Header Ads

ad728
  • Breaking News

    José Rocha afirma que a Copa vai impulsionar turismo no país

    brasil

    José Rocha afirma que a Copa vai impulsionar turismo no país

    Deputado federal José Rocha (PR)
    O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado José Rocha (PR), disse que a qualificação da mão de obra para a Copa 2014 também vai permitir que o Brasil receba outros eventos de repercussão mundial. O deputado afirmou que o Brasil terá pessoas mais bem preparadas em todas as áreas para receber os turistas. José Rocha fez as afirmações ao participar de debate na Fiptur Copa 2014, encerrado na sexta, em Salvador. O parlamentar destacou que a Comissão de Turismo e Desporto tem realizado diversas atividades voltadas para a Copa 2014 com a preocupação de cobrar dos responsáveis, especialmente dos governos, todas as providências para que o país realize um grande evento. O deputado só lamentou que Salvador não tenha sido contemplada pelo Ministério das Cidades com obras de mobilidade urbana, vitais para o deslocamento das pessoas na capital do estado.
    bahia
    04 de junho de 2012, 11:32

    Dois homens morrem esmagados por caminhão na BA-545

    Dois homens morreram e outro ficou ferido em acidente com um caminhão na rodovia BR-545, próximo ao município de Jaguaquara, a 328 km de Salvador. Os três estavam em um caminhão que caiu de uma ribanceira e foram projetados para fora da cabine. No acidente, Rodrigo Souza de Moura, 20 anos, que era transportado na caçamba, e o motorista do veículo Pablo Oliveira Mendes, 28, acabaram sendo esmagados pelo próprio caminhão. Além das duas vítimas fatais, o outro carona, Dreison Simplício Santos, 20, ficou levemente ferido e foi socorrido para o Hospital Municipal de Jaguaquara. Segundo informações do Blog do Marcos Frahm, o acidente ocorreu no final da noite do último sábado, e os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica. (Correio*)
    salvador
    04 de junho de 2012, 11:28

    Professores da rede privada em greve fazem apitaços

    Professores grevistas realizaram apitaços na manhã desta segunda-feira, em frente a duas escolas particulares em Salvador – uma no bairro do Itaigara e outra no bairro de Ondina. Segundo as informações do sindicato da categoria, a manifestação comemorou a participação de mais uma escola ao movimento, que já tem ao todo a adesão de 30 instituições de ensino na capital, segundo o Allysson Mustafa, diretor do Sinpro Bahia. A partir das 14h desta segunda-feira, o sindicato dos professores irá se reunir com o sindicato patronal em reunião mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no bairro da Piedade, onde tentarão mais uma rodada de negociações. Já na terça-feira, a partir das 14h, está marcada a assembleia dos sindicalistas, no Sindicato dos Comerciários, no bairro das Mercês, centro da capital. (G1)
    economia
    04 de junho de 2012, 11:22

    Mercado prevê maior retração do PIB em 2012, para 2,72%

    Eduardo Cucolo, da Agência Estado
    O mercado financeiro reduziu pela quarta semana consecutiva a previsão de crescimento da economia brasileira, desta vez de 2,99% para 2,72%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central. Há quatro semanas, a projeção era de 3,23%. Essa é a primeira pesquisa após a divulgação do PIB do primeiro trimestre de 2012, que veio abaixo das estimativas da maior parte do mercado. Para 2013, porém, a aposta se manteve em 4,50%, acima dos 4,30% verificados há quatro semanas. Apesar de os números do setor industrial no primeiro trimestre terem surpreendido positivamente os analistas, a projeção para o crescimento do setor em 2012 caiu de 1,58% para 1,15%. Para 2013, economistas preveem ritmo maior, com avanço industrial de 4,25%, projeção que se manteve na passagem da semana passada para esta.  Leia mais no Estadão.
    brasil
    04 de junho de 2012, 11:15

    Trabalhadores do campo montam acampamento na Esplanada

    Grupo reivindica políticas de habitação para pequenos agricultores
    Cerca de 3,5 mil trabalhadores do Movimento Camponês Popular estão acampados em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, localizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os manifestantes pretende ficar no local até a próxima quarta-feira e bloquearam a entrada principal do ministério. Trabalhadores do Movimento Camponês Popular reivindicam políticas de habitação voltadas para pequenos agricultores, entre outros 15 itens. Grupos está acampado em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Até as 10h40 desta segunda o prédio não havia sido invadido. (G1)
    brasil
    04 de junho de 2012, 11:06

    As sonoras gargalhadas de José Dirceu

    Vera Magalhães, Painel, Folha de São Paulo
    Em conversas com amigos, José Dirceu dá sonoras gargalhadas ao comentar a versão que circula no STF, segundo a qual estaria em desespero com o julgamento do mensalão. (…) Nas mesmas rodas, o ex-chefe da Casa Civil tem defendido celeridade no julgamento. Para ele, esta seria a prova de que o diálogo entre Lula e Gilmar Mendes teve termos bem distintos dos relatados pelo ex-presidente do Supremo.
    brasil
    04 de junho de 2012, 11:00

    Polícia Federal investiga 120 casos de tráfico de pessoas

    Cassio Bruno e Carolina Benevides, O Globo
    O sonho de se tornar jogador de futebol ou modelo alimenta uma indústria de tráfico de pessoas que faz dos adolescentes brasileiros as vítimas principais. A Polícia Federal já investiga 120 casos, abertos entre 2010 e 2011, que também incluem o aliciamento para prostituição, venda de órgãos, adoção ilegal e trabalho escravo, segundo a chefe da Unidade de Repressão ao Tráfico de Pessoas da PF, Vanessa Gonçalves Leite de Souza. As rotas incluem os estados do Norte e do Nordeste com destino ao Sudeste e países da Europa e do Oriente Médio. Duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) abertas na Câmara e no Senado investigam o tema. — Nos últimos anos, a Polícia Federal instaurou inquéritos em praticamente todos os estados. Leia mais em O Globo.
    salvador
    04 de junho de 2012, 10:56

    PR formaliza apoio a Serra em São Paulo com presença de Alckmin e Alfredo Nascimento

    Cátia Seabra e Bernardo Mello Franco
    O PR anuncia nesta segunda-feira apoio à candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo. Alinhavado na noite de ontem, o acordo será anunciado às 15h, na sede do partido na capital paulista. Ex-ministro do governo Dilma Rousseff, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) fechou a aliança entre PR e PSDB de São Paulo em acordo decidido entre ele e o senador Aloysio Nunes Ferreira, um dos principais articuladores políticos de Serra. A decisão é mais um revés na estratégia do pré-candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad, de tentar atrair apoio de partidos que integram a base da presidente Dilma. Agora, restam a Haddad PC do B e PSB, que tendem a reavaliar as posições após decisão do PR. Leia mais na Folha.
    economia
    04 de junho de 2012, 10:50

    Salvador e mais três capitais pesquisadas pela FGV registram inflação mais elevada em maio

    Salvador registrou a maior inflação no mês de maio segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) aumentou variou 0,18 ponto percentual, ao passar de 0,83%, na terceira semana de maio, para 1,01%, na quarta.  Também foram registrados acréscimos na inflação no Rio de Janeiro (de 0,4% para 0,46%), em Recife (de 0,8% para 0,86%) e em São Paulo (de 0,41% para 0,43%). As demais cidades apresentaram as seguintes reduções: Brasília (de 0,41% para 0,4%), Belo Horizonte (de 0,48% para 0,39%) e Porto Alegre (de 0,46% para 0,4%). O IPC-S, que mede a inflação semanalmente, fechou o mês de maio com variação de 0,52%, na média nacional. O resultado é 0,02 ponto percentual superior ao da apuração passada.
    brasil
    04 de junho de 2012, 10:45

    Judiciário discute criação de cotas para contratação de índios e negros

    Conselheiro Jefferson Kravchychyn
    O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deverá analisar nesta terça-feira proposta de criação de cotas para o ingresso de índios e negros na magistratura e entre servidores do Judiciário. A discussão foi proposta pela advogada indígena Juliene Cunham, segundo a Agência Brasil. O requerimento para análise do tema foi protocolado no início do mês passado. O conselheiro Jefferson Kravchychyn, relator do processo, acredita que a discussão deverá se estender além do CNJ, uma vez que dependeria de projetos de lei e de alteração da própria Lei Orgânica da Magistratura. Na eventualidade de a proposta apresentada pela advogada ser aprovada, os conselheiros do CNJ deverão montar um grupo de trabalho para analisar os possíveis critérios para a instalação de um sistema de cotas, o qual deverá considerar o cenário étnico do país. (Agência Estado)
    bahia
    04 de junho de 2012, 10:34

    Planalto: TCM multa prefeito após denúncia de vereadores

    O prefeito Edilson Duarte Cunha, de Planalto, cidade localizada a 477 km de Salvador, na Bahia, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) devido a irregularidades cometidas em 2010 e 2011 denunciadas por vereadores locais. Na denúncia, os vereadores Hernildo Bandeira Costa e João Freitas Botelho relataram que o prefeito teria utilizado um veículo com placa policial, mantido com verba do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), quando se envolveu em um acidente na BR-116. Na ocasião, o carro estaria transportando bebidas, inclusive alcoólicas. Segundo o relator do processo, o conselheiro substituto José Cláudio Ventin, que analisou a documentação apresentada pelo prefeito de Planalto em sua defesa, as denúncias dos vereadores não foram devidamente fundamentadas e, por isso, foram julgadas parcialmente procedentes. A multa aplicada ao prefeito pelo TCM é de R$ 2 mil e ressarcimento de R$ 450.
    salvador
    04 de junho de 2012, 10:19

    Maré baixa suspende travessia Salvador-Mar Grande até às 11h

    O transporte pela Baía de Todos os Santos pelo Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, está suspenso desde às 8h30 desta segunda-feira devido a maré baixa, que impede as embarcações de atracarem no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o retorno da travessia Salvador-Mar Grande está previsto para às 11h de hoje. A depender da demanda de passageiros, o sistema vai operar com as 12 embarcações até às 19h30, de Salvador para Mar Grande, e até às 18h30, no sentido inverso. A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo está operando sem restrições hoje. Os dois primeiros catamarãs saíram do Terminal Náutico da Bahia às 8h30m, 9h. Os próximos horários são às 10h30, 11h30, 13h30 e 14h. Já as saídas do Morro acontecem às 9h, 9h30m, 11h30m, 12h30m e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20 e as passagens custam R$ 75 e R$ 80. (Tribuna)
    bahia
    04 de junho de 2012, 10:05

    “Jaques Wagner está condenando o futuro dos jovens da Bahia”, diz Aleluia

    Presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia
    “Já houve caso de promotor público pedir a prisão de pais que ficaram sem mandar filho para escola. Qual será afinal a medida do Ministério Público contra o governador Jaques Wagner, cuja intransigência de não cumprir o acordo firmado com os professores, deixa mais de um milhão de jovens sem aulas há 53 dias?”, questionou o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, em entrevista ao programa “A Força do Povo”, da Rádio Cruzeiro, na manhã desta segunda-feira. Para Aleluia, é um crime o que está sendo feito com a juventude baiana. “Jaques Wagner está condenando o futuro dos jovens da Bahia, que não podem ser reféns da desfaçatez de um governante que não assume um ato de seu próprio governo. Acordo é para ser cumprido. A quebra do acordo pelo governo legitima a greve dos professores da rede estadual”. Na opinião do presidente democrata, mesmo fora das salas, os professores da rede estadual estão dando uma aula de cidadania a todo o povo da Bahia. “Apesar da humilhação do corte dos salários e de todos os tipos de dificuldades que estão a enfrentar, os professores baianos estão nos ensinando que a política precisa ser feita com base em valores fundamentais, como verdade, honestidade e confiança”.
    bahia
    04 de junho de 2012, 10:03

    Professores vão avaliar nova proposta oferecida pelo governador

    Emerson Nunes
    Foto: Divulgação
    Sindicato diz que vai discutir assunto hoje à tarde
    O coordenador geral da APLB sindicato, Rui Oliveira, afirmou ao Política Livre, que vai se reunir hoje à tarde com representantes do governo Estadual para avaliar a nova proposta oferecida pelo governador Jaques Wagner (PT). O governo prometeu antecipar para novembro deste ano e abril de 2013 um ganho de salário, na forma de promoção, entre 22% e 26%. “Fiquei sabendo disso pela televisão, ainda não fomos informados oficialmente. Hoje a tarde vamos nos reunir para discutir isso”, afirmou Oliveira, que é ligado ao PCdoB. Caso haja um acordo, os professores podem encerrar a greve que já dura 56 dias.
    salvador
    04 de junho de 2012, 09:46

    Carro capota em acidente na avenida Luís Eduardo Magalhães

    Um veículo capotou na manhã desta segunda-feira em acidente na avenida Luís Eduardo Magalhães, sentido Paralela. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o carro Nissan Tiida virou depois do túnel da avenida. Testemunhas afirmaram que a ocupante do veículo, uma mulher ainda não identificada, ficou ferida. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada para o local. A presença do veículo na pista já começa a causar congestionamento nas proximidades do local do acidente. (Correio)
    economia
    04 de junho de 2012, 09:43

    Índice de Confiança de Serviços tem em maio décima queda consecutiva

    O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 5,9% em maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa queda, que é a décima consecutiva, é mais acentuada do que a registrada no mês anterior (-4,8%) e a maior desde agosto de 2009 (-13,8%), segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). A queda foi provocada pela diminuição do otimismo dos empresários da área de serviços tanto em relação ao presente quanto aos próximos meses. O Índice de Expectativas, que avalia as perspectivas para o futuro, caiu 4,1% em maio. A proporção de empresas que preveem melhora nos negócios caiu de 51,9%, em maio de 2011, para 46,2%, em maio deste ano, enquanto o percentual das que esperam piora passou de 3,3% para 4,4% do total. Já o Índice da Situação Atual diminuiu 8,1%, queda influenciada principalmente pela percepção pior dos empresários em relação à demanda atual. Das 2.668 empresas consultadas, 20,1% avaliam a demanda atual como forte ante 26,3% há um ano atrás; enquanto 18,6% a consideram fraca (ante 13,9%).
    brasil
    04 de junho de 2012, 09:32

    Combate à seca tem investimento federal de R$ 2,7 bilhões, diz Dilma

    Semiárido brasileiro enfrenta a pior estiagem das últimas décadas
    A presidente Dilma Roussef afirmou na manhã desta segunda-feira, durante edição reginal do seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, veiculada no Nordeste e norte de Minas, que o governo federal está investindo R$ 2,7 bilhões no combater à estiagem na região, em ações emergenciais que incluem contratação de caminhões-pipa, construção de cisternas e benefícios fiscais. O programa também teve edição nacional. “Estamos investindo R$ 2,7 bilhões em ações emergenciais para oferecer água, garantir a renda e dar crédito a quem precisa”, diz Dilma, que também valorizou o Bolsa Família e a valorização do salário mínimo, que “garantiram uma grande melhoria de renda na região, protegendo as famílias mais pobres”. Leia mais no G1.
    salvador
    04 de junho de 2012, 09:18

    SSP registra 23 homicídios em Salvador e RMS no fim de semana

    A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) informou, em boletim divulgado nesta segunda-feira, que durante o final de semana, entre os dias 1, 2 e 3 de junho, foram registrados 23 homicídios e 15 tentativas de assassinatos em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com a SSP, 37 carros foram roubados e outros 11 foram furtados. Dois veículos foram encontrados. Neste final de semana também houve 12 assaltos a ônibus. Dentre eles, um veículo da empresa São Cristovão, que rodava no domingo, por volta das 7h30, pela Avenida Tancredo Neves. Segundo a Polícia, os bandidos roubaram cerca de R$72. Até o momento, nenhum suspeito foi preso ou identificado. No início da manhã de hoje não foi divulgada nenhuma ocorrência do dia.
    brasil
    04 de junho de 2012, 08:57

    Governo passa a distribuir remédios contra a asma

    A partir desta segunda-feira, o Ministério da Saúde passa a distribuir gratuitamente remédios contra a asma nas farmácias populares de todo o país. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União. Os medicamentos disponibilizados são o brometo de ipratrópio, o dirpoprionato de beclometasona e o sulfato de salbutamol. Segundo o Ministério da Saúde, até 800 mil pacientes por ano devem ser beneficiados. A iniciativa faz parte do programa Brasil Carinhoso, implementado para auxiliar crianças pobres com até 6 anos de idade – a faixa etária é a mais vulnerável à asma.
    A distribuição se dará de modo semelhante ao que acontece com os remédios para hipertensão arterial e diabetes – 11 medicamentos contra essas doenças já são fornecidos pelo governo. Para retirá-los, é preciso levar documento com foto, CPF e receita médica. Segundo o Ministério da Saúde, a venda de medicamentos para a asma foi a que mais cresceu ao longo do último ano, e por isso eles foram incluídos na lista de remédios gratuiros. (G1)
    salvador
    04 de junho de 2012, 08:50

    Colisão entre dois ônibus deixa um ferido na Avenida Paralela

    Uma colisão entre dois ônibus deixou um rapaz levemente ferido por volta das 6h desta segunda-feira, na Avenida Paralela (sentido aeroporto), em Salvador. De acordo com os policiais da 82ª Companhia Independente de Polícia Militar, ainda não há informações sobre as causas do acidente. Por volta das 6h30, uma ambulância do Samu chegou ao local para prestar socorro às vítimas. A batida não deixou complicações no trânsito, segundo os policiais. (G1)
    mundo
    04 de junho de 2012, 08:44

    Acidente aéreo na Nigéria deixa pelo menos 163 mortos

    Foto: AP
    Buscas entram pela madrugada; presidente decreta luto de três dias
    As buscas por corpos e sobreviventes do desastre aéreo em Lagos, na Nigéria, continuam pela madrugada, horas depois de um avião cair matando todos os 153 passageiros e tripulantes a bordo e pelo menos dez pessoas em solo, informam as agências de notícia e o site da “CNN”. Mohammed Sani Sidi, diretor-geral da Agência Nacional de Gestão de Emergência – que admitiu mais cedo que não havia sobreviventes no voo da Dana Air – disse que quem estava em solo no local onde a aeronave caiu, batendo em uma loja de móveis e depois atingindo um prédio comercial, também morreu. Mais de 80 corpos foram resgatados do local do acidente, de acordo com Sidi, dez dos quais pertenciam a pessoas que estavam na área residencial. Apesar da escuridão no local, da possibilidade de haver prédios com a estrutura abalada e a necessidade contínua de controlar a multidão de curiosos, o funcionário prometeu que os trabalhos de resgate continuariam. Leia maisem O Globo.
    economia
    04 de junho de 2012, 08:38

    Crédito nos bancos estatais cresce duas vezes mais que nos privados

    Eduardo Cucolo e Fernando Nakagawa, de O Estado de S. Paulo
    Nos primeiros meses da ofensiva do governo para cortar os juros, os bancos públicos lideraram o aumento na oferta de crédito. Dados do Banco Central mostram crescimento de 1,9% na carteira das instituições estatais em abril em relação a março, mais que o dobro dos 0,7% verificados nos bancos privados. Com isso, os bancos estatais seguem ganhando participação, movimento que vem sendo registrado desde a crise de 2008/2009, mas que havia perdido força em 2011. Em relação a abril do ano passado as instituições estatais registram crescimento de 25% no crédito e os bancos privados, de 13%. Números do BC e dos próprios bancos mostram que o avanço estatal se deu em todos os segmentos: habitação, consumo e empresas. No crédito para pessoa física destinado ao consumo, que exclui as operações habitacionais, a carteira dos bancos públicos cresceu 1,6% em abril. Nos privados, a alta foi de 0,5%. Leia mais no Estadão.
    brasil
    04 de junho de 2012, 08:30

    Dilma recebe visita do Rei da Espanha

    O rei da Espanha, Juan Carlos I, se reúne nesta segunda-feira, 4, com a presidenta Dilma Rousseff e vários ministros, no Palácio do Planalto e, depois em um almoço no Ministério das Relações Exteriores. Em discussão, a ampliação das relações econômicas entre os dois países e a tentativa de encerrar o constrangimento causado pelas dificuldades para a entrada de brasileiros na Espanha e de espanhóis no Brasil. Disposto a desfazer o mal-estar causado pelas questões migratórias entre o Brasil e a Espanha, Juan Carlos discursará no Itamaraty falando parte do texto em espanhol e outra em português. É a primeira viagem do rei ao exterior depois que ele colocou uma prótese no quadril, após um acidente durante caça na África. Do Brasil, Juan Carlos segue para o Chile. O rei viaja acompanhado por um grupo de empresários espanhóis interessados em ampliar os negócios no Brasil. A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, com estoque de capital superior a US$ 85 bilhões. Em 2011, o comércio bilateral registrou US$ 7,97 bilhões – o que representa aumento de 20% em comparação a 2010. Leia mais no Estadão.
    mundo
    04 de junho de 2012, 08:16

    EUA: Pastor que pregava segurando cobras morre mordido por cascavel

    Mack Wolford, um pastor evangélico da Virgínia Ocidental (EUA), costumava pregar segurando cobras. Ele planejava um megaevento em que, segundo ele, as pessoas manifestariam o dom de línguas desconhecidas, manipulariam cobras e se divertiriam em um parque.
    Só que, um dia após completar 44 anos, Mack foi mordido por uma cascavel e morreu. Ele foi ferido ao tentar passar a cobra a uma fiel na igreja.
    O líder religioso justificava na Bíblia a prática perigosa com as cobras – uma forma de demonstrar o poder da sua fé.
    “E haverá sinais que acompanharão os que creem: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, segurarão serpentes e poderão beber venenos mortíferos sem que eles produzam qualquer dano. Além disso, colocarão as mãos sobre doentes, e estes ficarão sãos.”
    Marcos 16:17-18
    O pastor foi levado a um hospital em Bluefield, mas não resistiu ao ferimento e faleceu, noticiou o “Bangor Daily News”.
    A história é ainda mais trágica: o pai de Mack, que costumava também segurar serpentes, morreu em 1983 – picado por um réptil. (Page not Found)
    salvador
    04 de junho de 2012, 08:15

    ‘Estamos vivendo uma série de contradições no governo do PT e de JH’, diz candidato do PSOL

    Biaggio Talento, A Tarde
    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
    "O povo quer transparência", diz candidato do PSOL
    Depois de ouvir os pré-candidatos ACM Neto (DEM), Nélson Pelegrino (PT) e Alice Portugal, A Tarde entrevista, o professor Hamilton Assis, candidato do PSOL à Prefeitura de Salvador, que propõe uma gestão mais transparente e coerente para a capital baiana. “Há um sentimento generalizado na nossa sociedade em relação a uma série de contradições que estamos vivendo nos governos do PT e de (prefeito) João Henrique. Nossa população fez uma aposta muito grande nos governos Lula, Dilma, Wagner e João Henrique. Então, há uma insatisfação muito grande em vários setores que não se viram contemplados ou tiveram as reivindicações atendidas nesse processo que ajudou a construir. Evidentemente que o eleitor busca alternativa. Nós ainda não temos a visibilidade devida nesses segmentos. E isso até nos ajuda”. Leia a entrevista completa em A Tarde.
    bahia
    04 de junho de 2012, 08:14

    Ônibus que transportam funcionários de refinaria fazem paralisação

    Os ônibus que fazem o transporte dos funcionários da Refinaria Landulfo Alves estão fazendo uma parada de alerta, na manhã desta segunda-feira, na BA-523, na altura do trevo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os motoristas estão levando os funcionários e na parada alertando para uma possível greve. Ainda de acordo com a PRE, um pequeno congestionamento está sendo gerando na chegada desses veículos, que se reúnem na rodovia. Nas últimas 24 horas foram registrados 10 acidentes, com sete pessoas feridas e 1 pessoa morta. (Correio)
    brasil
    04 de junho de 2012, 08:08

    Evangélicos querem vetar proibição de aluguel de horários na TV

    Representantes dos evangélicos no Congresso disseram ontem que o governo enfrentará a oposição das denominações religiosas se proibir o aluguel de canais e horários na programação de rádio e televisão, informam Cátia Seabra e Gabriela Guerreiro na edição de hoje da Folha. A íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha. A Folha revelou neste domingo que a proibição é uma das novidades contidas na minuta mais recente de um decreto que está em estudo pelo governo. Esse decreto atualizaria o Código Brasileiro de Telecomunicações, que entrou em vigor em 1962. Leia aqui a minuta preparada pelo governo. As igrejas evangélicas figuram entre os principais beneficiários da atual legislação de telecomunicações, que não proíbe de forma explícita o aluguel de horários nas grades de programação das emissoras de TV.
    bahia
    04 de junho de 2012, 08:04

    Wagner propõe antecipar reajustes e reafirma que só pagará professores se eles voltarem às aulas

    Governador Jaques Wagner
    Jaques Wagner ofereceu, como proposta para retomar as negociações com os professores em greve na Bahia, a antecipação de reajustes para outubro deste ano e abril de 2013. Em entrevista à TV Bahia nesta segunda-feira, o governador disse que um aumento maior do que os 6,5% concedidos este ano ultapassaria o previsto no orçamento. “Nós fizemos uma oferta para que esse reajuste fosse de 4%, em outubro de 2012, e 3%, em abril de 2013, na forma de progressão na carreira, o que representa um aumento entre 22% e 26% até 2013, incluíndo os 6,5% e 11,5% que já foram dados. Eu estou recolocando essa proposta”, disse. Segundo Wagner, o aumento de 22% pedido pelos professores e que teria sido acertado em um acordo com representantes da Secretaria de Educação extrapolaria o orçamento. “Esse ano é impossível, pois teria um impacto que não estava previsto no orçamento porque eu tenho uma Lei de Responsabilidade Fiscal para cumprir. Eu quero saber onde está intransigência, do lado de lá ou de cá”, afirmou. Leia mais no Correio.
    brasil
    04 de junho de 2012, 08:00

    Preço do pão deve subir 5% esse ano por causa do dóla

    O preço do pão deve subir em média 5% este mês por causa da alta do dólar, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip). Metade do trigo consumido no País é importado, mas o preço do trigo nacional também é influenciado pela alta do preço no mercado internacional, que sofre a pressão da valorização da moeda norte-americana. A alta acumulada do dólar em maio é de 5,82%. O trigo que está sendo comprado pelas padarias já está sendo reajustado em média entre 7% a 12%, segundo a associação que congrega os sindicatos estaduais das padarias. O preço médio do pão francês na região Sudeste hoje é de R$ 7,05 o quilo. Com um reajuste de 5%, o preço passa para R$ 7,85. Leia mais na Tribuna.
    brasil
    04 de junho de 2012, 07:59

    Fechamento de lixão carioca deve servir de modelo para todo o País

    A ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, quer que o fechamento do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, que recebia o lixo do Rio e da cidade vizinha, seja modelo para todo o País. Citando a meta do Estado do Rio de fechar todos os aterros no entorno da Baía de Guanabara até o fim do ano, a ministra disse que está lançado o “desafio de o Estado do Rio de Janeiro ser o primeiro a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos”. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela 12.305, de 2010. O objetivo da política é fechar todos os lixões do País até 2014. A ministra definiu o cumprimento do prazo para implantação da política como um “desafio imenso”. “O prazo é muito curto, mas é importante que os instrumentos para a concepção desse objetivo sejam consolidados”, disse Izabella em entrevista coletiva durante a cerimônia de encerramento das atividades do aterro de Gramacho, considerado o maior da América Latina. Leia mais no Estadão.
    brasil
    04 de junho de 2012, 07:50

    Quase 20% dos congressistas disputarão prefeituras

    Fábio Góis, Congresso em Foco
    Para resolver a briga no PT, Humberto Costa deverá ser candidato em Recife
    A partir de 30 de junho, quando acaba o prazo para que partidos definam candidatos e coligações para o pleito municipal de 7 de outubro, as atividades do Congresso entram em marcha lenta. A explicação está nos números: 110 parlamentares no exercício do mandato ou licenciados são pré-candidatos ao cargo de prefeito nas eleições deste ano – ou seja, 18,5% dos 594 parlamentares titulares (no exercício do mandato ou licenciados). Trata-se de um grupo de congressistas de 19 partidos que, a menos que suas legendas mudem os planos, serão registrados como candidatos na corrida à prefeitura de 74 municípios em todos os estados do Brasil. O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a inscrição dos representantes termina dentro de um mês, às 19h do dia 5 de julho. O segundo turno será realizado em 28 de outubro. Leia mais no Congresso em Foco.
    brasil
    04 de junho de 2012, 07:43

    PT não conta mais com Marta para eleger Haddad

    Sérgio Roxo, O Globo
    Depois da ausência na festa de lançamento da candidatura no sábado, o comando da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo já não conta com a senadora Marta Suplicy (foto abaixo). A avaliação é que a ex-prefeita só deve marcar presença mesmo no horário eleitoral, porque é conveniente para ela se aproveitar da exposição na televisão junto aos eleitores. A ideia é continuar convidando Marta formalmente para as atividades, mas sem gastar energia para convencê-la a participar, pois a conclusão é que o esforço será em vão. Os petistas entendem que dificilmente ela subirá ao palanque para ajudar a transferir a sua popularidade para Haddad, que até agora segue estacionado nas pesquisas de intenção de voto com apenas 3%. Leia mais em O Globo.
    brasil
    04 de junho de 2012, 07:41

    CPI ouve nesta terça depoimento da ex-chefe de gabinete de Perillo

    Nathalia Passarinho, G1
    A CPI criada para investigar a ligação do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários ouvirá nesta terça-feira o depoimento de Eliane Gonçalves Pinheiro, ex-gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Outras quatro pessoas citadas em investigações da Polícia Federal vão depor na terça, na condição de testemunhas. De acordo com inquérito da PF, Eliane teria recebido um telefone exclusivo para se comunicar com Cachoeira, que repassaria a ela informações sigilosas sobre operações policiais. Gravações mostram que a ex-chefe de gabinete de Perillo alertou o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Geraldo Messias, sobre uma busca por provas na casa dele durante a Operação Apate, que combateu fraudes contra a Receita Federal no estado de Goiás. Em uma conversa telefônica registrada pela PF, Cachoeira pergunta a Eliane se ela havia contado algo para “o maior”. De acordo com o requerimento de convocação de Eliane, de autoria do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), a expressão poderia ser uma referência a Perillo. Leia mais no G1.
    bahia
    04 de junho de 2012, 07:31

    Pesquisa revela que a Bahia está fora do mercado de alto executivos

    Alessandra Nascimento, Tribuna
    O mercado de alto executivos no país segue em franca expansão. Uma pesquisa divulgada pela consultoria Hay Group, detectou que a remuneração média anual de um diretor financeiro no Brasil, incluindo salário e bônus, é de US$ 510 mil, valor superior a mesma função exercida nos Estados Unidos, que é de US$ 425 mil, na Alemanha com US$ 430 mil e no Reino Unido de US$ 390 mil. No entanto os polos emissores de alto executivos no Brasil não se encontram na Região Nordeste. São paulistas, catarinenses, paranaenses e gaúchos os que deslancham na frente, segundo informações da diretora da Véli Brasil, empresa especializada em contratação de profissionais com mais de 25 anos de atuação, Margot Azevedo. Ela diz que a situação tem chamado atenção. “Quando abrem vagas para profissionais qualificados, notamos que, em geral, os mais aptos as vagas são oriundos das regiões Sul e Sudeste do país. Nessas regiões também existe maior número de profissionais que se encaixam no perfil”, explica. Leia mais na Tribuna.
    mundo
    04 de junho de 2012, 07:27

    Parentes e amigos de vítimas da ditadura no Chile tentam impedir homenagem a Pinochet

    Parentes e amigos de vítimas da ditadura no Chile se esforçam para impedir que o ex-presidente Augusto Pinochet (1973–1990), responsável por um dos governos considerados mais violentos da América Latina, seja homenageado no próximo dia 10. A presidenta da Associação de Familiares de Desaparecidos e Mortos do Chile, Lorena Pizarro, pediu ontem às autoridades chilenas que proíbam o evento em homenagem a Pinochet, em Santiago, capital do país. Lorena Pizarro pediu ao presidente do Chile, Sebastián Piñera, que condene as homenagens em nome da “ética e política”. Uma sessão em homenagem a Pinochet é organizada pela Corporação 11 de Setembro – data do golpe de Estado de 1973 -, comandado pelo ex-presidente e pela União dos Oficiais da Reserva da Defesa Nacional. A Comissão Parlamentar dos Direitos Humanos e o Instituto Nacional de Direitos Humanos manifestaram repúdio ao ato. No período em que esteve no poder, Pinochet foi responsabilizado por 5 mil mortes e 50 mil prisões e torturas.
    brasil
    04 de junho de 2012, 07:20

    Programa Brasil Carinhoso começa a ser pago em 18 de junho, diz Dilma

    Presidenta Dilma Rousseff
    A presidente Dilma Roussef afirmou na manhã desta segunda-feira durante a edição nacional de seu programa de rádio “Café com a Presidenta” que o programa Brasil Carinhoso começa a ser pago em 18 de junho. A iniciativa amplia o Bolsa Família, garantindo uma renda mínima de R$ 70 por cada pessoa das famílias que tenham crianças com até 6 anos de idade. “Nós vamos beneficiar 2 milhões de famílias, tirando-as da extrema pobreza” com o Brasil Carinhoso, afirma Dilma. A presidente disse que, nesta segunda, começa a distribuição gratuita de remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. “Então, uma mãe, com a receita, pode comparecer a uma das farmácias dessa rede Aqui tem Farmácia Popular e adquirir gratuitamente o remédio para tratamento da asma do seu filho ou filha”, exemplifica a presidente. A asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no Sistema Único de Saúde (SUS), diz a presidente, citando levantamento do Ministério da Saúde. Leia mais no G1.
    salvador
    04 de junho de 2012, 07:11

    Junho afunila decisões sobre candidaturas

    Fernanda Duarte, Tribuna
    Prazo final para a formação de alianças para as eleições municipais, o mês de junho é determinante para que os partidos definam candidaturas majoritárias e firmem os acordos para brigar pela função de prefeito. Em Salvador, as legendas que colocaram nomes pelo Palácio Thomé de Souza começam a agendar convenções e reuniões para delimitar os rumos dos partidos, como foi o caso do PPS, no último sábado, e de partidos como PRB e PV, que anunciam a decisão final a partir de hoje. Na briga pela sucessão de João Henrique, PSD, PSC e PPS já confirmaram não lançar candidaturas para prefeito, enquanto PT, PCdoB, PMDB, DEM e agora o PRB batalham por apoios entre as legendas em cima do muro. Nessa ala, transitam legendas como PR, PDT, PV e PSDB – que apesar do anunciado apoio à candidatura democrata, vive um desencontro entre direção estadual e municipal sobre a pré-candidatura tucana. Leia mais na Tribuna.
    brasil
    04 de junho de 2012, 07:10

    Distribuição gratuita de medicamentos para asma começa hoje em todo o país

    A partir de hoje, drogarias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular começam a distribuir gratuitamente remédios contra a asma. De acordo com o Ministério da Saúde, os três medicamentos – brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol – estarão disponíveis em mais de 20 mil estabelecimentos em todo o país. Para retirar os remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. A decisão de disponibilizar gratuitamente os medicamentos tem o objetivo de atender, prioritariamente, crianças com até 6 anos, já que a asma está entre as principais causas de internação nessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com essa idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
    salvador
    04 de junho de 2012, 07:07

    Passagem de ônibus a R$ 2,80 começa a ser cobrada hoje

    Quem for pegar ônibus hoje precisa separar mais dinheiro: a passagem vai custar R$ 2,80, um amento de 30 centavos (12%) em relação ao valor anterior de R$ 2,50. Em contrapartida, o tempo de integração tarifária com o Salvador Card, que permite o pagamento de meia passagem para quem pega um segundo ônibus de letra diferente, será ampliado de uma para duas horas. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps), o aumento salarial de 7,5%, os 4,09% a mais nos tíquetes refeição e o pagamento do quinquênio aos motoristas e cobradores motivou o reajuste. O Seteps pediu que o valor mudasse para R$ 3,15, mas a prefeitura definiu em R$ 2,80. A partir de hoje, Salvador tem o quinto ônibus mais caro do país, à frente de capitais como Rio de Janeiro (R$ 2,75), Belo Horizonte (R$ 2,65) e Recife (R$ 2,15). Leia mais no Correio.
    salvador
    04 de junho de 2012, 07:02

    Lídice nega pressão e empurra decisão sobre candidatura

    Osvaldo Lyra, Tribuna
    Senadora Lídice da Mata (PSB)
    A executiva nacional do PSB tem pressionado pela candidatura da senadora Lídice da Mata em Salvador. No entanto, ela, que preside o PSB na Bahia, embarcou na última sexta para os Estados Unidos numa missão oficial da CPI do Tráfico de Pessoas do Senado, sem nada decidir. Já conversou com o presidente nacional Eduardo Campos e com o governador Jaques Wagner, mas nada. Diz que depende agora das condições “que criemos para que isso (candidatura) possa se viabilizar”. Nessa entrevista à Tribuna, apesar de fazer mistério sobre o posicionamento da sigla, ela dá indicativos de que pode apoiar uma candidatura da base do governo, leia-se PT ou PCdoB. A socialista diz ainda que o apoio do prefeito João Henrique nessa eleição será negativo e que seu nome está no páreo pelo governo do estado em 2014. Leia entrevista completa na Tribuna.
    salvador
    04 de junho de 2012, 06:55

    Motorista perde controle e carro capota na Av. Paralela

    Um veículo Gol capotou no início da manhã desta segunda-feira, na Avenida Paralela, sentido centro de Salvador. Segundo agentes da 82ª Companhia Independente de Polícia Militar, que atende a região, as primeiras informações dão conta de que o motorista teria perdido o controle do veículo antes de capotar. No entanto, as causas reais do acidente ainda serão investigadas. Apesar do susto, o condutor do carro não se feriu. Ainda de acordo com a polícia, por volta das 6h um reboque foi enviado ao local para fazer a remoção do carro. Por conta do horário, o acidente não deixou complicações no trânsito da região, segundo os policiais. (A Tarde)
    salvador
    04 de junho de 2012, 06:47

    Pacientes sofrem com acesso ruim a grandes hospitais

    George Brito, A Tarde
    Pelas ruas Padre Feijó, no Canela, e Saldanha Marinho, na Caixa D’Água, Valdelice dos Santos Silva, 55, e Valtermira Souza dos Santos, 85, enfrentam ladeiras acentuadas para chegar, respectivamente, ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) e ao Hospital Ana Nery. Elas são vítimas de um erro histórico de urbanismo, porém agravado pela negligência do poder público em superá-lo ou minimizá-lo. Localizadas equivocadamente no meio de ladeiras íngremes, exigindo esforço de pessoas com a saúde debilitada, muitas delas idosas, as unidades de saúde estão distantes de pontos de ônibus. “Olha só como estou cansada. É horrível ter de andar tanto, descer e subir ladeira para pegar o transporte”, lamentava Valtermira, no último dia 30, após deixar o Hospital Ana Nery, onde realizou uma radiografia do crânio. “Ando esquecendo as coisas”, explicou, retomando o fôlego. Leia mais em A Tarde.
    salvador
    04 de junho de 2012, 06:39

    Pré-candidatos armam suas estratégias de olho nas eleições 2012

    Patrícia França, A Tarde
    Foto: Secom /Divulgação
    Palácio Thomé de Souza, sede da prefeitura de Salvador
    A uma semana do início das convenções municipais, quando os partidos escolherão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, a disputa em Salvador – o maior colégio eleitoral da Bahia – ainda caminha em processo de definição de pré-candidaturas e costuras de alianças. Neste cenário de incertezas, em que a cidade se vê imersa em uma onda de greves que tem provocado desgastes aos chefes dos poderes estadual e municipal, é possível constatar, contudo, dois fatos: a divisão de pré-candidatos na base do governo e na oposição indica uma ameaça real à pretensão do PT de chegar pela primeira vez ao Palácio Thomé de Souza e, assim, ampliar a hegemonia do partido no Estado, governado pelo petista Jaques Wagner. E, por ser disputada, a eleição na capital será em dois turnos. Até o momento, cinco postulantes confirmaram os nomes na corrida sucessória. A entrada em cena, na última semana, do radialista Mário Kertész (PMDB), ex-prefeito que chega competitivo pela sua história, mudou o cenário que vinha se delineando na sucessão do prefeito João Henrique Carneiro (PP). Leia mais em A Tarde.
    brasil
    04 de junho de 2012, 06:30

    Manchetes do dia

    - A Tarde: Taxas de administração levam um milhão a perder em fundos
    - Correio*: Passagem de ônibus sobe a R$ 2,80 hoje
    - Tribuna: Sem barragas, a orla agoniza
    - Globo: Lojas burlam lei e vendem agrotóxicos sem receita
    - Folha: Nordeste sofre com falta de água em área urbana
    - Estadão: Crédito nos bancos estatais cresce 2 vezes mais que nos privados
    - Correio: Preso há nove dias, Brunelli é indiciado por quatro crimes
    - Valor: Erros impedem consertos em 30 mil km de rodovias
    - Estado de Minas: A mais longa das filas
    - Jornal do Commercio: CTTU reforça fiscalização a partir de hoje
    - Zero Hora: RS é o Estado que menos investe em educação no Brasil
    bahia
    03 de junho de 2012, 16:24

    Site entra em manutenção e pode temporariamente sair do ar

    Dando continuidade ao seu programa de atualização, o Política Livre está sendo submetido neste momento a uma manutenção programada que pode resultar em alguma instabilidade ou mesmo em sua retirada temporária do ar. A expectativa é de que as mudanças sejam concluídas ainda hoje à tarde de forma a evitar transtornos a seus leitores.
    Atenciosamente,
    Raul Monteiro
    Editor
    salvador
    03 de junho de 2012, 14:38

    Ciclistas lançam campanha para cobrar mais ciclovias em Salvador

    Ciclistas querem mais ciclovias em Salvador
    Com o objetivo de reivindicar junto aos governos municipal e estadual a criação de mais e melhores ciclovias em Salvador, cerca de de 800 ciclistas lançaram, na manhã deste domingo, 03, no Dique do Tororó, a campanha “quero mais ciclovias”. Para alertar a população, os usuários de bicicleta que foram ao evento participaram de um passeio ciclístico de 28 km, com saída do Dique em direção ao Farol da Barra. Participaram do passeio desde crianças até idosos usuários de bicicleta. Os ciclistas pretendem reunir, com o lançamento da campanha, no mínimo, mil assinaturas em um abaixo assinado para levar à prefeitura e ao Governo do Estado.  (A Tarde)
    bahia
    03 de junho de 2012, 14:15

    A missão de Lula

    Merval Pereira, O Globo
    A proximidade do julgamento do mensalão parece estar desestabilizando emocionalmente o ex-presidente Lula, que se tem esmerado nos últimos dias em explicitar uma truculência política que antes era dissimulada em público, ou maquiada.
    Nessa fase em que trabalha em dois projetos que se cruzam e parecem vitais para seu futuro, tamanha a intensidade com que se dedica a eles, Lula não tem tido cuidados com as aparências, e arrisca-se além do que sua experiência recomendaria.
    A pressão sobre ministros do STF, a convocação da CPI do Cachoeira, com direito a cartilha de procedimentos com os alvos preferenciais identificados (STF, imprensa, oposição) e as atitudes messiânicas, sempre colocando-se como o centro do universo político, revelam a alma autoritária deste ex-presidente ansioso pela ribalta política.
    A eleição de Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo e a obsessão em desmoralizar o julgamento do mensalão (já que não conseguiu adiá-lo para que seus resultados não interferissem na eleição municipal e, além disso, a prescrição das penas resolvesse grande parte dos problemas judiciais do PT) pareciam as duas grandes tarefas do ex-presidente Lula neste momento.
    Leia mais no Blog do Noblat.
    brasil
    03 de junho de 2012, 13:54

    Ministro do STF senta em cima de processo do PSD

    Ilimar Franco, O Globo
    Especialista em legislação eleitoral, o ministro José Antonio Dias Toffoli (STF) pediu vista há 40 dias do processo em que o PSD reivindica, no TSE, direito a recursos do Fundo Partidário. O partido calcula que, se vencer a causa, terá perdido R$ 4 milhões com a demora. Sem essa questão decidida, o PSD também está fragilizado nas negociações para a composição de chapas e alianças nas eleições municipais, pois o seu direito a tempo de propaganda na TV está no limbo.
    bahia
    03 de junho de 2012, 13:40

    PM forma policiais para bases no Bairro da Paz e Itinga nesta segunda

    A Polícia Militar realiza nesta segunda-feira, a formatura de 260 soldados do Curso de Operador de Polícia Comunitária. Participam do evento, na Faculdade Dom Pedro II, o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro e o secretário de Segurança, Maurício Barbosa. Os policiais vão integrar as futuras bases comunitárias de segurança de Itinga e Bairro da Paz. O curso teve início no dia 2 de maio: foram 120 horas de aula com disciplinas como policiamento comunitário e cidadania, direitos humanos, mediação de conflitos, técnicas e táticas policiais.
    brasil
    03 de junho de 2012, 13:28

    Senado já tem 41 votos para cassar Demóstenes Torres

    Fred Raposo e Adriano Ceolin, iG Brasília
    Quarenta um senadores já decidiram que vão votar a favor da cassação do mandato do colega Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de ser o braço político do esquema do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. O número é resultado da enquete feita pelo iG na semana passada. A reportagem ouviu 61 senadores de quarta-feira a sábado. Em casos de cassação, a votação tem de ser secreta, por isso a maioria dos senadores só aceitou declarar o voto se houvesse identificação por nome. Dos 61 senadores ouvidos pelo iG nenhum garantiu que vai poupar Demóstenes da cassação. Vinte senadores disseram que ainda não decidiram ou simplesmente não quiseram informar como vão votar. O iG não conseguiu falar com outros 20 senadores. Leia mais.
    brasil
    03 de junho de 2012, 13:16

    PT lança Haddad em evento com ataques a Serra

    Ricardo Galhardo, iG
    Foto: AE
    Fernando Haddad e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o 18º Encontro Municipal do PT
    O PT lançou a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo com um megaevento neste sábado em São Paulo. Embora não tenha sido citado nominalmente, o ex-governador José Serra (PSDB) foi alvo de ataques de Haddad e seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou o tucano de candidato “desgastado”. A declaração faz parte da estratégia de vender Haddad como o “novo” em contraposição ao veterano Serra. “Tem um candidato que já está desgastado. Nem sei porque ele quer ser candidato. Utilizou a cidade apenas como trampolim para ser governador. Achou que o governo era pouco, não completou o mandato e tomou uma tunda da companheira Dilma. E está desesperado porque o governador é o maior adversário dele aqui em São Paulo”, disse Lula. O ex-presidente fez um histórico das vitórias e derrotas do PT na cidade para concluir que o partido não consegue ultrapassar o teto de 35% do eleitorado paulistano. Por isso, segundo Lula, o PT só terá chance de vitória com um nome novo, que consiga dialogar com outros setores. “O objetivo é falar com os 15% ou 20% que não querem falar com o PT. Na minha opinião não são eleitores de esquerda. Não sei se são de direita. Então você tem a tarefa, Haddad, de juntar os diferentes”, afirmou Lula. Leia mais.
    brasil
    03 de junho de 2012, 12:58

    A advertência de Vital para os petistas

    Gerson Camarotti,do G1
    O PT entendeu como recado o gesto do presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rego (PMDB-PB), de votar pela convocação do governador Agnelo Queiroz (PT-DF) em recente sessão, e em seguida, mudar de posição, retificando o voto. Vital justificou a mudança alegando que se confundiu. Mas para muitos petistas o gesto foi um recado claro do senador: se o PT não apoiar o PMDB na eleição de Campina Grande, Vital do Rego pode ter um novo comportamento na condução da CPI.  (Blog do Camarotti)
    bahia
    03 de junho de 2012, 12:46

    Morte de artista expõe ineficiência de Central de Regulação da Sesab

    Raul Monteiro
    Desde a sua implantação, nos primeiros anos do atual governo, a Central de Regulação da secretaria estadual de Saúde, órgão responsável pela distribuição dos doentes em estado grave que procuram a rede pública, sofre críticas severas, principalmente por parte de usuários e de seus familiares.
    Quando se imaginava que tivesse passado a funcionar relativamente a contento, o serviço volta a ser criticado. Desta vez, de maneira dura, pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, entidade que conhece tanto a administração de raízes sindicais de Jaques Wagner quanto o sistema de saúde pública do Estado.
    Em nota distribuída ontem, o Sindimed culpa expressamente a Central de Regulação pela falta de assistência que resultou na morte do cantor e compositor Beto Silva, autor do sucesso “Prefixo de Verão”, um dos hits do Axé music imortalizado por gente como Daniela Mercury que tanto ajudou a difundir a marca turística do Estado.
    Conta que o artista foi internado no último dia 30 no Hospital Geral do Estado (HGE) com complicações cardíacas e aguardou até ontem, quando morreu, de infarto, sua transferência para o Hospital Ana Nery, referência, segundo o Sindimed, na área cardiológica no Estado.
    A despeito dos apelos do próprio Sindimed, a Central não conseguiu realocar o paciente, de forma a dar-lhe a assistência exigida e merecida. O Sindimed observa que não pode assegurar que a morte de Beto Silva podia ser evitada.
    Mas conclui que ele foi mais uma vítima da falta de atendimento do bruto sistema de saúde estadual. Apesar de precisar recorrer aos serviços da Central de Regulação, como milhares de baianos pobres, o cantor e compositor teve quem apelasse para que recebesse atendimento, a exemplo do Sindimed, embora isso de pouco tenha adiantado.
    Por causa da intervenção do Sindicato e também da própria fama, sua morte projeta-se sobre a dos que falecem implorando tragicamente para serem atendidos sem que a Central de Regulação os atenda. Lamentavelmente, pelos cálculos do Sindimed, eles não são poucos.
    bahia
    03 de junho de 2012, 12:42

    Zé Neto quer obrigar construtoras a criarem sistema de captação de água da chuva

    Deputado Zé Neto (PT)
    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 17.805/2009, de autoria do deputado estadual e líder do Governo na Casa, Zé Neto (PT), que obriga as empresas construtoras a edificarem sistema de captação de água da chuva visando a sua reutilização. A proposta é que estes sistemas sejam, preferencialmente, instalados na cobertura das novas edificações. Assim, a água seria encaminhada a reservatório apropriado. O objetivo principal é garantir o uso racional e econômico de água, a fim de evitar o desperdício do líquido limpo, próprio para para ser utilizado em diversas atividades. A matéria estabelece ainda que as empresas de construção civil serão obrigadas a prover coletores, caixa de armazenamento e distribuidores para água da chuva nos projetos de empreendimentos residências que abriguem mais de 60 domicílios ou nos estabelecimentos comerciais com mais de 300 m2 de área construída. ”Este sistema de captação de água de chuva proporciona bons resultados à população, uma vez que a implantação não tem custo elevado e os ganhos são satisfatórios, tanto com relação à conscientização ambiental como na parte financeira”, aponta o parlamentar.
    bahia
    03 de junho de 2012, 12:28

    Travessias de Mar Grande e de Morro de São Paulo têm bom movimento

    A travessia marítima do sistema Salvador-Mar  Grande registra bom movimento  de passageiros neste domingo, principalmente no embarque no Terminal Náutico da Bahia, com muita gente atravessando com destino às localidades da Ilha de Itaparica. Os horários estão ocorrendo a  cada 30 minutos e não há fila para embarque. Oito embarcações estão em tráfego, com quatro na reserva e a viagem está sendo feita com duração média de 40 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos, permitindo que o percurso da travessia (12 quilômetros) seja feito em tempo médio de 40 minutos. Hoje o último horário saindo de Salvador será às 19h30  e no sentido inverso, às 18h30.
    salvador
    03 de junho de 2012, 12:15

    Homem é morto em Cajazeiras; esposa e filho de um ano ficam feridos

    Um homem foi morto na noite de sábado, no bairro de Cajazeiras VII. Segundo informações do posto policial do Hospital do Subúrbio, Juarez dos Santos morreu depois de ter sido baleado várias vezes dentro de casa. A esposa de Juarez, Adriana Nascimento Costa, de 22 anos, e o filho do casal M.C.S de apenas um ano ficaram feridos no atentado. Segundo informações da polícia, Juarez havia brigado anteriormente com um homem identificado apenas como Jorginho. Na noite de ontem, cerca de 10 homens teriam invadido a casa de Juarez, a mando desse rapaz. Dentro da casa foram disparados diversos tiros. Juarez foi executado no local e Adriana e a criança baleados em várias partes do corpo. Ainda de acordo com o posto policial do hospital, a mãe de Juarez teria ouvido os disparos e foi na rua ver o que estava acontecendo, quando viu a nora, já ferida, pedindo socorro. Adriana e a criança foram socorridos por uma ambulância do Hospital Eladio Lasserre e levados para o Hospital do Subúrbio. (Correio*)
    brasil
    03 de junho de 2012, 12:05

    Senadores conhecem experiência norte-americana de combate ao tráfico de pessoas

    Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado estarão, na próxima semana, em missão oficial aos Estados Unidos para conhecer as iniciativas daquele país no combate ao tráfico internacional de pessoas.  A CPI é presidida pela senadora Vanessa Graz­ziotin (PCdoB-AM), com relatoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A delegação brasileira se reunirá com representantes do Congresso e do governo norte-americano, além de organizações da sociedade civil e agências internacionais. Entre os objetivos da atividade estão conhecer a legislação e as ações de combate ao tráfico internacional de pessoas; debater melhores práticas e identificar iniciativas das agências de proteção aos direitos humanos. Segundo a senadora Lídice da Mata, esta diligência é fundamental para se conhecer experiências no combate ao tráfico de pessoas: “A função da CPI é contribuir com a elucidação desses fatos junto às autoridades brasileiras e, dentre outras ações, propor mudanças na legislação para ajudar os operadores do Direito a atuarem de forma mais rápida e eficiente no combate a estes crimes. Pretendemos levantar dados para apontar caminhos, no relatório que será elaborado para a execução de políticas públicas no combate ao tráfico de pessoas”.
    salvador
    03 de junho de 2012, 11:51

    Gilmar questiona dívida com Setps e cobra controle social sobre política de transporte

    Foto: Divulgação
    Vereador Gilmar Santiago (PT)
    O vereador Gilmar Santiago (PT) desqualificou o argumento do secretário municipal José Matos de que o aumento do preço da tarifa do transporte coletivo de Salvador é necessário para não crescer o débito da prefeitura com o Sindicato das Empresas de Transportes (Setps) e que só haverá outro aumento em dezembro de 2013. “É estranho o secretario admitir que deve ao Setps. Esta dívida deve ser questionada. Queremos conhecer e discutir a planilha usada para demonstrar a necessidade de aumento. A Câmara, a cidade, a imprensa, a população quer saber. A negociação é feita apenas entre a prefeitura e o Setps. Cadê o Conselho de Transportes? A Câmara está alijada desse processo que ocorre sem nenhum controle social”, protestou Santiago.
    bahia
    03 de junho de 2012, 11:36

    PCdoB reúne dirigentes municipais para afinar discurso para eleições de outubro

    Presidentes e secretários de Organização de diretórios municipais do PCdoB de mais de 200 municípios baianos se reuniram no sábado, em Salvador, para afinar o discurso em torno da tática eleitoral do partido para as eleições de outubro. O encontro contou com a participação do secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, do presidente Estadual, Daniel Almeida, e da deputada e pré-candidata a prefeitura de Salvador, Alice Portugal. “O encontro foi bastante positivo, tanto pelo número de participantes, mais de 400 pessoas, quanto de municípios representados, mais de 200. Foi exitoso também pela qualidade do debate que tivemos. Isso reafirma o projeto do PCdoB para 2012 na Bahia, dando a certeza de que os dirigentes entenderam este projeto como importante no campo de apoio ao governo federal e estadual e afirma o projeto que o partido tem na de crescer Bahia. O encontro nos deu também a certeza de que alcançaremos a nossa meta de eleger 30 prefeitos e 300 vereadores”, ressalta Daniel Almeida.
    brasil
    03 de junho de 2012, 11:11

    Petrobras deve manter investimentos planejados para ajudar PIB brasileiro

    Sonia Racy, Estadão
    Graça Foster
    Graça Foster adiou importante reunião com a alta direção da Petrobras que aconteceria amanha, segunda-feira, no Rio, para definir cortes de investimento. Segundo fonte de Brasilia, ela foi chamada pelo Planalto. Há quem acredite que depois da conversa, os cortes serão suspensos. Afinal,o governo Dilma conta com os investimentos da estatal para ajudar no PIB brasileiro. (Direto da Fonte / Estadão)
    bahia
    03 de junho de 2012, 11:05

    Sindimed culpa Central de Regulação da Sesab por morte do cantor e compositor Beto Silva

    Em nota pública, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) culpa a crise na rede de saúde do Estado pela morte do cantor e compositor Beto Silva, ontem, vítima de problemas cardiológicos. Seu corpo será enterrado hoje, às 11h, no Cemitério Quinta dos Lázaros. Na nota, o Sindimed observa que não é possível dizer que a morte poderia ter sido evitada, mas assegura que o Estado, através da Central do Regulação da secretaria estadual de Saúde,  lhe negou assistência especializada. Veja a íntegra da nota: “A Bahia e o Brasil acabam de perder mais um criativo talento do cenário musical. Morreu neste sábado, 2 de junho, o músico e compositor Beto Silva, cuja composição mais conhecida, “Prefixo de Verão”, foi gravada por muita gente boa e correu o mundo. Beto estava internado no HGE, aguardando transferência para uma unidade cardiológica, desde a última quarta-feira (30). Infelizmente, a morte chegou antes da vaga no hospital especializado do Estado. Diversos solicitações foram feitas junto à Central de Regulação, inclusive através do Sindimed, buscando uma vaga no Hospital Ana Nery, que é referência em cardiologia, mais uma vez, entretanto, a estrutura de saúde pública falhou. Evidentemente não é possível afirmar, com certeza, que a morte de José Alberto da Silva poderia ter sido evitada, mas a condição de assistência especializada, isto pode-se afirmar, lhe foi negada. O sepultamento ocorre neste domingo, às 11h, no Cemitério Quinta dos Lázaros,e o velório tem início às 9h. Triste Bahia… um pouco mais triste e dessemelhante hoje.”
    brasil
    03 de junho de 2012, 10:47

    Paulo Goulart revela estar com câncer

    Paulo Goulart, de 79 anos, revelou a revista Isto É Gente, estar passando por tratamento contra um câncer no mediastino, que fica na região entre os pulmões, diagnosticado em janeiro deste ano. “Eu estava fazendo alguns exames preventivos, quando descobrimos que haviam algumas células atípicas. Detectamos o problema e agora estamos atacando de frente”, contou o ator à publicação. O oncologista Fernando Maluf, médico responsável pelo tratamento de Paulo, explicou para a reportagem que este câncer é resultado de uma reincidência de um tumor nos rins, que foi retirado anos atrás. Além disso, falou que não será necessário passar por nova cirurgia, já que o tratamento quimioterápico já é suficiente neste caso. Humorado, o ator brincou com a perda de peso desde o começo do tratamento: “Estava pesando 105 quilos. Agora estou com 95. Emagreci, mas é sempre bom ficar em forma”. Ele também acrescentou: “Não seria nenhum problema ficar careca, somente diferente. Mas, pelo que sei deste tratamento, não tem esse efeito colateral”. A mulher de Paulo, Nicette Bruno, desabafou para a revista: “Se tem alguma doença, temos que cortar o mal pela raiz. Graças a Deus não será preciso uma internação”. (Uol)
    bahia
    03 de junho de 2012, 10:28

    Bahia lidera as denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes

    De acordo com os números da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), a Bahia lidera as denúncias de abusos sexuais, com 962 casos, e de exploração sexual, com 250. Mas, ainda assim, não há número preciso sobre o resultado efetivo das queixas, através de inquéritos instaurados, e das punições impostas aos agressores. Sobretudo por deficiências no treinamento daqueles que são destacados para apurar os abusos, sempre revestidos de situações delicadas e de difícil condução. As informações são do Correio*.
    mundo
    03 de junho de 2012, 10:00

    Assad diz que Síria enfrenta ‘verdadeira guerra’ contra o terror

    Foto: Louai Beshara/AFP
    Casal assiste ao discurso do presidente sírio, Bashar al Assad
    O presidente sírio, Bashar al Assad, afirmou neste domingo, que enfrenta uma “verdadeira guerra” e destacou que o governo vai continuar as investidas contra a oposição armada, mas que está pronto para dialogar com os adversários políticos. O pronunciamento foi feito no primeiro discurso do presidente para o novo parlamento, saído do pleito realizado no mês passado e que domina a aliança política do partido governamental Baath, segundo a televisão oficial síria. Durante o discurso, Assad afirmou que enfrenta uma ‘conspiração’ internacional contra a Síria que foi sendo costurada durante décadas. “Estamos enfrentando uma verdadeira guerra travada a partir do exterior”, afirmou ele. “Vamos continuar a enfrentar o terrorismo de forma firme, deixando a porta aberta para aqueles que quiserem voltar”, Assad disse ao parlamento. “Peço a todos aqueles que ainda hesitam em fazê-lo, para dar esse passo. O estado não vai retaliar.”  (G1)
    brasil
    03 de junho de 2012, 09:57

    Dilma quer acabar com aluguel de horário na TV

    O governo federal prepara um pacote de medidas para fechar brechas da legislação de rádio e TV que permitiram o surgimento de um “mercado paralelo” ligado às concessões no país. A informação é da reportagem de Julio Wiziack e publicada na edição deste domingo da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). Uma das mudanças de maior impacto é a proibição expressa do aluguel de canais e de horários da programação de rádio e TV. O Ministério das Comunicações não quis comentar as mudanças e informou que o “novo marco” ainda será colocado em consulta pública.Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.
    bahia
    03 de junho de 2012, 09:48

    Casamento à vista

    Zé Ronaldo, já lançado candidato a prefeito de Feira de Santana pelo DEM, e Colbert Martins, ex-deputado e líder do PMDB, devem selar a união para as eleições deste ano esta semana, ou mais tardar na próxima. Os dois são adversários políticos, mas sempre tiveram uma convivência respeitosa. Agora, aliados de Colbert dizem que não há problemas, de Zé Ronaldo a palavra basta. Os de Ronaldo vão no mesmo tom. Falam que ‘a turma de Colbert é de gente boa’. (Tempo Presente / A Tarde)
    A aproximação de Colbert e José Ronaldo, baseada na idéia de que o peemedebista pode indicar o vice do democrata, foi antecipada por este Política Livre, como pode ser visto clicando aqui.
    salvador
    03 de junho de 2012, 09:45

    EXCLUSIVO: PSD pensa em indicar Alan Sanches vice de Pelegrino

    Alan Sanches, nome preferido do PSD para indicar à vice de Pelegrino
    Primeiro partido a aderir à candidatura a prefeito de Nelson Pelegrino (PT), o PSD voltou a planejar indicar o vice na chapa do candidato petista. O nome mais lembrado é o do deputado estadual Alan Sanches, presidente do PSD em Salvador.
    A intenção é antiga, conforme foi registrado por este Política Livre, com exclusividade, em 15 de março, como pode ser conferido clicando aqui.
    Esta semana, Sanches não deixou barato. Fez as declarações mais elogiosas já dirigidas ao candidato petista nesta campanha, no que foi considerado um inéquivoco apelo para que seu nome não seja esquecido pelos petistas.
    O maior empecilho para o PSD concretizar o sonho de fazer o vice de Pelegrino seria o tempo de TV, já que até hoje o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não decidiu se a agremiação terá direito a horário na televisão na campanha.
    Enquanto o martelo não é batido, o nome preferencial dos petistas continua sendo o do secretário municipal dos Transportes e Infraestrutura, Jose Mattos.
    Mattos é ligado ao deputado federal Mário Negromonte, um dos caciques do PP, partido do prefeito João Henrique e que lançou a candidatura de João Leão à Prefeitura.
    O secretário chegou a ganhar uma medalha na Câmara Municipal na semana passada, concedida pelo vereador petista Henrique Carballal, um dos mais ativos articuladores da campanha de Pelegrino a prefeito.
    “Mesmo que o preferido do PT para vice de Pelegrino esteja no PP, nada impede que o PSD possa contribuir com sua candidatura, motivo porque o nome de Alan vai continuar a postos”, disse uma fonte do PSD ao Política Livre.
    brasil
    03 de junho de 2012, 09:35

    Após um mês, CPI de Cachoeira ainda em marcha lenta

    Roberto Maltchik, O Globo
    Um mês depois de sua instalação, os integrantes da CPMI do bicheiro Carlinhos Cachoeira só agora prometem destravar as investigações e fazer o serviço que a Polícia Federal estava de mãos atadas para executar: a apuração do envolvimento entre pessoas com foro privilegiado e o grupo do contraventor. Até agora, porém, a CPI dispõe de pouca informação adicional àquela obtida nas investigações da Polícia Federal, no âmbito das Operações Vegas e Monte Carlo. Ou que chegou à comissão por meio das reportagens que pipocaram em jornais e revistas de todo o país ao longo dos últimos três meses. Ao todo, já foram aprovados 321 requerimentos, e a CPI recebeu 125 documentos, entre ofícios e cópias de investigações. Mas, de informação sigilosa, de rastro do dinheiro, o que se tem até agora são cópias dos inquéritos da PF; os sigilos bancário, fiscal e telefônico de Carlinhos Cachoeira; e os relatórios de inteligência do Coaf — o órgão do Ministério da Fazenda que monitora transações suspeitas de crimes finaceiros —, referentes aos integrantes do grupo criminoso. Informações, de um modo geral, já trabalhadas pelos investigadores da Polícia Federal. Leia mais em O Globo.
    brasil
    03 de junho de 2012, 09:23

    Crise pode tirar Cabral dos palanques eleitorais

    Chico Otavio e Cássio Bruno, O Globo
    Dias atrás, um político da Baixada Fluminense ligou para o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o convidou para a inauguração de uma unidade de ensino profissionalizante na região. Pelo alcance social do projeto, seria um discurso fácil, mas Cabral refutou. “Por enquanto, quero ficar quietinho”, agradeceu.A 10 dias do início das convenções que definirão os candidatos a prefeito dos municípios fluminenses, o gesto do governador fortaleceu uma convicção que prospera entre aliados: Cabral, cuja agenda pública minguou com a crise envolvendo a empreiteira Delta, será um eleitor discreto em outubro e praticamente não subirá em palanques. Leia mais em O Globo.
    brasil
    03 de junho de 2012, 09:08

    Marconi Perillo quintuplica patrimônio e omite bens

    Chico de Gois, O Globo
    Desde que assumiu o governo de Goiás pela primeira vez, em 1998, Marconi Perillo (PSDB) multiplicou por cinco seus bens declarados. De R$ 299,5 mil em 1998, saltou para R$ 1,503 milhão em 2010. Mas Marconi, que foi convocado para prestar depoimento na CPMI do caso Cachoeira, possui um patrimônio que vai além do que está escrito. Em pesquisas nos cartórios goianos, O GLOBO identificou pelo menos cinco imóveis que não constam das declarações entregues à Justiça Eleitoral. Um deles, adquirido em 7 de janeiro de 2008, é uma área de mais de um milhão de metros quadrados, que tem entre os compradores Marcelo Henrique Limiro Gonçalves, ex-sócio de Carlinhos Cachoeira na ICF, empresa que faz teste de medicamentos em Anápolis (GO). O negócio está registrado no cartório de imóveis de Pirenópolis, cidade onde Perillo tem fazenda.Leia mais em O Globo.
    brasil
    03 de junho de 2012, 08:55

    A corrupção extrapolou todos os limites no Brasil

    Juliana Sayuri, do Estadão
    Extrapolou. Na análise do cientista político José Álvaro Moisés, a corrupção extrapolou os “níveis normais” no Brasil, o que fragiliza sensivelmente a democracia. “Os acontecimentos recentes mostram distorções e focos de corrupção que põem a ‘qualidade’ da democracia em xeque”, critica o diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP) e autor de Democracia e Confiança – Por Que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas? (Edusp, 2010). A seguir, os pontos nevrálgicos abordados pelo intelectual. “As tensões entre Judiciário, Legislativo e Executivo, inclusive as crises interna corporis desses poderes, apontam para déficits importantes no funcionamento das instituições democráticas. Isso explica, em parte, os índices elevados de desconfiança dos cidadãos. Mecanismos centrais da democracia estão sendo bypassed (ignorados, contornados) por atores que querem manter seu poder fora de qualquer limite constitucional. Esse abuso de poder afeta a legitimidade democrática. Leia mais no Estadão.
    brasil
    03 de junho de 2012, 08:40

    STF monta blindagem contra atrasos para julgar o mensalão

    Carlos Ayres Britto prepara blindagem para evitar atrasos em julgamento do mensalão
    O surgimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no radar do julgamento do mensalão alertou para um movimento subterrâneo detectado pelo Supremo Tribunal Federal (STF): manobras projetadas para embaraçar o processo e jogar a sentença final para depois das eleições. Diante disso, o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, prepara em conjunto com os colegas alguns antídotos para anular estratégias que podem ser usadas pelos advogados dos réus do mensalão para retardar o julgamento do processo. Com 38 réus a serem julgados e número ainda maior de advogados envolvidos com o caso, os ministros sabem que todos os subterfúgios legais e chicanas poderão ser usados nas sessões de julgamento. Britto pediu à Defensoria Pública que preparasse de cinco a sete defensores para que fiquem de sobreaviso. Eles serão sacados para atuar no julgamento caso algum dos advogados peça adiamento da sessão por estar doente ou se algum dos réus convenientemente destituir seu advogado e pedir prazo para contratar um novo defensor. Leia mais no Estadão.
    mundo
    03 de junho de 2012, 08:32

    Chávez toma remédio 100 vezes mais potente que morfina para conter dores

    O presidente venezuelano, Hugo Chávez, toma um opiáceo “100 vezes mais forte que a morfina” para aliviar as fortes dores que sente devido ao “persistente avanço do câncer nos ossos”, revelou neste sábado o jornal espanhol ABC, que cita um “relatório de inteligência”. O periódico indica que, além desse remédio, denominado “fentanilo”, os médicos também lhe fornecem bisfosfonato para combater a progressão da metástase e corticosteroides para aliviar os efeitos secundários da radiação e da quimioterapia. O ABC garante ter tido acesso ao “último relatório de inteligência” elaborado a partir das recomendações médicas da equipe que atende ao líder venezuelano. As mesmas fontes confirmam que Chávez sofre um rabdomiossarcoma, tumor maligno nos músculos aderidos aos ossos, com metástases.Leia mais no Estadão.
    bahia
    03 de junho de 2012, 08:15

    Estratégia do PT na Bahia divide a base aliada do governo

    João Pedro Pitombo, A Tarde
    'O PT está um pouco guloso', dizem aliados do governador.
    A busca por crescimento no âmbito dos municípios deverá colocar em xeque a unidade da base liderada pelo governador Jaques Wagner. A disposição do PT em comandar os maiores municípios baianos tem gerado insatisfações em outros partidos da base governista. Os aliados não escondem suas queixas: “O PT está um pouco guloso. Se fosse só eu que me queixasse, talvez o problema fosse comigo. Mas todos estão se queixando”, dispara o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust. No PCdoB, aliado histórico dos petistas, a percepção é a mesma, como revela o presidente estadual da sigla, Daniel Almeida: “Todo mundo reclama que o PT quer tudo para si. Esta é uma constatação de todos os partidos, incluindo o nosso”. Leia mais no A Tarde.
    brasil
    03 de junho de 2012, 07:58

    Novas regras para telefone social começam a valer esta semana

    A partir da próxima sexta-feira, as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) poderão solicitar a inclusão no Acesso Individual Classe Especial (Aice), modalidade de telefonia fixa destinada à população pobre. Pelo Aice, o preço da assinatura básica mensal, sem impostos, é R$ 9,50, com uma franquia de 90 minutos para ligações fixas locais. Com impostos, o valor chega a R$ 13,30. O programa vai beneficiar, no primeiro ano, famílias com renda mensal até um salário mínimo. A partir de junho de 2013, serão atendidas famílias com renda de até dois salários mínimos e, a partir de junho de 2014, com até três salários mínimos, contemplando todas as famílias do CadÚnico. Os usuários integrantes do cadastro que já têm telefone em casa e quiserem mudar para o Aice também podem fazer a transferência. As novas regras do Aice foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 9 de abril, estipulando prazo de 60 dias para a entrada em vigor. (Correio*)
    brasil
    03 de junho de 2012, 07:43

    Kassab deixa mais três secretários à disposição de Serra

    Diego Zanchetta e Artur Rodrigues, de O Estado de S. Paulo
    Três secretários do prefeito Gilberto Kassab (PSD), incluindo a vice-prefeita Alda Marco Antonio, do PMDB, foram exonerados hoje, a pedido. Segundo Kassab, eles vão ficar à disposição de José Serra (PSDB) como opção de vice para a chapa que disputa as eleições municipais de outubro com o apoio da atual gestão. Além da vice-prefeita, que comanda desde 2009 a Assistência Social, Eduardo Jorge (PV), do Verde e Meio Ambiente, e Miguel Bucalem (PSD), de Desenvolvimento Urbano, deixaram o governo. A estratégia do prefeito, segundo apurou a reportagem, é pressionar Serra a optar logo por um aliado seu na chapa da sucessão à Prefeitura. Além dos três, Alexandre Schneider (PSD), titular da Educação, foi exonerado há duas semanas. O ex-tucano é, por enquanto, o favorito para fazer a dobradinha com o ex-governador. Leia mais no Estadão.
    brasil
    03 de junho de 2012, 07:29

    Deputado Popó nocauteia Michael Oliveira em última luta da carreira

    Popó encerra a carreira oficialmente com nocaute sobre Michael Oliveira
    O brasileiro Acelino ‘Popó’ Freitas se despediu dos ringues oficialmente com uma brilhante vitória na noite deste sábado. Ele derrotou por nocaute técnico no nono round o desafiante Michael Oliveira, de apenas 22 anos. Apesar de jovem, Michael Oliveira tem uma carreira que chama a atenção: em 18 lutas, esta foi apenas a primeira derrota do pugilista. O lutador é campeão latino dos pesos médios do Conselho Mundial de Boxe. O combate deste sábado foi disputado pela categoria supermeio-médio (69,8kg), no Conrad Resort & Casino, no tradicional balneário uruguaio de Punta Del Este. Popó, que já foi tetracampeão mundial, não lutava desde 2007, e aceitou o desafio depois de um pedido do seu filho caçula. Com o resultado, Popó – ex-campeão mundial dos superpenas e leves – encerra a carreira com 39 vitórias (33 nocautes) e somente duas derrotas. (ESPN/Gazeta Press)
    mundo
    03 de junho de 2012, 07:15

    Rei da Espanha chega hoje ao Brasil em meio a problemas migratórios entre os dois países

    O rei da Espanha, Juan Carlos I, chega hoje ao Brasil e no dia seguinte, segunda-feira, tem um encontro marcado com a presidenta Dilma Rousseff. Embora as questões econômicas e de interesse de empresas espanholas no Brasil estejam na pauta das conversas, a visita ocorre em um momento de constrangimento recíproco entre os dois países por causa do problema migratório. A polêmica sobre o tratamento dado aos brasileiros que viajam à Espanha guarda mais relação com decisões a serem tomadas no âmbito governamental, no entanto, de acordo com assessores que preparam a visita, o rei deverá usar sua imagem de chefe de Estado para amenizar a situação na conversa com a presidente.
    Além disso, o rei visita o Brasil exatamente quando ocorre, em Madri, uma reunião bilateral sobre questões migratórias, com a participação da ministra Maria Luiza Lopes da Silva, diretora da Divisão de Políticas Consulares e de Brasileiros no Exterior do Ministério de Relações Exteriores (MRE). O desconforto entre os dois países é causado principalmente pelo tratamento considerado “inadequado” conferido pelas autoridades espanholas aos brasileiros que chegam ao país ibérico.
    brasil
    03 de junho de 2012, 07:00

    Manchetes do dia:

    -A Tarde: Adolescente morre após fim de namoro virtual com avatar
    -Correio*: Abuso sexual contra crianças choca a Bahia
    - Globo: Novo pacote do governo vai reduzir tarifas de telefone
    - Folha: Governo quer proibir venda de horário na TV
    - Estado: Investimento da indústria deve cair R$ 35 bi, prevê BNDES
    - Correio: Fantasmas da Delta financiaram políticos
    - Zero Hora: Por que a água é intragável
    bahia
    02 de junho de 2012, 20:39

    CUT elege petroleiro Cedro Silva presidente na Bahia

    Foto: Divulgação
    Cedro Silva, o novo presidente da CUT na Bahia, discursa em evento da Central
    O petroleiro Cedro Silva foi eleito novo presidente da CUT-BA (Central Única dos Trabalhadores da Bahia), neste sábado, em Salvador. A eleição por consenso entre as forças políticas que compõem a Central marcou o encerramento do Congresso Estadual da CUT (13° CECUT-BA), que reuniu cerca de 400 delegados, lideranças sindicais de segmentos público e privado, urbanos e rurais. Reunidos desde quinta-feira, os participantes do 13° CECUT-BA discutiram temas diversos com objetivo de nortear as ações da entidade para o triênio 2012/2015. Redução da jornada de trabalho sem redução de salários, políticas públicas de enfrentamento à seca no semiárido baiano, reforma agrária, melhores condições de trabalho, a crise econômica e financeira internacional e os desafios para crescimento com distribuição de renda foram alguns pontos centrais dos debates. Cedro Silva, 47 anos, é funcionário da Petrobras e dirigente do Sindipetro-BA. Natural de Maceió (AL), vive na Bahia desde 1985. Desde 2007, é coordenador da Agência de Economia Solidária da CUT-BA. Em 2008, coordenou o Comitê do pré-sal na Central baiana. A CUT é a maior central sindical da América Latina, quinta maior do mundo. Na Bahia, tem aproximadamente 500 sindicatos filiados, mais de 1,5 milhão de sócios e mais de três milhões de trabalhadores na base.
    brasil
    02 de junho de 2012, 20:30

    Provocações no ninho peemedebista, por Lauro Jardim

    Lauro Jardim, Radar on line
    O deputado peemedebista Arthur Maia cobrou de Henrique Eduardo Alves a realização de uma reunião da bancada do PMDB para discutir a blindagem de Sérgio Cabral na CPI mista do Cachoeira.
    Diante da atitude de Maia (leia mais em Peemedebista quer explicações), Alves respondeu que “se fosse reunir a bancada para discutir cada notícia que sai nos jornais, teria que deixar a bancada de plantão 24 horas por dia”. Maia não gostou da resposta e mandou a seguinte para Alves:
    – Concordo que não dá para reunir a bancada 24 horas por dia. Mas reunir a bancada pelo menos uma hora a cada 24 dias é bem viável.
    brasil
    02 de junho de 2012, 20:22

    Marta falta ao lançamento da candidatura de Haddad

    Sérgio Roxo, O Globo
    Sem a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e com a presença do ex-ministro José Dirceu, o PT lançou neste sábado a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a estrela da festa e usou o seu discurso para atacar a imprensa. A coordenação da campanha de Haddad contava com a participação de Marta, que deveria discursar. Ela não justificou a ausência. A senadora desistiu de se candidatar por pressão de Lula. Desde então, tem se mantido distante da campanha do ex-ministro da Educação. Ela chegou a afirmar que não adiantava um nome novo para o PT voltar a governar São Paulo.
    - Não sei – respondeu Haddad, quando perguntado sobre o motivo da ausência da senadora.
    Em seu discurso, o pré-candidato petista elogiou a gestão de Marta, na prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2004. Já Dirceu, réu do mensalão, causou constrangimento com a sua presença. Ele chegou quando o evento já havia começado. Cumprimentou Haddad e Lula e se sentou na mesa principal.
    bahia
    02 de junho de 2012, 20:05

    Novidade da pesquisa Potencial é insatisfação com Wagner, diz Aleluia

    “A novidade da última pesquisa não foi a liderança de ACM Neto em todos os confrontos à prefeitura, mas a insatisfação da população da capital com a gestão do governador Jaques Wagner, que apresentou índice de 41,5% de ruim e péssimo”, afirmou hoje o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, durante a convenção do PPS, na manhã deste sábado, no Hotel Fiesta. Para Aleluia, a pesquisa do Instituto Potencial revelou que a propaganda petista não está conseguindo “esconder mais o descalabro administrativo” do atual governo. “A greve da Polícia Militar e o movimento dos professores, motivados pelo não cumprimento de um acordo firmado pelo próprio governo, foram a gota d´água para o povo de Salvador cair na real. Governar não é a praia do PT”, atacou o líder democrata.
    mundo
    02 de junho de 2012, 15:51

    Brasileiro é eleito melhor chef do ano na China

    O brasileiro Geraldo Thomazini foi eleito o “chef do ano” pela revista “City Weekend” de Pequim por seu trabalho de criação de uma culinária mediterrânea “inovadora e de qualidade”. O chef estudou na Universidade de São Paulo e fez dois cursos na Espanha. No restaurante Alameda, onde trabalha, ele introduziu uma nova maneira de apresentar os pratos. Thomazini comanda uma equipe de nove cozinheiros e diz que em Pequim é preciso ser criativo e trabalhar muito duro, pois há chefs talentosos do mundo todo. (EFE)
    mundo
    02 de junho de 2012, 15:16

    Advogados de Mubarak vão apelar contra condenação à prisão perpétua

    Os advogados de Hosni Mubarak informaram que vão apelar contra a condenação à prisão perpétua do ex-presidente do Egito pela morte de manifestantes. A partir deste sábado, os defensores de Mubarak têm 60 dias para apresentar um recurso à Justiça, disse à Agência Efe Mahmoud Hashim, advogado de dois ex-assessores do Ministério do Interior que foram julgados com Mubarak sob a mesma acusação, mas acabaram absolvidos por falta de provas. Já Habib al Adli, ex-titular da pasta, foi condenado, assim como o ex-presidente, à prisão perpétua. Mubarak, de 84 anos, e seus dois filhos, Gamal e Alaa, foram absolvidos nos processos por crimes de corrupção. Leia mais no UOL.
    salvador
    02 de junho de 2012, 14:48

    Corpo de empresário Silveira Castro será enterrado neste sábado

    Será enterrado hoje, às 17h, no Cemitério Jardim da Saudade, o corpo do empresário Humberto Silveira Castro. Ele faleceu às 6h de hoje no Hospital Português. Silveira Castro foi um dos proprietários da TV Aratu e era irmão de Ernani Silveira Castro, um dos fundadores da Tribuna da Bahia.
    mundo
    02 de junho de 2012, 14:30

    Elizabeth II vai a corrida de cavalo para marcar Jubileu de Diamante

    Foto: AP
    Rainha Elizabeth II, em foto de 15 de junho de 1960
    A rainha britânica Elizabeth II comemora 60 anos de reinado neste sábado com uma visita às corridas, relembrando uma longa paixão por cavalos e iniciando quatro dias de celebrações nacionais para honrar uma monarca com alta popularidade. O foco depois se volta para Londres, onde um grande número de pessoas é esperado nas ruas e no Rio Tâmisa para uma série de eventos, embora a previsão de chuva e tempo frio possam minar o entusiasmo público pelas comemorações. Milhões de pessoas são esperadas nas celebrações de rua em todo o país, com a rainha comemorando o feito sob o slogan de “Jubileu de Diamante”.
    bahia
    02 de junho de 2012, 14:12

    Morre jovem baleado em assalto a bancos em Ituberá

    O jovem que foi baleado após uma troca de tiros entre uma quadrilha de cerca de 20 homens com a polícia na manhã desta sexta-feira (1), não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Itabuna, na madrugada deste sábado. Eliomar De Jesus Vitoriano, de 19 anos, era morador do município foi baleado na boca quando a quadrilha que assaltou uma agência do Banco do Brasil e em seguida ro banco do Bradesco no município de Ituberá, a 308 km de Salvador, entrou em confronto com a polícia. (Correio*)
    brasil
    02 de junho de 2012, 13:59

    Tim Lopes é homenageado no Complexo do Alemão nos dez anos de sua morte

    Amigos e parentes do jornalista Tim Lopes estão ajudando a amarrar 3.653 lenços brancos em varais instalados no Campo do Sargento, no Complexo do Alemão. A ação, coordenada pela irmã de Tim, Tânia Lopes, é uma homenagem para lembrar os dez anos da morte do jornalista, executado no dia 2 de junho de 2002, após traficantes descobrirem que ele estava na Vila Cruzeiro fazendo reportagem para denunciar um baile funk com prostituição infantil na favela. Amigos de Tim e jornalistas estão participando da homenagem. Cada pedaço de pano simboliza um dia que se passou nesses últimos 10 anos, desde a morte do jornalista. Leia mais em O Globo.
    brasil
    02 de junho de 2012, 13:47

    CPI do Cachoeira: o PMDB e o PT fugiram da raia

    Ilimar Franco, O Globo
    Os maiores partidos do Congresso, o PT e o PMDB, estão na defensiva na CPI. Ambos eram contra a quebra do sigilo da Delta, mas votaram a favor. Isso ocorreu porque o PT não queria arcar com o ônus dessa decisão. No dia anterior, exigiu que o PMDB assumisse o encaminhamento contrário. Como os peemedebistas não tiveram peito de fazê-lo na reunião da CPI de terça-feira, os petistas se sentiram liberados. O primeiro a votar, o senador José Pimentel (CE), disse: “Como não há ninguém contra, eu voto ‘sim’.” Os outros petistas votaram “sim”, à exceção do deputado Cândido Vaccarezza (SP), que disse “não”.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728