Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Petrobras aguarda aumento de até 6% para gasolina


    Shinzo Abe pressiona BC a adotar meta para inflação

    O primeiro-ministro eleito do Japão, Shinzo Abe, alertou explicitamente neste domingo para que o banco central do país estabeleça uma meta de inflação de 2%, ameaçando rever a lei que rege a autoridade monetária se isso não for feito. Durante uma participação em um programa de televisão, Abe disse que espera que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) analise a possibilidade de adotar a meta de inflação na sua reunião de janeiro. Se isso não acontecer, o governo terá de forçar a instituição a fazê-lo por meio de uma revisão na legislação. ”A deflação é um fenômeno monetário, então é necessário que o BoJ trabalhe de maneira diferente da suas práticas convencionais de afrouxamento. Nós queremos que o BC estabeleça uma meta de inflação”, disse Abe. Os comentários foram feitos após o presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa, prometer na semana passada rever o objetivo do BC de uma inflação de 1%. Esse “objetivo” de médio prazo foi estabelecido em fevereiro deste ano, podendo chegar a 2% no longo prazo. Mas o BoJ não utiliza a expressão “meta”, já que isso poderia sugerir que a política monetária seria conduzida automaticamente para atingir esse patamar de inflação. Leia mais no Estadão.

    Petrobras aguarda aumento de até 6% para gasolina

    A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse neste domingo em entrevista ao jornal O Globo que aguarda um aumento no preço da gasolina de 6 por cento, considerando o plano de negócios da estatal até 2016, mas argumentou que o governo ainda não definiu como será feito o reajuste. ”Foi premissa do plano de negócios (2012-2016) ter um reajuste de 15% para gasolina e diesel nesse período. Em junho, tivemos reajuste de 3,94% do diesel e de 7,83% da gasolina. Em julho, tivemos outros 6% no diesel. Então, tem uma diferença de 4% no diesel e de 6% na gasolina”, disse Graça Foster em entrevista ao jornal O Globo ao ser questionada sobre o reajuste. ”Não estou dizendo que isso é aumento. Esse valor é a diferença, que pode ser dada de uma vez só ou em longas etapas (até 2016). Quanto mais agora (ser dado o reajuste), melhor para a Petrobras”, acrescentou a presidente da estatal. Graça Foster disse ainda que no próximo ano as importações de gasolina vão crescer, mas “menos em relação a 2012″. Segundo ela, a média de importação deste ano vai superar os 80 mil barris por dia. Leia mais na Agência Reuters.

    Chile declara alerta vermelho para região próxima a vulcão em atividade

    O governo chileno decretou neste domingo (23) alerta vermelho para a região de Alto Bío-Bío, próximo à fronteira com a Argentina, em função das atividades sísmicas registradas pelo Vulcão Copahe. Autoridades chilenas confirmam que o alerta tem caráter preventivo e de controle de eventuais situações que podem se agravar caso as atividades vulcânicas sejam intensificadas. De acordo com nota oficial, a medida atende às recomendações do Sistema Nacional de Proteção Civil para Atividades Vulcânicas. O Observatório de Vulcões dos Andes do Sul aponta que o registro de atividades do Copahe ainda é de baixa intensidade. Desde a semana passada, o vulcão emite gases e fumaça. Representantes do Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior chileno (Onemi, na sigla em espanhol) informaram que não há necessidade de os moradores de regiões próximas deixarem suas casas. “Em caso de aumento da atividade, a área suscetível de ser afetada por fluxos de lava é um raio de cerca de 15 quilômetros e não inclui locais povoados”, destaca o texto. Leia mais naAgência Brasil.

    Celso de Mello sobressai-se como conselheiro de Joaquim

    Cozinheiro é assassinado no bar da mulher em Sussuarana

    Um cozinheiro de 39 anos foi morto a tiros dentro do bar da esposa no bairro de Sussuarana, na noite do sábado (22). O crime aconteceu por volta das 22h30 na rua Albino Fernandes, localizada no final de linha. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), testemunhas relatam que Edvaldo das Neves estava no bar Espetinho RD, que pertence à mulher dele, quando dois motociclistas passaram no local atirando contra a vítima. Edvaldo foi baleado em diversas partes do corpo e chegou a ser socorrido para o posto médico de São Marcos, mas o cozinheiro não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade médica. Ainda de acordo com a polícia, testemunhas do crime não conseguiram identificar os dois ocupantes da motocicleta responsáveis pelos disparos, assim como o modelo e a marca do veículo. O caso está sendo investigado pelo DHPP, mas não há mais informações sobre a motivação e autoria do assassinato. Em depoimento à polícia, familiares do cozinheiro também relataram que Edvaldo não tinha envolvimento com o crime da região, nem era usuário de drogas. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para o sepultamento. Leia mais no Correio.

    Kassab deixa a Prefeitura de SP com a pior avaliação desde Celso Pitta

    Homem de 32 anos fica ferido em acidente na BA-099

    Palmas do Monte: Homens suspeitos de arrombar delegacia são presos

    Doi homens suspeitos de arrombar a Delegacia de Palmas do Monte, cidade localizada no sudoeste da Bahia, foram presos no sábado (22). De acordo com o coordenador da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Guanambi, delegado Fabiano Aurich, dois rapazes foram localizados no município com dois revólveres calibre 32 e uma arma artesanal levada da unidade policial na madrugada de quarta-feira (19). No dia do ocorrido, Aurich infomrou que haviam sido levados apenas documentos da delegacia e uma arma artesanal. Ele afirmou ao G1 que o delegado de Palmas do Monte Alto está de férias e por isso não teve precisão do que ocorreu no dia do arrombamento. “A gente não sabe ao certo quantos revólveres foram levados porque o delegado saiu de férias, mas o que foi passado para mim ontem [sábado] foram os dois revólveres e a arma artesanal”, disse. Segundo Aurich, os dois suspeitos foram ouvidos na delegacia de Guanambi e liberados. O coordenador da 22ª Coorpin disse ainda que a prisão preventiva dos dois homens será solicitada quando acabar o recesso do judiciário. Leia mais no G1.

    Internet brasileira segue parcialmente sem lei

    O Brasil adentrará 2013 sem uma legislação definida para a internet. Emperrado no Congresso, o projeto do Marco Civil para a rede só voltará a entrar na pauta de votação em fevereiro. Enquanto isso, já foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff duas leis que tratam de crimes digitais — a lei Carolina Dieckmann (12.737), inspirada pelo vazamento de fotos da atriz nua na internet este ano, e a lei Azeredo (12.735), o que já configura ao menos um passo na direção da regulação on-line no país. Segundo o relator do Marco Civil, deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), o atraso na votação do projeto de lei é prejudicial à internet brasileira. Ele foi retirado da pauta pelo menos três vezes na Câmara, devido a controvérsias sobre pontos como a neutralidade da rede (que reza que o tráfego de dados se deve dar igualitariamente) e a guarda de informações dos internautas.

    Pais se preparam para enfrentar os gastos com escola dos filhos

    As matrículas nem começaram ainda e já tem muita gente economizando no presente de Natal, prevendo os gastos que terá no início do ano. É o caso do estatístico Antônio Carlos Jr., 40 anos, pai de Ana Camile, 10 anos, e Carlos Rafael, 7. “Não vou deixar de dar presente para eles, claro, mas tive que segurar a mão. A lista de material escolar está cada vez maior”, conta Antônio. ”Sem esquecer que ainda tem gasto coma matrícula e fardamento”, completa. Mas, segundo Antonio Santiago, 46 anos, dono da papelaria Malibu, em Itapuã, o consumidor pode ficar tranquilo: os preços dos itens escolares não terão aumento em 2013. “O acréscimo quase não dá para perceber. Poucos itens aumentaram, cerca de 3% a 5%de acréscimo”, calcula o lojista. O movimento começa a aumentar no final de janeiro, mas quem quiser antecipar as compras já vai encontrar todos os itens nas prateleiras das lojas. “Nós (lojistas) já estamos preparados, já temos 100% do material escolar estocado”, garante. Leia mais no Correio.

    Matrículas crescem nas federais, mas meta de eficiência continua longe

    A expansão das universidades federais aumentou as matrículas e o quadro de professores nas instituições mantidas pelo governo, mas pouco ou nada contribuiu para melhorar um dos principais indicadores de eficiência no ensino superior: a quantidade de alunos por docente nos cursos de graduação. Consideradas apenas as turmas presenciais, a proporção oscilou negativamente de 11,2 para 11 alunos por professor, no período de 2001 a 2011, conforme o censo do Ministério da Educação (MEC). Foi justamente por considerar essa taxa baixa que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu prazo de cinco anos para que as universidades federais atingissem a média de 18 alunos por docente. Lula fez isso em 2007, ao lançar um programa bilionário de investimentos destinados a ampliar a rede federal de ensino superior.

    Embarcações são alvos constantes de roubos na Baía de Todos os Santos

    O mar calmo de água morna da Baía de Todos os Santos é perfeito para o descanso de veleiros e lanchas à beira da costa baiana. Mas, no silêncio da noite, pequenas embarcações sem motor irrompem o espelho d’água. Delas, saem os “piaratas da baía”, ladrões que têm tirado o sossego de velejadores e proprietários de lanchas. As embarcações de pelo menos três grupos de turistas estrangeiros foram alvo dos piratas este ano. Além disso, na Ilha de Maré, um comerciante teve um motor de barco roubado. Situações como estas têm feito cada vez mais os velejadores investirem em equipamentos de proteção em alto-mar. Os ladõres agem principalmente durante a madrugada, enquanto os ocupantes dos barcos dormem nas cabines. Sabendo disso, o velejador David Hermida, que há mais de 60 anos navega na Baía de Todos os Santos, resolveu adaptar seu veleiro: colocou alarmes e grades nas entradas no início deste ano. Ele afirma que, depois de ter sido assaltado na Ilha de Itaparica, não se permite mais deixar as portas do seu barco abertas durante os passeios. “Fui obrigado a colocar alarme e barras de ferro nas entradas da embarcação”, conta Hermida, que teve celulares e dinheiro roubados em 2011. Leia mais no iBahia.

    Pequenas e médias empresas foram menos afetadas pela crise em 2012

    Empresa brasileira já é a quarta distribuidora de armas nos EUA

    Dilma deve ir a sete países em 2013 e agenda internacional começa em janeiro

    A presidenta Dilma Rousseff retoma sua agenda internacional no fim de janeiro de 2013, quando participa  da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia, em Santiago, capital chilena. Até setembro, Dilma deve ir a pelo menos seis países: Chile, Guiné Equatorial, África do Sul, Índia, Rússia e Estados Unidos. A presidenta passará o Natal e o Ano-Novo no Brasil. Ela pretende ficar em Brasília no Natal e ir para a Base Naval de Aratu, na Bahia. A agenda internacional da presidenta costuma ser alterada com frequência, pois há convites que surgem de última hora e fatores internos que acabam interferindo, como questões que ela quer acompanhar de perto. Porém, a cada fim de ano é organizada uma agenda com uma série de programações. No Chile, durante a Cúpula Celac-União Europeia, o tema que deve prevalecer nas discussões é a questão econômica e comercial. Alguns países sul-americanos reclamam das barreiras econômicas impostas pelos europeus aos seus produtos. Porém, outros, como a Bolívia, mantêm acordos de livre comércio com a União Europeia (que reúne 27 países). Nos dias 22 e 23 de fevereiro, a presidenta deve participar da Cúpula América do Sul-África, na cidade de  Malabo, capital da Guiné Equatorial. A cúpula foi adiada algumas vezes em decorrência da instabilidade interna em alguns países da região, como o Egito, a Guiné-Bissau, Tunísia, Madagascar, o Níger e Mali.   No fim de março, Dilma deve participar da Cúpula do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul), em Durban, na África do Sul. Em junho, será a vez de ela participar da Cúpula Ibas (Índia, Brasil e África do Sul), em Nova Délhi, na Índia. Leia mais na Agência Brasil.

    Eleitores de Chávez temem fim de vida subsidiada

    La Suíza é uma das mais miseráveis favelas que compõem o Petare – maior cinturão de pobreza da Venezuela, com 1 milhão dos 30 milhões de habitantes do país. Em La Suíza falta coleta de lixo, eletricidade e água, mas a maior preocupação é com a saúde. Não das 80 famílias que moram ali, mas a do presidente Hugo Chávez. Dela depende, creem, os subsídios em comida, moradia e transporte que explicam a onipresença do bolivariano. ”Se ele morrer, tudo isso se acaba. Será um retrocesso tremendo”, afirma a faxineira e cozinheira Rosa Salazar. Aos sábados, ela caminha 100 metros – 50 se atalhar por um íngreme barranco de terra – até o Mercal, o centro de distribuição de alimentos espalhado pelo chavismo nos bairros mais pobres. Ali, compra frango, leite em pó e outros produtos desembolsando em média 40% do valor pago no pé do morro, em um mercado convencional. ”Basta entrar na fila. Não é preciso dizer que vota em Chávez para comprar aqui. Mas posso garantir que 90% de quem vem é chavista”, diz orgulhoso José Materan, de 46 anos, o tesoureiro da casa comunal que engloba o Mercal, uma sala com internet e um Simoncito – nome dado às creches para crianças de 3 a 6 anos, referência ao libertador Simon Bolívar. Conforme Materan, são distribuídas 3,5 toneladas de alimento, sempre aos sábados, aos madrugadores que conseguem uma das 17o fichas. “Se o frango vem pequeno ou não tem para todos, racionamos”, conta. Leia mais no Estadão.

    Atitudes Positivas: Por uma cidade sem vandalismo em 2013

    O vandalismo, com sua recorrência, se tornou hábito banal. Ao todo, a prefeitura de Salvador gasta cerca de R$ 4 milhões de reais por ano para reparar os danos provocados por atos de depredação na capital baiana, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp). Segundo informações da assessoria de comunicação da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), responsável por fabricar, montar, manter e conservar equipamentos urbanos, todo mês, em torno de R$ 100 mil reais saem dos cofres públicos municipais, totalizando R$ 1 milhão anuais para dar conta da destruição causada somente aos mobiliários urbanos. É uma depredação quase diária em que praticamente tudo que é disponível para a população apresenta sinais de vandalismo. As praças são as mais atingidas e muitas delas sofrem destruição no mesmo dia da inauguração. A Desal repara pinturas, passarelas, parques para crianças, equipamentos de ginástica, bancos de praça, banheiros públicos, entre outros equipamentos. Leia mais no A Tarde.

    Guarda Municipal leva cães treinados para brincarem com crianças doentes

    As crianças da Associação Beneficente Vó Flor e dos hospitais da Criança e Martagão Gesteira receberam a visita de agentes da Guarda Municipal do Salvador (GMS), nessa sexta-feira (21). Os agentes levaram brinquedos e animais do Grupamento de Operações com Cães (GOC), treinados pela própria Guarda Municipal. Segundo a assistente social do Hospital da Criança, das Obras Sociais Irmã Dulce, Manuela Passos, a interação dos cães com as crianças internadas oferece momentos que ajudam na recuperação. Para a coordenadora do ambulatório geral do Hospital Martagão Gesteira, Camila Lima, é muito importante a visita neste período natalino. “Eles interagem melhor, e saem da rotina”, complementa. Cada guarda municipal utilizava um gorro de Papai Noel. Leia mais naTribuna.

    Dividido, Egito conclui referendo constitucional

    Movimento intenso na travessia Salvador-Mar Grande

    O movimento no centro náutico, que faz a travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande, é intenso na manhã deste domingo (23). De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), o sistema opera com 13 embarcações, com as embarcações saindo de 15 em 15 minutos. ”Muitos usuários já estão embarcando para a Ilha para ficar para os festejos do Ano Novo, outros vão só para o Natal e ainda têm aqueles que vão aproveitar somente o final de semana. Daqui até o dia 31, a demanda de passageiros será sempre forte”, explicou Jacinto Chagas, presidente da Astramab. A previsão é que o fluxo de passageiros continue intenso até às 11h da manhã. O último horário saindo de Salvador, neste domingo (23), será às 20h e de Mar Grande às 18h30. Leia mais no Correio.

    Polícia monta operação em Arembepe para controlar o trânsito no feriadão

    A Operação Natal do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi montada no Posto Rodoviário de Arembepe, localizado na BA-099/Km 22, Estrada do Coco, neste sábado (22). A campanha tem como base a conscientização do condutor para a mudança de atitude no volante com a finalidade de sugerir valores como paciência, defensiblidade, prudência e respeito ao outro, promovendo mais segurança nas rodovias. O farmacêutico Lucas Duarte Andrade, 31 anos, aprovou as abordagens policiais nas rodovias. “Eu não ingiro bebidas alcoólicas enquanto dirijo, mas, qualquer pessoa que não tenha o mesmo cuidado, pode atentar contra a minha vida e de outros. Eu não desejo que isto aconteça”. O tenente coronel Paulo Faustino, comandante do BPRv, espera que a Operação consiga reduzir os acidentes, “principalmente aqueles em que resultam em mortes e que deixam marcas profundas em seus familiares”, disse. Leia mais na Tribuna.

    Motociclista de 34 anos morre em acidente na BR-324

    Um terço na Bahia depende do Bolsa Família

    A Bahia fecha 2012 como o primeiro Estado do País, proporcionalmente à população, em número de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, programa do governo federal de combate à pobreza. Ao todo, 1,8 milhão de famílias  receberam o benefício. Atrás da Bahia estão São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Elas foram incluídas no programa, entre os 2,8 milhões inscritos, por terem renda mensal de até R$ 70, isto é, estão na faixa de extrema pobreza, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social Combate à Fome (MDS). A média de integrantes por família, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Sedes), é de três pessoas. Isso significa que pouco mais de um terço da população do Estado (cerca de 5 milhões) é diretamente beneficiada pelo programa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia conta com 14 milhões de habitantes. O aumento médio de inscrições é de 100 mil famílias por ano. Neste ano, até novembro, foi registrado um crescimento de 300 mil. “O maior acesso a informação sobre o programa facilitou o cadastro, contribuindo para o aumento. Outro fator é o enquadramento de mais pessoas às exigências do MDS”, explica a coordenadora regional do Bolsa Família, Luciana Santos. Leia mais no A Tarde.

    Eduardo Campos anuncia seu apoio a Dilma em 2014

    Eduardo Campos [governador de Pernambuco e presidente do PSB] – Não há dúvida, não. Qual é a dúvida? Estamos na s base de sustentação. Não tenho duas posições. Quem defende a presidenta Dilma neste momento deseja cuidar em 2013 do Brasil. Quem pode cuidar do Brasil é Dilma. Nós temos de ajudá-la a ganhar 2013. Ganhando 2013, Dilma ganha 2014. Então a forma de ajudar Dilma é dizer: em 2014 todos nós vamos estar com Dilma. Claro. Por que não vamos estar com Dilma? Nós rompemos com Dilma? Saímos do governo de Dilma? Saímos da base dela? Você conhece algum programa criado pelo PSB constrangendo algum programa, alguma decisão da presidenta Dilma? Não existe nenhum. Agora, entendemos que é a hora de cuidar do Brasil. Temos muitas ameaças e possibilidades pela frente.

    Feira de Santana: Tentativa de assalto e princípio de arrastão causam confusão no centro

    Mandela responde aos tratamentos, diz presidente sul-africano

    O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela permanece internado por causa de uma infecção pulmonar, mas responde bem ao tratamento, disse neste sábado (22), depois de uma visita, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Zuma pediu aos sul-africanos para continuarem rezando pelo herói contra o apartheid. Com 94 anos, Mandela foi internado em um hospital da capital, Pretória, no dia 8 de dezembro, depois de os exames mostrarem que estava com uma infecção pulmonar e pedras na vesícula. No dia 15 de dezembro, foi operado para remover as pedras. Mandela, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, tem um longo histórico de problemas pulmonares, depois, de décadas atrás, ter contraído tuberculose na cadeia, quando era preso político. Este é o período mais longo que Mandela já passou hospitalizado, desde a sua libertação da prisão, em 1990. Leia mais na Agência Brasil.

    Filho de Alencar é cobiçado por PT e PMDB para 2014

    O PT mineiro pretende filiar ao partido o empresário Josué Christiano Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar (PRB), que morreu em março do ano passado. A filiação de Josué, presidente da Coteminas, é pretendida também pelo PMDB estadual. O filho de Alencar é visto pelas legendas como um quadro técnico para as eleições majoritárias de 2014. Um dirigente do PT teve pelo menos três encontros com o empresário nos últimos 15 dias, nos quais o assunto foi tratado com discrição, como manda a tradição da política em Minas. Embora tenha como “candidato natural” ao Palácio Tiradentes o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a sigla petista estuda novos nomes para confrontar a hegemonia do PSDB no Estado. Josué é visto como opção para o Executivo ou para o Senado. ”O nome do Josué tem sido lembrado no meio político. O pai dele, o José Alencar, é o único filiado honorário do PT”, observou o presidente do diretório estadual petista, deputado federal Reginaldo Lopes. “Ele é um nome a ser considerado.” A doença de Alencar – que travou uma longa luta contra um câncer abdominal – aproximou nos últimos anos o filho empresário do meio político, no qual o ex-vice-presidente conquistou uma verdadeira legião de admiradores, principalmente no primeiro escalão do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Leia mais noEstadão.

    Criança de 10 anos morre após ser atropelada na BA-523

    Uma criança morreu após ser atropelada na BA-523, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da 20ª Delegacia Territorial da cidade, o acidente aconteceu por volta das três horas da tarde deste sábado (22), quando o menino estava sozinho no local. Ele possivelmente tentou atravessar a via, quando foi atingida em cheio por uma caminhonete Mitsubishi L200. Segundo o policial responsável pela ocorrência, Edson Félix, o motorista é técnico em segurança do trabalho e tentou prestar socorro à criança, mas esta morreu na hora. Os populares ainda ameaçaram linchar o homem, que teve de se refugiar na delegacia. A família da criança mora perto do local em que o acidente aconteceu e já foi alertada sobre a ocorrência. “As pessoas da comunidade estão em uma comoção terrível”, relata Félix, “e a época causa um sentimento muito forte nos familiares”. O caso será registrado por um delegado do plantão metropolitano que já está no local, juntamente com uma equipe de perícia. Leia mais no Correio.

    Rosemary, a mulher do ano, por Guilherme Fiúza

    Nesses tempos de devoção às minorias, não é justo deixar de destacar a contribuição de Rosemary Noronha para a causa feminina. O Brasil progressista explode de orgulho por ser governado por uma mulher — que aliás deu a Rosemary sua chance de brilhar — e não pode agora se esquecer de reverenciar mais uma expoente do gênero. Assim como Dilma, Rose chegou lá. O fato de estar enrolada com a polícia é um detalhe. Rose e Dilma escreveram seus nomes na história do Brasil por serem, ambas, utensílios de Lula. A finalidade de cada uma para o ex-presidente não vem ao caso. O que importa é que ambas funcionaram muito bem. Como se nota pelo ufanismo nacional em torno de Dilma, não se espera mais da mulher moderna opinião própria, autonomia e iniciativa. Basta botar um tailleur vermelho, um colar de pérolas e decorar suas falas. E muito importante: falar o mínimo, para errar pouco. Até outro dia isso era piada entre Miguel Falabella e Marisa Orth (“cala a boca, Magda!”). Hoje é sinal de poder.

    Abismo fiscal assusta consumidores dos EUA no fim do ano

    Temores sobre iminentes altas de impostos e cortes de gastos do governo estão exercendo peso sobre os consumidores norte-americanos e podem privar varejistas de uma conclusão forte para a temporada de festas de fim de ano de 2012. O lento debate em Washington sobre como evitar o chamado “abismo fiscal” derrubou a confiança de consumidores enquanto eles se dirigiam a shoppings no último sábado antes do Natal — tipicamente um dos dias mais ativos comercialmente no ano. Negociações para evitar o abismo fiscal entraram em um impasse na quinta-feira, quando deputados republicanos rejeitaram a proposta do presidente da Câmara, John Boehner, que tinha o objetivo de conquistar concessões do presidente Barack Obama. ”Eu não acho que conseguiremos uma grande recuperação nesses últimos dias”, disse o líder de prática de varejo da consultoria Marcum LLP, Ron Friedman, explicando como a incerteza relacionada ao “abismo” está influenciando as mentes norte-americanas. Cerca de 17 por cento dos 1.514 norte-americanos que participaram de uma pesquisa Reuters/Ipsos conduzida em 17 a 20 de dezembro afirmaram que o iminente “abismo fiscal” está fazendo com que eles gastem menos nessa temporada. Leia mais na Agência Reuters.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728