Um blog de Alagoinhas e região com notícias dos melhores blogs do estado da Bahia, do Brasil e do mundo

Imagem

Os planos de saúde ficarão mais salgados:

Nenhum comentário

ANS autoriza reajuste de 9% para os planos de saúde












  









A mensalidade do plano de saúde de 8,4 milhões de brasileiros poderá ser reajustada em até 9,04%. O percentual foi estipulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e afeta os planos individuais e familiares contratados a partir de janeiro de 1999.
A metodologia aplicada pela agência para o reajuste é a mesma desde 2001 e leva em consideração os valores aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 beneficiários. Em 2013 foi considerado também o impacto de fatores externos, como a utilização dos 60 novos procedimentos incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde ao longo de 2012.
O aumento superou a inflação média acumulada em 12 meses, que foi de 6,7%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE. O aumento supera também o reajuste autorizado no ano passado, quando a ANS permitiu um aumento de 7,93% na mensalidade cobrada pelas seguradoras.
REGRAS
O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. É permitida a cobrança de valor retroativo caso a defasagem entre a aplicação e a data de aniversário seja de, no máximo, quatro meses.
De acordo com a ANS, na aplicação do percentual, os beneficiários devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao definido pela agência e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato.

Nenhum comentário :