Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Novo confronto no Líbano deixa um morto e 9 feridos

    mundo

    < Novo confronto no Líbano deixa um morto e 9 feridos


    Grupos a favor e contra o regime sírio entraram em choque neste sábado no noroeste do Líbano, matando pelo menos uma pessoa e ferindo outras nove, informaram as forças oficiais, após ativistas terem informado sobre novo combate em uma região central da Síria. Os confrontos na cidade portuária de Trípoli começaram logo após a meia noite de sexta-feira e se estenderam pelo sábado, informaram as autoridades, em condição de anonimato. A cisão é entre os muçulmanos Sunni que dão apoio aos rebeldes sírios na tentativa de derrubar o presidente Bashar Assad e membros da seita Alawite, ramo do xiitas islâmicos. (A Tarde)

    brasil
    02 de junho de 2012, 12:39

    Enem: inscrições seguem abertas com quase 2 milhões de inscritos em cinco dias

    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem abertas até 15 de junho, exclusivamente pela internet. Até as 19h de ontem, 1.966.270 estudantes se inscreveram para participar da prova. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que as inscrições superam 2 milhões neste fim de semana. O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, cerca de 6 milhões se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa, confirmando a participação. A região com maior número de inscritos para o Enem 2012, conforme o último balanço, é o Sudeste (730 mil). Na sequência aparecem o Nordeste (650 mil), Sul (230 mil) e Centro-Oeste e Norte (177 mil cada uma).

    bahia
    02 de junho de 2012, 12:27

    Anúncio nas redes sociais promete manifestação contra aumento dos ônibus

    Desde o anúncio do reajuste de 11% na tarifa dos ônibus, feito nesta sexta-feira, pelo secretário de Transporte e Infraestrutura, José Mattos, que eleva para R$ 2.80 o valor da passagem, a população de Salvador se manifesta através das redes sociais contra a decisão do município. No Facebook, um cartaz convida os soteropolitanos para uma passeata na tarde deste sábado, na Avenida Paralela, a partir das 15h, com saída da casa de shows Bahia Café Hall. Com o título “Amanhã a Paralela vai parar”, o convite pede que os participantes da manifestação levem material para confecção de cartazes e que estejam vestidos de camisas pretas. O cartaz postado nas redes sociais não informa quais as entidades envolvidas na organização do evento. De acordo com a Transalvador, o órgão não foi comunicado sobre a manifestação. (Tribuna da Bahia)
    mundo
    02 de junho de 2012, 12:15

    Irã constrói novo centro para lançar satélites

    O Irã está terminando a construção de um novo central espacial que permitirá lançar mais satélites domésticos em órbita, informou hoje o ministro da Defesa do país, general Ahmad Vahidi. O comentário do ministro foi a primeira confirmação de que o Irã está investindo em uma área que já provoca problemas com as nações do Ocidente por causa do controverso programa nuclear do país. A preocupação é que o programa facilite os esforços para a fabricação de armas atômicas, o que Teerã nega, insistindo que seus propósitos são de paz, e suas possíveis aplicações militares, já que a tecnologia usada para colocar satélites em órbita também pode ser reorganizada para fazer mísseis intercontinentais. Em comentários feitos à agência oficial de notícias, IRNA, Vahidi disse que o primeiro satélite que será lançado do novo centro será o Tolo, mas não informou onde ele está localizado. (A Tarde)
    bahia
    02 de junho de 2012, 12:13

    Governo atribui “radicalismo” de movimento de professores ao PSTU e PSOL

    Aos 53 dias da greve dos professores, a articulação política do governo Jaques Wagner avalia que a APLB (Associação dos Professores Licenciados da Bahia) e, consequentemente, o PCdoB, partido ao qual é ligada, perdeu efetivamente o controle do movimento. O “radicalismo” com que o assunto vem sendo tratado seria atribuído ao PSTU e ao PSOL, cujos membros são apontados como os principais agitadores atuais entre os grevistas em manifestações e, principalmente, na Assembleia Legislativa.
    bahia
    02 de junho de 2012, 12:00

    Sucom interdita três lava-jatos durante operação no Bonfim

    Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) comunicaram, nesta sexta-feira, que durante o final da tarde de quinta-feira, foi realizada uma grande operação com o apoio da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na Rua Henrique Dias, situada no Bonfim. A ação foi motivada por denúncias de moradores da região que foram prejudicados pela atividade irregular de lava-jatos. Com a conclusão dos trabalhos, a fiscalização contabilizou: três interdições, três apreensões de equipamentos (duas lavadoras de alta pressão e um aspirador de pó), cinco autos de infração e uma notificação. (A Tarde)
    bahia
    02 de junho de 2012, 11:47

    Forró toma conta da Assembleia na homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga

    A Assembleia Legislativa da Bahia viveu um dia diferente nesta sexta-feira, com a presença de grandes nomes da música regional e o som marcante da sanfona tomando conta do plenário da Casa. Nas cadeiras que normalmente são ocupadas pelos parlamentares, forrozeiros de todas as regiões do estado se emocionaram na homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, que ocorreu por intermédio da deputada Luiza Maia (PT). Adelmário Coelho, Carlos Pita, Joquinha Gonzaga, Edu Casanova, Del Feliz e Targino Gondim cantaram clássicos do “Velho Lua” e falaram sobre a obra daquele que foi um dos brasileiros mais talentosos de todos os tempos. No discurso de abertura dos trabalhos, Luiza Maia enalteceu a contemporaneidade da obra de Gonzagão. “Muitas de suas canções foram feitas na metade do século passado. Porém, ainda hoje as abordagens são bastante atuais”, explicou.
    mundo
    02 de junho de 2012, 11:39

    Argentina: oferta de suborno chega por celular entre deputados peronistas

    Ariel Palácios, do Estadão em Buenos Aires
    Daniel Scioli
    As ofertas de propina via mensagem de texto de celular podem ser o novo formato para combinar a compra de votos de parlamentares na Argentina. Isso é o que indica o escândalo que veio à tona nesta sexta-feira no jornal Clarín, que denunciou as tentativas de suborno durante a sessão de quinta-feira da Assembleia Legislativa da Província de Buenos Aires. O escândalo envolve o governador peronista Daniel Scioli, que foi vice-presidente de Néstor Kirchner (2003-2007), é aliado da presidente Cristina Kirchner e governa a mais importante província do país, que tem 40% do eleitorado e 33% do PIB nacional. Os parlamentares estavam debatendo o imposto agrário do governador Scioli, que está pressionado pelos graves problemas fiscais da província, quando um fotógrafo do Clarín flagrou o deputado provincial Juan José Ottavis, vice-presidente da Assembleia e representante do Partido Justicialista (Peronista) trocando mensagens de celular com seus colegas de bloco a respeito de uma suposta proposta de dinheiro para os integrantes da oposição. Leia mais no Estadão.
    brasil
    02 de junho de 2012, 11:25

    Tucanos cogitam chapa ‘café com leite’ para eleição de 2014

    Gerson Camarotti,do G1
    Senador Aécio Neves (PSDB-MG)
    Preocupados com a divisão do partido para 2014, os tucanos articulam os bastidores uma chapa formada pelos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), para presidente, e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), para vice. Nos bastidores, a chapa foi batizada de “café com leite”. É uma referência a política do café com leite, que ocorreu no Brasil na República Velha (até 1930). Na ocasião, havia um revezamento entre presidentes de São Paulo (produtor de café) e de Minas Gerais (produtor de leite). Com essa chapa, os tucanos tentam amenizar as resistências do ex-governador José Serra (SP) ao nome de Aécio, já que Aloysio é muito próximo dele. Até o recente anúncio de sua candidatura à prefeitura de São Paulo, Serra trabalhava para ser presidenciável do partido pela terceira vez. Teve que abortar seus planos depois que Aécio ganhou espaço interno. Agora, a tentativa é de unificar o partido. (G1)
    salvador
    02 de junho de 2012, 11:05

    A peça que falta

    Embora 63,3% dos entrevistados pela pesquisa do Potencial tenham dito que não votarão de jeito nenhum num candidato recomendado pelo prefeito João Henrique, João Leão, do PP, o candidato de João não se abala: – Em 2008, pesquisas apontavam João Henrique com 67% de rejeição. E também mostravam esse mesmo ACM Neto que hoje lidera em todas. João ganhou e Neto não foi nem ao segundo turno. Eleição se ganha é com campanha e não com pesquisa. Só falta a Leão um Geddel, que, na época, ministro da Integração, botou todo o gás em João. Seria Negromonte. Não deu. (Tempo Presente / A Tarde)
    salvador
    02 de junho de 2012, 10:49

    Pesquisa mostra cenário acirrado em Salvador

    A pesquisa divulgada pelo Instituto Potencial apresentou o cenário atual da disputa eleitoral na capital baiana. As avaliações chamaram a atenção por mostrarem um quadro competitivo e com um grande número de indecisos, sinalizando que somente depois que a campanha começar oficialmente é que os políticos poderão avaliar melhor a condução do pleito. Mas, a princípio, os números apontam o deputado federal ACM Neto (DEM) liderando, sendo seguido pelo pré-candidato petista Nelson Pelegrino e a senadora Lídice da Mata. Conforme a pesquisa espontânea, Neto aparece com 11,5%, Pelegrino apresenta 4,1% e Lídice da Mata (PSB) atinge 2,1%. Imbassahy (PSDB) soma 1,5% e o peemedebista Mário Kertész surge com 1,2%. Márcio Marinho (PRB) e Maurício Trindade (PR) aparecem com 1% cada. Alice Portugal tem 0,4%. Um dos destaques, porém, foi o universo de eleitores que ainda não sabem em quem votar, que representa 71,4%. Conforme divulgado, o levantamento ouviu 811 eleitores de 26 a 29 de maio em Salvador. A margem de erro foi de 3,4 pontos percentuais. (Tribuna da Bahia)
    bahia
    02 de junho de 2012, 10:33

    Sucessão mergulha PR num grande conflito em Salvador

    Lílian Machado, Tribuna da Bahia
    Diálogo de César Borges com governo Wagner estaria incomodando Trindade
    Em clima de articulações para as eleições, o Partido da República (PR) realizou ontem o II Encontro Municipal, no auditório do edifício Empresarial Simonsen, Avenida Tancredo Neves, com a presença das principais lideranças da sigla no Estado e os pré-candidatos a vereadores, que devem movimentar o ambiente de campanha na cidade. Os motivos são as supostas negociações lideradas pelo presidente estadual do partido, o ex-senador César Borges, para ingresso na composição do governo do Estado e a observada insistência – conforme fontes que não querem se identificar – do deputado federal Maurício Trindade de seguir na disputa pela prefeitura de Salvador. Informações dão conta de que Trindade estaria incomodado com o fato de Borges estar conduzindo o processo de diálogo com a cúpula do governo Wagner e, agora, além de projetar-se como candidato, se licenciando da Câmara Federal ainda cogita abertamente se aliar à oposição, o que tem desagradado alguns setores do partido. Leia mais na Tribuna da Bahia.
    mundo
    02 de junho de 2012, 10:12

    Em dez anos, 2012 já é o ano mais violento para jornalistas

    Em apenas cinco meses, 2012 já é o mais violento para jornalistas brasileiros desde o assassinato de Tim Lopes, cuja morte completa dez anos hoje. Conforme a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), quatro profissionais foram mortos no País em crimes relacionados ao exercício da atividade, mesmo número registrado em todo o ano de 2011. As oito mortes neste último ano e meio totalizam quase 40% dos 21 assassinatos de jornalistas cometidos desde 2002, ano da execução, por traficantes, do jornalista da TV Globo no Complexo do Alemão, no Rio. “É uma ameaça à liberdade de expressão. Quando se cala um jornalista quem sofre é a sociedade”, diz o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marcelo Moreira, organização criada no mesmo ano da morte de Tim Lopes. Leia mais.
    bahia
    02 de junho de 2012, 09:54

    Acordo negado por governador irrita professores grevistas

    Foto: Emerson Nunes / Política Livre
    Wagner e professores discordam sobre índice de reajuste
    A greve dos professores completa 53 dias com mais uma polêmica. Dessa vez, em torno do reajuste salarial. Anteontem, o governador Jaques Wagner declarou ao Correio que o reajuste de 22,22% do salário nunca existiu no acordo celebrado ano passado. A declaração desagradou os manifestantes, que continuam firmes na reivindicação dos 22,22% aprovados pelo MEC. “O governador diz que não tem dinheiro e agora quer negar o acordo? O acordo existe e é para ser cumprido”, defende o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), Rui Oliveira. (Correio*)
    lazer
    02 de junho de 2012, 09:46

    Programa de Fátima Bernardes estreia em 25 de junho nas manhãs da Globo

    A Globo trabalha com a data de 25 de junho para a estreia de Fátima Bernardes em suas manhãs. Os primeiros pilotos foram gravados esta semana. O batismo final, após uma lista infindável de nomes, ficou em Encontro com Fátima. Na equipe: o poeta e ator Gregório Duvivier, o stand up Marcos Veras, o músico Branco Mello e a repórter Lília Telles. (E+ / Estadão)
    bahia
    02 de junho de 2012, 09:31

    Disputa acirrada em Simões Filho

    O atual prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD), ganhou mais um adversário na disputa para permanecer na função em outubro. O diretório municipal do PT apresentou ontem o nome de Manoel Almeida, popularmente conhecido como Neco e irmão do ex-prefeito Edson Almeida, para representar a legenda na eleição 2012. “A decisão foi tomada na última quinta-feira. Tínhamos o ex-prefeito Edson Almeida, porém, por questões de saúde, ele optou por não participar da disputa. Então, apresentamos Neco, que já foi secretário de Serviços Públicos da cidade em duas gestões”, confirmou o presidente do diretório municipal petista, Antônio Carlos Rodrigues. Segundo o dirigente, o nome de Almeida está bem situado em pesquisas não oficiais feitas pelos próprios adversários. “Vamos fazer uma oposição moderada. O debate está polarizado entre PSD e PMDB, que já apresentaram seus candidatos”, comentou. Além de Alencar e Almeida, a disputa pela Prefeitura de Simões Filho terá ainda o nome de Diógenes Tolentino (PMDB), também chamado de Dinha. (Tribuna da Bahia)
    brasil
    02 de junho de 2012, 09:15

    Condenados por corrupção e lavagem de dinheiro não passam de 500

    Mariângela Gallucci, O Estado de S.Paulo
    Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que no ano passado 207 pessoas foram condenadas definitivamente pela Justiça brasileira por envolvimento com crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Outros 268 foram condenados de forma definitiva por participação em atos de improbidade administrativa. “O número de condenações é ínfimo”, afirmou o conselheiro do CNJ Gilberto Martins Valente, responsável pela divulgação dos dados. “Temos de verificar quais entraves o Judiciário enfrenta para julgar as ações”, disse. “A estrutura não está funcionando e temos de saber os motivos.” O CNJ fez o levantamento com base em informações encaminhadas pelos tribunais estaduais e federais do País. Leia mais no Estadão.
    bahia
    02 de junho de 2012, 09:03

    Fraude atinge unidades da Farmácia Popular, diz Ministério Público

    Rene Moreira - especial para o Estado
    Uma fraude no programa Farmácia Popular do Brasil causou prejuízos aos cofres públicos de mais de R$ 4 milhões somente em Franca, no interior paulista. As investigações agora estão sendo ampliadas para outras cidades do país e o rombo pode ser ainda maior. Para burlar o sistema, drogarias usavam documentos de pessoas que nem precisavam de remédios e que muitas vezes nem sabiam que eram usadas numa fraude. Até mesmo dados de quem já morreu foram apresentados para justificar o recebimento junto ao governo federal. Em Franca o Ministério Público Federal investiga dez farmácias relacionadas à fraude. Dessas, pelo menos duas fecharam as portas e não foram reabertas. No total, mais de 30 pessoas foram citadas por participação no esquema, porém, algumas assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e se comprometeram a reembolsar o poder público. Assim se livraram da ação cível, mas continuam respondendo criminalmente pelo ocorrido.Leia mais no Estadão.
    mundo
    02 de junho de 2012, 08:50

    Mubarak é sentenciado à prisão perpétua, em meio a divisões no Egito

    O ex-presidente do Egito Hosni Mubarak foi sentenciado neste sábado à prisão perpétua, como cúmplice da morte de 850 manifestantes na Revolução Egípcia de 2011, em um julgamento que evidencia as divisões vigentes no país. Aos 84 anos e após três décadas governando o Egito, Mubarak é o primeiro entre os líderes afetados pela Primavera Árabe a ser julgado em seu país. Ele ouviu seu veredicto com uma expressão séria, em uma maca hospitalar e usando óculos escuros. No lado de fora da corte, opositores de Mubarak e parentes de pessoas mortas durante o levante antirregime comemoravam a condenação do ex-presidente, ainda que alguns estivessem defendendo a pena de morte para o réu. (BBC Brasil)
    salvador
    02 de junho de 2012, 08:38

    Oposição não descarta união no 2º turno

    Fernando Duarte, Tribuna da Bahia
    Momento único de união das oposições durante a Lavagem do Bonfim
    Após a novela sobre a união das oposições em Salvador para enfrentar a candidatura do petista Nelson Pelegrino, que durou os primeiros cinco meses de 2012, duas candidaturas foram lançadas a partir dessas conversas, inicialmente a dobradinha DEM-PSDB e o voo solo do PMDB. A falta de entrosamento entre os opositores ao Governo do Estado, porém, não parece influenciar na decisão sobre apoios num eventual segundo turno, mesmo com os ataques do peemedebista Mário Kertész à postura adotada por democratas e tucanos, que serão encabeçados pelo deputado federal ACM Neto (DEM) na eleição de outubro. Dirigentes dos três partidos garantem que, apesar de frustradas as negociações no momento, a união das oposições não está complemente descartada se apenas uma das candidaturas passar pelo crivo popular na primeira etapa da eleição. Para o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, ainda não é o momento para se discutir alianças no segundo turno. “Não eliminamos qualquer tipo de aliança, mas vamos trabalhar para não ter segundo turno. O que é disputado no primeiro turno é a discussão das propostas, o segundo não pode ser discutido agora”, disse à Tribuna. Leia mais na Tribuna da Bahia.
    bahia
    02 de junho de 2012, 08:22

    Deputado Popó encara luta de despedida contra adversário 14 anos mais novo

    Foto: Fabiano Rocha / Extra
    Exercícios tiveram de ser conciliados com compromissos da Câmara
    Um dos maiores ídolos do esporte baiano está de volta aos ringues. Aos 36 anos, o soteropolinato Acelino Freitas, o “Popó”, encara aquela que pode ser a sua luta de despedida na noite deste sábado, 2, no Conrad Casino, em Punta del Leste, no Uruguai, a partir das 23h (de Brasília). Como adversário, o tetracampeão mundial de Boxe terá pela frente um garoto: o atual campeão latino do Conselho Mundial de Boxe, o paulista Michael Oliveira, 14 anos mais novo, conhecido no mundo das lutas como o “Rocky Brasileiro”, em homenagem ao personagem eternizado por Sylvester Stalone nos cinemas. Afastado dos ringues há cerca de cinco anos, Popó quer fazer do combate deste sábado mais do que uma despedida. Para fazer bonito, o hoje deputado federal pela Bahia encarou um intenso ritmo de treinamentos. Os exercícios tiveram de ser conciliados com os compromissos da Câmara dos Deputados. (A Tarde)
    brasil
    02 de junho de 2012, 08:15

    PT lança neste sábado candidatura de Haddad em São Paulo

    Lula e Haddad
    Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, o PT lança neste sábado a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. A presidente Dilma Rousseff deve aparecer em um vídeo durante o encontro do Diretório Municipal da legenda. O partido, que planeja reunir duas mil pessoas, tenta turbinar a candidatura, que ainda patina. Haddad tem apenas 3% das intenções de voto nas pesquisas de opinião e não fechou oficialmente até agora nenhuma aliança para a disputa eleitoral de outubro. O jingle, que será apresentado aos militantes, vai citar Lula, mentor e principal responsável por viabilizar o nome do ex-ministro da Educação. O slogan fará menção à novidade que Haddad representa e à necessidade de mudança na cidade, apesar de o PT ter negociado uma aliança com o atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), antes de o tucano José Serra entrar na disputa, em fevereiro. Haddad nunca disputou uma eleição. Leia mais em O Globo.
    brasil
    02 de junho de 2012, 08:10

    Brasil enfraquece a defesa dos direitos humanos

    Merval Pereira, O Globo
    Depois de ter bloqueado na Unesco o Plano de Ação das Nações Unidas para proteção de jornalistas e contra a impunidade nos crimes contra esses profissionais, em companhia de Índia e Paquistão, o Brasil tende a apoiar na Assembleia da Organização dos Estados Americanos (OEA) que começa amanhã na Bolívia um plano urdido por Equador e Venezuela para tirar a autonomia da Relatoria de Liberdade de Expressão daquele organismo, afetando grandemente o sistema interamericano de direitos humanos, que, segundo os especialistas, é exemplo invejado por outras regiões do mundo. Tudo indica que a presidente Dilma ficou furiosa com a interferência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) a favor dos indígenas — exigindo através de medida cautelar a interrupção da construção da hidrelétrica de Belo Monte — e estaria dando o troco agora, ao lado de Chávez e Corrêa nesta manobra. Leia mais em O Globo.
    bahia
    02 de junho de 2012, 07:58

    Telefonia: Planos ilimitados elevam em 12,27% reclamações contra operadoras

    Planos ilimitados elevam em 12,27% reclamações contra operadoras
    Oferecidos ao consumidor como um “negócio da China”, os planos ilimitados de telefonia móvel têm gerado um aumento do número de reclamações aos órgãos de defesa do consumidor pelo menos em três estados do Nordeste. Na Anatel, o volume de reclamações contra operadoras cresceu 12,27% no último mês, passando dos 4.552, em abril, para 5.189 em maio. Em Salvador, os usuários da Oi, segundo lugar no ranking de reclamações da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon-BA), queixam-se do congestionamento das linhas registrado nos últimos 15 dias. A Oi alega que o problema foi restrito a apenas um dia, sexta-feira da semana passada (dia 25/5), gerado por um “volume atípico de ligações”. A oferta do Plano Oi Fale Ilimitado começou a ser válida no Estado no dia 8 de maio, com limite de um milhão de clientes por mês. Leia mais no A Tarde.
    mundo
    02 de junho de 2012, 07:47

    Falta de cooperação entre países dificulta combate ao tráfico de pessoas

    A falta de cooperação entre os países ainda é um desafio para a eficácia das políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas, segundo o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão. O combate a esse tipo de crime foi discutido no Seminário Internacional Brasil-União Europeia sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que terminou ontem. “O seminário demonstrou que ainda temos muitas tarefas para haver uma devida integração e cooperação jurídica internacional para enfrentar o tráfico de pessoas. Identificamos a necessidade de criar algum tipo de padronização na coleta de dados e de informações para subsidiar estatísticas que, por sua vez, servirão de base para formulação de políticas públicas”, disse Abrão. A estimativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) é que, por ano, 2,5 milhões de pessoas sejam vítimas de tráfico de pessoas. A exploração sexual representa 79% dos casos.
    economia
    02 de junho de 2012, 07:29

    Se Brasil crescer 2,7% este ano, pode comemorar, diz economista

    O cenário internacional pode dificultar o crescimento econômico do Brasil nos próximos meses, na avaliação do presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, Manuel Enriquez Garcia. “Se chegarmos neste ano a 2,7%, igual crescimento do ano passado, aí temos muito a comemorar. A preocupação é que o Brasil venha a crescer menos do que no ano passado”, ressaltou Garcia, que é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Nos três primeiros meses de 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,2%, como foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o professor ,“existem nuvens negras” no horizonte que podem causar turbulências na trajetória econômica do país. Um dos principais problemas à vista é uma possível piora da situação da Grécia, que terá eleições neste mês. “ Tudo pode acontecer na Grécia, desde a saída da Grécia do euro ou então a Grécia não sai do euro, mas dá o calote na dívida”, disse.
    brasil
    02 de junho de 2012, 07:00

    Manchetes do dia:

    - A Tarde: Preço das passagens de ônibus sobe para R$ 2,80
    - Correio*: Venda de carro dobra e tem lista de espera
    - Tribuna da Bahia: Ônibus a R$ 2,80 na segunda
    - O Globo: Estagnação e investimento em queda aprofundam crise
    - Folha: Economia estagnada põe governo Dilma em alerta
    - Estadão: PIB cresce só 0,2% e mercado já prevê alta de apenas 2% no ano
    - Correio: Lula abre campanha, oposição vai à justiça
    - Zero Hora: Safra ruim freia PIB e projeta reação só para o final do ano
    salvador
    01 de junho de 2012, 20:25

    Associação de Grêmios divulga nota criticando reajuste da tarifa de ônibus

    A Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), entidade representativa dos estudantes secundaristas do nível fundamental, médio e técnico da cidade de Salvador, divulgou uma nota criticando o reajuste da tarifa de ônibus. Os estudantes chamam o reajuste de “abusivo”. “O problema do transporte público da nossa cidade é histórico, pois, a questão sempre foi tratada com descaso pelo poder público. Desde o ano de 1994, o aumento da tarifa é progressivo, assim também como a falta de qualidade do sistema”. Os estudantes criticam ainda a desativação do Conselho Municipal de Transporte. “Desde a desativação do Conselho Municipal de Transportes em 2006 pelo prefeito João Henrique Barradas Carneiro, o sistema passou a ser gerido pelo Sindicato dos Empresários, que só pensam no aumento exorbitante de seus lucros”. Os secundaristas pedem ainda o congelamento da tarifa em R$ 2,50 e a reativação do Conselho.
    salvador
    01 de junho de 2012, 20:08

    Secretário diz que reajuste foi condicionado à renovação da frota de ônibus

    A Secretaria municipal de Transporte e Infraestrutura (SETIN) afirmou, em nota, que o reajuste da tarifa do sistema de transporte de Salvador, de R$ 2,50 para R$ 2,80, foi condicionado à renovação de 1.000 ônibus da frota atual ainda neste ano. Além disso, a partir deste domingo, o tempo da tarifa integrada passa a valer por duas horas, em lugar de uma hora. O secretário José Mattos busca ainda um entendimento para pagar a dívida com as empresas de transporte no valor de, aproximadamente, R$ 600 milhões. A nota diz que o secretário José Mattos “entende que atender o pleito do setor, mesmo não sendo o valor solicitado de R$ 3,15 é, também, uma forma de não mais incorrer em atos que levaram a prefeitura a ser condenada à pagar uma ação por defasagens ou perdas, conforme exposto. Além do mais, é preciso reconhecer que o setor de transportes cumpre com obrigações e precisa reajustar seus preços”.
    bahia
    01 de junho de 2012, 19:56

    Wagner avalia como positivo números do PIB baiano

    Jaques Wagner (PT)
    O governador Jaques Wagner (PT) avaliou como positivo os números do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia no primeiro trimestre de 2012, divulgados hoje à tarde pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que apresentou um crescimento de 4,8% na comparação a igual período do ano passado. Em relação ao último trimestre de 2011, o crescimento do PIB nos três primeiros meses deste ano ficou em 1,7%. A indústria apresentou expansão de 4,7% enquanto a agropecuária aumentou 2,6% e serviços teve alta de 4,1%. “Consideramos esse dado positivo, embora tenhamos que ter também cautela em razão das turbulências que ocorrem na economia mundial, principalmente na Europa”, destacou Wagner.
    brasil
    01 de junho de 2012, 19:47

    O equívoco de Gilmar Mendes

    Blog do Noblat
    O ministro Gilmar Mendes informou à Rádio do Moreno que entrará com uma ação na Procuradoria-Geral da República pedindo o substrato das empresas estatais que usam o dinheiro público para o financiar blogs que atacam as instituições.
    Disse Gilmar:
    - É inadmissível que esses blogueiros sujos recebam dinheiro público para atacar as instituições e seus representantes. Num caso específico de um desses, eu já ponderei ao ministro da Fazenda que a Caixa Econômica Federal, que subsidia o blog, não pode patrocinar ataques às instituições.
    E disse ainda:
    - O direito de crítica, de opinião, deve ser respeitado. Mas o ataque às instituições é intolerável.
    Ataco a instituição chamada presidência da República quando ataco o eventual ocupante da cadeira de presidente da República?
    Por mais que eu critique um ministro do Supremo Tribunal Federal posso ser acusado de criticar o próprio Supremo?
    E se digo que o Congresso virou um antro de políticos interessados antes de tudo em enriquecer devo ser punido com a supressão de anúncios de empresas estatais que porventura prestigiam meu blog?
    A VEJA está repleta de anúncios de empresas estatais – e ela não dá moleza para o governo. Deveria perder tais anúncios?
    Acho que o ministro confunde “Cid Sampaio” com “feijoada com paio”.
    Qualquer pessoa ou instituição que se julgue ofendida por um jornalista ou veículo de comunicação tem o direito de procurar a Justiça e pedir reparação.
    É como procede o próprio Gilmar, alvo preferencial de blogs que fazem parte do PIG (Partido da Imprensa Governista).
    De resto, é bom não confundir pessoas com instituições. Instituições são permanentes. Pessoas passam.
    As próprias instituições também são passíveis de censura. Por que não deveriam ser?
    Pregar o fim do patrocínio publicitário a qualquer veículo é trair o desejo de asfixiá-lo.
    Isso atenta, sim, contra a liberdade de imprensa.
    Em tempo: o titular deste blog não ganha um tostão, nem direta nem indiretamente, pelos anúncios aqui veiculados.
    brasil
    01 de junho de 2012, 19:42

    Dia de cão na CPI, por Dora Kramer

    Dora Kramer, O Estado de S.Paulo
    A Comissão de Inquérito vem caminhando. Um passo à frente, dois para trás, mas andando: pediu quebra de sigilo da Construtora Delta em âmbito nacional, chamou dois governadores citados nos inquéritos da Polícia Federal, devagar vai esgarçando parcerias e desmontando o roteiro inicial de instrumento de vingança.
    O exame mais detalhado desse saldo positivo, no entanto, ficará para outro dia, pois não se pode deixar de tratar do dia de ontem que definitivamente não foi bom para a CPMI devido ao pendor farsesco de determinadas excelências.
    O espetáculo de grosseria que o deputado Silvio Costa finalmente protagonizou depois de muito ensaio desde a instalação da CPMI decorreu de uma primeira farsa, esta montada pelo senador Demóstenes Torres.
    Recorreu ao silêncio na CPMI aludindo não ao “direito constitucional” de não produzir provas contra si. Soaria contraditório, pois alega total inocência do que tange às acusações de envolvimento com a máfia Cachoeira.
    Reivindicou a prerrogativa de calar alegando que já havia falado dois dias antes ao Conselho de Ética. Ofereceu a reprodução daquele depoimento por escrito a título de “colaboração”, como se houvesse equivalência entre as duas instâncias.
    Não há. Uma comissão de inquérito tem poderes que ultrapassam em muito as prerrogativas de um conselho. O que se diz lá produz provas, gera consequências.
    Cumpre lembrar que a denúncia que resultou no processo do mensalão foi feita em boa parte com base nos trabalhos da CPI dos Correios.
    Além disso, no conselho se examina a quebra do decoro parlamentar do senador Demóstenes Torres ao dizer a seus pares uma coisa e logo depois ser desmentido pelas gravações de telefonemas feitas pela PF.
    Na comissão, o objeto da investigação diz respeito ao Código Penal, às acusações de envolvimento com crimes. Como, de resto, sabe bem o senador. Com a manobra, no lugar de se diferenciar, igualou-se à arraia-miúda que já passou silente pela CPMI.
    Leia a íntegra em Dia de cão
    brasil
    01 de junho de 2012, 19:41

    Presidente de CPI do Cachoeira faz cateterismo em hospital de São Paulo

    Foto: José Cruz/ ABr
    Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da CPMI do Cachoeira
    O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) deu entrada, nesta sexta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, onde realizou um cateterismo. Segundo boletim médico, o procedimento se mostrou dentro da normalidade. O senador deve receber alta neste sábado. A equipe que acompanha o quadro do parlamentar é chefiada pelo cardiologista Roberto Kalil, mesmo médico que atendeu o ex-presidente Lula. Vital do Rêgo é presidente da CPI criada para investigar o elo do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários, no Congresso Nacional. (G1)
    brasil
    01 de junho de 2012, 19:26

    PSDB vai ao TSE contra o PT

    Sonia Racy, Estadão
    O PSDB tomou a decisão: vai entrar com ação no TSE contra o PT por causa da entrevista de Lula e Fernando Haddad a Ratinho, ontem. Os tucanos a classificaram como “propaganda antecipada” do candidato petista à Prefeitura. Segundo o TSE, propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV só a partir de 21 de agosto. (Estadão)
    bahia
    01 de junho de 2012, 19:11

    Carreta que transportava bobina de papel pega fogo no sudoeste baiano

    Uma carreta que transportava bobinas de papel pegou fogo na BR -116, próximo ao entroncamento de Jaguaquara, sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal o fogo começou na noite da quinta-feira. O carregamento seguia de Camaçari, na Bahia, com destino a São Paulo. Todo material foi destruído. Ainda de acordo com a PRF o motorista percebeu as chamas e desengatou a carreta. Ele não teve ferimentos. A PRF informou ainda que as chamas continuaram durante toda a madrugada e ainda pela manhã desta sexta-feira o fogo continuava e só foi controlado com a ajuda de carros pipa. (G1)
    salvador
    01 de junho de 2012, 19:09

    Patrões voltam atrás e professores particulares decidem continuar com a greve

    Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, os professores da rede particular de ensino aprovaram por unanimidade a manutenção da greve, que já completa quatro dias. Segundo a diretora de comunicação do Sinpro/BA, Cristina Souto, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA) havia garantido a inclusão de quatro cláusulas na convenção coletiva na rodada de negociação anterior, o que não foi cumprido na reunião da manhã desta sexta. “A categoria foi à assembleia hoje [sexta-feira], com muita esperança de finalizar a greve, mas o Sinepe voltou atrás na convenção coletiva”, lamenta Cristina. As quatro cláusulas que haviam sido prometidas eram a unificação do recesso escolar, o intervalo de 15 minutos para a educação infantil, a regulamentação do pagamento da coordenação pedagógica e a regulamentação do contracheque. De acordo com Cristina, a categoria considerava que as cláusulas já atendiam significativamente as reivindicações. “A categoria entende que é uma irresponsabilidade, uma falta de respeito”, afirma a diretora de comunicação. (Correio)
    bahia
    01 de junho de 2012, 18:57

    Pinheiro pede liberação de obras em aeroporto de Feira de Santana

    Foto: Wilson Dias
    Walter Pinheiro
    O município de Feira de Santana precisa de um aeroporto para assegurar o desenvolvimento da Bahia, disse Walter Pinheiro (PT). O senador fez um apelo à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e à Secretaria Nacional de Aviação Civil para que autorizem as obras e o funcionamento do aeroporto, que hoje tem voos apenas para Salvador. Pinheiro explicou que a cidade, segunda maior do estado, é considerada a ponte entre Salvador e o resto do país. O governo da Bahia abriu concorrência pública para exploração do aeroporto pela iniciativa privada. Venceu o consórcio formado pelas empresas Sinart e UTC Participações, que tem 45% do capital no grupo que venceu a disputa por Viracopos, em Campinas (SP). “Precisamos agora validar esse processo”, disse. (Jornal do Senado)
    mundo
    01 de junho de 2012, 18:52

    China prende funcionário suspeito de espionar para os EUA

    Um funcionário da segurança estatal chinesa foi detido sob suspeita de espionar para os Estados Unidos, disseram fontes ligadas ao caso, que foi mantido em sigilo por ambos os países nos últimos meses, numa tentativa de evitar uma nova crise nas relações bilaterais. O funcionário, assessor de um vice-ministro da Segurança Estatal, foi detido neste ano sob a acusação de ter transmitido a Washington, no decorrer de vários anos, informações sigilosas a respeito das atividades chinesas de espionagem internacional, de acordo com três fontes com acesso direto ao assunto. O assessor teria sido recrutado pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) para fornecer “inteligência política, econômica e estratégica”, disse uma fonte, embora não esteja claro qual fosse o nível de informação ao qual ele tinha acesso, ou se espiões chineses no exterior tiveram seu trabalho comprometido devido à atuação dele. (Reuters)
    bahia
    01 de junho de 2012, 18:32

    Salon du Chocolat vai mostrar ao mundo qualidade do cacau da Bahia

    Maior evento especializado em cacau e chocolate do mundo, o Salon du Chocolat da Bahia, programado para os dias 2 e 8 de julho deste ano, em Salvador, será lançado na próxima terça-feira, na Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, com a presença do governador Jaques Wagner, e representará um marco para a cacaicultura baiana. “É um grandioso evento internacional, que acontece nas maiores cidades do mundo, e agora, pela primeira vez, será sediado num país produtor de cacau”, disse o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, durante o lançamento do Salon du Chocolat em São Paulo, que reuniu dezenas de jornalistas dos maiores veículos nacionais e convidados, no restaurante Mangiare Gastronomia, na Vila Leopoldina. O evento foi organizado pelo coordenador do Salon, Diego Badaró, e o presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau e do Instituto Cabruca, Durval Libânio, com apoio e participação dos governos estadual e federal, por intermédio das secretarias da Agricultura (Seagri), do Turismo (Setur) e de Relações Internacionais (Serin), além Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
    bahia
    01 de junho de 2012, 18:21

    Coité: Professores grevistas realizam lanche coletivo

    Foto: Reprodução/Aloizia Barros
    Professores que participaram do lanche coletivo
    Na manhã de hoje, os professores estaduais de Conceição do Coié, que ainda permanecem em greve, realizaram um lanche coletivo na Praça da Matriz. Os docentes cumprem a decisão da maioria dos colegas da categoria, que através da APLB Sindicato mantém a paralisação de mais de 50 dias. A greve visa pressionar o governo do estado para que cumpra o acordo assinado de melhorias salariais. (Victor Pinto)
    mundo
    01 de junho de 2012, 18:10

    Hollande e Putin não se entendem sobre saída de conflito sírio

    O presidente francês, François Hollande, afirmou nesta sexta-feira à noite que não há “solução possível” na Síria sem “a saída de Bashar al-Assad”, enquanto seu homólogo russo Vladimir Putin questionou a eficácia de sanções, durante uma entrevista coletiva em Paris. “Não há solução possível” na Síria sem “a saída” de seu presidente Bashar al-Assad, afirmou Hollande. “Sanções devem ser impostas” contra o governo sírio, declarou, acrescentando que sabe dos “riscos de desestabilização, com os riscos de guerra civil” na Síria. Ao tomar a palavra, Putin questionou a eficácia de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o governo sírio. “As sanções estão longe de ser sempre eficazes”, declarou Vladimir Putin. (AFP)
    brasil
    01 de junho de 2012, 18:10

    Tiririca diz que será um ‘fantástico’ puxador de votos em São Paulo

    Guilherme Waltenberg, Agência Estado
    Deputado federal mais votado das eleições de 2010, com 1,35 milhão de votos, o palhaço Tiririca (PR-SP), afirma que será um puxador de votos “fantástico” para as eleições à Prefeitura de São Paulo. “Sou um cara fantástico. O Brasil todo quer a minha presença. Com certeza, os partidos vão lucrar muito (com a minha presença). Acho que vou puxar muito voto. Como minha campanha foi toda falando a verdade, o pessoal acredita em mim”, afirmou o deputado. O PR ainda não oficializou apoio a nenhum dos três partidos que o cortejam na Capital: PT, PSDB e PMDB. As conversas com o PSDB, no entanto, estão mais avançadas e a aliança pode ser anunciada nos próximos dias. Nesse contexto, Tiririca elogiou José Serra, pré-candidato do PSDB à Prefeitura. “Não o conheço pessoalmente, somente pela televisão. É uma pessoa muito séria”, disse. Leia mais no Estadão.
    salvador
    01 de junho de 2012, 18:03

    Forte abalo em piso do Shopping Salvador assusta clientes e funcionários

    Um forte abalo, seguido de um som parecido com o de uma explosão abafada, foi sentido hoje à tarde no segundo piso do Shopping Salvador. Clientes que estavam num café próximo à loja da joalheira H. Stern e até seus funcionários chegaram a procurar os seguranças em busca de uma explicação para o abalo, mas não obtiveram resposta. De acordo com uma senhora que estava no café, todo o piso do segundo andar estremeceu, principalmente na área onde fica o estabelecimento. Um funcionário do shopping chegou a especular que poderia ser um problema no carregamento do lixo, que fica no piso térreo, sob a mesma direção.
    salvador
    01 de junho de 2012, 17:45

    Aladilce diz que é “lastimável” reajuste de transporte no final da semana

    Aladilce Souza (PCdoB), vereadora
    A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) criticou, em entrevista ao Política Livre, o anúncio de reajuste do transporte público de Salvador na tarde de hoje. “Eu acho lastimável que, mais uma vez, a Prefeitura decrete reajuste em um final de semana, sem a Câmara analisar a planilha. A lei orgânica pede que seja uma planilha razoável, que seja absorvida pela população”. A comunista disse ainda que a planilha só foi enviada à Câmara na tarde de hoje. “(A prefeitura) Repete a mesma atitude criticada de sempre. A Câmara não teve oportunidade de avaliar. Não há debate, análise, quase nada. Agora, vamos continuar cobrando um debate sobre o Plano Municipal de Transporte. A tarifa que tá aí, de R$ 2,80, não reflete a qualidade de transporte que a gente tem. A Câmara tem que entrar no debate. Não pode ser apenas analisado pelo SETPS e pelo secretário”, concluiu. (Thiago Ferreira)
    bahia
    01 de junho de 2012, 17:39

    PTB-BA reelege Jonival Lucas presidente por mais 3 anos

    Os membros do diretório estadual do PTB referendaram a eleição da Executiva do partido na Bahia, em convenção realizada nesta sexta-feira, em sua sede. Jonival Lucas foi reconduzido para o cargo de presidente. Ele ficará mais três anos à frente da legenda. Benito Gama foi escolhido como 1º vice-presidente e o deputado federal, Antonio Brito, 2º vice-presidente.
    brasil
    01 de junho de 2012, 17:30

    Kassab promulga lei que concede terreno ao Instituto Lula

    Foto: Folha
    Gilberto Kassab (PSD), prefeito de São Paulo
    O prefeito Gilberto Kassab (PSD) promulgou a lei 15.573, que concede por 99 anos um terreno no Centro de São Paulo para o Instituto Lula. A publicação foi feita nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município. Alvo de muita polêmica, a tramitação do projeto que deu origem à lei despertou protestos na Câmara Municipal de São Paulo, inclusive com bate boca entre vereadores e manifestantes. No local, deverá ser construído o Memorial da Democracia do instituto. (Poder On-line/Ig)
    brasil
    01 de junho de 2012, 17:12

    J&F desiste de comprar Delta após quebra de sigilo de construtora

    O comando da holding J&F anunciou nesta sexta-feira a decisão de não consumar a compra da empreiteira Delta, da qual é gestora. O grupo fez uma opção de compra, mas decidiu não a exercer. A intenção do grupo é se manter apenas como gestor e criar uma empreiteira chamada J&C. Pesou para decisão a quebra do sigilo fiscal da construtora, feita pela CPI do Cachoeira. Posteriormente, ela deve ficar com parte da Delta (como seus equipamentos) e inclui-la no novo empreendimento. Leia mais no UOL.
    bahia
    01 de junho de 2012, 17:11

    TRE realiza palestra sobre registro de candidaturas

    A Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca os representantes das agremiações partidárias, na capital, para palestra, na tarde de quarta-feira, sobre os procedimentos necessários ao registro de candidaturas nas Eleições 2012. Aberto aos partidos a partir das 14h, na Sala de Sessões do Tribunal, o evento contará com a participação de servidores e juízes eleitorais da 3ª, 6ª, 7ª, 9ª, 13ª, 15ª e 16ª zonas eleitorais. Os cartórios destas zonas serão os responsáveis, em Salvador, pelos procedimentos de registro de candidaturas nestas eleições. A ideia é tirar todas as dúvidas dos candidatos. Conduzido pelo chefe da SERPAC, o servidor Jonas Junior, a palestra mostrará as inovações introduzidas pela Resolução nº 23.373/2011, do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos no pleito deste ano. Serão discutidos assuntos como a obrigatoriedade da apresentação do documento de identificação (RG), a abertura de conta bancária pelos partidos, além de atos como a apresentação das propostas defendidas pelo candidato a prefeito.
    brasil
    01 de junho de 2012, 17:00

    “Tá todo mundo míope”, diz mulher de Cachoeira sobre rótulo de ‘”musa”

    Iara Lemos e Mariana Oliveira, G1
    Mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, a empresária Andressa Mendonça, de 30 anos, disse, nesta sexta, que não se sente confortável como “musa da CPI”, rótulo que recebeu ao comparecer à sessão da comissão na qual o marido foi levado para depor mas se recusou a responder às perguntas dos parlamentares. Segundo ela, a prioridade neste momento é cuidar dos filhos e da defesa de Carlinhos Cachoeira. Nestas quinta e sexta, a Justiça Federal de Goiânia ouviria 15 testemunhas e sete réus no processo em que o contraventor é acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal. Mas uma decisão provisória (liminar) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu os depoimentos. Varlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. “Não acho que sou musa. Tá todo mundo míope”, disse à reportagem por telefone. Leia mais no G1.
    brasil
    01 de junho de 2012, 16:50

    Cabral não está mais sozinho na fogueira da CPI

    Sérgio Cabral
    Se serve de consolo para Sérgio Cabral, ele não é mais o único governador do PMDB enrolado na CPI mista do Cachoeira. O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, também entraram na lista de políticos que poderão ser convocados a prestar esclarecimentos no Congresso. O deputado Felipi Pereira pediu a convocação de Puccinelli e Barbosa nesta semana argumentando que a Delta também conquistou contratos milionários nos governos comandados pelos dois peemedebistas que precisam ser investigados. (Radar On-line/Veja)
    brasil
    01 de junho de 2012, 16:30

    Bingos virtuais de Cachoeira são hospedados na Argentina

    Integrantes da CPI do Cachoeira querem fechar os cerco da rede de bingos virtuais do bicheiro Carlos Augusto Ramos. O que se sabe até agora é que os bingos que o bicheiro mantinha na internet estão hospedados na argentina. Esta deve ser um das principais linhas de investigação da comissão nas próximas semanas. (Poder On-line/IG)
    brasil
    01 de junho de 2012, 16:18

    Defesa de Agnelo pede acesso a reuniões e documentos da CPI

    Nathália Passarinho, G1
    Ricardo Lewandowski, ministro do STF
    A defesa do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), pediu, na noite desta quinta-feira, acesso aos documentos sigilosos obtidos pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito criada para investigar o elo do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. O governador prestará depoimento na CPI no dia 13 de junho. O advogado de Agnelo, Luis Carlos Alcoforado, requereu ainda permissão para comparecer e assistir a todas as sessões da comissão, inclusive as fechadas à imprensa. A secretaria da CPI informou que o pedido será atendido, já que o ministro Ricardo Lewandowsky, do Supremo Tribunal Federal (STF), já determinou acesso aos inquéritos da Polícia Federal a todos os investigados, indiciados e convocados a falar na comissão. Leia mais no G1.
    bahia
    01 de junho de 2012, 16:15

    Bahia vai ganhar primeira biofábrica de sisal do Brasil

    A Bahia terá em breve a primeira biofábrica de sisal do Brasil, que vai funcionar em Cruz das Almas, numa parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto de engenharia está em fase de elaboração e as obras devem começar em seis meses. Um importante passo para a implantação da biofábrica será a vinda para a Bahia, em julho, de dois especialistas mexicanos para conhecer o local e dar orientações sobre como efetivar, pela primeira vez no Brasil, um sistema de micropropagação por cultura de tecidos de plantas do gênero agave, que inclui a agave-sisalana (sisal), o híbrido 11.648 (planta resistente à podridão-vermelha, principal doença do sisal) e a agave-tequilana, que por ser rica em açúcar (frutose) permite a produção de destilados, como a tequila mexicana, bioetanol, xarope e o fitoterápico inulina.
    salvador
    01 de junho de 2012, 16:00

    Cinco homens são mortos ao tentar sequestrar empresário em Itinga

    Uma tentativa de sequestro terminou com cinco mortos em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na noite de quinta-feira. Eles foram baleados durante um confronto com policiais civis no bairro de Itinga. Segundo a Polícia Civil, os homens tentavam sequestrar um empresário quando houve a troca de tiros. Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Salvador estavam na região em busca de um grupo que assaltou uma agência bancária. Um suspeito de participação na tentativa de sequestro também foi preso. Máscaras do tipo “brucutu”, pistolas e revólver foram apreendidos com os cinco mortos. Detalhes sobre o caso serão apresentados na tarde desta sexta-feira na sede da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, na avenida ACM. (Correio)
    salvador
    01 de junho de 2012, 15:47

    Prefeitura anuncia passagem a R$ 2,80 a partir de segunda

    A Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) anunciou, agora há tarde, que a tarifa dos ônibus de Salvador serão reajustados para R$ 2,80 a partir de segunda-feira. O reajuste foi pedido pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS) após o aumento salarial dado aos rodoviários e com a entrega de estudos que, segundo os empresários, apontavam para a necessidade de reajuste. O SETPS pedia que a tarifa fosse reajustada para R$ 3,15. (Thiago Ferreira)
    brasil
    01 de junho de 2012, 15:40

    Senadores criticam voto secreto nas votações de cassação de mandato

    Senador Humberto Costa (PT-PE)
    Senadores criticaram nesta sexta-feira a exigência de voto secreto nas votações em plenário de cassação de mandato parlamentar. Segundo reportagem do jornal “O Globo”, um grupo de senadores tenta evitar a cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que responde a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. O voto para cassação de mandato é aberto no conselho e fechado no plenário, conforme regra prevista na Constituição Federal. “Sou inteiramente favorável a que nesses casos não exista votação secreta. Daí porque entendo que aqueles que estão lutando pelo direito de mostrar seus votos à população podem obter sucesso”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo contra Demóstenes no Conselho de Ética. (G1)
    brasil
    01 de junho de 2012, 15:30

    Xuxa voltará a falar sobre abuso sexual neste sábado

    Depois de surpreender a todo o país quando revelou no “Fantástico” ter sofrido abusos sexuais na infância, Xuxa voltará a falar sobre o tema. A apresentadora receberá um time de especialistas para discutir o assusto e ajudar na divulgação do Disque 100 e da campanha para combate desse crime. Ela citará as experiências pelas quais passou. Dessa vez, no entanto, não haverá novas revelações e o tema será abordado de maneira mais sutil por causa do horário. A conversa irá ao ar na tarde deste sábado, no “TV Xuxa”. (NA TV/IG)
    bahia
    01 de junho de 2012, 15:17

    Cruz das Almas lança projeto que promete ser 1ª ‘escola de forró’ da BA

    O projeto “Escola de Forró”, que promete ser a primeira escola do gênero na Bahia, será lançada às 17h desta sexta-feira, na cidade de Cruz das Almas, a cerca de 140 km de Salvador. De acordo com Jorge Silveira, diretor de eventos da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do município, 190 jovens da rede pública de ensino serão contemplados com cursos iniciais de sanfona, percurssão, canto e dança junina. ”São João, para Cruz das Almas, é como carnaval para Salvador, é o grande evento que as pessoas reconhecem aqui. E nós observamos que há carência de profissionais ligados a essas funções, em especial músicos, porque a sanfona, por exemplo, é um instrumento caro”, explica o diretor sobre uma das motivações do projeto, que conta com a parceria do Ministério da Cultura. Na segunda etapa do projeto, está previsto a inclusão de figurino e ornamentação. Leia mais no G1.
    mundo
    01 de junho de 2012, 15:10

    Google altera sistema de buscas para driblar censura na China

    O Google iniciou alterações no sistema de buscas na China. A ideia é driblar a censura do país em relação a informações que circulam na internet. Segundo o Opera Mundi, chineses serão alertados sobre quais palavras têm restrições, informando também meios para evitá-las. Em comunicado no blog oficial da companhia, o Google informou que “ao longo dos últimos anos, recebeu diversas notificações de que seu serviço de buscas nas China era ‘inconsistente’ e ‘pouco confiável’”. Além disso, conforme a busca feita pelo usuário, o buscador recebia “mensagens regulares de erro”, ficando fora do ar por um minuto ou mais. A empresa divulgou ter vasculhado todo o sistema operacional e não encontrou nenhuma falha. Usuários do Google na China enfrentam dificuldades ao realizar buscas. Lijiang, cidade da província de Yunnan que sofreu confrontos entre policiais e pequenos produtores é uma das informações de difícil acesso. (Portal Imprensa)
    salvador
    01 de junho de 2012, 14:45

    bicodepena@gmail.com

    Engenheiros e assistentes sociais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão realizando mais uma avaliação nas ilhas Paramana, Maré e Bom Jesus. A ação que acontece nesta sexta-feira faz parte dos trabalhos de prevenção do órgão com objetivo de eliminar os riscos iminentes para a população das ilhas. Os técnicos estão reavaliando as áreas e percebendo se houve alteração nos cenários. As solicitações de emergência chegam a Codesal na sua grande maioria, em períodos chuvosos. “Quando isso acontece o mar está também mais agitado e pode tornar-se muito difícil a chegada às ilhas, por isso naqueles locais é ainda mais importante as vistorias de prevenção. E o nosso principal objetivo é salvar vidas”, ressalta o subsecretário do órgão Osny Bomfim.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728