Header Ads

ad728
  • Breaking News

    PMDB contesta lista do TCE e reafirma pré-candidatura de Dr. Jean em Cruz das Almas


    Vera Cruz: Pai é suspeito de agredir e violentar filhas gêmeas de 2 anos; uma morreu

    Vera Cruz: Pai é suspeito de agredir e violentar filhas gêmeas de 2 anos; uma morreu
    Foto: Egi Santana / G1
    O pai de duas gêmeas de apenas dois anos é o suspeito de ter agredido e violentado sexualmente as filhas, na tarde de terça-feira (5), no município de Vera Cruz, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Uma das vítimas não resistiu e a irmã dela está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande. Ela não corre o risco de morrer. De acordo com a polícia, a menina morreu antes de dar entrada na unidade médica devido à gravidade dos ferimentos. Segundo familiares, Fábio dos Santos Miranda, de 27 anos, havia se mudado para o município há um mês. Ele estava sozinho com as garotas em casa, quando deu início as agressão por motivo ainda desconhecido. As duas apresentavam hematomas e marcas de violência sexual. "Ele mesmo levou as crianças para o hospital dizendo que elas tinham caído da escada. Ele chegou a se emocionar ao comentar o caso. Nunca vi tamanha brutalidade em 20 anos de polícia", afirmou o titular da delegacia de Vera Cruz,  Lúcio Ubiracê , em entrevista ao G1. Moradores da localidade de Conceição, onde ocorreu o caso, ficaram revoltados com a brutalidade do crime e cercaram a casa da família para acompanhar os trabalhos policiais. Alguns chegaram a ir até a delegacia e ameaçaram invadir o local para linchar o detido.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 13:30

    IBGE registra variação de 0,66% em custos da construção civil em maio

    O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) que acompanha a variação nacional dos custos na construção civil apresentou um percentual de 0,66% de aumento em maio, ficando pouco acima dos 0,64% de abril. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi divulgada nesta quarta-feira (6). Os dados do Sinapi são calculados pelo IBGE em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Veja essa e outra notícias na Coluna BN Imóveis.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 13:20

    Luz para Todos chega aos povoados de Queimadas

    Cento e setenta e três casas do município de Queimadas, no nordeste baiano, foram contempladas com o programa Luz Para Todos. O anúncio foi divulgado nesta quarta-feira (5) pelo superintendente de Energia e Comunicação da Secretaria de Infraestrutura, Silvano Ragno, durante reunião com a deputada estadual Maria del Carmen, o prefeito do município, Paulo Sérgio, e o presidente do PT local, Silvio Soares. Do total de residências beneficiadas, 135 são do povoado de Fazenda Várzea Nova e 38 da comunidade de Umbuzeiro. O benefício da energia elétrica no local possibilitará a ativação dos poços artesianos, que precisam de bombas para funcionar e poderão amenizar os efeitos da seca que assola a região.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 13:04

    Rildo é liberado e não pertence mais ao Vitória

    Rildo é liberado e não pertence mais ao Vitória
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    O que era uma especulação se confirmou na manhã desta quinta-feira (6). O atacante Rildo foi liberado pela diretoria do Vitória e não pertence mais ao clube baiano. Seu provável destino é a Ponte Preta, que já havia feito uma proposta oficial pelo passe do atleta na última semana. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 13:00

    PMDB contesta lista do TCE e reafirma pré-candidatura de Dr. Jean em Cruz das Almas

    O PMDB contestou a presença do pré-candidato do partido à prefeitura de Cruz das Almas, Dr. Jean, na relação encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) à Justiça Eleitoral com os gestores que tiveram as contas rejeitadas por mau uso do dinheiro público. Em nota de esclarecimento enviada à imprensa, a legenda contesta uma possível inelegibilidade – “tal informação é equivocada” – e alega não existir qualquer impedimento legal à candidatura do peemedebista no município do Recôncavo baiano. “Provavelmente, esse equívoco deve ter decorrido de uma informação errada acerca de contas por ele prestadas, relativas ao período em que o mesmo era prefeito”, diz a nota. Segundo o PMDB, o processo ainda tramita no TCE e não há um posicionamento definitivo da Corte, “já tendo, inclusive, sido oferecida defesa, com efeito suspensivo, restando pendente de julgamento”. A nota é encerrada com a conclusão “Dr. Jean está elegível e plenamente apto a concorrer as eleições de 2012”.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 12:40

    Conquista: Alunos da Ufba paralisam atividades e acampam na universidade

    Conquista: Alunos da Ufba paralisam atividades e acampam na universidade
    Foto: Blog do Anderson
    Os alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, decidiram paralisar as atividades e acampar na instituição como forma de protesto contra as condições de infraestrutura, ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil. “Acreditamos que avançaremos em nossas reivindicações mediante paralisação. Também estão parados os professores e o corpo técnico”, diz a carta pública enviada pelos discentes. A pauta de reivindicação inclui a criação imediata do Núcleo de Assistência Estudantil, do restaurante universitário e do serviço médico, a construção de creche e residência universitária, a ampliação do acervo da biblioteca e a reforma curricular. Os manifestantes pedem ainda a construção de laboratórios, um número maior de bolsas de iniciação cientifica, monitoria e extensão, bem como ampliação dos projetos de extensão realizados na Ufba. Informações do Blog do Anderson.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 12:20

    Sucop suspende convênio com a Embasa

    por Rodrigo Aguiar
    Sucop suspende convênio com a Embasa
    O superintendente de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Sosthenes Macedo, anunciou nesta quarta-feira (6) a suspensão do contrato firmado entre a o órgão e a Embasa. Segundo afirmou o gestor, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM, o acerto não era mais “benéfico para Salvador”. Macedo reclamou que o trabalho da Sucop era muitas vezes desfeito em intervenções realizadas pela Embasa em vias da cidade. “Uma via como a Silveira Martins foi recapeada na gestão do prefeito João Henrique e, logo em seguida, totalmente ‘cortada’ e danificada pela Embasa. Por conta do argumento do convênio, tudo estava valendo”, relatou. De acordo com o gestor, a questão foi discutida em uma reunião com a diretoria da Embasa no final de 2011 e três meses foram dados à companhia para que a situação fosse resolvida, de modo que os buracos deixados por execuções da empresa fossem fechados logo que terminassem as intervenções. “Em junho desse ano, tomamos a decisão de suspender o contrato”, completou.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 12:15

    Supremo analisa nesta quarta-feira processo do mensalão tucano

    Supremo analisa nesta quarta-feira processo do mensalão tucano
    Mensalão tucano seria a 'origem' do mensalão do PT
    O mensalão tucano será analisado novamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (6). Também conhecido como mensalão mineiro, o esquema envolve um suposto desvio de dinheiro público para financiar a campanha à reeleição do então governador de Minas Gerais, em 1998, Eduardo Azeredo (PSDB). O STF analisa dois recursos de réus do processo. Saiba mais sobre o julgamento na coluna Justiça.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 12:00

    Leonelli passa mal, é hospitalizado e cancela agenda

    Leonelli passa mal, é hospitalizado e cancela agenda
    Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
    O secretário estadual de Turismo, Domingo Leonelli, passou mal na manhã desta quarta-feira (6) e precisou ser hospitalizado em um centro médico da capital baiana. A assessoria de imprensa da Setur não soube informar para qual hospital o gestor foi encaminhado, se já houve a alta médica, nem qual foi o problema de saúde, mas relatou que "ele está bem”. Com o imprevisto, o evento de anúncio da grade de programação do São João da Bahia no Pelourinho, marcado para esta quarta, no Centro de Convenções, está cancelado, bem como a agenda do dia de Leonelli.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 11:50

    Montadora promove carro com disputa de pênaltis entre dois craques

    Montadora promove carro com disputa de pênaltis entre dois craques
    Montagem: Tiago Melo / Bahia Notícias
    Dois jogadores que fizeram história no futebol brasileiro se enfrentarão em uma disputa de pênaltis, promovida por uma montadora. O goleiro, recentemente aposentado, e o atacante, que atualmente joga no exterior, foram contratados para a ação de marketing, que visa divulgar um novo modelo de carro. Confira mais na Coluna Mercado.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 11:40

    Lista de gestores com contas reprovadas tem antigos presidentes de empresas públicas

    por Ricardo Luzbel
    Lista de gestores com contas reprovadas tem antigos presidentes de empresas públicas
    Um dos citados é o ex-presidente da Bahiafarma e da Sudesb, Antônio Lomes
    Repercute por todo o interior do estado a relação encaminhada à Justiça Eleitoral pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de gestores acusados de mau uso do dinheiro público e que tiveram suas contas rejeitadas. Em uma análise mais detalhada, o BN identificou mais figuras importantes da política baiana, a exemplo de Dr. Jean, atual candidato a prefeito de Cruz das Almas, Isaac Carvalho, atual prefeito de Juazeiro e que teve contas rejeitadas quando era presidente da Associação Comercial e Agrícola da cidade, o ex-prefeito de Valença, Renato Silva, e Paulo Dapé, de Eunápolis. Também figuram na lista Osmar Brito, que teve duas contas rejeitadas – na Empresa Baiana de Alimentos S.A (Ebal) e na Bahiafarma – o deputado federal Oziel Oliveira, ex-prefeito Luís Eduardo Magalhães, o ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jéquie, José Sérgio Costa Nogueria e o empresário da área de comunicação Antônio Lomes, por gestões na Bahiafarma e na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Clique aqui para ver a relação completa.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 11:20

    Com Tatiana Paraíso, SMS 'mudou da água para o vinho', diz Solla

    por Patrícia Conceição
    A nomeação da primeira-dama de Salvador, Tatiana Paraíso, como secretária municipal de Saúde foi avaliada como positiva pelo titular da Saúde no Estado, Jorge Solla, para quem a pasta “mudou da água para o vinho” após a saída de Gilberto José. “Não foi só a relação entre as duas secretarias que mudou. A relação da Secretaria Municipal de Saúde com todos os atores sociais mudou da água para o vinho. Melhorou a relação com os hospitais filantrópicos, com a rede contratada, com os profissionais. O clima da secretaria municipal já é outro. Está de parabéns a secretária Tatiana”, empolgou-se, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5, nesta quarta-feira (6). Para Solla, a diferença pode ser notada entre os próprios profissionais da SMS, que estão “mais animados” e “chegando mais junto”, e reflete no trabalho articulado entre as duas pastas. Na mesma entrevista, ele comemorou a notícia de que a Bahia ganhará quatro novos cursos federais de medicina. Serão 420 vagas distribuídas na universidade federais do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras, do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso, e do Recôncavo Baiano (UFRB), em Santo Antônio de Jesus. Além disso, a Universidade Salvador (Unifacs) terá um novo curso, com 100 vagas. “A Bahia foi o estado mais contemplado, mais de 20% dos novos cursos federais de medicina estão aqui. De 1.260 vagas em novos cursos, 260 são para Bahia. [...] Este é um investimento importante, que começará a dar resultados daqui a 10 anos”, comentou, animado. O anúncio faz parte de um plano do Ministério da Educação (MEC) para ampliar a formação de médicos no país, através da criação de 2.415 novas vagas em cursos superiores brasileiros. 

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 11:00

    Mulheres são esquartejadas e suspeitos deixam bilhete: ‘Deveu, não pagou, morreu’

    Duas mulheres ainda não identificadas foram mortas e esquartejadas na madrugada desta quarta-feira (6), em João Pessoa (PB). Ao lado dos corpos, encontrados por moradores dentro de sacos plásticos, os criminosos deixaram um bilhete com a inscrição “deveu, não pagou, morreu”. Segundo a delegada Maria das Dores Coutinho, não há suspeitos do crime e a única informação até então é a de que as vítimas tiveram as bocas amordaçadas e os restos mortais foram levados em carros de mão. Ainda de acordo com Maria das Dores, o modo como os corpos foram esquartejados surpreendeu até mesmo os policiais que registraram a ocorrência. Os cadáveres foram levados para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal para que a identidade das mulheres seja revelada. Informações do UOL.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 10:40

    Transalvador realiza Operação Corpus Christi

    A partir desta quarta-feira (6), aproximadamente 60 agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) irão se revezar na fiscalização de toda a cidade, inclusive nos arredores das entradas e saídas da capital baiana, a exemplo da rodoviária, aeroporto, sistema ferry-boat e próximo à BR-324. A Operação Corpus Christi ocorrerá até a próxima segunda (11). Durante o final de semana, o órgão realizará blitze de alcoolemia em pontos estratégicos da cidade. Já as ocorrências poderão ser feitas em horário normal, ou seja, das 8h às 17h, exceto na quinta-feira e no domingo.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 10:40

    Galaxy S III chega ao Brasil

    Galaxy S III chega ao Brasil
    Foto: Divulgação
    Como o Bahia Notícias anunciou no final de maio, o Galaxy S III chegaria ao Brasil na primeira semana de junho. Em evento em São Paulo, a Samsung fez o lançamento oficial de seu smartphone no país, um mês após o começo das vendas na Europa. Saiba na Coluna Mercado mais informações sobre a engenhoca da marca sul-coreana, que chega ao mercado com status de principal concorrente do iPhone, da Apple. 

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 10:20

    Solla diz que 90% das reivindicações dos médicos foram atendidas e chama greve de professores de ‘irresponsável’

    por Patrícia Conceição
    Solla diz que 90% das reivindicações dos médicos foram atendidas e chama greve de professores de ‘irresponsável’
    Foto:Carolina Barreto / Tudo FM
    Integrantes da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e das entidades que representam os médicos da rede estadual, que deflagraram uma paralisação de 48 horas na Bahia, se reúnem novamente na tarde desta quarta-feira (6) para uma nova rodada de negociação. Para o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), a Associação Baiana de Medicina (ABM) e o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) “têm à sua frente profissionais sensatos” e, por conta disso, o impasse está próximo do fim. “Da última pauta de reivindicação apresentada pelo sindicato, praticamente 90% já foi atendida. Os profissionais não pararam por isso, porque estão vendo os avanços, a melhoria da infraestrutura da rede, os investimentos feitos. Reivindicar melhores salários é a coisa mais natural e faz parte do processo democrático”, argumentou, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5. Além de mostrar-se otimista com os rumos da negociação e considerar a possibilidade de greve pouco provável, Solla aproveitou para meter o bedelho em outro movimento – o dos professores da rede estadual de ensino, que estão há 57 dias fora das salas de aula. “Infelizmente tem alguns movimentos que perdem, eu diria, o limite da responsabilidade, como a questão dos professores. Eu não posso deixar de registrar que é um absurdo o que a gente está observando. [...] Um movimento como esse era para ter assembleia permanente. É uma irresponsabilidade você dizer que só vai se reunir daqui a uma semana e se danem os alunos e os pais porque eu vou ficar uma semana de férias a mais, vou aproveitar o feriadão”, afirmou, claramente irritado. Em assembleia nesta terça (5), os docentes decidiram manter a greve da categoria e agendaram um novo encontro para a próxima terça (12).

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 10:00

    Atentado no Afeganistão mata pelo menos 22

    Atentado no Afeganistão mata pelo menos 22
    Um atentado próximo à cidade de Kandahar, no Afeganistão, matou pelo menos 22 pessoas e feriu mais de 50 nesta quarta-feira (6). O ataque aconteceu em um bazar e foi assumido pela rede terrorista Talibã. Investigações iniciais apontam que os homens-bomba estavam em uma motocicleta. De acordo com as autoridades, a maioria dos mortos é de civis, muitos deles donos de lojas no bazar. O chefe de polícia da cidade, Abdul Raziq, afirmou que a área é utilizada normalmente por motoristas que trabalham para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As autoridades da organização planejam retirar os militares que atuam no país de forma gradual, até o fim de 2014. O presidente americano Barack Obama declarou que a Otan permanecerá em colaboração com as autoridades locais para elaborar um sistema de segurança no Afeganistão. Informações da Agência Brasil.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 09:50

    Caixa amplia prazo e reduz juros em financiamentos de imóveis

    Caixa amplia prazo e reduz juros em financiamentos de imóveis
    A partir de agora, clientes da Caixa Econômica Federal vão dispor de prazo mais longo para financiar seu imóvel. De 30, passa a 35 anos, prazo recorde praticado no país. Além disso, os clientes terão juros menores no financiamento. Foi o que anunciou a Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (5). As mudanças passam a vigorar a partir da segunda-feira (11). Confira essa e outras notícias na Coluna BN Imóveis.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 09:25

    Câmera provoca confusão entre vereadores de Juazeiro

    A presença de uma câmera de vídeo na sessão ordinária desta terça-feira (5), na Câmara Municipal de Juazeiro, provocou uma discussão acalorada entre vereadores da base e da oposição. Presente no plenário, Samuel Bezerra, assessor do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), filmava a sessão quando os oposicionistas Alex Tanuri (PSDB) e José Carlos Medeiros (PV) pediram a interferência da Mesa Diretora, sob a alegação de que somente os profissionais de imprensa e órgãos credenciados poderiam fazer gravações, segundo o regimento interno. O vereador Mitonho Vargas (PT) protestou e argumentou que o regulamento não diz respeito ao público que acompanha as discussões na Casa. Houve bate-boca geral entre os edis, com gritos e discussões também na plateia, e o presidente da Câmara, Nilson Barbosa (PTB), ameaçou esvaziar o local para tentar acalmar os ânimos. Informações do Blog do Carlos Brito.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 09:05

    Lei Geral da Copa é sancionada com quatro vetos

    A Lei Geral da Copa, que define as regras para realização do Mundial de 2014 no Brasil, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), após sanção da presidente Dilma Rousseff, que vetou quatro pontos da legislação. Segundo a presidente, a decisão de vetar parcialmente o projeto ocorreu porque havia “contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade”. Ficaram de fora da norma o 3º e 4º parágrafos do artigo 26, que dispõem sobre “ingressos populares” e “meia-entrada”, os artigos 48 e 49, sobre obtenção de vistos, e 59 e 60, sobre trabalho voluntário. Com isso, Dilma liberou a meia-entrada para estudantes na Copa de 2014 e deixou para a Fifa o papel de negociar com as 12 cidades-sede o fim dos descontos previstos em leis estaduais, que resultariam em um prejuízo de U$ 100 milhões à federação internacional. A presidente também derrubou a cota de ingressos populares para os jogos do Brasil por conta de “dificuldades operacionais” para colocar a venda em prática. O texto aprovado no Congresso previa 300 mil entradas reservadas a estudantes, idosos e integrantes do Bolsa Família, mas a Fifa alegou dificuldades operacionais em reservar os ingressos, já que não está definido quantos jogos a seleção brasileira terá nem onde jogará a fase final, caso se classifique. Informações do jornal Folha de São Paulo.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 08:50

    PT intervém em eleição e Humberto Costa será candidato em Recife

    PT intervém em eleição e Humberto Costa será candidato em Recife
    Petista, o prefeito João da Costa queria tentar a reeleição
    O prefeito de Recife, João da Costa (PT), não tentará mais se reeleger. Em reunião da sua Executiva Nacional realizada em São Paulo, o partido definiu que o pré-candidato na capital pernambucana será o senador Humberto Costa. Ele conseguiu 12 dos 17 votos da comissão. “Antes de a reunião começar, fui informado de que a decisão seria pela intervenção, pela candidatura de Humberto. Achei desnecessário participar de um debate que tinha uma decisão tomada”, disse o prefeito de Recife após deixar o encontro, logo no início. João da Costa ganhou a primeira consulta interna feita na legenda no mês passado, mas a sigla alegou irregularidades e não reconheceu o resultado. O PT tentou convencer o gestor e o deputado licenciado Maurício Rands a desistirem da candidatura em favor de Humberto Costa, mas obteve êxito apenas com o segundo. Em nota divulgada depois da reunião, a sigla disse que a intervenção foi necessária porque foram frustradas as tentativas de “produzir a necessária unidade partidária para disputar e vencer as eleições no Recife”. Informações da Folha.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 08:30

    Rodoviários encerram greve em Itabuna

    Os rodoviários de Itabuna, município no sul baiano, decidiram encerrar a greve da categoria na manhã desta quarta-feira (6). A paralisação, iniciada no dia 29 de maio, chegou ao fim após assembleia realizada na noite desta terça (5), quando os trabalhadores aceitaram a proposta de reajuste salarial de 7,5% retroativo ao dia 1º de maio até o mês de outubro. A partir de novembro, haverá um aumento de mais 0,5%. Os valores dos tíquetes alimentação também foram reajustados em 8,5%. O Tribunal Regional do Trabalho - 5ª Região (TRT-5), em Salvador, havia determinado que 60% da frota de ônibus voltasse a circular nos horários de pico e 40% nos horários normais. A Justiça determinou ainda multa diária de R$ 50 mil para o sindicato, caso os trabalhadores não cumprissem a liminar. Informações do G1.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 08:10

    Nilo diz que é 'impossível' PDT apoiar ACM Neto

    Nilo diz que é 'impossível' PDT apoiar ACM Neto
    Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
    O deputado federal ACM Neto (DEM) se reunirá nesta quarta-feira (6) em Brasília com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, segundo a Tribuna da Bahia. De acordo com o jornal, o democrata deve oferecer à legenda trabalhista a posição de vice em uma chapa. A possibilidade não foi bem recebida pela maior parte dos pedetistas baianos, entre eles o deputado estadual Marcelo Nilo, membro do PDT e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Em sua página no Twitter, Nilo escreveu: “O Pres do PDT pode e deve conversar com Dep NETO agora apóia-lo (sic) é impossível, 99% do Partido quer candidatura própria ou apoiar PELLEGRINO”. Em entrevista ao Bahia Notícias no último dia 21 de maio, Lupi disse que a legenda terá que participar de uma chapa majoritária nas eleições deste ano na capital baiana. “Se tiver uma composição em que o partido se sinta atendido, poderemos ficar na vice. Se não, teremos prefeito”, afirmou o ex-ministro do Trabalho.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 07:50

    Mais de 143 mil filiados a partidos na Bahia têm multas eleitorais pendentes

    Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (5) revelaram que 1.709.775 filiados a partidos políticos em todo país têm pendências de multas eleitorais. Deste total, 143.521 estão na Bahia. A maior parte das pendências é por falta de justificativa de não comparecimento em plebiscito ou referendo. O sistema Filiaweb disponibiliza os nomes dos devedores. Por meio da ferramenta, as legendas poderão verificar a situação dos filiados e regularizá-la, para o caso daqueles que pretendem disputar as eleições deste ano. O registro de candidatura só é obtido com a certidão de quitação eleitoral. As siglas têm até o dia 5 de julho para apresentarem, em cartório eleitoral, os pedidos de registro de seus candidatos.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 07:30

    Dois homens morrem em confronto com a polícia na Roça da Sabina

    Dois homens morreram no início desta quarta-feira (6) em uma troca de tiros entre policiais civis e traficantes na Roça da Sabina, em Salvador. De acordo com a polícia, os agentes foram recebidos a tiros por volta das 5h30, quando chegavam ao local para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Os dois baleados foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegaram mortos à unidade médica. As vítimas não tiveram seus nomes divulgados. Outro suspeito foi preso. De acordo com o Correio, nenhum homicídio foi registrado em três anos na comunidade da Roça da Sabina, situada entre o Morro do Ypiranga e a Avenida Centenário. No entanto, a chegada de traficantes do Calabar e Alto das Pombas ao local, refugiados depois que seu território recebeu a primeira Base Comunitária de Segurança (BCS) da Bahia, acabou com o clima de tranquilidade, segundo o relato de moradores e policiais.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 07:10

    TCE encaminha para Justiça Eleitoral lista de gestores baianos com contas reprovadas

    por Ricardo Luzbel
    TCE encaminha para Justiça Eleitoral lista de gestores baianos com contas reprovadas
    Joseph Bandeira e Ubaldino Júnior estão na lista
    O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encaminhou para a Justiça Eleitoral uma lista com os gestores baianos que tiveram contas reprovadas entre 1º de julho de 2004 e 1º de junho de 2012. Entre os nomes, aparecem, entre muitos, os ex-prefeitos de Juazeiro, Joseph Basndeira, de Porto Seguro, José Ubaldino Júnior, e de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, também conhecido por realizar uma festa de confraternização dos servidores da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) no luxuoso Unique Eventos, em Salvador. De acordo com a legislação atual, torna-se inelegível o gestor que tiver exercícios reprovados pelo Tribunal de Contas da União ou pelo Tribunal de Contas do Estado. No entanto, um projeto de lei apresentado pelo deputado Silvio Costa (PTB-PE) pode modificar a situação, já que revoga artigo da Lei da Ficha Limpa e torna inelegível apenas aquele que tiver as contas rejeitadas em sentença definitiva da Justiça. Clique aqui para ver a relação completa.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 00:00

    Sem salários, professores em greve fazem malabarismo para sobreviver

    por Patrícia Conceição
    Sem salários, professores em greve fazem malabarismo para sobreviver
    Fotos: Tiago Melo / Bahia Notícias
    Com o corte de ponto anunciado pelo governo do Estado em meados de abril, os professores da rede estadual de ensino, em greve há 57 dias, têm se virado pelo avesso para pagar as contas sem abrir mão da paralisação. A receita inclui corte de gastos, um pouco de solidariedade, mais um tanto de jogo de cintura e, se tiver sorte, empréstimos bancários. Os colegas Evando de Oliveira e Betânia Carneiro, que lecionam língua portuguesa em escolas de Riachão do Jacuípe, fizeram as contas e encararam três horas de estrada para participar da assembleia da categoria, realizada nesta terça-feira (5), em frente à Secretaria Estadual de Educação, em Salvador. A dupla e outros 20 conterrâneos compartilham as dificuldades de viver sem o vencimento mensal. “Sem salário, não tem margem para empréstimo bancário. Para conseguir dinheiro no banco, só se for amigo do gerente. As famílias estão ajudando. Os amigos estão ajudando. Nós estamos sobrevivendo com a ajuda dos outros. Se não tiver ajuda nós morremos de fome”, relatou Evando, em entrevista ao Bahia Notícias. “Não temos margem nem para comprar na Cesta do Povo. O cartão está sem limite”, completou Betânia. E o que fazer quando toda a renda da casa vem do trabalho nas salas de aulas das escolas estaduais? O professor Luís Nascimento, casado há quase dez anos com uma colega, dá a dica. “A gente sempre economizou, então temos uma reserva, mas estamos fazendo contorcionismo para não ficar no vermelho. O mais importante é não deixar se abater e continuar a luta”, contou.
    Apesar dos relatos de dificuldades financeiras, os docentes não aceitaram a proposta reapresentada pelo governador Jaques Wagner, que prevê a antecipação de ganhos escalonados de 3% e 4% para novembro deste ano e abril de 2013. “Não foi uma reapresentação de proposta. O que ele está dando é uma coisa que já existe na lei para professores certificados e que só atinge 10% da categoria”, argumenta Jaqueline Correia, que atua em uma unidade de ensino do bairro de Paripe, em Salvador. A promessa é que, sem o reajuste linear de 22,22% que garantiria o piso nacional, não tem volta ao trabalho. “Não queremos parede, teto, nem migalhas. Queremos o piso. Se ele não vem fazemos vaquinhas, fazemos bazar, vamos nos ajudando”, conclui Jaqueline. A notícia de que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) havia determinado o restabelecimento imediato do pagamento dos salários trouxe um alento para a categoria, mas apenas passageiro, já que o governo promete recorrer à decisão e, enquanto isso, os docentes seguem na expectativa e prometem não ceder.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 00:00

    Para secretário de Comunicação, professores prolongam sofrimento de alunos

    por Evilásio Júnior
    Para secretário de Comunicação, professores prolongam sofrimento de alunos
    Foto: Carolina Barreto / Tudo FM
    Apesar de os educadores da rede estadual de ensino já sentirem no bolso os efeitos da greve da categoria, que entrou no 57º dia nesta quarta-feira (6), o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, considera que a punição com a manutenção do movimento bate em outra porta: a da família dos estudantes. Em analogia ao fim da mobilização dos docentes das escolas privadas, após garantia de incremento de 7%, e dos rodoviários, com salários elevados em 7,5%, o titular da Secom avalia que já passou da hora de as aulas serem retomadas. “Mais uma vez, fica caracterizada a intransigência da APLB [sindicato que representa a classe]. O que os rodoviários e professores particulares aceitaram o governo já tinha dado antes da greve. O governo já deu 6,5% e 11,5% e garantiu 22% a 26% até abril de 2013 e os professores [estaduais] dão como resposta prolongar o sofrimento dos alunos por mais uma semana. Isso é um descaso com os estudantes e suas famílias”, condenou, em entrevista ao Bahia Notícias. A próxima votação a ser promovida pela APLB, para decidir pela continuidade ou encerramento do movimento grevista, será realizada apenas na próxima terça (12), às 10h, no estacionamento da Assembleia Legislativa. Até lá, mais de 1,2 milhão de jovens seguem fora das classes.

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 00:00

    Hamilton Assis confirma pré-candidatura com apoio da Frente de Esquerda

    por Juliana Almirante
    Hamilton Assis confirma pré-candidatura com apoio da Frente de Esquerda
    Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
    O nome do professor Hamilton Assis como candidato à prefeitura de Salvador será anunciado na convenção do PSOL, no dia 30 de junho, última dia do prazo determinado pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pré-candidato afirmou, em conversa com o Bahia Notícias, que o nome do vice a compor a chapa ainda depende de acordo com a Frente de Esquerda, formada com o PCB e o PSTU. Segundo ele, ainda não foi negociado o apoio de outras siglas na sua candidatura. “Até agora não, até porque a gente não tem finalizado, porque esses [partidos] que estão no cenário estão na base de Dilma ou Wagner e estão comprometidos”, justifica. O socialista negou que o grupo, que caminha ao lado dos movimentos grevistas, principalmente dos professores estaduais, pretende utilizar o desgaste do governo como argumento na candidatura. “Não vamos usar os movimentos de greve como desgaste, porque o governo já está se desgastando sozinho e nós não temos tido audiência na mídia. Esse governo tem levado a radicalização do movimento. Estamos apoiando os trabalhadores”, diz. Ainda segundo Assis, a legenda deverá organizar uma pré-convenção até agora marcada para o dia 13, no Pelourinho. 

    Comentar
       
    Quarta, 06 de Junho de 2012 - 00:00

    Senador sugere criação de Secretaria de Recursos Hídricos na Bahia

    Senador sugere criação de Secretaria de Recursos Hídricos na Bahia
    Foto: Divulgação / Agência Senado
    O senador baiano Walter Pinheiro (PT) informou durante discurso no Plenário do Senado, que fez uma sugestão ao governador Jaques Wagner para que seja criada a Secretaria de Recursos Hídricos. A pasta ficaria responsável por tratar de questões relacionadas à seca. O parlamentar acrescentou que a secretaria poderia incorporar a estrutura da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb). O petista disse ainda que a nova pasta substituiria uma extraordinária já existente e que a proposta não passaria pela criação de novos cargos e estruturas, mas sim por um “melhor dimensionamento”.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 23:42

    Vitória peca nas finalizações e fica no empate com América-RN

    Vitória peca nas finalizações e fica no empate com América-RN
    Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
    No primeiro tempo, mesmo jogando no Barradão, o América de Natal foi superior em todos os sentidos. Marcou bem, criou as melhores chances e inaugurou o marcador. A história foi completamente diferente na segunda etapa. O Vitória voltou muito melhor, empatou o jogo e desperdiçou inúmeras oportunidades de virar o placar. Um duelo equilibrado não poderia terminar de outra forma: empate. Vitória e América-RN, em uma partida pra lá de emocionante, ficaram no empate de 2 a 2, na noite desta terça-feira (5), no Estádio do Barradão. Clique e saiba mais sobre o jogo na Coluna Esportes.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 22:02

    Ufba: Assembleia de professores mantem atividades paralisadas; Sindicato não endossa decisão

    por José Marques
    Ufba: Assembleia de professores mantem atividades paralisadas; Sindicato não endossa decisão
    Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (5), 254 professores do Comando Local de Greve (CLG) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram manter suas atividades paralisadas e boicotar o referendo realizado pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais da Bahia (Apub). Anunciado na última terça-feira (29), o movimento paredista, de oposição à direção sindical, não atingiu a todas as unidades de ensino. Enquanto a Apub garante que uma possível greve só será iniciada após o fim do plebiscito, nesta quarta (6), o CLG contesta a legitimidade do pleito. “A greve é algo da categoria. Não pode ser decidia só pelos filiados [da Apub]. A diretoria da Apub criou um estatuto que inclui esse referendo, mas ele não foi convocado em assembleia”, protestou Sandra Marinho, representante do comando grevista, ao Bahia Notícias. Segundo ela, as faculdades de Física, Economia, Odontologia, Educação, Serviço Social e Fonoaudiologia estão paradas. Alguns departamentos da Faculdade de Medicina também aderiram ao movimento. Em Letras, Arquitetura e Psicologia, os próprios alunos se juntaram à manifestação paredista. A assembleia, de acordo com Sandra, também aprovou um ato unificado com os professores da educação básica do estado, paralisados há 56 dias, e das outras universidades federais do estado – Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) –, mas ainda não marcou data de realização.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 21:50

    STJ indica ministro Francisco Falcão para substituir Eliana Calmon no CNJ

    STJ indica ministro Francisco Falcão para substituir Eliana Calmon no CNJ
    Foto: ABr
    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) indicou, nesta terça-feira (5), o ministro pernambucano Francisco Falcão para o cargo de corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Se aprovado pelo Senado, o magistrado irá substituir a atual corregedora, a baiana Eliana Calmon, que ocupa o posto desde setembro de 2010. O mandato do corregedor tem duração de dois anos. De acordo com o G1, Falcão foi eleito pelos colegas em votação unânime. Antes de ser confirmado no comando da corregedoria do CNJ, no entanto, o magistrado terá de ser sabatinado pelos senadores. A entrevista ainda não foi agendada. Após a aprovação do Senado, o escolhido ainda tem de ser nomeado pela presidente Dilma Rousseff. 

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 21:30

    Projeto que moderniza Lei de Lavagem de Dinheiro é aprovado pelo Senado

    O Senado votou nesta terça-feira (5) o projeto de lei que moderniza a Lei de Lavagem de Dinheiro. O texto aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes considera a possibilidade de lavagem de dinheiro para qualquer recurso oriundo de atividade ilícita. Atualmente, o crime de lavagem só é previsto em casos específicos como tráfico de drogas e contrabando. Segundo o projeto, o réu não precisa mais ser condenado pelo crime que originou o recurso ilícito para que o Judiciário possa acolher a denúncia de lavagem de dinheiro. Para evitar a deterioração dos bens resultantes de lavagem de dinheiro, a medida prevê também que eles possam ir a leilão rapidamente, para que evite prejuízos ao Erário público. O dinheiro resultante da venda desses bens, no entanto, fica em uma conta vinculada e pode ser devolvido ao réu caso ele seja absolvido. Os “laranjas” também terão tratamento modificado, de acordo com a nova lei. Os bens deles poderão ser confiscados, caso o Judiciário entenda que há indícios suficientes de que são frutos de lavagens. A matéria segue para a presidente Dilma Rousseff, que tem até 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 21:10

    Candeias: Liminar do TSE mantém Maria Maia no cargo

    Candeias: Liminar do TSE mantém Maria Maia no cargo
    A prefeita de Candeias, Maria Maia (PMDB), foi mantida no cargo por liminar deferida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello, nesta terça-feira (5). De acordo com o site RMS Notícias, a defesa da gestora, cassada em maio pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), argumentou que não foram colhidos todos os votos da Corte e, por isso, a saída da peemedebista da administração do município da Região Metropolitana de Salvador não era válida. Em sua determinação, Marco Aurélio pede para que “os desdobramentos” sejam aguardados, “considerada a pendência judicial”. “E evitar-se a alternância no Executivo, tendo em conta, inclusive, que se aproximam as eleições municipais", decidiu.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 20:50

    Operação deve destruir cerca de 1700 fornos ilegais de produção de carvão no extremo sul

    Uma operação conjunta entre o Ministério Público estadual, a Polícia Militar e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em cidades do extremo sul da Bahia como Teixeira de Freitas, Mucuri, Alcobaça, Prado, Caravelas e Nova Viçosa combaterá a produção e venda irregular de carvão vegetal. A “Operação Cruzeiro do Sul II” deve destruir aproximadamente 1700 fornos que produzem carvão sem licença ambiental, com o uso de madeira roubada ou retirada da Mata Atlântica. Coordenada pelo promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fábio Fernandes Corrêa, a ação deve ainda apurar outros crimes ambientais ligados à produção, transporte e comercialização da mercadoria, bem como ilícitos correlatos, a exemplo de incêndio, furto, roubo, receptação, formação de quadrilha e sonegação fiscal.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 20:30

    Feriado Corpus Christi: Mais de 80 mil pessoas e 10 mil veículos passarão pelo ferry boat

    Feriado Corpus Christi: Mais de 80 mil pessoas e 10 mil veículos passarão pelo ferry boat
    Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
    O feriadão de Corpus Christi será movimentado no terminal marítimo de São Joaquim. De acordo com a TWB Bahia, empresa concessionária que administra a travessia Salvador – Itaparica, cerca de 80 mil pessoas e 10 mil veículos devem passar pelo sistema ferry boat entre esta quarta-feira (6) e a segunda-feira (11). Para atender a demanda, a empresa disponibilizará seis ferries com funcionamento também durante as madrugadas, como alternativa para quem estiver com flexibilidade no horário. De olho no São João, a TWB já liberou o terceiro lote de passagens com hora marcada para o período. A venda é feita nas bilheterias dos Terminais Marítimos de São Joaquim e Bom Despacho ou pela internet para usuários cadastrados no Sistema de Bilhetagem Eletrônica (Sibe).

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 20:10

    Partidos da base governista se manifestam a favor do fim da greve dos professores

    Os partidos políticos que compõem a base aliada do governo da Bahia se manifestaram a favor da proposta apresentada pelo governador Jaques Wagner aos professores estaduais, de acordo com comunicado divulgado na noite desta terça-feira (5), pelo PT. Segundo a nota, PCdoB – que comanda o sindicato da categoria –,  PP, PDT, PSB, PRB, PSL, PSD e o próprio PT consideram que a manifestação, que já dura 56 dias, “tem causado grandes prejuízos aos estudantes e à educação da Bahia”. O gestor prometeu reajustes de 22% a 26% em novembro deste ano e abril de 2013, mesmo assim, em assembleia, os docentes decidiram pela manutenção do movimento paredista. As legendas consideram a oferta “um grande avanço para a superação desse impasse”. “Assim sendo, conclamamos aos professores e à sua representação sindical que voltem à mesa de negociação, garantindo o retorno dos nossos jovens às salas de aulas”, pede o comunicado.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 19:50

    Cerca de 210 mil pessoas devem passar pela rodoviária no São João, estima Agerba

    Cerca de 210 mil pessoas devem passar pela rodoviária no São João, estima Agerba
    Foto: Divulgação / Agerba
    Mais de 210 mil pessoas deverão embarcar na Estação Rodoviária de Salvador entre os dias 18 e 24 deste mês para aproveitar as festas juninas no interior da Bahia. Segundo o diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessôa, no período serão disponibilizados 1.980 horários extras pelas empresas de transporte, além dos 540 horários regulares cumpridos diariamente. A Agerba estima que o movimento de saída de Salvador comece a se intensificar a partir do dia 19, com destino às cidades mais procuradas, como Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bonfim, Piritiba, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Litoral Norte, Chapada Diamantina e o Recôncavo Baiano. Ainda de acordo com o diretor do órgão estadual, durante os festejos juninos, equipes de fiscalização intensificarão as blitze nas BRs- 324, 110, 116 e 101, bem como nas BAs-099, 093, 522 e 526, junto com as polícias rodoviária Federal e Estadual.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 19:30

    Conquista: Dois carros colidem e atingem monumento

    Conquista: Dois carros colidem e atingem monumento
    Foto: Blog do Anderson
    Dois veículos se envolveram em um acidente na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, e após subirem na calçada, atingiram o monumento que homenageia o príncipe alemão Maximiliano de Weid. Segundo informações do Blog do Anderson, testemunhas disseram que a motorista do celta, de prenome Verônica, foi encaminhada ao Hospital Samur. Já a condutora do pálio, identificada como Gisele, ficou presa nas ferragens do veículo com fraturas nas pernas e em um dos braços e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros, com apoio do Samu e da Polícia Militar.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 19:10

    Após 40 dias de negociação, ferroviários conseguem reajuste de 6%

    Os ferroviários de Salvador receberão um reajuste total de 6% nos vencimentos da categoria durante o período 2012/2013. O acordo foi definido durante reunião entre a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), Companhia de Transportes de Salvador (CTS) e o Sindicato dos Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe (Sindiferro), realizada nesta terça-feira (5). Segundo a prefeitura, o incremento foi dado ao considerar a necessidade dos ferroviários e a realidade financeira do município. De acordo com o diretor da CTS, Frederico Vieira, este foi o primeiro acordo coletivo que não resultou em greve dos ferroviários. "É preciso ouvir a categoria, sentar e discutir. A greve pode ser evitada, quando há vontade de resolver a situação", destacou. A categoria estava em negociação há cerca de 40 dias.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 18:50

    Estudantes fecham Estação da Lapa contra aumento da passagem do ônibus

    por José Marques
    Estudantes fecham Estação da Lapa contra aumento da passagem do ônibus
    Grupo esteve na Câmara durante a tarde | Foto: Valdemiro Lopes
    A Estação da Lapa foi fechada na noite desta terça-feira (5) pelo movimento de estudantes que protesta contra o aumento da tarifa de ônibus. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o tráfego está congestionado em todo o centro da cidade. Munidos de apitos, cartazes e narizes de palhaço, os manifestantes (cuja mobilização foi organizada nas redes sociais) não deixam os veículos entrarem na unidade de transbordo. Mais cedo, o grupo esteve na Câmara Municipal de Salvador e foi recebido pelos vereadores Gilmar Santiago (PT), Aladilce Souza (PCdoB) e Andréa Mendonça (PV). “O reajuste é uma afronta aos estudantes e pessoas desempregadas. Além disso, não possuímos um serviço de qualidade. Viemos aqui pedir o apoio da Casa Legislativa que deve representar os direitos da população. Queremos transparência para saber quem está contra e a favor do movimento”, declarou o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Joselito Pinheiro, de acordo com a assessoria da Casa.  Na manhã desta quarta-feira (6), a bancada de oposição e a vereadora verde se encontrarão com a promotora Rita Tourinho para entrar com representação no Ministério Público da Bahia. Eles pedirão a volta do preço da passagem para R$ 2,50.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 18:41

    Enquete: Estado já está inchado demais para abrigar PR

    Se depender dos leitores do Bahia Notícias, o governador Jaques Wagner enfrentará dificuldades para abrigar o quase novo aliado PR no organograma do Estado. Para 414 votantes da última enquete (50,5%), a máquina já está inchada demais para que os republicanos tenham espaço. Em meio à onda de greves que assola a Bahia, 229 pessoas (28%) apostaram na criação de uma agência de regulação de paralisações para ser destinada à legenda presidida pelo ex-senador César Borges. Só 92 internautas (11,2%), acreditam que ou a Agerba ou a recém-criada Agersa serão cedidas à sigla. Agora, às vésperas das convenções partidárias, o BN quer saber qual candidato a prefeito soteropolitano da base governista permanecerá no páreo. Não deixe de participar!

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 18:30

    MEC anuncia 2.415 vagas em cursos de medicina

     MEC anuncia 2.415 vagas em cursos de medicina
    Foto: Divulgação / Agência Brasil
    Um plano para ampliar a formação de médicos no país foi anunciado nesta terça-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Cerca de 2.415 vagas serão criadas em cursos já existentes e outros em novos, tanto em universidades públicas como em particulares, o que representa um crescimento de 15% das vagas de medicina no Brasil. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, parte das vagas estará disponível já no segundo semestre deste ano. O argumento do governo é que a relação de médicos por habitantes no Brasil é muito baixa em relação a outros países. De acordo com o MEC, a média brasileira é 1,8 médico por mil habitante, enquanto no Uruguai, por exemplo, o índice é 3,7 e na Espanha 4. Do total de vagas a serem implantadas, 800 são em nove instituições privadas e 1.615 em 27 universidades federais. A maior quantidade será no Nordeste: 775, seguido pelo Norte com 310 vagas, o Centro-Oeste 270, o Sudeste 220 e o Sul com 40. Para Mercadante, será necessária a contratação de 1,6 mil professores nas universidades federais, por meio de concurso, com um investimento inicial de R$ 399 milhões.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 18:14

    Jorge Mautner: 'Ou o mundo se brasilifica, ou vira nazista'

    Jorge Mautner: 'Ou o mundo se brasilifica, ou vira nazista'
    Foto: Divulgação
    Jorge Mautner nasceu um mês após seus pais chegarem ao Brasil, austríacos judeus fugindo da Segunda Guerra Mundial. Aos 3, frequentava terreiros de candomblé. Aos sete, passava tardes com Dorival Caymmi nas rádios de São Paulo onde seu padastro trabalhava. Aos 15, escreveu seu primeiro livro “Deus da chuva e da morte”. Aos 19, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro de estréia. Dez anos depois, embarcava para Londres, onde conhece Gil e Caetano e juntos começam a mudar a cara da música brasileira. "Minha vida sempre foi um poema mitológico. Eu sou abençoado pelo Brasil. E sempre com a preocupação de que a gente tem que impedir o nazismo de ressurgir, seja neonazismo, pré-nazismo, tudo que existe e é tão importante esse momento porque, ou o mundo se 'brasilifica', ou vira nazista", defende. Convidado da última edição do “Conversas Plugadas”, realizado no Teatro Castro Alves na última segunda-feira (4), ele bateu um papo com a Coluna Entrenimento. Confira a entrevista exclusiva para o Bahia Notícias.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 18:10

    Ibirapuã: Comitiva acompanha denúncia de violência contra jovem

    Uma comitiva formada por representantes das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa visitará a cidade de Ibirapuã, no extremo sul baiano, onde acompanhará a denúncia de violência praticada contra Jamille Alves Lima, 22 anos. O crime teria sido praticado pelo esposo da vítima, o vereador Anderson Amaral. Nesta quarta-feira (6), a comitiva se reunirá na prefeitura local com o objetivo de atualizar as informações sobre o andamento da investigação e solicitar dos órgãos competentes uma maior celeridade na busca do suspeito, considerado foragido pela Justiça. O vereador é acusado de ter torturado a jovem no último dia 16, quando teria espancado Jamille, raspado a cabeça e sobrancelhas e obrigado-a a escrever uma carta na qual confessava um suposto adultério. A prisão preventiva de Anderson Amaral foi decretada no dia 21 e ele ainda pode responder por quebra de decoro parlamentar na Câmara de Vereadores. 

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 17:59

    Imóveis têm menor alta mensal desde 2010

    Imóveis têm menor alta mensal desde 2010
    Pesquisa em seis capitais brasileiras e no Distrito Federal aponta desaceleração no preço de apartamentos vendidos em maio, um aumento de 0,9% em relação a abril deste ano. É a menor valorização mensal desde setembro de 2010. O metro quadrado de apartamentos usados em seis cidades e no Distrito Federal teve alta inferior a 1%. Salvador tem o metro quadrado mais baixo em comparação às outras cidades. Confira essa e outras notícias na Coluna BN Imóveis.

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 17:50

    Depoimento de empresário complica situação de Perillo, diz presidente da CPI do Cachoeira

    Depoimento de empresário complica situação de Perillo, diz presidente da CPI do Cachoeira
    Santiago é apontado pela PF como 'laranja' do bicheiro
    O depoimento do empresário Walter Paulo Santiago nesta terça-feira (5) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira pode complicar a situação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), segundo o presidente em exercício do colegiado, deputado Paulo Teixeira (PT-SP). De acordo com o petista, o empresário deixou a impressão de existir uma “relação muito próxima” entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o governador tucano. "O que mostra é que todos esses entes [Santiago, Cachoeira e Perillo] estão muito ligados. O depoimento dele [de Santiago] deixou uma situação muito complicada para o governador responder", assegurou, após a reunião. Apontado pela Polícia Federal como "laranja" do contraventor, Walter Paulo Santiago declarou ter pago R$ 1,4 milhão pela casa do governador. Esse pagamento, de acordo com o empresário, foi feito em dinheiro. A informação contrasta com a anteriormente prestada por Perillo e por seu assessor Wladimir Garcez, que informaram que o pagamento foi feito em cheques. "Parece que temos dois pagamentos pela mesma casa. Isso o governador terá que explicar", disse Paulo Teixeira. Perillo irá depor à comissão na próxima terça (12).

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 17:31

    Greve dos professores particulares chega ao fim

    por Aparecido Silva
    Em assembleia realizada nesta terça-feira (5), os professores da rede particular de ensino resolveram terminar a greve. Segundo a diretora de comunicação do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro/Ba), Cristina Souto, os docentes aceitaram o reajuste salarial de 7% sugerido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), mais avanços em cinco cláusulas. No início da paralisação, a categoria reivindicava reposição salarial de 4,88% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais ganho real de 10%. As aulas, segundo o Sinpro/Ba, devem voltar ao normal já nesta quarta-feira (6).   

    Comentar
       
    Terça, 05 de Junho de 2012 - 17:30

    Protesto contra aumento do ônibus trava trânsito do centro de Salvador, segundo Transalvador

    Um protesto de estudantes da Câmara de Vereadores à Estação da Lapa contra o aumento da tarifa de ônibus deixa o fluxo de veículos lento, no fim de tarde desta terça-feira (5), na região. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), há previsão de que os reflexos do movimento sejam notados em todo o centro da cidade.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728