Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Os planos de saúde ficarão mais salgados:

    ANS autoriza reajuste de 9% para os planos de saúde












      









    A mensalidade do plano de saúde de 8,4 milhões de brasileiros poderá ser reajustada em até 9,04%. O percentual foi estipulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e afeta os planos individuais e familiares contratados a partir de janeiro de 1999.
    A metodologia aplicada pela agência para o reajuste é a mesma desde 2001 e leva em consideração os valores aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 beneficiários. Em 2013 foi considerado também o impacto de fatores externos, como a utilização dos 60 novos procedimentos incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde ao longo de 2012.
    O aumento superou a inflação média acumulada em 12 meses, que foi de 6,7%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE. O aumento supera também o reajuste autorizado no ano passado, quando a ANS permitiu um aumento de 7,93% na mensalidade cobrada pelas seguradoras.
    REGRAS
    O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. É permitida a cobrança de valor retroativo caso a defasagem entre a aplicação e a data de aniversário seja de, no máximo, quatro meses.
    De acordo com a ANS, na aplicação do percentual, os beneficiários devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual de reajuste aplicado é igual ou inferior ao definido pela agência e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728