Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Saiba como cuidar da asma - Universo Jatoba

Nenhum comentário
Hoje o Universo Jatobá vai atender ao pedido da leitora Maria do Socorro Silva, que quer saber mais sobre a asma, doença que ela tem há muitos anos e que atinge até 150 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A asma é uma doença que causa o inchaço e o estreitamento das vias aéreas devido a uma inflamação e dificulta a respiração.
Ela pode surgir em adultos e crianças e os sintomas mais comuns são dificuldade respiratória, chiado no peito, falta de ar e tosse. A asma é a quarta causa de internação hospitalar no Brasil e no inverno a probabilidade de crises aumenta ainda mais devido ao frio, ao aumento das infecções respiratórias e à permanência em locais fechados por muito tempo. Elas acontecem geralmente à noite ou no início da manhã.
A asma não tem cura e, por isso, é importante que levar o tratamento a sério. Desta forma, as crises podem demorar anos para se desenvolver. A doença pode surgir por fatores genéticos, mas as crises são desencadeadas por fatores como: alterações climáticas, poeira, produtos químicos com cheiro forte, mofo, pelos de animais, mofo, fumo, estresse, medicamentos como aspirina e até o ciclo menstrual.
Ao contrário do que muitos pensam, a prática de atividade física é muito importante desde que feita com acompanhamento e pode ajudar no tratamento. Evite, por exemplo, exercícios de alta intensidade e em ambiente frio e seco, particularmente em pacientes com a doença não controlada.
O melhor a fazer é consultar o seu médico de confiança para as orientações certas para o seu caso. Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar as crises:
- Retire de casa cortinas e tapetes que são, naturalmente, uma fonte de acúmulo de poeira e de fungos.
- Coloque travesseiros, roupas de cama e até os colchões no sol para evitar ácaros e fungos.
- Evite o contato com animais e bichos de pelúcia.
- Não fume.
- Beba até 3 litros de água por dia
- Pratique exercícios aeróbicos para fortalecer a musculatura respiratória.
- É recomendado o uso de umidificadores de ar quando a umidade está baixa. Caso contrário, ele pode fazer mal, pois aumentará a umidade e mofo do ambiente.
O segredo é manter o tratamento. Não deixe de consultar um médico. E se você também tem alguma dúvida ou sugestão, é só enviar a sua mensagem.
Saiba como cuidar da asma - Universo Jatoba

Nenhum comentário :