Header Ads

ad728
  • Breaking News

    Condenação de Daniel Alves é histórica!

     

    Um jogador famoso foi condenado por estupro

    Daniel Alves foi condenado por estupro
    Daniel Alves foi condenado por estupro (Getty Images)

    Por Vitor Sérgio Rodrigues

    Ajuda a começar a modificar o panorama de sociedades machistas, principalmente o meio do futebol.

    Um jogador famoso, um dos maiores vencedores do maior esporte do mundo, foi condenado por estupro e está na cadeia por causa de uma lei e um protocolo feito para proteger as mulheres.

    Esse protocolo possibilitou uma enxurrada de provas e evidências do estupro (chamado de agressão sexual na legislação espanhola), além de cinco versões, uma mais distante da outra, da defesa do brasileiro, que foi derrotada no tribunal.

    Considerando que o estupro é um crime hediondo, me parece que 4 anos e 6 meses de cadeia é pouco. Mas não tenho conhecimento do caso e das leis espanholas para cravar.

    O fato é que Daniel Alves foi condenado por estuprar uma mulher e ficará encarcerado por 2 anos e 3 anos (previsão de passar para o regime semiaberto em abril de 2025, tendo apenas que dormir na cadeia). O mérito da acusação ficou provado. Histórico.

    Alguns pontos chamam a atenção: Daniel Alves se apresentou na Espanha por livre e espontânea vontade. Transparecendo que ele tinha certeza de que ficaria impune ou que a agressão que cometeu contra a vítima não era crime. Os dois cenários são gravíssimos.

    A legislação espanhola na prevenção do estupro (mudando o “Não é Não” para “Apenas Sim é Sim”) e na proteção à pessoa quem reporta ter sido estuprada (o Protocolo em casos de agressão sexual) são excelentes e deveriam ser copiada em qualquer sociedade séria.

    Mas a possibilidade de você “comprar” um percentual da sua pena com o pagamento em dinheiro, previsto em lei, é grotesco! Deveria ser revista. A pena de Daniel Alves foi diminuida (não se sabe em que percentual) graças ao dinheiro enviado pela família do Neymar para o condenado pagar em juízo.

    Sobre isso, cada um sabe o que faz com o seu dinheiro. Eu me sentiria péssimo em saber que o meu dinheiro serviu para deixar um condenado por estupro menos tempo na cadeia…

    Falando no nome dele, comparar a condenação de Daniel Alves com à falsa acusação sofrida por Neymar é ignorância ou má fe. A acusação da Najila era tão frágil que os adovogados que a defendiam deixaram o caso porque ela não tinha nenhuma sustentação de ter sido estuprada. Bem diferente da farta produção de provas e evidências no caso de Daniel Alves.

    Para fechar, não precisa colocar o seu machismo para for a com frase idiotas do tipo “Ela foi estuprada mas aceitou ir para o banheiro com ele?”. Sim! Ainda que isso fosse verdade, a mulher tem o direito de ir para onde quiser com quem quiser e tem o direito de ser respeitada quando a relação chegar ao ponto em que ela quer parar. Isso é básico! E torço para que seja assim com sua mãe ou sua filha sempre!

    Fonte:https://tntsports.com.br/blogs/A-condenacao-de-Daniel-Alves-e-historica-20240222-0014.html

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ad728

    Post Bottom Ad

    ad728