram desqualificados para outros crimes (como lesão corporal seguida de morte e homicídio culposo) e em 541 foram denunciados os possíveis autores do crime. Leia mais no Correio.
    brasil
    14 de junho de 2012, 07:40

    Só sete senadores se dizem a favor do voto secreto

    Demóstenes diz que é a favor do voto aberto nos casos de cassação de mandato. Para ele também?
    O discurso é um, a prática é outra. Dos 81 senadores em exercício nesta legislatura (2011-2018), 68 dizem ser favoráveis ao fim do voto secreto em casos de cassação de mandato. Apenas sete declaram-se frontalmente contrários ao voto aberto nessa situação, três dos quais do PMDB. Seis preferiram não adiantar seu voto ou disseram ainda não ter formado opinião sobre o assunto. Os números constam de levantamento feito com exclusividade pelo Congresso em Foco, a partir de entrevistas feitas com os próprios senadores ou por informações das suas assessorias. Até o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), que responde a processo de cassação no Conselho de Ética por seu envolvimento com o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira, declara-se favorável ao voto aberto. Se é assim, se há essa tão grande maioria favorável ao fim do sigilo do voto nesses casos, por que a proposta do voto aberto nos julgamentos de cassação dos mandatos tramita há quase 12 anos no Congresso sem decisão final? Por que a decisão de finalmente colocar as Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que tratam do tema em votação foi novamente adiada esta semana? Por que tudo indica que o caso de Demóstenes ainda será decidido por voto secreto? Leia mais no Congresso em Foco.
    brasil
    14 de junho de 2012, 07:35

    Consulado dos EUA em SP perde passaportes ‘enviados’ a brasileiros

    Passaportes de brasileiros que pediram visto para os Estados Unidos sumiram do consulado em São Paulo. Documentos deveriam ter sido enviados à casa dos solicitantes, mas estão desaparecidos há mais de um mês. O consulado diz apenas que “o número de solicitantes que estão aguardando seus passaportes é menos que 400″. Mas agentes da Polícia Federal dizem que os documentos extraviados podem chegar a 700. A Polícia Federal diz que não foi comunicada pelo Consulado dos EUA sobre o assunto, mas que o órgão americano não tem obrigação legal de informar sobre o sumiço dos passaportes. Já os donos dos documentos podem procurar a PF para registrar o extravio do documento. Leia mais no Estadão.
    bahia
    14 de junho de 2012, 07:29

    Itamaraju: Garoto de 11 anos morre eletrocutado e polícia investiga primo de 13

    A Delegacia de Itamaraju, no extremo Sul da Bahia, investiga a morte de um menino de 11 anos que morreu eletrocutado na tarde desta quarta-feira em uma serraria do próprio pai. Um primo da vítima, de 13 anos, foi acusado de ter provocado a descarga elétrica. Adalton Suzart da Costa estava com o primo e o irmão de 10 anos na fábrica quando tocou em fios elétricos. Segundo a TV Bahia, uma testemunha acusou um primo do garoto de ter induzido o choque elétrico. O garoto chegou a ser levado para o Hospital Municipal de Itamaraju, mas não resistiu ao choque e morreu. O Conselho Tutelar ouviu o primo do garoto na delegacia do município e abriu um registro de ato infracional. Uma perícia vai determinar a causa da morte do garoto. (Correio)
    brasil
    14 de junho de 2012, 07:22

    Greve dos professores das universidade federais complica calendário de aulas

    Greve completará um mês
    No domingo, a greve dos professores das universidades federais completará um mês. A paralisação, que conta com a adesão de 51 instituições, afeta a rotina dos estudantes que aguardam as negociações entre a categoria e o governo federal para que o semestre letivo possa ser retomado e concluído. Na Universidade de Brasília (UnB), além dos professores, os técnicos administrativos também cruzaram os braços, inviabilizando a maior parte das atividades acadêmicas. Aluna do primeiro semestre de economia, Hayanne Ferreira acha que a greve é legítima, mas que a decisão dos docentes foi precipitada. Das cinco disciplinas que cursa neste semestre, apenas uma não foi interrompida. Com isso, ela prevê que vai ficar sem férias quando a greve terminar porque os professores que aderiram ao movimento terão que repor as aulas perdidas. “Vai ter prova fora de hora, suspenderam o calendário e vai ser preciso repor aula. Tem professor que não vai repor”, acredita.
    bahia
    14 de junho de 2012, 07:22

    Camaçari : Polo Industrial pode receber US$ 12 bilhões até 2015

    Os recursos que vêm sendo investidos desde 2007 no Polo de Camaçari vão atingir a cifra de US$ 12 bilhões até 2015, número que representa o dobro dos investimentos realizados no complexo industrial nos primeiros anos de sua criação. Os novos empreendimentos que se instalarão na região nos próximos cinco anos vão gerar mais de 17 mil novos postos de trabalho, assim como uma demanda estimada de cinco mil profissionais para reposição de mão de obra. A expectativa agora é que investidores e o governo do Estado sentem e consigam viabilizar intervenções estruturantes, sobretudo na logística do complexo, permitindo o escoamento das produções e o deslocamento dos trabalhadores, que sofrem para ir e vir todos os dias para Camaçari. Segundo análise do governo estadual, o carro-chefe desse crescimento no Polo será a implantação do projeto acrílico da Basf, que vai operar a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América Latina, com um investimento superior a 500 milhões de euros, o maior aporte da BASF ao longo de sua história de cem anos na América do Sul. Leia mais na Tribuna.
    brasil
    14 de junho de 2012, 07:13

    Inscrições para o Enem terminam amanhã

    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 terminam amanhã. Os interessados devem acessar o site da prova até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Na terça-feira, o número de inscritos chegou a 4 milhões e a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que a demanda aumente nos dois últimos dias. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde 2009, a prova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
    salvador
    14 de junho de 2012, 07:09

    Clima esquenta e sessão é suspensa na Câmara

    Fernando Duarte, Tribuna
    Pelo menos dois projetos do Executivo não foram votados na sessão de ontem da Câmara de Salvador com a suspensão dos trabalhos pelo presidente do Legislativo, Pedro Godinho (PMDB). A expectativa inicial era que as criações da Controladoria Geral do Município e da Secretaria Especial da Copa fossem aprovadas, porém um bate-boca entre os vereadores Paulo Magalhães Jr. (PSC) e Geraldo Júnior (PTN) encerrou a sessão mais cedo. A troca de farpas entre os edis foi motivada por uma suposta intervenção de Geraldo Júnior no processo de liberação da obra de ampliação do Hospital Português, no bairro da Graça, suspensa por um parecer desfavorável da Procuradoria Geral do Município (PGM). “Passamos muito tempo verificando a questão da regularidade da obra de acordo com a Louos (Lei de Ordenamento Uso e Ocupação do Solo) e o vereador Geraldo Júnior afirma que conseguiu a liberação com a Sucom”, questionou Magalhães Jr. Leia mais na Tribuna.
    bahia
    14 de junho de 2012, 07:00

    Seca reduz ou cancela São João de 47 cidades baianas

    Davi Lemos e Franco Adailton, A Tarde
    A pior estiagem dos últimos 30 anos, que tem afetado a vida de cerca de dois milhões de baianos, espalhados por 246 municípios em situação de emergência, também estende os efeitos aos festejos juninos. De acordo com a União dos Municípios da Bahia (UPB), 47 cidades já alteraram ou cancelaram o calendário do São João 2012, dentre elas Senhor do Bonfim (a 376 km de Salvador) e Amargosa (a 248 km), que reduziram os dias de festa. Segundo o secretário de administração de Senhor do Bonfim, Cláudio Nunes, os habituais cinco dias da festa na cidade caíram para três dias: 22, 23 e 24 de junho. O investimento municipal foi reduzido de R$ 1,5 milhão, montante gasto em 2011, para R$ 900 mil este ano. “É um ano atípico porque, além da seca que temos de enfrentar, o calendário não ajudou com o São João no sábado e domingo”, lamentou Nunes, que vê no cancelamento de festas vizinhas a chance de manter a arrecadação. “Pode ser que o público aumente”. Leia mais em A Tarde.
    brasil
    14 de junho de 2012, 06:50

    Câmara aprova destruição de equipamentos usados na pirataria

    A plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira projeto de lei para permitir a destruição de maquinários, utensílios e equipamentos usados na fabricação de produtos piratas, como CDs e DVDs, além das próprias cópias. A proposta segue agora para análise do Senado. Outra mudança prevê que os bens piratas apreendidos possam ser destruídos a pedido do Ministério Público ou da polícia. Atualmente, essa prerrogativa existe apenas para a vítima detentora dos direitos de propriedade intelectual sobre a obra. A proposta original, de autoria do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), alterava o Código de Processo Penal em outros pontos. Na Câmara, porém, foi aprovada uma emenda substitutiva do deputado André Figueiredo (PDT-CE). Na justificativa, Figueiredo afirmou que “é preciso inibir, de modo efetivo, a pirataria, atingindo de forma eficaz o que dá fôlego e alimenta a saúde financeira dos criminosos”. (G1)
    brasil
    14 de junho de 2012, 06:38

    CPI do Cachoeira vota nesta quinta quebra de sigilos de Perillo e Agnelo

    Governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB)
    A CPI que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários colocará em votação nesta quinta-feira pedidos de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Os requerimentos ganharam força após Agnelo concordar com abertura de seus dados, durante depoimento na CPI nesta quarta. Ele chegou a assinar documento apresentado pela oposição se comprometendo com a quebra de sigilo dos últimos cinco anos. A disposição do governador do DF foi então seguida por Perillo, que, em depoimento no dia anterior, havia declinado de pedido semelhante. Na CPI, Perillo e Agnelo negaram relação próxima ou influência do grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira sobre os respectivos governos. Nesta quarta, a Procuradoria-Geral da República pediu a abertura de inquérito contra os dois no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com base nas investigações da Operação Monte Carlo, que levou à prisão de Cachoeira, acusado de corrupção e exploração de jogos ilegais. Leia mais no G1.
    brasil
    14 de junho de 2012, 06:30

    Manchetes do dia

    - A Tarde: Seca leva 47 cidades a cancelar ou reduzir as festas do São João
    - Correio*: Carro zero com até R$ 7 mil de desconto
    - Tribuna: Inadimplência sobe 1,8% e tem alta de 12% ao ano
    - Globo: Conferência tem mais de 20 grandes temas sem acordo
    - Folha: Propina liberou obra de shopping, acusa executiva
    - Estadão: Dilma prepara impulso para investimentos nos Estados
    - Valor: União e Estados negociam tributos e investimentos
    - Estado de Minas: Vidas em risco
    - Zero Hora: Perdão de dívidas deve gerar 170 mil bolsas em faculdades gaúchas
    brasil
    13 de junho de 2012, 21:02

    Justiça libera suposto lobista ligado a Cachoeira

    Uma decisão da 5ª Vara Criminal de Brasília revogou nesta quarta-feira (13) a prisão de Dagmar Duarte, apontado como lobista do suposto esquema de corrupção do empresário goiano Carlinhos Cachoeira. Duarte foi preso na Operação Saint-Michel, que apurou fraudes na área de transporte público em Brasília. A operação foi conduzida pelas autoridades locais com provas colhidas pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Dagmar Duarte responderá ao processo em liberdade, desde que se apresente mensalmente à Justiça, entregue o passaporte e não tenha contato com os réus do caso ou com pessoas citadas na denúncia. Ele pode voltar para a prisão caso não cumpra alguma dessas determinações. Para conseguir a liberdade do cliente, a defesa de Duarte alegou que o réu é primário e tem endereço fixo. (Agência Brasil)
    brasil
    13 de junho de 2012, 20:57

    Gilmar Mendes e Inocêncio Mártires: apenas uma briga feia de sócios

    Elio Gaspari, O Globo
    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fez muito bem ao quebrar o sigilo da conversa que Lula teve com ele no escritório de Nelson Jobim, caitituando a postergação do julgamento do mensalão.
    Também fará bem se pedir à Justiça que levante o segredo em que correu o seu litígio com o ex-sócio e ex-procurador-geral da República (1981-1985) Inocêncio Mártires Coelho.
    Em 1998, os dois criaram o Instituto Brasiliense de Direito Público, “conceituado centro de estudos e reflexões sobre o Direito” que oferece cursos de graduação, especialização, extensão e mestrado.
    Nesse ano ele abriu cem vagas no seu vestibular. Mendes e Coelho desentenderam-se em 2010 e levaram seu litígio à Justiça. Doze dias depois da apresentação das razões de Coelho, Gilmar solicitou e conseguiu que o processo tramitasse em segredo de Justiça. O artigo 155 do Código do Processo Civil informa:
    “Os atos processuais são públicos, correm todavia em segredo de Justiça os processos:
    I – Em que o exigir o interesse público.
    II – Que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores.”
    O repórter Leandro Fortes teve acesso a documentos do processo. Se nele há interesse público envolvido, vai na direção da transparência, não do segredo.
    Mártires Coelho dirigia o Instituto e foi afastado por Gilmar. No processo, seus advogados acusam o ministro de ter exigido que “lhe fosse dada uma percentagem dos valores doados ao IDP a título de patrocínio para custear seus eventos extracurriculares, tais como congressos, seminários (…).
    O motivo/razão para a cobrança desse ‘pedágio’ era simples, pelo menos aos olhos do cobrador: sem o seu inegável prestígio e sua notória influência, ninguém financiaria tais atividades”. Segundo o documento, o ministro se disse “cansado de ser garoto propaganda do IDP”.
    Leia a íntegra em O ministro
    bahia
    13 de junho de 2012, 20:50

    Paulo Azi diz que governo quer culpar a oposição pelo fracasso das negociações com os professores

    Foto: Divulgação/Democratas
    Líder da oposição na Assembleia, Paulo Azi (DEM)
    Após o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), declarar que havia um suposto plano entre os professores grevistas e a oposição para descredibilizar o governo do Estado, o líder da minoria, deputado Paulo Azi (DEM), partiu para as gargalhadas. “Era só o que faltava”, ironizou Azi, afirmando que o governo fracassa no entendimento com a categoria e passa a culpar a oposição. “O desespero maior de Zé Neto é constatar o risco de o governador não poder participar das festividades da Independência da Bahia, o 2 de Julho, porque já sabe que onde Wagner vai, a vaia vai atrás”, brincou.
    salvador
    13 de junho de 2012, 20:49

    São João de Salvador será apresentado nesta quinta-feira

    A festa de São João, preparada pela Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), será apresentada durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira (14), às 19h, no Restaurante Grande Sertão, no Costa Azul. Na ocasião, o presidente da Saltur, Jonga Cunha, vai contar os detalhes do projeto São João na Capital Baiana, ao lado dos cantores Luiz Caldas, Lui Muritiba, Márcia Short e Ninha, além da Orquestra Sambone. O evento acontecerá na noite dos dias 22 (sexta) e 23 (sábado), nos bairros de Jardim de Alá e Cajazeiras.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728