Header Ads

ad728
  • Breaking News

    São João da Bahia é debatido em evento da Petrobras em Eunápolis nesta terça


    São João da Bahia é debatido em evento da Petrobras em Eunápolis nesta terça

    São João da Bahia é debatido em evento da Petrobras em Eunápolis nesta terça
    Foto: Divulgação
    Com o intuito de debater mecanismos de preservação das tradições do São João na Bahia, a Petrobras realizará, em parceria com a Secult, nesta terça-feira (5), às 15h, um evento no Hotel Oceania, em Eunápolis, sul do estado, a 662 km de Salvador. Estarão no debate Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias do Governo da Bahia e o professor Jânio Roque Castro, estudioso em festejos juninos. O coquetel de encerramento está marcado para às 18h30.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 11:20

    Nintendo fala sobre novo console e promete detalhes na terça

    Nintendo fala sobre novo console e promete detalhes na terça
    Foto: Reprodução
    O presidente da Nintendo, Satoru Iwata revelou em videoconferência alguns detalhes sobre o novo console da companhia, que se chamará Wii U GamePad. Confira na Coluna Mercado o que a marca de Mario Bros promete e o suas concorrentes Microsoft e Sony fizeram até o momento.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 11:16

    Vereador quer reserva de assentos em praça de alimentação de shoppings

    Um projeto de lei apresentado pelo vereador Sabá (PRB) quer tornar obrigatória a reserva de 5% de mesas e cadeiras para idosos, deficientes físicos-motores e gestantes nas praças de alimentação dos shoppings da capital baiana. Caso a proposta seja aprovada, os estabelecimentos que descumprirem a norma estarão sujeitos a penalidades que variam de uma advertência, na primeira autuação, a uma multa de até R$ 5 mil. “A proposta tem por objetivo destacar uma necessidade específica e permitir que essas pessoas possam interagir nestes ambientes comerciais longe de quaisquer obstáculos, ao mesmo tempo em que assegura o cuidado e demonstra o respeito às condições de fragilidade do idoso, da gestante e do portador de deficiência, como já previsto em muitas legislações em vigor”, explicou o autor do projeto.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 11:02

    Corregedor do TRE lamenta desobediência de pré-candidatos

    Corregedor do TRE lamenta desobediência de pré-candidatos
    Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
    O responsável pela hercúlea tarefa de coordenar o julgamento de 417 eleições municipais concedeu uma entrevista ao Bahia Notícias e garantiu que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está preparado para fiscalizar todos os municípios baianos. Corregedor do TRE-BA, Josevando Souza Andrade também deixou claro que a reincidência em casos de campanha antecipada já configura como uma estratégia de marqueteiros de campanhas que preferem pagar a multa e ter o nome do candidato veiculado ilegalmente.  “É o custo-benefício. É mais fácil pagar a multa, mas ter a visibilidade eleitoral que eles pretendem, do que cumprir a legislação eleitoral”, aponta. Seguro em afirmar que não há interferência política nas decisões do TRE baiano, ele apenas lamentou o atual modelo político que abre brechas para estas irregularidades. “São inúmeras as falhas da lei das eleições que devem ser reformulada e da lei dos partidos políticos.” Confira a íntegra da entrevista. 

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 10:56

    PR anuncia apoio a Serra nesta segunda

    O PR formaliza nesta segunda-feira (4) o apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo. Costurado na noite deste domingo (3), o acordo será anunciado às 15h, na sede do partido na capital paulista. O deputado Valdemar Costa Neto, réu no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), foi o principal responsável por firmar a união entre os dois partidos. A decisão dos republicanos é mais um duro golpe na estratégia do pré-candidato do PT, Fernando Haddad, que tenta atrair apoio de legendas que integram a base da presidente Dilma Rousseff. As articulações para conquistar o apoio do PR enfrentaram resistência porque a sigla exigia a devolução do Ministério dos Transportes, além da possibilidade de nomear funcionários para o segundo escalão do governo federal. Informações do jornal Folha de São Paulo.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 10:45

    Bahia Partners realiza palestra gratuita e online sobre previdência privada

    Bahia Partners realiza palestra gratuita e online sobre previdência privada
    Foto: Divulgação
    Interessados em saber as diferenças entre os planos PGBL e VGBL e as garantias que estes fundos oferecem podem tirar suas dúvidas em palestra online da Bahia Partners sobre previdência privada, que será gratuita nesta segunda-feira (4), das 19h30 às 20h30. As inscrições podem ser feitas através de (71) 3351-3326 ou comercial@bahiapartners.com.br.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 10:36

    Tuitando pelo BN - Um crescimento duvidoso

    por Samuel Celestino
    Esta estória (com “E” mesmo) segundo a qual a Bahia cresceu 4% no primeiro trimestre, enquanto o Brasil patinou em 0,2%, é balela, pura balela, segundo a Federação das Indústrias da Bahia. O crescimento depende do comparativo que você faz. Se você abrir uma biboca qualquer e ela crescer para uma receita que sai do zero e chega a R$ 100 em um mês, ela então cresceu 100%. O que aconteceu na Bahia foi exatamente isto, transformado em festa para dizer que a economia baiana sobrepujou o que se poderia imaginar. Coisa nenhuma. O que houve foi uma comparação com o primeiro trimestre do ano passado, quando houve um apagão e o Polo Petroquímico parou. Diante do desastre do ano passado, quando aconteceu o tal do apagão, o crescimento foi mesmo de 4%. Um crescimento que não condiz com a verdade. Mentiroso, portanto. Por que o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, permitiu esta engabelação?

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 10:30

    Laudo revela que Millennium contaminou água de comunidade em Camaçari

    Laudo revela que Millennium contaminou água de comunidade em Camaçari
    Resultado de estudo foi divulgado em audiência pública
    Um estudo técnico realizado pela Fundação José Silveira, com a colaboração da Central de Apoio Técnico do MP (Ceat), comprovou que a água subterrânea da comunidade de Areias, em Camaçari, está contaminada com elevado teor de metal pesado. Responsável pelos danos ambientais, a empresa Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S/A será precisará fazer readequações técnicas no sistema de tratamento de água da localidade e realizar medidas compensatórias, segundo o promotor Luciano Pitta. Divulgado neste sábado (2) durante audiência pública realizada na Escola Municipal Tomás Camilo, o estudo foi solicitado ao Ministério Público pela comunidade em 2009. Segundo a líder de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Millennium, Grace Brandão, a empresa ainda não foi notificada oficialmente sobre o resultado do levantamento. “Assim que for, as questões serão resolvidas de imediato”, assegurou.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 10:10

    Número de presas cresceu 134% em Feira de Santana

    O número de detentas do Presídio Regional de Feira de Santana cresceu 134% em dois anos. Segundo matéria do jornal A Tarde, havia 45 internas em 2010. Este ano, o número cresceu para 105. De acordo com as autoridades, o tráfico de drogas é o principal motivo responsável pelo incremento da população carcerária da unidade. Uma amostragem feita no começo de 2012 pela instituição revelou que aproximadamente 80% das mulheres foram ou serão julgadas por este tipo de crime. Destas, 75% são primárias e 25% reincidentes.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 09:50

    Carro capota na Avenida Luís Eduardo Magalhães e motorista fica ferida

    Um veículo capotou na manhã desta quarta-feira (4) na Avenida Luís Eduardo Magalhães, no sentido Paralela, em Salvador. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), a condutora perdeu o controle da direção e o carro virou logo depois do túnel. Testemunhas relataram que a motorista do veículo, uma mulher ainda não identificada, ficou ferida no acidente e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada ao local para prestar os primeiros socorros. De acordo com a Transalvador, um congestionamento já se forma na região. Informações do jornal Correio.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 09:30

    Distribuição de medicamentos contra asma começa nesta segunda

    O Ministério da Saúde (MS) inicia nesta segunda-feira (4) a distribuição gratuita de três medicamentos contra asma – brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Os remédios estarão disponíveis em farmácias da rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, como parte do programa Brasil Carinhoso, lançado em maio. “Então, uma mãe, com a receita, pode comparecer a uma das farmácias dessa rede e adquirir gratuitamente o remédio para tratamento da asma do seu filho ou filha. [...] O Ministério da Saúde observou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no Sistema Único de Saúde. O uso correto dos remédios pode diminuir muito as complicações da doença, a necessidade de internação e até mesmo a mortalidade dessas crianças", afirmou a presidente Dilma Rousseff, durante o programa de rádio Café com a Presidenta. Em 2011, do total de pessoas internadas com asma no estado, 13.719 eram meninas e meninos com até seis anos. O MS também ampliará o programa de distribuição de suplementos nutricionais, como vitamina A e sulfato ferroso, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 09:26

    Superfaturamento: MP investiga cachê pago a Claudia Leitte

    Superfaturamento: MP investiga cachê pago a Claudia Leitte
    O Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) encontraram indícios de irregularidades no cachê pago à cantora Claudia Leitte, em um show realizado no município de Corumbá. Segundo os órgãos, houve superfaturamento. Confira detalhes desse babado na Coluna Holofote!

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 09:11

    A greve, a educação, o teste e o desrespeito

    por Samuel Celestino
    Não dá para ser contra a greve dos professores. Entendo que qualquer salário para professor, até atingir o nível da decência, é pouco, contanto que sejam professores preparados para ensinar e responsáveis pelo alunado e oferecer uma educação de primeira qualidade. É a fórmula insuperável para que um país cresça. Mas o que acontece na Bahia, com uma greve que se aproxima de dois meses, é um absurdo. Até quando o sindicato irá? Três meses, quatro meses, um ano? E os alunos e suas famílias ficarão como? Prejudicados e desrespeitados? Ora, o que parece que está acontecendo é um processo de teste à capacidade de Jaques Wagner gerir o Estado. Falta pouco mais de dois anos para o final do seu mandato. Querem o quê? Saber qual o limite de paciência, ou grau de democracia do governador? Primeiro, aceitar o que ocorre não se inscreve em qualquer compêndio de democracia. Assim, pelo visto, o objetivo é colocar em andamento um processo de desmoralização do governador, desconhecendo a sua autoridade. É uma provocação? A mim me parece que sim. O Estado democrático tem limites. E o limite está em não respeitar o direito da cidadania, no caso, os estudantes e seus familiares. O governo diz não ter dinheiro para pagar quase R$ 500 milhões, que é o montante necessário para a concessão do aumento pretendido. O que fazer? Rodar a guitarra e implantar na Bahia uma filial da Casa da Moeda? Do jeito que vai, todos perderão. Sobretudo os jovens sem escola que, sem alternativas, perambulam por uma cidade sem lei. A APLB deseja produzir uma nova geração de analfabetos ou semianalfabetos para a Bahia do futuro?

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 09:02

    Wagner reapresenta proposta e pede novamente fim da greve

    por Rodrigo Aguiar
    Wagner reapresenta proposta e pede novamente fim da greve
    Foto: BN
    O governador Jaques Wagner voltou a pedir nesta segunda-feira (4) aos professores estaduais que encerrem a greve, que já dura 55 dias, e apresentou uma proposta para que os docentes retornem às salas de aula. “A proposta que fiz antes da greve foi antecipar para novembro deste ano e abril de 2013 um ganho de salário, na forma de promoção, entre 22% e 26%. Coloquei isso para não ter greve. Como eles entraram, a proposta foi retirada. Agora, estou recolocando e espero que o professorado acolha essa proposta”, clamou o governador, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM. O petista evitou comentar a decisão judicial que determinou o pagamento dos salários cortados dos grevistas e reiterou a disposição do governo em recorrer. “Decisão não se comenta, se recorre. Entramos com recurso”, afirmou. De acordo com Wagner, o governo estaria “desobrigado” de pagar os vencimentos à categoria por causa da paralisação. “Se não, haveria uma condição privilegiada do funcionalismo. [...] Existe a Lei de Responsabilidade Fiscal. Tenho que prestar contas ao governo federal e há um limite [de gasto]. É claro que o merecimento existe, mas não dá para comparar a vida privada com a pública. Na vida pública, você tem estabilidade e uma série de outras condições de trabalho que você não tem na vida privada”, comparou. Wagner reafirmou que o piso estadual para professores com nível médio, do antigo magistério, é de R$ 1.659 – contra R$ 1.451 determinados por lei federal. “Para quem já tem licenciatura, o chamado nível universitário, o piso é de R$ 2.177 e o teto é de R$ 6,1 mil. Na média, o valor é de R$ 3.460”, acrescentou. Questionado se acreditava em um viés mais eleitoral do movimento, Wagner evitou especular sobre a possibilidade. “Como fui sindicalista até entrar na vida político-partidária, muitas vezes tentaram me acusar disso. Já fui vítima disso. Não quero usar a mesma ferramenta”, declarou. Presidente da APLB – sindicato que comanda o movimento –, Rui Oliveira era apontado há pouco como pré-candidato a vereador pelo PCdoB.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 08:42

    Colisão entre ônibus deixa pelo menos um ferido na Paralela

    Uma colisão entre dois ônibus deixou um jovem ferido na manhã desta segunda-feira (4), na Avenida Paralela, em Salvador. De acordo com os policiais da 82ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro à vítima. Em outro trecho da mesma via, também no início desta manhã, um veículo Gol capotou depois que o motorista perdeu o controle da direção. Apesar do susto, o condutor do automóvel não ficou ferido. O carro foi removido da pista e, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador),  o fluxo de veículos é lento na avenida. Informações do G1.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 08:25

    Motoristas que transportam funcionários de refinaria ameaçam entrar em greve

    Os ônibus que realizam o transporte dos funcionários da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, fazem uma paralisação de alerta na BA-523, na manhã desta segunda-feira (4). Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os motoristas adotaram a estratégia de levar os funcionários para o trabalho e fazer uma parada para expor as reivindicações e alertar para uma possível greve. Ainda de acordo com a PRE, um congestionamento já se forma no trecho da rodovia onde os veículos estão reunidos. Nas últimas 24 horas, foram registrados dez acidentes, com sete pessoas feridas e uma pessoa morta nas estradas baianas. Informações do jornal Correio.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 08:18

    Arena Fonte Nova pode receber Ba-Vi e equipes estrangeiras na inauguração

    Arena Fonte Nova pode receber Ba-Vi e equipes estrangeiras na inauguração
    Obras em Salvador são as mais avançadas| Foto: Tiago Melo/ Bahia Notícias
    A Secopa já estuda uma programação para inauguração da Arena Fonte Nova, estádio que receberá jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014. De acordo com o Lancenet, a ideia é promover a participação de Bahia e Vitória, além de duas equipes estrangeiras na abertura da praça esportiva. O evento seria no dia 29 de março de 2013, aniversário da cidade de Salvador. "Ainda não dá para falar com quem estamos negociando, porque a concorrência é grande. Está todo mundo querendo esse tipo de evento. Mas fizemos alguns contatos", disse Ney Campello, secretário estadual da Copa. A expectativa é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano, com um custo total de R$ 591,7 milhões.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 08:09

    PT e PRP selam união em Porto Seguro; chapa será formada por Jânio Natal e Gilvan Florêncio

    PT e PRP selam união em Porto Seguro; chapa será formada por Jânio Natal e Gilvan Florêncio
    Foto: Divulgação
    O diretório municipal do PT confirmou apoio à pré-candidatura do deputado federal Jânio Natal (PRP) à prefeitura de Porto Seguro, no extremo-sul do estado, em votação realizada neste domingo (3). Por 83 votos a 63, venceu a chapa ”Por uma Porto Seguro justa e desenvolvida”, que terá o vereador Gilvan Florêncio como vice. Representantes dos dois candidatos – Natal e Gilberto Abade – acompanharam a apuração, que contou também com a presença da deputada estadual Maria Del Carmen, que viajou a Porto Seguro exclusivamente para acompanhar todo o processo.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 08:01

    Ciclista é atingido por carro no Iguatemi

    Um ciclista foi atingido por um carro na manhã desta segunda-feira (4), na região do Iguatemi, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador). Ferido, o homem foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O acidente aconteceu por volta das 7h10 debaixo da passarela localizada próximo ao shopping. A vítima não foi identificada. Ainda segundo a Transalvador, o fluxo de veículos permanece lento nas principais vias da capital baiana. Informações do Correio.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 07:41

    CPI ouve ex-chefe de gabinete de Perillo na terça

    A Comissão Mista de Inquérito (CPMI) que apura as ligações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com parlamentares e empresários ouvirá nesta terça-feira (5) Eliane Gonçalves Pinheiro, ex-chefe de gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), apontado por investigações da Polícia Federal como um dos políticos ligados ao contraventor. Como ela irá depor na condição de testemunha, não poderá se recusar a falar – como fez Cachoeira durante sessão da CPI – a não ser que consiga um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo inquérito da PF, ela teria recebido um telefone exclusivo para se comunicar com o bicheiro, que lhe passaria informações sigilosas sobre operações policiais. Em uma das gravações feitas pela polícia, Cachoeira pergunta a Eliane se ela tinha contado algo para o “maior”, que pode ser o governador tucano, segundo o entendimento do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR). O petista é o autor do requerimento de convocação da ex-chefe de gabinete de Perillo, que solicitou demissão do cargo no dia 4 de abril, em meio às denúncias. Na carta em que pediu o seu desligamento, ela diz que foi “vítima de um grande equívoco” e afirma que seu nome foi confundido “com o de outra Eliane”. Informações do G1.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 07:21

    Convenções em Salvador serão iniciadas na próxima semana

    As convenções municipais para a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores em Salvador serão iniciadas no dia 10 de junho. O primeiro partido a realizar um evento do tipo será o PDT. No dia 11, o PP deverá oficializar o nome do deputado federal João Leão como candidato a prefeito. Já no dia 17, a deputada Alice Portugal será confirmada como postulante ao Executivo soteropolitano pelo PCdoB. Já é dada como certa para o dia 18 a convenção do DEM e PSDB para a definição de candidatos a vereador, em uma chapa liderada pelo parlamentar ACM Neto. E o dia 30 de junho, último para a realização das convenções, foi a data escolhida pelo PMDB, PT e PSOL para confirmar como candidatos Mário Kertész, Nelson Pelegrino e Hamilton Assis, respectivamente. Segundo informações do jornal A Tarde, os outros partidos ainda não definiram as datas de suas convenções.

    Comentar
       
    Segunda, 04 de Junho de 2012 - 07:03

    Jovem é atingido por bala perdida no Sieiro

    Um jovem foi baleado neste domingo (3), no bairro do Sieiro, em Salvador, durante uma troca de tiros entre dois homens, segundo informações do posto policial do Hospital Ernesto Simões Filho, para onde a vítima foi levada. De acordo com o depoimento de Jailson dos Santos, de 27 anos, ele caminhava pela Ladeira do Sieiro, na região da San Martin, quando duas pessoas passaram pelo local e atiraram uma na outra. O rapaz foi atingido de raspão na cabeça por um dos disparos e socorrido por familiares em um carro particular para o centro médico. Os autores dos tiros fugiram e ainda não foram localizados pela polícia, que apura o episódio. Informações do Correio.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 18:01

    Desastre na Nigéria: Não houve sobreviventes, confirma governo

    O governo da Nigéria emitiu comunicado, na tarde deste domingo (3), em que confirma que o avião comercial que caiu em um prédio na cidade de Lagos tinha 153 passageiros e que não houve sobreviventes. De acordo com as agências internacionais, o avião era da companhia aérea Dana Airlines e vinha da capital Abuja em direção à cidade onde aconteceu o desastre. O site da Dana diz que a companhia opera um Boeing MD-83 em viagens na região do acidente.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 17:40

    Santo Amaro: Moradores queimam acampamento cigano após morte de um homem

    Santo Amaro: Moradores queimam acampamento cigano após morte de um homem
    Foto: Mariana Lélis
    Um homem foi morto e outra pessoa baleada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, na noite de sábado (2). Segundo a polícia, o suspeito de cometer os crimes é um cigano, que teria se desentendido com uma das vítimas. Revoltados com a violência, populares atearam fogo em barracas de lona no acampamento dos ciganos. Segundo o coordenador da 3ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Joaquim Pereira, o agressor teria assassinado o homem porque ele lavou seu carro e foi cobrar pelo serviço. Nesse momento, os dois discutiram e, duarante o desentendimento, o suspeito realizou vários disparos contra a vítima e acabou atingindo de raspão outra pessoa que estava perto da confusão. O suspeito ainda não foi encontrado. Informações do G1.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 17:20

    Ex-diretor do Dnit diz que PSDB, PT e DEM buscaram recursos de campanha no órgão

    Ex-diretor do Dnit diz que PSDB, PT e DEM buscaram recursos de campanha no órgão
    O ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, acusou políticos do PSDB, PT e DEM de buscarem dinheiro no órgão ligado para pagar dívidas de campanha e fazer caixa dois. À revista Istoé, Pagot disse que se sentiu pressionado a aprovar aditivos ilegais no valor de R$ 260 milhões ao trecho sul do Rodoanel, em São Paulo, que teria sido usado para abastecer suposto caixa dois da campanha tucana. “Veio procurador de empreiteira me avisar: ‘Você tem que se prevenir, tem 8% entrando lá.’ Era 60% para o [ex-governador tucano José] Serra, 20% para o [prefeito Gilberto] Kassab [então DEM, atual PSD] e 20% para o [atual governador Geraldo] Alckmin”, acusou. Pagot também afirmou ter ouvido do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) um pedido para que o ajudasse a pagar dívidas de campanha com a Delta com a entrega de obras para a construtora. Mas garante que nem o aditivo para as obras em São Paulo nem o favor a Demóstenes foram liberados. No entanto, ele afirmou que, quando ocupava a diretoria do órgão, recebeu do tesoureiro da campanha do PT, deputado José De Filippi (SP), um pedido para arrecadar recursos junto às empreiteiras. “Cada um doou o que quis. Algumas enviavam cópia do boleto para mim e eu remetia para o Filippi. Outras diziam ‘depositamos’”, disse. Essas doações, segundo o ex-diretor, teriam sido feitas pelas vias legais. Em resposta, a assessoria de José Serra afirmou que a acusação é “calúnia pré-eleitoral aloprada” e que serão tomadas “as medidas judiciais cabíveis”. A assessoria de Kassab classificou a denúncia de Pagot como “improcedente e mentirosa”. Filippi admitiu ter se encontrado com o ex-diretor, mas negou as acusações.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 17:00

    Brasileira desaparece em navio na Itália

    Brasileira desaparece em navio na Itália
    Foto: Reprodução / Facebook
    Uma tripulante brasileira do navio Costa Magica está desaparecida desde as 18h da última sexta-feira (1º). De acordo com o G1, a família de Laís Santiago, que mora em Santos, no litoral de São Paulo, foi notificada do desaparecimento por volta das 15h deste sábado (2). O último contato dela com a família foi realizado em 23 de maio. Segundo o site de notícias italiano "IlMattino", o navio havia partido de Malta rumo a Catania, e estava a cerca de 30 km da costa siciliana quando Laís desapareceu. "A Infinity Brazil, empresa responsável pelo recrutamento da minha irmã, nos ligou ontem. Eles contaram que na sexta-feira ela trabalhou normalmente na parte da manhã, mas não apareceu para o turno das 18h. Eles a procuraram no navio inteiro, mas não acharam. O caso foi passado para a polícia e para a guarda costeira. Mas até agora não passaram nada pra gente. A única coisa que sabemos é que ela está desaparecida", afirmou o irmão da tripulante, Lucas Santiago. Laís é assistente de garçom no navio.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 17:00

    Governo aprova tarifa de R$ 13 para 'telefone social'

    Governo aprova tarifa de R$ 13 para 'telefone social'
    Com assinatura  que dará direito a uma franquia de 90 minutos mensais para ligações locais entre telefones fixos, além da possibilidade de se fazer ligações por meio de créditos pré-pagos, o chamado Acesso Individual Classe Especial (Aice), também conhecido como "telefone social" passa a valer a partir desta sexta-feira (8), com assinatura básica de R$13,31. Saiba mais sobre as condições da assinatura na Coluna Mercado.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 16:40

    Audiência pública discutirá polêmico projeto de lei que facilita terceirização em empresas

    O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizará audiência pública nesta segunda-feira (4) sobre o projeto de lei que pretende facilitar o uso das terceirizações nas relações de trabalho. A medida tem enfrentado grande resistência de sindicatos, procuradores e juízes trabalhistas. O debate será realizado na sede do órgão, no Corredor da Vitória, às 13h30. Participarão do evento a socióloga, Graça Druck, da Universidade Federal da Bahia e o deputado federal Arthur Maia (PMDB), relator do texto na Câmada dos Deputados. De acordo com a presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho na Bahia, Ana Claudia Scavuzzi, “pela ótica do direito do trabalho, por princípio, o juiz não pode ser favorável à terceirização, porque leva à precarização e evita a aplicação da própria legislação trabalhista, ferindo assim, a ciência do direito do trabalho”. Outros aspectos apontados em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), como a redução na remuneração, o impacto nas finanças públicas e o grande número de acidentes de trabalho referendam essa posição.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 16:23

    Mais da metade dos senadores garante que votará pela cassação de Demóstenes

    Mais da metade dos senadores garante que votará pela cassação de Demóstenes
    Pelo menos 41 senadores afirmaram que votariam a favor da cassação do mandato do colega Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de ser o braço político do esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira, em enquete feita pelo IG entre a quarta-feira (31) e o sábado (2). Foram ouvidos 61 membros da Câmara Alta do Congresso. Os outros 20 parlamentares questionados também não disseram que votariam contra a medida. Informaram que ainda não decidiram ou não quiseram dar resposta. Antes de ser votada em plenário, a cassação de Demóstenes precisa ser aprovada pelo Conselho de Ética da Casa - onde o voto é aberto. O relator do caso é o senador Humberto Costa (PT-PE), que pretende apresentar o relatório esta semana.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 16:00

    Adolescente é esfaqueado por ex-namorada em São Marcos

    Um adolescente foi esfaqueado na madrugada deste domingo (3), no bairro de São Marcos, em Salvador. Segundo informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), o jovem de iniciais L.J.S, de 17 anos, foi atingido por um golpe de faca no tórax pela ex-namorada. De acordo com a mãe da vítima, a jovem, identificada como Rejane Lima Santos, de 22 anos, procurou o adolescente e iniciou uma série de provocações. Ele foi socorrido para o Posto médico de São Marcos e depois transferido para o HGE, onde permanece internado. O caso deve ser investigado pela 10ª Delegacia de Pau da Lima, que realiza buscas por Rejane. Informações do Correio.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 15:40

    Azul Linhas Aéreas já é terceira maior do país

    Azul Linhas Aéreas já é terceira maior do país
    Após fusão com a Trip, anunciada esta semana, a Azul Linha Aéreas marca terceira posição entre as maiores do país. Atrás apenas da TAM e da Gol, a Azul preza por uma relação mais próxima do cliente e evita uma relação de confronto com as concorrentes ao escolher rotas "menos interessantes" e aeroportos menos concorridos. Saiba mais na Coluna Mercado.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 15:40

    CNJ votará cotas para índios e negros no Judiciário

    CNJ votará cotas para índios e negros no Judiciário
    O relator do processo acha que discussão não será concluída no órgão
    Os concorridos concursos para ingresso na magistratura poderão ter um novo critério de seleção. Na próxima terça-feira (5), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve analisar a proposta de uma advogada indígena para que o Judiciário adote sistema de cotas raciais a fim de selecionar juízes e servidores. No requerimento protocolado no início de maio, a advogada Juliene Cunha pede que o conselho adote políticas afirmativas para ingresso de índios e negros na magistratura. O relator do processo, o conselheiro Jefferson Kravchychyn acredita que a discussão não poderá ser concluída no próprio CNJ, já que a proposta exige alterações legislativas. “O requerimento é para que o CNJ determine cotas para ingresso na magistratura e servidores do Judiciário, mas a iniciativa depende de projeto de lei e alteração da própria Loman [Lei Orgânica da Magistratura], que é a regra seguida para ingresso na carreira de juiz”, afirmou. Segundo Kravchychyn, a votação no CNJ tem dois resultados possíveis. Se a proposta for rejeitada, o pedido da advogada é arquivado. Caso o requerimento seja aprovado, os conselheiros deverão montar um grupo de trabalho para analisar os critérios de um sistema de cotas segundo o cenário étnico do país. “O assunto é complexo, pois teríamos que ver a questão de todas as minorias, não só de negros e índios. Além disso, teríamos que fazer um levantamento, pois não podemos instituir cotas para índios, por exemplo, se não houver um número suficiente deles formados em direito”, avaliou.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 15:20

    Greve de professores das universidades federais atinge 48 instituições; Ufba e UFRB decidem adesão na terça e quarta-feira

    A greve das instituições federais de ensino já atinge 46 universidades federais e mais dois institutos de ensino tecnológico, segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A principal reivindicação dos professores é a revisão do plano de carreiras. O sindicato defende que o atual modelo não permite uma evolução satisfatória do professor ao longo da profissão. A greve já dura mais de 15 dias. No ano passado, o governo fechou um acordo com a categoria. Ele previa a revisão do plano de carreiras para 2013, além de um aumento de 4%, a partir de março, e a incorporação de gratificações. Os dois últimos pontos já foram concedidos, mas o novo plano continua pendente. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo para que os professores retomem suas atividades e justificou o atraso nas negociações por causa da morte, em janeiro, do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Duvanier Costa, que era responsável pela negociação salarial de todo o serviço público federal. Os docentes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) votam nesta terça (5) e quarta-feira (6) se são contra ou a favor da greve por tempo indeterminado, segundo o sindicato que representa a categoria, a Apub.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 15:01

    Nigéria: Avião com mais de 150 pessoas a bordo se choca contra prédio

    Nigéria: Avião com mais de 150 pessoas a bordo se choca contra prédio
    Foto: Reuters
    Um avião com 153 passageiros a bordo se chocou contra um prédio na cidade de Lagos, na Nigéria, neste domingo (3). Segundo as autoridades locais, o acidente envolveu uma aeronave da companhia Dana, que fazia a rota entre a capital Abuja a cidade onde aconteceu o acidente. Segundo o porta-voz da Polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes. De acordo com moradores da área, vários prédios ficaram em chamas. Foi o segundo acidente de um avião nigeriano em menos de 24 horas. No sábado (2), uma aeronave de carga da Allied Air saiu da pista ao tentar aterrissar em Acra (Gana) e se chocou contra um ônibus. Informações do G1.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 14:40

    Fãs querem Stefhany 'Absoluta' em 'Cheias de Charme'

    Fãs querem Stefhany 'Absoluta' em 'Cheias de Charme'
    Fãs da cantora piauiense Stefhany 'Absoluta', que ficou conhecida por seus vídeos caseiros publicados na internet, fazem campanha nas redes sociais para que a musa faça uma participação na novela 'Cheias de Charme', a qual, desde a estreia em abril, já contou com inúmeras participações.Gaby Amarantos, Michel Teló, Ivete Sangalo, Joelma e Chimbinha são alguns dos nomes que já gravaram cenas da novela das 19h, que tem alcançado números recordes de audiência para a faixa horária da emissora. Saiba mais sobre a campanha dos fãs de Stefhany na Coluna Holofote.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 14:40

    Sargento da Aeronáutica preso pela PF quis criar a empresa de grampos ‘Satiagraha Ltda’

    Sargento da Aeronáutica preso pela PF quis criar a empresa de grampos ‘Satiagraha Ltda’
    Dadá foi grampeado pela Operação Monte Carlo
    O sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá – conhecido nacionalmente em 2008 por suspeita de ter participado de forma irregular da Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF), que levou à prisão do banqueiro Daniel Dantas –, foi interceptado pela Operação Monte Carlos em conversas em que discutia sobre a empresa de espionagem que pretendia montar, chamada “Satiagraha”. De acordo com o Estadão, um dos seus sócios seria um ex-agente que foi expulso da Polícia Militar ao flagrado em venda de bilhetes aéreos de deputados federais. “A ideia foi minha”, afirmou Dada na ligação. “Eu e mais outro colega aqui, o ‘Evaldo’, que é policial amigo meu. Foi expulso da PM por causa de uma bobeira, negócio de venda de passagem dos parlamentares. Ele foi expulso da corporação, chamei ele”, relatou a um interlocutor no Rio de Janeiro, contatado para buscar investidores para o negócio. No grampo da Monte Carlo, Dadá diz que precisa de recursos para comprar o “equipamento de varredura eletrônica”, que custa mais de 200 mil dólares. Ele afirma que o alvo da empresa seriam contratos com tribunais superiores, autarquias e estatais do governo federal. “Todos os tribunais têm contrato com empresas de varredura, teria de arrumar um investidor pra ganhar um contrato desse”, avaliou. Por fim, o interlocutor pergunta se eles poderiam usar o nome “Satiagraha”. O araponga responde que consultou os arquivos da Receita Federal e verificou apenas um “ferro-velho com esse nome”, mas nada “na área de inteligência”. E conclui: “Aí a gente ia colocar!”. Dadá foi preso em fevereiro, junto com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, pela PF.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 14:20

    Serra Preta: Motociclista morre após cair em ribanceira

    Um motociclista morreu na madrugada deste domingo (3) na BA-120, próximo ao município de Serra Preta, no centro norte baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta de 1h, no entroncamento da rodovia com a BR-324. Segundo o Correio, Adilson Santana Rodrigues, 21 anos, perdeu o controle da moto, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. Ele não resistiu ao impacto da queda. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 14:00

    Após ex-ditador ser condenado, egípcios voltam a protestar nas ruas

    Protestos reuniram milhares de egípcios na madrugada deste domingo (3), após a condenação à prisão perpétua do ex-presidente Hosni Mubarak. De acordo com a BBC Brasil, as multidões, que se aglomeraram nas cidades de Cairo, Alexandria, Suez e Mansoura, pedem a pena de morte para o ex-ditador e criticavam o fato de seis importantes ministros e oficiais da era Mubarak terem sido absolvidos das acusações de participação em 850 mortes ocorridas durante o levante popular no ano passado. A Praça Tahrir, local-símbolo das manifestações antigoverno em 2011, voltou a ser ocupada por manifestantes, que pretendem permanecer no local. Eles criticam, principalmente, a absolvição dos membros das forças de segurança, o que foi visto pelos egípcios como um sinal de que poucas reformas foram implementadas desde o fim da era Mubarak.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 13:40

    Madonna exibe armas de fogo durante apresentação em Israel

    Madonna exibe armas de fogo durante apresentação em Israel
    Com o discurso de que escolheu a cidade israelense de Tel Aviv para iniciar a turnê do disco MDNA para promover a paz mundial, a cantora Madonna causou polêmica ao fazer as performances das músicas "Revolver" e "Gang Bang" com armas de fogo. Saiba mais na Coluna Holofote.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 13:40

    Bancada ruralista já apresentou 62 emendas à MP do Código Florestal; PV propôs seis

    Bancada ruralista já apresentou 62 emendas à MP do Código Florestal; PV propôs seis
    Ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) pedirá suspensão de medida ao STF
    Deputados e senadores têm até o fim desta segunda-feira (4) para apresentarem emendas que alterem a Medida Provisória (MP) 571 – que recompõe o texto do novo Código Florestal. Até a última sexta-feira (1º), a bancada ruralista havia proposto 62 emendas à matéria, enquanto o Partido Verde apresentou seis modificações. Nesta terça-feira (5) será instalada uma comissão mista do Congresso para analisar previamente a MP. O colegiado deve apreciar a admissibilidade da medida. Pela proporcionalidade das bancas na Casa, caberá ao deputado Bohn Gass (PT-RS) presidir a comissão e ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC) a relatoria. Câmara e Senado terão até o mês de outubro para discutir e votar o texto. Antes mesmo de iniciar tramitação no Congresso, a MP terá a sua constitucionalidade questionada na Justiça. O vice-líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), com o apoio de vários colegas da bancada ruralista, vai ingressar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender imediatamente os efeitos da matéria. Segundo ele, a MP é inconstitucional porque foi editada para modificar uma lei que ainda não teve seu processo legislativo concluído. Isso só ocorrerá, sustenta Caiado, após a apreciação dos vetos ao Código Florestal.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 13:20

    CCJ da AL-BA aprova projeto que obriga empreendimentos a reutilizarem água da chuva

    Um projeto de lei que obriga as empreiteiras a edificarem um sistema de captação de água para reutilização foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A matéria, proposta em 2009, é de autoria do atual líder do governo na Casa, Zé Neto (PT). O texto estabelece que esses sistemas sejam instalados, preferencialmente, na cobertura das novas edificações e que a água seja encaminhada para reservatório apropriado. As empresas também teriam que prover coletores, caixas de armazenamento e distribuidores para água da chuva nos projetos de empreendimentos residenciais com mais de 300m² de área construída. A medida ainda tem que passar por votação em plenário e ser sancionada pelo Executivo para entrar em funcionamento. 

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 12:40

    Atentado em Cajazeira deixa um morto e dois feridos, entre eles um bebê de 1 ano

    Um homem foi morto com vários tiros na noite deste sábado (2), no bairro de Cajazeira 7, em Salvador, em um atentado que deixou sua mulher e filho feridos. Segundo informações do posto policial do Hospital do Subúrbio, a casa de Juarez dos Santos foi invadida por dez homens armados, que efetuaram diversos disparos. Ele não resistiu aos múltiplos ferimentos e morreu ainda na residência. Adriana Nascimento Costa, 22 anos, e o filho do casal M.C.S, de apenas um ano, foram baleados em várias partes do corpo. Os dois foram socorridos por uma ambulância do Hospital Eládio Lasserre e levados para o Hospital do Subúrbio. Adriana foi atingida no rosto, no braço e no tórax. A criança foi alvejada na barriga. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. Informações do Correio.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 12:26

    Após seis anos, Marisa Monte volta a Salvador

    Após seis anos, Marisa Monte volta a Salvador
    Depois de um recesso de cinco anos longe dos palcos, a cantora Marisa Monte inicia a turnê nacional "Verdade Uma Ilusão" do seu novo disco "O Que Você Quer Saber de Verdade". O show de estreia, que aconteceu em Curitiba, espantou o público no quesito visual, ao criar um efeito de 3D com as diversas camadas de cortinas dispostas no palco e com a beleza das diversas imagens assinadas por artistas plásticos brasileiros contemporâneos. Em Salvador, já há duas datas reservadas para a cantora no Teatro Castro Alves. Saiba mais na Coluna Entretenimento.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 12:20

    Ciclo de audiências ajudará Porto Sul a receber sinal verde do Ibama

    As sugestões recolhidas durante as audiências públicas realizadas pelo governo estadual em sete municípios do sul baiano e a mudança na localização do empreendimento são dois fatores que podem ajudar na concessão da licença ambiental prévia para a construção do Porto Sul. Pelo menos é o que acredita o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, que participou das reuniões para apresentação do relatório de impacto ambiental do projeto e coleta de demandas da população vizinha. A próxima fase, segundo Pinto, está nas mãos dos analistas do órgão, que farão a apreciação dos Estatutos de Impacto Ambiental e do Relatório de Estudos de Impacto Ambiental (EIA-Rima). O parecer também levará em conta as contribuições dos moradores e deve ser expedido até o final de julho. “Embora estejamos na fase da licença prévia do porto (depois dela ainda virão as licenças de instalação e de operação), o governo do Estado não parou de trabalhar”, alegou o coordenador de Políticas Públicas de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuentes, em entrevista ao jornal A Tarde.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 11:55

    Acidentes deixam três feridos em Salvador esta manhã

    A colisão entre um veículo e uma motocicleta deixou duas pessoas feridas na manhã deste domingo (3), na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), o motociclista e o carona ficaram feridos e foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não hás informações sobre o estado de saúde deles. O motorista do veículo saiu ileso do choque. Já na Avenida Paralela, a batida entre um ônibus e dois automóveis deixou uma pessoa ferida. De acordo com a Transalvador, o acidente foi provocado pelo motorista de um dos carros, que “fechou” o coletivo. Nas últimas 24 horas, o órgão de trânsito registrou oito acidentes com nove feridos na capital baiana. Informações do G1.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 11:35

    Sindicato dos Médicos diz que ‘saúde pública falhou’ em morte de compositor de axé

    O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) acusou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de negar “condição de assistência especializada” ao músico e compositor de axé Beto Silva, que faleceu neste sábado (2), no Hospital Geral do Estado (HGE), vítima de um infarto fulminante. Em nota pública, a entidade argumenta que, apesar de não ser possível afirmar que a morte do artista poderia ser evitada, ficou claro que a “estrutura de saúde pública falhou” neste caso. “Beto estava internado no HGE, aguardando transferência para uma unidade cardiológica, desde a última quarta-feira (30). Infelizmente, a morte chegou antes da vaga no hospital especializado do Estado. Diversas solicitações foram feitas junto à Central de Regulação, inclusive através do Sindimed, buscando uma vaga no Hospital Ana Nery, que é referência em cardiologia, mais uma vez, entretanto, a estrutura de saúde pública falhou”, diz um trecho do comunicado. O corpo do compositor foi sepultado no final da manhã deste domingo (3), no Cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 11:15

    Quase metade dos jovens soteropolitanos já provou cigarro, diz pesquisa

    Quase metade dos jovens soteropolitanos já provou cigarro, diz pesquisa
    Pelo menos 46% dos adolescentes que vivem na capital baiana já experimentaram o cigarro e 9,5% deles fumam habitualmente, segundo estudo realizado pelo Sistema Global de Vigilância do Tabaco (Vigescola), em Salvador.  Segundo o pneumologista e pesquisador Adelmo Machado Neto, independente da classe social ou do nível econômico, 40% dos jovens que já experimentaram o fumo mantiveram o uso. Além disso, o desejo de provar pela primeira vez e o comportamento de auto afirmação colaboram para que as primeiras tragadas abram possibilidades para o uso de outras substâncias psicoativas. “A associação do cigarro e do álcool, além de ampliar as chances de consumo, permite que esse indivíduo jovem também deseje experimentar outras drogas como a cocaína, maconha e crack”, diz. Para o médico, é importante que a prevenção ao consumo seja feita de modo franco e aberto porque, uma vez estabelecida, a dependência da nicotina é difícil de tratar.  “É claro que houve uma mudança no consumo do tabaco quando comparado às décadas anteriores, no entanto, eles ainda continuam fumando muito e isso tem um impacto importante na saúde física e mental dessas pessoas”, explica em entrevista ao jornal Correio.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 10:55

    Em ritmo lento, CPI de Cachoeira completa 1 mês

    Um mês após a instalação da CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira, os integrantes do colegiado finalmente prometem destravar as investigações e executar o serviço que a Polícia Federal (PF) estava de mãos atadas para fazer – a apuração do envolvimento de pessoas com foro privilegiado no esquema do contraventor. Até agora, porém, a CPI dispõe de pouca informação adicional àquelas obtidas nas investigações da PF durante as operações Vegas e Monte Carlo. No total, já foram aprovados 321 requerimentos e recebidos 125 documentos, entre ofícios e cópias de investigações. Mas, quando o assunto é informação sigilosa, o que se tem até agora são apenas cópias dos inquéritos da PF, os sigilos bancário, fiscal e telefônico de Carlinhos Cachoeira, e os relatórios de inteligência do Coaf, órgão do Ministério da Fazenda que monitora transações suspeitas de crimes financeiros. Informações do jornal O Globo.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 10:35

    Kassab prepara exército de ‘candidatos-laranjas’ para conquistar PSDB

    Kassab prepara exército de ‘candidatos-laranjas’ para conquistar PSDB
    Foto: Betto Jr./Ag. Haack/ Bahia Notícias
    O presidente nacional do PSD e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, lançará um exército de “candidatos-laranjas” à Câmara Municipal com o objetivo de convencer o PSDB a aceitar uma aliança na eleição de outubro deste ano. Os “laranjas”, líderes comunitários e pessoas com destaque em alguns bairros, teriam potencial para conseguir algo entre 5 e 15 mil votos, no máximo, – desempenho que não renderia vitória, mas contribui para que os mais votados da coligação consigam uma cadeira na Câmara. Isso porque, pela lei eleitoral, os melhores colocados “se apropriam” do resultado obtido pelos colegas não eleitos. Atualmente, segundo o jornal Folha de São Paulo, impera na direção municipal do PSDB o entendimento de que a aliança com o PSD na chamada coligação proporcional seria boa apenas para a sigla de Kassab. A legenda recém-criada teria o benefício de compartilhar os votos de uma agremiação tradicional e o espaço na propaganda eleitoral gratuita. Por outro lado, o PSD não tem muita coisa para oferecer, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não decidiu se ele terá acesso ao tempo de propaganda eleitoral que hoje é controlado pelo DEM e por outros partidos que perderam filiados.

    Comentar
       
    Domingo, 03 de Junho de 2012 - 10:15

    Onze milhões de nordestinos não têm acesso a telefone

    Onze milhões de nordestinos não têm acesso a telefone
    Quase metade dos 22,3 milhões de brasileiros que não têm acesso a qualquer tipo de telefone, seja fixo ou celular, vive na região Nordeste do país, segundo Censo realizado em 2010. São 11,54 milhões de pessoas, que representam 11,7% da população do Brasil. Especialistas apontam que, de um lado, falta infraestrutura nas áreas mais remotas, onde os investimentos das empresas de telefonia não são suficientes e a carga tributária continua alta. Do outro, a renda baixa das famílias colocaria esses consumidores no fim da fila de prioridades das operadoras. O quadro pode ser revertido a partir das novas regras para a telefonia social, que passam a vigorar na próxima sexta-feira (8), quando as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) poderão solicitar a inclusão no Acesso Individual Classe Especial (Aice). Pelo programa, o preço da assinatura básica mensal, já com impostos, é R$ 13,30, com uma franquia de 90 minutos para ligações fixas locais. Informações da Agência O Globo.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728